objetivacomentado

55
PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1 ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA GABARITO COMENTADO OBJETIVAS VEST FDV 1

Upload: lazaro-souza

Post on 23-Oct-2015

55 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

GABARITOCOMENTADOOBJETIVAS

VESTFDV2006

1

Page 2: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

ATENÇÃO

As questões não contém as figuras da prova

original

2

Page 3: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

LINGUA PORTUGUESA

Leia o texto a seguir com atenção e responda as questões de 1 a 5 com base nele.

À beira de um ataque de nervos

Em momento algum da história da humanidade o provérbio “tempo é dinheiro” ganhou tanta expressão como nos dias atuais. Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos e agem como se eles fossem inesgotáveis. O ritmo de compromissos é incessante. Os avanços tecnológicos determinam mudanças radicais na carreira profissional. A violência ronda a casa, a esquina, o carro, enquanto o trânsito inferniza e atrasa a agenda. Medo, tensão e vigília: os inimigos estão por toda parte, vêm em sua direção e as ameaças ao sucesso e ao bolso são inúmeras. Feche os olhos e logo alguém lhe passará a perna.

Ufa! Esse estado de alarme geral parece não acabar nunca. Se você é um daqueles que vivem mergulhados nesse frenesi, você está roubado. Só que, desta vez, o trombadinha está dentro de você, sugando-lhe energia. A essa altura, o estresse negativo já deve ter-se instalado.

Você S.A., São Paulo, n. 17, a. 2, p. 100, nov. 1999.

Questão 1Identifique o trecho retirado do texto e reescrito a seguir com alteração do emprego de vírgula em que essa alteração NÃO se constitui em erro gramatical, de acordo com a norma culta da língua.

A) INCORRETA. “Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos e agem como se eles fossem inesgotáveis.” (1º §) / Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos, e agem como se eles fossem inesgotáveis. Não se usa vírgula entre orações coordenadas aditivas.

B) CORRETA. “A violência ronda a casa, a esquina, o carro, enquanto o trânsito inferniza e atrasa a agenda.” (1º §) / A violência ronda a casa, a esquina, o carro enquanto o trânsito inferniza e atrasa a agenda. Quando a oração subordinada adverbial vem após a principal, o emprego da vírgula é facultativo.

C) INCORRETA. “Medo, tensão e vigília: os inimigos estão por toda parte, vêm em sua direção e as ameaças ao sucesso e ao bolso são inúmeras.” (1º §) / Medo, tensão, e vigília: os inimigos estão por toda parte, vêm em sua direção e as ameaças ao sucesso e ao bolso são inúmeras. Não se usa vírgula antes do conectivo aditivo E nas enumerações.

D) INCORRETA. “Esse estado de alarme geral parece não acabar nunca.” (2º §) / Esse estado de alarme geral, parece não acabar nunca. Não se usa vírgula entre o sujeito e seu predicado.

E) INCORRETA. “Só que, desta vez, o trombadinha está dentro de você, sugando-lhe energia.” (2º §) / Só que, desta vez o trombadinha está dentro de você, sugando-lhe energia. A expressão “desta vez” deve ser cercada por vírgulas, porque interrompe a oração.

Questão 2A partir do texto lido, considere as afirmativas abaixo.

I. Pensando em termos de aplicação do que foi exposto do texto, pode-se dizer que o provérbio “tempo é dinheiro”, embora seja americano, é uma realidade no Brasil, em que as pessoas trabalham cada vez mais. De fato, a realidade nos mostra que, a cada dia, o brasileiro passa mais tempo no trabalho para conseguir cumprir as metas das empresas.

3

Page 4: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

II. Essas pessoas que trabalham têm cada vez mais compromissos, e as mudanças que ocorrem em termos de tecnologia acabam por provocar alterações muito fortes em suas carreiras. Basta conferir o seguinte trecho do texto: “O ritmo de compromissos é incessante. Os avanços tecnológicos determinam mudanças radicais na carreira profissional”.

III. Os fatores externos apresentados no texto são muito negativos para as pessoas. Eles acabam por gerar nelas um estado de tensão que vem de dentro de si mesmas. A partir daí as cobranças já não vêm mais dos outros, mas delas próprias. Pode-se observar isso no seguinte trecho: “Se você é um daqueles que vivem mergulhados nesse frenesi, você está roubado. Só que, desta vez, o trombadinha está dentro de você, sugando-lhe energia”.

Marque a opção que contenha a numeração das afirmativas CORRETAS a partir das informações apresentadas no texto.

A) CORRETA I, II e IIIB) INCORRETA. I e IIC) INCORRETA. I e IIID) INCORRETA. II e IIIE) INCORRETA. I apenas.

Questão 3Indique a alternativa em que as palavras NÃO são acentuadas por causa da mesma regra gramatical.

A) INCORRETA. “história”, “provérbio”, “inesgotáveis”. Todas as palavras deste grupo seguem as regras das paroxítonas terminadas em ditongo.

B) INCORRETA. “tecnológicos”, “trânsito”, “inúmeras”. Todas as palavras deste grupo são proparoxítonas, que devem ser acentuadas.

C) CORRETA. “é”, “só”, “vêm”. As duas primeiras palavras deste grupo seguem a regra dos monossílabos tônicos em E e O. Já a última palavra é acentuada em função da regra do acento diferencial.

D) INCORRETA. “alguém”, “passará”, “você”. As palavras deste grupo são acentuadas porque são oxítonas terminadas em EM, A e E, respectivamente.

E) INCORRETA. “violência”, “vigília”, “provérbio”. As palavras deste grupo seguem a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

Questão 4Algumas vezes, a diferença de posição de uma palavra ou grupo de palavras na frase altera o sentido da mesma, outras vezes o sentido se mantém. Com base nesta afirmativa, assinale a opção em que a mudança de posição muda o sentido que foi estabelecido no texto.

A) INCORRETA. “Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam...” / Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades se queixam sempre... “Sempre se queixam” e “se queixam sempre” têm o mesmo sentido.

B) INCORRETA. “Os avanços tecnológicos determinam mudanças radicais na carreira profissional.” / Os avanços tecnológicos determinam radicais mudanças na carreira profissional. Em “mudanças radicais” e “radicais mudanças” não há alteração de sentido.

C) INCORRETA. “...e as ameaças ao sucesso e ao bolso são inúmeras.” / ... e são inúmeras as ameaças ao sucesso e ao bolso. A inversão do sujeito e do predicado não implica mudança de sentido.

D) INCORRETA. “A essa altura, o estresse negativo já deve ter-se instalado.” / O estresse negativo já deve ter-se instalado a essa altura. A locução adverbial “a essa altura” tem mobilidade na frase sem alteração de sentido da mesma.

4

Page 5: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

E) CORRETA. “Em momento algum da história da humanidade o provérbio “tempo é dinheiro” ganhou tanta expressão...” / Em algum momento da história da humanidade o provérbio “tempo é dinheiro” ganhou tanta expressão... O pronome indefinido “algum” sofre alteração de sentido, conforme venha antes ou depois do substantivo. Se vier antes do substantivo, significa em um certo momento, um momento que não foi definido. Se vier depois, corresponde a nenhum.

Questão 5Seria bom se a situação que foi apresentada no texto fosse superada pela humanidade e todo esse estresse já não mais existisse. Seria ótimo se as pessoas vivessem em paz consigo mesmas e com os outros, não pensando em ter, mas em ser e em dar ao próximo. Nas alternativas a seguir, vamos reescrever uma parte do texto no passado, como se tudo isso já tivesse sido superado, e faremos as devidas adaptações. Assinale a alternativa em que um dos tempos verbais empregados rompe com a correlação verbal, que deve existir em uma narrativa, no novo texto.

A) INCORRETA. “Em momento algum da história da humanidade o provérbio “tempo é dinheiro” ganhou tanta expressão...” Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixavam de que seus dias eram curtos e agiam “como se eles fossem inesgotáveis”. A primeira frase foi copiada para dar sentido à questão. A partir da segunda frase, os verbos aparecem no pretérito imperfeito do indicativo para dar a idéia de duração no tempo. A última oração que aparece entre aspas também foi mantida, porque se encaixa perfeitamente com o pretérito imperfeito.

B) INCORRETA. O ritmo de compromissos era incessante. Os avanços tecnológicos determinavam mudanças radicais na carreira profissional. A narrativa textual segue sua lógica verbal com o pretérito imperfeito.

C) INCORRETA. A violência rondava a casa, a esquina, o carro, enquanto o trânsito infernizava e atrasava a agenda. Novamente aqui a frase mantém os verbos no pretérito imperfeito.

D) CORRETA. Medo, tensão e vigília: os inimigos estavam por toda parte, vinham em sua direção e as ameaças ao sucesso e ao bolso foram inúmeras. Aqui o paralelismo foi quebrado, tendo em vista que os dois primeiros verbos estão no pretérito imperfeito, seguindo o fluxo da narrativa como uma ação que tem uma duração no passado, e o último aparece no pretérito perfeito, que dá a idéia de uma ação acabada. Esta mudança temporal quebra a seqüência narrativa.

E) INCORRETA. Se você fechasse os olhos, logo alguém lhe passaria a perna. Neste caso, como não há imperativo no passado, houve uma adaptação da primeira oração para uma condição hipotética, utilizando o pretérito imperfeito do subjuntivo. Houve também necessidade de adaptar o segundo verbo para o futuro do pretérito do indicativo.

Questão 6Leia atentamente o texto a seguir e responda as questões propostas.

EU BEBO SIM(Luiz Antônio e João do Violão)

Eu bebo sim,Eu tô vivendo.Tem gente que não bebeE tá morrendoTem gente que já tá com o pé na cova,Não bebeu e isso prova

Que a bebida não faz malUma pro santo, desce o choro, a saideiraDesce toda a prateleira,Diz que a vida tá legal.Eu bebo sim,Eu tô vivendoTem gente que não bebe

5

Page 6: OBJETIVACOMENTADO

PROCESSO SELETIVO VEST – 2006/1ADMINISTRAÇÃO, CONTADOR GLOBAL E DIREITO

PROVA E GABARITO COMENTADO – PROVA OBJETIVA

E tá morrendoTem gente que detesta u m pilequeDiz que é coisa de moleque, cafajeste ou coisa assimMas essa gente,Quando tá com a cara cheiaVira chave de cadeia,

E esvazia o botequimEu bebo sim, Eu tô vivendoTem gente que não bebeE tá morrendoBebida não faz mal a ninguémÁgua faz mal à saúde

6

Page 7: OBJETIVACOMENTADO

Em geral, todo texto expressa uma tese. Isso nem sempre é comum em músicas, mas, na letra de “Eu bebo sim”, tal fato é claro, uma vez que os autores defendem a tese de que bebida não faz mal. Para realizar tal ato, fizeram uso de argumentos que justifiquem a posição assumida. Assinale, portanto, a opção que NÃO corresponde a um argumento utilizado pelos autores.

A) INCORRETA. Quem bebe não está com o “pé na cova”. Corresponde ao argumento usado nas linhas 3, 4 e 5.

B) INCORRETA. Quem não bebe faz isso por despeito, pois, quando bebe, exagera. O seguinte trecho revela exatamente esta idéia –“... Tem gente que detesta um pileque / Diz que é coisa de moleque, cafajeste ou coisa assim / Mas essa gente, Quando tá com a cara cheia / Vira chave de cadeia, / E esvazia o botequim...”.

C) INCORRETA. Quem bebe tem um ritual. Tal argumento é visto no seguinte trecho – “...Uma pro santo, desce o choro, a saideira ...”.

D) CORRETA. Quem não bebe não fica criticando os outros que bebem. Tal argumento não aparece no texto. Muito pelo contrário, o trecho “Tem gente que detesta u m pileque/Diz que é coisa de moleque, cafajeste/ ou coisa assim” mostra que há críticas das pessoas que não bebem.

E) INCORRETA. Quem bebe vive de bem com a vida. Este argumento condiz com o que o autor menciona – “...Diz que a vida tá legal”.

Questão 7Sabemos que a língua, um dos principais instrumentos de comunicação entre os seres humanos, não se apresenta uniformemente. Ela possui variedades de acordo com as condições sociais, regionais, culturais e históricas em que é produzida. Neste texto, podemos observar uma dessas variedades. Assinale a alternativa que estabelece um comentário INADEQUADO quanto à variedade da língua empregada na letra da música.

A) CORRETA. Ao se produzir um texto, o produtor deve privilegiar o uso da norma culta/padrão. Portanto, é errado escrever um texto que contenha a variante coloquial. O comentário da opção A não condiz com a realidade, pois a norma padrão é uma variedade, da mesma forma que a variante coloquial, ambas devem ser usadas em local apropriado.

B) INCORRETA. As construções “eu tô vivendo” e “tem gente que já tá com o pé na cova” são exemplos da variedade coloquial da língua. De fato, as construções “eu tô vivendo” e “tem gente que já tá com o pé na cova” são variantes coloquiais, marcadas principalmente pela redução do verbo “estar” para “tar” – como em: “tô” e “tá”.

C) INCORRETA. Na variedade culta/padrão da língua, as construções “eu tô vivendo” e “tem gente que já tá com o pé na cova” correspondem, respectivamente, a “eu estou vivendo” e a “Há pessoas que estão morrendo”. As frases acima realmente correspondem às construções “eu estou vivendo” e “Há pessoas que estão morrendo”.

D) INCORRETA. A variante coloquial, que predomina na linguagem oral, não deve ser vista com preconceito pelos falantes da língua, uma vez que essa é uma das formas de se utilizar a língua. A linguagem oral traz suas peculiaridades, dentre elas uma maior liberdade quanto às normas que regem a língua, devido a isso, há a variante coloquial que deve ser vista com uma variante da linguagem e não com preconceitos.

E) INCORRETA. A norma culta/padrão tem mais prestígio social que a variante coloquial. A sociedade em que vivemos considera o padrão culto fator de maior prestígio social do que a variante coloquial.

Questão 8Uma das características de um texto coerente é o processo de retomadas textuais que podem se dar dentro da realidade textual (endofórica) ou fora dessa realidade (exofórica), ou seja, dentro do contexto em que está inserido o texto. Ciente disso, assinale a opção que NÃO condiz com o texto.

A) INCORRETA. “Tem gente que não bebe E tá morrendo” – a expressão “gente” refere-se aos que não ingerem cachaça, ou mesmo

álcool. A expressão “gente” refere-se a quem não bebe e, em razão disso, está morrendo.

B) INCORRETA. “Isso prova” – a expressão “isso” retoma a idéia de que quem não bebe é que morre. Realmente, a expressão “isso” retoma a idéia de que quem não bebe é que morre.

C) INCORRETA. “Tem gente que detesta um pileque” – a expressão “gente” refere-se às pessoas que se opõem aos que bebem. A expressão “gente” retoma aqueles que não bebem.

Page 8: OBJETIVACOMENTADO

D) INCORRETA. “Mas essa gente,/Quando está com a cara cheia” – a expressão “essa gente” refere-se aos que, em geral, não bebem, mas criticam. A expressão “essa gente”, realmente, refere-se aos que não bebem, mas criticam.

E) CORRETA. “Diz que é coisa de moleque/ Cafajeste ou coisa assim” – este é o discurso proferido por aqueles que não bebem e estão com o “pé na cova”. Realmente, o discurso refere-se aos que não bebem, mas não obrigatoriamente “estão com o pé na cova”.

Questão 9 Observe atentamente a charge a seguir:

O texto da charge pressupõe que o leitor tenha um conhecimento prévio de alguns fatos da sociedade para inferir adequadamente as idéias expressas pelo autor. À conta disso, assinale a opção que NÃO corresponde a uma informação anterior que o leitor deveria ter.

