o que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “a culpa é...

12
02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas" http://www.proibidoler.com/interessante/oqueumasobreviventeaocancerpensasobreaculpaedasestrelas/ 1/12 INTERESSANTE 20/07/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é das Estrelas” S.L. Huang é redatora do site Disability In Kidlit, escritora e nerd ao extremo. Ela também sobreviveu ao câncer duas vezes e seu maior lamento sobre a doença é o fato da radiação não ter lhe dado super poderes. Ela fez um review do livro “A Culpa é das Estrelas”, de John Green, que foi adaptado recentemente nos cinemas e protagonizado por Shailene Woodley, Ansel Elgort e Nat Wolff. O livro é um bestseller e o filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, mas há algumas coisas muito importantes acerca dessa história que, provavelmente, nenhum de nós percebeu. É disso que o texto de S.L. Huang se trata, leia: Eu: sobrevivente ao câncer por duas vezes, a primeira aos 12 anos, com quimioterapia, radiação e 50% de chances. A segunda aos 20, um câncer diferente. Durante o primeiro, eu fui tratada em um hospital infantil e conhecia alguns dos outros pacientes de lá. Eu também fui a vários acampamentos de verão para crianças com câncer, onde eu conheci vários outros. Também há outros sobreviventes que são próximos e me ajudaram com o câncer mais recente. Minha história com “A Culpa é das Estrelas”: Pela premissa eu suspeitei que não iria gostar deste livro. O fato dele alegar que não é um “livrocâncer” (livros que falam sobre câncer de forma clichê, romantizada ou previsível) é ainda mais frustante, já que esse é o livrocâncer mais canceroso de todos os livroscâncer. Minhas expectativas eram baixas, mas eu estava disposta a ser surpreendida – e eu fui. Eu esperava sentir um pouco de raiva na leitura, mas pelo que ouvi, também esperava que fosse bem Página inicial R7 TV Notícias Entretenimento Esportes Vídeos Rede Record R7 Play R7 Servi

Upload: truonganh

Post on 15-Dec-2018

364 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 1/12

INTERESSANTE

20/07/2015

O que uma sobrevivente ao câncer pensasobre “A Culpa é das Estrelas”

S.L. Huang é redatora do site Disability In Kidlit, escritora e nerd ao extremo. Ela tambémsobreviveu ao câncer duas vezes e seu maior lamento sobre a doença é o fato da radiação não terlhe dado super poderes.

Ela fez um review do livro “A Culpa é das Estrelas”, de John Green, que foi adaptadorecentemente nos cinemas e protagonizado por Shailene Woodley, Ansel Elgort e Nat Wolff. Olivro é um best­seller e o filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, mas há algumas coisas muitoimportantes acerca dessa história que, provavelmente, nenhum de nós percebeu. É disso que otexto de S.L. Huang se trata, leia:

Eu: sobrevivente ao câncer por duas vezes, a primeira aos 12 anos, com quimioterapia, radiação e50% de chances. A segunda aos 20, um câncer diferente. Durante o primeiro, eu fui tratada em umhospital infantil e conhecia alguns dos outros pacientes de lá. Eu também fui a váriosacampamentos de verão para crianças com câncer, onde eu conheci vários outros. Também háoutros sobreviventes que são próximos e me ajudaram com o câncer mais recente.

Minha história com “A Culpa é das Estrelas”: Pela premissa eu suspeitei que não iria gostardeste livro. O fato dele alegar que não é um “livro­câncer” (livros que falam sobre câncer de formaclichê, romantizada ou previsível) é ainda mais frustante, já que esse é o livro­câncer maiscanceroso de todos os livros­câncer.

Minhas expectativas eram baixas, mas eu estava disposta a ser surpreendida – e eu fui. Euesperava sentir um pouco de raiva na leitura, mas pelo que ouvi, também esperava que fosse bem

Página inicial R7 TV Notícias Entretenimento Esportes Vídeos Rede Record R7 Play R7 Serviços

Page 2: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 2/12

escrito e envolvente.

