o que é tomografia

2
O QUE É TOMOGRAFIA? É um método utilizado com a finalidade de detectar e de tratar doenças diversas. Durante atomografia quase qualquer parte do interior do corpo humano pode ser vista com clareza. As imagens são produzidas por um aparelho de raios-x que fica girando ao redor do paciente. O médico, posicionado em outra sala, observa através de uma tela a reprodução do organismo. É uma excelente forma de avaliar os órgãos e a estrutura do corpo como um todo. Através dela é possível identificar alterações em áreas de difícil acesso. Na tomografia o corpo é representado em uma tela de computador por meio de fatias. O caminho dos raios-x pelo interior do organismo é processado e as imagens são geradas. Uma das principais vantagens deste exame com relação ao de radiografia , por exemplo, é que as imagens não vêm sobrepostas umas às outras. Este procedimento permite também uma melhor visualização dos tecidos, com isto muito mais doenças ou anomalias podem ser detectadas. Com o passar dos anos a tomografia foi sendo cada vez mais utilizada. Estima-se que a primeira máquina foi criada por volta de 1972, na Inglaterra. Apesar de também fazer uso de radiação, como na radiografia, os riscos à saúde são praticamente nulos, quando feita da forma correta e com a regularidade adequada. Toda vez que fazemos um exame de raio-X, tomografia ou ressonância, queremos diferenciar ao máximo as estruturas estudadas e identificar entre elas potenciais tecidos doentes. Muitas vezes a aparência e comportamento destas estruturas são muito parecidas e tem o mesmo sinal no exame convencional. Quando injetamos um contraste, este vai chegar a determinados tecidos e ficar lá de maneira diferente dependendo da composição de cada órgão. Assim, é possível detectar algumas lesões ou estruturas que se diferenciam do seu meio adjacente. Isso é mais importante ainda quando queremos estudar um vaso ou uma estrutura que receba irrigação sanguínea pois podemos fazer imagens destas quando o contraste encontra-se ainda apenas

Upload: paulo-baraka

Post on 10-Nov-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Tomografia o basico

TRANSCRIPT

O QUE TOMOGRAFIA? um mtodo utilizado com a finalidade de detectar e de tratardoenasdiversas. Durante atomografiaquase qualquer parte dointerior do corpo humanopode ser vista com clareza. As imagens so produzidas por umaparelho de raios-xque fica girando ao redor do paciente. O mdico, posicionado em outra sala, observa atravs de uma tela a reproduo do organismo. uma excelente forma de avaliar os rgos e a estrutura do corpo como um todo. Atravs dela possvel identificar alteraes em reas de difcil acesso.Na tomografia o corpo representado em uma tela de computador por meio de fatias. O caminho dos raios-x pelo interior do organismo processado e as imagens so geradas. Uma das principais vantagens deste exame com relao ao deradiografia, por exemplo, que as imagens no vm sobrepostas umas s outras. Este procedimento permite tambm uma melhor visualizao dos tecidos, com isto muito mais doenas ou anomalias podem ser detectadas.Com o passar dos anos a tomografia foi sendo cada vez mais utilizada. Estima-se que a primeira mquina foi criada por volta de 1972, na Inglaterra. Apesar de tambm fazer uso de radiao, como na radiografia, os riscos sadeso praticamente nulos, quando feita da forma correta e com a regularidade adequada.

Toda vez que fazemos um exame de raio-X, tomografia ou ressonncia, queremos diferenciar ao mximo as estruturas estudadas e identificar entre elas potenciais tecidos doentes. Muitas vezes a aparncia e comportamento destas estruturas so muito parecidas e tem o mesmo sinal no exame convencional. Quando injetamos um contraste, este vai chegar a determinados tecidos e ficar l de maneira diferente dependendo da composio de cada rgo. Assim, possvel detectar algumas leses ou estruturas que se diferenciam do seu meio adjacente. Isso mais importante ainda quando queremos estudar um vaso ou uma estrutura que receba irrigao sangunea pois podemos fazer imagens destas quando o contraste encontra-se ainda apenas dentro das artrias ou veias e no chegou aos demais espaos propriamente ditos.