A) INCORRETA. Há times do Estado do Rio de Janeiro que não têm logrado êxito nos jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Alguns times do Rio de Janeiro têm ido mal nos campeonatos de futebol.

B) INCORRETA. Recentemente, houve um surto de aftosa nas regiões do mato Grosso e do Paraná, como houve a gripe do frango na Ásia. Houve um surto de febre aftosa no Paraná, bem como a gripe do frango na Ásia.

C) INCORRETA. Nosso Parlamento Federal é marcado predominantemente por políticos idôneos de reputação ilibada. Infelizmente, um dos traços do nosso parlamento é a desonestidade.

D) INCORRETA. José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil, “supostamente” esteve envolvido com esquemas escusos no governo, o que o teria levado a se demitir do cargo. Ao que tudo indica, o Deputado José Dirceu esteve envolvido com esquemas desonestos, o que o levou a renunciar a seu cargo como chefe da casa civil.

E) INCORRETA. Os políticos brasileiros nem sempre revelam honestidade em suas tramitações financeiras, principalmente quando se trata de campanha política. Infelizmente, um dos traços do nosso parlamento é a desonestidade.

Questão 10Verifique a manchete a seguir, exposta no jornal A Gazeta de 21 de agosto de 2005.

FAMÍLIA DÁ ADEUS A JOVEM ATROPELADO DURANTE ENTERRO

Indignação. Esse era o sentimento de familiares e amigos do professor e músico Gustavo German Kern, 23 anos. Vítima fatal do acidente de carro ocorrido na última sexta-feira em Jardim Camburi, o jovem foi enterrado ontem à tarde no Cemitério de Maruípe.

Dessa leitura, é possível dizer que o texto da manchete apresenta um problema de linguagem. Marque, portanto, a opção que corresponde a este problema.

A) INCORRETA. Emprego de vírgula. As vírgulas estão corretas.B) CORRETA. Ambigüidade. Gera dupla interpretação, visto que é possível entender

que o jovem foi atropelado durante o enterro ou que o adeus foi durante o enterro.C) INCORRETA. Cacofonia. Não há problemas de cacofonia.D) INCORRETA. Ordem inversa da frase. A frase está na ordem direta.E) INCORRETA. Ausência de artigo antes da palavra “família”. O uso do artigo é facultativo,

portanto desnecessário.

Page 9: OBJETIVACOMENTADO

LITERATURA

Questão 11Leia o soneto de Gregório de Matos.

Triste Bahia

Triste Bahia! ó quão dessemelhanteEstás e estou do nosso antigo estado!Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,Que em tua larga barra tem entrado,A mim foi-me trocando, e tem trocado,Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelentePelas drogas inúteis, que abelhudaSimples aceitas do sagaz Brichote

Oh se quisera Deus que de repenteUm dia amanheceras tão sisudaQue fora de algodão o teu capote.

SPINA, Segismundo. A Poesia de Gregório de Matos. São Paulo: Edusp, 1995.

empenhado: endividado.trocou-te: segundo José Wisnik tem o sentido de “comerciou contigo e te modificou”.máquina mercante: navios comerciantes. abelhuda: termo irônico para curiosidade vaidosa. simples: drogas, remédios.brichote: estrangeiro, corruptela de british, inglês. capote de algodão: indica a renúncia ao luxo.

I- Percebe-se, na primeira estrofe, uma comparação entre o estado anterior do eu lírico e da cidade de Salvador, e o momento atual. No estado anterior, o eu lírico vivia em abundância e a cidade era rica. No momento atual, o eu lírico se encontra endividado e a cidade está pobre.

II- A decadência da cidade, segundo o eu lírico, ocorre em função dos negócios que nela são feitos e dos negociantes que nela atuam. Justifica sua opinião com o exemplo do comércio do açúcar, feito com os estrangeiros em troca de drogas inúteis.

III- O eu lírico deseja que a cidade renuncie a tantos negócios que visam ao luxo, voltando à sisudez de um simples capote de algodão.

A opção CORRETA a respeito do texto é:

A) apenas I.B) apenas II.C) apenas III.D) I e III.E) I, II e III.

A) INCORRETA. O eu lírico justifica a decadência da cidade, tendo como exemplo o comércio do açúcar que era trocado por drogas inúteis, como percebemos nos versos “Deste em dar tanto açúcar excelente / Pelas drogas inúteis,...” Por isso, o desejo de buscar a simplicidade, renunciando ao luxo.

B) INCORRETA. O soneto é um lamento que chora o estado em que Salvador se encontrava. Na primeira estrofe, nota-se a comparação do eu lírico em seu estado anterior àquele. Tal afirmação é percebida nos versos “Triste Bahia! Ó quão dessemelhante / Estás e estou do nosso antigo estado!”

C) INCORRETA. Diante dos negócios que visavam ao luxo, à vaidade, à perspicácia do estrangeiro junto à ingenuidade dos baianos, o eu lírico deseja que a cidade renuncie a essa vaidade e volte à severidade, à humildade de usar um simples capote de algodão.

Page 10: OBJETIVACOMENTADO

D) INCORRETA. A constatação e a explicação assumidas pelo eu lírico reforçam o deslumbramento a que eles, os baianos, eram submetidos: “Pelas drogas inúteis, que abelhuda / Simples aceitas do sagaz Brichote.”

E) CORRETA. Há uma crítica ao comportamento da burguesia baiana que, ingenuamente, se deixava enganar pela perspicácia, sagacidade do europeu.

Questão 12Leia a letra da música Casa no Campo de Zé Rodrix e Tavito, consagrada na voz de Elis Regina na década de 70, e conclua:

Casa no Campo Zé Rodrix e Tavito

Page 11: OBJETIVACOMENTADO

Eu quero uma casa no campoOnde eu possa compor muitos rocks ruraisE tenha somente a certezaDos amigos do peito e nada maisEu quero uma casa no campo

Onde eu possa ficar no tamanho da pazE tenha somente a certezaDos limites do corpo e nada maisEu quero carneiros e cabras pastando solenesNo meu jardim

Eu quero o silêncio das línguas cansadasEu quero a esperança de óculosE um filho de cuca legalEu quero plantar e colher com a mãoA pimenta e o sal

Eu quero uma casa no campoDo tamanho ideal, pau-a-pique e sapéOnde eu possa plantar meus amigosMeus discos e livrosE nada mais

A que estilo de época a letra dessa música faz referência?

A) INCORRETA. Barroco. O eu lírico não apresenta conflito entre fé e razão; a linguagem não é marcada por raciocínios complexos, intricados; não há inversões nem construções complexas e raras.

B) CORRETA. Arcadismo. Observa-se cenário bucólico com carneiros e cabras pastando; utilização de linguagem simples, cotidiana (“amigos do peito”, “filho de cuca legal”); fuga da realidade das cidades: fugere urbem; marca do carpem diem.

C) INCORRETA. Romantismo. Um dos traços essenciais de nosso Romantismo é o nacionalismo, que, orientando o movimento, lhe abriu um leque de possibilidades a serem exploradas. Entre elas se destacam o indianismo, o regionalismo, a pesquisa folclórica e lingüística, além da crítica aos problemas nacionais, posturas comprometidas com o projeto de construção de uma identidade nacional.

D) INCORRETA. Simbolismo. Não há no texto marcas espiritualistas, transcendentais, místicas; não há oposição aos limites do mundo físico e material nem interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente).

E) INCORRETA. Modernismo. O regionalismo impera no modernismo das gerações de 30 e 45, marcado pela denúncia das agruras da seca e da migração, dos problemas do trabalhador rural, da miséria, da ignorância.

Questão 13Leia o fragmento de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e marque a alternativa que NÃO corresponde ao fragmento em questão:

“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.”

A) INCORRETA. Dado o caráter de grandiloqüência do narrador, a diferença que distancia as memórias de Brás Cubas do Pentateuco é que este é uma obra sagrada, e aquela, constitui apenas o relato que um homem faz de sua vida, depois de morto. No primeiro parágrafo, o narrador compara suas memórias com o Pentateuco: os cinco primeiros livros do Velho Testamento, atribuídos ao profeta Moisés, sugerindo que a diferença radical entre ambas as obras estaria apenas no tipo de seqüência de que se utiliza.

B) INCORRETA. A condição do “defunto autor” é parte da estratégia de se escrever um romance cujo narrador-personagem tenha pleno domínio e afastamento de sua história já completa. A referência do escritor à própria escritura é uma das constantes desse romance, cuja elaboração é caprichosa e encenada diante dos olhos do leitor.

C) INCORRETA. O discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum. O fato de Brás Cubas colocar-se como um “defunto autor” dá-nos a impressão de que este relato seria caracterizado pela imparcialidade. Entretanto a “mania de grandeza” compõe uma das famosas armadilhas machadianas contra a credulidade do leitor ingênuo e romântico de sua época.

Page 12: OBJETIVACOMENTADO

D) CORRETA. A introdução do romance é coerente com o gênero fantástico que o romance explorará, dando as costas a qualquer plano da realidade e vivendo da mais alucinante imaginação. Memórias póstumas de Brás Cubas mudou o rumo da obra machadiana. Era a hora dos personagens mais elaboradas, construídos à luz da psicologia ; da utilização de capítulos curtos, frases curtas, contato com o leitor, numa análise apurada da sociedade brasileira no fim do Segundo Império.

E) INCORRETA. Machado mostra-se ciente do caráter inovador que a escolha de um único ponto de vista da narração acarreta para esse romance. A comparação feita pelo autor entre o Pentateuco e seu romance exemplifica o efeito de desproporção e a ironia que caracterizam a ficção machadiana madura.

Questão 14Leia os excertos abaixo, relacionando-os, respectivamente, às gerações e aos poetas representativos.

I – Como dormia! Que profundo sono! ... Tinha na mão o ferro do engomado ... Como roncava maviosa e pura! ... Quase caí na rua desmaiado! ...

3ª geração romântica: Castro Alves. A mulher para esse poeta é um ser corporificado. O amor é uma experiência viável, concreta, capaz de trazer tanto a felicidade e o prazer como a dor.

II – “ Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende covarde do forte; Pois choraste, meu filho não és! Possas tu, descendente maldito De uma tribo de nobres guerreiros, Implorando cruéis forasteiros, Seres presa de vis Aimorés.”

1ª geração romântica : Gonçalves Dias. O herói do poema não é apenas um índio, e sim, a representação mais direta do nosso passado medieval com a concepção idealizada do “bom selvagem”. Por isso lhe são atribuídos valores como a honra, a bondade, a coragem, a força, o apego às tradições culturais primitivas de sua raça.

III – “ Boa noite! ... E tu dizes – Boa noite, Mas não mo digas assim por entre beijos ... Mas não mo digas descobrindo o peito, – Mar de amor onde vagam meus desejos.”

2ª geração romântica: Álvares de Azevedo. O eu lírico observa a mulher amada, sem ter com ela nenhum comprometimento. Trata-se de um comportamento resultante do “modo de amar”, ligado à dúvida e ao prazer reprimido, e cuja saída é a sublimação pela morte.

Após as devidas considerações, marque a opção que CORRETAMENTE associa a geração romântica ao seu respectivo poeta:

A) INCORRETA. Apenas I. Esse excerto foi extraído da poesia “É ela! É ela! É ela! É ela!” de Álvares de Azevedo, constituindo um paradoxo, pois o mais romântico dos nossos românticos lança o germe da própria superação do romantismo, ao ironizar a pieguice amorosa e a idealização do amor e da mulher.

B) CORRETA. apenas II. O canto épico foi extraído de “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias. O poema narra a história vivida por um índio tupi que cai prisioneiro de uma nação inimiga: os timbiras. O drama do prisioneiro reside nos sentimentos contraditórios provocados por sua prisão: de um lado deseja morrer lutando, como guerreiro corajoso que fora; de outro, deseja viver para cuidar do pai, doente e cego. Nesse excerto, o pai amaldiçoa o filho, por ele ter pedido clemência à tribo inimiga.

C) INCORRETA. apenas III. Esse excerto foi extraído do poema “Boa noite”, de Castro Alves. Nesse trecho, a mulher é participante da relação amorosa, portanto um ser corporificado, ao contrário da poesia dos ultra-românticos, em que a mulher é um ser incorpóreo, idealizado.

D) INCORRETA. II e III. Com relação ao excerto de “I-Juca Pirama”, a afirmação faz-se verdadeira. O índio é a representação da honra, da bondade, da felicidade, da coragem, representando mais diretamente o nosso passado medieval. Já com

Page 13: OBJETIVACOMENTADO

relação ao poema “Boa noite”, a afirmação faz-se equivocada, por ser de autoria de Castro Alves, e não de Álvares de Azevedo, e por apresentar a mulher como um ser corpóreo, participante ativo da relação amorosa.

E) INCORRETA. I e III. O excerto da poesia “É ela! É ela! É ela! É ela!” é marca da 2ª geração romântica de Álvares de Azevedo, e “Boa noite” é representativo da 3ª geração romântica de Castro Alves.

Questão 15O Movimento Pau-Brasil queria fazer uma poesia de exportação. E a ponta de lança dessa proposta moderna de arte foi Oswald de Andrade. Os poemas abaixo extraídos da obra Pau-Brasil, do autor citado, utiliza uma poesia reduzida ao essencial que busca uma interpretação de seu país, EXCETO em:

A) INCORRETA. Se Pedro SegundoVier aquiCom históriaEu boto ele na cadeia

(Senhor Feudal)Esse poema ironiza o nosso passado histórico-cultural, relacionando-o à época do 2º império.

B) CORRETA. Aprendi com meu filho de dez anosQue a poesia é a descobertaDas coisas que eu nunca vi.

(3 de maio)Embora pertença também à obra Pau-Brasil, sua temática é desenvolvida a partir da subjetividade do eu lírico diante da descoberta da poesia.

C) INCORRETA. Muitos metaes pepinos romans e figosDe muitas castasCidras limões e laranjasUma infinidade Muitas cannas daaçucreInfinito algodamTambém há muito paobrasilNestas capitanias

(Riquezas Naturais) O autor ironiza e atualiza nossa história de colonização, evidenciando os produtos que naturalmente tínhamos e os que plantávamos, procurando captar a natureza e as cores próprias do país.

D) INCORRETA. Seguimos nosso caminho por este mar de longoAté a oitava da PáscoaTopamos avesE houvemos vista de terra.

(A Descoberta)Sem ser ingênuo e ufanista, Oswald defendia a valorização de nossas origens, mas de forma crítica. Esse poema propõe a intertextualidade com a Carta de Caminha à época da descoberta.

E) INCORRETA. Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentisCom cabelos mui pretos pelas espáduasE suas vergonhas tão altas e tão saradinhasQue de nós as muito bem olharmosNão tínhamos nenhuma vergonha.

(As Meninas da Gare)O autor, em “As meninas da Gare” (Gare: estação de trem), consegue desviar o sentido original do texto, conferindo-lhe atualidade e visão crítica. Antes eram índias, nuas, em estado de inocência original; hoje, são prostitutas que fazem ponto na estação de trem.

Questão 16

Page 14: OBJETIVACOMENTADO

Carlos Drummond de Andrade com o poema Pasárgada intertextualiza um outro poema de um poeta da geração de 22. Assinale a opção que associe, concomitantemente, autor, poema e significação do termo Pasárgada para o autor, tendo como base o texto poético abaixo:

Pasárgada

Carlos Drummond de Andrade

“Não toste embora pra Pasárgada Não era teu destino Não te habituarias lá Em teu território próprio, intransferível, Nem rei nem amigo de rei és puramente aquele lúcido e dolorido homem experiente que subjugou seu desespero a poder de renúncia, vigília e ritmo.”

