ojornal 01/09/2010

28
MP solicita o afastamento de prefeito Página A3 TSE acata recursos de Lessa e Brito Página A3 Dólar registra menor cotação em dois anos Página A7 Vice da FAF entrega cargo e critica Feijó Página A13 Planos terão de marcar consulta em até 7 dias Página A4 PF faz operação em Maceió e no interior Página A12 Exemplar de assinante CMYK Página A2 Página A3 R$ 1,00 L L JORNA O JORNA O Por oito a dois, plenário do Supremo Tribunal Federal rejeita a obrigatoriedade do título eleitoral na hora do voto O Equador está em estado de exceção após violentos protestos de policiais e militares que fecharam o aeropor- to da capital e provocaram o fechamento do comércio. O presidente Rafael Correa (esq.), que denunciou uma tentativa de golpe, teve de ser hospitalizado após ser atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo. Página A5 Mulheres atiram pedras contra agentes penitenciários Gás de pimenta atinge manifestante durante confronto Manifestante mostra bala de borracha usada pelo GAP Agente usa um extintor para dispersar as mulheres ALAGOAS Fotos: Yvette Moura Maceió, sexta-feira, 1 o de outubro de 2010 | Ano XVII | Nº 12 | www.ojornalweb.com | www.ojornalweb.com Para votar, basta documento com foto Candidatos a presidente participam de debate na TV Tensão no Baldomero Gás de pimenta, pedras, correria e bloqueio de rodovia levaram ontem um clima de tensão ao Presídio Baldomero Cavalcanti. O motivo foi a suspensão das visitas. Página A11 Após tentativa de golpe, Equador fica em estado de exceção Após tentativa de golpe, Equador fica em estado de exceção Gape realiza 3ª pesquisa de intenções de voto em Alagoas Em pesquisa estimulada realizada ontem pelo Gape para o governo, Fernando Collor teve 31%; Vilela, 26%; Lessa, 24%; e Mário Agra, 2%. Para o Senado, Benedito de Lira aparece com 50%; Renan Calheiros, 46%; Heloísa Helena, 34%; Eduardo Bomfim, 6%; José Costa, 6%; e Álvaro Vasconcelos, 2%. Foram ouvidas 1.055 pessoas. No TRE, a pes- quisa ficou sob o registro efae232e1f. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 29-Mar-2016

302 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

OJORNAL 01/09/2010

TRANSCRIPT

MP solicita

o afastamento

de prefeitoPágina A3

TSE acata

recursos de

Lessa e BritoPágina A3

Dólar registra

menor cotação

em dois anosPágina A7

Vice da FAF

entrega cargo

e critica FeijóPágina A13

Planos terão de

marcar consulta

em até 7 diasPágina A4

PF faz operação

em Maceió

e no interiorPágina A12

Exe

mpl

ar d

e as

sina

nte

CMYK

Página A2

Página A3

RR$$ 11,,0000

LLJORNAO JORNAO

Por oito a dois, plenário do Supremo Tribunal Federal rejeita a obrigatoriedade do título eleitoral na hora do voto

OEquador está em estado de exceção após violentos protestos de policiais e militares que fecharam o aeropor-to da capital e provocaram o fechamento do comércio. O presidente Rafael Correa (esq.), que denunciou uma

tentativa de golpe, teve de ser hospitalizado após ser atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo. Página A5

Mulheres atiram pedras contra agentes penitenciários

Gás de pimenta atinge manifestante durante confronto Manifestante mostra bala de borracha usada pelo GAP

Agente usa um extintor para dispersar as mulheres

ALAGOAS

Fotos: Yvette Moura

Maceió, sexta-feira, 1o de outubro de 2010 || Ano XVII || Nº 12 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm ||

www.ojornalweb.com

Para votar, basta documento com foto

Candidatos a presidente participam de debate na TV

Tensão no

BaldomeroGGááss ddee ppiimmeennttaa,, ppeeddrraass,,

ccoorrrreerriiaa ee bbllooqquueeiioo ddee

rrooddoovviiaa lleevvaarraamm oonntteemm

uumm cclliimmaa ddee tteennssããoo aaoo

PPrreessííddiioo BBaallddoommeerroo

CCaavvaallccaannttii.. OO mmoottiivvoo ffooii

aa ssuussppeennssããoo ddaass vviissiittaass..Página A11

Após tentativa de

golpe, Equador fica

em estado de exceção

Após tentativa de

golpe, Equador fica

em estado de exceção

Gape realiza 3ª pesquisa de intenções de voto em AlagoasEm pesquisa estimulada realizada ontem pelo

Gape para o governo, Fernando Collor teve 31%;Vilela, 26%; Lessa, 24%; e Mário Agra, 2%. Para o

Senado, Benedito de Lira aparece com 50%; RenanCalheiros, 46%; Heloísa Helena, 34%; EduardoBomfim, 6%; José Costa, 6%; e Álvaro Vasconcelos,

2%. Foram ouvidas 1.055 pessoas. No TRE, a pes-quisa ficou sob o registro efae232e1f. A margem deerro é de três pontos para mais ou para menos.

AA22

CMYK

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

PolíticaEleitor pode votar portando apenasdocumento com foto no domingoDecisão foi tomada ontem pelo plenário do STF, por oito votos a dois

José ÁrabesEditor de Política,com STF e TSE

Por maio-ria de votos, oSupremo Tri-bunal Federal(STF) encer-rou o julga-mento de li-minar em A-ção Direta de

Inconstitucionalidade (ADI)movida pelo PT e adotou oentendimento de que os elei-tores podem apresentar ape-nas o documento com foto nomomento da votação. Ou seja,somente haverá obstáculo aoexercício do voto caso deixede ser exibido, pela pessoaque vai votar, documento ofi-cial de identidade com foto(carteira de identidade, traba-lho ou motorista, passaporte).

A decisão foi tomada nojulgamento da ação propostapelo PT contra a obrigatorie-dade de o eleitor apresentardois documentos para votarnas eleições, sendo o títuloeleitoral e um documento de

identidade, exigência criadaem 2009, pela lei 12.034, queinstituiu a minirreforma elei-

toral e que alterou o artigo91-A da lei 9.504/97, a Lei dasEleições.

Oito ministros votaram nosentido de dar ao artigo 91-Ada norma o entendimento deque apenas a ausência do do-cumento com foto poderiaimpedir o eleitor de votar.Ficaram vencidos os minis-tros Gilmar Mendes – que, naúltima quarta-feira, pediu vis-tas do processo quando a vo-tação já estava em sete votosa zero – e Cezar Peluso, o pre-sidente do STF.

Para o advogado especia-lista em Direito Eleitoral,Fábio Ferrário, a decisão doSupremo foi correta.

“No momento da vota-ção, só é preciso identificarse aquela pessoa é o eleitor.A decisão do Supremo, por-tanto, ajuda a desburocrati-zar a votação”, avalia.“Comonão tem foto, o título de elei-tor é totalmente desprezívelpara que se identifique oeleitor no momento da vo-tação”, disse Fábio Ferrário,explicando que todos osdados do título já constamna folha de votação, quecada eleitor precisa assinarna respectiva secção.

TSE vai exibir mensagem em rádio e televisãoA partir de hoje, a Justiça

Eleitoral divulgará campanhano rádio e na televisão parainformar que os cidadãos po-derão votar no domingo apre-sentando apenas documentooficial de identidade com foto.Serão aceitos os seguintes do-cumentos: identidade civil oufuncional com foto, carteira

de trabalho ou de motoristae o passaporte. A mensagema ser veiculada será a seguin-te: “Por decisão do SupremoTribunal Federal, o eleitor nãoserá impedido de votar casoleve apenas o documento ofi-cial com foto para sua seçãoeleitoral neste domingo, dia3. Justiça Eleitoral”.

Na televisão, serão exibi-das peças de 15 segundos,em forma de comunicado ofi-cial. As rádios também vãoveicular spot com o mesmoteor e a mesma duração. Amensagem será veiculadaconstantemente hoje e ama-nhã, para garantir que ne-nhum eleitor deixe de com-

parecer à votação por faltado título eleitoral. A assesso-ria de comunicação doTribunal Regional Eleitoral(TRE) informou que a CorteEleitoral alagoana tambémvai divulgar inserções expli-cando sobre a necessidade,apenas, do documento comfoto para votar.

Na PM, 38 oficiais são promovidos

O Diário Oficial do Estadotrouxe a promoção de 38 ofi-ciais da Polícia Militar. Entre ospromovidos, estão três tenen-tes, nove capitães, dez majores,nove tenentes-coronéis e setecoronéis. As promoções, refe-rentes a 3 de fevereiro, esta-vam paradas devido a entra-ves burocráticos. O coman-dante-geral da PM, coronelDário Cesar Cavalcante, afir-mou que trabalha para destra-var promoções e oxigenar atropa.

“Agora, já estamos agili-zando junto a Comissão dePromoção de Oficiais e Praças(CPOP) o início das ações re-ferentes às promoções de 25de agosto, para que até o mêsde novembro, todas as promo-ções de oficiais e praças este-jam atualizadas”, frisou. Eleinformou que a promoção dospraças relativas a 3 de feverei-ro já foram realizadas.

Entre os promovidos aoposto de coronel estão Wel-lington Ferreira Silva, Mário

Jorge Souza da Hora, JoséValdir Pereira de Lima, JoãoMarinho da Silva Filho (que jáocupou o cargo de diretor-presidente do Detran), MarcusAurélio Pinheiro, Paulo Sérgiode França Lopes, o médicoJoão Alfredo Malta Lessa deAzevedo e Dimas BarrosCavalcante, que é irmão do co-mandante.

Assembleia e TC não liberam policiais

Alexandre H. LinoRepórter

A Polícia Militar requisi-tou que os homens cedidosas assessorias militares deórgãos públicos fossem es-calados para trabalhar naseleições. No entanto, o Tri-bunal de Contas e AssembleiaLegislativa não enviaram ospoliciais. A justificativa é deque eles vão trabalhar na pro-teção dos prédios e das au-toridades. O Ministério Públi-co Estadual disponibilizousete homens e o GabineteMilitar do Palácio do Gover-no estadual enviou 35. A PM

alega que não pode exigir otrabalho, pois os militaresestão cedidos por força de leie as assessorias contam comautonomia.

AAssembleia tem 82 mil-itares e o TC conta com 39militares. A alegação doTribunal de Contas que foienviada por ofício explica queos policiais trabalham emregime de revezamento emtrês turnos. Sendo que algunsdeles estão de férias, outrosde licença médica ou fazen-do cursos. O JORNAL tentoucontato com as assessoriasmilitares, mas não conseguiuretorno.

Fotos: Lula Castello Branco

Pauta [email protected]

CONTINUA PRESOPelo menos um assassino do volante vai continuar preso. Em

decisão unânime, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça deAlagoas decidiu ontem manter preso Benilton Ferreira dosSantos, negando-lhe habeas corpus. Em fevereiro passado, em-briagado, ele provocou um grave acidente com uma Van esco-lar, no qual duas crianças morreram e outras três ficaram feri-das. Ele é acusado de homicídio doloso, lesões corporais dolosasde natureza grave, afastamento do local do acidente, embriaguezao volante e de dirigir veículo sem habilitação. A defesa alega“constrangimento ilegal” pelo fato de estar preso há meses e nãoter sido ouvido pela Justiça. Por duas vezes, a defesa tentou re-laxar a prisão de Benilto, o que foi negado pela Justiça em 1ºgrau. Agora, a decisão foi da Câmara Criminal.

“ALAGOANÍSSIMO”

Os alunos do Curso dePós-Graduação Hotelaria,Eventos e Lazer realizam,hoje, a partir das 21h, noClube dos Oficiais da PolíciaMilitar, no Trapiche da Bar-ra, evento de encerramentoda “Semana Acadêmica deTurismo do Cesmac”. Naprogramação, atraçõescomo: Eliezer Setton, trio deForró Raiz e DJ Léo. In-gressos podem ser adquiri-dos no Cesmac e no local doevento, no valor de R$ 5,00mais um brinquedo. Outrasinformações: 9305-2274.

AGRICULTORES

Cerca de 1.500 agricul-tores estão sendo benefi-ciados pelas ações deaquisição de maquinárioagrícola da SecretariaMunicipal de Agriculturade Coruripe. São cincotratores de alta tecnologiaque fornecem subsídiosnas atividades de subsola-gem, sulcamento comadubação, cobertura comaplicação de cupinicida,adubação com trípliceoperação, aplicação de de-fensivos agrícolas com o(PJ) e enleiramento.

EXPOAGRO E MÚSICA

A organização da 60ª Exposição Agropecuária eProdutos Derivados de Alagoas Expoagro 2010) definiu asbandas que irão se apresentar este ano no evento, que serárealizado no período de 22 a 31 de outubro, no Parque daPecuária, em Maceió. Constam na programação de showsas bandas Cavaleiros do Forró e Tarraxinha, na sexta, 22de outubro, dia de abertura da exposição. No sábado, dia23, será a vez dos cantores Marcos Nascimento e DanielDial, que apresentarão um show gospel.

NOTA À IMPRENSA

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) expressa suadiscordância com a decisão do juiz auxiliar do TribunalRegional Eleitoral do Paraná Nicolau Konkel Júnior deproibir a divulgação de pesquisas eleitorais a pedido docandidato Beto Richa. A ANJ considera medidas judiciaisdessa natureza como censura prévia e violação ao princí-pio da liberdade de expressão assegurada pelaConstituição Federal. O intuito de subtrair à opinião pú-blica informações sobre o andamento da disputa eleitoralfica evidenciada pelo fato de que as edições anteriores dasmesmas pesquisas, enquanto apontaram vantagem do re-clamante, não foram por ele questionadas. Diante dosfatos, a ANJ reitera o apelo formulado em episódios seme-lhantes para que o próprio Poder Judiciário restabeleça oprimado constitucional da liberdade de expressão.

CIDADANIA CONSCIENTE

O Tribunal Regional de Alagoas realiza hoje, às 9h,palestra com o tema: O assédio moral e o assédio se-xual nas relações de emprego como espécies de viola-ção aos direitos de personalidade do trabalhador, a serabordado pelo professor universitário e de cursos pre-paratórios para concursos públicos, Arthur Amorim. Apalestra acontecerá no 2º andar do Fórum Pontes deMiranda (Pleninho), no prédio-sede do TRT19. Com oobjetivo de aproximar o Tribunal da sociedade e darcumprimento a indicadores do PlanejamentoEstratégico, o programa consiste na realização de umapalestra por mês, destina a estudantes, servidores, ma-gistrados e demais operadores do direito.

PRÊMIO TOP GÁS

A Algás, distribuidora alagoana de gás natural, foivencedora em duas categorias do II Prêmio Top GásPetrobras, realizado no último dia 27 de setembro, noRio de Janeiro. A distribuidora alagoana venceu nas ca-tegorias Relacionamento com Clientes eResponsabilidade Social. Sylvia Brennand, NyedjaVieira e Joacir Rocha foram os autores do trabalho“AçãoTop 10”, vencedor na categoria relacionamentocom clientes. Na categoria Responsabilidade Social,Anita Cavalcante, Felipe Guimarães e Gerson Fonsecaforam os autores do trabalho vencedor“Responsabilidade Social na Algás: diretrizes para rea-lizar intervenções benéficas”.

DIRETASAs inscrições estão abertas e devem ser feitas

pelos telefones (82) 2121-8117 e 2121-8235 ou pelo e-mail: [email protected].

São 67 vagas, e os participantes terão direito a certifi-cado.

Os participantes que tiverem interesse em con-tribuir com as campanhas de doações realizadaspelo TRT Solidário podem trazer 1 kg de alimentonão-perecível (facultativo).

Ferrário avalia que decisão do STF ajuda a desburocratizar a eleição

Dário Cesar falou em oxigenação

SEGURANÇA

PM e Exército chegamhoje a cidades de ALGilson MonteiroRepórter

Os efetivos da PolíciaMilitar e do Exército embar-cam hoje para o interior doEstado com o objetivo defazer a segurança das eleiçõesnas cidades alagoanas. Os3.404 homens da PM serão osprimeiros a chegarem ao in-terior, saindo da sede doComando-geral da PM às setehoras da manhã. Às 14 horas,350 homens do Exército via-jam para as nove cidades quesolicitaram tropas federais.

“Nosso planejamento foifeito com base nas infor-mações do TSE, que autori-zou, até o momento, a ida detropas para nove municípios.São 350 homens, mas esse efe-tivo poderá aumentar caso oTSE decida o mesmo paraoutros municípios”, afirma ocapitão Romário Rodrigues,da assessoria de comunicaçãodo Exército em Alagoas.

Até o momento o TSE au-torizou o envio de tropas fed-erais para as cidades de Portode Pedras, São Miguel dosMilagres, Roteiro, Batalha,Belo Monte, Jacaré dos Ho-mens, Minador do Negrão,Dois Riachos e São Luís doQuitunde. Incluindo os agen-tes das Polícias Civil, Federale da Polícia RodoviáriaFederal, o policiamento daseleições em todo o Estadopassa dos 10 mil homens.

Além dos 7.479 homensda Polícia Militar que atuarãona capital e no interior, in-cluindo os 588 recrutas queingressaram recentemente natropa, 1.310 homens da Polícia

Civil atuarão nos locais ondenão houver efetivo da PolíciaFederal.

O superintendente da PF,delegado Amaro Vieira Fer-reira, não diz precisamentequantos agentes atuarão nopleito, mas a previsão é deque aproximadamente 100agentes estejam espalhadosem 15 pontos estratégicos noEstado. A distribuição do efe-tivo se deu com base nummapeamento que leva emconsideração os crimeseleitorais registrados nessasregiões nas duas últimaseleições.

“Não divulgamos essenúmero por medida es-tratégica, para não divulgarcomo atuaremos no dia daeleição. Mas o que posso dizeré que, uma semana antes dodia da eleição, teremos 15equipes atuando em regiõessensíveis, áreas onde énecessário um maior rigor”,explica o superintendente.

Segundo o comandantegeral da PM, coronel DárioCésar, o planejamento da cor-poração é ter pelo menos qua-tro homens em cada local devotação, nos 102 municípios.

“A operação vai contarcom todo o nosso efetivo.Queremos, no mínimo, qua-tro policias em cada local devotação. Foram suspensasférias e licenças especiais.Temos todo um planejamen-to pronto para que nosso efe-tivo esteja presente em todoo Estado. Serão 4.075 home-ns na capital, distribuídos emcinco áreas; e 3.404 no interi-or, distribuídos em três á-reas”, explica o comandante.

CMYK

TSE decide que Lessa e Brito sãocandidatos ao governo do EstadoRecursos ordinários foram aceitos por cinco dos sete ministros da Corte Eleitoral

José ÁrabesEditor de Política

Por cincovotos a dois, oplenário do Tri-bunal SuperiorEleitoral (TSE)decidiu peloprovimentodos recursos or-dinários movi-

dos pelo candidato a governa-dor Ronaldo Lessa (PDT) e porseu vice, Joaquim Brito, contradecisões do Tribunal RegionalEleitoral (TRE) de Alagoas que in-deferiu os pedidos de registro decandidatura de ambos com basena lei complementar 135/2010, a“Lei do Ficha Limpa”. Com a de-cisão do TSE, Lessa e Brito, querepresentam a coligação “FrentePopular por Alagoas”, tiveramsuas candidaturas confirmadase poderão disputar as eleiçõespara o governo do Estado.

Além do relator do processono TSE, o ministro HamiltonCarvalhido, que já tinha se posi-cionado a favor da candidaturade Lessa no início da semana, osministros Ricardo Lewandowski(o presidente da Corte Eleitoral),Marco Aurélio, Marcelo Ribeiroe Carmen Lúcia votaram a favordos recursos e entenderam quea “Lei do Ficha Limpa” não seaplica aos casos de Lessa e Brito.Aldir Passarinho e ArnaldoVersiani se posicionaram contra

o provimento.O julgamento dos dois recur-

sos ordinários teve início na úl-tima terça-feira, quando o relatordo processo chegou a proferirseu voto, a favor do recurso deLessa mas questionou a valida-de formal do recurso de Brito,alegando a falta de procuração deadvogados que o representaramno processo. Com isso, o minis-tro Aldir Passarinho pediu vistasdo processo.

Ontem, ao devolver o proces-so a julgamento, o ministro AldirPassarinho opinou no sentido deque a irregularidade formal po-deria ser sanada e de que prazofosse aberto para tal. Por quatrovotos a três, vencidos os minis-tros Hamilton Carvalhido, MarcoAurélio e Carmen Lúcia, a pro-posta de Passarinho foi aceita.

Como a procuração já havia sidojuntada no TSE, como já haviaadiantado que o faria o advoga-do da coligação de Lessa e Brito,Marcelo Brabo, a O JORNAL, emedição anterior, os ministros pas-saram a analisar o mérito dos re-cursos.

Com isso, cinco dos sete mi-nistros decidiram, então, peloprovimento dos recursos. “Ascandidaturas estão confirmadas.A população foi quem saiu ga-nhando. Quem ganhou foi aJustiça e a sociedade. Tudo quedefendemos tinha validade e foireferendado pela mais alta CorteEleitoral do país”, disse o advo-gado Marcelo Brabo.

Entre os argumentos coloca-dos pela assessoria jurídica deLessa e Brito estavam os de queambos já haviam cumprido suas

respectivas penas de inelegibili-dade e que, por isso, a “Lei doFicha Limpa” não poderia seraplicada aos casos de ambos. Ex-governador, Lessa foi condena-do em 2006, pela Justiça Eleitoral,por abuso de poder político naseleições de 2004, e ficou inelegí-vel por três anos. “Vencem a de-mocracia e a justiça”, disse Lessa,em texto enviado por sua asses-soria, na noite de ontem.

“Acampanha começa verda-deiramente agora. Sinto-me re-compensado, pois finalmente foifeita justiça e as eleições serão de-finidas nas urnas, em pé de igual-dade entre os candidatos. Comessa decisão do TSE quem ganhaé a população, que vai poder de-cidir quem será o novo governa-dor de Alagoas”, acrescentou ocandidato a governador do PDT.

AA33Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Política JORNALO JORNALO

Contexto

EXPRESSASO prefeito de Água Branca, Zé de Dorinha, lembrou que

avisou à Eletrobras Distribuidora sobre as condiçõesprecárias da rede elétrica no município.

Na meia-noite de segunda para terça-feira, a fiação cedeucausando incêndio e matando eletrocutadas algumas reses quedormiam embaixo da rede de alta-tensão.

Por falar em Eletrobras Distribuidora, a empresa in-forma que mobilizará 69 equipes no plantão para o dia daeleição, domingo, em todo o Estado.

Pela primeira vez, os presos que ainda não foram julgadospoderão votar na eleição. Mas só em Maceió e Arapiraca.

Depois da eleição, a CBTU trará de caminhão paraMaceió o trem que está parado em Rio Largo desde asenchentes do meio do ano.

Roberto Vilanova - [email protected]

TRISTE REALIDADEO coronel Dário Cesar, comandante da Polícia Militar, em en-

trevista no programa “Cidadania”, na Rádio Jornal, apresentado pelojornalista Marcos Rodrigues, resumiu com inteligência a violênciacausada pelo consumo de drogas:

“No comércio da droga, no comércio do crack, não tem Serasanem SPC” – disse o coronel.

E, se no comércio da droga, o devedor não vai para o Serasa nempara o SPC, então ele paga a dívida com a vida.

Essa é a realidade cruel.O coronel Dário Cesar disse que é “muito simplista” a crença

de que a polícia sozinha vai resolver o problema da violência geradapelo comércio de drogas. Não vai.

Muito menos que se vai resolver o problema da violência commais policiais. A questão não é de contingente, mas de educação fa-miliar.

– “Imagine” – disse o coronel – “que na semana passada umaguarnição do 4º Batalhão prendeu a mãe e o filho com sete quilos depasta de cocaína e armas. No presídio feminino tem a vovó do crack.Que exemplos mãe e avó estão dando para seus filhos e netos?”

Infelizmente, os números da violência crescem na proporção di-reta da desagregação familiar. Quanto mais desestruturada a famí-lia, mais susceptível às drogas.

É a realidade triste.

PIJAMA

O jornalistaAlexandre Garcia reve-lou ao jornalista WadsonCorreia que vai se apo-sentar e que o debate quemediou com os candida-tos a governador emAlagoas pode ser o últi-mo de sua carreira.

O QUÊ?

O candidato a senadorpela coligação situacionista,Benedito de Lira (PP), estápor aqui, ó, com o senadorRenan Calheiros (PMDB),por ele ter cedido espaço noguia eleitoral para a candi-data a senadora HeloísaHelena (Psol) atacá-lo.

VIBRA

O candidato a governa-dor pela “Frente deOposição”, Ronaldo Lessa(PDT), comemora antecipa-damente a decisão doTribunal Superior Eleitoral(TSE) – que não deve acatar aimpugnação de sua candida-tura, proposta pelo TribunalRegional Eleitoral (TRE).

FINAL

O aval favorável a Lessafoi dado ontem pelo pró-prio presidente do TSE, mi-nistro RicardoLewandowski, ao sustentarque a lei do “Ficha Limpa”não atingirá quem já cum-priu a pena imposta, comoé o caso de Lessa, condena-do em 2005.

FORA

Cada caso é um caso.Daí, o deputado estadualAlberto Sextafeira, candida-to a reeleição e que teve oregistro da candidatura im-pugnado, não pode se bene-ficiar com a decisão favorá-vel a Lessa – ainda que sejaréu no mesmo processo.

DEVE

Alberto Sextafeira eracandidato a prefeito de Ma-ceió apoiado pelo então go-vernador Ronaldo Lessa.Mas, os advogados argu-mentam que a situação deSextafeira é diferente porqueLessa cumpriu com a penaimposta e Sextafeira, não.

A TROPA

Domingo, 3, o expedi-ente será normal em todosos quartéis da PolíciaMilitar em Alagoas. O co-mandante da PM, coronelDário Cesar, determinouque praças e oficiais trabal-hem em expediente normalno dia da eleição.

EM AÇÃO

A PM vai utilizar 7 milhomens na segurança daeleição em Alagoas. Três milestão partindo nesta sexta-feira para 91 dos 102 mu-nicípios; os 4 mil restantesserão utilizados na “GrandeMaceió” – que compreende11 municípios.

FALA MANGUEIRA

A assessoria de Benedito de Lira disse à coluna que re-cebeu do TRE a informação de que Renan cedeu tempo natelevisão para Heloísa Helena.

DÍVIDA PAGA

Lessa foi condenado a três anos de inelegibilidade porabuso de poder político, na eleição municipal de 2004.

PEGA LEVE

No último dia do “guia eleitoral”, ontem, o lance engra-çado foi o candidato Pinto de Lula pedindo para não vota-rem em “taturanas” logo após a aparição de Paulão (PT).

RECRUTA ZERO

AAssembleia Legislativa e o Tribunal de Contas doEstado se negaram a “emprestar” a tropa particular parareforçar o contingente da PM no dia da eleição.

Fotos: Lula Castello Branco

Dilma aparececom 47%, dizDatafolha

Pesquisa do instituto Data-folha divulgada ontem mostra acandidata do PT à Presidênciada República, Dilma Rousseff,com 47% das intenções de voto.O candidato do PSDB, José Serra,aparece com 28%, e Marina Silva,do PV, tem 14%. O levantamen-to foi encomendado pela TVGlobo em parceria com o jornalFolha de S.Paulo.

Em relação à pesquisa ante-rior do Datafolha, realizada nasegunda-feira (27), Dilma osci-lou um ponto para cima; Serra eMarina mantiveram os percen-tuais registrados anteriormente.

Considerando a margem deerro da pesquisa, de dois pontospercentuais para mais ou paramenos, Dilma pode ter de 45% a49%, Serra, de 26% a 30%, e Mari-na, de 12% a 16%. De acordo coma pesquisa, brancos e nulos soma-ram 3%, e indecisos, 6%. Plínio deArruda Sampaio (PSOL) obteve1%. Dentre os outros candidatos– Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro(PCB), Levy Fidelix (PRTB), RuiCosta Pimenta ( PCO) e Zé Maria(PSTU) –, nenhum atingiu 1%das intenções de voto, mas jun-tos eles alcançaram o percentual.

SEGUNDO TURNO - Na si-mulação de segundo turno feitapelo Datafolha, Dilma aparececom 53% (de 51% a 55%, conside-rando a margem de erro), e Serra,com 39% (37% a 41%). Brancos enulos totalizam 5%, e 3% dizemnão saber em quem votar.

VÁLIDOS - Considerandoos votos válidos, em que se excluios votos em branco e nulos,Dilma oscilou de 51% para 52%.Com a margem de erro, ela podeter entre 50% e 54%. Segundo oDatafolha, como o resultado ob-tido pela petista está no limite damargem de erro da pesquisa,seria impossível afirmar com cer-teza que a candidata seria eleitano primeiro turno, caso a eleiçãofosse agora. Para vencer no pri-meiro turno, Dilma precisa de50% mais um dos votos válidos.

Segundo o Datafolha, a osci-lação positiva de Dilma se deupor conta da evolução da petistano Sul e no Sudeste. Nos votos vá-lidos, Serra obteve 31%, Marina,15%, e Plínio, 1%. Foram realiza-das 13.195 entrevistas em 480 mu-nicípios. Apesquisa está registra-da no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) com o número 33119/2010.

ANTES DAS ELEIÇÕES

Presidenciáveis fazem oúltimo debate na televisãoAlexandre H. LinoRepórter

Os candidatos à Presidênciada República, Dilma Roussef(PT), José Serra (PSDB), MarinaSilva (PV) e Plínio de ArrudaSampaio (PSOL) participaramontem do último debate realiza-do antes do primeiro turno daseleições 2010, transmitido pelaTV Globo. Em um encontro compoucos ataques e quase nenhu-ma polêmica, os presidenciáveisfalaram de temas atuais, comolegislação trabalhista, previdên-cia social, meio ambiente, infra-estrutura e carga tributária. Osquatro candidatos chegaram aoprédio da emissora com apoiado-res fazendo festa na entrada.

O debate foi estruturado emcinco blocos. Em todos eles, oscandidatos fizeram perguntasentre si - cada um perguntou erespondeu uma vez, com répli-ca e tréplica. Na abertura de cadabloco, um sorteio definiu o can-didato que iria fazer a primeirapergunta. Este escolheu o pri-meiro a responder e, na sequên-cia, o candidato que respondeu

fez a próxima pergunta, esco-lhendo outro que ainda nãohavia falado, e assim por diante.O último teve que perguntar aocandidato que abriu o bloco. Oformato terminou engessandoos questionamentos.

