obras iris rezende e alexandre baldy vistoriam obras do ... · mias de barra do garças, de...

12
GOIÂNIA - GO | Nº 247 TERÇA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2018 WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR www.diariocentral.com.br (62) 3207-5614 jornaldiariocentral diariocentral Prefeitura de Goiânia Divulgação Arquivo / Agência Brasil POLÍTICA | 2 Visita marca retomada do maior projeto de mobilidade urbana de toda história da Capital OBRAS IRIS REZENDE E ALEXANDRE BALDY VISTORIAM OBRAS DO BRT NESTA TERÇA-FEIRA ECONOMIA | 4 TARIFA BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio CARTÃO DE DÉBITO CIDADES | 5 ECONOMIA | 4 MUNDO | 8 TAXA COMBUSTÍVEL EXPULSÃO IPVA de veículos com placa final 1 vence nesta terça-feira Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina nas refinarias Washington expulsa 60 diplomatas da Rússia dos Estados Unidos VENCIMENTO REAJUSTE DIPLOMATAS RUSSOS ECONOMIA | 4 TARIFA BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio CARTÃO DE DÉBITO

Upload: others

Post on 01-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

Goiânia - Go | nº 247terça-feira, 27 DE março DE 2018

www.diariocentral.com.br

www.diariocentral.com.br (62) 3207-5614jornaldiariocentral diariocentral

Pref

eitu

ra d

e Go

iâni

aDi

vulg

ação

Arqu

ivo

/ Agê

ncia

Bra

sil

Política | 2

Visita marca retomada do maior projeto de mobilidade urbana de toda história da Capital

oBRaS

IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do Brt nestA terçA-feIrA

Economia | 4

taRiFa

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para

reduzir custos no comércio

CArtão de déBIto

cidadES | 5

Economia | 4

mundo | 8

taXa

comBuStíVEl

EXPulSÃoIPVA de veículos com placa final 1 vence

nesta terça-feira

Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina nas refinarias

Washington expulsa 60 diplomatas da Rússia dos Estados Unidos

venCImento

reAjuste

dIplomAtAs russos

Economia | 4

taRiFa

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para

reduzir custos no comércio

CArtão de déBIto

Page 2: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

terça-feira, 27 DE março DE 20182 política

oBRaS

Iris Rezende e Alexandre Baldy vistoriam obras do BRT nesta terça-feira

o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o mi-nistro das Cidades,

Alexandre Baldy, vistoriam nesta terça-feira (27), as obras do BRT Norte/Sul. A cerimônia de retomada está marcada para as 07h30, na Avenida Horácio Costa Silva com a Rua Benedito Costa e Silva, no Jardim Balneário Meia Ponte.

Retomada nos últimos dias, as obras do BRT Norte/Sul iniciam a semana em ritmo acelerado. Segundo

prefeito Iris, a gestão mu-nicipal não medirá esfor-ços para concluir as obras dentro do prazo divulgado. “Nossa dedicação não foi em vão, a população goia-niense vai usufruir da maior obra de mobilidade de toda a sua história”, afirma.

Na totalidade, o corre-dor exclusivo terá 21,7 km de extensão e contará com seis terminais de integra-ção - três novos (Correios, Rodoviária e Perimetral), dois reconstruídos (Isidó-

ria e Recanto do Bosque), um adaptado (Cruzeiro) e 40 estações de embarque e desembarque.

O primeiro trecho é compreendido entre os terminais Isidória e Recan-to do Bosque e terá como itinerário a integração en-tre os setores Recanto do Bosque, na região Noroes-te, ao terminal de integra-ção Cruzeiro do Sul, região Sudoeste (divisa com Apa-recida de Goiânia), que in-tegra o segundo trecho.

Visita marca retomada do maior projeto de mobilidade urbana de toda história da Capital

ViStoRia

Marconi vistoria construção de ponte entre Goiás e Mato GrossoAcompanhado pelos prefei-tos de Aragarças, José Elias; de Barra do Garças, Roberto Farias; e de Pontal do Ara-guaia, Gerson Rosa de Mo-raes, o governador Marconi Perillo afirmou no último final de semana, na divisa de Goiás com o Mato Grosso, que “trabalhará intensamen-te” para garantir a conclusão das obras de implantação do Anel Viário do município, que beneficia diretamente a cidade goiana de Aragar-ças. A entrega esbarra na li-beração, em território goia-no, de área que pertence ao Exército para a implan-tação da pista de acesso à ponte sobre rio Araguaia, entre os dois Estados.

Marconi chegou no final da tarde de domingo a Ara-garças, de onde começou, na segunda-feira, o rush do Goiás na Frente pela Região Oeste de Goiás, com agenda

de trabalho em seis municí-pios. Depois de Aragarças, o governador seguiu para Bali-za, Bom Jardim de Goiás, Pira-nhas, Arenópolis e Diorama.

“Vou trabalhar intensa-mente para resolvermos todas as pendências neces-sárias para concluirmos esta obra, que é importantíssima não apenas para as econo-mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil Central”, disse Marco-ni. “Essa será uma das priori-dades da minha agenda de trabalho em Brasília e aqui na região depois que eu deixar o Governo de Goiás, no dia 7, afirmou o gover-nador. Marconi lembrou que a deputada federal Magda Mofatto e o sena-dor Wellington Fagundes também atuam pelo des-travamento da obra.

“O Brasil carece de obras de integração e esta é justamente uma grande intervenção em prol da in-tegração nacional”, afirmou o governador de Goiás. A ponte tem 241 metros de extensão e integra os 9,9 quilômetros do Anel Viário de Barra do Garças. “Va-mos dialogar muito para resolver todas as pendên-cias da obra e garantir a entrega da ponte e as vias de acesso”, reiterou.

Maior segurança nas estradas

Com a conclusão da obra, o tráfego de caminhões será desviado das áreas urbanas das duas cidades, melhoran-do o fluxo de mercadorias e preservando vidas. “Além do ganho econômico, vamos salvar vidas, porque o in-tenso tráfego de caminhões

põe em risco a vida de mo-toristas, ciclistas e pedestres que usam as estradas fe-derais para suas atividades cotidianas”, disse Marconi. Os prefeitos afirmaram que o apoio de Marconi “é defini-tivo e imprescindível” para a conclusão da obra.

Segundo o Departamen-to Nacional de Infraestru-tura de Transportes (Dnit), as obras da ponte sobre o rio Araguaia, de 241 metros devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano. O Anel Viário tem mais uma ponte, esta sobre o rio Garças, e o conjunto de obras vai integrar as Rodo-vias Federais BR-070 e 158, retirando do centro da cida-de o tráfego de caminhões.

As obras estão sendo realizadas pelo Departa-mento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e estão orçadas em

R$ 75 milhões. O Anel Viá-rio é considerado uma das mais importantes obras de infraestrutura da região e ganhou novo impulso ao ser incluído pelo governo federal, no ano passado, no Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC). A obra, que era objeto de convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, foi assumida pelo Dnit.

“Com o apoio do go-vernador Marconi Perillo damos o passo definitivo para a entrega da ponte e do anel viário. Somos extre-mamente gratos pelo em-penho e pela disposição do governador em vir a Barra do Garças para vistoriar as obras e colaborar com as medidas necessárias para a sua conclusão”, disse o pre-feito Roberto Farias.

“O apoio do nosso go-vernador é definitivo e

imprescindível para ter-minarmos a obra da ponte, importantíssima para Ara-garças, para Barra do Gar-ças e toda a região”, disse o prefeito de Aragarças, José Elias. “Marconi mostra sua disposição e habilidade em trabalhar por todos os municípios, não apenas os de Goiás, mas os do Brasil, como um líder do nacional e do Brasil Central”, disse.