Poesia e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar, 1988.

A) CORRETA. Manuel Bandeira – Vou-me embora pra Pasárgada. Pasárgada para o autor significava “um país de delícias”, para onde Manuel Bandeira gostaria de ir para viver tudo o que não pudera viver em função da tuberculose. Para Manuel Bandeira, Pasárgada é um mundo fictício inventado para dar vazão aos sonhos e às fantasias do poeta, cuja realização foi cruelmente negada pela vida.

B) INCORRETA. Graciliano Ramos – Itinerário de Pasárgada. Para o autor, Pasárgada significava um Brasil mais justo, em que houvesse uma maior liberdade de expressão, já que quando escreveu tal poema encontrava-se preso por ser acusado de pertencer ao movimento Comunista no Estado Novo de Getúlio Vargas. Graciliano Ramos, embora tenha sido preso e acusado de pertencer ao Partido Comunista, não escreveu a obra Itinerário de Pasárgada, de autoria de Manuel Bandeira.

C) INCORRETA. João Cabral de Melo Neto – Vou-me embora de Pasárgada. Pasárgada, para o autor, significava os recônditos do sertão nordestino, em que a preocupação com a realidade social é notória ao descrever o sofrimento dos sertanejos ao fugirem da seca e da miséria. João Cabral preocupa-se com a realidade social, particularmente a nordestina, porém o poema não estabelece o drama dos sertanejos ao fugirem da seca e da miséria.

D) INCORRETA. Casimiro de Abreu – Vou-me embora pra Pasárgada. Para o autor, Pasárgada significava um mundo idealizado, buscado em seus sonhos quando menino. Adulto, a fuga da realidade fazia-se necessária por constatar que o real era opressor e excludente. Casimiro de Abreu, embora utilizasse a temática da fuga da realidade para a infância, como é registrado no poema “Meus oito anos”, não escreveu “Vou-me embora pra Pasárgada”.

E) INCORRETA. Fagundes Varela – Itinerário de Pasárgada. Pasárgada, para o autor, significava um lugar em que a harmonia, a paz de espírito fazia-se notar. Amargurado pela morte do filho, buscou na abordagem metafísica um refúgio para o seu desespero. Fagundes Varela não escreveu a obra Itinerário de Pasárgada, e sim, entre outros poemas, “Cântico do Calvário”. Após a morte do filho, Varela dedica-se às questões sociais.

Questão 17Considere o poema concretista de Augusto de Campos:

Todas as alternativas apresentam técnicas poéticas utilizadas no poema acima, EXCETO:

A) INCORRETA. Ausência de elementos que normalmente caracterizam a poesia, como sinais de pontuação, versos e estrofes regulares. Os concretistas rompem com a estrutura discursiva do verso tradicional, procurando valer-se de materiais gráficos e visuais.

B) INCORRETA. Uso de sistema fonético e de uma sintaxe analógica que criam uma área lingüística específica participando da comunicação não-verbal, sem abdicar as potencialidades da palavra. O poema assume a forma de cartaz, de cartão, de anúncio, de colagem; enfim, a forma de um objeto qualquer da produção industrial.

Page 15: OBJETIVACOMENTADO

C) CORRETA. Menosprezo pelo aspecto sonoro das palavras. Há um incentivo às experiências sonoras, com aliterações, assonâncias e paronomásias.

D) INCORRETA. Marcação espacial, ou seja, aproveitamento do espaço físico da página de uma outra forma, visual. O poeta se transforma num artista gráfico, num artesão sintonizado com o seu tempo.

E) INCORRETA. Utilização de caracteres tipográficos e criação de neologismos. Por inspirarem-se nas correntes de vanguarda, Futurismo e Cubismo, os poetas criam poesias urbanas voltadas para as experimentações.

Questão 18Leia o trecho da obra A Guerra do Fim do Mundo do escritor peruano Mário Vargas Llosa. Essa obra é inspirada em um romance brasileiro datado de 1902.

O protagonista da obra lida MANTÉM uma relação intertextual com:

A) INCORRETA. Augusto Matraga, do romance A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa. Nhô Augusto, no início, aparece como fazendeiro valentão, depois sofre uma emboscada e muda de vida, tentando redimir-se de seus pecados. Por último, luta com Joãozinho Bem-Bem para evitar um ato covarde por parte do bando e morre, conquistando seu lugar ao céu.

B) INCORRETA. Paulo Honório, do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. São Bernardo narra a trajetória de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e guia de cego à de rico proprietário da Fazenda São Bernardo. Para atingir seus objetivos capitalistas, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua frente, inclusive pessoas.

C) INCORRETA. José Gomes, do romance O cabeleira, de Franklin Távora. O cabeleira é uma crônica histórica que focaliza a vida do famoso cangaceiro José Gomes, o “Cabeleira”, que, ao lado de dois malfeitores , Joaquim Gomes, seu pai, e Teodósio, aterroriza as populações das cidades pernambucanas do século XVIII.

D) INCORRETA. Antônio Silvino, do romance Fogo morto, de José Lins do Rego. O cangaceiro Antônio Silvino e seu bando chegam ao engenho do coronel Lula de Holanda. A invasão é uma represália contra o coronel, pelo fato de Mestre Amaro, informante dos cangaceiros, ter sido expulso por ele do engenho.

E) CORRETA. Antônio Conselheiro, do romance Os sertões, de Euclides da Cunha. Os personagens traçados pelos dois romancistas têm o aspecto físico semelhante, mas, no que diz respeito ao comportamento, o que Vargas Llosa interpreta como “aspecto tranqüilo” e “imperturbável seriedade”, Euclides da Cunha interpreta como indiferença “à vida e aos perigos”. Além disso, no texto do peruano, Antônio Conselheiro é ativo, se preocupava com a igreja do povoado em ruínas, enquanto no texto do brasileiro, ele é passivo, “dominava as pessoas sem querer”.

Questão 19Leia o trecho da obra de Jorge Amado intitulado Capitães da Areia e marque a opção CORRETA a respeito do texto.

“Como o vestido dificultava seus movimentos e como ela queria ser totalmente um dos Capitães da Areia, o trocou por umas calças que deram a Barandão numa casa da cidade alta. As calças tinham ficado enormes para o negrinho, ele então as ofereceu a Dora. Assim mesmo, estavam grandes para ela, teve que as cortar nas pernas para que dessem. Amarrou com cordão, seguindo o exemplo de todos, o vestido servia de blusa. Se não fosse a cabeleira loira e os seios nascentes, todos a poderiam tomar por um menino, um dos Capitães da Areia.

No dia em que, vestida como um garoto, ela apareceu na frente de Pedro Bala, o menino começou a rir. Chegou a se enrolar no chão de tanto rir. Por fim conseguiu dizer— Tu tá gozada...Ela ficou triste, Pedro Bala parou de rir.— Não tá direito que vocês me dê de comer todo dia. Agora eu tomo parte no que vocês fizer.O assombro dele não teve limites:— Tu quer dizer...Ela o olhava calma, esperando que ele concluísse a frase.— ... que vai andar com a gente pela rua, batendo coisas...— Isso mesmo — sua voz estava cheia de resolução.— Tu endoidou...— Não sei por quê.— Tu não tá vendo que tu não pode? Que isso não é coisa pra menina. Isso é coisa pra homem.

Page 16: OBJETIVACOMENTADO

— Como se vocês fosse tudo uns homão. É tudo uns menino.”

Jorge Amado. Capitães da Areia. São Paulo: Martins Editora, 34ª ed., s/d.

A) INCORRETA. Dora, sentindo-se à margem da sociedade, rompe com a convenção social ao optar por usar calças. Essa identificação com os meninos, influenciada pela teoria determinista, desenvolve nela uma dúvida sobre sua preferência sexual. Dora decide usar calças porque o vestido dificultava seus movimentos e, sendo membro do grupo de meninos de rua, precisava de agilidade. Não há no trecho em questão nenhuma marca que possa pôr em dúvida a preferência sexual da personagem.

B) CORRETA. A linguagem coloquial usada por Jorge Amado neste romance enfatiza o estilo de denúncia social por fixar tipos marginalizados para, através deles, analisar toda uma sociedade. Os romances de Jorge Amado, vazados numa linguagem que retrata o falar do povo, são marcados pelo lirismo e pela postura ideológica que defendia.

C) INCORRETA. Essa obra representa um movimento de rebeldia juvenil incitado pela ideologia hippie que pregava “sexo, drogas e rock and roll”. Essa fase de Jorge Amado evidencia um lado pitoresco, marcada pela crônica de costumes. O livro narra a vida de meninos abandonados, nas ruas de Salvador, os quais, apesar de marginais, ao final, organizam-se como um grupo político que defende idéias revolucionárias.

D) INCORRETA. Pedro Bala, personagem central da obra, é um jovem de classe média, politizado, que abdica de seu cotidiano, para integrar-se a um grupo político que defende idéias revolucionárias. Pedro Bala é a representação do descaso, do abandono tanto familiar quanto governamental. É o chefe dos Capitães da Areia, que, depois, torna-se líder político, lutando pela mudança do destino de outras crianças abandonadas do país.

E) INCORRETA. Dora é a representação da ingenuidade e da inocência. Iludida por Pedro Bala, acaba fazendo parte do grupo Capitães da Areia que consistia em um bando de delinqüentes que viviam de furtos pela cidade de Salvador. Embora ainda criança, Dora demonstra coragem, ousadia, ideologia. Não é, por isso, iludida por Pedro Bala, faz parte dos Capitães da Areia por vontade própria, sendo a única menina do grupo.

Questão 20O texto a seguir integra a obra A poesia em pânico, uma das mais importantes de Murilo Mendes.

Poema espiritual

Eu me sinto um fragmento de DeusComo sou um resto de raizUm pouco de água dos maresO braço desgarrado de uma constelação.

A matéria pensa por ordem de Deus,Transforma-se e evolui por ordem de Deus.A matéria variada e belaÉ uma das formas visíveis do invisível.Cristo, dos filhos do homem és o perfeito.

Na Igreja há pernas, seios, ventres e cabelosEm toda parte, até nos altares.Há grandes forças de matéria na terra no mar e no arQue se entrelaçam e se casam reproduzindoMil versões dos pensamentos divinosA matéria é forte e absolutaSem ela não há poesia.

ARAÚJO, Laís C. de. Murilo Mendes. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972.

Com a análise da obra em questão, procedem as seguintes afirmações, EXCETO:

Page 17: OBJETIVACOMENTADO

A) INCORRETA. Na 1ª estrofe, o eu lírico refere-se a si mesmo integrando-se a Deus e ao universo. O eu lírico vê-se integrado ao universo e à força que o rege, verificado nos versos “Eu me sinto um fragmento de Deus/ Como sou um resto de raiz”.

B) INCORRETA. Na 2ª estrofe, a contradição verificada nos versos, “A matéria variada e bela / É uma das formas visíveis do invisível”, é explicada conciliando elementos opostos, em que o mundo material é para o eu lírico apenas uma das manifestações do mundo espiritual. A força que rege o universo provém de Deus, por isso concilia-se o visível e o invisível, pois “A matéria pensa por ordem de Deus”.

C) CORRETA. Na 3ª estrofe, são aproximados elementos como Igreja, altares, pernas, seios, ventres. Por essa concepção, religiosidade e sensualidade se excluem, havendo diferença entre a concepção religiosa e a tradicional. Para o eu lírico, o mundo material é apenas uma das manifestações do mundo espiritual, portanto religiosidade e sensualidade devem caminhar juntas, sem se excluírem.

D) INCORRETA. A matéria é essencial tanto para gerar os “pensamentos divinos” quanto para a criação da poesia. Diante disso, Deus e o poeta se assemelham no dom da criação, tendo por base a matéria. Essa afirmação é ratificada nos versos “A matéria é forte e absoluta/ Sem ela não há poesia”.

E) INCORRETA. O título do poema é coerente, já que, pela ótica do texto, matéria e espírito não se excluem, são apenas expressões diferentes da mesma ordem universal. Embora no poema a matéria tenha papel de destaque, o título é coerente, pois, pela ótica do texto, matéria e espírito não se excluem.

Page 18: OBJETIVACOMENTADO

ESPANHOL

TRADUÇÃO DO TEXTO

Encontradas 11 crianças “deficientes” presas em jaulas em Ohio

Os ajudantes do sheriff de Walkeman (Estado de Ohio) resgataram 11 crianças que estavam presas em jaulas de um metro de altura por um metro de largura. O casal Mike e Sharen Gravelle, de 56 e 57 anos, respectivamente, tinha as crianças por adoção ou por regime de custódia. “A impressão que temos é que consideram que o que fizeram estava certo”, disse um porta-voz do sheriff.

As crianças, com idades compreendidas entre 01 e 14 anos tinham deficiências diferentes, como autismo ou síndrome de alcoolismo fetal. Os Gravelle asseguraram que um psiquiatra lhes recomendou que as crianças dormissem em jaulas durante a noite. As jaulas, de um metro de altura por um metro de largura, estavam em quartos do segundo andar da casa e dispunham de alarmes que ativavam se os pequenos tentassem sair. As portas dos quartos, por sua vez, eram bloqueadas com objetos pesados para que as crianças não pudessem escapar. Os menores não tinham lençóis, cobertores ou travesseiros.

Uma das crianças confessou aos agentes do sheriff que havia dormido nessas condições pelo menos durante os últimos três anos. Uma mulher que se identificou como a mãe de Sharen Gravelle, mas que se recusou a dar seu nome, assegurou que as crianças eram “felizes” e “amadas”.

“As crianças brincaram, se divertiram e riram neste ano como não o fizeram outras crianças e como nunca haviam feito antes”, disse a mulher. Os menores já foram dados em custódia a quatro famílias da região. Até o momento, não se apresentou acusação alguma contra o casal.

O agente Sommers, do escritório do sheriff, manifestou à Associated Press que não havia sinais aparentes de que as crianças tivessem sido espancadas ou estivessem mal nutridas. Ainda assim, os 11 menores foram mandados ao hospital para um exame unicamente para serem resgatados. “Os pais adotivos consideravam que estavam protegendo as crianças deles mesmos e do mundo exterior”, relatou o policial. “Os pais acreditavam que havia motivos para que os menores tivessem que estar presos durante a noite”, acrescentou Sommers, mas não detalhou de que motivos se tratavam.

Em março deste ano, um casal que se mudou de Ohio para a Florida foi acusado de maus tratos quando se descobriu que seu filho adotivo, um adolescente de 17 anos, vivia permanentemente preso numa jaula. O menor pesava pouco mais de 22 quilos no momento em que foi encontrado. A jaula dispunha de correntes, algemas e um cadeado.

Yolanda Monge.Washington, USA. El País. ES. 14/09/05

Questão 21 O texto trata de 11 crianças:

A) INCORRETA. Com graves problemas de rebeldia e violência.B) INCORRETA. Revoltadas por terem descoberto que eram adotadas.C) CORRETA. Com deficiências de várias naturezas. No início do segundo parágrafo, fica

claro que as crianças tinham diferentes tipos de deficiências. O termo: “discapacitados” é usado com freqüência para identificar crianças com síndrome de Down, HIV positivas, autistas, com má formação, etc.

D) INCORRETA. Saudáveis, mas que eram tratadas como animais.E) INCORRETA. Portadoras de problemas mentais.