O tema legislação trabalhistaabriu o debate. Marina pergun-tou para Dilma sobre qual suaposição sobre a informalidade.Apetista respondeu que, no atualgoverno, foram criados mais de13 milhões de empregos. Na se-quência, Dilma escolheu Plíniode Arruda para responder sobreo tema serviço público. O candi-

dato do PSOL atacou o PT, di-zendo que ele era responsávelpela terceirização do serviço pú-blico.

A petista rebateu e mostrouque o partido valorizou o fun-cionalismo, inclusive com a aber-tura de concursos. Plínio em se-guida perguntou para José Serrasobre carga tributária. O tucanoafirmou que baixou impostos emSão Paulo. Por último, foi a vezde Serra, que indagou Marinasobre previdência. A candidatado PV contou que é preciso criarum modelo de gestão que valo-rize quem já está trabalhando.

Na campanha, comíciosproibidos a partir de hoje

Ontem foi o último dia paraa realização de comícios e reu-niões abertas por parte dos can-didatos. As passeatas e carrea-tas podem continuar sendo rea-lizadas, de acordo com a legis-lação eleitoral, até amanhã, vés-peras do pleito. A partir dameia-noite de hoje, tambémestá proibida a propagandaeleitoral gratuita no rádio e naTV e a realização de comícios.

Já está valendo a legislaçãoem que nenhum eleitor poderáser preso ou detido, até 48 horasdepois do encerramento da elei-ção, salvo em flagrante delito, ouem virtude de sentença criminalcondenatória por crime inafian-çável, ou, ainda, por desrespei-to a salvo-conduto.

AGENDAS - Apesar disso,foram poucos os candidatosmajoritários que fizeram comí-cios ontem. O senador Fer-nando Collor (PTB) fez cami-nhadas pelo Agreste e, a noite,esteve na periferia de Maceió.Hoje, estará pela manhã emArapiraca e, a noite, na Grotado Cigano, na capital alagoana.O ex-governador RonaldoLessa (PDT) fez carreata emMaceió nesta quinta-feira. Hojepela manhã, faz caminhada emArapiraca.

O governador TeotonioVilela Filho (PSDB) foi o únicoque fez comício ontem, emSantana do Ipanema. Ele tam-bém visitou Branquinha, Uniãodos Palmares, Igreja Nova,

Campo Alegre, Porto Real doColégio, Penedo e TeotônioVilela. A noite fez carreata emFernão Velho e visita o shop-ping Pátio Maceió, Tabuleirodo Martins. Hoje estará noDistrito Industrial, DelmiroGouveia, Maragogi, PortoCalvo, Matriz do Camaragibe,São Luís do Quitunde e Maceió.

Mário Agra (PSOL) fez reu-nião com fiscais e visitou o bair-ro do Feitosa. Nesta sexta-feira,ele se reúne com a coordenaçãode campanha e faz panfleta-gem no Centro. Tony Cloves(PCB) deu entrevista emArapiraca e visitou municípiosdo Sertão. Para hoje, o candida-to não divulgou agenda, assimcomo Jeferson Piones (PRTB).

Ministros do TSE entenderam que casos de Lessa e Brito não podem ser enquadrados na “Lei do Ficha Limpa”

Serra, Marina, Dilma e Plínio participaram do debate na TV Globo

CMYK

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] AA44

Pimenta Neves terá de pagar até R$ 415 mil a pais de Sandra Gomide

SÃO PAULO - O Tri-bunal de Justiça de São Paulo(TJ-SP) julgou recurso de in-denização em favor da famí-lia de Sandra Gomide onteme condenou o jornalista apo-sentado Antônio MarcosPimenta Neves a pagar R$220 mil aos pais da jornalis-ta. Sandra foi assassinadacom dois tiros há cerca dedez anos. Neves é réu con-fesso do caso, mas permane-ce solto graças a um habeascorpus.

Segundo a assessoria deimprensa do TJ, o valor po-derá chegar a R$ 415 mil con-siderando cálculos de jurose correção monetária desdea época do crime. Metade domontante será destinado aopai de Sandra e a outra me-tade à mãe. O advogado dePimenta Neves manifestoua intenção de entrar comnovo recurso.

O TJ informou que, no re-curso, a família pedia au-mento da indenização, antes

fixado em cerca de R$ 150mil, para R$ 300 mil. Os de-sembargadores entenderamque o valor era despropor-cional, já que atingiria omontante de R$ 700 mil comas correções.

Sandra, então com 32anos, foi assassinada em 20de agosto de 2000 em umharas da cidade de Ibiúna, a64 km de São Paulo. PimentaNeves confessou o crime nodia seguinte, já preso, sendoque o motivo do homicídio

teria sido o fim do relaciona-mento entre os dois.

O antigo diretor deRedação do jornal “O Estadode S.Paulo” chegou a ficarsete meses preso, mas, em2001, o Supremo TribunalFederal (STF) concedeu li-minar permitindo que o jor-nalista aguardasse o julga-mento em liberdade, alegan-do que ele não representarisco à sociedade.

A defesa afirma que eleagiu sob forte emoção.

DIA DE FÚRIA

Homem mata irmã porser chamado de cego

SALVADOR - Um homemde 58 anos, cego e com pro-blemas auditivos, foi presoontem acusado de ter espan-cado a irmã no último sába-do, na casa onde viviam coma mãe, em Juazeiro (BA). Amulher, de 55 anos, morreuontem, um dia após ter altado hospital. O suspeito disseque a irmã o chamava de“cego e surdo”, o que teria mo-tivado as agressões.

De acordo com testemu-nhas, a vítima estava na portade sua casa com algumas ami-gas quando o irmão chegou ecomeçou a bater nela. A mu-lher desmaiou e o agressorteria continuado a agredi-lacom chutes e socos. Com orosto muito machucado, elafoi hospitalizada, mas recebeualta na quarta-feira. Ontem,porém, a mulher morreu emcasa.

A delegada Michele Dias,da Delegacia Especial deAtendimento à Mulher

(Deam), disse que a polícia foichamada, mas a família nãopermitiu que o suspeito fosselevado pelos policiais “por setratar de uma briga de famí-lia”. Uma das irmãs da vítimadisse à delegada que o presotinha histórico de agressivida-de e a família o temia.

Em seu depoimento, ohomem preso disse que a irmãmaltratava a mãe, de 90 anos.Ele disse ainda que a mulherjogou no chão uma gaiola emque ele mantinha um pássaroe, por isso, a agrediu aindamais. “Ele disse que não tinhaintenção de matar a irmã e la-mentava o ocorrido”, disse adelegada.

Devido ao período eleito-ral, que impede a prisão quenão seja em flagrante, ohomem foi encaminhado a umlocal onde ficará até segunda-feira, como medida de segu-rança.O corpo da vítima foienterrado ontem à tarde, nocemitério municipal.

ATROPELAMENTO

Para STJ, pedestre temculpa se evitar passarela

BRASÍLIA - A pessoa queoptar por não utilizar passarelaou passagem de nível paraatravessar uma via pode ser re-sponsabilizada caso seja atro-pelada. Aconclusão é da QuartaTurma do Superior Tribunal deJustiça (STJ), que, com basenesse entendimento, reduziupela metade o valor da ind-enização a ser pago à viúva deum ciclista, morto ao atraves-sar uma linha férrea em PraiaGrande (SP).

De acordo com o processo,Marianto dos Santos foi atro-pelado por um trem quandotentava atravessar de bicicletaos trilhos, em uma passagemaberta pelos pedestres próximaà estação Jardim Solemar, daextinta Rede Ferroviária FederalS/A. A viúva pediu na Justiçaindenização por danos moraise pensão mensal no valor deum salário mínimo durante asobrevida provável do marido.

Entretanto, como o acidenteocorreu a cerca de 100 m deuma passagem de nível, oTribunal de Justiça de São Paulo(TJ-SP) entendeu que a culpapelo acidente era exclusiva dociclista. Aviúva recorreu ao STJ,alegando que as provas contidasnos autos demonstraram que olocal do atropelamento fica emárea densamente povoada e apassagem de pedestres não pos-suía sinalização adequada.

Adefesa da mulher tambémcitou diversos precedentes doTribunal da Cidadania, queatribuíram responsabilidade em

casos semelhantes à empresaconcessionária, devido à omis-são e negligência na conser-vação das faixas próximas àslinhas férreas.

O relator do processo no STJ,ministro Aldir Passarinho Ju-nior, reconheceu que a legis-lação estabelece a obrigação dea ferrovia manter cercas, murose sinalização adequada. En-tretanto, para o ministro, o fatode o ciclista não ter utilizado apassagem de nível demonstraque ele preferiu “um percursomais cômodo, porém eviden-temente muito mais perigoso”.

Segundo Passarinho Junior,porém, a existência da pas-sagem de nível não retira a re-sponsabilidade da conces-sionária, que deveria ter fecha-do outros acessos, mesmo osabertos de forma clandestinapela população. “Mas, é claro,que não se pode desconhecerque houve absoluto descaso dotranseunte ao se furtar em uti-lizar a passagem de nível, fatorque deve ser considerado naavaliação do grau de culpa daempresa”, disse.

Com base nesse entendi-mento, o relator considerou quea vítima também teve culpa noatropelamento e determinouque a indenização por danosmorais no valor de R$ 130 mile a pensão mensal de um salá-rio mínimo, a serem pagas pelaUnião à viúva, sejam reduzidasà metade. Os demais ministrosda Quarta Turma acompanha-ram o voto do relator.

Professor xinga alunos e quebra porta de sala

SÃO PAULO - Um profes-sor de Caraguatatuba, no litoralnorte de São Paulo, foi afastadode suas funções após xingar osalunos e uma colega de traba-lho e quebrar a porta de umasala durante a aula. A confusãofoi na Escola Estadual IsmaelIglesias. Com um gravador devoz de celular, um dos alunosregistrou a fúria do professor degeografia.

“Eu estou de saco cheio da es-cola. Eu estou de saco cheio devocês. Eu estou de saco cheiocom a senhora, de tudo o que asenhora me aprontou. Eu estou

doente! Cambada de... Sai, sai,sai da minha frente!”, disse oprofessor.

A estudante Mariana deCastro, de 14 anos, e a mãe,Elisângela Castro, registraramboletim de ocorrência, junto coma professora que teria sido joga-da no chão. “Ele falou que ia vol-tar e matar todo mundo”, dissea jovem.

Essa foi a segunda queixa po-licial contra ele em menos de umano. Afastado, o professor vaipassar por avaliação psiquiátri-ca, segundo a Secretaria estadualde Educação.

ANS estabelece prazos máximos deatendimento para planos de saúdeConsultas para odontologia e clínica médica terão de ser feitas em até 7 dias

BRASÍLIA - A AgênciaNacional de Saúde Suplemen-tar (ANS) estabeleceu prazosmáximos de atendimento aosclientes de planos de saúde. Osprazos, a serem cumpridospelas operadoras de planos desaúde, variam de três a 21 dias,dependendo da especialidade.

As operadoras terão, porexemplo, sete dias para provi-denciar atendimento odonto-lógico e básico (pediatria, clí-nica médica, cirurgia geral, gi-necologia, cardiologia, ortope-dia e traumatologia). No casode consultas a fonoaudiólogo,

nutricionista e psicólogo, ses-sões de fisioterapia e terapiaocupacional e exames de diag-nóstico por imagem, o serviçodeverá ser prestado em até dezdias.

Para procedimentos de altacomplexidade e internações ele-tivas (que não são de emergên-cia), o tempo máximo é de 21dias. Os prazos serão oficializa-dos em uma instrução norma-tiva da ANS, que deve ser pu-blicada na próxima semana.

De acordo com a ANS, se aoperadora desrespeitar os pra-zos, correrá o risco de ter o re-

gistro suspenso. As empresaspoderão apresentar à agênciaum plano alternativo, caso ale-guem falta de condições paracumprir os prazos de atendi-mento.

AANS tomou a medida de-pois de pesquisar os prazosadotados e considerados razoá-veis pela maioria dos planos.Segundo o estudo, nas consul-tas básicas, 9,6% das operado-ras consideram razoável o ser-viço ser prestado no prazo su-perior a 16 dias. Nas consultasde outras especialidades, 24,8%realizam e 25,3% entendem

como razoável uma espera de8 a 15 dias pelo atendimento.

As próprias empresas deplanos de saúde reconheceramna pesquisa que clientes aguar-dam até mais de dois mesespara ter acesso a determinadosprocedimentos.

Em relação às cirurgias ele-tivas com implante, 48,9% ado-tam prazo de até 30 dias e 52%consideram o tempo razoável.Foram ouvidas 840 operado-ras, o equivalente a 72,3% dosetor, com 42 milhões de usuá-rios, correspondendo a 89% dototal.

NacionalOS TEMPOS MÁXIMOS PARA ATENDIMENTO

Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia

geral, ginecologia e obstetrícia, cardiologia e ortope-

dia e traumatologia) - 7 dias

Consulta nas demais especialidades médicas - 14 dias

Consulta de Fonoaudiologia - 10 dias

Consulta de Nutrição - 10 dias

Consulta de Psicologia - 10 dias

Sessão de Terapia ocupacional -10 dias

Sessão de Fisioterapia - 10 dias

Serviços de diagnóstico por laboratório clínico - 3 dias

Serviços de diagnóstico por imagem - 10 dias

Procedimentos de alta complexidade - 21 dias

Internações eletivas - 21 dias

Urgência e Emergência 24h - imediato

Consulta de Odontologia - 7 dias

Pimenta Neves era diretor de Redação de O Estado de S. Paulo quando assassinou a jornalista Sandra Gomide, com quem namorava

WASHINGTON- O atorTony Curtis, mais conhecidopor seu papel de músico tra-vestido de mulher na comédia“Quanto mais quente, me-lhor”, morreu na noite de quar-ta-feira aos 85 anos de idadeem sua casa perto de LasVegas, vítima de uma crise car-díaca, informou MichaelMurphy, médico legista docondado de Clark, em Nevada(oeste dos EUA).

Anotícia, que foi confirma-da pela filha do ator, Jamie LeeCurtis, ao programa “Enter-tainment Tonight”, levou vá-rios fãs de Curtis a colocar flo-res sobre sua estrela na Calçadada Fama.

O ator, que padecia de obs-trução pulmonar crônica, haviasido hospitalizado em julho de-pois de um ataque de asma.

Curtis foi indicado para um

Oscar por sua atuação em“Acorrentados”, com SidneyPoitier, mas seu papel maismarcante foi ao lado MarilynMonroe no clássico de BillyWilder “Quanto mais quente,melhor”, onde seu persona-gem precisa se disfarçar de mu-lher para fugir de mafiosos.

A vida de Curtis parece tersaído de um roteiro deHollywood: filho de imigran-tes judeus húngaros pobres,nascido e criado no Bronx, aca-bou virando um dos maioresgalãs dos anos 50 e 60, alegan-do ter dormindo com mais demil mulheres.

Bernard Schwartz, seunome de batismo, será lembra-do por papéis românticos cô-micos e jamais mereceu a de-vida aclamação da crítica, ape-sar de todo seu sucesso de pú-blico.

Curtis recebeu sua únicaindicação a um Oscar por“Acorrentados” (1958), no qualele interpreta um prisioneiroque passa a maior parte da his-tória algemado a seu compa-nheiro de prisão, vivido porSidney Poitier.

Curtis insistiu que seucompanheiro de cena recebes-se o mesmo pagamento queele pelo filme, uma verdadei-ra revolução racial para aépoca.

Logo ele se tornou um me-gastar e, a exemplo de ídolos

como Elvis Presley, ditoumoda, com muita gente que-rendo imitar seu corte de ca-belo.

Curtis nasceu em 3 dejunho de 1925 e cresceu nosfundos da alfaiataria com queseu pai tentava manter a fa-mília. Eles eram tão pobresque ele e seu irmão Julius ti-veram que passar algum tem-po num orfanato.

Depois de três anos de na-moro com uma jovem MarilynMonroe, Curtis casou seisvezes e posteriormente ado-tou uma postura de franque-za a respeito de como seuserros destruíram cinco casa-mentos e arruinaram a rela-ção com seus filhos.

A primeira esposa de Cur-tis foi Janet Leigh, que ficou fa-mosa na cena do chuveiro doclássico “Psicose”, de AlfredHitchcock. Veterano de mais120 filmes, Curtis também to-cava flauta e era pintor.

AA55

CMYK

Ao discursar durante manifestação dos policiais e militares, Correa (C) foi atingido por gás lacrimogêneo Insatisfeitos com o governo, militares rebeldes invadiram o aeroporto de Quito, que teve os voos cancelados

LUTO NO CINEMA

Morre Tony Curtis, o astro de“Quanto mais quente, melhor”

PELA WEB

Espanha prende redeque prostituía brasileiros

MADRI - A polícia da Espa-nha prendeu ontem uma quadri-lha que usava redes sociais de In-ternet, como Facebook e Twitter,para atrair brasileiros que eramposteriormente obrigados a seprostituir.

Segundo a polícia, a quadri-lha era formada por 18 brasilei-ros, 21 espanhóis e um domini-cano e conseguiu atrair mais decem brasileiros que viajarampara Barcelona atraídos poranúncios falsos de empregoscomo modelos ou no setor dehotelaria publicados nas redessociais. Chegando à Espanha,eles eram obrigados a se prosti-tuir. Aquadrilha aliciou homense mulheres brasileiros.

A operação da polícia con-tou com uma investigação quedurou um ano e meio e teve iní-cio com a denúncia de seis víti-mas em abril de 2009.

Essas vítimas teriam contadoaos detetives que chegaram àEspanha enganadas e estavamsendo forçadas a se prostituirpor meio de ameaças e “siste-ma de semiescravidão, já quenão tinham como abandonar osprostíbulos, nem retornar aoBrasil”, disse o porta-voz da po-lícia à BBC Brasil. Os chefes daquadrilha seriam um brasileiroe um dominicano.

DÍVIDA - Depois do conta-to pelas redes sociais, as vítimasrecebiam as passagens aéreaspara viajar do Brasil até Paris e,

em seguida, da capital francesaaté Barcelona. Além de umadiantamento para a primeirasemana na Europa.

As despesas geravam umadívida de 9 mil euros (cerca deR$ 20 mil) com a quadrilha, coma obrigação de ser paga com ser-viços sexuais em prostíbulos.Segundo a polícia, a dívidanunca era saldada completa-mente, já que os brasileiros iamacumulando mais gastos portaxas de luz, telefone, televisão,hospedagem e multas por in-fringir as normas de comporta-mento impostas pela quadrilha.

Entre as ofertas colocadas nosfalsos anúncios havia propostaspara bailarinos, músicos desamba, modelos e arrumadeiraspara hotéis de cinco estrelas degrandes cidades espanholas.

As detenções aconteceramnas cidades de Fontcoberta,Mont-Ras, Medinyà e Girona,todas próximas a Barcelona,onde funcionavam os prostíbu-los da organização. Todos osmembros da quadrilha estãopresos acusados de favorecimen-to da imigração ilegal, delitoscontra os direitos dos trabalha-dores, formação de quadrilha eindução à prostituição.

A Unidade contra as Redesde Imigração e Falsificação daPolícia Nacional da Espanha e apolícia de Barcelona informa-ram ainda que a Polícia Federalbrasileira foi informada sobre aoperação.

Líderes mundiais declaram apoio a Correa

Vários líderes mundiais de-clararam apoio ao governo doEquador e ao presidente RafaelCorrea após a crise gerada porviolentos protestos de policiaise parte dos militares em Quito.Em sua, os líderes da AméricaLatina, se colocaram ao lado deCorrea e criticaram a possibili-dade de um golpe de Estadono país.

O Conselho Permanente daOrganização dos Estados Ame-ricanos (OEA) realizou uma reu-nião extraordinária e aprovouum projeto de resolução para“respaldar decididamente o go-verno constitucional” do país.

Os países membros doMercosul manifestaram apoioao presidente do Equador eapelaram pelo retorno da nor-malidade no país. Em nota, asnações do bloco consideraramos protestos contra o governoequatoriano uma “clara tentati-va de sublevação constitucionalpor setores das forças de segu-rança daquele país”.

BRASIL - O secretário-geraldo Ministério das RelaçõesExteriores, Antonio Patriota, re-presentou o governo brasileirona reunião extraordinária daUnião de Nações Sul-America-nas (Unasul) que seria realiza-da ontem à noite em BuenosAires para analisar a crise noEquador.

Antes da convocação dacúpula, o governo brasileiro di-vulgou nota na qual informouque o ministro das RelaçõesExteriores, Celso Amorim, queestá no Haiti, conversou portelefone com o chanceler doEquador, Ricardo Patiño, paramanifestar o apoio do Brasil “àdemocracia” e “às instituições”da nação sul-americana.

Ainda de acordo com a nota,“o presidente Luiz Inácio Lulada Silva está sendo informadosobre a situação por Amorim epelo assessor especial de As-suntos Internacionais da Pr-sidência, Marco AurélioGarcia”.

Equador decreta estado de exceçãoProtesto de policiais e militares invade quartéis e aeroporto da capital; presidente denuncia tentativa de golpe

QUITO - O governo doEquador decretou ontem esta-do de exceção por uma sema-na em todo o território nacio-nal e delegou o policiamentoe a segurança interna e exter-na do país às Forças Armadascomo reação ao amplo protes-to de policiais e de parte dosmilitares contra o governo. Asmanifestações foram motiva-das por uma proposta do go-verno que reduz benefícios sa-lariais da polícia e que estáem votação na AssembleiaNacional.

O estado de exceção podeser decretado pelo líder de umpaís em situações de emer-gência. A medida extrema in-clui a suspensão temporáriadas garantias constitucionais,a possibilidade de decretar otoque de recolher e dá àsForças Armadas amplos di-reitos - como o de voz de pri-são - para garantir a seguran-ça nacional.

O presidente Rafael Correa- que precisou usar máscarade gás para deixar um quar-tel- foi duro em suas declara-ções aos policiais e disse que

os manifestantes “são umgrupo de bandidos ingratos”.Correa, que está hospitaliza-do e praticamente cercado poropositores, acusou ainda aoposição de tentar um golpe.

Centenas de agentes dasforças de segurança doEquador saíram às ruas da ca-pital Quito e ao menos outrasduas cidades em um protestoem massa contra a lei do go-verno. O aeroporto de Quitofoi fechado e suas operaçõescanceladas após uma pista sertomada por cerca de 120 mi-litares que estariam apoiandoos protestos. A imprensaequatoriana afirma que poli-ciais tomaram a sede doCongresso, mas até o fecha-mento desta edição a infor-mação não havia sido confir-mada.

Ao longo do dia, surgiraminformações desencontradassobre a extensão do apoio dosmilitares aos protestos. Maiscedo, o chefe das ForçasArmadas, o general ErnestoGonzález, manifestou apoiointegral ao presidente e reite-rou que ele é autoridade má-

xima do país. Porém, umgrupo de membros da ForçaAérea aderiu às manifestaçõese tomou o aeroporto interna-cional de Quito.

Ao mesmo tempo do pro-testo de policiais, centenas demanifestantes favoráveis aopresidente estavam reunidosem apoio ao governo na fren-te do palácio presidencial.

OS PROTESTOS -Durante o protesto, os poli-ciais lançaram bombas de gáslacrimogêneo e queimarampneus após tomar bases emQuito e Guayaquil. A agênciade notícias France Presse, quecitou a porta-voz do Legis-lativo, Julia Ortega, disse quea sede do Congresso doEquador foi tomada emQuito por policiais.

Paralelo a isso, cerca de 150membros da Força AéreaEquatoriana (FAE) tomaramo aeroporto internacional deQuito. Os agentes tambémprotestam em outros quartéisde Guayaquil (sudoeste) eCuenca (sul), segundo infor-mes policiais, mas a manifes-

tação mais numerosa aconte-ceu na capital.

O ministro coordenadorde Segurança Interna eExterna equatoriano, MiguelCarvajal, afirmou que a situa-ção é “delicada” e que os pro-testos constituem um proces-so de “desestabilização do go-verno e da democracia”.

Correa advertiu aos poli-ciais que não cederá ante osprotestos da polícia. “Nãodarei nenhum passo atrás. Sequiserem, tomem os quartéis,se quiserem deixar a cidada-nia indefesa e se quiseremtrair sua missão de policiais”,afirmou Correa em uma aca-lorado discurso ante dezenasde militares que tomaram oprincipal regimento de Quito.

“Se quiserem matar o pre-sidente, aqui estou, matem-no se tiverem vontade,matem-no se tiverem poder,matem-no se tiverem coragemao invés de fiar covardemen-te escondido na multidão’,afirmou ainda. “Se quiseremdestruir a pátria, aí está! Maso presidente não dará nem umpasso atrás”.

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Internacional

Curtis ditou moda nos anos 60

AA66

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1o de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm.. || e-mail: [email protected]

Opinião

Ponto de vista

O mês de setembro fechou ontem como sendo umdos menos violentos do ano em Alagoas. Ao todo,foram assassinadas 104 pessoas. Durante os noveprimeiros meses do ano, a média foi de 123 assassi-natos por mês. Ou seja, o mês passado teve 19 cri-mes de homicídio a menos que nos outros meses.

Em setembro, no dia 9 e ontem, não houve regis-tro de homicídio no Estado. Essa análise foi feita nosdados fornecidos pelos Institutos Médicos Legais deMaceió e de Arapiraca. O levantamento matemáticoainda revela que, por dia, foram assassinadas quatropessoas em Alagoas nos dez primeiros meses desteano.

Com isso, até ontem, pelo menos 1.111 pessoastinham sido assassinadas no Estado, cujos corpos fo-ram levados para os principais necrotérios. Bem delonge, esse já um dos mais violentos anos da década.

Quanto ao fato de ontem não ter sido registradonenhum assassinato, é imperioso reforçar que as esta-tísticas se referem à análise feita até as 20 horas. Mas,

mesmo que tenha ocorrido um homicídio depoisdesse horário-limite, ainda assim o mês de setembrose manteria na condição de menos violento do ano.

Coincidência ou não, os dois dias em que nãohouve registro de homicídio foram na quinta-feira.Nos finais de semana, a situação ainda é crítica, umavez que a violência explode e a média de homicídiochega a 12 mortes num período de apenas 48 horas.

Enquanto em Alagoas um dia sem assassinatosé motivo de comemoração entre os integrantes dosorganismos de segurança, em Pernambuco isso équase uma rotina. Num período de 30 dias, pelomenos em 15 não se registra crime de homicídio.

Isso é possível porque um plano de ação [PactoPela Vida] implantado pela Defesa Social daqueleEstado tem dado muito certo. O plano privilegia avida, diferentemente das ações policiais que ocorremaqui em Alagoas, quando se visa ao combate aocrime contra o patrimônio. Por lá, protege-se a vida.Por aqui, prédios, bancos e carros.

San

Cartas à Redação: [email protected]

Um bom mês

Sinônimo de cooperativismo. É um sistema que considera oprincípio cooperativo como meio de progresso socialista, priorizan-do o bem-estar social, espargindo para Alagoas e todos os Estadosda Federação a sua experiência que propicia o incremento no setorprimário e secundário, culminando com a criação de novos empre-gos, além de gerar divisas para o nosso estado. Tanto que, pesquisoumuito qual seria o sistema mais apropriado que pudesse desenvol-ver a produção e produtividade de matérias-primas e insumos como objetivo precípuo, o de transformar a Cooperativa Pindorama cadadia mais forte.

Formação profissional: Curso de Engenharia Rural – Provárzea;Curso sobre Agrotóxicos e Auditoria; Curso de Organização eMétodo; Curso de Chefia e Liderança; Curso de Relações Humanas;Curso de Aperfeiçoamento Gerencial; Curso de Crédito Rural eIndustrial; Curso de Cooperativa, etc.

Principais palestras ministradas: Cooperativismo, destinado àSociedade dos Engenheiros Agrônomos; Cooperativismo eDesenvolvimento Rural, para os gerentes de Banco do Brasil da re-gião canavieira; Cooperativismo como Instrumento deDesenvolvimento Sócio-Econômico, destinado aos formandos daEscola Agrotécnica Federal de Satuba/AL – 1992; Formação deCooperativas, para os produtores de coco da região Sul do Estadode Alagoas; Cooperativismo como Instrumento de DesenvolvimentoSócio-Econômico, para os produtores de fumo da região fumageirade Alagoas; A importância do Cooperativismo no Desenvolvimentodo Setor Comercial, para o Clube de Diretores Lojistas de Penedo(AL).

Atividades Profissionais: executor do Programa de Pesquisa daCultura do Maracujá – Convênio Embrapa/Ceca/Ufal, período: 1981a 1987; presidente da Cooperativa de Colonização Agropecuária eIndustrial Pindorama Ltda – 1º mandato: 1987 a 1989, 2º mandato:1989 a 1992, 3º mandato: 1992 a 1995 e 4º mandato: 1998 a 2002; pre-sidente da Cooperativa da Organização das Cooperativas do Estadode Alagoas – Oceal; vice-presidente da Assocene – Associação deOrientação às Cooperativas do Nordeste – mandato: 1991 a 1994;presidente de O Mutirão – Fundação de Educação, Saúde eAssistência Social de Pindorama: 1º mandato: 1987 a 1989; 2º manda-to: 1989 a 1992; 3º mandato: 1992 a 1995; presidente da Avisal –Associação dos Avicultores de Alagoas – mandato: de 1997 até hoje.

O doutor do cooperativismo é um vitorioso, saiu da históricaViçosa para exportar o doutorado do sistema cooperativista para oBrasil e o mundo. Um ser humano simples, que no seu menor gestonos passa um legado de humildade, sabedoria, honestidade e laborcotidiano. Mas é sábio ao agradecer que Deus tem sido muito bompara com ele, assim como a sua esposa e companheira Alda JúliaCalheiros Amorim Santos, que nos momentos de dificuldades estádo seu lado, incentivando-o a ultrapassar as impérvias oferecidaspela vida. Também ressalta a importância dos quatro filhos: KlécioJúnior, Kiatiane, João Victor e João Paulo. Eles irradiam-no com umaenergia cósmica. Nosso amigo inaugurou uma usina de açúcar e ál-cool, modernizou a indústria de sucos e por consequência a vida detodos os cooperativados a carentes da região.

Parabéns amigo KLÉCIO!