O prefeito do município matogrossense de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa de Moraes, disse que com o apoio do governador, “a en-trega da obra está garanti-da”. “O governador nos disse que vai atuar pela conclu-são da obra, mesmo depois de deixar o governo, ou seja, isso mostra a preocu-pação e o entusiasmo dele com o desenvolvimento dos municípios brasileiros”, disse Gerson Moraes.

Jack

son

Rodr

igue

s

Diretor administrativoReinaldo Netto Atassio

Diretor comercialThiago Moura Fé

RedaçãoCaroline Morais Giullya Franco

colunistas Divino OlávioRafael Vilela

Marcos Vinícius Rabelo

Editor de arteDécio Parma

tiragem: Atende a Lei

Estadual n° 17.928/12

circulação: Estado de Goiás

Telefone: (62) 3207-5614

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

Page 3: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

3terça-feira, 27 DE março DE 2018 política

Mudou de ideiaDepois de um esfriamento em rela-ção em disputar cadeira na Câmara Federal, nas próximas eleições, o ex--prefeito de Jataí, Humberto machado voltou a se entusiasmar com o projeto da candidatura. a mudança, segundo um emedebista próximo a Humberto, aconteceu após uma reunião com os Vilelas – maguito e Daniel -, aos quais é politicamente ligado.

NoMe MelhorDurante reunião com os integrantes do Diretório metropolitano do mDB, na segunda-feira, 19, o pré-candidato ao governo, Daniel Vilela, manifestou o de-sejo de continuar firme com a pré-can-didatura até a época da realização das convenções, entre a segunda quinzena de julho e cinco de agosto. Daniel, no entanto, admitiu abrir mão da postula-ção se até lá aparecer um nome melhor que o dele, dentro do partido para a missão, segundo revelou à coluna um dos participantes da reunião.

dúvidas Na coMuNicaçãoo clima é de incerteza entre os titula-res de alguns postos de comando na área de comunicação do governo, a partir de 7 de abril. Por mais de uma vez nesses últimos dias, já foi visto um conhecidíssimo e competente ra-dialista perambulando pelos corredo-res do quarto, sexto e o nono andares do Palácio Pedro Ludovico. Pode até ser que não signifique nada de espe-cial, mas também pode ser que tenha algum significado importante.

expectativasNa base aliada, as atenções já estão vol-tadas para as expectativas em torno do governo de José Eliton, pré-candidato do PSDB ao governo, a partir de sete de abril. Tem muita gente nessa depen-dência do bom desempenho do tuca-no, para decidir os seus destinos sobre quem apoiar, nessas eleições. QualidadeSão de muito boa qualidade os vídeos que vêm sendo produzidos pelo staff do presidente do PSD estadual, ex-deputado Vilmar rocha, mostrando os resumos de suas visitas e reuniões promovidas com lideranças políticas, nos eventos do partido no interior do Estado.

de olho No ppNo mDB a aposta é que o PP dos de-putados roberto Balestra e Sandes Júnior; do ministro alexandre Baldy e por enquanto, do senador Wilder mo-rais, irá apoiar a candidatura de Daniel Vilela (mDB). mas por enquanto é

bom não apostar alto que isso possa acontecer, porque o tucano Zé Eliton também deve entrar na briga pela manutenção do partido na base. até porque, Eliton ainda não dispõe de abundância de pontos nas pesquisas, que lhe permitam abrir mão com faci-lidade do apoio de um dos principais partidos da sua base de apoio.

troca de partidoo senador Ciro Nogueira (PI), presi-dente nacional do PP, tenta conven-cer o deputado federal Heuler Cruvi-nel a sair do PSD para se filiar no seu partido. Nogueira anda muito inte-ressado em elevar o número de inte-grantes de sua bancada, na Câmara.

Novas palavrasVocê certamente ainda não ouviu falar nas palavras “Caimar” e “Dani-mar”, até porque elas não existem nos dicionários. mas é bom ir se acostu-mando com elas, porque certamente terá de ouvi-las e pronunciá-las mui-tas vezes, daqui até as eleições.

caiado e MarcoNi“Caimar” é resultado da junção das três primeiras letras do sobrenome do pré-candidatos do DEm ao go-verno, ronaldo “Caiado” com as três primeiras do possível candidato do PSDB ao Senado, “marconi” Perillo.

daNiel e MarcoNiJá o termo “Danimar” , junção das quatro primeiras letras do pré-can-didato do mDB ao governo, “Da-niel” Vilela com as três primeiras do tucano “marconi” Perillo.

caiado e MarcoNio termo “Caimar” será usado em re-ferência aos votos que serão dados pelos eleitores que, na eleição, vota-rão em ronaldo Caiado para gover-nador e em marconi Perillo, para uma das duas vagas ao Senado.

daNiMarJá em relação a “Danimar”, é por esse nome que serão chamados os votos dos que escolherão Daniel Vilela para o governo, caso seja confirmada sua candidatura, e marconi Perillo para uma das vagas de senador.

voto tico-tico...E o que não falta atualmente são eleitores pretendendo promover essa “alquimia” na hora de votar. É comum as pessoas deparar com eleitores que já admitem votar em candidatos de partidos diferentes. Tudo indica, se forem confirmadas essas candidatu-ras, que milhares, talvez milhões de

eleitores optem por votos mesclados, que também poderiam ser chamados de “voto tico-tico no fubá”.

Não jogou a toalhaa se tomar por base as últimas manifes-tações de pessoas próximas ao núcleo do prefeito Iris rezende, e o clima de normalidade que reinava no Paço mu-nicipal no dia de ontem, a impressão acerca da declaração do prefeito Iris re-zende, na sexta-feira, de apoio ao pré--candidato do mDB ao governo, Daniel Vilela, é que o prefeito ainda não “jogou a toalha” na possibilidade de unir a opo-sição ainda no primeiro turno, para as eleições desse ano.

eNteNdiMeNtoEm entrevista ao Jornal o Popular no fim de semana, a primeira-dama de Goiânia, Iris de araújo – Dona Iris -, defendeu o entendimento entre os pré-candidatos Daniel Vilela e ronaldo Caiado. Seria, segundo ela, a praticamente certeza de vitória da oposição já no primeiro turno.

NorMalidade No paçoQuem perambulou pelos corredo-res do Paço municipal, ontem, pode notar um ambiente político calmo e sereno, como nos dias que antecede-ram a sexta-feira, em que Iris rezen-de anunciou apoio a Daniel Vilela. Em contato com a coluna, um dos mais próximos auxiliares do prefeito in-formou que não havia nenhum sinal de mudança na equipe de auxiliares. mudanças na equipe, segundo ele, só deverão ocorrer no dia 7 de abril, daqueles auxiliares que pretendem disputar mandato nessas eleições.

aNa vitória deixará o paço a procuradora-geral do município de Goiânia, ana Vitória, vai deixar o cargo dentro dos próximos dias. No encontro mantido ontem com Iris rezende, no Paço, o senador ronaldo Caiado, seu pai, disse a Iris que precisa da ajuda dela na estruturação da assessoria jurídica de sua pré-campanha. a saída de ana Vitória (foto), no entanto, deverá ocor-rer de forma suave e de modo a não prejudicar o andamento dos processos que se encontram sob a sua condução.