Em vez disso, a má compreensão dos pacientes com câncer e imprecisões repetidas ficaram umpouco monótonas. Eu reconheço que não vivi todas as experiências possíveis com o câncer, massenti que toda página trazia algo que parecia errado ou que eu nunca tinha escutado ninguém falar.E para o meu choque total, o livro era chato.

As razões pelas quais eu o achei chato me deixaram com raiva de novo, porque são um indicativodo quão mal John Green retrata pacientes pediátricos de câncer.

Há o argumento de que algumas pessoas, em algum lugar, reagirão ao câncer da mesma forma queos personagens de Green reagiram. Mas esse argumento é inconsistente para mim, porque é amesma coisa que dizer que uma crítica a um personagem asiático é inválida, pois pode haveralguma criança asiática, em algum lugar, que se encaixa nos mais absurdos esteriótipos em que asociedade quer associá­la. Retratar seus personagens de uma determinada maneira é umaescolha… E torna­se uma escolha problemática quando você tem vários personagens na mesmademografia e escolhe retratar todos da mesma maneira.

E foi isso que John Green fez.

Todos os seus personagens reagem ao câncer fundamentalmente da mesma maneira ecompartilham as mesmas opiniões sobre tudo relacionado à vida e ao câncer. Seria diferente seessas opiniões e reações me tocassem – sendo alguém que passou por isso (duas vezes) – e mefizessem pensar, “Oh, sim, isso soa verdadeiro.” em relação a mim ou a alguém que conheço. Maspraticamente nenhuma delas faz.

Todos os personagens de Green têm vidas que giram inteiramente em torno de seu câncer. Este é oaspecto mais preocupante do livro para mim. Apesar de suas declarações contrárias – “Não digaque você é uma daquelas pessoas que se torna sua doença” – os personagens são retratados comose não houvesse nada em suas vidas que não se relacionasse com o câncer. Até mesmo os livros deHazel e os jogos de videogame de Gus são reflexos de suas reações ao câncer.

Sim, o câncer mexe com sua vida. Ele pode até tomar conta de sua vida, pelo menos por um tempo.Mas o que eu, pessoalmente, adoraria que as pessoas entendessem, é que há coisas que importamalém da doença. Temos metas, motivações e personalidades que não têm nada a ver com a nossacondição de seres cancerosos ou sobreviventes.

Page 3: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 3/12

Não há nada em “A Culpa é das Estrelas”, nenhum conflito, nenhum personagem, que não sejarelacionado ao câncer.

Eles até mesmo admitem isso. Hazel diz, no início do livro, que ela não é interessante – coisa queGus nega veementemente para conseguir transar com ela. E realmente nunca é provado que elaseja interessante como pessoa. Quando seus pais estão falando sobre o que eles amam nela,diferente de tudo que poderiam dizer, eles citam as duas únicas coisas que nós sempre vemosHazel fazendo: ler e assistir TV.

Não me entenda errado. Uma pessoa comum pode ser retratada tendo uma vida extraordinária eque valha a pena (algo que Jesse Andrews fez muito bem no livro “Eu, Você e a Garota que vaiMorrer”). E se Hazel fosse moldada dessa maneira – como um ser humano cuja vida fosse valiosadevido a todas as particularidades importantes que ela trouxe ao mundo, não importando quãoaparentemente triviais elas pudessem ser – eu teria ficado satisfeita. Mas, em vez disso, Hazel écontinuamente descrita como especial e digna de louvor. Uma adolescente excepcional… Só que oseu diferencial, em vez de ser alguma qualidade intrínseca, é uma doença. Se tirarmos seu câncer,Hazel se torna uma boneca de papelão, sem qualquer caracterização que nos conecte com ela.