Questão 22Conforme o texto, pode-se dizer que o casal Gravelle:

A) INCORRETA. Foi preso por maus tratos a 11 menores em Wakeman – Ohio.B) INCORRETA. Admite ter agido mal, mas queriam economizar para comprar uma casa maior.C) CORRETA. Achava estar agindo da forma correta, para o bem das crianças. O texto deixa

claro que o casal não foi preso e as crianças não eram espancadas, maltratadas ou mal nutridas e que os pais acreditavam que o que faziam era o melhor para elas.

D) INCORRETA. Tinha problemas com alcoolismo.E) INCORRETA. Apesar das jaulas, os meninos tinham muito conforto.

Questão 23No último parágrafo, ficamos sabendo que:

Page 19: OBJETIVACOMENTADO

A) INCORRETA. Em março deste ano, o casal Gravelle havia fugido para a Flórida quando foi INCORRETA. Acusado de manter um adolescente de 17 anos preso numa jaula.

B) INCORRETA. Na jaula onde o adolescente era mantido, também encontraram sua esposa e um engradado de cerveja.

C) INCORRETA. Assim como as 11 crianças, o adolescente era mal nutrido e muito maltratado.D) INCORRETA. O filho adotivo do casal Gravelle, de 17 anos, também era mantido preso numa

jaula e pesava pouco mais de 22 quilos quando foi encontrado.E) CORRETA. Houve um caso parecido ao das 11 crianças em março deste ano, com outro

casal, que mudou-se para a Flórida ao ser descoberto. O último parágrafo é claro quando cita um caso parecido que acontecera no início do ano, no mesmo Estado, com outro casal e um adolescente de 17 anos.

Questão 24Sobre o agente Sommers, é CORRETO afirmar que:

A) INCORRETA. Era o sheriff de Wakeman – Ohio quando o fato foi descoberto.B) CORRETA. Afirmou que não havia indícios de que as crianças fossem espancadas ou mal

nutridas. A tradução do penúltimo parágrafo é clara. Quanto à opção E, não há argumentação para dizer que o agente Sommers protegia, de alguma forma, o casal.

C) INCORRETA. Era um agente da Associated press.D) INCORRETA. Trabalhava numa oficina mecânica de propriedade do sheriff.E) INCORRETA. Não explicou por que defendia tanto o casal das acusações.

Questão 25Na 4ª linha do penúltimo parágrafo, a expressão: “...nada más, ser rescatados” indica que:

A) CORRETA. As crianças foram mandadas para um hospital, não por necessidade, mas, porque precisavam ser retiradas daquele ambiente. As expressões “nada más” ou “no más” têm o mesmo significado: somente, unicamente, ficando claro que as crianças não precisavam, necessariamente, de cuidados médicos, mas somente, unicamente, ser resgatadas daquele local.

B) INCORRETA. Em função dos mal-tratos recebidos dos pais adotivos, as crianças deveriam receber tratamentos médicos e nada mais.

C) INCORRETA. Mais do que nunca, as crianças precisavam ser resgatadas para exames médicos.

D) INCORRETA. As crianças não precisavam de nada nem era necessário que fossem resgatadas.E) INCORRETA. Os exames eram uma rotina nestes casos, nada mais.

Questão 26 Ao final do 4º parágrafo, a palavra “cargo” é usada com o sentido de:

A) INCORRETA. Cargo ou profissão.B) INCORRETA. Peso ou fardo.C) INCORRETA. Carga ou mercadorias.D) CORRETA. Acusação ou imputação. Entre os vários significados que essa palavra tem,

o mais adequado nesse caso é o de acusação ou imputação.E) INCORRETA. Indícios ou dados.Questão 27“La jaula disponía de cadenas, esposas y un candado” (final do último parágrafo). Apenas uma das frases abaixo tem a tradução correta. Assinale-a.

A) INCORRETA. A jaula dispunha de cancela, esporas e um cadeado.B) INCORRETA. A jaula dispunha de cadeias, esposas e um engradado.C) CORRETA. A jaula dispunha de correntes, algemas e um cadeado. A jaula dispunha de

correntes, algemas e um cadeado.Ver tradução do texto.D) INCORRETA. A jaula dispunha de cancela, algemas e um engradado.E) INCORRETA. A jaula dispunha de correntes, esporas e um cadeado.

Questão 28Das frases abaixo, apenas uma NÃO está de acordo com o texto. Assinale-a.

A) INCORRETA. 11 crianças estavam presas em jaulas de um metro de altura por um metro de largura.

Page 20: OBJETIVACOMENTADO

B) INCORRETA. Uma mulher disse que as crianças brincaram, se divertiram e riram como nunca.

C) INCORRETA. As jaulas dispunham de alarmes que ativavam se as crianças tentassem fugir.D) INCORRETA. O casal que abandonou o filho adolescente também era de Ohio.E) CORRETA. A mãe de Sharen disse que as crianças tinham a assistência de um psiquiatra.

Foi o casal que disse terem sido orientados por um psiquiatra, não a mãe de Sharen.

Questão 29A autora aborda o assunto de forma:

A) CORRETA. Imparcial. Mesmo tratando-se de um caso revoltante, a autora expôs os fatos, ouviu os acusados e a polícia sem tomar partido. No final do texto, ao citar um outro caso, parece nos dizer que o ocorrido não é um fato isolado e que pode até estar sendo tolerado, pois não se sabe se haverá alguma punição para os casais. Não se pode classificá-lo como profundo (C), pois não discute a questão da violência contra crianças deficientes, apenas relata os dois fatos deste ano em Ohio.

B) INCORRETA. Parcial.C) INCORRETA. Profunda.D) INCORRETA. Crítica.E) INCORRETA. Sensacionalista.

Questão 30Na única vez em que uma das crianças se manifesta no texto, ela confirma que:

A) INCORRETA. Era muito feliz e amada pelo casal que o adotou.B) INCORRETA. Havia dormido na jaula sem lençóis, cobertores ou travesseiros pelo menos

durante os últimos três anos.C) INCORRETA. Jogavam, se divertiam e riam muito mais que outras crianças como elas e que

não tinham uma família como a que eles conseguiram.D) CORRETA. Nunca foram espancados, nunca lhes faltou comida, assistência médica ou

psiquiátrica. No terceiro parágrafo, uma das crianças confirma as condições mencionadas no parágrafo anterior. Nas outras opções, quem descreve a situação são: o sheriff, o agente Sommers, o casal e a mãe de Sharen.

E) INCORRETA. Sofriam maus tratos e não eram bem alimentados.

Page 21: OBJETIVACOMENTADO

INGLÊS

The world consumes two barrels of oil for every barrel discovered.

So is this something you should be worried about?

The fact is, the world has been finding less oil than it’s been using for twenty years now. Not only has demand been soaring, but the oil we’ve been finding is coming from places that are tough to reach. At the same time, more of this newly discovered oil is of the type that requires a greater investment to refine. And because demand for this precious resource will grow, according to some, by over 40% by 2025, fueling the world’s growing economic prosperity will take a lot more energy from every possible source.The energy industry needs to get more from existing fields while continuing to search for new reserves. Automakers must continue to improve fuel efficiency and perfect hybrid vehicles. Technological improvements are needed so that wind, solar and hydrogen can be more viable parts of the energy equation. Governments need to create energy policies that promote economically and environmentally sound development. Consumers must demand, and be willing to pay for, some of these solutions, while practicing conservation efforts of their own.Inaction is not an option. But if everyone works together, we can balance this equation. We’re taking some of the steps needed to get started, but we need your help to get the rest of the way.

Willyoujoinus.comThe Economist/Sep.24th-30th 2005

Questão 21According to the text, It’s true that:De acordo com o texto, é verdade que:

A) INCORRETA. The world is nowadays consuming more oil than it will in the next twenty years. “O mundo hoje está consumindo mais petróleo do que nos próximos 20 anos.” Falso, o texto diz que o mundo está consumindo mais petróleo do que nos últimos 20 anos.

B) INCORRETA. The demand for oil has slowed down in the last years. “ A demanda por petróleo diminui nos últimos anos.” Falso. O texto diz que a demanda de petróleo aumentou nos últimos anos.

C) INCORRETA. The amount of oil found now is enough to supply the world’s demand. “A quantidade de petróleo descoberta atualmente é suficiente para suprir a demanda do mundo.” Falso. O texto diz que estamos achando menos petróleo do que temos consumido.

D) CORRETA. The quality of the oil findings nowadays is not as good as it used to be. “A qualidade do petróleo descoberto hoje em dia não é tão boa como costumava ser.” At the same time, more of this newly discovered oil is of the type that requires a greater investment to refine. O texto fala que o petróleo descoberto agora é do tipo que requer um investimento muito maior para ser refinado.

E) INCORRETA. There has been less investment in the refinery of oil. “A quantidade de petróleo descoberta atualmente é suficiente para suprir a demanda do mundo.” Falso. O texto diz que estamos achando menos petróleo do que temos consumido. “Tem acontecido menos investimento no refino do petróleo.” O texto diz exatamente o contrário.

Questão 22“The energy industry needs to get more from existing fields while continuing to search for new reserves.” Which word or phrase below may be used to replace search for in the sentence above?Qual locução pode ser usada para substituir search for (procurar)?

A) CORRETA. Look for. Look for quer dizer procurar.B) INCORRETA. Look out. Look out quer dizer Cuidado! Atenção!C) INCORRETA. Look into. Look into quer dizer examinar.D) INCORRETA. Look at. Look at quer dizer olhar para.E) INCORRETA. Look after. Look after quer dizer cuidar de alguém ou algo.

Questão 23What statement below does not reflect what the text says?Qual declaração NÃO reflete o que o texto diz?

Page 22: OBJETIVACOMENTADO

A) INCORRETA. “Those of us in the energy industry are all custodians of the world's natural resources. And we have a responsibility to develop natural gas projects not only for the benefit of our companies and our investors, but also for the benefit of millions of people worldwide”. by John D. Gass President Chevron Global Gas. A declaração reflete a idéia do texto. “Nós da indústria da energia, somos guardiões dos recursos naturais do mundo. Nós temos a responsabilidade de desenvolver projetos de gás natural não somente para beneficiar nossas companhias e investidores, mas também para beneficiar milhares de pessoas pelo mundo”.

B) INCORRETA. “Today’s global dynamic has prompted a broad and intense discussion about the future of energy. Do we have enough of it? Can we meet future demand? Are we investing enough in capacity growth? Is peak oil imminent? Are we investing sufficiently in alternatives? “David J. O'Reilly Chairman and CEO Chevron Corp. A declaração reflete a idéia do texto. “A dinâmica global nos levou a uma discussão ampla sobre o futuro da energia. Temos o suficiente? Estamos investindo o suficiente na capacidade de crescer?”.

C) INCORRETA. “A broad range of energy options will be needed to meet our future oil demand, but despite the expected growth in nuclear, biofuels, wind and solar energy, fossils fuels are still the only energy sources with the scale and versatility to meet the challenge of growing demand over this period”. Remarks by Rex W. Tillerson President, Exxon Mobil Corporation. A declaração reflete a idéia do texto “Uma ampla variedade de opções será necessária para suprir nossa demanda futura de petróleo, mas, apesar do crescimento esperado da energia nuclear, solar e eólia e dos bio-combustiveis, combustíveis derivados de fósseis ainda são a única fonte de energia com versatilidade para preencher as nossas demandas”.

D) INCORRETA. “Growing markets, new technologies, and geopolitical events are transforming the oil and gas business and reshaping the energy landscape.” Remarks by Rex W. Tillerson President, Exxon Mobil Corporation. A declaração reflete a idéia do texto. “Mercados em crescimento, novas tecnologias e acontecimentos geopolíticos estão transformando a indústria do petróleo e modificando a imagem da energia”.

E) CORRETA. “The current changes in the oil business, are a result of the demands of oil producing nations to export more in order to survive the new challenges imposed by global economies.” Vicente Chavez President, BP.Petrol Corporation. Esta resposta não reflete a idéia do texto. “As atuais mudanças na indústria do petróleo são resultado das demandas das nações produtoras de petróleo para poderem sobreviver aos desafios impostos pelas economias globais”.

Questão 24Check the alternative in which the definition of the given word does not fit the meaning used in the text.Qual definição não combina com o significado apresentado?

A) INCORRETA. “ … are tough to reach.” Tough = requiring hard work. . “ ...são difíceis de alcançar” Tough = que requer trabalho árduo.

B) INCORRETA. “Technological Improvements …” Improvements = a change or an addition that makes something better. “ Melhorias tecnológicas. Improvement= um acréscimo ou mudança que torna alguma coisa melhor.

C) CORRETA. “ … sound development “ sound = tending to fail under pressure, stress. “Bom desenvolvimento “ Sound = que tende a falhar sob pressão.

D) INCORRETA. “… and be willing to pay ” Willing = prepared, in an agreeable state of mind. “... e estar disposto a pagar.” Willing= preparado, em um estado de espírito positivo.

E) INCORRETA. “… we can balance this …” Balance = to compare two things in the mind. “ Nós podemos equilibrar isso...” Balance= comparar duas coisas na mente.

Questão 25 “Not only has demand been soaring, but the oil we’ve been finding is coming from places that are tough to reach.”“Technological improvements are needed so that wind, solar and hydrogen can be more viable parts of the energy equation.”The underlined words present respectively the following semantic relations.“Não só a demanda de óleo tem aumentado, mas o óleo que temos descoberto...”.As melhorias tecnológicas são necessárias para que o vento, heterogêneo e...”

Page 23: OBJETIVACOMENTADO

As palavras sublinhadas apresentam respectivamente as seguintes relações semânticas:

A) INCORRETA. Temporality and contrast. Temporariedade e contraste.B) INCORRETA. Reciprocity and consequence. Reciprocidade e conseqüência.C) CORRETA. Opposition and consequence. Oposição e conseqüência.D) INCORRETA. Comparison and concession. Comparação e concessão.E) INCORRETA. Contrast and addition. Contraste e adição.

Questão 26The objective of the text is to:O objetivo do texto é.

A) INCORRETA. Talk about oil prices. Falar sobre o preço do petróleo. O texto não enfoca esse aspecto.

B) CORRETA. Get people involved in the process of finding new energy sources. Envolver as pessoas no processo de descobrir novas fontes de energia. O texto convida as pessoas a se envolverem e ainda fornece um site para isso. “But if everyone works together, we can balance this equation. We’re taking some of the steps needed to get started, but we need your help to get the rest of the way.Willyoujoinus.com”

C) INCORRETA. Preserve the environment. Preservar o meio ambiente. Este não é o objetivo do texto.

D) INCORRETA. Show the conservation efforts done by the oil companies. Mostrar os esforços para preservar o meio ambiente feitos pelas companhias de petróleo. Não é o foco da mensagem

E) INCORRETA. Prepare the general public for the next oil shortage. Preparar o público para a próxima escassez/falta de petróleo. Embora mencione uma possível escassez no futuro, esse não é o foco do texto.

A thankful of sugarHas Brazil found the answer to high petrol prices?

While motorists elsewhere fret about high fuel prices, new-car buyers in Brazil can feel smug. They can fill up with petrol, ethanol (alcohol) or any combination of the two. And right now, ethanol is up to 55% cheaper at the pump in Brazil than regular gasoline.Brazilians are the beneficiaries of an automotive revolution: “Flex-fuel” cars that run as readily on ethanol as on regular petrol were introduced in 2003, and have since grabbed nearly two-thirds of the market. In America some 4.5m vehicles can run on blends of up to 85% ethanol, but that fuel is available only in Minnesota. In Brazil ethanol is everywhere, thanks to a 30-year-old policy of promoting fuel derived from home-grown sugar cane.Eager for energy independence or lower emissions of greenhouse gases, other countries are now starting to promote “bio-fuels”. But America and Europe favor their own farmers, who produce fuel-based corn or rapeseed that is mainly used as an additive to conventional petrol-and is dirtier and more expensive than Brazil’s sugar-based ethanol. So bio-fuelled cars may take years to catch on in other markets.

