oradores participantes - paredes de couraquatro livros, incluindo rattling the cage: toward legal...

12
COURAVEG – Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana ORADORES PARTICIPANTES Gene Baur Cofundador e presidente do Farm Sanctuary, considerado “a consciência do movimento pela alimentação” pela revista TIME. Gene Baur foi um pioneiro em investigações infiltradas e crucial para a aprovação das primeiras leis norte-americanas contra práticas desumanas da indústria de produção animal. Tendo começado em 1986, viajou por muitos lugares, em campanha para consciencializar as pessoas sobre os abusos da indústria animal e do nosso sistema alimentar barato. Tem um mestrado em Economia Animal pela Universidade de Cornell, e é membro da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins Bloomberg.

Upload: others

Post on 25-May-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COURAVEG – Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana

ORADORES PARTICIPANTES

Gene Baur

Cofundador e presidente do Farm Sanctuary, considerado “a consciência do

movimento pela alimentação” pela revista TIME.

Gene Baur foi um pioneiro em investigações infiltradas e crucial para a aprovação das

primeiras leis norte-americanas contra práticas desumanas da indústria de produção

animal. Tendo começado em 1986, viajou por muitos lugares, em campanha para

consciencializar as pessoas sobre os abusos da indústria animal e do nosso sistema

alimentar barato. Tem um mestrado em Economia Animal pela Universidade de

Cornell, e é membro da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins

Bloomberg.

Robert Ostfeld

Cardiologista e director de Cardiologia Preventiva no Montefiore Health System. Robert Ostfeld fez a licenciatura em Medicina na Escola de Medicina da Universidade de Yale, e fez o mestrado em Epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Harvard. É fundador e diretor do Programa de Bem-Estar Cardíaco de Montefiore, onde os pacientes são encorajados a adotar uma alimentação vegetariana. Robert Ostfield é investigador na área de nutrição vegetariana e dá palestras sobre o tema.

Kevin Drew

Kevin Drew é o coordenador sénior da Residential Zero Waste na cidade de São

Francisco, com mais de 35 anos de experiência, que incluem a gestão de operações de

reciclagem e reutilização sem fins lucrativos e a formulação de políticas de conservação de

recursos a nível local e estatal. Atualmente, Kevin está a avaliar o programa de

recuperação orgânica da cidade como parte de um modelo de economia circular. Este

modelo envolve formas testadas de aumentar a matéria orgânica no solo através da

utilização de composto que recupera o carbono atmosférico aí presente

Rodrigo Sabatini

Pai de duas filhas, engenheiro, especialista em inovação, fundador da Novociclo, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, diretor da Zero Waste International Alliance, fundador e mentor do movimento Zero Waste Youth.

Andrew Knight

Professor veterinário de Bem-Estar Animal e Ética, e diretor fundador do Centro para o Bem-Estar Animal da Universidade de Winchester, no Reino Unido Com uma ampla experiência nas áreas de bem-estar e saúde animal, Andrew Knight tem mais de 65 publicações académicas, uma série de vídeos no YouTube sobre temas relacionados com os animais, e é autor do livro The Costs and Benefits of Animal Experiments (2011). Os seus websites incluem www.AnimalExperiments.info, www.HumaneLearning.infoe www.VegePets.info.

Ana Maria Barata

Ana Maria Barata é licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e tem o mestrado em Produção Vegetal, pela Universidade do Missouri (EUA). É responsável, desde 1998, pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) / Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, onde coordena o Programa de Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais. Faz a gestão técnica e científica do Banco Português de Germoplasma Vegetal.

Dotsie Bausch

Atleta olímpica, vegana, fundadora de uma organização sem fins lucrativos, conferencista. Depois de concluir uma prolífica carreira como ciclista que incluiu uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, oito campeonatos nacionais nos EUA, duas medalhas de ouro pan-americanas e um recorde mundial, Dotsie Bausch transformou-se numa poderosa influencer pela alimentação vegana, tanto para atletas como não atletas. Considerada pela Choose Veg uma das “Top 20 Mulheres Veganas Que Estão a Fazer História”, Dotsie tem uma licenciatura em Nutrição Vegetariana.