Page 4: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 4/12

Eu conheci muitas crianças com câncer. Todas nós tivemos personalidades, interesses emotivações que não tiveram nada a ver com essa “dor que tem que ser sentida”. E se Green tivessefeito eu me importar com Hazel e Gus como personagens, logo eu iria acabar me preocupando comseus problemas com o câncer. Mas eu não vou me importar com eles apenas por causa do câncer –e isso não é apenas uma narrativa preguiçosa, mas também um insulto para mim como pessoa queteve câncer.

O tratamento do câncer é uma parte de nossas vidas, mas isso não nos define. Tampouco faz comque magicamente nos tornemos profundos.

Nenhum de nós, jovens com câncer, tem metade da pretensão ou da profundidade que os jovensdo livro de Green. Eu fiquei exausta rapidamente com o existencialismo ridículo de Hazel e Gus.

Page 5: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 5/12

O câncer é aleatório. Ele não escolhe atacar especialmente as pessoas profundas (novamente, isso éalgo que o livro proclama, mas logo mostra o contrário) e tampouco torna alguém profundo.

Ele [o câncer] certamente nunca me fez profunda, apenas me deixou com raiva. E eu nunca faleicom nenhum outro paciente com câncer da forma como os personagens de Green falam. Suspeitoque as pessoas que nos enxergam de fora, atribuem essa profundidade na gente por causa dajustaposição da morte iminente e injusta. Mas, sério, a maioria de nós era apenas crianças.

Crianças, devo acrescentar, que eram todas muito diferentes.

É absolutamente bizarro, para mim, que os personagens de Green encontrem amizades erelacionamentos perfeitos entre outros pacientes pediátricos com câncer. Apesar de conhecer esocializar com um número muito grande de crianças com câncer, nunca tive nada além de umaamizade passageira com qualquer uma delas. Elas eram pessoas agradáveis, mas tínhamos muitopouco em comum.

Minha descrença explode ao ver um personagem como Gus, cujo melhor amigo, ex­namorada eatual namorada são todos pacientes com câncer. Pior ainda, isso aumenta a ideia de que o câncer é,de alguma forma, uma característica de definição pessoal, algo para basear uma amizade ourelacionamento. Isso é tão arbitrário e detestável quanto dizer que duas pessoas que, por acaso, sãohomossexuais são “claramente compatíveis e devem ficar juntos”.

Claro que, às vezes, dois pacientes com câncer se apaixonam. Mas o fato de Green ter escolhidoisso, em particular, para dar destaque em seu livro é o que me perturba, porque reforça a ideia deque o câncer é tudo o que somos.

Page 6: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 6/12

Esses personagens pensam e falam sobre câncer de forma obsessiva. Sabe qual era a última coisana qual eu queria falar quando tive câncer? Lhe dou uma chance para acertar.

E eu não estava sozinha. Quando fui para os acampamentos de verão mencionados antes, até ondeeu me lembro eram realmente apenas… Você sabe, acampamentos de verão. Ficávamos emcabanas, brincávamos, entre outras coisas. As únicas coisas que eram diferentes de umacampamento normal de verão eram: 1) metade das crianças estava careca; e 2) de vez em quandoas histórias sobre os anos anteriores acabavam com “ele não está mais entre nós”. Então havia umminuto de silêncio e, em seguida, voltávamos a brincar, contar histórias e tudo mais.

Eu me pergunto por que os adolescentes de Green são obcecados dessa forma com seus cânceres, aponto de mergulhar tanto neles. Como eu mencionei antes, não é apenas um de seus (muitos)personagens com câncer que fazem isso; são todos eles. Mesmo aqueles em remissão, como o caraque coordena o grupo de apoio ou uma das garotas que ainda o frequentam, apesar de suaremissão. Ninguém possui outra vida.

Esse tipo de representação me enfurece.

Outra coisa que me incomodou neste livro, é que ele escolhe quais partes desconfortáveis docâncer quer usar, dependendo de quais emoções quer vender. É terrivelmente desonesto. O câncernão é assim. Você não consegue escolher e isolar quais partes horríveis da doença quer falar e,convenientemente, colocá­las em um arco narrativo perfeito.