Napoleão da Hora FariasEscritor e membro da AAI

“Nos passa um legado de humildade,sabedoria, honestidade e labor cotidiano”

Nasceu para ocooperativismo

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

Sucursais

MMAARRAAGGOOGGII – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 17CENTRO – FONE – 3296-2221E-MAIL: [email protected]

AARRAAPPIIRRAACCAA – SUCURSAL AGRESTE AVENIDA RIO BRANCO, 157, SALA 10CENTRO - FONE - 9933-4999 - ComercialE-MAIL: [email protected]

JORNALO JORNALOEDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDAe-mail: [email protected] site: www.ojornalweb.com

Rodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600 - Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

FFTTPPII

Coordenador Editorial - Voney [email protected]

Chefe de Reportagem - Vera Valé[email protected]

Editora de Cidades - Flávia [email protected]

Editor de Política - José Á[email protected]

Editora Nacional/Internacional - Vera [email protected]

Editor de Economia - Marco Auré[email protected]

Editor de Esportes - Victor [email protected]

Editora de Cultura - Alessandra [email protected]

Editor de Veículos - Gabriel [email protected]

Editora de Turismo - Nide [email protected]

Editor Gráfico - Alberto [email protected]

Editor de Fotografias - Marco Antô[email protected]

PABX(082) 4009-1900

FAX/REDAÇÃO(082) 4009-1950

FAX/COMERCIAL(082) 4009-1960

CLASSIFICADOS(082) 4009-1961

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919

Vendas avulsas

Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00Nºs atrasados - R$ 4,00Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00Domingos - R$ 5,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00Anual - R$ 370,00

Assinaturas em outros estados:Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

Paulo Hayashi Jr.Doutorando emAdministração pelaUniversidade Federal do RioGrande do Sul (UFRGS)

Provavelmente nem a maioresperança humana é capaz deabarcar toda a grandeza e gene-rosidade de Deus.

Grande é a esperança davida dada por Deus uma únicavez.

Pequena é a esperança davida sem a presença de Deus.

Maior é a esperança da vidapresenteada várias vezes.

Grande é a esperança demorrer sem deixar de existir.

Pequena é a esperança demorrer e tudo acabar.

Maior é a esperança de mor-rer e ter condições, no futuro, derecomeçar. Amar novamente aquem sempre amou. Perdoar eser perdoado por aqueles quemagoamos. A ter novas oportu-nidades de aprender e de sermelhor, cada vez melhor até oinfinito.

Grande é a esperança departir sem deixar de existir, massem contato ou informação.

Pequena é a esperança departir deixando de existir.

Maior é a esperança de par-tir podendo se reencontrar ou secomunicar, dando e recebendonotícias, não perdendo o conta-to com pessoas que se estimame amam.

A grandiosidade e a bonda-de de Deus não dependem dohomem, mas apenas a sua per-cepção. Grande é o homem queconsegue perceber Deus em al-guns lugares. Pequeno é ohomem que em nada vê Deus.Maior é aquele que percebe evive, estuda e trabalha por Deusem tudo.

A grandeesperança

“Grande é ohomem que

consegueperceber Deus

em algunslugares”

Confesso que não me espantou o desalento com que um eleitor,daqueles que pela história são de ser tomados como conscientes, re-velou, com não escondida amargura, que embora já em cima do diada votação, ainda não descobrira um só candidato que fosse, a qual-quer posto legislativo, a quem tivesse o conforto de conceder o seusufrágio.

E digo não me espantou, porque posso imaginar o quanto deses-perançado qualquer eleitor consciente, hoje, frente ao horizonte quese desenha para o futuro, ao diante das mesmas caras que já povoa-ram as cenas eleitorais e parlamentares de outros tempos, quandonão alguns neófitos, é certo, mas que ou nem demonstram ciênciado papel que ambicionam protagonizar, ou, pior ainda, apenas bus-cam o poder como se fosse um bem de família, com os mesmos tre-jeitos dos seus ancestrais, aqueles dos quais se julgam herdeiros polí-ticos ou sucessores nas artimanhas politiqueiras.

E ainda digo não me espantou, porque em se vendo os candida-tos de hoje, lá estão as mesmas manhas do passado, as mesmas pro-messas ocas, os mesmos armados relatórios de feitos dados por al-cançados, os mesmos oportunos protestos por renovação, os mes-mos melosos testemunhos de compromisso com a legalidade e como combate à corrupção, os mesmos cultos, no fechar das contas, àssuas próprias personalidades.

Mas também confesso que me espantou, isso sim, quando decla-rou, com a maior descerimônia, que terminaria mesmo era votandoem fulano, porque amigo de sei lá quem seja, em beltrano, eis quearranjara uma colocação para certo apadrinhado, em sicrano, final-mente, pois que embora se diga não ser flor que se cheire, além doque teria construído fortuna a se valer da fazenda pública como amade leite, pelo menos havia registro de que realizara alguma coisa, oque daria sentido ao velho e cínico dito que absolve os que roubammas fazem.

E ainda digo me espantou, porque sou dos que têm por certoque a noção de cidadania, isto é, de integração atuante e participati-va no universo humano politicamente organizado, pressupõe res-ponsabilidade solidária do eleitor, induvidosamente, em face dasações encenadas pelos representantes que escolher, dado que maisnão agem estes que em nome de toda a coletividade, malgrado ape-nas por uma ficção possam ser enxergados a exercer a representaçãode todos.

Daí, aliás, porque mais profundo o zelo que se há de ter na defi-nição individual das escolhas, haja vista que se é meu o candidatona hora em que deposito o meu voto, a minha opção, caso infeliz,não somente a mim infelicitará, mas a toda a coletividade e, maisdolorosamente ainda, a quantos desconfiaram dos seus aclamadospropósitos, ou mesmo tinham certeza do quanto enganosos, masque apesar de não havê-los escolhido, terão de suportar o infortúniode vê-los a atuar em seus nomes.

Cumpre, por conseguinte, não se descuidar de que cada um denós não mais é que um elo na cadeia social, pelo que, ao votar, nãoconcorre para a constituição de um representante cativo, mas sim demandatário a quem será confiada parcela do seu futuro, é verdade,mas também a quem será entregue o futuro dos que lhe são próxi-mos ou distantes, dos seus esposos ou esposas, dos seus filhos enetos, dos seus amigos e inimigos, dos seus conhecidos e desconhe-cidos, da inteira coletividade, enfim.

Carlos Méro

Membro da Academia Alagoana de Letras, do InstitutoHistórico e Geográfico de Alagoas e da União Brasileirade Escritores - www.twitter.com/carlosmero

“Posso imaginar o quanto desesperança-do qualquer eleitor consciente, hoje,frente ao horizonte que se desenha parao futuro, ao diante das mesmas carasque já povoaram os cenários eleitorais eparlamentares de outros tempos”

Eleitor consciente eresponsabilidade solidária

“Democracia é assim mesmo, dá trabalho”

João Baptista HerkenhoffLivre-Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, professor da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha e escritor

Ficha suja por engano

Uma parcela expressiva do eleitorado decidiunão votar em ficha suja. Houve um trabalho de con-scientização muito bem feito pelas igrejas, pelasorganizações populares e por outras instâncias dasociedade civil para que o povo recuse mandato aosfichas sujas. Há um profundo sentimento de civis-mo na alma do povo brasileiro. Engana-se quempensa que o povo não tem Civismo e Ética. O povotem muita Ética, o povo tem abundante Civismo. Oque falta ao povo é informação.

Alguns fichas sujas tiveram a candidatura veta-da pela Justiça Eleitoral. Estão fora do páreo. Bompara o Brasil.

Outros fichas sujas conseguiram driblar o cercoe estão por aí, candidatíssimos, pleiteando o votopopular.

Agora cabe ao eleitorado fazer a peneira.A consciência do eleitor é que vai definir o que é

um ficha-suja. Ficha-suja é apenas aquele pre-tendente a mandato que foi barrado pela JustiçaEleitoral? Sabemos que o veto judicial só se efetivadepois de um longo caminho.

O pai de família daria procuração a um ficha-suja para cuidar dos bens que com muito esforçoconseguiu amealhar para segurança da esposa e dosfilhos?

Para decidir sobre dar ou não dar procuração,nesta hipótese de zelo pelo patrimônio particular, ocidadão exige que o ficha-suja tenha sido condena-do por um tribunal, depois de vários recursos? Oucondenado apenas pelo juiz de Direito da comarca,como corrupto, já é ficha-suja e não merece procu-ração alguma?

É correto que o cidadão negue procuração a umficha-suja, quando se trata de zelo pelo patrimônioprivado, e dê procuração ao ficha-suja para cuidardos negócios do Estado e do país?

Votar é dar procuração. Ao votar o cidadãotransfere a outrem o poder de decidir em seu nome.

Neste 3 de outubro, o povo votará em presi-dente e vice-presidente, governador e vice-gover-nador, senador. Para esses cargos o sistema émajoritário. No mesmo dia o povo votará tambémpara deputado estadual e deputado federal, masneste caso pelo sistema proporcional. Já men-cionamos como isto funciona no nosso último arti-go, mas convém explicar melhor porque isto é rele-vante demais.

Vamos contar uma história para simplificar.O nome do candidato e o nome do partido,

nessa história, são fictícios.Conheço desde criança o cidadão Antônio

Feliciano Caçador. É um homem muito digno, hon-esto. Merece meu voto para deputado estadual.

Antônio Feliciano Caçador é candidato peloPartido Mundial da Paz. Ao votar no nobilíssimoAntônio Caçador estarei automaticamente dandolegenda ao Partido Mundial da Paz. Então tenho dever quais são os candidatos que acompanham onosso Caçador. Se estiver mal acompanhado, se oPartido Mundial da Paz tiver acolhido ficha-suja,não poderei escolher Antônio Feliciano. Terei deencontrar um bom candidato de outro partido, umpartido que não tenha dado guarida a ficha-suja dequalquer espécie.

Com relação a partidos, não basta considerar a

existência ou inexistência de fichas-sujas na lista decandidatos. Há um outro ângulo importante. É pre-ciso que o eleitor verifique a linha ideológica que opartido segue. É um partido conservador ou umpartido progressista? Se sou conservador, devovotar em partido conservador. Se sou progressista,devo votar em partido progressista.

Mas o que é um partido conservador ou umpartido progressista? O nome do partido identificasua linha ideológica? No exemplo fictício que apre-sentamos, o Partido Mundial da Paz é, necessaria-mente, um partido pacifista? De modo algum. Umpartido pode ter esse nome apenas de fachada.

O programa adotado oficialmente pelo partidoresolve minha dúvida? O programa diz que o par-tido é a favor de uma melhor distribuição de renda,a favor da reforma agrária, a favor de uma reduçãodos juros e a favor do controle da atividade bancária.Posso confiar que este é um partido progressista?Ainda não. O partido pode ser infiel a seu programa,também o programa pode ser apenas de fachada.

Então estou num mato sem cachorro? Não, nãoestou.

É possível verificar: qual tem sido a linha deação dos principais líderes de um partido; como temsido o comportamento das respectivas bancadas àface dos temas mais importantes da agenda política.Esses dados reais, e não de fachada, é que traçam overdadeiro perfil de um partido.

É trabalhoso verificar tudo isso? Trabalhoso é,mas Democracia é assim mesmo, dá trabalho.Temos de construir a Democracia num esforço diu-turno, seguros de que o esforço vale a pena.

AA77

CMYK

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia

Novas cédulas já estão sendoimpressas na Casa da MoedaValdete CalheirosRepórter, com agência

As novas cédulas do real jácomeçaram a ser rodadas na Casada Moeda, no Rio de Janeiro. Asnotas de R$ 50 e R$ 100 começa-rão a circular em novembro. Asdemais, a partir de 2012.

Segundo o diretor adminis-trativo do Banco Central, AntheroMeirelles, as cédulas deixarão decircular dentro de dois a três anos.“O Banco Central vai começar areceber essas novas cédulas e te-remos que montar um estoquepara fazer a distribuição em todoo país”, disse.

Além desse prazo para for-mar estoques, completou Meirel-les, o intervalo até novembro ser-

virá para os bancos adaptaremas máquinas às novas cédulas. Odiretor do Banco Central disseainda que a autoridade monetá-ria fará uma campanha educati-va para mostrar à população ascaracterísticas da nova cédula.

As novas notas têm impres-são superior e elementos de se-gurança – como a marca d’água– foram redesenhados de formaa facilitar a identificação pela po-pulação e dificultar a falsificação.

Nas notas de R$ 50 e R$ 100foi incluída uma faixa holográ-fica com desenhos personaliza-dos por valor, o que, de acordocom o Banco Central, é um dosmais sofisticados elementos anti-falsificação existentes.

O projeto das novas cédu-

las vem sendo desenvolvidodesde 2003 pelo Banco Centrale pela Casa da Moeda do Brasil.As notas atenderão ainda a umademanda dos deficientes vi-suais, já que poderão ser iden-tificadas por seus tamanhos di-ferentes e terão marcas táteis emrelevo aprimoradas em relaçãoàs já existentes.

ACasa da Moeda moderni-zou seu parque fabril parapoder produzir as novas moe-das. Com isso, de acordo com oBanco Central, o órgão tem tec-nologia para imprimir qualquermoeda existente no mundo, in-cluindo o dólar e o euro.

As novas notas mantiveramas mesmas cores das antigas eos mesmos animais. Os tama-

nhos serão diferentes, a de R$ 2é a menor, a de R$ 5 um poucomaior, e assim sucessivamente,a exemplo do euro.

A frente da cédula está vi-sualmente mais limpa, mantidaa efígie da República. A cédulaganhou, do lado direito, umafaixa com o valor da nota escri-to e, do lado esquerdo, um gra-fismo com figuras do habitat decada animal – a nota de R$ 100,por exemplo, que tem uma ga-roupa no verso, ganhou na fren-te figuras que remetem ao mar.

No verso, as figuras de ani-mais foram modificadas e estãoagora na horizontal. A nota deR$ 50, por exemplo, traz amesma figura da onça pintada,agora deitada sobre uma pedra.

Brasil vira o 4º maior mercadode automóveis do mundo

As vendas de carros noBrasil passaram de 2,077 mi-lhões de unidades entre janeiroe agosto deste ano. O número ésuficiente para colocar o País nolugar da Alemanha como oquarto maior mercado de veícu-los do mundo, segundo levan-tamento divulgado ontem pelaJato Dynamics do Brasil.

O País viu as vendas de au-tomóveis e comerciais leves cres-cer 8,4% nos primeiros oitomeses deste ano em relação aigual período de 2009.

AAlemanha teve uma dimi-nuição de 27,3% nos licenciamen-tos na mesma comparação. Opaís europeu encerrou o períodocom 2,027 milhões de unidades.

AChina continua na primei-ra posição do mercado mun-dial, com vendas de 8,4 milhõesde unidades e crescimento de42,1% de janeiro a agosto sobreo mesmo período do ano pas-sado. Vale citar que este núme-ro leva em conta somente carrosde passeio.

Os EUA tiveram aumento8,5%, para 7,662 milhões de co-merciais leves e automóveis, eocuparam o segundo lugar dalista de vendas globais. O Japão

surge logo à frente do Brasil, com3,543 milhões de veículos e cres-cimento de 7,4% nos negócios.

Segundo análise da agênciade notícias AutoInforme, issofoi possível por causa da com-binação do crescimento brasi-leiro com uma queda expressi-va do mercado alemão.

No ranking da Jato Dyna-mics do Brasil, aparece logo apósda Alemanha o mercado daFrança, com mais de 1,6 milhãode unidades vendidas e cresci-mento de 5% no mercado. AÍndia, que teve o segundo maioraumento nos licenciamentos noperíodo analisado (37,5%), fe-

chou os oito primeiros meses de2010 com algo perto de 1,6 mi-lhões de unidades.

Em seguida vêm Itália, ReinoUnido e Rússia. Na casa da Fer-rari, as vendas de veículos e co-merciais leves recuaram 1,9%, en-quanto nos outros dois mercados,os avanços ficaram perto de 13%.

EMPRESAS

Inadimplência: maiorqueda desde 2009

A inadimplência das em-presas diminuiu 4,2% em agos-to, na comparação com julho,segundo levantamento da em-presa de consultoria SerasaExperian. Apesar de um au-mento de 3,8% em relação aagosto de 2009, no acumula-do do ano, a inadimplência dosetor é a menor dos últimosseis anos, com queda de 7,2%.De acordo com série históricada Serasa, desde 2004 não eraregistrado um índice tão baixode empresas inadimplentes.

De acordo com a nota téc-nica da Serasa, com “o fim dociclo de elevação da taxa bási-ca de juros, a Selic, com jurosmais estáveis, as empresas pas-saram a contar com maior pre-

visibilidade em relação aosseus custos de capital”.

Na variação mensal, asgrandes empresas apresenta-ram uma situação de solvênciamelhor, com queda de 11,7%da inadimplência. Entre as em-presas de médio porte houveredução de 6,1% e nas microse pequenas, de 3,9%.

O número de títulos pro-testados caiu 8,1% e o de che-ques devolvidos por falta defundos, 4,4%. A única eleva-ção foi no caso de dívidas comos bancos (2,8%), que apresen-tou valor médio de R$ 4.733,64no acumulado de janeiro aagosto, o que representa altade 3,6% sobre igual períodode 2009.

PROJETO SÃO FRANCISCO

Governo lança últimoseditais da transposição

O governo federal publicou –faltando dois meses para encer-rar o mandato do presidente Lula– os editais para contratar os úl-timos trechos das obras da trans-posição das águas do Rio SãoFrancisco. O projeto consiste naconstrução de dois grandes ca-nais (o Eixo Norte e o Eixo Leste)que vão levar a água do VelhoChico a vários municípios dePernambuco, Paraíba, Rio Gran-de do Norte e Ceará. Os editaisincluem a contratação de umaempresa para instalar os equipa-mentos dos canais, uma das úl-timas fases da obra. Os dois ca-nais têm índices de execução deobras distintos: o Leste está comíndice de 61% (e todas as obrascivis contratadas), enquanto oNorte tem 42%. É a maior obrahídrica realizada nos oito anosda administração petista.

O primeiro governante queplanejou trazer a água do SãoFrancisco para uma parte doSemi-Árido do Nordeste foiDom Pedro II, que contratou naépoca um engenheiro para fazero projeto, que ficou engavetado.Os serviços que serão contrata-dos têm um custo estimado emR$ 1,7 bilhão. Até agora, a União

gastou R$ 1,9 bilhão nas obras datransposição, que terão um custototal de R$ 4,5 bilhões. O proje-to todo custará quase R$ 6 bi-lhões porque incluem ações derevitalização do rio e compen-sações ambientais.

Aassessoria de imprensa doMinistério da Integração Nacio-nal informou que a previsão éque a abertura das propostas dalicitação ocorra em 45 dias. Issosignifica que o atual governo vaicontratar o serviço que será rea-lizado na próxima administra-ção. Além dos equipamentos aserem instalados nos canais, oseditais incluem a contratação dedois trechos do Eixo Norte, o que8 fica em Pernambuco e o 5, lo-calizado no Ceará. Os demaistrechos do Eixo Norte já tinhamsido contratados.

Em agosto, a previsão era queo Eixo Leste fosse concluído atédezembro e a sua operação co-mercial fosse iniciada em junhode 2011. Mas, o Ministério daIntegração informou que o EixoLeste será inaugurado em junhode 2011. Antes disso, tinham cir-culado informações de que aobra seria a última a ser inaugu-rada por Lula.

Bovespa tem segundo melhor ganho de 2010A Bolsa de Valores de São

Paulo (Bovespa) teve um pre-gão arrastado no último dia desetembro e também encerra-mento de trimestre, depois dorali financeiro da véspera. Masisso não tirou o brilho deste mêsde setembro - o segundo me-lhor do ano em termos de valo-rização: 6,58%.

Mesmo tendo oscilado du-rante o dia, entre uma alta má-

xima de 0,73% e queda de0,44%, a bolsa conseguiu defen-der com bravura os 69 mil pon-tos, ao encerrar com ligeira va-lorização de 0,29% (69.429,78),levemente descolada do exte-rior.

O giro negociado somou R$7,790 bilhões no dia. No ano, oIbovespa acumula ganho de1,23% e no terceiro trimestre, de13,93%.

Os investidores na Bovespatiraram o dia para embolsar lu-cros - vender ações que acumu-lam valorizações -, aproveitan-do que o pano de fundo no ex-terior não é dos mais favoráveis.

As incertezas sobre a saúdede algumas economias euro-peias e os sinais divergentes noque diz respeito ao ritmo de re-cuperação da atividade norte-americana estimulam uma cor-

reção técnica na virada do mês,dizem os especialistas.

Petrobras, cujas ações avan-çaram 3% na quarta, ontem de-volveu uma parte dos ganhosda véspera. A ação ordinária(ON, que dá direito a voto emassembleia da companhia) caiu1,78% e a preferencial (PN, pre-ferência no pagamento de divi-dendos) registrou baixa de0,76%.

DÓLAR

País continua atraindo investimentos e grande volume da moeda americana faz cotação desabar para R$1,692O dólar comercial fechou

abaixo de R$ 1,70 ontem, namenor cotação desde setem-bro de 2008. A moeda norte-americana terminou o dia ven-dida a R$ 1,692, segundo da-dos do Banco Central, em que-da de 0,76%.

Na véspera, a divisa che-gou a ser negociada abaixo deR$ 1,70, mas recuperou o pa-tamar antes do fechamento.No mês, o dólar acumula baixade 3,70%. No ano, a queda é de2,93%.

O diretor de Política Eco-nômica do Banco Central, Car-los Hamilton Araújo, disse

nesta quinta-feira que, aparen-temente, o Brasil continua sen-do um destino “bastante atra-tivo” para aplicações de es-trangeiros, apesar do aumen-to do Imposto Sobre Opera-ções Financeiras (IOF) para2%, anunciada em 2009 pelogoverno federal, para aplica-ções financeiras de investido-res em bolsas de valores e ren-da fixa no País. “Aparentemen-te, [o IOF] não inibiu [o ingres-so de recursos]. No curto pra-zo, pode ter tido um impac-to”, disse ele.

Nesta terça-feira, o minis-tro da Fazenda, Guido Man-

tega, negou que o governo váelevar novamente o IOF paraaplicações de estran-geiros no Brasil “nes-te momento”. Mastambém não descar-tou a possibilidadede implementar amedida nos próximosmeses. “Depois daseleições, não sei (...)Não descarto ne-nhum mecanismo,mas não há a iminên-cia da utilização denenhum neste mo-mento”, disse ele naocasião.

Segundo analis-tas, a possibilidadede elevação do IOFno futuro pode estarpressionando o dólarpara baixo neste mo-mento. “Sabidamen-te quando o governoinsinua o estabeleci-mento de tributo so-bre ingressos e não otorna efetivo de ime-diato, o volume deingressos direciona-dos à renda fixa,principalmente, e

também variável quando háatrativo, se acentua e isto tende

a estar ocorrendo neste mo-mento”, avaliou Sidnei MouraNehme, diretor executivo daNGO Corretora.

Além disso, a alta do realacompanha o movimento re-cente de outras moedas no ex-terior, diante da expectativade que o Federal Reserve (Fed,o banco central americano)anuncie novas medidas de es-tímulo à economia dos EstadosUnidos.

Ontem, o mercado foi in-fluenciado também pela defi-nição da última Ptax (taxa mé-dia de câmbio) do mês, usadacomo referência para a liquida-

ção de futuros e derivativos.Na BM&FBovespa, os in-

vestidores estrangeiros exi-biam quase US$ 16 bilhões emposições vendidas em dólarfuturo e cupom cambial (DDI),ou cerca de 320 mil contratos.Essas posições se favorecemcom a queda do dólar.

A política de intervençãodo governo permaneceu inal-terada, com dois leilões decompra de dólares por partedo Banco Central durante osnegócios, apesar da expectati-va por medidas adicionais casoa moeda norte-americana caís-se abaixo de R$ 1,70.

Ontem, a menor cotação em dois anos

Nem mesmoa adoção doIOF de 2%

foi capaz defrear o fluxo

de dólar

Com produção e vendas batendo recordes, o Brasil ampliou sua participação no mercado mundial

CMYK

CMN

Abertura de linha de financiamento foi aprovada pelo CMN ontemO Conselho Monetário Na-

cional (CMN) definiu comoserão distribuídos os R$ 10 bi-lhões que reforçaram as linhasde crédito do Programa de Sus-tentação do Investimento (PSI).Parte dos recursos adicionaisserá empregada em uma novalinha de financiamento do pro-grama, que destinará R$ 500milhões para empresas de pe-queno e médio porte exporta-doras de bens de capital e bensde consumo.

A nova linha só beneficiaráas empresas com renda anualbruta de até R$ 90 milhões.Segundo o CMN, as taxas dejuros serão de 5,5% ao ano parabens de capital e de 8% ao anopara bens de consumo.

O conselho ampliou aindaos limites de recursos para asdiversas categorias de financia-mentos do PSI. A linha paraprodução de bens de capital(máquinas e equipamentos usa-dos na produção), que respon-de pela maior parte do PSI, teveo orçamento reajustado para

R$ 67 bilhões, com juros anu-ais de 5,5%. Os financiamentospré-embarque de bens de ca-pital contarão com R$ 15,9 bi-lhões, com a mesma taxa.

A linha de pré-em-barque de bens deconsumo teve os re-cursos reajustadospara R$ 7 bilhões,com juros de 8% aoano. Os financia-mentos para fabrica-ção de ônibus e ca-minhões passaramde R$ 28 bilhões paraR$ 31,5 bilhões, comjuros de 8% ao ano.O orçamento da li-nha Pró-Caminho-neiro, que financia aaquisição desses veí-culos, subiu de R$8,6 bilhões para R$ 10,1 bilhões,com taxa de 4,5% ao ano.

O CMN destinou ainda R$1 bilhão para inovação tecnoló-gica (com juros de 3,5% ao ano)e R$ 1 bilhão para capital ino-vador (juros de 4,5% ao ano).

O crédito restante fica re-partido com R$ 1 bilhão parainovação tecnológica (com taxa

de 3,5% a.a.), R$ 1 bi-lhão para capitalinovador (taxa de4,5% a.a.) e R$ 500milhões para a linhacriada hoje para asempresas de menorporte.

Há cerca de 20dias, medida provi-sória ampliou de R$124 bilhões para R$134 bilhões o orça-mento do PSI, queoferece crédito parainvestimentos do se-tor produtivo com

juros subsidiados.O CMN também aprovou

a prorrogação da contrataçãodos financiamentos. O prazoacabaria em 31 de dezembroe havia sido estendido pelamedida provisória até 31 demarço de 2011, mas o conse-lho precisava referendar a de-cisão.

Ao todo, o PSI terá R$ 10 bi

em reforçode caixa

PETROBRAS

Estrangeirofica com 11,7%das ações ON

A alocação final da ofertapública de novas ações daPetrobras, sem considerar olote suplementar, mostra queos estrangeiros ficaram com11,74% das ações ordinárias(ON, com direito a voto) e11,23% das preferenciais (PN).A quantidade de papéis daalocação consta de comunica-do enviado à Comissão deValores Mobiliários (CVM)nesta madrugada, após a li-quidação da oferta.

Os dados não incluem olote suplementar, de até 5%das ações originalmente colo-cadas na oferta, ou seja,187.997.094 ON e/ou PN, queos coordenadores podem exer-cer ou não num prazo de 30dias, via Morgan Stanley, ban-co que foi contratado comoagente estabilizador na oferta.Com o lote suplementar a ofer-ta seria acrescida de R$ 5,308bilhões, totalizando R$ 120,360bilhões, conforme registradona CVM no último dia 23.

Aoferta até o momento re-sultou em R$ 115,052 bilhões.Na oferta internacional (semlote suplementar) foram colo-cadas 269.296.750 ações ONde um total de 2.293.907.960,ao passo que a alocação nasPN foi de 200.833.954 papéisde um total de 1.788.515.136 daoferta sem o lote suplemen-tar. Isso resulta na participaçãode estrangeiros com R$ 7,984bilhões nas ON e R$ 5,281 bi-lhões nas PN.

O total alocado na ofertabrasileira (novamente, lem-brando que é sem lote suple-mentar) foi de cerca de R$ 60bilhões em ON (2.024.611.210ações) e R$ 41,75 bilhões emPN (ou 1.587.681.182 papéis).Da parte dirigida ao merca-do, a oferta de varejo teve par-ticipação de 0,55% das ON(12.582.560), somando R$373,072 milhões, enquanto afatia do varejo nas PN foi de2,83% (com 50.546.369 ações),ou seja R$ 1,329 bilhão.

O preço na megaoferta deações da Petrobras, a maioroperação do tipo já realizadano mundo, foi definido emR$ 26,30 por PN e R$ 29,65por ON. Ontem, a estatal fe-chou o pregão com forte alta,tendo a preferencial ganho de3% e a ordinária de 2,89%,movimentando juntas R$3,287 bilhões, ou 35% do girototal verificado na Bolsa.

Também após a liquida-ção da oferta, a Petrobras di-vulgou o pagamento de R$67,815 bilhões em títulos pú-blicos no âmbito da oferta.Isso mais R$ 6,991 bilhõestransferidos ontem para o go-verno fecha a conta da cessãoonerosa de 5 bilhões de bar-ris de petróleo do pré-sal, novalor de R$ 74,8 bilhões.

Energia terá linha especial para CopaO Conselho Monetário Na-

cional (CMN) aprovou ainda aabertura de linha de créditopara empresas que atuam nosetor de energia das 12 cida-des-sede da Copa do Mundode 2014.

Foi definido o valor de R$350 milhões a ser disponibili-zado pelo Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico eSocial (BNDES) para possibi-

litar o aumento de segurançano fornecimento de energia.

De acordo com o assessoreconômico do Tesouro Nacio-nal, Mário Gouvea, a nova li-nha de crédito atenderá à de-manda dos segmentos de ge-ração, transmissão e distribui-ção de energia.

Segundo ele, as linhas de cré-dito que existem atualmente sãovoltadas para a instalação de

novos empreendimentos previs-tos no Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC).

“A vantagem desse incenti-vo está no aumento da segu-rança e da confiabilidade noabastecimento de energia nosestados da Copa”, afirmouGouvea, que ainda destacou obaixo impacto ambiental pelofato de se tratar de empreen-dimentos já em construção.

AA88 Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia JORNALO JORNALO

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - [email protected]

MACEIÓ E ARACAJUA partir de hoje, Aracaju, a capital de Sergipe, passará a

ser servida diariamente pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras.Serão duas opções de voo todos os dias entre Campinas eAracaju, um voo sem escalas e outro com escala em Maceió,o que garantirá a ligação entre as duas capitais nordestinas.Maceió já está conectada pela Azul com voos sem escalas paraCampinas todos os dias.

Nestas semanas de lançamento, as passagens aéreas estãocom preços promocionais. Para a rota Campinas-Aracaju, ospreços variam a partir de R$ 169 por trecho. De Aracaju paraMaceió, a passagem aérea varia a partir de R$ 39 por trecho.Os valores são válidos por trecho para compra com antece-dência mínima de 21 dias e sujeitos à disponibilidade.