Sandra Gomes Silva

Sandra é nutricionista e vegetariana. Além de consultas de nutrição clínica, dá palestras e

formação, e presta serviços de consultoria nesta área. É coautora dos manuais editados

pela Direção-Geral da Saúde sobre alimentação vegetariana e autora do livro eletrónico

"Como evitar os défices nutricionais com uma dieta de base vegetal", todos disponíveis

para download gratuito no site O Vegetariano.

Steven Wise

Steven M. Wise é presidente do Nonhuman Rights Project, a única organização de direitos civis nos EUA dedicada apenas aos direitos dos animais não humanos. Steven fundou o NhRP em 1996, depois de ter trabalhado durante décadas como advogado pela proteção dos animais. Tem o grau de Juris Doctor pela Escola de Direito da Universidade de Boston, ensina e dá conferências em faculdades de Direito em todo o mundo, e é autor de quatro livros, incluindo Rattling the Cage: Toward Legal Rights for Animals e Though the Heavens May Fall: The Landmark Trial That Led to the End of Human Slavery.

Guilleme Ferrer

Ativista pacífico, fundador e diretor do movimento Poc a Poc Mallorca, movimento de ativistas pelo cuidado da Terra, da Alma e da Sociedade. Fundador da Fundación Educación de la Vida, que está a ajudar a criar uma nova educação holística que integre, além do cérebro, o coração e as mãos, na busca do autoconhecimento e da prática da auto-suficiência.

Sophia Hoffmann

Sophia Hoffmann vive em Berlim, na Alemanha. O seu livro mais recente, Zero Waste Küche (2019, editado na Alemanha), centra-se na prevenção do desperdício alimentar através da educação para a valorização dos alimentos. Sophia é chefe de cozinha do café berlinense Isla Coffee, um espaço que defende a economia circular e que já ganhou prémios. Faz parte da @Capital’s Network Organization Feminist Food Clu e viaja com frequência para espalhar a sua mensagem em conferências por toda a Europa. O seu objetivo é conseguir uma mudança de paradigmas a todos os níveis na indústria. Acredita que o Feminismo, a Igualdade, a Sustentabilidade e o Valor estão fortemente ligados entre si e devem ser vistos como um todo.

André Silva

Deputado do Partido PAN ::: Pessoas-Animais-Natureza à Assembleia da República. André tem 43 anos e é de Lisboa. Estudou Engenharia Civil em Coimbra e viveu dois anos nos Açores. Em Coimbra, foi voluntário e vice-presidente da Linha SOS Estudante, um serviço de atendimento telefónico de apoio emocional e de prevenção do suicídio. Já a trabalhar, especializou-se em recuperação do património arquitetónico e artístico. Faz desde 2012 uma alimentação vegana para não colaborar com os devastadores impactos da indústria pecuária no ambiente, na vida dos animais e na saúde.

Chantal di Donato

Chantal é coach certificada de Saúde Holística, conselheira de nutrição vegetariana, professora de yoga, escritora e fundadora da Livelean.health e da Eco-Dharma Village em Portugal. Divide o seu tempo entre Londres, Portugal e outras localizações internacionais, onde ensina e dá conferências em eventos.

Anna Masiello

Ativista Ambiental, empreendedora e influencer Zero Waste. O Instagram Hero to 0 mostra a forma como Anna consegue um estilo de vida (quase) desperdício zero num contexto urbano. Anna concentra-se sobretudo no plástico descartável, na moda sustentável e no desperdício alimentar. O seu projeto principal, R-Coat, transforma guarda-chuvas estragados em capas de chuva únicas. A luta de Anna contra o desperdício alimentar começou quando ela fez Dumpster Diving pela primeira vez e encontrou imensos alimentos em bom estado nos caixotes dos supermercados.

Anna Sweet e Nate Salpeter

Anna trabalhou nas indústrias de jogos e entretenimento. Nate tem um doutoramento em engenharia nuclear. Este casal fundou a Sweet Farm com o objetivo de conseguirem não apenas uma quinta-santuário, mas um local dedicado à educação, à inspiração e à inovação através de iniciativas que combinam animais, agricultura e tecnologia.