No começo do livro, Hazel e Augustus são convenientemente fofinhos e atraentes. Ela se parececom a Natalie Portman. Ele é o tipo de cara bonito o suficiente para fazer com que seus olhares não

Page 7: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 7/12

sejam desconfortáveis (que grande mensagem, não?). Ambos têm cabelo. Eles não sãoesqueléticos.

Isso é pobre. Pobre e desagradável. Quando você tem câncer, você não fica atraente. Para mim,Green inventou o regime de medicamentos de Hazel de forma totalmente ficcional e sob medidapara mantê­la bonita. Deixando claro que eu não tenho qualquer problema com um tratamentoficcional para câncer, afinal, medicamentos variam muito e estão evoluindo o tempo todo. Mas éevidente que a medicação imaginária de Hazel, convenientemente, mantém sua boa aparência,especialmente considerando que a perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais comuns e maisdesproporcionalmente traumáticos para muitas adolescentes – e não afeta nenhum dosprotagonistas.

Sabe o que seria legal? Hazel – careca – se apaixonando pela primeira vez no momento em queestivesse vomitando e seu pretendente, olhando. Especialmente se o cara também fosse careca evomitasse.

Page 8: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 8/12

John Green pegou uma das piores experiências da minha vida e a romantizou para vender umlivro.

***

Há apenas duas partes do romance que eu gostei.

A primeira é quando o tubo de alimentação de Gus escapa, ele está vomitando e Hazel não podefazer nada além de ligar para o pronto­socorro. Essa foi uma das únicas cenas honestas sobre ocâncer. (Pelo menos até Hazel começar a ser poética)

A segunda foi uma cena no jardim, onde Hazel e Gus fazem trocadilhos com seus cânceres. Gus dizalgo sobre ser tão atraente que “tirou o fôlego” de Hazel e “cegou” seu amigo Isaac. Na maior partedo tempo – salvo algumas falas de Isaac, que foram boas – o humor neste livro se resumiu a:“Olha, essas crianças são tão normais, elas até fazem piadas sobre seu câncer!”. Somente duranteesta cena, em particular, eu senti que as piadas foram decentes e realistas. A parte maissurpreendente sobre esta cena, se você compará­la com as minhas experiências na vida real, é queos pais não participaram. Os pais precisam de humor também!

Vou voltar à premissa. Como eu sabia que não iria gostar deste livro? Porque ele faz o que todos oslivros e filmes sobre câncer fazem: usa o câncer como uma espécie de lente para o significado davida e, em seguida, alguém morre e isso é muito, muito triste.

A taxa de sobrevivência para o câncer pediátrico é atualmente maior que 80%. Oitenta. Por. Cento.

Page 9: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 9/12

Algumas fontes dizem que é cerca de 90%. A maioria de nós sobrevive! A maioria de nós sobrevivee tem uma vida plena, interessante e diversificada! Mas isso nunca acontece num livro­câncer.

Você sabe o que não teria sido clichê? Se Hazel e Gus tivessem sobrevivido. Se eles tivessemsobrevivido, e, eventualmente, terminado o namoro. E Hazel, então, vivesse sua vida, conhecessealguns outros meninos e, mais tarde, lembrasse o quão terrivelmente pretensioso era o seuprimeiro namorado.

Isso teria sido revolucionário. Quebrador de paradigmas. Inesperado.

Sabe o que acontece quando você escreve um livro sobre crianças com câncer e alguém morre? Issoé exatamente o que esperamos que aconteça. Porque a sociedade já nos transformou nessas figurastrágicas cujo propósito é ganhar prêmios de literatura e cinema com nossas mortes.

Eu não existo para ser a sua tragédia. Eu não existo para você encontrar o significado especial dasua vida. Eu não existo para ensinar lições às pessoas ou fazê­las se emocionar.

