orbital

3
Caracterização: As orbitas são fossas cónicas localizadas nos ossos faciais na zona anterior da cavidade cranial. Têm esta designação por causa da rotação dos olhos dentro destas cavidades. Os ossos que formam as órbitas dão protecção aos olhos e contêm os músculos que os movem. Cada órbita contém vasos sanguíneos, nervos e gordura, bem como o globo ocular (cuja porção maior de cada globo está contida dentro da órbita) e os músculos que o movem. Partes constituintes: -Tecto: Placa orbital do osso frontal; Asa menor do osso esfenóide. -Parede medial: Placa orbital do osso etmóide; Osso lacrimal; Zona frontal da maxila. -Parede lateral: Zona zigomática do osso frontal; Asa maior do osso esfenóide; Superfície orbital do osso zigomático. -Pavimento: Zona orbital do osso palatino; Superfície orbital da maxila. NOTA: Ponto fraco da órbita O canto supero-externo da órbita, onde se unem os ossos malar e frontal, a que na linguagem corrente chamamos de fonte, é um ponto fraco da cabeça, uma vez que uma pancada forte nesta região da cabeça pode facilmente fracturar esta zona, afundando o osso para dentro da órbita. Acidentes Anatómicos: Depressões ou fendas -Incisura Supra-orbital: superfície rebaixada entre duas projecções ósseas do osso frontal. -Sulco infra-orbital: encontra-se na face orbitária do maxilar.

Upload: andreia-pimentel

Post on 15-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Descrição dos ossos orbitais pertencentes ao cranio e sua constituição

TRANSCRIPT

Page 1: Orbital

Caracterização:

As orbitas são fossas cónicas localizadas nos ossos faciais na zona anterior da cavidade cranial. Têm esta designação por causa da rotação dos olhos dentro destas cavidades. Os ossos que formam as órbitas dão protecção aos olhos e contêm os músculos que os movem. Cada órbita contém vasos sanguíneos, nervos e gordura, bem como o globo ocular (cuja porção maior de cada globo está contida dentro da órbita) e os músculos que o movem.

Partes constituintes:

-Tecto: Placa orbital do osso frontal; Asa menor do osso esfenóide.

-Parede medial: Placa orbital do osso etmóide; Osso lacrimal; Zona frontal da maxila.

-Parede lateral: Zona zigomática do osso frontal; Asa maior do osso esfenóide; Superfície orbital do osso zigomático.

-Pavimento: Zona orbital do osso palatino; Superfície orbital da maxila.

NOTA: Ponto fraco da órbita

O canto supero-externo da órbita, onde se unem os ossos malar e frontal, a que na linguagem corrente chamamos de fonte, é um ponto fraco da cabeça, uma vez que uma pancada forte nesta região da cabeça pode facilmente fracturar esta zona, afundando o osso para dentro da órbita.

Acidentes Anatómicos:

Depressões ou fendas

-Incisura Supra-orbital: superfície rebaixada entre duas projecções ósseas do osso frontal.

-Sulco infra-orbital: encontra-se na face orbitária do maxilar.

-Fossa lacrimal: envolve o saco lacrimal por uma membrana

Passagens e cavidades

-Fissura orbital superior – está entre as asas maior e menor do esfenóide e é fechada lateralmente pelo frontal;

-Fissura orbital inferior – localiza-se entre a asa maior do esfenoide (superiormente)e maxila e palatino (inferiormente); limitada anteriormente pelo zigomático e dá passagem ao nervo maxilar (ou infra-orbital), ao nervo zigomático e artéria infra-orbital.

Page 2: Orbital

-Canal óptico- Canal escavado na pequena asa do osso esfenóide e que contém o nervo óptico e a artéria oftálmica. Faz comunicar a caixa craniana com a órbita. Inclui o buraco óptico, artéria oftálmica e anel tendinoso.

-Canal infra-orbital: passagem de vasos e nervos infra-orbitais. Inclui o buraco infra-orbital que se localiza na zona frontal da maxila.

-Buraco zigomaticofacial – é um orifício através do qual passa o nervo zigomático.

Outros acidentes anatómicos:

- Crista da zona central da maxila

- Buraco etmoidal anterior

- Buraco etmoidal posterior

Ponto fraco da órbita

O canto supero-externo da órbita, onde se unem os ossos malar e frontal, a que na linguagem corrente chamamos de fonte, é um ponto fraco da cabeça, uma vez que uma pancada forte nesta região da cabeça pode facilmente fracturar esta zona, afundando o osso para dentro da órbita.