Sérg

io Li

ma

notici@[email protected] olávio

Henrique Meirelles pode sercandidato ao governo de GoiásPode surgir uma supernovidade no processo da sucessão es-tadual em breve, capaz de provocar grande impacto e mu-danças de rumo no atual estágio das articulações partidárias. Trata-se de uma possível vinda do atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para ser candidato a governador do Esta-do. Disposto em abrir do projeto da candidatura à Presidência, por causa da decisão do presidente Michel Temer em sair can-didato à reeleição, um velho amigo do ministro, e de Marconi Perillo, lidera um grupo de vários velhos amigos do ainda mi-nistro, com o intuito de convencê-lo aceitar a missão por um dos grandes partidos. Meirelles, segundo a imprensa, deve se filiar no MDB. Entretanto, parece não ser ainda uma decisão fechada e busque outro partido. Goiano de Anápolis e ex-alu-no do Lyceu de Goiânia, se topar disputar a eleição de gover-nador do Estado, Henrique Meirelles passa a ser o grande fato novo da política estadual nessas eleições. Sua chance de su-cesso, na avaliação de vários políticos, é muito boa. É esperar pra se saber qual será sua resposta. Tanto a filiação partidária quanto a transferência de domicílio, tem prazo até 7 de abril para ocorrer. A informação do movimento dos goianos visando sensibilizá-lo a disputar é fato, ape-nas ainda não se conhece sua posição acerca do assunto.

Foto

/Mon

tage

m: D

écio

Par

ma

humorEsse é meu,

e daqui não

sai mais

Pref

eitu

ra d

e Go

iâni

a

Page 4: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

4 terça-feira, 27 DE março DE 2018economia

TaRiFa

BC limita tarifa de uso do cartão de débito para reduzir custos no comércio

a partir de 1º de outu-bro de 2018, a tarifa de intercâmbio mé-

dia de cartões de débito será de 0,50% do valor da transação e a tarifa máxi-ma ficou limitada a 0,80%. A taxa de intercâmbio é paga pelo credenciador do es-tabelecimento comercial ao emissor do cartão de débito do portador, deter-minante para o preço co-brado do estabelecimento comercial (taxa de descon-to). A regulação dessa ta-rifa específica é praticada internacionalmente, disse o Banco Central (BC).

Segundo o BC, nos úl-timos oito anos, a taxa de intercâmbio dos cartões de débito aumentou de 0,79% da transação para 0,82%, enquanto a taxa de desconto caiu de 1,60% da transação para 1,45%. Para garantir que haja reduções adicionais nessas tarifas, o BC decidiu limitar o nível da tarifa de intercâmbio.

“Com a medida, a expec-tativa é que essa redução seja repassada pelo creden-ciador ao estabelecimento comercial e deste para o consumidor, por meio da concorrência e, também, da possibilidade de diferencia-

ção de preços”, diz o BC.Para o BC, “com custos

mais baixos, os cartões de débito devem tornar-se mais competitivos, frente aos outros meios de paga-mento, como dinheiro em espécie, transferências ele-trônicas e cartão de crédito, aumentando o seu uso”.

O BC também adotou medidas para simplificar e dar mais agilidade à entra-da de novas empresas no mercado de cartão de cré-dito. Em uma circular, o BC estabelece que a entrada na liquidação centralizada para subcredenciadores, prevista para 28 de setembro, pas-sa a ser obrigatória apenas para aqueles que têm giro anual maior que R$500 milhões, que representam cerca de 90% desse mer-cado. Os subcredenciadores são as empresas que fazem a intermediação entre os comerciantes e credencia-dores de cartões (donas das maquininhas de cobrança).

Outra alteração prevista no texto retira do âmbito da regulação do BC os arranjos de pagamentos decorrentes de programas governamen-tais de benefícios, incluindo os voucher alimentação. “Como esses programas já

são regulados por outros ór-gãos de governo, busca-se evitar maior custo regulató-rio imposto pela regulação duplicada”, diz o BC.

Para incentivar a entra-da de novos concorrentes, a inovação e o desenvolvi-mento de novos produtos, outra circular estabelece que passam a ser autoriza-dos pelo BC apenas emis-sores de moeda eletrônica, emissores de instrumento de pagamento pós-pago ou credenciadores com giro anual maior que R$500 mi-lhões ou com pelo menos R$50 milhões em recursos mantidos em contas de pa-gamento. Os demais estão dispensados de autorização.

“Tais medidas reforçam o foco da regulação e na supervisão daquelas insti-

tuições que geram maior risco ao sistema. Ao mesmo tempo, reduzem, propor-cionalmente os custos, au-mentando a flexibilidade para a entrada de novos participantes que possam aumentar a concorrência no mercado, a inovação e o desenvolvimento de novos produtos”, diz o BC.

Consultas públicasO BC abriu três editais de

consulta pública. Um deles traz a proposta de institui-ção de comitês consultivos de governança no âmbito das bandeiras de cartões; com a participação de emissores, credenciadores e membro independente, como ambiente adequado para discussão de assuntos como estrutura de preços,

acesso e tratamento de in-formações sensíveis, partici-pação e gerenciamento de riscos. O BC quer ouvir do mercado a avaliação do im-pacto de potencial medida no processo decisório das bandeiras e na eficiência e segurança do mercado e de sugestões sobre a composi-ção e as regras de funciona-mento do comitê.

Outra consulta pública trata da proposta de con-verter os subcredenciadores com giro médio anual supe-rior a R$ 500 milhões em credenciadores. “A consul-ta quer ouvir a avaliação de como essa potencial medida equilibraria a se-gurança com a eficiência e o incentivo à inovação e até que ponto torna a regulação mais propor-

cional aos riscos trazidos pelos agentes”, diz o BC.

Outro edital traz a pro-posta de que a interopera-bilidade, quando realizada entre um arranjo de paga-mentos aberto e um fecha-do (quando as atividades de emissão e credenciamento são realizadas pela mesma empresa que instituiu o ar-ranjo ou do mesmo grupo de controle). “O objetivo é consultar a sociedade e, em especial, os participantes do mercado, sobre como essa potencial medida equili-braria a diversificação dos modelos de negócio e a inovação pelos arranjos fechados e seus efeitos na concorrência e na igualda-de de tratamento entre os participantes nos arranjos abertos”, explicou o BC.

A regulação dessa tarifa específica é praticada internacionalmente, disse o Banco Central (BC)

comBUSTÍVeL

Petrobras aumenta preços do diesel e da gasolina nas refinariasA Petrobras anunciou nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, aumen-to para o preço praticado nas refinarias para o die-sel A e para a gasolina A. Os valores entrarão em vigor nesta terça-feira.

Para o diesel, o reajuste foi 1,213%, passando de R$1,8475 na sexta-feira para R$1,8702. Nos rea-justes anteriores, o diesel tinha diminuído 0,487%, depois de aumento de 2,068% na quinta-feira.

A gasolina subiu 0,761% em uma sequência de cin-co aumentos. Na quinta--feira foi anunciada majo-ração de 0,92%, no valor de R$1,6404. No anúncio de sexta-feira a tarifa pas-sou para R$1,6431, com aumento de 0,164%.

Segundo a Petrobras, o preço cobrado pela esta-tal corresponde a 46% da composição do preço ao consumidor do diesel. Na gasolina, o percentual da empresa é 27%.

Fern

ando

Fra

zão/

Agên

cia B

rasil

Arqu

ivo/

Agên

cia B

rasil

Page 5: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

5terça-feira, 27 DE março DE 2018 cidades

saÚde

Reforma de mais uma unidade de saúde é entregue em Goiânia

a Prefeitura de Goiâ-nia, por meio da Se-cretaria Municipal

de Saúde (SMS), entre-gou a reforma do Centro de Saúde da Vila Regina. Unidade realiza mais de dois mil atendimentos por mês e foi totalmente revitalizada em mais uma Frente de Serviços.

Os trabalhos de ma-nutenção da unidade foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) que restaurou toda a rede hidrossanitária, telhados,

rede de esgoto, pintura geral da administração, dos banheiros e também a reparação na pintura de identificação da unidade.