O voo sem escalas parte todos os dias de Campinas às9h42 com chegada a Aracaju às 12h20. De Aracaju paraCampinas, o voo sem escalas parte às 3h40 e chega a Viracoposàs 6h08. Já o voo com escala em Maceió sai de Campinas às23h12 e chega a Aracaju às 3h15. No sentido contrário, de-cola às 12h45 e chega a Viracopos às 16h58.

Quem quiser voar entre Aracaju e Maceió pode partir dacapital do Sergipe todos os dias às 12h45 e chegar a Maceióàs 13h25. Ou decolar da capital alagoana às 2h35 e chegar aAracaju às 3h15.

BANCO DO BRASIL

O banco chileno CorpBanca, quinta instituição da-quele país, confirmou negociações para venda departe da companhia para o Banco do Brasil. Em co-municado enviado ao mercado e investidores, a insti-tuição informa que mantém “conversas informais epreliminares” com o banco brasileiro. O comunicadodiz que as conversas com o BB envolvem fatia de“não mais de 10%” do capital da instituição. O planoinicial prevê que a entrada dos brasileiros noCorpBanca deverá ser por aumento de capital – com olançamento de novas ações – e não com a venda depapéis já existentes.

CRISE AÉREA 1

A crise no setor aéreo, cujos episódios de atrasos ecancelamentos têm sido mais freqüentes nos últimosmeses, tem uma relação muito estreita com a questãoda mão de obra. O problema, entretanto, nada tem aver com a escassez de profissionais, na visão da dire-tora do Sindicato Nacional dos Aeronautas GraziellaBaggio. Para ela, as dificuldades são causadas pela es-tratégia agressiva de redução de custos das compa-nhias, que operam com a estrutura muito enxuta.

CRISE AÉREA 2

“Enquanto o setor cresceu, em média, 12% ao ano,nos últimos oito anos, as contratações avançaram ataxas anuais de 2%. Isso mostra que os recursos hu-manos não acompanham o crescimento da área”, afir-ma.

DIREITO TRIBUTÁRIO 1

Logo após as eleições do próximo domingo, execu-tivos, empresários e profissionais ligados à legislaçãotributária se encontrarão, no Recife, com advogados eprofessores da área tributária e autoridades jurídicasdo País no X Congresso Internacional de DireitoTributário de Pernambuco, que acontecerá de 6 a 8.

DIREITO TRIBUTÁRIO 2

O momento é relevante para a discussão de estu-dos como o realizado pelo Sindifisco Nacional, o sin-dicato que reúne os auditores fiscais da FazendaNacional, sobre o sistema tributário brasileiro. No es-tudo, entregue aos presidenciáveis durante a campa-nha eleitoral, é proposta a revisão de renúncias fis-cais, a revogação da descriminalização da sonegação,além de mudanças no imposto que incide sobre oconsumo. Este é apenas um dos temas abordados du-rante o evento.

EXPORTAÇÃO 1

Exportar produtos e serviços deixou de ser umtabu para as micro, pequenas e médias empresas ala-goanas beneficiadas pelo Projeto Extensão IndustrialExportadora (Peiex). Em Alagoas, a iniciativa doMinistério do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior (MDIC) é coordenada pelo Instituto EuvaldoLodi (IEL/AL), por meio do Centro Internacional deNegócios (CIN/AL).

EXPORTAÇÃO 2

O Peiex desenvolve nas unidades empresariaisuma estratégia de atuação em diferentes áreas, visan-do a promover melhorias nos produtos, no processode gestão e a elevar o nível de competitividade. Nesteprimeiro ano de atividades, o programa deu consulto-ria e apoio a 140 empresas locais.

ÚLTIMAA Algás, distribuidora alagoana de gás natural,

foi vencedora em duas categorias do II Prêmio TopGás Petrobras, realizado no dia 27 de setembro, noRio de Janeiro.

A distribuidora alagoana venceu nas categoriasRelacionamento com Clientes e Responsabilidade Social.

Pequenas e médias exportadorasterão R$ 500 milhões em crédito

MINHA CASA 2

Apresidente da Caixa Econômica

Federal, Maria Fernanda Ramos

Coelho, disse ontem que o gover-

no deve lançar, ainda neste ano, o

programa de habitação Minha

Casa, Minha Vida 2, para a cons-

trução de 2 milhões de moradias.

A ideia é que o plano seja execu-

tado entre 2011 e 2014, no próxi-

mo governo. O orçamento, afir-

mou ela, ainda está sendo discu-

tido, mas provavelmente terá o

dobro dos R$ 64 bilhões da pri-

meira fase do projeto, que contem-

pla a construção de 1 milhão de

moradias. Segundo Maria Fernan-

da, a Caixa já atingiu este ano R$

53 bilhões em operações contrata-

das para a área imobiliária.

CMYK

Lourdinha Lyra e o governador em exercício não pouparam elogios ao presidente nacional do Iphan

Igreja promove campanhacontra extermínio de jovensCarolina Sanches

Editora-adjunta de Cidades

Para mudar o quadro de vio-lência contra os jovens no país,a Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB), atravésdas Pastorais da Juventudelança a Campanha “Contra oextermínio da Juventude”, ba-seada no lema: “Juventude emMarcha contra a violência”.

Em Alagoas, o lançamentoda campanha aconteceu ontem,às 18h, durante a Missa da Paz,presidida pelo arcebispo deMaceió, Dom Antônio Muniz,na Catedral Metropolitana deMaceió.

De acordo com Dom Antô-

nio Muniz, objetivo da campa-nha é sensibilizar e envolver asociedade nas questões referen-tes à violência contra a juventu-de e construir alternativas parao tema, reconhecendo o acúmu-lo das experiências. Ele expli-cou que a programação perma-nece até o dia 30 com uma sériede atividades promovidas pelaPastoral da Juventude. “EmAlagoas, estamos vendo mui-tos casos de violência contra jo-vens, inclusive extermínios eprecisamos mudar essa realida-de”, completou o arcebispo.

A CAMPANHA - Acampa-nha “Contra o extermínio daJuventude” foi pensada entre

os dias 29 e 31 de maio desteano, quando cerca de 50 jovensde organizações da sociedadecivil brasileira estiveram reuni-dos na Escola Nacional Flores-tan Fernandes, no interior deSão Paulo, para a realização doSeminário Nacional dasPastorais da Juventude do Brasil(PJBs).

Lideranças das cinco regiõesdo país, com o apoio do FundoNacional de Solidariedade, de-bateram a conjuntura, falaramsobre os problemas prioritáriosda juventude e aprovaram umplano de ação estratégico comfoco no combate à violência con-tra jovens, negros, pobres, mu-lheres e homossexuais.

INAUGURAÇÃO

Iphan tem sede aberta emnoite de festa em Maceió

Foi muito prestigiada an-teontem a inauguração da sededo Instituto do PatrimônioHistórico e Artístico Nacional(Iphan), no Jaraguá. Tambémforam entregues à populaçãoum galpão devidamente restau-rado, que vai receber o acervo doarquivo público do Estado, e aCasa do Patrimônio de Maceió,que já abriu suas portas acolhen-do duas grandes exposições.

O governador em exercício,José Wanderley Neto, e a vice-prefeita de Maceió, LourdinhaLyra, não pouparam elogios,tampouco agradecimento, aopresidente nacional do Iphan,Luiz Fernando Almeida, por tercontemplado a capital e maisalguns municípios alagoanoscom o programa de desenvol-vimento do Iphan. Além dosimóveis restaurados e inaugu-rados ontem no Jaraguá, as ci-dades de Penedo, Piranhas eMarechal Deodoro também ti-veram obras inauguradas estasemana. Ao todo, entre capitale interior, foram investidos R$3 milhões com a recuperaçãode seis edificações históricas,como disse ontem o arquitetoMário Aloísio, que há quatroanos assumiu a superintendên-

cia do Iphan em Alagoas.Ele lembrou que o Instituto

foi incorporado à Secretaria doGabinete Civil. A sede fica nopátio ferroviário do Jaraguá,juntamente com a Casa doPatrimônio de Maceió, e no gal-pão anexo funcionará o ArquivoPúblico do Estado. Quem par-ticipou da solenidade de inau-guração pode verificar a prima-zia das instalações. “O gover-no federal, sem dúvida, inseriuAlagoas na trilha do desenvol-vimento do patrimônio histó-rico e cultural ao trazer a sededo Iphan ao nosso território. Foiuma iniciativa acima de qual-quer questão partidária, deforma que nos sentimos lison-jeados e dispostos a dar a con-trapartida necessária para via-bilizar o projeto. Trata-se deuma obra de grande alcance ede infinitas possibilidades, daío nosso apoio”, resumiu o go-vernador em exercício.

A vice-prefeita de Maceió,por sua vez, destacou a impor-tância da preservação do patri-mônio histórico e cultural paraa humanidade, lembrou do seuengajamento nessa luta, a exem-plo da casa rosa, juntamentecom os artistas, colegas da ar-

quitetura e historiadores, entreoutros, enfatizando que Maceiódeu um salto de qualidade comos investimentos do Iphan.“Conhecendo a capacidade téc-nica do superintendente MárioAloísio e sua sensibilidade nocampo das artes, cultura e dopatrimônio histórico, vislum-bro a perspectiva de que vamosavançar – e muito – nessa área”,ressaltou, num discurso emo-cionado.

Na ocasião, foi assinado umtermo de compromisso para apreservação do patrimônio deMaceió e do Estado. Encerradaa programação oficial, os convi-dados puderam prestigiar asduas exposições que marcam aabertura da Casa do Patrimôniode Maceió: a mostra itineranteExponumenta, com fotografiasdos dez anos de trabalho de re-cuperação do patrimônio cul-tural em 26 cidades históricasbrasileiras (inclusive de Pira-nhas, Marechal Deodoro e Pe-nedo) e a Invenção da Terra,com cerca de 800 peças da co-lecionadora Tânia Pedrosa. Sãoobras de diferentes artistas po-pulares do Nordeste, muitosdeles de Alagoas e que estavampresentes no evento.

Mônica Lima

Repórter

No segundo dia de greve nãoteve tumulto nas agências ban-cárias de Maceió, inclusive nasda Caixa Econômica Federal(CEF), onde estava sendo efetua-do o pagamento dos salários dosservidores públicos estaduaisque recebem na primeira faixa.A diretoria do Sindicato dosBancários informou que a ade-são é de 100% nos bancos públi-cos de Alagoas (CEF e Banco doBrasil. Nos bancos privados, a

adesão aumentou ontem com ofechamento de algumas agên-cias, como a do Bradesco deJaraguá.

Adireção da Federação Bra-sileira de Bancos (Febraban), aténão convocou o comando nacio-nal de greve, para dar início ásrodadas de negociações. Desdeque a categoria deflagrou o mo-vimento grevista, não há umcontato com os patrões, confor-me afirmou o presidente doSindicato dos Bancos de Alagoas,Edmundo Saldanha. “Não te-mos previsão de negociação, pois

até agora o comandonacional não foi con-vocado para um en-contro com a federa-ção”, disse.

Durante todo o diade ontem, os bancáriosse concentraram nasportas das agências,observando o movi-mento de clientes e gre-vistas. Todos os bancosda região central deMaceió estão com asportas fechadas. Osbancos que ainda estão

funcionando são darede privada, a exem-plo de algumas agên-cias do Bradesco, doItaú e do Santander,nos bairros do Farol eda Ponta Verde.

No interior, todasas agências da CEF edo Banco do Brasilestão sem funcionar,com exceção dos cai-xas de autoatendimen-to. No município de

Arapiraca, até as agências darede privada resolveram suspen-

der as atividades. A greve por tempo indeter-

minado dos bancários foi defla-grada na noite da última terça-feira. Os trabalhadores alegamum comportamento intransigen-te da direção dos bancos queapresentou uma proposta sala-rial inferior à solicitada pelosbancários: apenas 4,29%, refe-rente às perdas salariais com a in-flação, quando o pleiteado pelosbancários foi de 11%.

Foram 40 dias de negociação,mas sem nenhum denominadorcomum. Até mesmo as demais

reivindicações foram negadas,como a participação nos lucrosde três salários mínimos, um pisosalarial , o plano de cargos e sa-lários, entre outros.

De acordo com o presidentedo Sindicato dos Bancários,Edmundo Saldanha, amanhã acategoria volta a se reunir, parafazer uma avaliação do movi-mento grevista e, se o comandonão for convocado para nego-ciar, a paralisação continuará portem indeterminado. Agreve atin-ge os 26 estados e do DistritoFederal.

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

CidadesAA99

“Não temosprevisão denegociação;o comando

nacional não foi

convocado”

Apesar de alguns funcionários terem aderido à paralisação, até ontem algumas agências continuavam operando

Bancos privados ainda resistem à greve

Marco Antônio

PF VOLTA A EMITIR PASSAPORTES

Quem tem viagem marcada para fora do país e preci-sa do serviço de emissão de passaportes já pode ficarmais tranquilo. É que o sistema, que estava suspensodesde o último final de semana, começou a ser resta-belecido ontem. Por enquanto, apenas quem estavacom a visita agendada pode procurar a sede da PolíciaFederal (PF) de Alagoas para fazer a solicitação. O problema no sistema foi nacional e aconteceu depoisque a Polícia Federal trocou de equipamentos. A pre-visão era de que o serviço fosse normalizado na últi-ma terça-feira, o que só aconteceu ontem. Nos dias emque o sistema ficou paralisado, os funcionários da PFestavam coletando os dados manualmente. Só esta-vam sendo emitidos passaportes em caráter emergen-

cial e para pessoas que estavam com viagem marca-da.De acordo com a PF em Alagoas, mesmo após o res-tabelecimento do sistema, estão sendo atendidas ape-nas as pessoas que já estavam agendadas. O motivo éporque o site que faz o agendamento permanecia forado ar para manutenção e também pela demanda queacumulou nos dias que não foram emitidos passapor-tes. Ainda segundo a PF, em breve, o atendimento seránormalizado. Até ontem, não havia um balanço sobrequantos passaportes deixaram de ser emitidos.Desde o início do ano, a PF tem enfrentado problemaspara normalizar o serviço de emissão e renovação depassaportes. Em março, a troca da empresa responsá-vel pela coleta de dados para a emissão de passapor-tes provocou atrasos para a retirada do documento.

Desabamento de laje deixa sete feridos em obra no Sítio São Jorge

O desabamento de uma lajeem uma obra no Sítio São Jorge,deixou um saldo de sete operá-rios feridos. As vítimas do des-moronamento foram socorridaspelas equipes do Serviço deAtendimento Móvel de Urgên-cia (Samu) e do Corpo de Bom-beiros, que encaminharam asvítimas para o Hospital Geraldo Estado (HGE). Eles foram li-berados nas primeiras horas damanhã de ontem.

O acidente ocorreu por voltada meia noite de ontem, quandoaproximadamente dez operários

estavam enchendo a laje, com aajuda de um caminhão. De re-pente, a estrutura de concretocedeu e a laje desabou sobre ostrabalhadores. Segundo informa-ções de alguns trabalhadores,antes da chegada das equipes doSamu e do Corpo de Bombeiros,os feridos já haviam sido retira-dos dos escombros pelos outrosoperários que estavam no local.

As vítimas do desmorona-mento foram: Antônio Honórioda Silva, de 40 anos, Thiago Pereirada Silva, de 28, Carlos André deLima Alves, 32, Ariclenes Ferreira,

28, Cícero Nascimento, 25, Damá-sio de Lima da Silva, 28 e Pedrode Lima da Silva, também de 28anos. No boletim divulgado peladireção do HGE, a maioria teveapenas escoriações leves e, antesdas 7 horas da manhã, já haviamsido liberados.

Na manhã de ontem, asobras no Sítio São Jorge esta-vam paralisadas e havia apenasalguns operários. A empresaReycon Empreendimentos in-formou, em nota à imprensa,que o incidente foi provocadopelo rompimento de uma esco-

ra de sustentação da estruturade madeira que, naquele mo-mento, recebia o concreto paraconstrução da laje. “Os operáriosforam atingidos por esta estru-tura e não pela laje já pronta.Ou seja, naquele momento, alaje ainda não estava concreta-da”.

Ainda na nota, a Reycon in-formou que preza pela segu-rança de seus colaboradores eestá tomando as devidasprovidências para que situaçõescomo esta não aconteçam no-vamente. (M.L.)

CMYK

AA1100 Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Diretor do Sindicato dos Policiais, Estélio Júnior disse que foi encaminhado um ofício à direção-geral da Polícia Civil sobre as diárias

Operários estavam enchendo a laje em obra no Sítio São Jorge quando a estrutura de concreto cedeu e desabou; obra foi paralisada ontem

Adolescenteé baleadoem assalto

Um adolescentede 16 anos foi balea-do na perna esquer-da, durante um as-salto a mão armada,ocorrido próximo auma loja automotiva,na Cidade Universi-tária, na noite da úl-tima quarta-feira. Elefoi abordado por trêshomens armadosque anunciaram o as-salto.

REAÇÃO - O me-nor declarou para ospoliciais militares doBatalhão de Eventos(BPE), que não esbo-çou qualquer tipo dereação, entregandoos pertences que elespediram. Mesmoassim, um dos assal-tantes efetuou umdisparo que atingiua perna esquerda davítima.

O adolescente foisocorrido por umaambulância doServiço de Atendi-mento Médico de Ur-gência (Samu) e en-caminhado para oHospital Geral doEstado (HGE), nobairro do Trapiche daBarra, onde foi medi-cado e recebeu alta.O caso será investi-gado por policiais daDelegacia do 10ºDistrito policial.

Promotor ouvedepoimento decapitão da PM Da redação

O promotor Flavio GomesCosta ouviu ontem pela manhão depoimento do capitão da Po-lícia Militar Paulo Eugênio Frei-tas Santos, 44 anos. O militar foipreso na semana passada, du-rante uma operação que inves-tiga envolvidos na chacina quevitimou quatro pessoas no com-plexo Benedito Bentes.

Segundo o promotor, o pe-dido para a oitiva partiu de fa-miliares e do próprio oficial. "Asadvogadas procuraram o Minis-tério Público Estadual para soli-citar que eu ouvisse o que o ca-pitão tinha a dizer sobre o caso",afirmou o promotor.

Ainda segundo Flávio Go-mes, o capitão iria relatar novosfatos a respeito do crime, e asse-gurou que ajudaria a polícia nainvestigação. Capitão Eugênionegou qualquer participação emcrimes ou de envolvimento naexistência de milícias.

As advogadas acompanha-ram todo o depoimento. Na en-trada da sede do Ministério Pú-blico Estadual, familiares e ami-gos do oficial realizaram um atode apoio, com faixas e cartazes.

Segundo Diógenes Alves,amigo do capitão. O apoio é im-portante para mostrar que o ofi-cial está sendo verdadeiro no quediz. "Estamos aqui para que asociedade veja que Paulo Eugê-nio é uma pessoa boa e que nãotem envolvimento com gruposenvolvidos em crimes de qual-quer natureza. Ele é um homemque pede paz e faz trabalhos nacomunidade há muitos anos",rebateu o amigo.

Flávio Gomes explicou queas informações colhidas no de-poimento do capitão Paulo Eu-gênio serão encaminhadas paraa Delegada Rebeca Cordeiro, res-ponsável pelo caso.

MPE cobra nomes de policiaisque podem ter acesso a cinemaDa Redação

Ministério Público Estadualde Alagoas (MPE-Al) quer saberquais são os policiais civis queestão autorizados pela cúpulada Segurança Pública estaduala ter acesso às salas do cinemaCenterplex, localizado no Tabu-leiro do Martins. Ontem, o pro-motor Flávio Gomes Costa deu

entrevista a imprensa confir-mando que encaminhou ofícioao secretário de Estado da De-fesa Social (SDS) Paulo Rubim,solicitando a confirmação dalista com os 22 nomes dos ser-vidores.

O promotor Flávio Gomesda Costa explicou que o sigilodos nomes se dá pela necessida-de de comprovar que essas pes-

soas estão oficialmente no qua-dro da SDS. Ele também reve-lou que alguns nomes das su-postas autoridades policiais apa-recem repetidamente no docu-mento produzido pelo cinema."Existem pessoas que estiverampelo menos quatro vezes noCenterplex em menos de 10dias", disse.

O MP também enviará ofí-

cio ao Tribunal de Justiça deAlagoas (TJ) pedindo explica-ções sobre o mesmo assunto.Recentemente, o órgão recebeuuma denúncia de que de queuma servidora do Poder Judiciá-rio de Alagoas - que ocuparia ocargo de protocolista cartorária- teria ido ao cinema várias vezesentre os dias 03 e 14 de agostopassado.

Duas pessoas ficamferidas em colisão

Um acidente envolvendoduas carretas deixou duas pes-soas feridas na tarde de ontem,na rodovia BR-101, no muni-cípio de São Miguel dos Cam-pos. Segundo informações daPolícia Rodoviária Federal,uma das carretas, de placa JUU8443/SP que estava carregadade cerveja, teria tombado notrecho na noite anterior.

No início da tarde, outracarreta, de placa DTB 0995/SP,

foi realizar a curva e o moto-rista perdeu o controle colidin-do contra a carreta. Um dosmotoristas, Abrãao José deOliveira, sofreu escoriaçõesleves e foi atendido por umaunidade do Samu no local. Ooutro motorista, que não teveo nome revelado, também teveapenas ferimentos leves.Equipes da PRF e um serviçode guincho estiveram no localpara retirar as carretas do local.

Podem faltar policiais civis nas eleiçõesSindicato denuncia que delegacias da capital ficaram com apenas um agente e outras nem vão funcionarMônica LimaRedação

As delegacias em Maceió fi-carão apenas com um agente po-licial durante o final de semana,enquanto outras permanecerãofechadas por falta de pessoal. Amaioria do efetivo está sendo en-viada pela diretoria-geral dePolícia Civil para os municípiosalagoanos. O Sindicato dos Po-liciais Civis denunciou ontemque os policiais que vão viajar, in-dependente do local de atuação,estão recebendo apenas uma diá-ria de R$ 60,00, para alimentação,transporte e hospedagem.

O diretor do Sindicato, EstélioJúnior, disse que foi encaminha-do para direção-geral da PolíciaCivil um ofício solicitando quehaja uma avaliação em relação àquestão das diárias e para queseja garantido o transporte dosque vão se deslocar para o inte-rior. Mas até o final de ontem,eles não havia recebido nenhumcomunicado. Alguns policiais jáhaviam viajado desde quinta-feira, apenas com uma diária.

Pelo Regime Jurídico Únicodos servidores estaduais, a diá-ria concedida para os policiais épara assegurar o transporte naárea urbana. Por isso, a PolíciaCivil é obrigada a garantir o

transporte da categoria que iráatuar no processo eleitoral nosmunicípios, a exemplo do quefaz a Polícia Militar, que hoje es-tará enviando a tropa em ôni-bus alugados.

Segundo o diretor sindical,os policiais não terão como man-ter alimentação, transporte e es-tadia com o valor da diária. E, emalguns municípios, as delegaciasnão têm como abrigar os agen-tes policiais porque não existeestrutura. Estélio Júnior expli-cou que, como deverão ficar atéas 18 horas de domingo, há casosdos que vão para locais distan-tes, a exemplo da região doSertão, que não terão como retor-nar a Maceió, após a conclusãodo processo eleitoral. Acrescen-tando que eles estão pagandopara trabalhar.

Para a próxima eleição, Esté-lio Júnior explicou que o sindi-cato irá propor que os agentespoliciais sejam divididos emduas turmas, para que muitospossam exercer o direito de es-colher seus candidatos. Informa-ções dão conta que essa foi umaestratégia montada pelos diri-gentes da polícia para que a ca-tegoria não escolha os candida-tos de sua preferência, a exem-plo dos que estão disputando opleito eleitoral.

Fotos: Lula Castello Branco

CMYK

AA1111Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Para ver os companheiros, mulheres tentaram invadir prisão

Correria e mulheres de presos feridasA reposta dos agentes pe-

nitenciários foi dada com autilização de bombas de efei-to moral, gás de pimenta ebalas de borracha, que nãopouparam sequer a imprensaque tentava cobrir o tumul-tuo. Durante a ação do GAP,houve correria e algumas pes-soas acabaram feridas. “Qua-tro idosas precisaram de so-corro. Elas estavam sentadas,nem na confusão estavamquando foram atingidas pelogás. Sem contar com as crian-ças que vem com a gente paravisitar os pais e acabam sendovítimas dessa truculência. Otratamento deles com a genteé de palavrões e ameaças”,contou uma das mulheres depreso, que preferiu não seidentificar com medo de al-guma represália contra o ma-rido.

O confronto entre mulhe-res e agentes penitenciáriosdurou pelo menos quatrohoras. Sem respostas, o gruposeguiu para a rodovia BR-104e bloqueou os dois lados daestrada Federal. “Só vamosparar de protestar quandoformos atendidas pela dire-ção. É absurdo o que elesfazem com a gente e com nos-sos parentes que estão lá den-tro. Eles dizem que está tudosob controle, mas a informa-ção que temos é que eles estãoapanhando e estão muitos fe-ridos. A cadeia virou, nãoadianta esconder”, disse a

mulher. Com os ânimos exaltados,

elas iam uma a uma parandoos carros e ameaçando jogarpedras em que tentasse furaro bloqueio. Com pneus e ga-lhos de árvores, elas atearamfogo bloqueando o trafego.Houve congestionamento nosdois sentidos e, se não fossea presença da Polícia Militar,as mulheres teriam brigadocom motoristas. “Estamosaqui para tentar negociar comelas, mas o clima está muitotenso. Elas não conseguemdecidir uma liderança e amea-çam motoristas que tentamfurar o bloqueio”, falou o te-

nente Thiago Almeida, inte-grante do Centro de Geren-ciamento de Crises. “A idéiaé tentar levar uma comissãode mulheres até a direção dopresídio para que elas tomemconhecimento da situação ládentro e da determinação dojuiz”.

LIBERAÇÃO – A liberaçãoda pista aconteceu por voltade 15h de forma tumultuada.Agentes do Batalhão de Ope-ração Especiais (Bope) chega-ram e informaram que os ma-nifestantes teriam cinco minu-tos para liberar a via. O blo-queio foi mantido e os agentescomeçaram a retirada das pes-soas com o auxílio de bombasde efeito moral, gás de pimen-ta e balas de borracha.

“Isso é um absurdo, esta-mos preocupadas com nos-sos familiares e queremossaber se eles estão feridos ousofrendo alguma represália.Fomos tiradas da pista comxingamentos e balas de bor-racha que machucaram algu-mas pessoas. Quatro mani-festantes passaram mal”, re-latou a esposa de um presoque não quis se identificar.

Apesar da reclamação dasmulheres, o Major Dantas,coordenador do comandooperacional aéreo do Bope,informou que todo o procedi-mento foi feito de forma cor-reta. “O centro de Geren-ciamento de Crises tentou ne-gociar com os manifestantes,mas eles se recusaram em li-berar a pista. O Bope foi acio-nado e recebeu a determina-ção para desobstruir a via.Tudo foi feito conforme o pro-cedimento e ninguém ficouferido”, garantiu o tenente.(L.S.R.)

“Mercado negro”dentro do sistema

Enquanto as mulheres dospresos aproveitavam a pre-sença da imprensa para fazeruma série de denúncias, aIntendência Penitenciaria pre-feriu manter o silêncio. Se-gundo a maioria das mulhe-res de reeducandos, as açõesdos agentes são sempre detruculência e de falta de res-peito com os familiares e pre-sos. Além disso, segundo elas,os agentes roubam alimentoslevados para os presos e per-mitiram o acesso de telefonescelulares e armas.

Revoltadas com a ação,elas decidiram fazer as de-núncias. A maioria preferiumanter a identidade em sigi-lo. “Temos medo de nos mos-trar porque lá dentro, elesdescontam nos nossos paren-tes. É absurdo, mas existe tor-tura, roubo de alimentos,maus tratos e descaso. Semcontar que são os própriosagentes que recebem dinhei-ro para deixar entrar armas edrogas. Não somos nós quelevamos isso pra eles, até por-que temos que passar poruma visita rigorosa”, falouum das mulheres.

A denúncia das compa-nheiras dos presos apontaainda que, no “mercado ne-gro” do sistema penitenciá-rio, os agentes recebem, emmédia R$ 500 por um celular,R$ 50, por um carregador eR$ 40 por um chip. “Quasetodo mundo tem celular aídentro e são os própriosagentes que recebem paraisso. Como eles querem con-tinuar recebendo dinheiro emostrar serviço, fazem açõescomo a que aconteceu na se-mana passada, quando foramapreendidos mais de quaren-ta celulares”, afirmou a espo-sa de um preso do módulo 2.

A reclamação entre os fa-miliares de presos são sem-pre as mesmas. “A gente che-ga aqui cedo para visitar nos-sos parentes e passamos portoda essa falta de respeito.Hoje [ontem], foi anunciadoque a visita seria normal, masnão foi De uma hora paraoutra resolveram fechar asportas. Depois que esse dire-tor assumiu, esse presídiovirou um inferno”, colocouAna Paula dos Santos. “Essesagentes não respeitam nin-guém. Quando a gente trazfeira, eles tiram metade dacomida e ficam para eles.Quando meu marido pergun-ta o que levei, sempre estáfaltando alguma coisa. Isso éabsurdo”, lamentou. (L.S.R.)

Decisão da Justiça impede visita

No final da manhã deterça-feira, os agentes peni-tenciários descobriram umplano de fuga num dosmódulos do presídio Bal-domero Cavalcanti. Segun-do informações da asses-soria de comunicação, qua-tro detentos, serraram asgrades da cela de um dosmódulos e conseguiramchegar a área externa dopresídio. O grupo foi deti-do por agentes peniten-ciários e chegaram a rea-gir atirando contra os fun-cionários. Com a possibil-idade de haver armas defogo dentro do sistema, namanhã de ontem, ho-mens do GAPd e f l a g r a r a muma operação derevista dentrodas celas. Houverevolta entre osr e e d u c a n d o s ,que iniciaramum principio derebelião.

Para comple-tar, o juiz da Varade Execuções Pe-nais, George O-mena, atendendoao pedido da In-tendência Peni-tenciaria, suspendeu entre operíodo de 30 de setembroe 9 de outubro as visitas defamiliares ao presídio. “Es-sa decisão foi do juiz daVara de Execuções Penais,não partiu do sistema pen-itenciário. Nesse momento,existe a necessidade de re-alizarmos revistas dentrodos módulos em busca dearmas, por isso as visitasforam suspensas”, disse omajor Marcos Luna, coor-denador penitenciário.

