o relatÓrio do pentÁgono sobre a china · libertação popular da china, e conclui que a o...

3
VELHOGENERAL.COM.BR O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA 1 19/09/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GEOPOLÍTICA O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA Por Paulo Roberto da Silva Gomes Filho* Fuzileiros Navais chineses em exercício militar (Foto: Xinhua). Recente relatório anual do Pentágono sobre a China para o congresso americano analisa em profundidade as políticas, estratégias, doutrinas e meios materiais do Exército de Libertação Popular da China, e conclui que a o crescimento e a modernização chinesa já equiparam ou ultrapassam as forças armadas americanas em diversos aspectos. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.Sun Tzu Os EUA construíram a mais poderosa máquina de guerra que o mundo já conheceu. E todo o Exército, para se manter no topo, precisa conhecer perfeitamente seus possíveis inimigos. Aliás, isso já era ensinado pelo chinês Sun Tzu, há 2,5 mil anos. O Ministério da Defesa dos EUA acaba de enviar ao Congresso seu relatório anual sobre a China. É a 20ª edição do estudo, que analisa cuidadosamente as políticas e estratégias chinesas na área de Defesa e acompanha o desenvolvimento material e doutrinário do Exército de Libertação Popular (ELP).

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA · Libertação Popular da China, e conclui que a o crescimento e a modernização chinesa já equiparam ou ultrapassam as forças armadas

VELHOGENERAL.COM.BR O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA 1

19/09/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GEOPOLÍTICA

O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA PorPauloRobertodaSilvaGomesFilho*

FuzileirosNavaischinesesemexercíciomilitar(Foto:Xinhua).

RecenterelatórioanualdoPentágonosobreaChinaparaocongressoamericanoanalisaemprofundidadeaspolíticas,estratégias,doutrinasemeiosmateriaisdoExércitode

LibertaçãoPopulardaChina,econcluiqueaocrescimentoeamodernizaçãochinesajáequiparamouultrapassamasforçasarmadasamericanasemdiversosaspectos.

“Sevocêconheceoinimigoeconheceasimesmo,nãoprecisatemeroresultadodecembatalhas.”

SunTzu

Os EUA construíram a mais poderosa máquina de guerra que o mundo jáconheceu. E todo o Exército, para se manter no topo, precisa conhecerperfeitamenteseuspossíveisinimigos.Aliás,issojáeraensinadopelochinêsSunTzu,há2,5milanos.

OMinistériodaDefesadosEUAacabadeenviaraoCongressoseurelatórioanualsobreaChina.Éa20ªediçãodoestudo,queanalisacuidadosamenteaspolíticaseestratégiaschinesasnaáreadeDefesaeacompanhaodesenvolvimentomaterialedoutrináriodoExércitodeLibertaçãoPopular(ELP).

Page 2: O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA · Libertação Popular da China, e conclui que a o crescimento e a modernização chinesa já equiparam ou ultrapassam as forças armadas

2 O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA VELHOGENERAL.COM.BR

Com200páginas,odocumentoconstataqueoELPsefortaleceuesemodernizouemquasetodasasdimensõespossíveis.Háalgunsaspectos,inclusive,emqueascapacidadesmilitareschinesasjásuperamascapacidadesnorte-americanas.

Deinício,orelatóriodescreveaestratégiachinesa,quetemporobjetivolevaropaís,noanode2049,centenáriodarevoluçãoquelevouoPartidoComunistaaopoder, ao “Sonho Chinês”, descrito pelo presidente Xi Jinping: uma posição deprosperidade,forçaeliderançanocenáriointernacional.

Paraatingir esseobjetivo, a estratégiadefinequea completa “reunificação”danaçãochinesaéinegociável,oquesignificaoretornodeTaiwanàplenasoberaniadaChinaeatotalreintegraçãodeHongKongeMacau.Orelatóriotambémdestacaumaposturacrescentementeassertivanocampodapolíticaexteriorchinesa,emespecialnosúltimosanos,momentoemqueopodermilitarchinêspassouatermelhorescondiçõesderespaldarasaspiraçõesdopaís.

O desenvolvimento econômico chinês é central para que o país atinja seusobjetivosdemodernizaçãoemtodasasáreas,inclusiveamilitar.Sempresegundoo entendimento do Pentágono, o governo chinês utilizaria como principaisferramentas de indução econômica as iniciativas “One Belt, One Road”, deinvestimento em infraestrutura, “Made in China 2025”, de fomento aodesenvolvimento tecnológico e industrial, bem como políticas protecionistas,alémdeferramentasde“coerçãoeconômica”.