Há uma frase de Hazel que resume este livro:

“Eu odiava quando as pessoas faziam isso comigo, mas eu fazia com ele, mesmo assim.”

“A Culpa é das Estrelas” fala para as pessoas serem mais do que sua doença. E então nosmostra personagens que não são nada além de seu câncer.

“A Culpa é das Estrelas” fala sobre o câncer ser aleatório e que nem todos os pacientes seriamsimpáticos e respeitosos. Então nos mostra pacientes extraordinariamente profundos que ninguémno mundo conseguiria entender.

“A Culpa é das Estrelas” critica os livros­câncer. Então se torna a epítome dos livros­câncer.

“A Culpa é das Estrelas” diz que odeia quando as pessoas, os livros e os filmes representam aspessoas com câncer dessa forma. E então representa da mesma forma. Várias vezes.

O que você acha da opinião de S.L. Huang? Há algo quevocê gostaria de criticar ou defender em “A Culpa é das

Estrelas”? Conte nos comentários!

Texto original: Review – The Fault in Our Stars by John Green

Page 10: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 10/12

Gostou? Compartilhe!

109

Tweetar

6

Faça a criação de seu site ou loja virtual hoje mesmo porapenas R$ 500,00!

LouiseAmo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolveremocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUSHERÓIS!

COMENTE:

1.3k

Share

1.3k

Like

10 Comments Sort by

Mayara Luiza Soares · Universidade TiradentesNão dá nem para levar a sério a opinião da autora do texto, muito contaminada peloegocentrismo dela...

Like · Reply · 4 · Jul 22, 2015 1:50pm

Rafaela Lima · Colégio ImpulsoNunca vi tanta ignorância em um único texto. A obra em questão é um "best­seller", ouseja, o livro foi escrito para atender ao público, e não para contar para as pessoas atriste história por trás de um câncer.

Like · Reply · 6 · Jul 22, 2015 11:53am

Jenifer Guimaraes Cestari · Líder de loja at Saraiva OnlineO livro não fala de crianças com câncer, fala de crianças com cânceres terminais. O JohnGreen conheceu uma garota com câncer terminal e se inspirou nela. Só isso que tenhopra defender... De resto concordo

Like · Reply · 3 · Jul 22, 2015 8:23am

Débora München · Unilasalle Canoas"Livros­câncer" não foram feitos pra quem tem câncer (ou teve, ou parente de quemtem/teve). É um filme pra agradar a quem assiste. Afinal, pessoas saudáveis não queremassistir gente "feia" (não no sentido literal da palavra), e sim atores lindos, seapaixonando e ficando junto até q um deles morra. É isso q a crítica quer. Assim como500 dias não fez tanto sucesso, porque no fim do filme os atores principais (pré­destinados a ficar juntos) não ficam juntos.

Like · Reply · 1 · Jul 22, 2015 8:15am

Débora München · Unilasalle CanoasE acrescentando: são feitos para serem vendidos, como todos os outrosromances dele. Só para serem vendidos. E não para acrescentar algo ou passaralguma mensagem perto da realidade.

Like · Reply · 2 · Jul 22, 2015 8:17am

Felipe Olih · JacareíNão li o livro, vi o filme e nem tenho essa intenção.

Top

Add a comment...

Page 11: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 11/12

VEJA TAMBÉM:

Não li o livro, vi o filme e nem tenho essa intenção.Mas o que eu achei interessante no relato, foi um paralelo com outra obra que trata docâncer ­ "Breaking Bad"­ e como ela fugiu majestosamente de todos os clichês citados.

Like · Reply · 5 · Jul 21, 2015 3:52am

Gênifer SchreinerEu fico muito brava quando ouço alguém falar "Jon Green, autor da culpa é dasestrelas", ele escreveu outros livros, que na minha opinião são melhores que "A culpa...".E acho que esse livro só fez sucesso porque (quem não teve que passar por isso), sóquer ver uma história trágica, melosa e clichê.