Em comunicado oficial,a Intendência Peniten-ciaria, que não quis falarcom a imprensa, informouque durante a manhã deontem, em nova ação nos

módulos foi encontradauma pistola 380. Um pro-cedimento administrativodeverá apurar de que for-ma a arma de fogo encon-trada entrou no SistemaPenitenciário.

Na nota, a Intendênciacoloca, ainda, que nenhu-ma reeducando ficou feri-do durante as abordagens.Informação que foi negadapelas mulheres dos presos.“Eles estão espancando nos-sos maridos lá dentro. Nes-se momento, estão todossem roupa, passando poruma revista. É humilhação

atrás de humil-hação. Sem con-tar com as infor-mações impre-cisas que nos che-gam. Toda hora éuma história dife-rente: que temferido, morto ougente morrendo.Ficamos sabendoque eles estãosem comer e be-ber água desdeontem. Quere-mos saber a ver-

dade, mas esse di-retor é cheio de mentiras”,denunciou uma das mani-festantes.

Enquanto parte dasmulheres se manifestavamjogando pedra e agredindoos agentes com palavrasde ordem, outras famíliasobservavam distante aação do GAP. “Vim vermeu filho, mas vou embo-ra sem notícias. Não tinhanecessidade dessa con-fusão toda. Aqui tem pes-soas de bem que queremexercer apenas seus dire-itos. É absurdo isso queeles fazem e acabam geran-do essa confusão. Sou umidoso, por isso prefiro memanter longe”, falou JoséDelfino da Silva, pai de umdos reeducandos. (L.S.R.)

Gás, pimenta e agressões no BaldomeroProibição de visitas leva companheiras de presos a protestar e fazer denúncias sobre tratamento no sistema prisionalLáyra Santa RosaRepórter

Agressões, violência e pro-testos marcaram a suspensãodas visitas aos reeducandos dopresídio Baldomero Cavalcantina manhã de ontem. Dezenas

de mulheres que aguardavampara entrar no presídio se revol-taram após tomar conhecimen-to da determinação do juiz deExecuções Penais, George O-mena, suspendendo as visitaspor dez dias. A decisão surgiuapós uma tentativa de fuga de

presos do módulo IV, desco-berta na última terça-feira.

A confusão começou porvolta de 7h30, quando a notíciada suspensão chegou atravésde telefones celulares para asmulheres que aguardavampara a visita numa barreira ins-

talada no meio da estrada deacesso ao presídio. Com a infor-mação passada de dentro doBaldomero, que estava haven-do um princípio de rebelião eque os reeducandos estavamsendo agredidos por agentespenitenciários, os parentes re-

solveram invadir a barreira eseguiram para a porta do pre-sídio.

Do lado de fora da grade,ainda no meio da estrada debarro, as mulheres se desespe-ravam ao ouvir cada estampi-do de tiros e bombas de efeito

moral que ecoavam de dentrodos módulos. Indignadas coma situação, elas agiam atirandopedras nos homens do Grupode Ações Penitenciarias (GAP)e tentando arrombar o gradea-do de acesso ao sistema peni-tenciário.

Yvette Moura

Yvette Moura

Yvette Moura

Estagiária/ Larissa Fontes

TENSÃO

Mulheres de presos interditaram a BR e chegaram a ameaçar motoristas que tentavam furar o bloqueio Batalhão de Operações Policiais Especiais foi acionado para interromper o protesto e liberar a rodovia

Intendência

disse que

nenhum

preso ficou

ferido;

famílias

desmentem

Agentes do GAP intercederam com gás, bombas e balas de borracha

AA1122

CMYK

Polícia Federal fecha pontos decompra de votos em ArapiracaDuas pessoas foram presas ontem em flagrante, acusadas de crime eleitoral

Da Editoria deMunicípios

ARAPIRACA – A PolíciaFederal desarticulou, na ma-nhã de ontem, em Arapiraca,um suposto esquema de com-pra de votos na região Agreste.Duas pessoas foram presas emflagrante depois que agentesencontraram com eles títulosde eleitores falsificados, cadas-tros eleitorais e material publi-citário de candidatos à eleiçãoproporcional. Batizada de“Varredura Compra de Votos”,a operação continuará até opróximo domingo, dia da vo-tação.

Uma lan house, localizadano bairro Alto do Cruzeiro, foio primeiro ponto onde os po-liciais encontraram indícios de

crime eleitoral. Fábio José deChagas foi preso em flagranteapós cumprimento de manda-dos de busca e apreensão, ex-pedidos pelo juiz da 22ª ZonaEleitoral, Giovanni Jatubá. Fo-ram apreendidos títulos falsifi-cados, cadastros eleitorais e ma-terial de campanha. Fábio éacusado de escanear títulos deeleitores e replicar os documen-tos.

“Agentes da Polícia Federalconstataram que a lan housefuncionava como ponto decompra de votos. No local, eramreplicados títulos de eleitores. Otrabalho consistia na digitaliza-ção dos documentos e, em se-guida, alteração de dados. Combase nas investigações, a JustiçaEleitoral expediu diversos man-dados de busca e apreensão,

que estão sendo cumpridos.Devido à quantidade de ordensjudiciais, os trabalhos seguirãoaté domingo”, explicou Jatubá.

A sede da Associação deMoradores do bairro Baixão foio segundo ponto onde os poli-ciais encontraram indícios decrime eleitoral. No local, foramapreendidas listas com infor-mações de eleitores e materialpublicitário. Cícero ClementeGomes, conhecido como “Ci-ção”, também foi preso em fla-grante por crime eleitoral.

“A associação também foimonitorada pela Polícia Fede-ral, que fotografou e filmouuma intensa movimentação nolocal. Ela funcionava nas de-pendências da residência doCícero, que é ex-presidente daentidade. Além do cadastro de

eleitores, também foram encon-trados panfletos de candidatos.O acusado confessou que tra-balhava para um candidato adeputado estadual. Ele foi con-tratado por um ex-vereador domunicípio”, acrescentou o ma-gistrado.

De acordo com Jatubá, asinvestigações começaram hácerca de 30 dias, após denún-cias de compra de votos nomunicípio. A Justiça solicitouo apoio logístico da PolíciaFederal, que passou a monito-rar os suspeitos. Jatubá infor-mou ainda que fotografias evídeos comprovam que os lo-cais funcionavam como pon-to de compra de votos. Eledisse que outros mandados debusca e apreensão serão cum-pridos.

Ação civil pede afastamento deprefeito de Santana do MundaúJorge BarbozaRepórter

MARAGOGI – Uma co-missão formada pelo promo-tor da comarca de União dosPalmares Jorge Luiz Bezerrae pelos promotores eleitoraisTácito Yuri de Melo Barros eCarmem Sylvia Nogueira,que realiza, desde a últimaterça-feira, investigação sobredocumentos apreendidos, noúltimo domingo, na prefei-tura de Santana do Mundaú,ajuizou uma ação civil pedin-do o afastamento do prefei-to do município, José Eloi daSilva, e de mais seis secretá-rios municipais, além de ou-tros dois funcionários da pre-feitura.

“Foi ajuizada improbida-de contra o prefeito e esses

secretários. Trata-se de umprocesso de ação civil, cujacópia foi enviada ao procu-rador-geral do Estado, MárioJorge Uchoa Souza, para queseja ajuizada uma ação penal.Estamos pedindo uma inde-nização de R$ 428 mil e oafastamento dessas pessoasde suas funções, assim comoquebra de sigilo de suas con-tas bancárias, quebra de si-gilo fiscal e indisponibilida-de de bens até o fim do pro-cesso”, explicou o promotorJorge Luiz Bezerra.

Além do prefeito Eloi daSilva, a ação proposta peloMinistério Público pede oafastamento dos secretáriosAntônio Duarte Ramos, daEducação; José Élcio da Silva,de Gestão, este filho do pre-feito; Lucimaldo Silva, da

Infraestrutura; José MacielFelix, do Transporte; JoséMarques Ferreira, dasFinanças, e Vânia Silva, daAssistência Social. A açãoajuizada pelos promotorespúblicos pede, também, oafastamento do diretor decontabilidade Valdir Caval-cante e do contador munici-pal identificado apenas comoClarício.

Outro nome que constana folha de pagamento daprefeitura e que, segundoBezerra, não exerce qualqueratividade, é Francisco JoséGomes. “Estamos com afolha de pagamento do mu-nicípio e existem vários fan-tasmas. Esse foi fácil de pegarporque aparece como defen-sor público. Juízes de todas asvaras no fórum de União dos

Palmares nos deram certifica-dos de que nunca viram essapessoa”, afirmou Jorge LuizBezerra, indicando outrospontos da ação ajuizadaontem.

“Houve uma carreata deum político que recebeu daprefeitura o valor de R$ 3.270e há despesas do municípiosem o prévio empenho.Vários pagamentos são efe-tuados sem qualquer procu-ração, sem porcaria nenhu-ma. Detectamos também 24recibos em branco assinadospor pessoas diversas. Numacontabilidade de prefeitura,isso abre precedente paratoda sorte de corrupção”,disse o promotor, acrescen-tando que gratificações sãofeitas a funcionários por“puro favoritismo político”.

Desabrigados das enchentesprotestam na rodovia BR-104

MARAGOGI – Desabriga-dos do município de União dosPalmares realizaram um novoprotesto, ontem à tarde, emUnião dos Palmares. De acor-do com informações do 2º.Batalhão da Polícia Militar(BPM), de 70 a 100 pessoas blo-quearam a rodovia BR-104, pro-vocando um engarrafamento depouco mais de 4 km. Os mani-festantes queimaram pneus, gri-tando palavras de ordem.Segundo a polícia, reclamam dafalta de alimentos e “má quali-dade” dos produtos entreguesa eles pela Defesa Civil.

Ainda de acordo com as in-formações obtidas no 2º. BPM,o grupo de manifestantes estáalojado no Ginásio de EsportesGovernador Manoel Gomes de

Barros. Na quarta-feira à tarde,já haviam organizado um pro-testo semelhante.

O trânsito na BR-104, à al-tura da primeira entrada da ci-dade (com destino a Pernam-buco), foi bloqueado nos doissentidos. “A manifestação é pa-cífica e nós estamos lá para con-ter os ânimos”, disse o sargen-to Miguel Bezerra da Silva. Atéas 20h de ontem, nada, ainda,havia sido resolvido e as pes-soas continuavam na rodovia.

“Estão reivindicando a pre-sença do prefeito Areski de Freitasno local, mas ele se recusa. O pre-feito pediu que se formasse umacomissão entre os manifestantespara falar com ele. Mas o pessoalquer mesmo que ele vá até lá”, in-formou o sargento.

Mandados também são cumpridos em MaceióDa Editoria de Municípios

ARAPIRACA – Agentes daPolícia Federal também cum-priram mandados de busca eapreensão nas cidades deMaceió e Rio Largo. Emboramateriais de campanha de can-didatos à eleição proporcionaltenham sido apreendidos, nin-guém foi preso. Os mandadosforam expedidos pelo juiz

Airton Tenório e pelo TribunalRegional Eleitoral (TER), apósdenúncias de crime eleitoral.

Na capital, os mandadosforam cumpridos no bairroSantos Dumont. O material decampanha apreendido foi enca-minhado para a sede da PolíciaFederal, no bairro de Jaraguá.A assessoria de comunicaçãoda PF disse que a publicidaderecolhida pode servir como in-

dício de crime eleitoral. Os pan-fletos devem ser encaminha-dos hoje para a Justiça Eleitoral.

Em Rio Largo, os manda-dos foram expedidos pelojuiz Airton Tenório. Cinco or-dens foram expedidas, de-pois que a Justiça recebeu in-formações de crimes eleito-rais. Nenhuma pessoa foi de-tida, apenas material de cam-panha recolhido.

A Polícia Federal informouque realiza, na tarde de hoje,entrevista coletiva para escla-recer as operações de comba-te à corrupção eleitoral emMaceió e no interior do Estado.Acoletiva está marcada para as16 horas, na sede da PF, emJaraguá. O superintendente doórgão, Amaro Vieira, deveráapresentar as informações àimprensa.

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Municí iosp

Tribuna de União/cortesia

[email protected]

COMBATE À CORRUPÇÃO

A Polícia Federal intensificou o combate à corrupção eleitoralem Maceió e no interior de Alagoas. Ontem foram cumpridos man-dados de busca e apreensão na capital, em Arapiraca e tambémem Rio Largo. Duas pessoas foram presas, além de cadastros cominformações de eleitores e material publicitário apreendidos. Hoje,o superintendente do órgão no Estado, Amaro Vieira, concede co-letiva para explicar as ações.

O trabalho da PF toma como base denúncias de crime eleitoralque chegam aos juízes eleitorais dos municípios. Em Arapiraca,o juiz Giovanni Jatubá solicitou o apoio de agentes federais hácerca de 30 dias. Após investigações, foram expedidos mandadosde busca e apreensão, cumpridos na manhã de ontem. Batizadade “Varredura Compra de Votos”, a operação continua até o pró-ximo domingo, dia da eleição.

PROPAGANDA IRREGULAR

Por determinação do juiz Geraldo Amorim, painéis eplacas com propagandas de candidatos em dimensõessuperiores às permitidas pela legislação eleitoral foramretiradas ontem, em Arapiraca. A operação foi coordena-da pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL)e executada pela Polícia Civil. Ações semelhantes aconte-cem em Limoeiro de Anadia, Marechal Deodoro, CampoAlegre e São Miguel dos Campos.

PROJOVEM URBANO

A Secretaria de Educação de Arapiraca apresentouontem, na Escola Benildo Barbosa, bairro primavera, o 1ºPlano de Ação Comunitária – PLA, do Projovem Ur-bano, tendo como tema dengue, DST e alimentaçãosaudável. O plano foi desenvolvimento e avaliado aolongo do curso, no componente curricular participaçãocidadã. Iniciado a partir da construção de um mapa dedesafios da comunidade, que exige o conhecimento dacidade especialmente da realidade local em que os jo-vens estão inseridos, o PLA visa promover a participaçãocrítica e transformadora dos jovens na vida pública.

AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultores familiares que vendem ou pretendemvender sua produção para os municípios incluírem namerenda escolar ficarão isentos de pagar o Imposto sobreCirculação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida foiaprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária(Confaz) e deve entrar em vigor em poucos dias, apóstramitação na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

CORAL

A Secretaria de Educação de União dos Palmares deuinício ao projeto de formação de um coral estudantil. Asaulas, que já foram iniciadas, acontecem às segundas esextas-feiras, às 18h, no auditório da própria SecretariaMunicipal de Educação. O professor Clezivaldo Mizael,que dirigiu o extinto coral da Escola Carlos Gomes entreos anos de 2006 e 2007, é o responsável pela turma. Ocoral foi extinto com a morte de um dos componentes nofinal de 2007. A primeira apresentação do conjunto musi-cal está prevista para o mês de novembro. Ainda temvagas para estudantes das escolas públicas e particularesdo município. Hoje haverá ensaio. Os interessados com-pareçam ao local.

Segundo a polícia, protesto provocou engarrafamento de mais de 4 km

ESTRADAS

Empresas a serviço doDepartamento de Estradasde Rodagem (DER) rea-lizam obras de recons-trução e recuperação derodovias, estradas vicinais,pontes e vias urbanas nasregiões do Vale Mundaú,Vale do Paraíba e Norte deAlagoas. No Vale doMundaú, a empresaAmorim Barreto trabalhaem Murici, retirando dasrodovias a vegetação depequeno porte, além defazer a topografia de al-guns trechos das estradasvicinais. A Rua doCajueiro, naquele municí-pio, apresentou um trechototalmente destruído pelaschuvas.

OCORRÊNCIA

Policiais de Porto Calvoouvem hoje o depoimentode uma mulher identifica-da apenas como Eliane. Elateria sido agredida, no últi-mo sábado, pelo ex-mari-do, identificado somente,também, pelo prenome. Acontenda ocorreu porconta de uma dívida queEliane teria com ele davenda de um imóvel. Deacordo com o escrivão JoséAfnóbio, o ex-marido ten-tou atingi-la com uma“faca peixeira”, masacabou ferindo o filho dosdois. De plantão em PortoCalvo no sábado, policiaisde Japaratinga não emiti-ram boletim de ocorrência,o que será feito hoje.

CASAS

O Programa da Reconstrução do governo aprovouontem a construção de mais 1.848 casas para as famíliasdesabrigadas dos municípios de União dos Palmares,Joaquim Gomes, Atalaia e Rio Largo. Um comitê, consti-tuído por representantes da Secretaria de Estado daInfraestrutura (Seinfra), da Caixa Econômica Federal, daCasal, do Instituto do Meio Ambiente, da EletrobrasDistribuição Alagoas, da Associação dos MunicípiosAlagoanos (AMA) e prefeituras dos municípios atingi-dos pelas enchentes de junho, aprovou, até aqui, a con-strução, com recursos do governo federal, de 11.029unidades habitacionais. Desse montante, 7.701 casasforam contratadas pela Caixa Econômica. Ontem, foramaprovadas 609 casas para Rio Largo, 520 para Atalaia,404 para União dos Palmares e 315 para a cidade deJoaquim Gomes.

Luciano MilanoRepórter

Está cada vez mais claro quea relação amistosa entre o pre-sidente da Federação Alagoanade Futebol (FAF), GustavoFeijó, e o ASA foi sepultadaapós a negociação do atacanteJúnior Viçosa com o Grêmio,na semana passada. Ontem, oTribunal de Justiça de Alagoasconcedeu liminar obrigando oASA depositar 40% da nego-ciação para o Corinthians-AL,clube do irmão de Gustavo,João Feijó, que afirma ter per-centual sobre o atleta.

Ontem também, o vice-pres-idente de futebol da FAF e con-selheiro do ASA, advogado LuizHenrique, anunciou seu pedi-do de renúncia do cargo por,nas palavras dele, não concor-dar com a maneira que GustavoFeijó conduziu o processo en-volvendo ASA e Corinthians.Luiz Henrique conversou comO JORNAL, por telefone, antesda viagem que fará de fériascom a família.

“Meu pedido de renúncia jáestava definido porque, comtodas as minhas atividades noâmbito particular, não encontreitempo para me dedicar como sedeve à FAF. Não pude partici-par das reuniões do ConselhoArbitral da Segunda Divisão. Éverdade que a postura do presi-dente da FAF, tomando partidopor um dos dois filiados no casoJúnior Viçosa (o Corinthians-AL),acabou me constrangendo, mesenti mal e resolvi sair. Fiz issoporque acredito que, ele comopresidente, não poderia se posi-cionar como fez, chegando adizer que se sentia traído por-que o ASAhavia negociado o jo-

gador com o Grêmio”, disse LuizHenrique, acrescentando que sesurpreendeu com a entrevistaque Gustavo Feijó deu, afirman-do que não via problema algumem levar o irmão João Feijó atéArapiraca, levar uma propostado Palmeiras para ter Viçosa.

“Conversei com ele antesdisso tudo e perguntei a ele seele tinha algo com essa históriatoda, se ele tinha algo a ver coma parte que a outra parte dizter do Júnior Viçosa, e elenegou. Depois disso, escuto eledar entrevista que se sentia traí-do. São dois filiados que devemresolver o assunto entre eles, aFAF não poderia de forma al-guma tomar partido”, reiterouo ex-vice-presidente da Fede-ração. O JORNAL mantevecontato com a assessoria daFAF, que preferiu não se pro-nunciar sobre o caso.

LIMINAR – Sobre a limi-nar concedida pelo Juiz da 11ªVara Cível da Capita, HélioPinheiro Pinto, obrigando oASA a pagar 40% que oCorinthians-AL diz ter direitosobre Júnior Viçosa, um dosmembros do DepartamentoJurídico o advogado JoséVentura, afirmou que até o iní-cio da noite de ontem, o clubearapiraquense não havia sidocitado a respeito da decisão.

“Só quando recebermos a de-cisão do juiz é que iremos nospronunciar. O que temos de co-nhecimento do caso é o que aimprensa tem noticiado, nadamais. Porém, quero tranqüilizara torcida do ASAque a negocia-ção do Viçosa com o Grêmio estámantida e o clube não será pre-judicado de forma alguma”, de-clarou Ventura.

AA1133

CMYK

Conflito de interessesDirigente deixa a FAF reclamando das atitudes da entidade no caso Viçosa

Vice de futebol da Federação, Luiz Henrique disse ter ficado constrangido

PAJUÇARA

CRB continua com os salários atrasados

A situação financeira doCRB continua delicada.Ontem, o diretor de futeboldo clube, o ex-jogadorLuciano Lopes, o Bilu, afir-mou que a nova previsãopara o pagamento dossalários do mês de agosto,que estão atrasados, devesair somente na próximasegunda-feira. A princípio,a expectativa da diretoriaera efetuar o pagamento atéo fim desta semana, o quenão deve acontecer. En-quanto a grana não é liber-ada, os jogadores que nãotêm vínculo com o clubepermanecem em Maceió,aguardando pela liberaçãodos salários.

Já os que são da base,treinam na Pajuçara para aúltima partida do clube, ofi-cialmente, que ontem foiconfirmada ser disputadano próximo dia 5, terça-feira, às 20h, contra o Amé-rica-RN, no estádio Macha-

dão, jogo que encerra a fasede classificação do Nor-destão.

Para o confronto, o clubeoptou por utilizar jogadoresda base e, também ontem,promoveu alguns deles parase juntar ao elenco. Foi ocaso dos jovens Júnior Mu-rici e Wendell, que estavamno time de baixo e agoraterão oportunidade, mesmoque apenas somente umaentre os profissionais.

LÊ - Além do atraso nossalários, o CRB enfrenta co-branças na Justiça porquenão honrou outros compro-missos no passado. Ontem,a diretoria do ASA avisouque vai cobrar os dois mesesde salários do volante Lê,vinculado ao Alvinegro,mas emprestado ao Galo pa-ra a Série C. Lê voltou paraArapiraca e recebeu os doismeses do ASA, que agoraquer receber do CRB. (L.M.)

Ciel tem chances de jogar amanhã

Como O JORNAL divulgoucom exclusividade durantetoda a semana, o meia Ciel re-tornou ao time depois de tersido demitido por problemascom álcool. Em junho, o atletachegou embriagado à concen-tração, foi demitido, pediu umanova chance, recebeu, mas vol-tou a rescindir no erro e foimandado embora. Ontem, elejá treinou em Arapiraca, rece-

beu o aval do preparador físi-co, Eduardo Ortiz, e deve serrelacionado para o jogo de ama-nhã contra o Icasa-CE, noJuazeiro, às 21h.

REFORÇO – O meia Piauífoi contratado ontem pela dire-toria do ASA e já se apresentouao técnico Vica. O jogador tem23 anos e estava atuando noRiver Plate de Sergipe.

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Es ortespBatePronto

Victor Mélo - [email protected]

O DILEMA DO ASA

O ASA viveu nos últimos dias o grande dilema dos clubesem ascensão no futebol: guardo o dinheiro ou compro o doce? OAlvinegro tinha no elenco um jogador cobiçado no mercado porgrandes times. Júnior Viçosa foi cortejado por Palmeiras, Vascoe Botafogo, e firmou casamento com o Grêmio. A negociação foicomemorada em Arapiraca por causa da possibilidade de, enfim,o clube levantar recursos para construir o tão sonhado Centro deTreinamento. Mas, como tudo tem um preço, a equipe perdeu suareferência. Viçosa era o motor que fazia a equipe ganhar e a suaausência só vai ser preenchida pelo tempo. A torcida é para quea negociação que fez o ASA projetar o futuro não seja um marcoda decadência na Série B, até porque os projetos do Alvinegro pas-sam primeiro pela permanência na Segundona. O caminho parao CT é um pouco mais distante.

LÍDER

O Fluminense sofreu muito na partida da últimaquarta-feira, disputada em Volta Redonda, interior doRio de Janeiro, mas conquistou uma importante vitóriasobre o Avaí. Com um gol de Conca, o Tricolor chegouaos 51 pontos e segue na liderança isolada da competi-ção. Curiosamente, esse foi o jogo em que o Flu tevemais dificuldades para marcar um gol nesse Returno.

EMBALOU

O técnico Muricy Ramalho comemorou muito a vitó-ria sobre o Avaí. Ele confessou após o jogo que estavamuito preocupado com a sequência desgastante das par-tidas e o gol de Conca desafogou o Fluminense, que serecuperou no campeonato e emplacou a terceira vitóriaconsecutiva.

APITO AMIGO

Mais uma vez, oCorinthians foi beneficiadopela arbitragem noCampeonato Brasileiro. Aos4 minutos do segundotempo, o atacante doBotafogo Herrera foi lançadoem condição legal e balan-çou a rede paulista, mas ogol foi anulado pelo assisten-te Erich Bandeira. Os adver-sários diretos do Timão naluta pelo título colocarammais um lance no dossiêsobre os erros que favorece-ram à equipe neste Nacional.

CORINTHIANS

O Corinthians sofreu osdanos que já eram previs-tos diante da complicadasequência que enfrentouem uma semana. Em trêspartidas difíceis, o Timãosomou quatro pontos eficou um pouco mais dis-tante do líder Fluminense.O clube paulista venceu oSantos, perdeu para o Intere empatou com oBotafogo. Sábado, a equipeenfrenta um desafio, teori-camente, mais fácil, contrao Ceará.

O atacante Jonas disparou na artilharia do CampeonatoBrasileiro. Com o gol marcado na vitória do Grêmio sobre oSão Paulo, por 4 x 2, ele chegou aos 14 na competição.

Foi impressionante o ritmo do jogo entre Corinthianse Botafogo. As duas equipes correram demais noPacaembu e travaram o duelo mais emocionante da ro-dada. Parabéns aos preparadores físicos.

CURTO-CIRCUITO

CRUZEIRO

Outro postulante ao título, o Cruzeiro fez bem opapel que lhe cabia em Minas e goleou o Atlético-GOpor 3 x 0. Com o resultado, a Raposa chegou aos 47 pon-tos e grudou no Corinthians, que tem 48. Mais uma vez,o argentino Montillo fez um gol e teve papel decisivo nobom resultado conquistado pelos mineiros.

TRIO DE FERRO

Os argentinos Conca, Montillo e D´Alessandro sãofundamentais para Flu, Cruzeiro e Inter nesta temporada.Cabeças pensantes de três candidatos ao título, eles têmem comum a posição e a impressionante capacidade deservir aos companheiros. Conca e Montillo até fizeramgols na rodada e, não por coincidência, D´Ale não jogou eo Colorado foi derrotado pelo Palmeiras por 2 x 0.

SUBINDO

O Palmeiras, que venceu o Inter por 2 x 0, emplacoua terceira vitória consecutiva no Brasileiro e começa apegar embalo. Com 38 pontos, o Verdão bateu, na se-quência, o Prudente, o Flamengo e o Inter. Muito da me-lhora da equipe se deve ao retorno do meia Lincoln e àpontaria do volante Marcos Assumpção.

DESCENDO

O São Paulo, que perdeu dois jogos consecutivos e pa-rece agora estar no Brasileirão a passeio. Com 34 pontos, oTricolor ainda corre um certo risco de rebaixamento, mas atendência é que fique na zona intermediária da tabela. Háquem diga no Morumbi que o clube já começou a planejar2011. Hoje, o nome mais forte para assumir o comandotécnico do Tricolor é o de Paulo Autuori.

FURACÃO

Um time que merece destaque é o Atlético-PR. OFuracão foi um freqüentador assíduo da zona de rebai-xamento no Primeiro Turno, mas, no Returno, demons-trou impressionante reação. Com uma série de bons re-sultados, o time de Carpegiani já soma 41 pontos eainda sonha com uma vaga na Libertadores.

TTAABBEELLAA DDOOBBRRAASSIILLEEIIRROO

SSÉÉRRIIEE BB

PPGG -- ppoonnttooss ggaannhhooss;; JJ -- jjooggooss;; VV -- vviittóórriiaass;; EE -- eemmppaatteess;; DD -- ddeerrrroottaass;;GGPP -- ggoollss pprróó;; GGCC -- ggoollss ccoonnttrraa;; SSGG -- ssaallddoo ddee ggoollss..

PP TTIIMMEE PPGG JJ VV EE DD GGPP GGCC SSGG

1º Coritiba 47 25 14 5 6 37 28 9 63%

2º Figueirense 45 25 13 6 6 46 23 23 60%

3º Bahia 44 25 13 5 7 43 32 11 59%

4º América-MG 43 25 13 4 8 36 26 10 57%

5º Ponte Preta 41 25 11 8 6 36 26 10 55%

6º Sport 40 25 11 7 7 37 25 12 53%

7º São Caetano 38 25 11 5 9 38 37 1 51%

8º Portuguesa 37 25 11 4 10 41 36 5 49%

9º Guaratinguetá 37 25 9 10 6 36 34 2 49%

10º Duque de C. 35 25 11 2 12 31 35 -4 47%

11º Náutico 34 25 10 4 11 28 40 -12 45%

12º Paraná 32 25 9 5 11 33 31 2 43%

13º casa 32 25 9 5 11 34 36 -2 43%

14º Bragantino 32 25 7 11 7 27 24 3 43%

15º ASA 29 25 9 2 14 33 38 -5 39%

16º Vila Nova 29 25 8 5 12 27 39 -12 39%

17º Brasiliense 27 25 6 9 10 25 39 -14 36%

18º Santo André 26 25 6 8 11 35 40 -5 35%

19º América-RN 25 25 6 7 12 24 41 -17 33%

20º Ipatinga 18 25 4 6 15 30 47 -17 24%

CSA não definiu sevai treinar na AABB

Apesar de ter anunciado que,provavelmente, o time se concen-traria durante toda a próxima se-mana na Associação AtléticaBanco do Brasil (AABB) de Ipioca,o vice-presidente de futebol azu-lino, Cícero Eugênio, disse ontem,por telefone, a O JORNAL que aida do grupo para a AABB na se-mana que antecede a primeirapartida contra o São Domingos,ainda não está definida. O jogoserá no próximo dia 10, às 16h, noRei Pelé. Eugênio explicou à re-portagem o motivo da não con-firmação: dinheiro.

"Agente ainda não conseguiuo dinheiro para pagar a semanade concentração na AABB, que

inclui alimentação, hospedageme treinamentos nos excelentescampos que a Associação tem emIpioca. Estamos correndo e ten-tando levantar o dinheiro, mas ovalor exato eu não sei, ainda,quanto é", declarou Cícero Eugê-nio.

Em campo, a equipe coman-dada por Lino continua intensi-ficando os treinamentos no Mu-tange. Hoje, o grupo treina nosdois períodos. Amanhã, segun-do o diretor, os jogadores traba-lham até meio-dia, folgam no do-mingo e retornam às atividadesna segunda-feira. O segundo jogocom o São Domingos será no dia17. (L.M.)