Ao se concentrar nas forças armadas chinesas, os analistas norte-americanosdestacam seus esforços de modernização, com vistas a se tornarem forças de“classemundial”, em 2049. Isso significa ser proficiente no combate terrestre,naval,aéreo,bemcomonosambientesespacial,deguerraeletrônicaecibernética.O documento alerta que a China já teria alcançado paridade – e mesmoultrapassado – as capacidadesmilitares norte-americanas em várias áreas, emespecialnascapacidadesdeconstruçãonaval,demísseisbalísticosconvencionaisedecruzeiroenossistemasintegradosdedefesaantiaérea.

Sãoseisasforçasarmadaschinesas,todaselasintegrantesdoELPesubordinadasdiretamente ao Comitê Militar Central do Partido Comunista Chinês. Além doexército, marinha e força aérea, o país conta com a “Força de Foguetes”,responsávelpelosmísseisbalísticosconvencionaisenucleares;coma“ForçadeApoio Estratégico”, encarregada de centralizar as operações espaciais,cibernéticas,eletrônicasepsicológicasea“ForçaConjuntadeApoioLogístico”,incumbidadoapoiologísticointegradoatodooELP.

Nos últimos anos, o esforço chinês em aumentar o nível de prontidão para ocombate é evidente. Os exercícios conjuntos e em larga escala têm alcançadoníveis cada vezmais altos de complexidade.Os cenários dos treinamentos sãocadavezmaisrealistas,comutilizaçãodetecnologiasdesimulaçãoeapresençade uma “força azul” inimiga que avalia com rigor e exige cada vez mais dodesempenhodoscomandantesemtodososníveis.

Alémdisso, a Chinamantémuma capacidadenuclear suficiente paradissuadirqualquerataqueaoseuterritório.Essacapacidadeestábaseadanacrençadeque

Page 3: O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA · Libertação Popular da China, e conclui que a o crescimento e a modernização chinesa já equiparam ou ultrapassam as forças armadas

VELHOGENERAL.COM.BR O RELATÓRIO DO PENTÁGONO SOBRE A CHINA 3

opaísseriacapazdepreservarseuarmamentonucleardeumprimeiroataquee,emretaliação,contra-atacarcomseuarsenal.

OELPtemampliadosuaatuaçãoglobal.Umamaiorpresençaemmissõesdeajudahumanitária,escoltasnavaisdecomboiosmercantes,operaçõesdepazdaONU,intercâmbios militares, venda de armamentos e exercícios militaresmultinacionaissãoasferramentasmaisvisíveisdessaprojeçãodepoder.

AanálisedetalhadadodocumentoelaboradopeloPentágonoparaoCongressonorte-americanoéumexercíciointeressanteparatodosaquelesquesedispõema entender a dinâmica das relações entre os dois países, em especial aspreocupaçõesdoestamentodedefesadosEUA.Éevidentequeumdocumentodessa natureza sempre é redigido com a intenção de demonstrar a grandequantidade de recursos necessária para se manter as forças armadas norte-americanas na posição de liderança global em que se encontra hoje. E é ocongressodaquelepaísquedetémachavedocofre.Mastrata-sedeumestudobaseadoemdadoseargumentossólidos,quedesveladeformaacuradaopoderiomilitarchinês.

*PauloRobertodaSilvaGomesFilhoéCoroneldeCavalariadoExércitoBrasileiro.FoideclaradoaspiranteaoficialpelaAcademiaMilitardasAgulhasNegras(AMAN)em1990.ÉespecialistaemDireito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra (ESG) e emHistóriaMilitar pelaUniversidade do Sul de Santa Catarina; possuimestrados emCiênciasMilitares pelaEscoladeComandoeEstadoMaiordoExército(ECEME)eemDefesaeEstratégiapelaUniversidadeNacionaldeDefesa,emPequim,China.FoiinstrutordaAMAN,daEsAOedaECEME.Comandouo11ºRC Mec sediado em Ponta Porã/MS. É autor de diversos artigos sobre defesa e geopolítica eatualmenteexercea funçãodeassistentedoComandantedeOperaçõesTerrestres,alémde serogerentedoProjetoCombatenteBrasileiro(COBRA).E-mail:[email protected].