Excerpt from The economist. Sept.25th.2005

Questão 27According to the text Brazil has taken some of the steps needed to answer the energy crisis. One of the most sucessful one has been:De acordo com o texto, o Brasil tomou algumas providências para solucionar a crise de energia. Entre essas medidas, uma das mais bem sucedidas foi:

A) CORRETA. The ethanol (alcohol) program that started 30 years ago. O programa do álcool/ethanol que começou trinta anos atrás. O texto cita essa razão.

B)INCORRETA. The exportation of “flex-fuel” cars. A exportação de carros flex-power. O texto não fala nas exportações desses carros, e sim na suas vendas.

C) INCORRETA. The government policy for subsidizing corn plantations. As políticas governamentais de subsidiar as plantações de milho. O texto fala em subsídios para as plantações de cana.

D) INCORRETA. The price of gas in the pumps in Brazil, 55% cheaper than in other countries. O preço da gasolina nos postos 55% mais barato que nos outros paises. O texto fala que o preço do álcool atualmente está 55% mais barato que a gasolina.

E) INCORRETA. The emission of greenhouse gases by ethanol. A emissão de gazes do efeito estufa pelo álcool. O texto fala da diminuição desses gazes.

Page 24: OBJETIVACOMENTADO

Questão 28It can be inferred by the text that:Pode-se inferir que:

A) CORRETA. Ethanol fuel produced in Brazil is cheaper and cleaner than its counterparts in America and Europe. O etanol produzido no Brasil é mais barato e limpo (menos poluente) que seus concorrentes na Europa e Estados Unidos. (and is dirtier and more expensive than Brazil’s sugar-based ethanol).

B) INCORRETA. Europeans and American markets are ready for ethanol fuel. O mercado europeu e americano estão prontos para o álcool. O texto diz exatamente o contrário “So bio-fuelled cars may take years to catch on in other markets.

C) INCORRETA. The emission of greenhouse gases has been the main reason for Brazil to start its bio-fuel program. A emissão de gazes do efeito estufa foi a principal razão para o Brasil começar a produzir álcool. O texto não fala isso.

D) INCORRETA. The success of flex-cars is so great, that the Brazilian auto-industry is already developing other forms of energy fueled cars. O sucesso dos carros flex é tão grande que o Brasil já se prepara para desenvolver outros combustíveis biológicos. Não há menção disso no texto.

E) INCORRETA. The promotion of bio-fueled cars in Europe is a consequence of the last oil price crisis. A promoção dos carros movidos a combustível renovável é uma conseqüência da última crise, devido ao aumento do preço do petróleo. Não há menção disso no texto.

Questão 29Which questions cannot be answered by the second text?Qual das perguntas não pode ser respondida pelo segundo texto?

A) INCORRETA. How many states in America sell ethanol? Quantos estados nos Estados Unidos vende álcool? O texto diz:”but that fuel is available only in Minnesota.”

B) INCORRETA. Who do Europe and America favor for producing bio-energy fuel? “Quem a Europa e os Estados Unidos beneficiam na produção de combustíveis renováveis?” O texto diz: But America and Europe favor their own farmers, who produce fuel-based corn or rapeseed.

C) CORRETA. How long will it take for Brazil to export its ethanol fuel? “Quanto tempo o Brasil levará para exportar seu álcool?” Não há resposta para essa pergunta no texto.

D) INCORRETA. How cheaper is ethanol at the pump nowadays? Qual a diferença para menos no preço do álcool nas bombas de gasolina? O texto diz: “ethanol is up to 55% cheaper at the pump in Brazil than regular gasoline.”

E) INCORRETA. What percent of the Brazilian car market sales has flex cars taken? Qual o percentual do mercado de venda de carros os, os carros flex já possuem? O texto diz que os carros flex já possuem quase 2/3 do mercado. “Have since grabbed nearly two-thirds of the market.”

Questão 30After reading both text we can conclude that:Depois de ler os dois textos, podemos concluir que:

A) INCORRETA. the need for change in the oil and gas business is not about to happen. A necessidade para mudanças na indústria de petróleo não está para acontecer. Os textos falam da necessidade de mudanças.B) INCORRETA. the number of countries involved in solving the energy crisis has increased by 40% over the last years. O número de países envolvidos nessas mudanças cresceu em 40% nos últimos anos. Não há nenhuma menção de quantos países estão envolvidos.C) INCORRETA. the time to look for new alternatives for the future of energy is getting larger thanks to the scientific developments. O tempo para essas mudanças está aumentando. Os dois textos falam exatamente o contrário.D) INCORRETA. most countries are already producing alternative fueled cars. . A maioria dos países já está produzindo carros que funcionam com combustíveis alternativos. Não há menção de outros países além do Brasil e estados Unidos no segundo texto.E) CORRETA. Most oil producer companies and governments are involved in the quest for better, cheaper and cleaner forms of energy. A maioria dos produtores de petróleo e dos governos estão envolvidos na busca de formas de energia mais barata, limpa e melhor. Esse é o tema dos dois textos.

Page 25: OBJETIVACOMENTADO
Page 26: OBJETIVACOMENTADO

HISTÓRIA

Questão 31

Num diálogo da obra “O Código Da Vinci”, do escritor Dan Brown, o personagem Langdon, americano e especialista em história da arte, é interrogado pelo policial francês Fache. Diante da cena “macabra” do personagem Sauniére morto, estendido no chão, e com o desenho em sangue do pentagrama em seu abdome nu, Fache interroga:

“- Sr. Langdon – disse Fache, abruptamente. – É óbvio que o pentagrama deve também se relacionar com o demônio. Seus filmes de horror americanos mostram isso com grande clareza (...)- Eu lhe garanto – disse Langdon -, apesar do que viu no cinema, que a interpretação demoníaca é historicamente inadequada (...).- Não sei se estou entendendo bem (...).- A Igreja, senhor. Os símbolos são muitos flexíveis, mas o pentagrama foi alterado pela Igreja Católica Romana primitiva. Como parte da campanha do Vaticano para erradicar as religiões pagãs e converter as massas ao cristianismo, a Igreja lançou uma campanha de desmoralização dos deuses e deusas pagãos, definindo seus símbolos divinos como símbolos do mal.- Prossiga.- Isso é muito comum em épocas de conturbações – continuou Langdon. Um poder emergente se apodera dos símbolos existentes e os degrada com o passar do tempo para tentar eliminar-lhes o significado. Na batalha entre os símbolos pagãos e os símbolos cristãos, os pagãos foram derrotados; o tridente de Possêidon se tornou o tridente do demônio, o chapéu pontudo do mago se transformou no símbolo das bruxas e o pentagrama de Vênus se tornou símbolo demoníaco. – Langdon fez uma pausa. – Infelizmente, o poderio militar norte-americano também perverteu o pentagrama – agora é nosso símbolo de guerra mais proeminente. Nós o pintamos em nossos caças e o penduramos nos ombros de todos os nossos generais. E um abraço para a deusa do amor e da beleza...”

BROWN, Dan. O Código Da Vinci: edição especial ilustrada: Sextante, 2005. pp. 43,44.

Assinale a única alternativa que NÃO faz a correlação adequada entre fatos históricos do diálogo acima.

A) CORRETA. No período inicial do Império Romano, o culto pagão dos deuses originários da mitologia grega, tais como Vênus e Possêidon, foi predominante. Durante o seu processo de expansão militarista os romanos assimilaram características culturais dos povos submetidos, especialmente os traços da cultura helenística, incorporando o culto aos deuses de origem grega, como Vênus (Afrodite) e Possêidon.

B) CORRETA. Se nos primeiros tempos do Império os cristãos foram duramente perseguidos pelo Estado romano, na fase final desse período foram os pagãos que sofreram repressões. O cristianismo primitivo foi perseguido por criticar a origem divina do poder imperial. No entanto, na fase final do período imperial, houve a aproximação entre os imperadores e a Igreja Católica mediante os Editos de Milão e Tessalônica. A partir deste, o paganismo passou a ser reprimido.

C) CORRETA. No período de crise, o Estado romano buscou aproximar-se da Igreja Católica e utilizá-la como instrumento ideológico de reinterpretação das crenças populares. A aproximação entre a Igreja Católica e o Império, na perspectiva dos imperadores, serviria para atenuar o descontentamento generalizado no período de crise, reorganizando o pensamento popular de acordo com as diretrizes do governo.

D) INCORRETA. O catolicismo oficial suprimiu todos os símbolos cultuados pelos pagãos, substituindo-os por novos símbolos, identificados com os valores cristãos. A afirmativa contraria o que foi expresso no texto. Na realidade, o catolicismo se aproveitou de vários elementos simbólicos do paganismo, fortemente difundidos na sociedade, para sedimentar-se como nova religião dominante.

E) CORRETA. O pentagrama, no diálogo acima, aparece associado ao Pentágono, símbolo da atual política externa expansionista dos Estados Unidos. A alternativa faz uma interpretação adequada da relação feita pelo personagem Langdon entre o pentagrama e a atual política expansionista norte-americana.

Questão 32Observe atentamente a figura abaixo:Sobre os bandeirantes e sobre as bandeiras, é incorreto afirmar que:

Page 27: OBJETIVACOMENTADO

A) CORRETA. Os principais objetivos das bandeiras eram o apresamento de índios e a busca de metais preciosos. Pois existiram três tipos básicos de bandeirismo: apresador, prospector e sertanismo de contrato.

B) INCORRETA. Apesar do apresamento de índios, esta mão-de-obra era muito pouco utilizada na

região e os bandeirantes rapidamente integraram-se ao tráfico negreiro, onde obtiveram mais sucesso. Pois, naquele período, a região era periférica em relação à economia complementar da Metrópole, centrada no Nordeste açucareiro. Nesse sentido, as dificuldades econômicas dos paulistas para comprar escravos africanos levaram à valorização da mão-de-obra indígena como escravos, incentivando as atividades de apresamento por parte dos bandeirantes.

C) CORRETA. A rivalidade entre paulistas e forasteiros levou à eclosão da Guerra dos Emboabas, em Minas Gerais, pela disputa de territórios auríferos. Pois, desde o princípio, os paulistas se opunham à presença de forasteiros, alegando que eles haviam descoberto o ouro e que as minas ficavam em território de sua capitania.

D) CORRETA. Exploradores paulistas descobriram ouro no interior das terras da Capitania do Espírito Santo, em conseqüência, em 1709, foram criadas as Capitanias de São Paulo e Minas Gerais e, assim, o Espírito Santo ficou reduzido ao tamanho atual. Pois, no início do século XVII, a Coroa Portuguesa passou a utilizar o Espírito Santo como proteção das Minas Gerais, tanto para barrar a entrada de piratas quanto para impedir o contrabando de ouro em direção ao mar.

E) CORRETA. O modo de vida dos bandeirantes era bastante rudimentar, muitos de seus costumes eram parecidos com os dos gentios, inclusive o uso da língua tupi. Pois os pobres mamelucos de São Paulo, vivendo próximos da indigência, foram transformados em super-homens destemidos, corajosos, intépridos, que, vencendo o índio feroz, ocuparam para os portugueses a maior parte do Brasil atual.

Questão 33

A natureza da opção adotada por Fawkes traduzia, em grande parte:

A) INCORRETA. A força política da burguesia puritana. Pois, sendo o rebelde Guy Fawkes um católico extremado, seu plano não refletiria o poderio dos protestantes ingleses.

B) INCORRETA. A ascensão do absolutismo de direito divino, defendido por Hobbes. Pois as pregações em favor da absolutização do poder real em Hobbes parte do princípio do estabelecimento de um contrato social que permita a organização da coletividade, sob uma autoridade soberana tacitamente aceita.

C) INCORRETA. A distinção clara entre as esferas do Estado e da Igreja, na Inglaterra do período. Já que desde a implementação da reforma de Henrique VIII, a Coroa passou a concentrar a autoridade religiosa sobre a igreja cristã, na Inglaterra.

D) INCORRETA. A legitimação e a legalização do sistema parlamentar britânico. Pois, embora a atitude dos extremistas de Fawkes buscasse atingir o poder altamente concentrado, nas mãos do rei, o atentado não legalizava a estrutura parlamentar.

E) CORRETA. O descontentamento de setores da sociedade com a intolerância produzida pela interação entre o Estado e a Igreja, desde a Reforma Anglicana. Pois, a despeito da sua origem católica, James I desencadeou uma política de perseguição religiosa, atingindo as seitas do protestantismo, não poupando sequer os fiéis católicos.

Questão 34

Quem tem medo do lobo mau?No século 16, os contos de fada não eram brincadeira de criança. Sexo, violência e fome apimentavam as tramas inventadas por camponeses nas poucas horas de diversão.

(...) Na França do século 18, Chapeuzinho Vermelho não usava um chapeuzinho vermelho. E o lobo matava a vovó, enchia uma jarra com seu sangue e fatiava sua carne. Quando a menina chegava, ele, já travestido, mandava que ela se servisse do vinho e da carne. Depois, pedia à menina para se deitar nua com ele (...). E a história terminava com o lobo devorando a garota. Sem caçador para salvá-la, sem final feliz e sem medo de mexer com tabus (...) na versão dos irmãos Grimm, do início do século 19, não tem banquete canibal, nem strip-tease ou mortes (...). Os Grimm incluíram na trama ainda a figura do caçador, que corta a barriga do Lobo e liberta a avó e a neta (...).

RIBEIRO, Flávia. Revista Aventuras na História. Edição de 25 de setembro de 2005. Editora Abril; pp. 54 e 55.

Guy Fawkes Codinome V

Page 28: OBJETIVACOMENTADO

Considerando o tema proposto, relacionado aos seus condicionantes históricos, julgue os itens a seguir:

I- O texto deixa claro a inexistência de um código moral que regulasse os costumes do campesinato. A falta de ética era demonstrada pela glorificação da violência e da perversão sexual.II- A versão anterior desse conto de fada era denunciadora das violências a que os camponeses estavam submetidos na França do século XVIII: intensa exploração do trabalho, gerando fome; abuso de autoridade dos nobres, como no estupro a camponesas.III- O chapéu vermelho usado por Chapeuzinho Vermelho na nova versão pode ser associado ao barrete, um chapéu usado pelos sans-culottes, camponeses que iniciaram a Revolução Francesa na Tomada da Bastilha.IV- A atual versão de Chapeuzinho Vermelho surgiu no século XIX, após a tomada do poder pela burguesia. O conto ganhou um final feliz romântico, o que expressava a idealização do novo ordenamento burguês, calcado na codificação do direito e no reconhecimento da igualdade entre todos os cidadãos.

Estão corretas:

A) I e II.B) III e IV.C) I e IV.D) II e III.E) II e IV.

I- INCORRETA. A demonstração da violência não significa necessariamente a sua glorificação, mas possivelmente a própria denunciação da mesma. Quanto ao código de ética, os camponeses eram profundamente influenciados pela moral ditada pela Igreja Católica. II- CORRETA. O Lobo pode ser interpretado metaforicamente como o horror a que os camponeses estavam sujeitos.III- INCORRETA. Há um erro factual na propositura. Não foram os camponeses que iniciaram a Revolução Francesa, mas sim a pequena burguesia e os trabalhadores urbanos. IV- CORRETA. A assertiva explica como a burguesia se apropriou de contos camponeses e os transformou em contos com conteúdo ideológico burguês.