CHICÃO É SUSPENSO

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol(CBF) afastou árbitros e assistentes que, segundo ela, tiveram maudesempenho nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Osárbitros e bandeiras punidos vão ser submetidos a treinamentosespecíficos. O afastamento foi motivado pelas reclamações dosclubes que tenham sido acatadas pela Comissão de Análise. Entreos punidos está o árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento,que trabalhou no jogo do último domingo entre Vitória xFluminense, no Barradão, em Salvador. Um dos assistentes dapartida de quarta-feira entre Corinthians e Botafogo também foiafastado. Erich Bandeira (FIFA-PR) errou ao assinalar impedi-mento no lance em que o atacante Herrera marcou um gol a favordo clube carioca. O árbitro Leandro Vuadén anulou a jogada, o quegerou muitos protestos de jogadores, comissão técnica e dirigentesdo Botafogo.

C M Y K

C M Y K

BRASILEIRÃO

Briga pela taça parecerestrita a três candidatos

Os trocadilhos que a mídiacostuma fazer com o sobrenomede Darío Conca são infames, cre-tinos, péssimos. Mas o futebol éexcelente e o baixinho argentinonão deve ligar. Estamos falandode um homem estoico: basta lem-brar que aturou em silêncio a bi-zarra condição de reserva deAbedi (nos tempos em que erachamado de “pequena decep-ção”, no Vasco, em 2007). Foiele, mais uma vez, quem brilhouno líder Fluminense na noite dequarta-feira. Com novo gol forade seu estilo habitual, sozinhona pequena área, aparou a bolasobrada e, feito um centroavan-te dos bons, selou a vitória por 1x 0 sobre o Avaí. Aos 37 minutosdo segundo tempo, salvou oTricolor quando o tropeço compinta e rabo de zebra já se dese-nhava em Volta Redonda.

“Não jogamos bem, mas éuma vitória de campeão, de timeque quer brigar pelo título”, co-memorou o treinador Muricy, fa-lando de duas coisas que enten-de - vencer sem brilho e comemo-rar títulos.

Com 51 pontos (três mais queo Corinthians, que tem um jogo

a menos) e a sensação de devercumprido no “Estádio daCidadania” (apelido do Raulinode Oliveira), o Flu vai aPresidente Prudente amanhã,um dia antes das eleições. Paraenfrentar o lanterna, mas cientede que nada se resolve de véspe-ra. Será?

O Corinthians, que receberáo Ceará no mesmo sábado, tam-bém não jogou bem nesta roda-da. Mas deve considerar o empa-te por 1 x 1 com o Botafogo bomnegócio. E na palavra negócionão vai nenhuma insinuação pelogol legítimo que o auxiliar ErichBandeira e o juiz Leandro Vuadenresolveram tirar do ex-corintianoHerrera.

A torcida do time carioca,sexto colocado, com 41 pontos,ficou mais tiririca (não vai aí pro-paganda eleitoral...) com as duaschances cara a cara desperdiça-das nos acréscimos: na segundadelas, Loco Abreu cobrou faltarapidamente para Caio, livre,avançar, driblar o goleiro JulioCesar, enrolar-se, dar um passeiopela meia-lua da área corintia-na e tentar um gol por cobertu-ra - enquanto o uruguaio espe-

rava, sozinho na área, um passeque não veio. “Nos livramos deperder”, resumiu, William, ca-pitão corintiano.

Já o Cruzeiro não deu chan-ces ao Atlético-GO, que sonhavaem sair da zona do rebaixamen-to: 3 x 0 sem fazer força, com di-reito a mais uma comemoração“pocotó, pocotó, pocotó” domaestro Montillo. (Na verdade,a brincadeira do argentino fazreferência a um videogame quegostava de jogar com os ex-cole-gas de Universidad de Chile.)Devagarinho, o time mineiro vaiencostando na dupla da ponta:está com 47 pontos, unzinho amenos que o Corinthians (quetem o tal jogo a menos).

Na Arena da Baixada, oAtlético-PR de Carpegianibateu o Vitória com uma jo-gada manjada, porém eficien-te: cruzamento de Paulo Baierem cobrança de falta e cabeça-da do zagueiro - no caso, Rho-dolfo. E o sonho da Liber-tadores ficou menos impossí-vel: o Furacão é o quinto colo-cado, com 41 pontos (tem maisvitórias que o Botafogo), a seisdo G-3.

Tá prestigiado Vice do Fla garante Silas no clássico contra o Botafogo

Tudo indicava que a demis-são do técnico Silas ocorresseontem. No entanto, a situaçãomudou após uma conversa entreo técnico, elenco e o diretor exe-cutivo Zico, no CT de VargemGrande.

O vice de futebol do clube,Vinícius França, garantiu que otreinador está mantido para o

clássico contra o Botafogo, sába-do, às 18h30, no Engenhão.Questionado se a decisão pode-ria ser mudada caso ocorra umaderrota, o dirigente preferiu nãoopinar sobre algo incerto.

“É evidente que ele conti-nua. Não vamos falar sobre hi-póteses. Temos um jogo im-portante e vamos vencê-lo”,

garante Vinícius França. Sobre a possibilidade de con-

tratar Vanderlei Luxemburgopara o lugar de Silas, ViníciusFrança esclareceu que não houvenenhum contato da cúpula defutebol rubro-negra com o trei-nador.

“O Luxemburgo não foiprocurado. É um grande téc-

nico, mas o Flamengo não oprocurou”, explicou o diri-gente.

Assim como Renato, Françaavaliou que a polêmica sobre asdeclarações de Silas e do zaguei-ro Jean foram superadas portodos. “O episódio foi ruim. Masjá foi tudo superado e contorna-do”, encerrou.

Grêmio detona

o São Paulo

No Olímpico, RogérioCeni teve o raro desgosto desofrer dois gols de AndréLima e saiu ouvindo coro de“frangueiro”, mesmo depoisde ter convertido um pênal-ti. A mão mole no lance doquarto gol dos donos de casaselou o destino do goleiro doSão Paulo e ajudou o Grêmioa pular para o nono lugar,com 36 pontos e a melhorcampanha do segundo turno.

Na Arena Barueri, à basede chutes de longe e comalgum efeito, MarcosAssunção proporcionou aogoleiro Renan uma tremen-da noite infeliz. Resultado:Palmeiras 2 x 0 no Inter, queestacionou e ficou mais longedo trio da ponta. O time deFelipão, por sua vez, come-morou a terceira vitória se-guida e já está em oitavolugar, com 38.

Neymar foi ao Rio deJaneiro na terça-feira e, comode hábito, foi notícia. Maspelo que fez depois do jogo -compareceu a uma festa aosom do funk priápico de Mr.Catra, em ambiente com fortepresença de moças que se in-titulam “cachorras”... No gra-mado de São Januário, quembrilhou mesmo foi Eder Luis,que fez o Vasco reencontrar avitória após seis partidas emarcou um golaço, selando o3 x 1 cruzmaltino.

O Flamengo deveria terrespirado mais tranquilo apóso 1 x 1 trazido do SerraDourada - arrancado do Goiás,concorrente direto na luta con-tra a degola, graças a um gol-zinho de Deivid aos 45 minu-tos do segundo tempo. A lín-gua de Silas, porém, botouquase tudo a perder. De cabe-ça quente, soltou após o jogoa frase “eu não faço gol con-tra”, referindo-se a seu coman-dado Jean, que marcara parao Goiás em lance involuntá-rio. No day after, ressaca geral,com direito a (nova) caneladado próprio zagueiro:

“Em momento algum otreinador pode expor um jo-gador dessa forma. Não éuma situação bacana. Agora,se ele vai continuar - o queacho que deve acontecer -, omeu trabalho, ele vai ter coma mesma dignidade”, disseJean.

AA1144 Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Esportes JORNALO JORNALO

BOTAFOGO

Gol anulado tira JoelSantana do sério

O trio de arbitragem co-mandado por LeandroVuaden tirou o técnico JoelSantana do sério no Paca-embu. O lance que provo-cou a ira do comandante foiregistrado aos 4 min do se-gundo tempo, quando apartida já estava empatadapor 1 x 1 e Herrera teve umgol mal anulado.

“Adiretoria precisa fazeralguma coisa. Não é a pri-meira vez que acontece e sóvejo isso com o Botafogo.Não quero ser ajudado, masmeu trabalho está sendo pre-judicado. Já é difícil vir aoPacaembu e enfrentar umaequipe forte como o Corin-thians, que tem objetivosgrandes, no ano do centená-rio”, comentou.

“Não vou falar muito,porque posso falar algo er-rado e não quero falar bes-teira para depois tomar 30ou 60 dias de suspensão porcausa disso. É difícil”, lamen-tou o treinador, que aindalamentou os desfalques queterá para o jogo contra oFlamengo, no sábado.

Advertidos pelo terceirocartão amarelo, o zagueiroAntônio Carlos, o volanteFahel e o atacante Herreranão poderão disputar o clás-sico. “Todo jogo é isso. En-frentamos o Atlético-PRsemseis jogadores. Lamento por-que fizemos um jogo limpo.Sem dúvida vai haver umprejuízo enorme, porqueclássico não é facil”, comple-tou.

Se terá problemas para

armar a equipe, Joel tambémpode comemorar o retornode dois atletas que não pu-deram enfrentar o time pau-lista: o meia Edno e o ata-cante Jobson, que cumpri-ram suspensão nesta quarta,poderão encarar o Rubro-negro, no Engenhão.

REPRESENTAÇÃO -Ontem, no lançamento doboneco de Maicosuel, o pre-sidente do Botafogo, Mau-ricio Assumpção, informouque o clube carioca irá enviarofício à CBF reclamando daatuação do árbitro LeandroPedro Vuaden.

O dirigente também fa-lou sobre o atacante Caio,que vem se envolvendo empolêmicas neste campeona-to. “Não acho que o Caio es-teja deslumbrado, mas seriainteressante ele fazer uma re-flexão. Quando todo mundome critica, eu paro para refle-tir. Seria importante o Caiopensar em tudo o que acon-teceu com ele alguns mesesatrás”, disse Assumpção.

Recentemente, Caio es-teve no centro de uma polê-mica por ter feito gestos obs-cenos para a torcida do Bota-fogo após ser vaiado. No pri-meiro turno contra o Goiás,o atacante foi expulso ao tro-car empurrões com o argen-tino Herrera. No jogo contrao Corinthians, foi displicen-te ao finalizar uma chancede gol clara em vez de pas-sar a bola para um dos com-panheiros em melhor posi-ção.

VOLEIBOL

Seleção atropela aPolônia por 3 sets a 0

Será que a Polônia anotoua placa do caminhão brasilei-ro que a atropelou no PalaRossini, em Ancona? Com au-toridade de quem domina ovôlei nos últimos anos, a sele-ção brasileira venceu por 3 setsa 0, parciais de 25-16, 25-20 e25-20, encaminhando sua clas-sificação para a terceira fase doMundial da Itália.

Hoje, a Polônia encara aBulgária. Caso perca mais uma,irá garantir o Brasil na próxi-ma etapa. Na véspera do jogo,Dante havia lembrado a finaldo Mundial de 2006, contra amesma Polônia, como o jogoperfeito da Seleção. O que seviu, ontem, foi uma atuaçãodigna de um time bicampeãomundial, que vai entrar no ran-king das melhores do aniver-sariante Dante.

A primeira boa notícia foia atuação mais consistente deVissotto no ataque. No saque,Murilo segue em altíssimonível. Bruno conseguiu distri-buir quase igualitariamente asbolas, que desta vez saírambem mais redondas do passee das defesas de Mário Júnior.Com o conjunto funcionando,foi impossível para a Polônia,

assustada, esboçar qualquerreação.

No segundo set, o ritmo foio mesmo. Um 3 x 0 de cara,com Murilo muito bem nosaque, tanto que o argentinoDaniel Castellani tirou Kurek,o nome do time, de 2,05m, cha-mado de Leon polonês. E deucerto. Os europeus assumirampela primeira vez o comandono placar no 7 x 6, com Ruciak,um “baixinho” de 1,89m,dando estabilidade ao passe eexplorando o bloqueio brasi-leiro. O primeiro tempo pedi-do por Bernardinho no jogoserviu para quebrar o ímpetopolaco, tanto que a Seleção vol-tou a ter o controle do placar,depois de bloqueios de Muriloe Dante, e foi para a paradaobrigatória com 16 a 12, em-balada por dois ataques deLeandro Vissotto. Com Muriloinspirado, Brasil fechou em 25x 20.

Vissotto, maior pontuadordo jogo com 21 pontos, ajudoua construir vantagem cômodano início do set, que só preci-sou ser administrada para aconfirmação da vitória.Definitivamente, o Mundial co-meçou para a Seleção.

Herrera teve um gol anulado no jogo contra o Corinthians

TABELA DO BRASILEIRÃOEEqquuiippee PPGG JJ VV EE DD GGPP GGCC SSGG %%

1º Fluminense 51 26 15 6 5 48 26 22 65%

2º Corinthians 48 25 14 6 5 46 28 18 64%

3º Cruzeiro 47 26 13 8 5 37 26 11 60%

4º Internacional 41 25 12 5 8 31 26 5 55%

5º Atlético-PR 41 26 12 5 9 31 33 -2 53%

6º Botafogo 41 26 10 11 5 40 30 10 53%

7º Santos 38 25 11 5 9 41 34 7 51%

8º Palmeiras 38 26 9 11 6 30 27 3 49%

9º Grêmio 36 26 9 9 8 38 33 5 46%

10º São Paulo 34 26 9 7 10 34 38 -4 44%

11º Guarani 33 26 8 9 9 30 37 -7 42%

12º Vasco 33 25 7 12 6 26 25 1 44%

13º Vitória 31 26 7 10 9 32 34 -2 40%

14º Ceará 31 26 7 10 9 19 27 -8 40%

15º Flamengo 29 26 6 11 9 25 29 -4 37%

16º Avaí 28 26 7 7 12 36 40 -4 36%

17º Atlético-GO 26 26 7 5 14 33 39 -6 33%

18º Goiás 25 26 6 7 13 29 44 -15 32%

19º Atlético-MG 22 26 6 4 16 30 47 -17 28%

20º G.Prudente 20 26 5 8 13 25 38 -13 29%

VASCO X GOIÁS

O Vasco recebe o Goiás hoje, às21h, em São Januário, embala-do depois da vitória sobre oSantos e quer repetir o inícioda arrancada pós-Copa, que o-correu contra o próprio Esme-raldino, no primeiro turno. Osgoianos precisam dos três pon-tos e continuam brigando nazona do rebaixamento.

VASCO: Fernando Prass; Fagner,Dedé, Titi e Max; Rômulo, RafaelCarioca, Felipe e Zé Roberto; EderLuis e Rafael Coelho. Técnico: PCGusmão.

GOIÁS: Harlei, Valmir Lucas,Ernando e Marcão; WendelSantos, Amaral, Jonílson,Wellington Monteiro, Jones eJúnior; Felipe. Técnico: Jorginho.

CMYK

APTO. VENDA

FAROLFAROL – VENDO apto (RuaColégio Marista), Sala L comvaranda, 03 quartos sociais,sendo 01 reversivel, Wc so-cial, cozinha, área de serviço,nascente. R$ 155 mil.Tr. 9351-4440 - CRECI 343

FAROL – VENDO apto vizi-nho a UNIMED, sala com va-randa, 03 quarto com armá-rios, sendo 01 reversível, co-zinha, área serviço, WC so-cial. 01 vaga. Pertinho de tudo.Prédio com gerador, 02 ele-vadores. R$ 160 mil. TR 9351-4440 CRECI 343.

FAROL– CONDOMÍNIO MO-RADA DAS ÁRVORES -VENDO apto sala com varan-da, 03 quartos sendo 01 suite,todos com armários, lavabo,cozinha, área de serviço, de-pendência completa empre-gada, 01 vaga, área útil 115m².salão de festas; piscina, poçoartesiano e ótima localiza-ção.R$ 155 mil.Tr. 9351-4440CRECI 343.

JATIÚCAJATIÚCA – 147m². Exc. Aptºperto da praia, 4 quartos s/ 1suíte, 1 reversível, varanda,sala de estar/jantar, com ar-mários, área serviço, WC so-cial. 2 vagas de garagem.Apenas R$ 330 mil. TR 9351-4440 CRECI 343.

JATIÚCA– VENDO/TROCOapto Sala 2 ambientes, comvaranda, 4 quartos sendo 02suites, WC social, Cozinha,Area de serviço, DCE, 02vagas de garagem. Área útil120m². R$ 400 mil. Aceito:imóvel menor valor, carro, fi-nanciamento. Tr. 9351-4440CRECI 343.

PONTAVERDE

PONTA VERDE – VENDOapto em construção com120m² , ao lado Bompreço.Sala com varanda, 03 quar-tos sendo 02 suites, 01 Wc so-cial, cozinha. Área de serviço,02 vagas Nascente. Excelentelocalização. R$ 398 mil.Financiamento direto comConstrutora. Tr. 9351-4440CRECI 343.

PONTA VERDE – 1ª QUA-DRA DA PRAIA- VENDOapto, sala 02 ambientes, va-randa grande, 03 quartossendo 01 suíte com varanda,cozinha, com despensa. Áreaserviço, Wc Social, DCE,. 02vagas. Nascente. Prédio com02 elevadores, salão festas.Linda vista permanente promar. R$ 280 mil. Tratar pelotelefone para contatos? 9351-4440 CRECI 343.

PONTA VERDE – Aptº com133m², andar alto, sala deestar/jantar com varanda, 04quartos s/ 2 suítes + DCE,co-zinha, área serviço, WC so-cial. 03 vagas. Cond. Baixo!..Apenas R$ 370 mil. TR 9351-4440 CRECI 343.

POR TRÁS DO HOTELPONTA VERDE. VENDOapto em construção entrega:Outubro 2010 c/140m² áreaútil contendo: Sala de visita,sala de jantar, com varandão,Gabinete, 3 qtos s/2 stes, co-zinha, wc social, Dependenciacompleta empregada, 03vagas. Prédio com salão defestas, play ground, piscina,churrasqueira. R$ 530 mil.Excelente localização.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

VENDO apto novo, recémconstruído, de frente. Sala comvaranda, 3 qtos s/2 suites, coz.,Wc social, dependencia com-pleta empregada. 02 vagas.Melhor terminação. Área útil120m². Prédio com salão fes-tas, gerador, guarita, piscina.Medição água e gás individual.pela Caixa EconômicaFederal. R$ 530 mil. TR. 9351-4440 CRECI 343.

PONTA VERDE – AV. SAN-DOVAL ARROXELAS -VENDO apto em construçãoEd. Oruan, sala de estar, salade jantar, com varanda, 03quartos s/ 02 suites, Cozinha,WC social, área Serviço,Dependência completa em-pregada. 02 Vagas de gara-gem.Medição individual águae gás. Ponto água quenteWcbs.Ponto de split nos quar-tos. Piscina, espaço gril, salãofestas com copa. A vista R$398 mil. Financio direto pelaConstrutora. Tratar pelo tele-fone para contatos: 9351-4440– CRECI 343

PONTAVERDE – EXCELEN-TE aptº na Dep. José Lajes,com 153m², sala de estar/jan-tar grande com varanda, 03quartos s/ 1 suíte + DCE, comarmários, cozinha, área servi-ço, WC social. 02 vagas.Pertinho da tranqüilidade..Apenas R$ 300 mil. Tratar pelotelefone para contatos: 9351-4440 CRECI 343

PONTAVERDE (SANDOVALARROXELAS) – VENDOapto com sala de estar e jan-tar com varanda, 03 quartossendo 02 suítes, cozinha, re-pleto de armários. Àrea servi-ço, DCE. 02 vagas. Prédiocom salão ginástica, salão fes-tas, sauna, piscina. R$ 325mil. Tratar pelo telefone paracontatos: 9351-4440 CRECI343.

PAJUÇARAPAJUÇARA – PRAÇA LION–VENDO apto novo, sala 2ambientes, 02 quartos sociaissendo 01 suite, cozinha, áreade serviço, Wc social, de fren-te. 01 vaga. Prédio recém en-tregue, com salão de festas,gerador, Play Ground, pisci-na grande na cobertura.Home.R$ 170 mil.Tratar pelo tele-fone para contatos: 9351-4440CRECI 343.

PRADO PRADO – PRAÇA DA FA-CULDADE - VENDO aparta-mento sala com varanda, 03quartos com armários, sendo01 suite, cozinha com armá-rios,Wc social com armários.1 vaga. Prédio com churras-queira, play gound, quadra fu-tebol salão, voley, basquete.Excelente localização. R$140.000,00. Tratar pelo tele-fone para contatos: 9351-4440CRECI 343.

CASAVENDA

BARRODURO

BARRO DURO – VENDOExcelente casa por preço deocasião, próximo ao ColégioAdventista, sala de estar/jan-tar, 03 quartos sendo 1 suíte,área serviço, WC social. 02vagas de garagem, rua as-faltada. Pertinho de tudo.Apenas R$ 185.000,00. Ligueagora! Tratar pelo telefonepara contatos: 9351-4440CRECI 343.

FAROLFAROL – PITANGUINHA –VENDO casa com 390m²,sala visita, sala de jantar,sala de TV e som, 02 terra-ços, Gabinete, 06 quartossendo 02 suítes, 02Cozinhas, 02 WC socais,Dependência completa em-pregada. Garagem 04 car-ros. R$ 250.000,00. Tatarpelo telefone para contatos:9351-4440 - CRECI 343.

FAROL – VENDO casacom piscina,duplex térreo:01 terraço, 01 sala, gabine-te, 03 quartos sendo 01suíte, com armários, 01 c/closet, 01 WCs sociais, 01cozinha. 1º Andar: Sala, 02quartos sendo 01 suíte comarmários. WC social. E umponto comercial na frentedo terreno. R$ 360 mil.Tratar pelo telefone paracontatos: 9351-4440 CRECI343

OUTROSBAIRROS

PARIPUEIRA – RUA PORTRAZ DA CASA VASCO -VENDO casa terreno 17,50 x23,90 varanda,02 salas, 03quartos, copa e cozinha, WCsocial, quintal enorme.R$ 65mil. TR. 9351-4440. CRECI343

MURILÓPOLIS – ÓTIMALO-CALIZAÇÃO! Casa nascen-te, terraço, 3 quartos s/ 1 suíte,sala de estar/jantar, área ser-viço, WC social. garagem,Apenas R$ 225 mil. TR 9351-4440 CRECI 343.

MURILÓPOLIS – MARAVI-LHOSA casa com piscina,área de lazer, nascente, 3quartos s/ 1 suíte, sala deestar/jantar, área serviço, WCsocial. Garagem. Apenas R$320 mil. TR 9351-4440 CRECI343.

CONDOMÍNIO LAGOA DOPAU – CORURIPE –VENDO ótima casa a beiramar, varandão de frente elateral, sala de visita gran-de sala de jantar, 03 quar-tos, sendo 01 suite, piso emcerâmica, toda mobiliada,muito aconchegante. casade caseiro, pracinha na fren-te chuveirão, churrasquei-ra. A vista R$ 130 mil. TR.9351-4440- CRECI 343.

SERRARIASERRARIA – Jardim EuropaExcelente casa duplex com385m² padrão classe A, emcond. fechado próximo aoShopping Pátio Maceió. Salade estar/jantar, 03 quartos s/ 1suíte, área serviço, WC social.04 vagas de garagem,Pertinho de você. Apenas R$400 mil. TR 9351-4440 CRECI343.

SERRARIA(CONJ. SAMAM-BAIA) – VENDO casa comsala de estar e jantar, 03 quar-tos, cozinha, DCE, Àrea ser-viço, R$ 150.000,00 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343

SERRARIA – PRÓXIMO AOECO PARK -VENDO exce-lente Casa com piscina, ter-reno medindo 24x36, 02 ter-raços, gabinete, sala visita,sala de jantar, 05 quartos,sendo 02 suítes como armá-rios, 01 c/ closet 02 cozinhas01 com armários, DCE, muitaárea verde, nascente, rua as-faltada. Solta nos 04 lados.Excelente localização. R$ 400mil. Aceito troca por aparta-mento. Tr. 9351-4440 CRECI343.

COMERCIALALUGA

OUTROSBAIRROS

ALUGA-SE sala paraFisioterapeuta. Tr.: 3231-3500/ 3235-5711/ 8802-5845

TERRENOS VENDA

CAPITALSERRARIA (ANTARES II) –OPORTUNIDADE! VENDOexcelente terreno, muradocom portão. Próximo ao PátioMaceió. Tr. 9351-4440 CRECI343.

JORNALO JORNALO

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected]

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

ANÚNCIO INSTITUCIONALFruto de Termo de Ajuste de Conduta Firmado

com o Ministério Público do Trabalho.

“De acordo com o art. 5º da CF/88 c/c art.373-A da CLT, não é permitido anúncio deemprego no qual haja referência quanto aosexo, idade, cor ou situação familiar, ouqualquer palavra e/ ou expressão que possaser interpretada como fator discriminatório,salvo quando a natureza da atividade assimo exigir.”

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente apartamentono Dom Adelmo, quitado. Apenas

R$ 67.900,00. Tel.: 8822.5050.Creci: 1602.

AA1155

Classificados

TABULEIRO PRÓXIMO AOAEROPORTO – VENDO ter-reno com 2 frentes: 1 frentepista do aeroporto medindo15x60 e nos fundo virado pararua lateral medindo 21x20.Todo documentado. R$ 230mil.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

TABULEIRO- INOCOOP –VENDO área medindo20x100=2000m². Ótima paragalpão , depósito, ou casasdo Projeto Minha Casa, minhaVida.R$ 170 mil.Tr. 9351-4440CRECI 343.

TERRENO SERRARIALOT.CARAJÁS II - VENDO 01terreno no Lot. Carajas II me-dindo 10m x25m. totalmentenascente, excelente fundação.R$ 90 mil.Escriturado e re-gistrado. Tr. 9351-4440 CRE-CEI 343.

JARDIM PETRÓPOLIS –VENDO terreno medindo 12 x30: Rua sem saída. Todo do-cumentado. Só R$ 80 mil.Tr.9351-4440 CRECI 343.

IMPERDÍVEL – Área com 3mil m² na Via Expressa beirade pista. Ligue agoramesmo.TR. 9351-4440CRECI 343.

INTERIOR JL - VENDO área plana,R$ 30,00 cada m², próximoa pista do aeroporto (RioLargo) com total infra-es-trutura, ideal para grandesempreendimentos imobiliá-rios. Tratar - 9986-7100 -8806-3705 (Creci 370)

PRAIAS LOTEAMENTO VISTA DOATLÂNTICO – VENDOTerreno medindo 15 x28=420m², excelente vistapara o mar. R$ 80 mil. Tr. 9351-4440- CRECI 343

EMPREGOS PROCURA-SE

DOMÉSTICOS PRECISO TRABALHAR DE:serviços gerais. Tr.: 9144-2219,c/Sebastiana ou Cícera.

PRECISO TRABALHAR DE:doméstica, cozinheira, babá efaxineira. Durmo.Tratar pelofone para contatos.8827-9788

PRECISO TRABALHAR:ser-viços gerais. Tr.: 9144-2219,c/Sebastiana ou Cícera

NEGÓCIOS

DIVERSOS VENDO todo material paramontar loja. Arara, manequim,bustos, cabides, birô, cadeirapara escritório, balcão, arqui-vo estante etc. Tr.: 3325-1785/9309-4558.

SERV. PROF.

SERVIÇOSDIVERSOS

AKY LAVAGEM E DETETI-ZAÇÕES - Lavamos e imper-meabilizamos sofás, tapetes,colchões, carpete, banco decarros, cortina de perciana etodo tipo de estofados.Lavamos em domicílio, con-trole de pragas: detetizamosbaratas, escorpiões, formi-gas, ratos e cupins, fazemosmanutenção de jardins e lim-peza de caixa d’água. Tel.:3032-7212/ 3320-8350/8838-3310.

JORNALO JORNALOClassificados

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

CMYK

Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected]

APTOS. PRONTO

PARA MORARPONTAVERDE

Ed. Puerto Manzano - Área 120m²

- Novo, varanda, sala, 3 suites s/

02 revers, cozinha, serv, dce, pisci-

na, 2 elev, 2 vagas.

Ed. Pascoal I - Cobertura duplex:

Área 286m² - Vista para o mar, sala

3 ambientes, 3 qtos s/ 02 suite, wc

social, copa/cozinha com armários,

serviço, dce. 1º. Piso: Terraço des-

coberto, piscina, wc, 01 suite com

varanda, 03 vagas.

Ed. Pallais Royal - Beira Mar -

194m² - 3 vgs, piscina, sl. festas, sala

3 amb, c/ terraço, lavabo, 3 suites,

coz. serv, dce. Ac. Apto.

Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso

granito, sala 3 amb, c/ var c/ vista

mar, home, 3 qtos s/ 2 suites ( sts.

c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce, 3

vagas, piscina sl. festa

Ed. Scarp - Área 165m² - R$ 420

mil - Sala com varanda, wc soc. c/

Box, 4 qtos s/ 2 suites com arms,

coz. c/ arms, serv, dce.

Ed. Cassis - Área 80m² - Sala c/

var, 3 qtos (st) coz, serv. cc serv, 02

elev, gerador, gás, área lazer, 01

vagas.

Ed. Rui Palmeira - sala c/ varanda,

wc soc, 3 qtos s/ 01 revers, coz,

serv, wc serv. R$ 150 mil.

Ed. Cadore - quarto e sala, coz, wc.

Prédio c/ piscina, salão festas, 01

vaga, 2 elev, gerador. R$ 140 mil -

pronto para morar.

Ed. Neo I - Vendo quarto e sala

com armários. Lazer na cobertura.

Ambos nascente. R$ 180 mil, cada.