Serviços básicos de saú-de, como consultas médi-cas, enfermagem e odon-

tologia, são oferecidos à população que procura por atendimentos. Para o prefeito Iris Rezende, a re-forma da unidade confirma que a Saúde é uma das prioridades da atual ges-tão. “Faremos esse traba-

lho em todas as unidades da Capital, nosso objetivo é que a população te-nha conforto quando precisar dos serviços públicos”, destaca.

Além de entregar unidades totalmente

equipadas e promover a construção de unidades de Pronto Atendimento, a gestão está realizando também mudanças es-truturais. “A UPA do Jar-dim América, por exem-plo, já atingiu 40% de

sua conclusão. Quere-mos entregar a unidade ainda este ano”, lembrou o prefeito, que garantiu que a nova unidade de saúde reforçará o aten-dimento de urgência e emergência em Goiânia.

Com reforma, atual gestão chega a 60 unidades revitalizadas e entregues à população

TaXa

IPVA de veículos com placa final 1 vence nesta terça-feiraOs proprietários de ve-ículo com placa final 1 devem ficar atentos ao prazo para pagamento da terceira parcela ou quota única do Imposto sobre a Propriedade de Veícu-los Automotores (IPVA). A data limite é esta terça--feira (27), alerta a Gerên-cia de IPVA da Secretaria da Fazenda.

O gerente Nivaldo Damasceno explica que, aqueles que não rece-beram os boletos pelos Correios devem ir a uma unidade do Vapt Vupt para obter o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) ou acessá-lo pela internet, nos sites da Se-faz (em IPVA) ou Detran.

Já o IPVA do veículo com placa final 2 pode

ser pago até o dia 11 de abril, tanto a terceira parcela – nos casos em que o motorista optou pelo parcelamento – quanto a cota única. E no dia 10 de abril vence a segunda parcela do veículo de placa final 3. Para eles, a terceira parcela ou quota única pode ser paga até o dia 10 de maio.

DescontosNivaldo Damasceno

explica que no valor do boleto, já estão deduzi-dos o desconto de 50% para carros 1.0 e motos até 125 cilindradas além do desconto de 5% a 10% concedido pela Sefaz àqueles que pediram o CPF na nota no ano pas-

sado por meio do Progra-ma Nota Fiscal Goiana.

O abatimento no va-lor do IPVA é concedido pelo Governo de Goiás desde 2012 como for-ma de incentivar o bom condutor. É atribuído aos proprietários de carros 1.0 e motocicletas de até 125 cilindradas que não tenham tido multas e não tenham se en-volvido em acidente de trânsito por negligência, imperícia, imprudência ou dolo nos últimos 12 meses. “O proprietário deve ficar atento à data de vencimento porque o pagamento em atra-so acarretará a perda automática do desses dois descontos”, alerta o auditor fiscal.

Arqu

ivo

/ Agê

ncia

Bra

silPr

efei

tura

de

Goiâ

nia

Page 6: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

6 terça-feira, 27 DE março DE 2018Cidades

Foto

s: Di

vulg

ação

[email protected]

Íris nunCa é óbvioHá alguns anos, Íris Rezende se definiu como um animal político. Continua as-sim. Sua presença costuma atriar os mais diversos tipos de manifestação. Iniciou a semana como o personagem político, depois de anunciar e justificar o apoio a Daniel Vilela na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. Um conjunto de situações le-vou Íris a fazer isso. alguns ainda sonham com uma nova candidatura de Íris. Neste caso, resta pouco tempo, já que no dia 7, teria de deixar a prefeitura para participar das eleições. Como não tem vice e tem o fantasma da má gestão do sucessor (Paulo Garcia) de 2010, isso é muito pou-co provável que aconteça. Há o apelo de Brasília. Especialmente de michel Temer, que ainda sonha com a reeleição, e preci-sa de palanques fortes pelo país. o desejo de alguns em ver Ronaldo Caiado filiado ao mDB para disputar a eleição perdeu o timing. assim, resta uma outra corrente, que defende as duas candidaturas como foram de garantir um segundo turno, para consolidar a união das oposições. mas

o mais forte mesmo foi o rumor de que maguito Vilela estaria mais do que aber-to ao diálogo com o governador marconi Perillo. o apoio de Íris não segura o racha no mDB, que, em parte, vai apoiar Caiado. mas pode segurar a debandada para lado totalmente indesejado.

dona ÍrisColocar Íris de araújo de volta à Câmara dos Deputados continua sendo a priorida-de de Íris em 2018.

Caiado não aCreditaRonaldo Caiado não acredita em influên-cia de Temer na decisão de Íris. alega que o presidente não tem credibilidade ne-nhuma para sair às ruas e que “goiano não tem cabresto”.

Caiado aCreditaapesar do fortalecimento do nome de Daniel Vilela, Caiado continua acreditando na união das oposições ainda no primeiro turno.

apostaHenrique Meirelles confirma saída do Minis-tério da Fazenda e nem cogita concorrer ao Governo de Goiás, caso não dê certo o proje-to nacional. meirelles é o nome considerado como ideal por michel Temer para ser vice na sua chapa à reeleição. Seguidores de meirel-les apontam a possibilidade de Temer desis-tir lá na frente e deixar o caminho livre para a candidatura meirelles. Difícil acreditar, mas tem gente que pensa assim. Henrique troca o PSD pelo mDB.

20 nomesÁlvaro Dias, Ciro Gomes, Cristovam Buar-que, Flávio rocha, Fernando Collor, Geral-do alckmin, Guilherme Boulos, Henrique meirelles, Jair Bolsonaro, João amoedo, João Vicente Goular, José maria Eymael, Levy Fidelix, Lula, manuela d’Ávila, mari-

na Silva, michel Temer, Paulo rabelo de Castro, rodrigo maia e Valéria monteiro. São os nomes colocados à mesa neste momento para a Presidência.

afinando o disCursoLula segue lembrando realizações dos go-vernos petistas e falando de perseguições – políticas, da elite, da mídia e do judiciário. o alvo principal é o governo Temer, que esta-ria comprometendo a situação fiscal do país com benefícios a setores empresariais.

intervençãoUm exemplo claro é a intervenção na se-gurança do rio. a União não tem dinheiro, mas deslocou tropas e colocou r$ 1 bilhão na ação. o comando da operação alega precisar de quatro vezes isso. Sem dinhei-ro, a promessa do governo é cortar deso-nerações de alguns setores, para arrecadar mais e cobrir o rombo. Por enquanto, o Te-souro está bancando a conta. Para tudo se acabar no dia 31 de dezembro. assessores próximos a Temer apostaram que um su-cesso na operação seria o passaporte para recuperar imagem e projetar a reeleição do chefe. até agora nada. Faltando tempo e dinheiro para atingir esse objetivo.

CalmariaCom o feriado do final de semana, estão em banho-maria as negociações para os últimos acertos visando filiações partidá-rias. Com prazo final marcado para dia 7, algumas surpresas ainda podem aconte-cer. mas só na semana que vem.

despedida em anápolismarconi Perillo escolheu anápolis para fechar o rush de inaugurações na reta fi-nal de sua gestão à frente do governo de Goiás. anápolis foi sempre emblemática e local de grandes vitórias eleitorais. No dia seguinte, marconi entrega o comando do governo a José Elliton.

ipasgoEntre as obras entregues em Goiânia, nesta semana, está a primeira etapa do Hospital do Servidor Público. a obra começou a ser erguida há três anos, no Parque acalanto, em Goiânia, com re-cursos próprios do Ipasgo.

miltonDesde os anos 80, o Flamboyant mantém projetos musicais em suas dependências. Na temporada 2018, o primeiro show é com o mineiro mil-ton Nascimento, cantor e compositor consagrado e que dispensa maiores comentários. o projeto continua com shows imperdíveis e milton segue como grande atração em qualquer lo-cal e época do ano. Não será diferente. Um dos grandes espetáculos da noite de hoje. Na mesma região, tem Vila Nova decidindo a classificação para as finais do Campeonato Goiano. Dois grandes espetáculos. Sem dúvida.