Questão 35

Sobre os fatores que influenciaram a transferência da máquina administrativa portuguesa para o Brasil, no início do século XIX, podemos afirmar, EXCETO:

A) CORRETA. Em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, obrigando todas as nações da Europa continental a fecharem seus portos ao comércio inglês. Pois Napoleão ,com essa medida, pretendia enfraquecer a Inglaterra, privando-a de seus mercados consumidores e de suas fontes de abastecimento.

B) CORRETA. O embaixador inglês em Lisboa, Lorde Percy Clinton Smith, Visconde de Strangford, conseguiu convencer Dom João a transferir-se com sua Corte para o Brasil, desse modo garantiam o acesso ao mercado consumidor brasileiro. Pois a transferência da Corte era uma boa solução também PARA a família real, que evitava a deposição da dinastia de Bragança pelas tropas napoleônicas e garantia o acesso ao mercado consumidor brasileiro.

C) CORRETA. O Tratado de Fontainebleau, estabelecido entre a França e a Espanha em outubro de 1807, apressou a decisão do Príncipe Regente Dom João de abandonar a metrópole. Pois, segundo as bases desde tratado, Portugal e suas colônias, inclusive o Brasil, seriam repartidos entre a França e a Espanha.

D) CORRETA. No dia 29 de novembro de 1807, Dom João e sua família, acompanhados por cerca de 15 mil pessoas, partiram para o Brasil, o “quinto dos infernos”. pois as embarcações portuguesas foram escoltadas por quatro navios da marinha inglesa. Chegando ao Brasil, parte da esquadra portuguesa aportou na Bahia e parte no Rio de Janeiro.

E) INCORRETA. Em 28 de janeiro de 1808, influenciado por José da Silva Lisboa, mais tarde Visconde de Cairu, Dom João expediu a carta régia de abertura dos portos do Brasil às nações amigas de Portugal. Já que a medida administrativa em questão, a abertura dos portos às nações amigas, foi tomada após a chegada de Dom João ao Brasil.

Page 29: OBJETIVACOMENTADO

Questão 36O período que vai de 1946 a 1964 representa uma fase de nossa história em que se tentou avançar na direção de uma democracia de fato. Uma democracia em que o povo participasse da escolha dos governantes, trabalhasse mais de acordo com interesses do povo. Mas essas tentativas de implantação da democracia enfrentaram muitas dificuldades.Sobre a República Populista, julgue os itens abaixo;

I – CORRETO. No início do governo Dutra ocorreram muitas greves, o que motivou a intervenção federal em mais de uma centena de sindicatos. Em 1947, o Partido Comunista Brasileiro foi fechado e, logo em seguida, os deputados comunistas tiveram seus mandatos cassados. pois as atitudes do governo refletiam, em parte, as tensões da política internacional do pós-guerra. Nessa época, o Brasil assinou uma série de acordos com os EUA e passou a defender os mesmos interesses norte-americanos no plano internacional.

II – CORRETO. Getúlio Vargas empenhou-se em dar governo as tintas do nacionalismo. Dizia que era “preciso atacar a exploração das forças internacionais” para que o país conquistasse sua independência econômica. Pois o populismo de Vargas estava ligado a uma política econômica nacionalista e reformista. No seu discurso político, o “interesse nacional”, ao lado da “defesa dos trabalhadores”, era elemento-chave.

III – INCORRETO. O governo de João Goulart foi marcado por diversas realizações administrativas. Seu lema era “crescer 50 anos em 5” e, para isso, criou o Plano Salte, um minucioso programa de governo que priorizava os investimentos estrangeiros. Pois o lema “50 anos em 5” retrata o desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubitschek, e o Plano Salte, sigla que identificava os objetivos: investir em saúde, alimentação, transporte e energia, correspondia ao governo do Presidente Dutra.

SÃO CORRETAS:

A) Somente I e II estão corretas.B) Somente I e III estão corretas.C) Somente II e III estão corretas.D) Somente a III está correta.E) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão37Compare as tabelas seguintes, relativas às duas últimas eleições parlamentares na Alemanha:

RESULTADO DA ELEIÇÃO DE 20021º 2º 3º 4º 5ºSPD CDU/

CSUGRÜNE

FDP PDS

38,5 %

38,5 % 8,6 % 7,4 %

4,0 %

RESULTADO DA ELEIÇÃO DE 20051º 2º 3º 4º 5ºCDU/CSU

SPD FDP LINKE/PDS

GRÜNE

35,2 % 34,2 %

9,8 %

8,7 % 8,1 %

IDENTIFICAÇÃO DOS PARTIDOS

CDU/CSU

UNIÃO DEMOCRATA CRISTÃ/UNIÃO SOCIAL CRISTÃ

Conservadores

SPD PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA Procuram conciliar as políticas sociais com as diretrizes neoliberais.

FDP PARTIDO LIBERAL DEMOCRATA Tendência manifestamente neoliberal.GRÜNE PARTIDO VERDE Acompanham a política do SPD, com ênfase no programa

ecológico.LINK/PDS

PARTIDO DE ESQUERDA/PARTIDO DO

SOCIALISMO DEMOCRÁTICO

Grupos remanescentes dos ideais marxistas e alguns dissidentes do SPD, desgostosos com a atual política implementada por esse partido.

Considerando o histórico do SPD e a análise das tabelas é possível afirmar que:

Page 30: OBJETIVACOMENTADO

A) CORRETA. A recente formação do Partido de Esquerda não foi a única ruptura significativa na história do SPD. Em 1918/1919, a ala comunista do partido liderou a Revolução Espartaquista, pretendendo implantar o sistema socialista no país. Com o término da I Guerra Mundial, os comunistas alemães, liderados por Rosa de Luxemburgo, buscaram assumir o poder político, seguindo o exemplo da vitoriosa Revolução Russa de 1917. No entanto, o movimento foi sufocado, o que contribuiu para o isolamento do socialismo soviético.

B) INCORRETA. O SPD foi o primeiro partido social-democrata a ascender ao poder político no Mundo. Isso ocorreu logo após a queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas. Na verdade, o SPD ascendeu ao poder em 1918, nos fins da I Guerra Mundial, quando a pressão dos trabalhadores descontentes forçou a renúncia do Kaiser Guilherme II.

C) INCORRETA. O resultado das eleições de 2005 demonstraram um crescimento da satisfação do eleitor com o desempenho dos grandes partidos, o SPD e o CDU. A análise adequada dos gráficos leva à conclusão de que o índice de satisfação com os grandes partidos decresceu.

D) INCORRETA. A queda na aceitação eleitoral do SPD pode ser associada à insistência desse partido em manter uma política social díspare da realidade econômica global, fundada nos princípios do welfare state. A afirmativa é falsa, pois, na realidade, o SPD tem acompanhado a tendência política vigente, ou seja, a adoção da Terceira Via. O partido admite medidas neoliberais que têm contribuído para o esfacelamento do Estado do Bem Estar Social, como no caso do crescimento dos índices de desemprego.

E) INCORRETA. O crescimento da esquerda na última eleição indica claramente o revigoramento do apoio popular ao pensamento comunista, nos moldes políticos em que fora desenvolvido na antiga Alemanha Oriental. Os índices eleitorais demonstram certa insatisfação do eleitorado com as políticas implementadas, mas daí não se pode deduzir uma identificação clara com os parâmetros do antigo comunismo alemão, mesmo porque os próprios partidos da esquerda buscam redefinições paradigmáticas.

Page 31: OBJETIVACOMENTADO

Questão 38

A Originalidade Histórica de MedellínClodovis M. Boff

De fato, até Medellín, a Igreja no Continente era a reprodução do modelo da Igreja européia, em seu modo de organização, em sua problemática teológica e em suas propostas pastorais. Era uma "igreja-reflexo" não uma "igreja-fonte", [...]. Portanto, a Igreja latino-americana, mais que ser igreja da América Latina, era mais propriamente a Igreja européia na América Latina. Era, de fato, uma igreja em estado de minoridade, tutelada, privada de sua legítima autonomia institucional.http://www.sedos.org/spanish/boff - Consultado em 03/10/2005

Morte do Papa reacende a esperança para a Teologia da Libertação

Na América Latina, casa de mais da metade dos católicos do mundo, o debate se acirra ainda mais, porque há uma igreja com forte influência da Teologia da Libertação, combatida pelo Vaticano de Karol Wojtyla desde 1984. São muitas as loas dedicadas ao Papa João Paulo II, contudo, muitas críticas são colocadas aos seus 26 anos de pontificado. Antes da disputa no Colégio de Cardeais para a eleição do novo Papa, os críticos defendem que é preciso a Igreja Católica fazer uma análise profunda do que fez e onde quer chegar.

http://www.adital.com.br/site/noticias - Consultado em 05/05/2005

Os dois fragmentos acima reportam-se aos dilemas históricos da Igreja Católica latino-americana contemporânea, sobre os quais podemos afirmar corretamente que:I. CORRETO. No II CELAM, em Medellín (1968), discutiu-se a necessidade de uma Igreja

efetivamente comprometida com a realidade sócio-econômica latino-americana. Pois, nos contextos da Guerra Fria, da Descolonização Afro-Asiática e do avanço das desigualdades no Ocidente capitalista, a Igreja sentiu a necessidade de aproximar-se dos segmentos da sociedade, oprimidos no quadro daquelas tensões.

II. CORRETO. A existência e difusão das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), um dos pontos do encontro de Puebla (1979), atendia ao desejo de uma ala do clero que defendia uma descentralização maior da ação da Igreja. Pois, no contexto dos debates iniciados em Medellín e continuados em Puebla, defendia uma aproximação eficiente da Igreja com a cristandade econômico-socialmente excluída do processo de acumulação capitalista. Era também uma alternativa de difusão da doutrina e assistência às comunidades carentes.

III. CORRETO. O impacto da Revolução Sandinista, apoiada pelo chamado clero progressista da Nicarágua, alertou os setores conservadores da Igreja que davam combate às teses liberais que consentiam na aproximação da Igreja, aos movimentos políticos e sociais. Pois, assim como estava previsto pela leitura da Teologia da Libertação, a Igreja deveria se fazer presente em todos os campos e lutas sociais, fazendo uma autêntica “opção pelos pobres”. A aproximação com grupos políticos de tendência marxista foi um dos pontos considerados intoleráveis pelo clero tradicionalista.

A) Somente I e II estão corretas.B) Somente I e III estão corretas.C) Somente II e III estão corretas.D) Somente a III está correta.E) Todas as afirmativas estão corretas.

Page 32: OBJETIVACOMENTADO

Questão 39Rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças / Mudas telepáticas / Pensem nas meninas / Cegas inexatas / Pensem nas mulheres / Rotas alteradas / Pensem nas feridas / Como rosas cálidas / Mas, oh, não se esqueçam / Da rosa da rosa / Da rosa de Hiroshima / A rosa hereditária / A rosa radioativa / Estúpida e inválida / A rosa com cirrose / A anti-rosa atômica / Sem cor sem perfume / Sem rosa sem nada.

Vinícius de Moraes e Gerson Conrad

Sobre o tema assinale o que for incorreto:

A) CORRETA. A canção acima é um protesto contra os efeitos causados pelo lançamento de uma bomba atômica na cidade de Hiroshima, no final da II Guerra Mundial. A bela canção de Vinícius de Morais e Gerson Conrad matém acesa a indignação humana com o horror provocado pelo ataque atômico.

B) CORRETA. O Presidente dos Estados Unidos da América, Harry Truman, justificou oficialmente este ato como necessário para acelerar o fim do conflito no Oriente, poupando vidas americanas. Apesar da fragilidade militar dos japoneses, exauridos pela destruição de sua armada, o governo norte-americano insistiu na tese de que a rendição japonesa só seria conseguida com muitas mortes.

C) CORRETA. Muitos historiadores alegam que o objetivo primordial do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki era assustar a URSS, visando frear seu ímpeto de expandir o socialismo. Os EUA provavelmente usaram os lançamentos das bombas no Japão como uma demonstração do seu poderio bélico aos comunistas da URSS.

D) CORRETA. A primeira bomba atômica foi desenvolvida por um projeto secreto norte-americano, denominado Manhattan. O Projeto Manhattan, coordenado pelo físico Robert Oppenheimer, funcionou numa base secreta em Los Alamos, no Novo México.

E) INCORRETA. Na atualidade, o rígido controle exercido pela ONU tem contribuído para a eliminação do arsenal atômico em todos os países. Ainda existem países que contrariam os acordos internacionais e insistem na produção de armas atômicas com finalidade bélica, tais como a Índia, o Paquistão e a Coréia do Sul.

Questão 40

Observando o artigo anterior e com base nos seus conhecimentos sobre as relações político-econômicas no Cone Sul, entre os séculos XVII e XIX, é possível afirmar-se, corretamente, que as disputas na região relacionaram-se:

A) INCORRETA. Ao acúmulo de jazidas argentíferas naquela região. Pois a denominação “Bacia del Plata” decorria do volume do produto comercializado na região, e não da sua existência in natura.

B) INCORRETA. Aos pretextos de ordem cultural ou social, como é hoje o caso das disputas esportivas. Pois o enunciado determina a observação dos temas de natureza política e econômica, e não de natureza sócio-cultural.

C) CORRETA. À necessidade de garantir-se a liberdade de acesso aos rios platinos e a questão da disputa pela hegemonia na região, entre o Brasil e a Argentina. Já que, desde a fundação da Colônia do Sacramento (1680), do lado espanhol do meridiano de Tordesillas, luso-brasileiros e hispano-americanos passaram a disputar o controle da região, estratégica para o acesso ao Mato Grosso.

D) INCORRETA. À vitória dos exércitos de negros do Brasil na Guerra do Paraguai (1865-1870), levantando a questão do preconceito étnico-racial. Pois, na Guerra do Paraguai, argentinos e brasileiros lutaram juntos contra Solano Lopez, desqualificando a questão do preconceito étnico-racial como fonte das divergências argentino-brasileiras.

E) INCORRETA. Às dificuldades de consolidação de um mercado comum sul-americano, devido à imprensa nacionalista. Pois, no caso da abordagem proposta pelo enunciado, a imprensa esportiva não ocuparia um papel naquele contexto histórico.

Page 33: OBJETIVACOMENTADO

GEOGRAFIAQuestão 41

Sobre o fenômeno da desconcentração industrial, assinale a alternativa ERRADA.

A) CORRETA. O desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação trouxe transformações na configuração espacial da atividade industrial. Os avanços nos meios de transporte e de comunicação permitem um distanciamento entre as fontes de matérias-primas e as indústrias que irão transformá-las em produtos finais. Além disso, no caso específico dos avanços nos meios de comunicação, tornou-se possível desvincular os setores administrativos e de desenvolvimento de projetos das unidades de produção.

B) CORRETA. Nas últimas décadas do século XX, com o esgotamento do fordismo e a emergência da Revolução Tecnocientífica, os novos padrões locacionais apontam no sentido da desconcentração espacial das indústrias e na emergência de novos pólos produtivos afastados das aglomerações tradicionais. No plano internacional, a desconcentração é uma tendência resultante da industrialização de vastas regiões do mundo subdesenvolvido, em especial no Sudeste Asiático e na América Latina, que ocupam fatias cada vez mais significativas da produção mundial em muitos setores.