Cobertura Duplex - Vista para omar, 4 vagas livres, sala 3 ambien-tes, terraço, wc social com Box blin-dex e armário, 2 suites com armá-rios, copa com armários, cozinhacom armários, área serviço com ar-mários despensa, wc criada. 1º. Piso:sala TV, wc social com armário ebox blindex, 01 suite com terraço,closet com armários, wc com armá-rio, blindex e hidro e área cobertacom apoio. Piso em granito. Aceitoapto. 160m²

JATIÚCAEd. Venanzi - Área 120m² - R$ 350mil - 2 vagas, piscina, salão festas,varanda, sala, wc soc, 3 qtos (st0 coz,serv, dce. Andar alto, nascente.Ed. São Thiago - Área 90m² - R$120 mil - Varanda, sala, wc soc, 3qtos (st) coz, serv, dce. FinancioCEF.Ed. Xingú - Sala c/ varanda, wc so-cial c/ Box e arm, 3 qtos (st) s/ 01revers, cozinha c/ arm, serv, wcserv, 2 elev, 01 vaga. R$ 150 mil .Financio CEF.Ed. Candará - Sala c/ var, wc so-cial c/ arms e Box, 3 qtos c/ armss/ 01 suite, cozinha c / arms, serv,wc serv. R$ 140 milEd. Damani - Sala c/ varanda, wcsocial c/ Box, 3 qtos (st) todos c/arms, cozinha c/ arms, serv. c/ arms,dce, 2 elev, 2 vagas. R$ 210 mil -Financio CEF.Ed. Romã - Área 84m² - R$ 160 mil- Sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv,01 vaga.Ed. Edmilson Pontes - Ao lado coCorredor Vera Arruda - sala c/ var,3 qtos (st) todos c/ arms, coz. c/arms, serv, dce, 01 vagaEd. Porto Valarta - Área media 63m²- novo, prox.. ao Shopping, 2 qtos(st).

MANGABEIRASEd. Martinica - Beira mar - Sala c/varanda com linda vista para o mar,wc social, 2 qots c/ vista p/ mar,cozinha, serv, dce, 01 vaga, 01 ele-vador. R$ 195 mil.

Ed. Ipeuna - Varanda, sala, 2 qtos(st) s/ 01 c/ arms, wc soc. com box,coz. c/ arms, sob o balcão, serviço.R$ 110 mil. Financio CEF;Ed. Povoa de Varzim - Varanda,sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv.,2 elev, 01 vaga. R$ 170 mil.Condominio San Rafael - R$ 120mil - financio CEF - Sala c/ varan-da, wc socia c/ blindex, 3 qtos s/ 01reveres, coz, serv, wc serv.c/ blin-dex, 01 vaga. Ed. Roberto Malta - Vendo quartoe sala, coz, wc., 2 elev, gerador, gás,01 vaga, armários, área serviço.

FAROLCondominio Egpicio - Sala estan-te, varanda, wc social com Box, 3qtos, sociais, cozinha, área de ser-viço, wc serviço, 2 vagas. R$ 140mil. Financio CEF.Ed. Porchat - Área 170m² - Varanda,sala 2 amb, wc social, 4 quartossendo 02 suite s/ 01 revers, cozinha,serv, dce.Res. Jardim Alagoas - R$ 130 mil- Sala 2 amb, wc social , 2 qtos c/arms, coz. c/ arms, , serv, dce. 01vaga, 01 elev.

CASASFarol

Av. Rotary - Excelente casa com ga-ragem, terraço, 3 salas, gabinete,wc soc, 3 qtos (st) copa, coz, serv,dce. Exc. p/ consultório R$ 300 mil.Jardim Petropolis I - Térreo: Terraço,garagem, wc social, 01 suite comhidro, cozinha, serviço, despensa, 2quartos empregada, 01 wc empre-gada. 1º.andar: sala, 2 suites sendo01 com hidro.

JATIÚCAAv. Amélia Rosa - R$ 330 mil -Térreo: garagem , terraço, gabine-te, sala, wc social, cozinha, serviço,dce. 1º. Andar: Terraço, 2 quartos.Av. Amélia Rosa - R$ 320 mil -Garagem 2 carros, sala estar e jan-tar, wc social com armários e Box,4 qtos s/ 01 suite, cozinha com ar-mários, copa, serviço, dce.

SERRARIASAN NICOLAS - Área 300m³ -Terreno 18x25- Térreo: garagem,sala, wc social, 01 quarto, cozinha,área serviço, dce. 1º. Andar: 03 sui-tes sendo 01 com hidro e terraço.Financio Caixa.

LITORALSULLOTEAMENTO BARRA MAR- Condominio Barra Mar - Vendocasa: Térreo: garagem, sala, 01 suitereversível, cozinha, serv, depósito,churrasqueira. 1º. Andar: 3 suitessendo 01 com varanda. Condominiocom piscina.

PONTOCOMERCIAL

FarolEmpresarial Parthernon - Vendosala com divisória ( recepção, sala,wc). Área 23m² - R$ 50 mil.

POÇOEmpresarial Wall Street - Vendosala rérrea com wc, 01 vaga. R$ 45mil

CENTROAV. BUARQUE DE MACEDO -Vendo prédio próximo ao SE-BRAE e TRANSPAL.

TERRENOSJACARECICA

Condominio Ocean Wien - Esquinanascente com projeto - área 935m².R$ 330.000,00.

JATIÚCARua Hamilton Barros Soutinho -Antiga Rua Santo Amaro - Vendoterreno 12x25

TABULEIRO DO PINTOLOTEAMENTO JOSÉ FER-NANDES TORRES - Terreno deesquina medindo 20m de frente,16m de fundos, 20m de frente afundos.

LITORAL SULBarra São Miguel - Arquipélagodo Sol - Vendo lote 15x30 noBahamas

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Técnica de

Enfermagem do Trabalho comdisponibilidade para o interior.

Interessados enviar currículo para:

[email protected]

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Enfermeira com pós

graduação em Enfermagem doTrabalho com disponibilidade para

o interior. Interessados enviarcurrículo para:

[email protected]

Empresa do Ramo sucroalcoleironecessita de Técnico de Segurança

do Trabalho com disponibilidadepara o interior. Interessados enviar

currículo para:

[email protected]

AA1166

APARTAMENTOS Ponta Verde

Ed. Turim - Em frente a Faculdade

Mauricio de Nassau e Hiper Ponta Verde

- sala c/ var, 2 qtos, wc soc. c/ blindex,

coz., serv, wc serv, 2 elev. 01 vaga.

Ed. Tourlon - Ao lado do COC - sala c/

varanda, wc social, 3 qtos (st) coz., servi,

dce, 2 vagas.

Ed. Cadore - qto e sala c/coz.tipo ame-

ricana, 1 wc. Contrato fixo. Prédio c/pis-

cina, salão festas, 2 elev. Contrato fixo.

Ed. Canavial Apto 302 - Sala, wc so-

cial, 2 qtos, coz., área de serviço, wc ser-

viço. R$

Ed. Refuge - Varanda, sala c/ cozinha

americana, 1 qto, 1 wc. Contrato fixo.

Ed. Rui Palmeira - Sala c/var, wc soc,

3 qtos s/1 revers, coz, serv, wc serv, 1

elev.

Pajuçara

Ed. Ametista 6 - Apto. 801 - Sala, wc

social, 2 qtos s/1 ste, coz., área de ser-

viço. Salão de festas no pilotis e pisic-

na e apoio na cobertura.

Ed. Miramar - Sala 2 ambientes, wc

social, 2 qtos s/1 ste, coz, serv.

Jatiúca

Ed. Gravatá - Sala c/varanda, wc social,

3 qtos (st) coz, serv, wc serv.

Ed. Barão Dágua Branca - Sala c/va-

randa, wc soxial c/blindex, arms, 3 qtos

s/1 ste (2 c/arms), coz. c/arms, serviço,

dce c/armários, 2 vagas, lazer na co-

bertura.

Ed. Platanus - Aptos, Nov. Varanda,

sala, wc social, 2 qtos (st) coz, serv.

Ed. Oregon - Aptos, Novos, 2 qtos s/1

ste, coz, serv. piscina, salão festas 1 ou

2 vagas.

Ed. Seatlle - Novo, 2 qtos s/1 ste, coz,

serv. piscina, salão festas 01 ou 2 vagas.

Mangabeiras

Residencial San Francisco - Varanda,

sala, wc social, 3 qtos (st) s/1 revers, coz,

serv.

Condominio San Rafael - alugo com va-

randa, sala, wc social, 3 qyos. s/ 01 re-

versivel, cozinha, serviço, wc serviço.

Serraria

Conjunto José Tenório - c/2 quartos,

sala, wc. Soc, coz., serviço.

Prado

Ed. Antares - Varanda, sala, wc social,

3 qtos (st) coz. c/armarios, serviço, dce.

Cruz das Almas

Ed. Santa Joana - Sala, wc social, 2

qtos, coz., serviço, wc serviço

Barro Duro

Cond. Belo Horizonte - Varanda, sala,

wc social c/box e arms,, 3 qtos, c/armá-

rios s/1 st, coz. c/arms, , serviço c/ arms.

Cruz das Almas

Ed. Santa Joana - sala c/ var, wc soc, 2

qtos, coz, serv, dependência.

Conjunto Dom Adelmo Machado -

Sala, wc social, 2 quartos, coz., área de

serviço. R$ 440,00 + cond. R$ 110,00.

CASASFarol

Conj. Jardim Tropical - Rua TelmoLessa Lobo - com abrigo para carro,sala única, wc social, 3 quartos, co-zinha, área serviço, R$ 600,00 + IptuR$ 33,00

Ponta VerdeRua Prof. Vital Barbosa - Terraço, ga-ragem, sala estar 2 ambientes, jantar,01 suite reversível, copa, cozinha, áreade serviço, dependência comppleta, 01apto. 1º. Andar: gabinete, 2 suites.

JatiúcaRua Luiz Ramalho de Castro - Térreo:garagem sala, gabinete, wc social, co-zinha, serviço, dce. 1º. Andar: sala c/varanda, wc social, 3 qtos (st)

PONTOSCOMERCIAIS

Jatiúca Av. Amélia Rosa - Loja com 2 salas,2 wc´s, copa. R$ 6.000,00 + Iptu.PASSEIO STELLAMARIS - BEIRAMAR - Dispomos de área p/ grandesescritórios / lojas com média de 800m²e 1.000m².Av. Amélia Rosa ( Atual Av. Dr.Antonio Gomes de Barros ) Alugoexc. Para comercio. Precisa reformageral.N1212 - Av. Álvaro Otacílio ( BeiraMar ) Alugo terreno vizinho a GaleriaPasseio Stella Maris medindo 22,50 x70. Exc. p/ Agência Bancária.N1705 - Av. Álvaro Calheiros - Alugoterreno medindo 12x30 e 24x30

JacintinhoPrédio - Em frente ao Mercado Público- Térreo: Loja com 01 wc, 01 sala p/escritório. R$ 1.600,00 + Iptu

PoçoAlugo prédio em frente ao Sesc Poço- Av. Pedro Paulino - Esquina nascen-te c/pav. Térreo e 1º. Andar. Fazemoslocação individual. Exc. p/ cursinhos,escritórios, lanchonetes, etc..........Empresarial Wall Street - Alugo salacom wc ( térreo ).

FeitosaGalpão: Av. Governador LamenhaFilho com 250m², escritório + wc´s.

CMYK

JORNALO LO

DoisJORNA

BB11Sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || ee--mmaaiill:: ccuullttuurraa@@oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr

Ao encontro do solCarlos Sorin analisa a velhice em "A Janela", filmecom uma série de pequenos detalhes encadeados

Neusa BarbosaReuters

Veterano premiado do cinema ar-gentino, por filmes como "His-tórias Mínimas" (2002) e "O

Cachorro" (2004), Carlos Sorin retornacom uma história de dramaturgia mi-nimalista no drama "AJanela". Vencedordo prêmio Fipresci (da FederaçãoInternacional dos Críticos) no Festival deValladolid (Espanha).

Num filme que tem ecos assumidosde "Morangos Silvestres" (1957), deIngmar Bergman, o protagonista é ovelho escritor Antonio (o escritor e ro-teirista uruguaio Antonio Larreta), vi-vendo seus prováveis últimos dias devida.

A fragilidade de seu corpo, preso àcama e dependente de remédios, con-trasta com a rebeldia de seu espírito,que parece disposto a sorver a máximaenergia da natureza à sua volta. E mais- Antonio espera ansiosamente a voltado único filho (Jorge Diez), um pianis-ta famoso, com quem ele não fala háanos.

Seguindo seu estilo habitual, Sorinnão fornece muitas explicações. Não sesabe ao certo a causa desse afastamen-to entre pai e filho. Não se sabe muitosobre a mulher dele, que morreu hámuito tempo, e de quem restou um re-trato a óleo na parede. Igualmente,pouco se revela sobre as duas emprega-

das da casa (Maria Del Carmem Jiméneze Emilse Roldán), que se revezam naatenção constante ao velho dono.

A janela do título torna-se, assim, ametáfora da possibilidade de escaparpara a vida externa, o que Antonio atéfará, reunindo toda a sua energia - umabela sequência visual do filme, em quesua fragilidade física é, mais uma vez,superada pela sua férrea vontade de irde encontro a um vasto campo ao solseco da Patagônia.

Um personagem curioso é o do afi-nador de pianos (Roberto Rovira), queé chamado para preparar o velho ins-trumento abandonado para a visita dofilho. Observador de fora, ele fornecemomentos de real ironia e humor comseus comentários, quebrando a soleni-dade sentida na velha casa.

Repleto de silêncios e lacunas, "AJanela" aproxima-se às vezes da econo-mia narrativa dos filmes de sua compa-triota Lucrecia Martel, diretora de "OPântano" (2001) e "A Menina Santa"(2004), ainda que sem a mesma radica-lidade.

Em todo caso, para aproximar-se dofilme de Sorin, o espectador terá demunir-se de muita entrega e atençãoporque, nesta história, o sentido está,mais do que nunca, na obra deste dire-tor na atenção a toda uma série de pe-quenos detalhes e seu encadeamento.

Confira local e horários na página B2.

No fim da vida, Antonio (AntonioLarreta) aguarda a chegada do

filho para visitá-lo

JORNALO JORNALOVariedadesSexta-feira, 1o de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] BB22

Hoje Amanhã

[email protected]

Roteiro Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

�� A música da banda Mopho e as artes visuais do arquiteto Alex Barbosa (foto) são as atra-ções da edição do Projeto Linda que acontece a partir das 20h, no Espaço Cultural LindaMascarenhas. Entrada franca.

Em Breve

�� A Associação Teatral Joana Gajuru realiza, de 4 a 8 de outu-bro, a Mostra Gajuru de Teatro de Rua, no calçadão docentro da cidade e na praça Deodoro. A mostra faz partedas comemorações dos 15 anos de fundação do JoanaGajuru, primeiro grupo de teatro de rua de Alagoas. Oevento também faz parte do projeto Gajuru 15 anos -Memórias dos Filhos de Joana, que foi agraciado com oPrêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua 2009. As comemo-rações dos 15 anos do Gajuru incluem ainda exposição defigurinos e o lançamento do catálogo Gajuru 15 anos -Memórias dos Filhos de Joana.

�� Em outubro, o Cine Sesc 12h30 exibe, na mostra Curtasdo Carlitos, 10 curtas-metragens. Trata-se de produçõespouco conhecidas do grande público. Os filmes desta-cam as principais características do vagabundo que, nascondições mais adversas, sempre descobre motivos parasorrir. Por essa razão, a programação, que é gratuita eserá distribuída em três segundas-feiras, é imperdívelpara quem curte a obra de um dos maiores gênios docinema. Os filmes que constam na programação sãoCarlitos Repórter, Carlitos no Hotel, Que Farra!, Dia deEstreia, Carlitos Garçom de um Café, Carlitos Faceiro,A Maleta Fatal, Um Amor Cruel, Carlitos & o Relógioe Laços de Paz.

�� Lançamento do livro Rio São Francisco: um ninho de cul-turas, de Douglas Apratto e Cármen Dantas, dia 7 de ou-tubro, às 19h, na Casa Jorge de Lima (Centro).

�� O I Baile da Primavera vai acontecer no dia 7 de outubro, às20h, no Conj. Vale da Serraria, 118, QD A3 (Serraria).Ingressos: individual - R$ 50 (inclui bufê de saladas, jan-tar, sobremesa e programação artística) / Mesa p/ 4 pessoas- R$ 200 / Mesa para 6 pessoas - R$ 300. Mais informações:(82) 9972-8889 / 3328-5800.

�� Rolando Boldrin vem a Maceió com o espetáculo "Cara do Brasil",no dia 7 de outubro, no Teatro Gustavo Leite (Centro Culturae de Exposições de Maceió - Jaraguá), às 20h30. Em um teatromusicado, o artista, que está completando 50 anos de carreira,conta causos do homem comum, da cidade e do campo.Ingressos: R$ 30 (inteiro) e R$ 15 (estudantes e maiores de 65anos). Mais informações: (82) 3315-7114 / (82) 3315-1633.

�� A próxima atração do MPB Petrobras em Maceió é o showde Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, com abertura deMillane Hora. No dia 9 de outubro, às 20h, no TeatroGustavo Leite. Os ingressos começam a ser vendidos no dia7 de outubro, das 8h às 18h, na bilheteria do teatro. Maisinformações: (82)3315-3922 / 9167-8748.

�� Noite do samba-choro no barCantoria (Trav. Desembarga-dor Valente de Lima, 23 -Mangabeira), com a cantoraIsmair Martins, o bandolinis-ta e cavaquinista WellingtonPinheiro e grandes sucessosda MPB, a partir das 20h30.Mais informações: (82)9918-6745/9154-5683.

�� A banda Alma de Borrachavai levar seu repertório declássicos do rock dos anos60, 70 e 80 como Beatles, LedZeppelin, Pink Floyd, RaulSeixas, entre outros, às21h30, no Engenho Massayó(Av. Amélia Rosa, 173 -Jatiúca). Couvert: R$ 8. Maisinformações: (82) 3357-1099.

�� O músico Naldinho vai seapresentar às 21h, no Trilhado Mar (Garça Torta - Ma-ceió), com a participação deWilson Miranda.

�� Um dos maiores sucessos doteatro infantil deste ano noBrasil terá curta temporadaem Maceió. "O mundo en-cantado de Peter Pan" chegaao Teatro Gustavo Leite, dehoje a domingo. O espetácu-lo é um projeto dos mesmosrealizadores de Pinocchio,A Bela e A Fera e O Mágicode Oz, três produções degrande sucesso no País e noExterior. Ingressos: disponí-veis em breve no stand SueChamusca (Maceió Shop-ping). Mais informações:(82) 3235-5301 / 9925-7299.

07h00 - Primeiro Jornal07h30 - Band Kids09h15 - Quase Anjos10h00 - Dia Dia11h15 - Jogo Aberto13h00 - SP Acontece14h20 - Decisões da Vida 15h00 - Video News16h00 - Márcia17h15 - Brasil Urgente19h10 - Jornal da Band20h05 - Show da Fé 20h30 - mília Dinossauros21h10 - Video News22h15 - Tribunal na TV 23h30 - Busão do Brasil00h00 - Jornal da Noite00h45 - A Noite é uma Criança02h00 - Vida Vitoriosa

Variedades

TTVV AABBEERRTTAAEDUCATIVA Canal 3

01h15 - Ponto de Luz06h45 - Fique Alerta 1ª Edição07h00 - Alagoas Rural07h10 - Agreste Noticias07h25 - Casa & Negocio07h30 - Pajuçara Manhã08h30 - Fala Brasil09h30 - Hoje em Dia12h00 - Feito Para Você12h20 - Pajuçara Esporte12h30 - Fique Alerta13h45 - IURD

14h35 - Record Kids16h30 - Todo Mundo Odeia o Chis18h15 - Os Mutantes - Caminhos do Coração 18h45 - Record Kids19h40 - Casa & Negocio19h42 - Jornal da Pajuçara - Noite20h10 - Jornal da Record21h00 - CSI - Investigação Criminal22h15 - Ribeirão do Tempo23h00 - A Fazenda00h00 - Camara Record01h15 - Ponto de Luz

TV GAZETA05h00 - Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber05h15 - Telecurso Profissionalizante05h35 - Telecurso Ensino Médio05h50 - Telecurso Ensino Fundamental06h03 - Sagrado06h06 - Globo Rural06h30 - Bom Dia Alagoas07h15 - Bom Dia Brasil08h10 - Gazeta Notícia08h13 - Mais Você09h40 - Globo Notícia I09h43 - TV Globinho11h45 - AL TV - 1ª Edição12h45 - Globo Esporte13h15 - Jornal Hoje13h45 - Vídeo Show

14h25 - Vale a Pena Ver de Novo - Sete Pecados15h55 - Sessão da Tarde - Bebês em Ação17h38 - Globo Notícia II17h41 - Malhação 18h10 - Araguaia19h00 - AL TV - 2ª Edição19h15 - Ti-ti-ti20h15 - Jornal Nacional20h55 - Passione22h00 - Globo Repórter23h05 - Junto e Misturado23h.45 - Boletim Hipertensão23h51 - Jornal da Globo00h25 - Programa do Jô01h55 - Intercine03h50 - Corujão

Canal 7 TV BANDEIRANTES Canal 38

TV ALAGOASA emissora não forneceu sua programação.

Canal 5TV PAJUÇARA Canal 11

05h50 - Salto para o Futuro06h50 - Telecurso Ensino Médio07h05 - Telecurso Ensino Fundamental07h20 - Telecurso Tecendo o Saber07h50 - Jornal Visual08h00 - Repórter Brasil 08h45 - Cocoricó09h00 - Thomas09h30 - Um Menino Muito Maluquinho10h00 - A Turma do Pererê10h30 - A Princesa Sharazade11h00 - Castelo Rá-Tim-Bum11h30 - Janela Janelinha12h00 - 100% Brasil12h30 - A Turma do Pererê13h00 - Horário Político - Eleições 201013h50 - Os Heróis da Praia14h00 - Dango Balango

14h30 - Castelo Rá-Tim-Bum15h00 - Cocoricó15h15 - Curta Criança15h30 - Vila Sésamo16h00 - Sem Censura17h30 - Diverso18h00 - Estúdio Móvel18h30 - Karkú, Uma Galera Atrevida19h00 - Um Par Quase Perfeito19h30 - Programa Especial20h00 - Vida de Artista (Local)20h30 - Horário Político - Eleições 201021h20 - Repórter Brasil 22h00 - Programa de Cinema23h30 - Média Nacional00h00 - Curta Brasil01h00 - Sem Censura

SERVIÇO - Peter PanAmanhã, às 15h e 18h, no Teatro Gustavo Leite. Ingressos: R$ 50 (crianças e acompanhantes), à venda no stand Sue Chamusca (Maceió Shopping). Mais informações. (82)3235-5301/ 9925-7299 / [email protected] e www.chamusca.com.br

JORNALO JORNALO

BB33Sexta-feira, 1o de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Peter Pan, o garoto que nunca crescee que vive na Terra do Nunca comos Garotos Perdidos, a fada Sininho,

o capitão Gancho e as crianças Wendy,John e Michael estarão em Maceió, ama-nhã. Com imagens que saltam de três te-lões (imagens em 3D) para compor a ce-nografia e acompanhar a ação, além deefeitos especiais e cabos para fazer voaro personagem-título, o musical Peter Panserá exibido em duas sessões (às 15h e às18h), no Teatro Gustavo Leite (Jaraguá).

O musical é assinado pelos mesmosrealizadores de O Mágico de Oz,Pinocchio e A Bela e A Fera. Assim comoas três produções anteriores, este novoprojeto apresenta números grandiosos.São 200 profissionais envolvidos, 27 ato-res em cena, 40 personagens, 180 figuri-nos, 15 trocas de palco e 10 toneladas de

estruturas e equipamentos. O espetáculoconta também recursos de iluminação, le-vitações, pirotecnia e efeitos visuais.

Luana Martins interpreta o meninoque não quer crescer em uma trama de-calcada do original do escocês J.M. Barriee de sua adaptação mais famosa: o dese-nho de animação da Disney lançado em1953. Billy Bond e Andrew Modine assi-nam a direção-geral.

A HISTÓRIA - No palco, Peter Panvive na Terra do Nunca na companhia daciumenta fada Sininho e de seus fiéis me-ninos perdidos. Sempre à espreita, o vilãoCapitão Gancho busca uma chance de sevingar do garoto, depois de perder a mãoem um duelo com o protagonista.

No começo da história, Peter visita osirmãos John, Michael e Wendy e os con-

vence a conhecer a Terra do Nunca. Amenina é designada para a função de mãedas crianças, ou seja, é incumbida porPeter de contar histórias. Seu jeito dócilacaba conquistando também o coraçãodo rapaz, mas, como se sabe, a apaixona-da Sininho não vai deixar barato.

O AUTOR - Sir James Matthew Barrie(1869-1937) foi um bem sucedido drama-turgo e novelista escocês. Iniciou a suacarreira como jornalista em Edimburgo eLondres. Em seus escritos esboçava epi-sódios da vida na Escócia, trazem-lhe oprimeiro sucesso quando são compiladosem 1888. Quatro anos mais tarde, surgeo reconhecimento como dramaturgo desucesso que o acompanhará até ao finalda vida. Peter Pan, inicialmente escritopara teatro, é disso um bom exemplo.

Peter Pane sua turma

estarão em Maceió, amanhã

CMYK

JORNALO JORNALO

BB44

SocialSexta-feira, 1º de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

QQuueerr SSaabbeerr??

Pesquisadores americanosdescobriram que uma proteínaque regula o relógio biológico demamíferos também está relacio-nada à síntese de glicose no fíga-do durante períodos de jejumprolongado. Adescoberta ajudaa entender a relação entre priva-ção de sono e distúrbios metabó-licos, como obesidade e diabetes,abrindo caminho para novas es-tratégias terapêuticas. Quando fi-camos muito tempo sem alimen-to, o organismo mantém a taxa deglicose no sangue estável e ga-rante energia aos órgãos graças aum processo chamado gluconeo-gênese (síntese de glicose a par-tir de gordura ou das proteínasdos músculos).

SONO BOM

Amanhã, das 9h às 15h, oNEAFArealiza mais uma feirade adoção. O evento será reali-zada no Centro Comunitáriodo Santo Eduardo "CSU" loca-lizado na Av. Capitão MarinhoFalcão, no conjunto SantoEduardo. Por lá, muitos cães egatos (adultos e filhotes) paravocê escolher. As pessoas quenão puderem adotar podemdoar ração, medicamentos ousimplesmente ajudar na divul-gação do evento. Informações:9126.5001

ADOTE UM BICHINHO

Os cientistas descobriramagora que esse mecanismo é re-gulado por uma proteína chama-da criptocromo. Em experiênciascom ratos, foi possível reduzir aglicemia dos animais ao contro-lar os níveis de criptocromo no fí-gado. Então, durma mais, se qui-ser manter suas taxas dentro danormalidade.

SONO BOM II

Gloria Kalil, em seu livroAlô, Chics, fala de um assun-to que não é preciso ser ne-nhum grande observadorpara notar: algumas listas decasamentos estão de talforma que parece que umshow será realizado e paratal é preciso comprar um in-gresso. São tantas as solicita-ções dos noivos que já têmcasa montada e preferemsubstituir os presentes tradi-cionais por cheques. Mas nãoprecisam exagerar! È muitobom passar uma lua-de-meldos sonhos, mas isso nãodeve ser responsabilidadedos seus convidados propor-cionarem isso. Nada de esti-pular um valor para cadaconvidado. Não é nada ele-gante.

DICAS NEWS

Uma delícia em mil folhas. Assim é a so-bremesa que daremos hoje, na dica gastronô-mica da coluna. Você vai precisar de 250 g demassa folhada laminada, 500 ml de leite fer-vente, 20 ml de aroma baunilha, 100 g de açú-car, oito gemas, 40 g de farinha trigo, 200 gde morango, 100 g de mirtilo, 100 g de fram-boesa (opcional) e 50 g de açúcar de confei-teiro. Basta colocar a massa folhada numatravessa e assar ao forno a 180 ºC, por 20 mi-nutos. Deixe esfriar e corte em 12 fatias de 3cm por 8 cm. Bata a gema com açúcar, adi-cione a baunilha e misture com a farinha aoleite fervendo. Mexa com fouet até ferver no-vamente. Retire e deixe resfriar na geladeira.Para fazer o coulis (calda), bata no liquidifi-cador a metade das frutas vermelhas com oaçúcar de confeiteiro. Monte os mil folhas

com três retângulos de massa intercaladospor duas camadas de creme. Adicione emvolta o restante de frutas vermelhas e o cou-lis. Se fizer a receita para amigos e familiares,prepare-se para uma chuva de elogios. O riscoé sua casa virar parada obrigatória dos queamam um docinho.

MIL FOLHAS DELICIOSAS

A estilista Martha Medeiros retonou ontem de mais umade suas viagens de inspiração, mas deixou um gosto de “quero mais” por onde apresentou sua nova coleção

AAccoonntteecceennddoo......

UUmm lluuggaarr aaoo ssooll ((oouu ffoorraa ddeellee))

6Com uma coleção de fazer oqueixo cair, a empresária

Mônica Fireman segue ditan-do as regras feshions da próxi-ma estação, com a sua Naranja.Basta dar uma olhada em suasvitrines e se inspirar!

7Hoje, a querida Aline Rijoserá o centro das atenções,

recebendo demonstrações decarinho extra de seus amigos efamiliares, em razão de maisum niver que comemora. Avocê, muitas felicidades, saúde,paz e sucesso!

8Muitos casamentos, bodas eaniversários têm sido realiza-

dos no Castelo da Gastronomia,o Famiglia Guiliano. Com umaarquitetura propícia para even-tos desses portes, o local é umadas referências de quem quer sesentir bem. De segunda à se-gunda, a dica é experimentaro buffet de lagosta. Imperdível!

9Podem comemorar. O proje-to MPB Petrobras apresenta

show inédito de ArnaldoAntunes e Edgard Scandurraem Maceió. Adata escolhida foi9 de outubro, às 20h no TeatroGustavo Leite. Em 2010, o pro-jeto comemora 13 anos desucesso, consolidadocomo um dos mais bemsucedidos projetos cultu-rais do país. Nesse show,quem faz a abertura é acantora alagoana MillaneHora.

10Levante o braço quemvive em condomínio e

nunca tenha feito alguma recla-mação a respeito dos vizinhos.Ninguém, não é? De som altoa latido de cachorro, passandopor vazamentos e vagas na ga-ragem, não faltam pontos dediscórdia. Segundo o levanta-mento de uma administrado-ra de condôminos que atua noEstado de São Paulo, as maio-res causas de reclamações sãocachorros em apartamentos(30%), vagas na garagem (25%),vazamentos (12%) e problemascom crianças e adolescentes(8%). Os demais conflitos têmcausas diversas, como excessode barulho. Para alguns casos,existem leis que podem ajudara solucionar os conflitos. Emoutros, é preciso verificar o queestabelece a convenção de con-domínio e o regulamento inter-no, que são os documentos nosquais se regulam os direitos e asobrigações dos condôminos.Mas de maneira geral a dica épensar no outro.

11Vaninha Nutels trouxeuma cartela de cores com

muitas novidades nos mode-los de suas Andarella.