“O sonho é própria de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que antes se

tenha sonhado com ela.”(Teotônio Vilela)

irregularidade

Procon Goiás interdita bombas de posto de combustível no Jardim GuanabaraApós receber denúncia pelo 151, o Procon Goiás interditou duas bombas de gasolina comum do posto de combustíveis Auto Posto Videira, loca-lizado na Avenida Vera Cruz, nº 732, no Jardim Guanabara, em Goiânia.

Durante fiscalização no

local, as equipes do Procon Goiás verificaram que a ga-solina comum comerciali-zada pelo estabelecimento apresentava teor de etanol fora das especificações exi-gidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

As amostras foram en-caminhadas ao Laborató-

rio de Métodos de Extra-ção e Separação (Lames), da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo con-firmado que o combustível estava irregular, tendo em vista que o resultado da análise apresentou teor de etanol misturado a gasoli-na em índices de 35%.

De acordo com a lei em vigor, o percentual de etanol na composição da gasolina pode variar de 26% a 28%, com tolerân-cia de 1% para mais ou para menos. Foi consta-tado ainda que o Auto Posto Videira, de bandei-ra branca, não informava

adequadamente a origem de parte dos combustí-veis comercializados.

Diante das irregulari-dades, o estabelecimento foi autuado e o Procon solicitou a presença da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) para conduzir um dos sócios-

-proprietários para prestar depoimento. Ele foi au-tuado em flagrante e vai responder o inquérito em liberdade mediante paga-mento de fiança.

A operação contou ainda com o suporte da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

Page 7: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

7terça-feira, 27 DE março DE 2018 social

Depois de lançar “In my Blood”, Shawn mendes já presenteou os fãs com uma segunda música do seu próximo álbum. o cantor liberou “Lost In Japan”. #ShawnVemProVillamix

Diplo lançou seu mais novo EP, intitulado “California”. Este é o primeiro trabalho solo do Diplo em 5

anos. ao todo são 6 faixas, com parcerias com mØ, Lil Yachty, Santigold, Desiigner, Dram, Trippie redd, Lil Xan, e GoldLink. #Diplomaravilhoso

as Spice Girls vão se reunir para a produção de uma animação. a animação terá 5 personagens

semelhantes a mel C, mel B, Victoria Beckham, Emma Bunton e Geri Halliwell. #SpiceGirls

Christina aguilera escreveu a música “Infatuation”, do álbum “Stripped”, de 2002, para um namorado que ela descobriu que era gay. #EssaChristinaÉTãomaravilhosa

liDERaNÇa“Os desafios da liderança para estabelecer,

gerenciar e cumprir metas” será um dos assuntos abordados no Comitê de Gestão de

Pessoas, promovido pela amcham Goiânia. marcado para o dia 28 de março, das 08h30

às 10h30, o evento quer mostrar, por meio da Psicologia Positiva, como equipes motivadas

cumprem prazos e trabalham com mais afinco e convicção. Heide Castro, gerente

geral da Etos Consultoria, é a convidada que dará voz ao tema e apresentará implicações da teoria do FLoW no estado de ânimo e no

bem-estar em equipes de trabalho.

coPa Do MUNDoo mcDonald’s levará crianças para a rússia. Quem assiste aos jogos da Copa do mundo

da FIFa™ já sabe que além das seleções principais, uma turma muito especial entra em campo de mãos dadas com os craques.

Para participar é muito simples – basta o representante legal da criança, acessar o site

www.mcdonalds.com.br/prepara, se cadastrar e concorrer. Dez crianças entre 6 e 10 anos

serão sorteadas para viver uma emoção sem igual. os ganhadores serão sorteados em

meados de abril, por meio do resultado da Loteria Federal.

Villa MiXo Villa mix Festival Goiânia 2018 já tem seis

atrações confirmadas, duas delas estrelas internacionais. Vão passar pelo maior palco do mundo, além de Jorge e mateus, que se

apresentam nos dois dias do Villa mix, os internacionais Nick Jonas, ex-Jonas Brothers e o cantor canadense Shawn mendes, além das

irmãs Simone e Simaria, matheus e Kauan e o mC Kevinho, que dá uma pegada de funk

ao maior evento de música sertaneja do mundo, mas que, como o nome diz, é mix, por

isso abre suas portas para outras vertentes musicais.

FEsTiVal iTaliaNoos preparativos para o 14ª edição do Festival

Italiano de Nova Veneza, que este ano acontece de 07 a 10 de junho, estão a todo

vapor. a presidente da comissão organizadora do evento, Hermione Stival, recebeu em Nova

Veneza o chefe Sylvio Falcon, diretor da FIC - Federazione Italiana Cuochi, delegazione

Brasile. Ele conheceu a história da cidade colonizada por imigrantes italianos e o festival

realizado anualmente pelos moradores. a delegação será parceira do evento, que terá

novidades na gastronomia, decoração e atrações culturais.

3x4

1Divulgação

2 3

4

rafael [email protected]

Decor - a convite dos empresários João Nelson Júnior e Lívia azevedo, os arquitetos Léo romano, Patrícia Neto e regina amaral participarão da festa de 40 anos da Bontempo no Brasil. o evento será na Casa Cor São Paulo em maio.

Divulgação Divulgação

André Cywinski

Jantar - as irmãs Denise resende e Luciana resende participaram do jantar que reuniu amigas amantes de vinho no tradicional assoluto.

Palestra - os incorporadores Eduardo oliveira, Paulo Henrique ribeiro e José Humberto recebem o irreverente e criativo marcos Piangers em Goiânia no dia 3 de abril, para falar sobre inovação em uma palestra para corretores de imóveis.

Casa Mia - a primeira loja conceito da Casa mia será inaugurada hoje em Goiânia, que foi planejada a partir do conceito “entre, sinta-se em casa”, na foto Madalena Marque e Luiz Sergio Cruz, do Grupo Persiflex.

Page 8: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

8 terça-feira, 27 DE março DE 2018Mundo

EXPuLSÃo

Washington expulsa 60 diplomatas da Rússia dos Estados Unidos

o presidente Donald Trump assinou uma ordem de ex-

pulsão de 60 funcionários de inteligência e diplo-matas russos em retalia-ção ao envenenamento de um ex-expião russo na Inglaterra. Os oficiais ex-pulsos estavam a serviço da Rússia em Nova York e na capital Washington. A ordem também determi-na o fechamento de um consulado russo, na ci-dade de Seattle, estado de Washington, no noro-este do país.

A missão russa na sede das Nações Unidas em Nova York teve 12 diplo-matas expulsos, e 48 re-presentantes diplomáticos da embaixada russa em Washington fazem parte

da lista de expulsões. O governo norte-

-americano justificou que os nomes constan-tes na lista são de pes-soas que trabalham a serviço de operações

secretas de inteligência da Rússia, que “minam a segurança nacional dos Estados Unidos”.

Funcionários da se-cretaria de Estado norte--americana, ouvidos por

veículos locais, como Wa-shington Post e CNN, afir-maram que o consulado em Seattle teria recebido a ordem de fechamento porque o governo Trump acredita que o local fun-

cionava como um “centro de inteligência russo”.