Like · Reply · 1 · Jul 20, 2015 8:08pm

Lucas BrandãoÉ óbvio que ele vai ser conhecido por esse livro/filme, fez um sucessoestrondoso, mesma história com o Daniel Radcliffe, o carinha que fez HarryPotter.Like · Reply · Jul 22, 2015 9:12pm

Roberto Vasconcelos Eluan · Rio Branco, AcreNão li o livro, mas gostei do filme. E gostei apenas por conta da química entre osprotagonistas, porque todo o resto, pra mim, foi a clássica galhofa dramalhóide que opovo adora. E concordo com o ponto de vista da autora da resenha. xD

Like · Reply · 1 · Jul 20, 2015 6:47pm

Juliane Rodrigues · Redatora at Proibido LerMinha irmã morreu de câncer e posso afirmar que todo filme que aborda o tema precisade mais tato e menos fantasia e romance durante uma luta. Minha irmã também estavaapaixonada, mas a vida dela foi focada em luta e não em romance. Eu detesto comtodas as minhas forças esse livro/filme porque só quem viveu a realidade de alguém quelutou contra essa doença, sabe que a pessoa foi e sempre será bem mais do que adoença. E a culpa das estrelas se promove com a tristeza e a luta de muita gente.

Like · Reply · 26 · Jul 20, 2015 4:51pm

Andriele Menegotto · PUCRSQualquer pessoa que teve essa doença maldita ou conviveu com alguém que teve deveachar esse filme/livro no mínimo ridículo.

Like · Reply · 8 · Jul 20, 2015 2:31pm

Felipe Feitosa Castro · Tradutor/revisor at Departamento de Relações InternacionaisDri/UFSAcho que vou ter de ler o livro e ver o filme pra aprofundar minha opinião sobre, além detudo, a crítica. Mas se (ambos) trazem essa carga e esse tipo de mensagem e seutilizam desse tipo de artimanha, sei lá, por mais que não tenha sido 100% proposital(afinal a maioria esmagadora da literatura é feita em moldes e fôrmas que nem sempresão percebidas ­ nem mesmo pelos autores), me incomoda.

Dentre tantas coisas que me incomodam e me deixam (de antemão) com pulga atrás daorelha e ressalvas (concordando com a S. L. Huang), acho que duas chamaram miasatenção, e foi pelo fato de, na real, te... See More

Like · Reply · 5 · Jul 20, 2015 7:44am

Facebook Comments Plugin

A Culpa é dasEstrelas (2014) |Quando o livrose encaixaperfeitamenteno filme

Pai se veste deHomem-Aranhae preparasurpresa para ofilho com câncerterminal

Super-heróisfizeram parte defuneral emhomenagem aum garoto de 5anos de idade

Homemconfessa ser oHomem-Aranhaem seu próprioobituário

Page 12: O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre “A Culpa é ...professor.luzerna.ifc.edu.br/andriza-becker/wp-content/uploads... · 02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa

02/08/2015 O que uma sobrevivente ao câncer pensa sobre "A Culpa é das Estrelas"

http://www.proibidoler.com/interessante/o­que­uma­sobrevivente­ao­cancer­pensa­sobre­a­culpa­e­das­estrelas/ 12/12

SuperFórmula |Saiba como aLiga da Justiçaestá ajudando acombater ocâncer infantil

Cidades de Papel| Um filme sobreamizade, amor eautoconhecimento

Anuncie no R7 Acessibilidade Comunicar erro Fale com o R7 Mapa do Site Termos e Condições de Uso Privacidade Faça do R7 a sua página

Todos os direitos reservados ­ 2009­2015 Rádio e Televisão Record S/A

INÍCIO QUEM SOMOS ANUNCIE

© 2015 Proibido Ler | Feito com Wordpress ­ Desenvolvimento por Dk Ribeiro