o rio que eu não conheci. by búzios slides parte 1

14
O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

105 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

O Rio que eu não conheci.

By Búzios Slides

Parte 1

Page 2: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

By Búzios

Rua Conde de Bonfim, Tijuca, em 21/05/1910.MAS , O RIO ANTIGO TAMBÉM TEM MUITAS ALEGRIAS E MUITAS HISTÓRIAS BOAS PRA CONTAR ... A MAIS FAMOSA RUA DA TIJUCA É A RUA CONDE DE BONFIM ... ... ... ... ... BOA VIAGEM NO TEMPO ... ESSA FOTO DA CONDE DE BONFIM É DE 1910

Page 3: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

By Búzios

Cruzamento das Avenidas Rio Branco e

Presidente Vargas, Centro, em 1956. Um prédio da primeira geração da Avenida Rio Branco estava sendo demolido para dar lugar ao edifício Herm Stoltz, prédio que abriga a Eletrobras. Observe no asfalto os tachões metálicos que marcavam a passagem de pedestres quando o sinal fechava para os carros. Até o início dos anos 1970 ainda era possível ver os tachões metálicos.

Page 4: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Hotel Pharoux (à esquerda) e o prédio do Ministério da Viação e da Agricultura (à direita) na Praça XV, Centro, em 1900. O Hotel Pharoux foi inaugurado em 1838 e localizava-se no Largo do Paço entre o cais e a Rua Clapp - que não mais existe. Foi desativado 20 anos depois, pois o proprietário Louis Dominique Pharoux - ex-combatente de Napoleão Bonaparte e que chegou ao Brasil como exilado em 1815 - voltou para a França.

By Búzios

Page 5: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Flamengo, quase limite com o bairro de Botafogo, na década de 1930. Foto a cores melhorada pelo participante Nickolas Nogueira. É incrível. Parece que a foto foi feita hoje. Destaques para o bairro da Urca, os morros da Urca e Pão de Açúcar e os letreiros da Good Year e Vanadiol - embaixo está escrito "fortifica". Estupenda!!!

By Búzios

Page 6: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Praia do Flamengo, altura do Palácio do Catete, em 1954. À esquerda, um pequeno cais que foi demolido durante as obras do aterro.

By Búzios

Page 7: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Largo de São Francisco de Paula, Centro, em 1875. Originalmente denominada como Praça Real da Sé Nova, em 1749 foram lançados os alicerces para a edificação da nova catedral da cidade, paralisadas em 1752 e, posteriormente, reiniciadas, para serem novamente paralisadas quando do falecimento de Gomes Freire (Conde de Bobadela)

By Búzios

Page 8: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Rua da América, Santo Cristo, em 1928. Não posso afirmar, mas pode ser que o trecho seja entre a Rua Senador Pompeu e o Viaduto São Pedro. Caso seja, esta parte da rua fica no bairro da Gamboa, quase divisa com o Centro.

By Búzios

Page 9: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Jockey Club e Derby Club na Avenida Rio Branco em 1971. Esta é a resposta do desafio que lancei na postagem anterior. A calçada na Avenida Almirante Barroso está alinhada com o prédio do Jockey Club (prédio à esquerda), que é do início do século XX. Ambas as construções foram demolidas para a construção do alto Edifício Lineu de Paula Machado. Acervo de Gyorgy Szendrodi.

By Búzios

Page 10: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Rodoviária Novo Rio, Santo Cristo, em 1967. O aspecto do local não era caótico como atualmente.

By Búzios

Page 11: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• venida Rio Branco no cruzamento com a Rua Visconde de Inhaúma, Centro, na década de 1920. No lado direito ao fundo, a torre do prédio do Jornal do Brasil. À esquerda ao fundo, a cúpula do prédio do Jornal do Commercio que

ficava na esquina com a Rua do Ouvidor.

By Búzios

Page 12: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Pórtico principal de acesso ao Palácio São Cristóvão (atual Museu Nacional da UFRJ) na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, na década de 1920. O curioso é que o pórtico encontra-se no local até hoje no meio de uma rotatória na Avenida Pedro II.

By Búzios

Page 13: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Igreja de São Cristóvão em 1916. Hoje em dia as águas estão bem distantes da igreja.

• 1916 - Foto colorizada no original, capa da edição de 5 de fevereiro da revista Fon-Fon mostra uma preciosa Igrejinha de São Cristóvão à beira mar, com um cais... Hoje fica no meio de uma praça numa área degradada que será recuperada no Porto Maravilha. Mas a água do mar, não dá para ver nem lá de cima da torre.

By Búzios

Page 14: O Rio que eu não conheci. By Búzios Slides Parte 1

• Praça Paris, Glória, s/d. Na imagem: Avenida Beira-Mar, morro do Pão de Açúcar, Hotel Glória e a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Pode ser anos 1930 ou 1940.

By Búzios Slides

www.bybuzios.com/