Diplomatas entre-vistados em anonimato afirmaram que as expul-sões são uma resposta “adequada” do governo norte-americano ao en-venenamento do ex-es-pião, Sergei Skripal, e de sua filha Yulia.

Os Estados Unidos seguiram o mesmo pa-drão de alguns países europeus que já haviam ordenado expulsões do corpo diplomático por causa do incidente na Grã-Bretanha.

A expulsão dos 60 di-plomatas é a maior des-de 1986, quando o então presidente republicano Ronald Reagan expulsou 55 diplomatas da Rússia.

Antes de terminar o mandato, o ex-presidente Barack Obama havia ex-pulsado 35 funcionários da Rússia, após acusar o governo russo de interfe-rência nas eleições norte--americanas, para prejudi-car a campanha democrata de Hillary Clinton.

As denúncias de in-terferência russa que te-riam favorecido Donald Trump ainda não foram esclarecidas.

Com a ordem, o presidente Donald Trumpp determina o fechamento de um consulado russo, na cidade de Seattle, estado de Washington, no noroeste do país

PunIÇÃo

Malásia quer pena de 10 anos de prisão para divulgação de notícias falsasO governo da Malásia apresentou uma propos-ta no parlamento para tornar ilegal a criação e divulgação de notícias falsas que prevê penas de até dez anos de prisão, in-formou a imprensa local.

“A lei proposta tem o objetivo de preservar o público diante da prolife-ração de notícias falsas e, por sua vez, garantir o res-peito ao direito à liberdade de expressão”, diz o proje-to, segundo a emissora Channel News Asia.

Além da pena de prisão, a proposta de lei prevê multas de 500 mil ringgits

(R$ 421,3 mil) para quem criar, publicar ou dissemi-nar notícias falsas.

A minuta da lei tam-bém estipula que as pe-nas serão impostas a quem for considerado culpado independente-mente da sua nacionali-dade, cidadania ou loca-lização quando a notícia falsa afetar a Malásia ou a cidadãos malaios.

A medida foi proposta a poucos meses das pró-ximas eleições gerais, nas quais o primeiro-mi-nistro Najib Razak tenta-rá se reeleger em meio a críticas por seu suposto

envolvimento em um es-cândalo de corrupção.

Uma investigação do The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e o portal Sarawak Report revelou em 2015 o des-vio de US$ 700 milhões do fundo de investimen-tos públicos 1Malaysia Development Berhard (1MDB) para as contas pessoais de Razak.

O primeiro-ministro e a 1MDB negaram ter co-metido qualquer crime e uma investigação do Ministério Público ma-laio exonerou o líder em janeiro de 2016.

Divu

lgaç

ão

Boris

Bal

ding

er /

Foto

s Púb

licas

Page 9: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

classificadosPara anunciar ligue (62) 3207-5614terça-feira, 27 DE março DE 2018 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publicidadelegalveículos

CRÉDITOPARA CARROS E IMÓVEIS

RUA 20 N° 1115 CENTRO - GOIÂNIA

Compra, construção, reforma e quitação de imóveis, trabalhamos com consórcio.

cRÉdiTo PaRcElaR$ 15.000,00 R$ 230,63R$ 50.000,00 R$ 356,78R$ 95.000,00 R$ 670,28R$ 120.000,00 R$ 846,67R$ 200.000,00 R$ 1.260.00R$ 500.000,00 R$ 2.437,70R$ 700.000,00 R$ 3.412,77

Capital de Giro? Nós temos a solução!Créditos c/ garantia imobiliária. Valores a partir de R$ 1000.000,00 até 5 Milhões. Paracapital de giro, compra de imóveis.Temos planos c/ parcelas fixas com taxas a partir de 1,56 ao ano.

3092-837399107-3190

carros

uNo WaY 1.0 BraNCo 2014 ComPLETo 4 Por-TaS ÚNICo DoNo aCEITo TroCa E FINaNCIo WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

s10 lTZ FLEX PrETa 2012 ÚNICo DoNo aCEITo TroCa E FINaNCIo WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

Jac T6 VErmELHa 2014 GaraNTIa DE FÁ-BrICa ÚNICo DoNo 2.0 FLEX WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

adquira o seu carro Novo ou semi Novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simu-lação sem compromisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 r$. Crédito Para Novo 25.732,39. En-trada + Parcelas de 422,26. Crédito para Semi Novo

20.138,40 r$. Entrada

529,00 + Parcelas de 327,60 r$. Ligue e agende uma visita ! Whatsapp : (062) 98108-1508. Consultora de Vendas: Evanilde Fernades

sisTema de coNsórcio - ÔNix 2015 - Entrada + Prestação de 518,00. Consul-tor de vendas : marcos Vieira. Whatsapp : (062) 99128-6147

NeW civic lxs PrETo 2008 aUTomÁTICo PNE-US NoVoS aCEITo TroCa E FINaNCIo WHaTSaPP: (62)9-8438-7649

gol g6 4 PorTaS BraNCo 2014 C/ ar+DH ÚNICo DoNo aCEITo Tr-oCaS E FINaNCIo WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

crédiTo para semi Novo 19.019,60 r$. En-trada : 499,58 + Parcelas de 309,38 mensais. Ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem compromisso pelo What-sapp. mais Informações : Tell/What : (062) 98550-9156. Consultora de Ven-das: ana Paula Pimentel.

crédiTo para Novos 40.390,00 r$. Entrada + par-celas 592,83 r$. Ligue e agende sua visita & realize seu sonho! Telefone ou Whatsapp : (062) 99259-4025 Consultora de Vendas: Valéria rocha.

sTrada cs 1.4 PraTa 2010 ComPLETa aCEITo TroCa E FINaNCIo WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

dodge ram 2500 PraTa 2008

CaBINE DUPLa aCEITo Tro-

Ca E FINaNCIo WHaTSaPP:

(62)9-8438-7649

peugeoT 206 VEr-mELHo 2003 Com-PLETo 2 PorTaS 1.0 SoLEIL r$8.800,00 WHaT-SaPP:(62)9-8438-7649

moTos

crediTo para mo-Tos cg 160 TiTaN Ex 1 1 .1 8 8 ,0 0 r $ . En t ra d a 3 5 2 ,9 9 + p a rce l a s d e 241 ,1 1 m e n s a i s . Nã o p e rc a m a i s t e m p o e a d q u i ra s u a m ot o at ravé s d o co n s ó rc i o c i c a l ! ! ma i s i n fo r m a -çõ e s : Te l / W h at s s a p : ( 0 6 2 ) 9 8 5 5 0 9 1 5 6 . Co n -s u l t o ra d e ve n d a s : a n a Pa u l a P i m e n t e l .

PREFEITURA MUNICIPAL DE FIRMINÓPOLISCONCURSO PÚBLICO Nº 01/18

EXTRATO DO EDITAL 03 RERRATIFICA PROVA DE REDAÇÃO, PRORROGA

DATA DAS PROVAS E RETIFICA ITENS DO EDITAL

O MUNICÍPIO DE FIRMINÓPOLIS, através da Comissão Especial de Concurso Público - CECP, torna público a retificação dos itens 2.1 (Professor Classe I), 4.2, 5.10, 9.1, 10.6 e o Anexo I do Edital regu-lamento. As inscrições serão reabertas no período de 26/03/18 à 06/04/18, ficando prorrogadas as provas objetivas para 03/06/18 (domingo). O edital completo será disponibilizado no placar e nos sites www.itame.com.br e www.firminopolis.go.gov.br.

