o universo do romance

1
BOURNEUF, Roland e OULLET, Réal. O universo do romance . Coimbra: Livraria Almedina, 1976. Tradução de José Carlos Seabra Pereira. (p. 135) Link espaço Capítulo III – O Espaço Deslocações e itinerários Certas narrativas podem fixar-se – caso extremo -, para toda sua duração, num ponto único, como na tragédia clássica, evoluir num raio mais ou menos largo, em locais mais ou menos numerosos, ou não ter outros limites senão os da imaginação ou da memória do autor. Se procurarmos a freqüência, o ritmo, a ordem e sobretudo a razão das mudanças de lugares num romance, descobrimos a que ponto eles são importantes para assegurar à narrativa simultaneamente a sua unidade e o seu movimento, e quanto o espaço é solidário dos outros elementos constitutivos.

Upload: thays-pretti

Post on 18-Nov-2015

151 views

Category:

Documents


63 download

DESCRIPTION

BOURNEUF, Roland & OUELLET, Real

TRANSCRIPT

BOURNEUF, Roland

BOURNEUF, Roland e OULLET, Ral. O universo do romance. Coimbra: Livraria Almedina, 1976. Traduo de Jos Carlos Seabra Pereira. (p. 135)

Link espao

Captulo III O Espao

Deslocaes e itinerrios

Certas narrativas podem fixar-se caso extremo -, para toda sua durao, num ponto nico, como na tragdia clssica, evoluir num raio mais ou menos largo, em locais mais ou menos numerosos, ou no ter outros limites seno os da imaginao ou da memria do autor. Se procurarmos a freqncia, o ritmo, a ordem e sobretudo a razo das mudanas de lugares num romance, descobrimos a que ponto eles so importantes para assegurar narrativa simultaneamente a sua unidade e o seu movimento, e quanto o espao solidrio dos outros elementos constitutivos.