Para as mais an-tenadas, nadacomo subir nosalto e na corda estação.

1Superando as previsões de vendas, oRéveillon Absoluto 2011 anuncia o final de

seu primeiro lote promocional. Cerca de 50%do total de ingressos da megafesta já foramvendidos. Aprocura é o termômetro da expec-tativa que cerca a festa mais bacana da vira-da.

2Para não ficar de fora dessa superprodução,é bom não perder tempo: os ingressos do

segundo lote, agora a R$ 300 (feminino) e R$350 (masculino), estão à venda nas lojas BodyStore, Forum e ClubLyon, além doportal Show deIngressos. Maisinformações :w w w. s h o w -d e i n g r e s -sos.com.br, ou3327-8700 /9647-3366.

3Eles estão programando um super carna-val na Europa, mas antes Fátima, Vanessa

e Eraldo Tenório levam um grupo de alagoa-nos para alguns dias entre Las Vegas e NovaIorque, através de sua System Tours. Nda mau,não é verdade? Aviagem começa dia 27 de no-vembro e acaba dia 6 de dezembro. E tudocom padrão cinco estrelas e naquele precinho.Não percam!

4Comemoraram mais uma virada de calen-dário Tereza Holanda, o procurador

Fernando Melro Ressurreição, Lúcia Lins,Sandra Márcia Fernanda e Martha TavaresCortez. Felicidades!

5As duas suítes VIPs equipadas com todoconforto, recém inauguradas por Mônica e

Monique Casado, em sua Fios de Cabelo, vi-raram o novo desejo das noivas chiques da ci-dade. Localizado na Ponta Verde, o espaçoconta com um andar totalmente dedicado à be-leza e bem-estar. Noivas e formandas baca-nas de Maceió já aderiram à novidade.

O nosso fax e e-mail paraenvio de notícias: 4009-1960 [email protected]

FAX & E-MAIL

Você sente dificuldade para estacionar seu carro emMaceió ou Arapiraca; ou mesmo quando viaja para fora doEstado? Pois bem, segundo o IBGE, essa dificuldade vai con-tinuar atingindo mais que sua paciência. Ela vai pegar no seubolso. Com estacionamentos virando canteiros de obras emais de 8.500 veículos novos por dia, manter o carro esta-cionado fica mais caro. O preço do estacionamento aumen-tou em média 12,15% nos últimos 12 meses encerrados emagosto. No mesmo período, o IPCA (índice oficial de infla-ção) ficou em 4,49%. Serviços em geral subiram 6,85%, segun-do o Banco Central. O aumento chega a 21,2% em BeloHorizonte. Em São Paulo, a alta foi de 8,73%. O jeito é rezarpara achar uma boa vaga a um preço justo. Outra alternati-va é estacionar na rua (atitude pouco recomendada em diascomo os que estamos vivendo) e torcer, também neste caso,para o carro continuar lá, do jeitinho que foi deixado.

Ochef Thiago

Maia, responsávelpelas delícias servidas noFour Bistrô, como o peito

de pato grelhado ao molhode maracujá e aspargos

frescos e o SururuMarinières.

Simplesmentedeliciosos!

O amigo José Alfredode Mendonça, um

homem que sempre mereceránossas homena-

gens por se tratarde um cidadão

ímpar, passandoseu conhcimento

sobre a vida adiante e conquis-

tando cada vezmais admiradores

do seu cartáter

NegóciosNegóciosMaceió, sexta-feira, 1º de outubro de 2010 || www.ojornalweb.com || e-mail: [email protected] JORNALO JORNALO

IIddeeiiaass ddee

Privacidade e beleza:

o poder das cortinas

Elaspodem ser de linho,

seda, tecidos brilhosos oufoscos, leves ou pesados. Há quem

prefira as artesanais, com conchinhasou miçangas. No universo das cortinas,as opções são quase que infinitas. De

simples garantidores da privacidade, elasganharam destaque nas decorações de casas

e escritórios, dando ao empreendedorque abraçar seu mercado produtor a

possibilidade de oferecer itensdiferenciados para clientelas

de diversas faixas deconsumo.

Sext

a-fe

ira,

de o

utub

ro d

e 2

01

0 ||

ww

w.o

jorn

alw

eb.c

om ||

e-m

ail:

ojor

nal@

ojor

nal-

al.c

om.b

r IIdd

eeiiaass

ddee N

egóc

ios

2OOSS AARRTTIIGGOOSS AASSSSIINNAADDOOSS SSÃÃOO DDEE EEXXCCLLUUSSIIVVAA RREESSPPOONNSSAABBIILLIIDDAADDEE DDEE SSEEUUSS AAUUTTOORREESS EE NNÂÂOO RREEFFLLEETTEEMM AA OOPPIINNIIÃÃOO DDEE OO JJOORRNNAALL

JORNALJORNAL EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDAwww.ojornalweb.com

[email protected]

REPRESENTANTE NACIONAL

FFTTPPII

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06,3600, Jacarecica - Maceió/AL -CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1961

Diretor-executivoPetronio [email protected]

Editor-geralDeraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane Pereira [email protected]

EditoraFlávia Farias [email protected]

As cortinas, criadas por volta do sé-culo XVII com o aparecimento das pri-meiras janelas, tinham como principalobjetivo manter a privacidade das pessoasem uma residência. Hoje, juntamentecom o tapete e o sofá, as cortinas figuramcomo um dos principais itens de deco-ração da casa.

Além de imprimir estilo ao ambien-te, as cortinas oferecem conforto e priva-cidade aos ambientes residenciais e co-merciais. Também resolvem problemaspráticos como incidência de sol nos am-bientes, aumentado a durabilidade dosmóveis e evitando o desbotamento dostecidos.

A cortina pode ser definida comoum tecido, suspenso por argolas ou tri-lhos, internamente instalado à frente deuma janela ou porta de um recinto paraprotegê-lo de agentes externos, comoraios solares, e resguardá-lo da visibili-dade de prédios e construções vizinhas.

Aescolha do tipo de cortinas depen-de de fatores como a preferência pes-soal, preço, estilo do ambiente, tamanhoe tipo da janela, forma de manutençãoe durabilidade, entre outros.

Arquitetos e decoradores asseguramque o segredo para uma cortina perfei-ta está no acabamento e na qualidade dosmateriais. Os requisitos para um mode-lo impecável são a definição do tecido(leve ou encorpado, luxuoso ou rústico,dependendo do efeito pretendido) e acostura artesanal.

Vale lembrar que a cortina possuiconceitos e características diferentes dapersiana. Embora tenha a mesma fina-lidade, a persiana é composta por pla-cas fixas que se movimentam por meiode cordões. É produzida em alta escalapor empresas de grande porte, que dis-tribuem e instalam os produtos por meiode uma extensa rede de lojas autoriza-das.

Portanto, os clientes que optam pelautilização de cortinas ao invés de persia-nas, geralmente, buscam a personaliza-ção na decoração do ambiente. É justa-mente este conceito que deve ser ressal-tado pelo empresário que deseja inves-tir neste segmento. Os modelos de cor-tinas encomendados tendem a satisfazer

as necessidades de exclusividade e be-leza. Muito mais do que mero elemen-to decorativo, as cortinas tornaram-seindispensáveis para proporcionar umclima aconchegante e único em cada am-biente da casa.

MERCADO - Os dados de merca-do do setor têxtil no Brasil apontam parao faturamento de US$ 50 bilhões anuais,conforme a Associação Brasileira daIndústria Têxtil (ABIT). Com um contin-gente de 1,65 milhão de empregados,sendo 75% de mão-de-obra feminina, osetor é o segundo maior empregador daindústria de transformação e o segundomaior gerador do primeiro emprego, re-presentando 3,5% do PIB nacional. Hámais de 30 mil empresas têxteis e con-fecções brasileiras contribuindo para queo país alcance a posição de sexto maiorprodutor têxtil do mundo, com expor-tações de US$ 2,4 bilhões.

Outro setor de destaque, o segmen-to de decoração, representa um dos mer-cados que mais crescem no Brasil. Estesegmento, que compreende desde mó-veis e objetos até cortinas e persianas,movimenta R$ 5 bilhões por ano no país,

segundo a ABIT. Os pontos comerciais,que somavam 20 mil há dez anos, hojecorrespondem a 40 mil. Os shoppingcenters temáticos saíram do eixo Rio - SãoPaulo e já marcam presença em diver-sas cidades, tais como Belo Horizonte,Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador,Recife, Fortaleza e Niterói.

Os elementos de decoração ganha-ram o conceito de qualidade de vida esuperaram a característica de "luxo parapoucos". Ainternet e o aumento da quan-tidade de revistas sobre o tema forma-ram uma geração de consumidores maisinformados e interessados em novidades.A abertura de mercado para produtosimportados abasteceu as prateleiras daslojas e estimulou a fabricação nacional deartigos de decoração. Diante dessa con-juntura, estima-se que o nicho de tecidospara decoração cresça de três a quatro porcento em 2010.

Com as complicações urbanas rela-cionadas a trânsito e violência, o lar trans-formou-se num ponto de recepção deamigos. A casa passou a ser um centrode entretenimento, com atrativos visuaisharmônicos e luxuosos. A valorizaçãodo lar exige a adoção de modas e tendên-

cias em design de interiores. O boom dedecoração reflete-se também na quanti-dade de profissionais do ramo. Em dezanos, o Brasil passou de 4 mil para 10 mildecoradores registrados, além da criaçãode dezenas de novos cursos técnicos e fa-culdades de decoração.

O mundo da moda e a decoração ca-minham próximos, como pode ser obser-vado a partir de declarações de profissio-nais que costumam referir-se à decora-ção como a "forma de vestir a casa". Nasquatro estações do ano, junto aos lança-mentos das novas coleções de roupasoutono/inverno ou primavera/verão,vemos as tendências de cores, desenhosou grafismos, formas e texturas incorpo-radas ao design e à decoração da casa.

O clima de otimismo é impulsiona-do, ainda, pelo programa "Minha Casa,Minha Vida", que alavancou a indústriada construção civil. Em 2010, o PIB(Produto Interno Bruto) daquele setordeverá crescer 9%, gerando reflexos po-sitivos no segmento da decoração de in-teriores. Isso porque a política de mora-dia popular do governo federal represen-ta ampla oportunidade para projetosque, de um jeito barato e criativo, tornemessas unidades habitacionais mais acon-chegantes e funcionais, por meio da de-coração e do design.

Além disso, a Copa de 2014 e asOlimpíadas de 2016, ambas no Brasil,irão aquecer ainda mais o setor da cons-trução, principalmente no que se refereà ampliação e à renovação da rede hote-leira, de alimentação e demais ramos doturismo.

Quanto ao mercado específico de cor-tinas, não há dados publicados sobre ocrescimento do setor. Pode-se afirmarque o segmento é pontuado por concor-rentes informais e costureiras caseirasque prestam serviços no mercado infor-mal. O empresário de confecção de cor-tinas deve saber que irá concorrer dire-tamente com as costureiras artesanais eindiretamente com os fabricantes de per-sianas e sua extensa rede de distribuido-res autorizados. Devido ao risco intrín-seco ao negócio, recomenda-se a realiza-ção de ações de pesquisa de mercadopara avaliar a demanda e a concorrência.

A evolução das cortinas

IIddeeiiaa

ss ddee N

egóc

ios

3

Sext

a-f

eir

a,

de o

utu

bro

de 2

01

0 ||

ww

w.o

jorn

alw

eb.c

om

||e-m

ail:

ojo

rnal@

ojo

rnal-

al.co

m.b

r

A decisão sobre a localização donegócio dependerá da estratégia devenda dos produtos oferecidos. Casoo empresário pretenda abrir umponto comercial com estande de ven-das e produtos em demonstração,deve-se atentar para aspectos comoa densidade populacional da região,o poder aquisitivo dos consumido-res locais, a concorrência, os fatoresde acesso e locomoção, a visibilida-de, a proximidade com fornecedo-res, a segurança e a limpeza do local.

Caso a estratégia de comerciali-zação contemple a utilização de ven-dedores externos, a localização daloja não representa um fator deter-minante para o sucesso do empreen-dimento.

ESTRUTURA - Para um estabe-lecimento comercial que concentrea produção e a venda de cortinas,exige-se uma estrutura inicial de 65m², com flexibilidade para ampliaçãoconforme o desenvolvimento do ne-gócio. Esta área inclui o espaço paraos equipamentos de confecção dascortinas (por volta de 50 m2) e umpequeno estande de vendas paraatendimento dos clientes e demons-tração de alguns produtos (porvolta de 15 m2). O estabelecimen-to deve ser mantido em perfei-tas condições de ordem e hi-giene.

Os funcionários devemapresentar características fí-sicas adequadas ao desem-penho de suas atividades, emambiente arejado, limpo,claro e dentro das normas desegurança pré-estabelecidaspelo Corpo de Bombeiros.

Paredes pintadas com tintaacrílica facilitam a limpeza. Ascores claras trazem a sensação deamplitude e profundidade.

Sempre que possível, deve-seaproveitar a luz natural. No final domês, a economia da conta de luzcompensa o investimento.

Profissionais qualificados (arqui-tetos, engenheiros, decoradores) po-derão ajudar a definir as alteraçõesa serem feitas no imóvel escolhidopara funcionamento da confecção,orientando em questões sobre ergo-metria, fluxo de operação, designdos móveis, iluminação, ventilação,etc.

PESSOAL - O número de fun-cionários varia de acordo com o ta-manho do empreendimento. Para aestrutura anteriormente sugerida, aconfecção de cortinas exige uma equi-pe composta por um gerente, umvendedor, uma costureira e um ins-talador.

De acordo com o horário de fun-

cionamento e com o comportamen-to de vendas ao longo do dia (aten-ção aos horários de pico), pode sernecessário contratar de mais cos-tureiras ou vendedores. Estaexpansão do negócio preci-sa ser planejada conformeo aumento do fatura-mento.

O atendimento éum item que merecea maior preocupa-ção do empresário,já que nesse seg-mento de negóciohá uma tendênciaao relacionamentode longo prazocom o cliente e in-dicação de novosclientes.

A qualificaçãode profissionais au-menta o comprome-timento com a em-presa, eleva o nível deretenção def u n -

c io-n á r i o s ,melhora a performance do negócioe diminui os custos trabalhistas coma rotatividade de pessoal.

MATÉRIA-PRIMA - As cortinaspodem ser instaladas em trilhos outubos de ferro, madeira e outros ma-teriais, através de argolas, ilhoses oucom o próprio tecido. Dentre os di-versos tipos de cortinas, os mais tra-dicionais são os que contam com doispedaços iguais de tecidos, pendura-dos em trilhos, que se encontram nomeio da janela. Para combater a cla-ridade, pode ser utilizado um tecidochamado blackout que bloqueia aentrada de luz e escurece o ambien-te.

Existem modelos modernos de

p r e -gas que proporcionam àcortina um toque de sofis-ticação. A qualidade e a di-versidade dos tipos de te-cidos variam entre organ-zas, shantungs, tafetás, mi-

crofibras, linhos, algodões es-tampados, acrílicos, veludos e

cambraias, entre outros. Alguns clientes preferem

os modelos básicos, com teci-dos leves. Outros optam pelosgêneros clássicos.

Como o tecido re-presenta o principalcusto da cortina, éfundamental arealização perió-dica de pesquisasde preços com lojasde tecidos e confecções. Volume eadimplência são importantes armaspara a obtenção de descontos e pra-zos de pagamento.

Depois de confeccionadas, as cor-tinas podem ser presas das seguin-tes maneiras:

Varão: sua maior vantagem é asimplicidade. De inox, latão, alumí-nio ou madeira, esse suporte podeser único, duplo ou triplo (varõesalinhados paralelamente para forro,cortina e xale). As ponteiras acopla-

das nas extremidades fazem oacabamento e evitam que a

cortina escape do varãopelos lados. Este mo-

delo é ideal paracortinas com

alças de tecido,argolas e ilho-

ses. Trilho:

outro aces-sório bempopular,tambémpode serencon-t r a d oem ver-s õ e ssimples,duplasou tri-p l a s .O c u p a

menos es-paço que o

v a r ã o .Fixado no

teto, é idealpara cortinas vo-

lumosas, com pre-gas, presas por gan-

chos deslizantes (esteacessório também funcio-

na para os varões). Bandô: faixa larga de tecido

que pode ser presa a uma estrutu-ra de madeira. É utilizado

para esconder o trilho,o varão ou a caixa da

persiana. Braçadeiras: sãoacessórios utiliza-

dos para pren-der os xales,indicados nadecoraçãoclássica de

quartos.Muitas lojas

de tecido estão verticalizando osserviços prestados, oferecendo tam-bém o serviço de confecção de cor-tinas. Deve-se atentar para esta con-corrência direta de fornecedoresque, por terem acesso à matéria-prima sem intermediários, adqui-rem vantagens competitivas de cus-tos.

Outros concorrentes diretos sãoas lojas de persianas. Este merca-do, representado por grandes fa-bricantes e uma extensa rede de dis-tribuidores e representantes, vemse especializando em produtos comaspectos mais rústicos e naturais,simulando uma apresentação maisartesanal e roubando clientes dasconfecções de cortinas.

Detalhes que fazem a diferença

Sext

a-f

eir

a,

de o

utu

bro

de 2

01

0 ||

ww

w.o

jorn

alw

eb.c

om

||e-m

ail:

ojo

rnal@

ojo

rnal-

al.co

m.b

r IIdd

eeiiaa

ss ddee N

egóc

ios

6

Sebrae/AL

Costureiras de Paulo Jacinto partici-param, na última quinta-feira (30), deuma capacitação para aprimorar o pro-cesso de produção e incentivar o desen-volvimento de novas tecnologias entreos grupos associativistas, integrantes doProjeto Cama, Mesa e Banho, coorde-nado pelo Sebrae/AL.

O curso, promovido pela instituição,em parceria com o Serviço Nacional deAprendizado Industrial (Senai), abor-dou temas que vão desde os cuidadosbásicos de higiene e segurança no traba-lho, passando por sistemas de medidase as tecnologias utilizadas no maquiná-rio da indústria têxtil. As participantesforam orientadas quanto ao manuseiode materiais, tiragem de medidas, estu-do do diagrama, metragem dos tecidose preparo de modelagem.

Durante a capacitação, elas tiverama oportunidade de aperfeiçoar as técni-cas de costuras que serão aplicadas naprodução das peças da marca "Corte deFazenda". A marca, fruto do ProjetoCama, Mesa e Banho, foi lançada em2008 e tem como foco a confecção de ar-tigos para copa e cozinha.

"Há dois anos essas costureiras vêmdesenvolvendo peças, em conjunto comdesigners, com foco no mercado local eregional. Com a capacitação elas terão aoportunidade de renovar as técnicas e

aplicar na produção de novaspeças", explicou a analista daCarteira da Indústria, doSebrae/AL, Mariana Amo-rim.

PROJETO - Em Alagoas,especialmente nas regiões doAgreste e do Vale do Paraíba,o setor de Têxtil e Confecçõesse tornou um importantecanal para geração de renda.Potencial que está refletidoem diversas cooperativas eassociações, que absorvem a de-manda de trabalhadores e contri-buem para diminuir o desemprego e fo-mentar o desenvolvimento dos comér-cios locais.

Há dois anos, por meio do ProjetoCama, mesa e banho, diversas açõesvêm sendo desenvolvidas nos municí-pios de Paulo Jacinto, Viçosa, MarVermelho e Palmeira dos Índios. Entreelas a capacitação técnica, a promoção derodada de negócios, consultorias e pes-quisa de mercado.

Ameta, de promover o aumento novolume de peças vendidas, faturamen-to e produtividade, vem sendo alcança-da. No primeiro ano do projeto, os em-preendimentos integrantes do projetocontabilizam um aumento médio de257% no volume anual de vendas. Nomesmo período houve um crescimen-

to de 39% na produtividade e de 93% nofaturamento, passando de pouco maisde R$ 21 mil, em 2008, para cerca de R$41 mil, em 2009.

"Todo mês temos projetos e capaci-tações para realizar nestes municípios.São missões, feiras, visitas técnicas, enfim,são muitas as atividades", ressaltaMariana Amorim.

RESULTADOS - Nesse contexto,algumas histórias de sucesso já se des-tacam. Na atividade da costura há maisde 30 anos, Dona Cícera Ferreira viusua realidade mudar nos últimos doisanos, depois de aderir ao projeto coor-denado pelo Sebrae/AL.

Antes, a costureira que trabalhavaem casa, produzia peças que eram co-mercializadas esporadicamente para

uma loja em Maceió. Atualmente,no comando da AssociaçãoNossa Senhora das Graças, for-mada por 15 costureiras da cida-de de Paulo Jacinto, ela vê os pro-dutos ganharem novos merca-dos.

"Antes do projeto, eu nãotinha condições de expandir meutrabalho. Como moro no interior,ficava difícil qualquer tipo de qua-lificação. Era tudo muito limita-do", desabafou a costureira.

Após contabilizar 10 cursosem seu currículo, Dona Cícera se

especializou na confecção de peçaspara copa e cozinha. Dentre elas jogosamericanos, capas de botijão de água,aventais, toalhas de mesa e guardana-pos. "Agora eu exponho meus traba-lhos em vários lugares. Inclusive emMaceió. Além de serem muito bem acei-tos, ainda ganho reconhecimento porisso. Vendo até para turistas!", come-mora a costureira.

A receita do sucesso, Dona Cíceraatribui as capacitações. "Se não fossemesses cursos, eu estaria até hoje em casafazendo a costura básica e sem qualifi-cação nenhuma", disse.

Serviço:Central de Relacionamento Sebrae:

0800 570 0800Mais informações: 4009-1620.

Beth Matias

SÃO PAULO- As pequenas empre-sas que apostaram no comércio eletrô-nico como plataforma de vendas nãotêm do que se queixar este ano. "O pri-meiro semestre foi excepcional", diz aempresária Juliana Messenberg, sóciado site de descontos Superexclusivo(www.superexclusivo.com.br), que co-mercializa produtos de outras lojas.

Há dois anos e meio no mercado,Juliana diz que não se lembra de já tervendido tanto. A empresa tem 570 milclientes cadastrados e cresce 40% ao mês."Neste primeiro semestre, tivemos umaexplosão de vendas em relação a 2009.Crescemos 430%", diz Tiago Santos,outro sócio da empresa.

O crescimento da Giuliana Flores,uma loja virtual de venda de flores , tam-bém é representativo. Só neste primei-

ro semestre, as vendas cresceram 52% emrelação ao mesmo período doano anterior. Aempresa tem20 anos de mercado e estáhá 10 na Internet.

Pesquisa da Fede-ração do Comércio deBens, Serviços e Turismodo Estado de São Paulo(Fecomercio), em parceria coma empresa e-bit, mostra que o comércioeletrônico faturou R$ 7,8 bilhões no Brasilde janeiro a julho deste ano, um cresci-mento de 41,2% em comparação aomesmo período do ano passado. Esse fa-turamento superou o total de vendasdos shoppings centers da Grande SãoPaulo, estimado em R$ 7,2 bilhões noperíodo.

"As pessoas aprenderam a comprarpela Internet. Estão mais seguras e tam-bém conhecem melhor a rede mundial.

Além disso, o comércio eletrônico seguenormas mais rígidas do que o co-

mércio real. Se o produto nãoserviu ou se a pessoa nãogostou do que comprou,pode devolver e ter o di-nheiro de volta. Na loja de

rua ou no shopping, no má-ximo o consumidor vai con-

seguir trocar por outro artigo", diza empresária Juliana Messenberg.

FORÇA FUTURA - O e-commercemovimentou R$ 1,25 bilhão, de janeiroa julho de 2010, na região metropolita-na de São Paulo, alta de 29,3% ante igualperíodo de 2009. Em julho, o segmentocorrespondeu a 2,3% do total das ven-das na Grande São Paulo. "Estima-seque o comércio eletrônico cresça naordem de 30% ao ano e, se isso continuar,nos próximos dois anos as vendas desse

segmento tendem a superar as de lojasde departamentos e de móveis e deco-ração. O comércio eletrônico deixará deser, no futuro, a nona força do varejopaulista para ficar em sétimo lugar", pro-jeta o economista Antonio Carlos Borges,superintendente da Fecomercio.

As estimativas da e-bit indicam queo comércio eletrônico deve fechar 2010com um faturamento de R$ 14,3 bilhões.

Para se ter uma idéia, segundo o e-bit, o valor apurado pelo comércio ele-trônico no semestre é 10% superior a oorçamento do Programa Bolsa Famíliaem 2010; é maior que a soma dos orça-mentos anuais de cinco ministérios; cor-responde à venda 350 mil veículos; equi-vale ao valor gasto, anualmente, portodas as famílias brasileiras com roupafeminina; e é maior do que a despesatotal das famílias do País com gás do-méstico.

Costureiras do interior de Alagoasaprimoram qualidade dos produtos

Pequenas empresas comemoram bonsresultados do comércio eletrônico

ColeçãoCorte de Fazenda

é resultado das melhorias em design

e produção

Sext

a-fe

ira,

de o

utub

ro d

e 2

01

0 ||

ww

w.o

jorn

alw

eb.c

om ||

e-m

ail:

ojor

nal@

ojor

nal-

al.c

om.b

r IIdd

eeiiaass

ddee N

egóc

ios

7

Que tal cuidar da beleza equeimar aquelas gordurinhas lo-calizadas que tanto incomodam?Até o dia 21 de outubro, oLaboratório de Estética do SenacPoço estará aberto à populaçãocom os serviços de massagens,eletroterapia (para gordura loca-lizada, celulite e flacidez) peelingcorporal, banho de lua e banhosterapêuticos. Os serviços terãopreços simbólicos que variam deR$ 5,00 a R$ 15,00.

O atendimento ocorrerá das8h às 12h e será feito por alunosconcluintes do curso Técnico emEstética supervisionados pelosinstrutores. A área de Estética doSenac-AL dispõe de laboratóriosequipados com tecnologia deponta e infraestrutura completano ambiente pedagógico. Possuitambém um portfólio de cursosque profissionaliza nessa áreapromissora.

Os cuidados com a beleza e asaúde são uma preocupação cadavez maior de quem busca quali-dade de vida. Aumentam assim,os serviços e nichos de trabalhopara quem está capacitado. Emsintonia com as crescentes deman-das do segmento, a área oferecevários cursos, entre eles: Mas-sagem Corporal Estética, TerapiasAlternativas e Integrativas(Massagem Sueca).

Mais informações pelo telefo-ne 2122-7812. Acesse o site www.al.senac.br

Serviços estéticos a preços populares

IIssiissCCoorrrreeiiaa

Circuito montadoem Maceió pretende esti-mular novo hábito entre ascrianças.

MACEIÓ - Apresentar o mel comoalimento natural e incentivar seu consumono cardápio diário dos brasileiros é a propos-ta da campanha “Meu dia pede mel”, queserá lançada em Maceió na próxima segun-da-feira (4). Promovida pelo Sebrae e aConfederação Brasileira de Apicultura(CBA), a campanha abrange todo o País. EmAlagoas, a ação promocional será realizadana Praça Central do Shopping Maceió, emMangabeiras, até o dia 18 de outubro.

De acordo com a CBA, o consumo demel no Brasil é um dos mais baixos domundo. Cada brasileiro consome aproxima-damente 120 gramas por ano, número muitoinferior ao dos Estados Unidos, onde a médiaé de 1,5 quilo por pessoa, e de países euro-peus, nos quais o consumo ultrapassa trêsquilos por indivíduo.

A campanha visa disseminar entre a po-pulação os benefícios do mel, não apenascomo produto medicinal, mas, sobretudo,como alimento. Rico em vitaminas do com-plexo B, C, D e E, minerais e antioxidantes,o mel é um alimento versátil, que pode serconsumido puro ou como ingrediente espe-cial da gastronomia.

Em Maceió, a campanha está focada numpúblico especial: as crianças. A ideia é for-mar nos pequenos alagoanos, indutores deconsumo, a cultura da alimentação saudável,com incremento do mel no cardápio.

A advogada Izabel Vasconcelos contaque o mel faz parte da dieta alimentar de suafamília há três anos e já se tornou item in-dispensável no cardápio dos filhos. “Dia-riamente, eles consomem mel, inclusive, pororientação médica, e as crises de rinite dimi-nuíram muito. Hoje identificamos no melnão apenas um remédio, mas um ótimo com-plemento alimentar, fonte de energia e vita-minas”, relata a advogada.

CAMPANHA - No “circuito do mel”,montado na Praça Central do ShoppingMaceió, as crianças poderão participar debrincadeiras, atividades de pintura, gincanase aprender, de forma lúdica, como funciona

o processo deprodução e de co-

mercialização dosprodutos apícolas. Por

meio de um cinemamontado dentro do circui-

to, os visitantes irão aprendersobre a organização, a conser-vação do meio ambiente e asconsequências do desmatamen-to, além dos benefícios do melpara saúde.

“A ideia é que as criançasaprendam que o mel é um ali-mento nutritivo, gostoso e im-portante para seu desenvolvi-

mento. Queremos quebrar o mito de quemel é apenas remédio. A programação estábem diversificada e animada e eles vãoaprender de forma divertida”, destaca RúbiaSolange, coordenadora do Arranjo ProdutivoLocal Apicultura no Sertão (APL), coordena-do pelo Sebrae em Alagoas.

MEL ALAGOANO - O circuito tam-bém será uma oportunidade de divulgaro trabalho das cooperativas de produtoresapícolas de Alagoas e incentivar o consu-mo de produtos locais. Em Alagoas, alémdo mel, as cooperativas produzem deriva-dos como pólen, própolis vermelha, vi-nagre de mel e pimenta com molho demel.

De acordo com a coordenadora do APLApicultura, o mel alagoano tem como di-ferencial uma produção isenta de pestici-das e herbicidas e baixa umidade, o quepermite mais qualidade e um sabor mar-cante. “A região da caatinga é adequadapara produção de mel silvestre e, alémdisso, por todas as qualidades já citadas,é possível obter, inclusive, uma certifica-ção orgânica, que oferece ao consumidorum produto diferenciado”, diz Rúbia.

A ação conta com ainda com o apoioda Fundação Banco do Brasil, Governodo Estado e das associações de produto-res locais.

SSeerrvviiççoo::

MMaaiiss iinnffoorrmmaaççõõeess ppeellooss tteelleeffoonneess 8822 44000099--11667722//11773388 oouu 99999922--44331155//99998888--99006600

CCeennttrraall ddee RReellaacciioonnaammeennttoo SSeebbrraaee -- 00880000557700 00880000

Cam

panh

a in

cent

iva

cons

umo

de m

el e

m A

lago

as