Isabel Castanheira

A Quinta dos 7 Nomes, em Sintra, começou com uma pequena produção biológica, mas a terra foi imediatamente convertida para a Permacultura. Hoje a Quinta dos 7 Nomes é mais do que uma quinta, uma mercearia ecológica ou um centro de formação: é um lugar para os membros da comunidade se encontrarem e trocarem ideias para um mundo melhor, para uma vida mais sustentável, para uma vida mais feliz. Isabel Castanheira começou por estudar Filosofia na Faculdade, e ensiná-la em escolas secundárias por muitos anos. Para além de ser um dos membros da direção e fundadora da Quinta dos 7 Nomes, cooperativa ecológica C.R.L., é ainda professora de Cursos de Agricultora Biológica.

Harry Eckman

Especialista internacional em bem-estar animal com mais de 20 anos de experiência e cofundador e diretor da Change For Animals Foundation(CFAF). Harry trabalha com centenas de organizações locais de proteção e bem-estar animal de todo o mundo. A sua vasta experiência de trabalho inclui colaborações com o International Fund For Animal Welfare (ifaw), Human Behaviour Change for Animals (HBC for Animals), a World Society for the Protection of Animals (WSPA – atualmente World Animal Protection), a RSPCA (England & Wales) a Mayhew International e a Wood Green, The Animals Charity.

Jay Wilde

Antigo criador de gado, em transição para uma quinta biológica vegana. Jay trabalhou desde sempre na sua quinta de família, onde criava gado. Escolheu não se desligar dos animais e tornou-se vegetariano quando tinha vinte anos. Depois de herdar a quinta de criação de vacas, Jay decidiu cortar com a tradição e seguir a sua consciência: cedeu os seus animais a um santuário e está a iniciar um negócio de agricultura vegana e biológica.

Nuno Alvim

Presidente da Direção e gestor de campanhas da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP). Formou-se em Criminologia no Porto, exercendo na área durante alguns anos. Começou a sua vida ativista como colaborador e organizador de campanhas no grupo Porto pelos Animais e como voluntário na Associação Vegetariana Portuguesa, assumindo o cargo de Presidente da Direção desta organização em 2017. Esteve particularmente envolvido no processo de lobbying que deu origem à primeira lei do mundo (portuguesa) que obriga as instituições públicas a oferecer a opção vegetariana em todas as cantinas públicas. É também colaborador pontual com o jornal Público na redação de crónicas sobre temas ligados com a alimentação e vegetarianismo.

Cristal Muniz

Em 2015, Cristal Muniz decidiu que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blogue Uma Vida Sem Lixo, onde partilha essa transição de vida. Desde então, já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do desperdício zero. Em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida desperdício zero do Brasil.

Nil Zacharias

Nil é fundador do Eat For The Planet, um núcleo de vários projetos de grande impacto centrados no cruzamento de alimentação, ambiente e saúde humana. É também cofundador da plataforma de saúde e bem-estar MostlyPlants, coautor do livro Eat For The Planet: Saving the world one bite at a time, e um reputado conferencista internacional sobre os tópicos de sustentabilidade e futuro da alimentação. Antes, Nil era cofundador e editor-chefe do website One Green Planet.

Haile Thomas

Oradora internacional, ativista na área de saúde, influencer de lifestyle e alimentação vegana, a coach certificada mais nova de Saúde Integrativa, e fundadora/CEO da organização sem fins lucrativos The HAPPY Organization.

Haile fundou a HAPPY (Healthy Active Positive Purposeful Youth – Juventude Saudável Positiva com Objetivos) quando tinha 12 anos, para dar resposta à necessidade de nutrição vegetariana gratuita/de baixo custo e à educação culinária em comunidades em risco, bem como em escolas. Desde então, conseguiu o envolvimento de mais de 15 000 jovens e milhares de adultos em todo o mundo.

Bela Gil

Chefe de culinária natural e apresentadora é o primeiro nome que apresentamos. Bela é

apresentadora do programa Bela Cozinha, sucesso de audiência do canal GNT, onde

recebe celebridades, pequenos produtores e especialistas em alimentação natural. Numa

edição especial, teve como convidado Jamie Oliver. No YouTube, lançou o Canal da Bela,

é autora de vários livros de culinária, e assina a ementa dos restaurantes Da Bela, no Rio

de Janeiro