C) INCORRETA. A qualificação da mão-de-obra foi mais importante nos setores típicos da Primeira Revolução Industrial, o que caracterizou as zonas industriais até meados do século XIX. Como o carvão mineral representava a fonte de energia básica tanto para as indústrias de base, como para as indústrias de bens de consumo, as bacias de hulha tornaram-se focos das principais concentrações fabris.

D) CORRETA. Ao longo da primeira metade do século XX, as velhas regiões fabris que nasceram associadas as jazidas carboníferas continuaram a responder pela maior parte da produção industrial do mundo. A introdução das linhas de montagem fabris e a emergência do sistema de produção em série, dirigido para o consumo de massas, reafirmaram as vantagens locacionais das grandes concentrações industriais (mercado consumidor, força de trabalho, redes ferroviárias e rodoviárias, serviços de eletricidade e telefonia reunidos no mesmo lugar).

E) CORRETA. Setores considerados de alta tecnologia, como o da informática, conhecem uma desconcentração, ainda que seletiva, no plano internacional. Enquanto o setor de pesquisa e de concepção de novos produtos e equipamentos permanece fortemente concentrado nos EUA, no Japão e na União Européia, parte da linha de produção dos chips e microprocessadores, assim como a montagem final dos equipamentos e a produção de alguns tipos de software, migrou para o mundo subdesenvolvido, em especial para os NPIs e para a Índia.

Questão 42

Sobre o processo de globalização, analise as afirmativas:

I. CORRETA. A atual fase da globalização só se viabilizou pelos avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial. A Terceira Revolução Industrial, também chamada de Técnico-científica ou Informacional, é responsável pelos avanços tecnológicos que facilitam a integração em escala mundial.

“As grandes concentrações geográficas da indústria representaram, até pouco tempo, verdadeiras economias de aglomeração, atraindo novas empresas para o seu interior. Atualmente, o processo está se invertendo e muitas indústrias preferem fugir das regiões industriais tradicionais. Essas empresas fogem das ‘deseconomias de aglomeração’ que começam a se manifestar quando a concentração fabril atinge um ponto crítico.”

MAGNOLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia Geral. SP. Moderna, 2004, p.228

“Depois de séculos de lenta mundialização, o capitalismo atingiu o estágio planetário, a atual fase de globalização. Desenvolve-se um mundo quase integrado — um sistema-mundo —, evidentemente controlado por alguns centros de poder econômico e político. A globalização tem ‘comandantes’ concentrados em poucos lugares.”

MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. SP. Scipione, 2005. p.182.

Page 34: OBJETIVACOMENTADO

II. CORRETA. A globalização abarca o espaço geográfico mundial de forma bastante desigual, pois alguns países e regiões estão mais integrados que outros. Os fluxos da globalização se dão em rede e os lugares que apresentam as melhores infra-estruturas e o maior poder aquisitivo são privilegiados.

III. INCORRETA. Na atual etapa de expansão, o capitalismo não pode prescindir da invasão e da ocupação territorial para garantir a exploração de seus recursos naturais. Na fase colonialista e imperialista, era fundamental o controle do território onde seriam explorados os recursos naturais. Na atual etapa de expansão do capitalismo, as guerras recentes com poucas exceções, como a invasão do Iraque em 2003, as guerras da Bósnia, do Congo, da Chechênia e outras – tiveram um caráter mais nacionalista do que econômico.

Marque a opção que contém a numeração das afirmativas CORRETAS

A) I, apenas.B) II , apenas.C) I e III.D) I e II.E) II e III.

Questão 43

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA)DE ALGUNS PAÍSES POR SETORES DE PRODUÇÃO – 2000

Setores de produçãoPaíses

Primário Secundário

Terciário

GRUPO I

A 86,0% 2,0% 12,0%

B 35,0% 22,0% 43,0%GRUPO

IIA 7,0% 34,0% 59,0%

B 3,0% 25,0% 72,0%GRUPO

IIIA 20,6% 22,9% 56,5%

B 23,0% 29,0% 48,0% Fonte: Pnad/ 2001

Os dados apresentados na tabela nos permitem afirmar que:

I. CORRETO. Os países do grupo I são classificados como “subdesenvolvidos”, de economia predominantemente agrícola. Nos países “subdesenvolvidos” de economia predominantemente agrícola, a agricultura apresenta baixa produtividade por trabalhador, exigindo, por conseguinte, mão-de-obra numerosa. A industrialização é reduzida, limitando-se à indústria de bens de consumo imediatos (alimentos, calçados, tecidos, confecções, etc.), o que justifica, de certa forma, baixo índice de PEA no setor secundário.

II. CORRETO. Os países do grupo II são classificados como “desenvolvidos”. Os países “desenvolvidos” possuem um pequeno contingente de população economicamente ativa no setor primário. Isso é resultado da avançada racionalização ou organização de tal setor, incluindo a intensa mecanização da agricultura nesses países.

III. CORRETO. Os países do grupo III são “subdesenvolvidos” industrializados. Nos países “subdesenvolvidos industrializados”, a distribuição da população economicamente ativa pelos setores de produção difere da dos países “subdesenvolvidos de economia agrícola”, principalmente no que se refere ao setor terciário, que apresenta-se hipertrofiado.

Marque a opção que contém a numeração das afirmativas CORRETAS.

“A análise da distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) de um país segundo as atividades econômicas ou setores de produção, assume importância por fornecer elementos ou um quadro de referência para a avaliação da economia e de suas transformações no decorrer do tempo e é relevante inclusive, para efeito de planejamento econômico e social.”

ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil. SP. Moderna, p. 291/292.

Page 35: OBJETIVACOMENTADO

A) I, apenas.B) I e II, apenas.C) I e III, apenas.D) II e III, apenas.E) I, II e III.

Questão 44

O século XX será predominantemente urbano. Trata-se de um fato inédito na história da humanidade.E pensar que esse intenso processo de urbanização afeta todo o globo e se iniciou há mais de dois séculos, com a Revolução Industrial na Inglaterra.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. SP. Harbra, 2003, p. 421.

As afirmativas a seguir relacionam-se ao processo de urbanização das sociedades.

I. CORRETO. O crescimento urbano nos países pobres acaba acentuando as desigualdades sociais, pois as cidades passam a concentrar em determinados pontos, todas as diferenças apresentadas por essas sociedades. A falta de planejamento associada à velocidade das transformações são fatores responsáveis pelas desigualdades observadas no espaço urbano dos países pobres, pois o crescimento acelerado não é acompanhado pelo aumento de serviços de saúde, educação, transportes e de infra-estrutura urbana, como pavimentação de ruas, saneamento básico, etc. Além disso, não há oferta de empregos para todos.

II. INCORRETO. No processo de urbanização nos países subdesenvolvidos a degradação ambiental é menor do que nos países desenvolvidos devido ao baixo índice de industrialização. Nos países subdesenvolvidos a consciência coletiva sobre a degradação ambiental geralmente é menor do que nos desenvolvidos, e as ações que agridem o meio ambiente são freqüentes. Não raro, a cidade “avança” ou polui as áreas de mananciais, resultando numa dificuldade ainda maior para captar água potável, por exemplo.

III. CORRETO. Em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a expansão urbana irradiou-se pelo mundo, não mais necessariamente atrelada ao processo de industrialização. As oportunidades de emprego, a perspectiva de uma vida melhor, bem como as facilidades da zona urbana fascinavam as populações rurais. Entre essas facilidades, estavam, por exemplo, a eletricidade e o atendimento médico-hospitalar.

Marque a alternativa que contém as afirmativas corretas.A) I, apenas.B) I e II, apenas.C) I e III, apenas.D) II e III, apenas.E) I, II e III.

Questão 45

A respeito do tema energia, é CORRETO afirmar:A) INCORRETA. A construção e o funcionamento de usinas nucleares nos países pobres

parece ser a solução para se vencer as crises provocadas por constantes altas no preço do petróleo. A construção e o funcionamento de usinas nucleares requerem grandes investimentos, além de uma alta tecnologia encontrada basicamente nos países ricos, o que restringe sua instalação em países pobres.

B) CORRETA. No conjunto dos países desenvolvidos, os melhoramentos técnicos nos usos finais de energia apontam para a estabilização do consumo, sem prejuízo do crescimento econômico. A emergência de novos ramos industriais em substituição àqueles tradicionais de consumo energético intensivo, principalmente em países desenvolvidos, parece confirmar a tendência de estabilização do consumo, sem prejuízo do crescimento econômico.

“Nunca foram utilizadas tantas fontes de energia, e de modo tão intenso, como na atualidade. Muitas delas são finitas. Achar alternativas para usá-las de forma racional e não predatória é um dos desafios do século XXI.”

MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. SP. Harbra. 2003, p. 498.

Page 36: OBJETIVACOMENTADO

C) INCORRETA. A energia gerada nas usinas hidrelétricas é limpa (não-poluente) e não depende de combustíveis fósseis, o que reduz totalmente os impactos ambientais. Apesar da energia gerada nas usinas hidrelétricas ser limpa (não-poluente) e não depender de combustíveis fósseis, grandes usinas podem gerar impactos ambientais e sociais profundos, resultantes do alagamento de vastas áreas e da necessidade de remoção das pessoas que vivem nelas.

D) INCORRETA. Falar em crise energética no Brasil não procede, pois ainda temos mais da metade do nosso potencial hidráulico disponível. A década de 1990 foi marcada por um crescimento econômico que não teve correspondente na produção energética. Além disso, não podemos esquecer que o nosso maior potencial hidráulico disponível está localizado na região Amazônica, e o maior mercado consumidor está no Sudeste. Transmitir energia da Amazônia até os centros consumidores do Sudeste é inviável economicamente, devido ao custo das redes de alta transmissão.

E) INCORRETA. Se o século XIX teve no carvão a sua força-motriz, o século XX rendeu-se ao petróleo, retirado das áreas cristalinas da crosta terrestre, e que se tornou a fonte de energia e matéria-prima mais importante do mundo contemporâneo. O petróleo é encontrado em terrenos sedimentares da crosta terrestre.

Questão 46

I. CORRETA. A instituição do ‘horário de verão’ é possível no Brasil porque nessa época do ano a luminosidade é maior que nos demais meses. A instituição do ‘horário de verão’ é possível no Brasil, porque nessa época do ano os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, que atravessa o sul do território nacional, o que aumenta a luminosidade diurna.

II. CORRETA. No Norte e Nordeste do país a medida não é adotada, pois não traria benefícios significativos, e poderia representar um inconveniente para a população, já que a luminosidade em algumas regiões não é suficiente para a alteração no horário. As regiões Norte e o Nordeste do país, por estarem localizadas nas proximidades da linha do Equador, não adotam o ‘horário de verão’, porque a luminosidade é praticamente a mesma o ano todo.

III. INCORRETA. O horário de verão é uma prática exclusiva do Brasil devido à sua localização geográfica. O ‘horário de verão’ não é uma prática exclusiva do Brasil. A medida é adotada também no Paraguai, na União Européia, nos Estados Unidos, no Canadá, no México, na Austrália, entre outros.

IV. INCORRETA. O objetivo da medida é ampliar a demanda de hidroeletricidade no setor terciário pelo declínio do setor secundário. O objetivo da medida é evitar interrupções no fornecimento – “apagões” ou blecautes nos horários de maior consumo.

Marque a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.A) I e II, apenas.B) I e III,apenas.C) II e III, apenas.D) I e IV, apenas.E) II e IV, apenas.

Questão 47

“Começa à 0h deste domingo (16/10/2005) o ‘horário de verão’.(...) O Ministério de Minas e Energia estima que essa 35ª edição do ‘horário de verão’ deverá resultar em uma economia de 2.340 MW no horário de pico, o que significa dizer que, ao deixar de gerar energia nesse período, o país irá economizar cerca de R$ 32,4 milhões, pois não terá que acionar usinas termelétricas adicionais para manter a confiabilidade do sistema elétrico.”

JORNAL DO BRASIL, 15/10/2005

“ O problema ambiental é um dos maiores desafios para o século XXI. A questão da poluição da atmosfera, dos rios, do solo, principalmente nas grandes cidades, vem se agravando nos últimos anos, em decorrência da expansão das atividades econômicas e da intensa urbanização”.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. SP: Harbra,

Page 37: OBJETIVACOMENTADO

Sobre a ocorrência dos problemas ambientais no ambiente urbano, analise as afirmativas a seguir:

1. INCORRETA. As chuvas ácidas formam-se pela combinação, na atmosfera, de alguns gases tais como óxidos de nitrogênio e do enxofre, com vapor d’água, que dão origem aos ácidos nítrico e sulfúrico. Por isso sua ocorrência restringe-se às áreas urbanas de países industrializados onde há maior emissão de gases poluentes. Embora os gases responsáveis pela acidez da chuva possam ser liberados pela natureza, como, por exemplo, em erupções vulcânicas, hoje encontramos concentrações muito maiores deles na atmosfera, principalmente nas regiões industrializadas, resultantes da queima de combustíveis fósseis. Porém, um dos maiores problemas da chuva ácida é que sua ocorrência não se restringe às áreas onde há maior emissão de gases poluentes, pois os ventos e a própria circulação atmosférica levam esses gases para locais muito distantes, prejudicando áreas que não têm nenhuma responsabilidade por esse tipo de fenômeno (como regiões florestais e o Pólo Norte, por exemplo).

2. CORRETA. A manutenção de reservas de áreas verdes nas cidades é fundamental para amenizar o “efeito estufa” local. A vegetação, no seu processo de fotossíntese, consome uma grande quantidade de gás carbônico, contribuindo para amenizar o “efeito estufa” local nas grandes cidades.

3. CORRETA. Nas áreas urbanas, em média, a precipitação anual é 5% superior e o número de dias chuvosos é 10% maior do que nas áreas rurais adjacentes. O aumento da quantidade de chuva é determinado pela presença da “ilha de calor”, que intensifica a evaporação, e pelo material particulado em suspensão, que favorece a formação de núcleos de condensação da água na atmosfera.

Está CORRETO o que se afirma em:A) 1, apenas.B) 1 e 2, apenas.C) 1 e 3, apenas.D) 2 e 3, apenas.E) 1, 2 e 3.

Questão 48O Brasil dispõe de abundantes recursos hídricos, mas eles não se encontram bem distribuídos pelo território e não são bem utilizados, ocorrendo escassez ocasional principalmente no Nordeste semi-árido e em algumas regiões metropolitanas localizadas no Centro-Sul.

Assinale a alternativa que associa corretamente as características seguintes com as regiões indicadas.

I. Baixo índice pluviométrico e longos períodos de estiagem.II. Desperdício de água pelos fornecedores e consumidores.III. Ocorrência de solos rasos que dificultam o armazenamento de água.IV. Dificuldade de circulação da água no solo, causada pela evaporação elevada.V. Poluição de águas subterrâneas devido à disposição inadequada dos resíduos sólidos

e a outras formas de contaminação.

Semi-áridodo Nordeste

Regiões metropolitanas do

Centro-SulA)

I e II II, IV e V

B)

I, III e IV II e V

C)

I, IV e V II e III

D)

II e V I, III e IV

E) III, IV e V I e II

Comentários:

Page 38: OBJETIVACOMENTADO

B) CORRETA. Na zona semiárida do Nordeste, características tais como: as rochas cristalinas dominantes aflorantes, os solos rasos, a dificuldade de circulação da água no solo causada pela evaporação elevada e as chuvas escassas, comprometem uma adequada alimentação das reservas de água subterrânea.