Firminópolis, 19/03/18CLEIDE FERREIRA DOS SANTOS

Presidente CECP

PREFEITURA MUNICIPAL DE FIRMINOPOLIS-GOIÁSAVISO DE LICITAÇÃOERRATA EDITAL DO

PREGÃO PRESENCIAL N.º 010/2018

O Município de Firminópolis/GO torna público a ERRATA Nº 001/2018 do Pregão Presencial nº 010/2018, alterando a data da Sessão Publica que estava marcado para o dia 29/03/2018 Às 09:00 Horas, para a realização no DIA 05/04/2018 AS 09:00 Hs em sua sede, situada na Avenida Goiânia nº 322, Centro, CEP 76.106-000, na cidade de Firminópolis/GO, licitação na moda-lidade Pregão Presencial, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, para contratação de empresa para fornecimento de material betuminoso, a ser retirado de acordo com a solicitação da Se-cretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, durante o exercício de 2018. Maiores informações poderão ser obtidas junto a Prefeitura Municipal ou pelo telefone (62) 3681-2112, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 e pelo e-mail [email protected]

Firminópolis, 23 de março de 2018.THIAGO APOLINÁRIO SILVA

Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE FIRMINOPOLIS-GOIÁSAVISO DE LICITAÇÃO

ERRATA DO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL N.º 011/2018

O Município de Firminópolis/GO torna público a ERRATA Nº 001/2018 do Pregão Presencial nº 011/2018, alterando a data da Sessão Publica que estava marcado para o dia 29/03/2018 Às 14:00 Horas, para a realização no DIA 05/04/2018 AS 14:00 Hs, em sua sede, situada na Avenida Goiânia nº 322, Centro, CEP 76.106-000, na cidade de Firminópolis/GO, licitação na modalida-de Pregão Presencial, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, para con-tratação de empresa para aquisição fracionada de Carne Bovina e Frango, para manutenção dos fundos municipais e poder executi-vo, durante o exercício de 2018. Maiores informações poderão ser obtidas junto a Prefeitura Municipal ou pelo telefone (62) 3681-2112, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 e pelo e-mail [email protected].

Firminópolis, 23 de março de 2018.THIAGO APOLINÁRIO SILVA

Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURVÂNIA/GOPregão Presencial Nº 015/2018

O Município de Turvânia-GO torna público que realizará no dia 06 de Abril de 2018, às 14h00min, licitação na modalidade Pregão Presencial nº 015/2018, do tipo menor preço por item, AQUISIÇÃO DE UM CAMINHÃO COLETOR COMPACTADOR DE LIXO, oriundo do convênio 2018/00246/PGNF. Maiores informações e aquisição do Edital junto CP, em horário de expediente, através do telefone (64) 3682-1768 ou pelo site: www.turvania.go.gov.br [email protected]

Turvânia/ Goiás 23 de Março de 2018.LARA MARQUES FORTUNA

Pregoeira

Para anunciar ligue (62) 3207-5614

Page 10: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

10 terça-feira, 27 DE março DE 2018brasil

Asm

ego

EntrEga da ampliação do fórum dE sEnador CanEdoo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto marques Filho, entregou aos moradores de Senador Canedo, a obra de reforma e ampliação do fórum do local. o empreendimento levou 600 dias para ficar pronto e custou ao Judiciário goiano mais de r$ 6 milhões. Gilberto

Marques afirmou que a reforma e a ampliação do fórum eram necessárias, tendo em vista o grande crescimento populacional do município. “o novo prédio tem capacidade para comportar cinco varas, três a mais do que as que já existentes”, afirmou o presidente.

dEstruição dE vEíCulos vElhosa Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás realizou a destruição de veículos, objeto de adulteração, que estavam armazenados no pátio da Delegacia Estadual de repressão a Furtos e roubos de Veículos automotores. a ação foi determinada pelos juízes oscar de oliveira Sá Neto e Placidina Pires. Segundo o delegado adriano Sousa Costa, os veículos se encontravam em péssimas condições, destruídos, queimados ou cortados, não possuindo nenhum valor econômico.

oab/go lança Campanha Contra

[email protected]

marcos vinícius rabelo

Data Venia

maus tratos dE animaisa ordem dos advogados do Brasil – Seção Goiás, por meio da Comissão Especial de Proteção e Defesa animal, lançou a campanha contra maus tratos de animais. Serão compartilhados nas redes sociais folders digitais para informar a população sobre como realizar denúncia anônima de maus tratos. a campanha dá ênfase para Lei 9.605 art. 32 que pune quem maltrata animais com pena de três meses a um ano e ainda prevê multa para os infratores.

vaga para assEssor na gaECoo Grupo de atuação Especial de Combate ao Crime organizado do ministério Público de Goiás comunica que estão abertas as inscrições à seleção para duas vagas ao cargo de assessor do órgão, que é privativo de bacharel em Direito. a primeira vaga é de preenchimento imediato e a segunda destina-se a cadastro de reserva. os interessados poderão se inscrever até esta terça-feira (27/3), às 18 horas, por

meio do envio de currículo para o e-mail [email protected].

nova sEdE da smto presidente da Câmara municipal de Goiânia, andrey azeredo participou da assinatura do termo de cessão de uso de uma área de 9 mil metros quadrados, localizada no Setor Pedro Ludovico, para instalação da nova sede da Secretaria municipal de Trânsito, Transportes e mobilidade (SmT). a previsão da Prefeitura é de que o prazo para a mudança da SmT esteja concluso em 4 meses.

ExpEdiEntE nas promotorias dE Justiça dE goiásas Promotorias de Justiça de Goiás comunicam que não haverá expediente nesta terça-feira (27/3) no órgão, em razão da desinsetização do prédio. Como na quarta-feira (28/3) já é feriado em comemoração à Semana Santa, conforme previsto no Código de organização Judiciária, as atividades somente retornarão nas promotorias na segunda-feira (2/4).

Page 11: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

11terça-feira, 27 DE março DE 2018 brasil

ALARMES E SEGURANÇA

FARÓIS, LANTERNA E ILUMINAÇÃO

Av. Goiás, Nº 5373 - Qd. 67 - Lt. 24Setor Urias Magalhães - Goiânia-GO

riO DE JaNEirO

Campanha quer enfrentar alta incidência de tuberculose no Rio

Especialistas em saú-de, representantes do governo estadual

e da Cruz Vermelha Bra-sileira discutiram no sá-bado (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, como enfrentar a doença no estado do Rio de Janei-ro, que tem uma das maio-res taxas de incidência no país e elevado número de mortes – cerca de 800 por ano. O evento marcou o lançamento da inciativa Todos juntos contra a tu-berculose, um desdobra-mento de campanha do Ministério da Saúde.

A Cruz Vermelha vai multiplicar as ações para ajudar a identificar e a tratar a doença, por meio de voluntários, nos muni-cípios fluminenses. A co-ordenadora da campanha, Maria José Pereira, que ajudou a distribuir panfle-tos, mais cedo, lembrou o principal sinal da doença. “As pessoas precisam, pri-meiro, saber que a tuber-culose tem cura. Depois, tosse há mais de três se-manas pode ser tubercu-lose, quem está tossindo deve procurar a unidade de saúde mais perto”.

A média nacional de casos de tuberculose é de 33,5 a cada 100 mil ha-bitantes. O estado do Rio

tem praticamente o dobro, 65,7 casos a cada 100 mil pessoas, segundo o Fórum Estadual de Organizações Não-Governamentais no Combate à Tuberculose. É a mais alta taxa no país, afirmam. Na capital, os nú-meros são mais altos em favelas e nos presídios.

No sistema prisional fluminense, a taxa é de 1.200 casos de tubercu-lose a cada 100 mil pre-sos, nas contas estimadas pela Secretaria de Estado de Saúde. O número pode ser ainda maior, já que há falhas no diagnóstico, reconheceu o órgão, em audiência pública na As-sembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) na sexta-feira (23).