Nas regiões metropolitanas localizadas no Centro-Sul, a crise da água não decorre de sua escassez, mas de seu uso. Muitos exemplos podem ser citados: o desperdício de água pelos fornecedores e consumidores, a contaminação pelos resíduos industriais, etc.No processo de urbanização, a falta de infra-estrutura de abastecimento de água, de rede coletora de esgoto e de coleta e tratamento do lixo também são responsáveis pela escassez de água potável.

Questão 49

Assinale a alternativa que NÃO apresenta correlação correta entre o porto e a movimentação de carga.A) INCORRETA. Porto de Regência: cacau, frutas e petróleo cru. O Porto de Regência,

localizado na foz do Rio Doce, no município de Linhares, é operado pela Petrobrás. Trata-se de um terminal que tem como característica principal ficar ao largo, atracado em um quadro de bóias. Movimenta petróleo cru para uma base específica de tancagem.

B) Porto de Vitória: mármore, granito, grãos, automóveis, motores, sal, fertilizantes e ferro-gusa.C) Porto de Barra do Riacho: é o maior terminal do Brasil especializado no manuseio e

embarque de fardos de celulose.D) Porto de Praia Mole: produtos siderúrgicos e carvão mineral.E) Porto de Tubarão: minério de ferro e pellets, aço contêiners e carga geral.

Questão 50Uma das manchetes a seguir NÃO poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a.

A) CORRETA. A Venezuela substituiu a União Soviética como patrocinadora do regime castrista em Cuba. Como patrocinadora da ditadura de Fidel Castro, a Venezuela fornece petróleo e abastece o país de bens de consumo industrializados, tudo a preço simbólico ou a fundo perdido.

B) CORRETA. União Européia à deriva! Na França e na Holanda, os eleitores disseram “não” ao tratado constitucional europeu. O novo tratado seria uma nova “carta de fundação” da União Européia, definindo o conjunto de instituições e regras de funcionamento da Europa dos 25 mas, acima de tudo, desenhando os contornos de políticas externa e de defesa comuns.

C) CORRETA. Humanidade mais velha e mais urbana neste início de século. No mundo todo, a população está mais urbana, tem um número menor de filhos e amplia a expectativa de vida.

D) CORRETA. Retirada das colônias judaicas na Faixa de Gaza renova a esperança de uma solução pacífica para os conflitos na Palestina. Os avanços tecnológicos e a corrida pelo corte nos custos levaram a dois fenômenos globais: o desemprego estrutural e o crescimento do trabalho informal.

Com uma localização geográfica privilegiada na costa brasileira, o complexo de portos capixaba se relaciona com os principais centros de produção e consumo nacionais, que representam cerca de 35% do Produto Interno Bruto do Brasil. Os portos capixabas começaram a estabelecer uma relação de interdependência, onde cada um se adequou naturalmente e se especializou na movimentação de determinada mercadoria.

Portos do Espírito Santo. Antônio de Pádua Gurgel e Hesio Pessali. Vitória: Contexto Jornalismo & Assessoria Ltda, 2001, p.57 e 58.

Page 39: OBJETIVACOMENTADO

E) INCORRETA. Violência! Aos gritos de “Pátria Basca e Liberdade!”, terroristas do ETA, contrariando acordos de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte. A organização terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna ou Pátria Basca e Liberdade) reivindica a independência do “País Basco” da Espanha.

Page 40: OBJETIVACOMENTADO

MATEMÁTICA

Questão 51Leia o texto:

Joaquim é proprietário de um automóvel equipado com motor flex que possui consumo médio, segundo informações apresentadas pelo fabricante, de 1 litro para cada 9 quilômetros percorridos quando abastecido apenas com gasolina, e de 1 litro a cada 6 quilômetros, quando abastecido apenas com álcool. Ele sempre escolhe usar apenas álcool ou somente gasolina. Ao parar no posto de venda de combustíveis G&A para encher o tanque de seu automóvel (supondo estar quase sem combustível), onde o litro da gasolina custa R$ 2,63, a fim de economizar, deverá optar por:

A) Álcool, se 1 litro deste combustível custar mais do que R$ 1,77.B) Gasolina, se o preço de 1 litro de álcool custar R$ 1,79.C) Álcool, se o preço de 1 litro de gasolina for R$ 0,67 maior do que preço de 1 litro de álcool.D) Gasolina, se o preço 1 litro de álcool representar menos de 50% do preço de 1 litro de

gasolina.E) Álcool, se 1 litro deste combustível custar R$ 0,78 a menos do que 1 litro de gasolina.

Resolução:

De acordo com o texto deve-se realizar o seguinte cálculo entre as médias de consumo de álcool (A) e de gasolina (G):

66% de R$ 2,63 corresponde a aproximadamente R$ 1,73. Significa que só é vantajoso o abastecimento com álcool se o preço de 1 litro deste

combustível custar menos de R$ 1,73.

Consumo flex

O sucesso dos carros equipados com motores flex, sistema inaugurado pelo Gol em agosto de 2003, é estrondoso. No primeiro semestre deste ano, eles abocanharam 40% do mercado brasileiro. E essa participação tende a aumentar, à medida que a oferta se espraie pelos vários segmentos. (...)

Analisando-se os números de consumo urbano do Palio, por exemplo, temos as médias de 11,4 km/l com gasolina e 8,2 km/l com álcool. Dividindo uma pela outra, chega-se ao índice de 0,72. Na hora de abastecer, é só conferir os preços que o posto cobra e multiplicar o valor do litro da gasolina por esse índice. Ou seja, para um carro com um índice de 0,72 – em que a média de consumo de álcool é 72% da média de consumo da gasolina –, quando 1 litro de gasolina custar 2,19 reais, o álcool deve custar menos que 1,57 real para ser vantajoso. (...)

Fonte: Revista Quatro Rodas de setembro de 2005, p.112 e 113.

Obs: motores flex são motores capazes de consumir qualquer proporção de álcool e de gasolina.

Page 41: OBJETIVACOMENTADO

Questão 52Considere as informações apresentadas na reportagem abaixo, veiculada no jornal O Globo de 9 de setembro de 2005, p.26. Estão CORRETAS as afirmativas:

I- CORRETA. A marca histórica de cem bilhões de canetas pode ser representada por (100 . 109). ICem bilhões pode ser representado por: 100.000.000.000 = 1011 = 100 x 109.

II- INCORRETA. Por hora, desde 1950 pode-se afirmar que a Bic não vende mais do que 205 mil canetas. Em 1 hora há 3.600 segundos e (3.600 x 57 = 205.200)

III- INCORRETA. Pelos valores apresentados, foi considerado um câmbio em que 1 dólar equivale a aproximadamente 1,24 euros. Pelos valores apresentados, 1 dólar equivale a aproximadamente 0,80 euros.

IV- CORRETA. A receita da francesa Bic é de aproximadamente 4,07 bilhões de reais, se 1 dólar estivesse cotado em 2,34 reais. Pelo câmbio sugerido, 2,34 x 1,74 bilhões = 4,07 bilhões, aproximadamente.

A) I e IV.B) I e III.C) II e IV.D) II e III.E) II e IV.

Questão 53Leia atentamente as informações apresentadas na tabela abaixo referente as participações de mercado das companhias aéreas brasileiras:

Utilizando-se de gráficos de setores ou gráfico de “pizza” para melhor destacar as participações dessas empresas, para cada mês/ano separadamente, com o auxílio de um transferidor, representaríamos:Para a obtenção dos ângulos correspondentes as participações de cada empresa, devemos considerar o mercado todo como 100% e equivalente a 3600. Por meio de regra de três simples pode-se concluir que:

A) INCORRETA. A participação da TAM em set/2004 por um setor circular cujo ângulo central mediria aproximadamente 1500. Pois o ângulo deveria valer aproximadamente 1280.

B) INCORRETA. A participação da VARIG em fev/2005 por um setor circular cujo ângulo central mediria 1030. Pois o ângulo deveria valer aproximadamente 1150.

C) INCORRETA. A participação da VASP em set/2004 por um setor circular cujo ângulo central seria superior a 340. Pois o ângulo deveria valer aproximadamente 310.

D) CORRETA. A participação da GOL em fev/2005 por um setor circular cujo ângulo central seria inferior a 900.

E) INCORRETA. A participação da TAM em fev/2005 por um setor circular cujo ângulo central seria menor que 1300. pois o ângulo deveria valer aproximadamente 1500.

Page 42: OBJETIVACOMENTADO

Questão 54Considere o anúncio:

Via Láctea Financeira

Prestações até perder de vista...

LEVE R$500,00 E PAGUE EM

*1 X R$ 720,00 OU

*2 X R$ 377,00 OU

*6 X R$152,00 OU ...

DO JEITO COMO ACHAR MELHOR!!!

A taxa de juro mensal cobrada para quem tomar emprestado o valor anunciado para pagar em uma só vez, será um valor:

A) menor que 18%.B) entre 18% e 22%.C) entre 22% e 26%.D) entre 26% e 30%.E) maior que 30%.

Resolução:

Questão 55Quantos são os anagramas possíveis de se obter a partir das letras da palavra, em que as vogais e as consoantes aparecem sempre alternadas?

A)B)C)

D)

E)

Resolução:

Temos um caso de PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO, que pode iniciar-se tanto por vogal quanto por consoante.

Simulações realizadas no regime de juro composto.

O PRIMEIRO PAGAMENTO SERÁ EFETUADOSOMENTE EM 60 DIAS E OS DEMAIS, QUANDO

EXISTIREM, NOS MESES SUBSEQÜENTES.

Page 43: OBJETIVACOMENTADO

Considere as informações seguintes para responder as questões 6 e 7.

Um artista idealizou um mosaico constituído por triângulos eqüiláteros brancos idênticos e hexágonos regulares pretos congruentes para preencher um painel retangular, sem sobreposição de figuras, sendo a área de cada triângulo igual a sexta parte da medida da área de um hexágono. As peças brancas e pretas serão organizadas conforme a representação ampliada de um dos cantos do painel. No comprimento (extensão horizontal do painel), que possui 3,60 metros, será possível apoiar 18 hexágonos regulares e na altura (extensão vertical do painel), 13. Algumas peças serão cortadas para que ocorra o total preenchimento do painel.Considere:

Questão 56Qual a medida da altura do painel?

A) 3,31mB) 3,11mC) 2,71mD) 2,21mE) 1,91m

Resolução:

Sabemos que cada hexágono regular pode ser decomposto em seis triângulos eqüiláteros congruentes. De acordo com o enunciado, na extensão horizontal (comprimento = 3,60m) serão apoiados 18 hexágonos enquanto que na extensão vertical (altura = H) serão apoiados 13 hexágonos. Portanto, serão 36 medidas de lados de triângulos eqüiláteros no comprimento e 26

3,60 m

Page 44: OBJETIVACOMENTADO

alturas de triângulos eqüiláteros na altura do painel. Logo cada triângulo terá lado igual a 0,10m.

Questão 57Quantos triângulos eqüiláteros brancos serão necessários para preencher o painel juntamente com os hexágonos regulares pretos?

A) 420B) 432C) 444D) 456E) 468

Resolução:

Em cada faixa da extensão horizontal em que são apoiados 18 hexágonos regulares haverá 36 triângulos eqüiláteros. Como são 13 faixas horizontais: 36 x 13 = 468 triângulos brancos.

Page 45: OBJETIVACOMENTADO

Questão 58Leia a resposta dada pela revista Quatro Rodas de outubro de 2005, p.135, à dúvida do leitor Eduardo Araújo Tertius de Fortaleza (CE).

Considere um automóvel modelo M cujo tanque de combustível tenha capacidade total igual a 55 litros e que apresente medidor de combustível calibrado de maneira não-linear como descrito acima. Quando o marcador presente no painel deste veículo estiver posicionado como mostra a figura, de acordo com as informações apresentadas, é CORRETO concluir que:

A) o automóvel já terá consumido 14 litros de combustível de seu tanque.B) haverá exatamente 27,5 litros disponíveis no tanque para consumo.C) foi consumido pouco menos que a metade da capacidade do seu tanque D) ainda resta no seu tanque pouco menos de 27 litros de combustível.E) há mais combustível em seu tanque do que o anunciado pelo marcador.

Resolução/Comentário:

Logo, quando o marcador indicar do combustível consumido, na realidade teria sido

consumido pouco menos que a metade do seu tanque.

Page 46: OBJETIVACOMENTADO

Questão 59Suponha que a figura abaixo represente a trajetória (rota) de viagem traçada para uma aeronave (avião) que decola da cidade A, em direção a cidade D, fazendo escalas nas cidades B e E. A última etapa da viagem, denominada rota ED (parte da cidade E com destino à cidade D) é também chamada de rota número 128 e mede, no mapa, 90 milímetros de extensão. As retas r, s, t são paralelas e têm destacada a direção norte (N). Sabe-se ainda que:

Rota número “X” significa que, a partir da direção norte (N), gira-se “X” graus no sentido horário. Assim, por exemplo, para traçar a rota número 128 ou rota ED nesse mapa, gira-se 1280 no sentido horário a partir da direção norte (N).

A reta t é bissetriz do ângulo BÊD. A rota AB é perpendicular à rota BE. O triângulo BED é isósceles de base . Cada 1 milímetro de extensão representada nesse mapa corresponde a 10 quilômetros

de distância no real. A cidade A está 1 500 quilômetros distante da cidade E.

Classifique as afirmativas seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a seqüência CORRETA:

I- ( F ) No mapa, a distância entre as cidades A e E é de 15 000 milímetros.II- ( F ) A rota BE também é a rota de número 38.III- ( V ) A cidade A está distante 120 milímetros da cidade B no mapa.IV- ( F ) A medida do ângulo BÊD ultrapassa 1060.V- ( V ) A rota número 142 nessa trajetória de viagem corresponde a rota AB.

A) F F V F FVB) V V F F FC) V V F F FD) F F V F VE) V V F V F

Resolução/Comentário: Pelos dados do problema pode-se marcar as medidas indicadas na figura. O triângulo ABE é retângulo em B e pelo Teorema de Pitágoras calcula-se X = 120mm.

A) FALSA, pois a rota AE no mapa deverá medir 150 mm.B) FALSA, pois a rota BE é a rota número 52.C) VERDADEIRA.D) FALSA, pois o ângulo BÊD mede 1040.E) VERDADEIRA.

N N N A

E

B D r s t

1420

150mm 380

1280

X 90mm 520 520 90mm

380 520

520 380 380

Page 47: OBJETIVACOMENTADO

Questão 60

A figura ao lado mostra a planta baixa de uma casa cujo terreno é plano e horizontal. As linhas tracejadas indicam a projeção ortogonal (retângulo A’B’F’E’) dos limites do telhado de duas águas (inclinações) que excede em 60 centímetros cada lado do retângulo que representa a planta baixa da casa. A linha , de 8,10 metros de comprimento, indica a projeção ortogonal da parte mais alta desse telhado , distante 6,75 metros do solo; sendo C’ e D’, respectivamente, os pontos médios de . Os pontos A’, B’, F’ e E’ são, respectivamente, as projeções ortogonais dos pontos A, B, F e E, extremidades do telhado, distantes 3,10 metros do solo. Sabendo que o telhado apresenta uma inclinação de 300 em relação a horizontal, qual será, aproximadamente, a soma das áreas das varandas, da garagem, da cozinha, do banheiro e dos quartos?

Considere:

A) 103m2

B) 91m2

C) 80m2

D) 52m2

E) 43m2

Resolução:

FMD: e

Área pedida = A

D

3,65m

F 300 M B 6,75m

X3,10m

F’ D’ B’