A superlotação das ca-deias agrava a situação, uma vez que a doença é transmitida mais facil-mente em lugares onde há falta de ventilação, luz solar e aglomeração. O sistema penitenciário fluminense é um exem-plo disso, por concentrar 51 mil presos em 28 mil vagas, disse, na audiência, a representante da secre-taria, Ana Alice Bevilaqua.

Para reduzir o contágio nas cadeias, a Alerj chegou a aprovar uma lei, propos-ta pelo deputado estadu-

al Gilberto Palmares (PT), que exigia a realização de teste de contágio antes da entrada do detento no sistema penal. No en-tanto, apesar de elogiar a inciativa, por falta de recursos “humanos e ma-teriais”, o governador do estado, Luiz Fernando Pe-zão, vetou a medida.

“A tuberculose no Rio é uma tragédia”, disse o deputado, presidente da Frente Parlamentar de Controle da Aids, Tubercu-lose e Diabetes da Assem-bleia Legislativa. “Morrem no estado, todo ano, 800 pessoas com tuberculose. É mais que dengue, chi-kungunya e febre amarela juntas”, afirmou, no evento da Cruz Vermelha. Palma-res pretende se reunir, nos próximos dias, com o Co-mando da Intervenção Fe-deral, para levar os dados sobre o sistema penal.

Taxa alta nas favelasNas favelas cariocas,

o percentual de doentes também é maior que em outras regiões da cidade, podendo chegar a mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A Secre-taria Municipal de Saú-de vem aumentando as equipes para identificar e acompanhar pacientes,

uma vez que o tratamen-to da tuberculose pode levar até quatro meses. No entanto, adverte que a doença se alimenta de problemas sociais, como moradias precárias, falta de saneamento e de in-formação. “A violência e os confrontos armados também dificultam as visitas dos agentes e a busca ativa por doentes”, afirmou o gerente da área técnica de doenças pul-monares, Jorge Pio.

A comunidade da Ro-cinha, na zona sul, uma das localidades com as mais altas taxas da do-ença no país, viu diminuir as ocorrências depois de obras de infraestrutura do Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC), segundo Jorge Pio. Os ín-

dices diminuíram após a construção de ruas, calça-das e moradias melhores.

“Temos conversado na prefeitura sobre como fazer isso. Agora é mo-mento difícil [para obras] por causa da recessão, mas está nos planos da secretaria”, afirmou Pio. As favelas Manguinhos e Jacarezinho, na zona nor-te, estão na fila, devido ao elevado número de doen-tes e pessoas vulneráveis.

Em relação aos presí-dios, o gerente diz que o órgão tem melhorado o atendimento, mas é preci-so repensar a arquitetura das penitenciárias.

Tratamento e curaApesar de ter trata-

mento, a tuberculose está entre as dez doen-

ças que mais matam no mundo, mais que o HIV e a malária juntos, se-gundo a Organização Mundial de Saúde, e o Brasil continua fazendo parte do grupo de 20 países que concentram 80% dos casos no mun-do. Ano passado, foram identificados quase 70 mil novos casos no país.

No caso de sintomas como tosse com catarro, febre e emagrecimento repentino, é aconselhável procurar uma unidade de saúde para fazer exames. O tratamento é gratuito, dura seis meses e deve ser feito sem interrup-ções para atingir a cura. A tuberculose não é trans-mitida por objetos com-partilhados, como copos, talheres e pratos.

a média nacional de casos de tuberculose é de 33,5 a cada 100 mil habitantes e o estado do rio tem praticamente o dobro

Divu

lgaç

ão

Falta de saneamento básico dificulta prevenção e tratamento da tuberculose

Page 12: oBRaS IrIs rezende e AlexAndre BAldy vIstorIAm oBrAs do ... · mias de Barra do Garças, de Aragarças e do Pontal do Araguaia, mas para Goiás e Mato Grosso e para todo o Brasil

12 terça-feira, 27 DE março DE 2018esporte

CLÍNICA

popULAr

Raí acusa Carille de tentar criar “clima tenso” em Itaquera

As queixas do téc-nico Fábio Carille em relação a Diego

Aguirre após a derrota do Corinthians por 1 a 0 para o São Paulo, no último do-mingo, no Morumbi, são uma tentativa de se criar um ambiente hostil para a segunda semifinal do Campeonato Paulista, nes-ta quarta-feira, no estádio de Itaquera. A avaliação é do diretor-executivo de fu-tebol do Tricolor, Raí, para quem não houve falta de respeito por parte do uru-guaio ao não ter cumpri-mentado seu colega antes da partida, no Morumbi.

“Ontem vimos que tive-ram alguns acontecimentos extracampo, coisa do Carille

com o Aguirre. Uma coisa desnecessária tornar públi-co algo que conversaram entre eles, a sério, e que me pareceu uma tentativa de criar um clima tenso para o jogo de volta. Sabemos que lá no Itaquerão existe esse clima tenso, já existiu alguns históricos. Claro que preocupa”, avaliou o diri-gente, na segunda-feira, em rápido pronunciamen-to, no CT da Barra Funda.

“Tiveram alguns co-mentários pós-jogo, após uma derrota, que nos le-vam a crer que existe al-guma tentativa nesse sen-tido. Mas isso não está nos atrapalhando, só preocupa no aspecto geral, mas es-tamos atentos”, assegurou

Raí, antes de sair em defe-sa do treinador são-pauli-no, que após a partida afir-mara não ter reconhecido o colega de profissão.

“Ficou evidente que não existiu nenhuma falta de respeito, muito pelo con-trário. O Aguirre é um dos treinadores mais elegan-tes e que mais respeitam que eu conheço. Tudo que está sendo comentado ao nosso lado é para criar um clima de jogo. Que seja bem jogado, uma grande decisão e um grande es-petáculo”, afirmou.

Raí também demons-trou preocupação com a pressão criada em torno do árbitro Vinicius Gonçal-ves Dias Araújo, que apita-

rá o clássico decisivo nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília).

“Sabemos que tem um árbitro que é competente, que é novo. Foi escolhido pela Federação (Paulis-ta de Futebol), estava no

sorteio, ainda não apitou grandes clássicos, mas acreditamos nele. Esse ambiente que tentou-se criar não ajuda nenhuma arbitragem, não facilita em nada”, argumentou.

Com o triunfo, o São

Paulo joga por um em-pate para avançar à final do Campeonato Paulista de 2018. Já o Corinthians precisa de uma vitória por dois gols de diferen-ça para a se garantir na decisão de forma direta.

a avaliação é do diretor-executivo de futebol do Tricolor, raí, para quem não houve falta de respeito por parte do uruguaio ao não ter cumprimentado seu colega antes da partida

Peixe enfrentará Estudiantes na Vila Belmiro e alçapão na Argentina

A Conmebol confirmou os mandos de campo dos jogos do Santos contra o Estudiantes, pela Li-bertadores. As partidas serão na Vila Belmiro e no Centenário Ciudad de Quilmes.

O Peixe enfrentará os

argentinos no dia 5 de abril, às 21h30 (de Bra-sília), em Quilmes, em um estádio com capaci-dade para cerca de 30 mil espectadores, bem mais acanhado do que o Ciudad de la Plata, local onde o Estudiantes cos-

tuma mandar seus jogos. Lá, cabem 53 mil lugares.

O duelo de volta será no dia 24 de abril, na Vila Belmiro. O alvine-gro pretende encerrar a fase de grupos no Paca-embu, dia 24 de maio, diante do Real Garcilaso.

Tiag

o Sa

laza

r

Rube

ns C

hiri

/ São

Pau

lo

sasasasasa

são pAULo

sANtos