o que e biblioteca 2 0 - p

23
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ECI CURSO DE BIBLIOTECONOMIA - T1 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA PROFESSORES: ANTÔNIO MENDES RIBEIRO E GABIEL L. OLIVEIRA BIBLIOTECA 2.0: alguns recursos essenciais Acadêmico: AILTON JOSE DA SILVA BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2001.

Upload: ailton-jose-da-silva

Post on 06-Jun-2015

1.587 views

Category:

Technology


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que e biblioteca 2 0 - P

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMGESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ECICURSO DE BIBLIOTECONOMIA - T1DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICAPROFESSORES: ANTÔNIO MENDES RIBEIRO E GABIEL L. OLIVEIRA

 

BIBLIOTECA 2.0: alguns recursos essenciais

 Acadêmico: AILTON JOSE DA SILVA

BELO HORIZONTE, JUNHO DE 2001.

Page 2: O que e biblioteca 2 0 - P

O QUE É BIBLIOTECA 2.0?O conceito Biblioteca 2.0 liga-se a dois outros conceitos ou termos: Biblioteca e Web 2.0.  Reune as teorias e as práticas da Biblioteconomia inserido-as no contexto da Web 2.0.  Utiliza uma diversidade de ferramentas:  streaming media, blogs, wikis, redes sociais, tagging e alimentadores RSS, Mashups).

Biblioteca 2.0

Page 3: O que e biblioteca 2 0 - P

 A Web 2.0 reconfigurou os processos de produção e organização do conhecimento e informações na Internet.  O conceito de Biblioteca 2.0 marca uma relação das ações Biblioteconômicas com a dinâmica de conteúdos Web 2.0.  A Biblioteca 2.0 tem como características a abordagem centrada ao usuário pertencente a comunidades e a política de compartilhamento de informações sob a ótica da ética hacker.

Page 4: O que e biblioteca 2 0 - P

MAPA MENTAL DA EVOLUÇÃO DA WEB

 

Page 5: O que e biblioteca 2 0 - P
Page 6: O que e biblioteca 2 0 - P

A Biblioteca 2.0 não trata de ser uma biblioteca física, com livros nas estantes, embora carregue consigo a força expressiva do termo biblioteca.

 Ela existe no ciberespaço, e é formado por uma

rede de pessoas que agrupam-se em comunidades com interesses em comum e que

tenham como propósito compartilhar informações, conteúdos, documentos.

 Nesse contexto o bibliotecário 2.0 atua fazendo conexões relevantes entre dados e informações

com sua comunidade, além de auxiliar as pessoas na resolução de seus problemas de

informação em ambientes digitais.

Page 7: O que e biblioteca 2 0 - P
Page 8: O que e biblioteca 2 0 - P

Estas técnicas de trabalho tornam-se inovadoras a partir do momento em que os serviços e

produtos oferecidos por bibliotecários respondam às reais necessidades das comunidades da qual

participam, reinventando outras relações de trabalho e práxis da profissão.

 Os serviços do Bibliotecário 2.0 tem na desordem digital boas oportunidades para filtrar, organizar e

categorizar as informações para sua posterior utilização dos usuários, além de estabelecer um vínculo participativo com as comunidades e com as pessoas desenvolvimento de novos serviços.

Page 9: O que e biblioteca 2 0 - P

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA CONSIDERAR UMA BIBLIOTECA 2.0?

Uma teoria para Biblioteca 2.0 poderia ter quatro elementos essenciais: 

 É centrada no usuário. Usuários participam na criação de conteúdos e serviços queeles vêem na presença da biblioteca na web, OPAC, etc.  O consumo e a criação do conteúdo é dinâmica, e por isso as funções do bibliotecário e do usuário nem sempre são claras.

  .

Page 10: O que e biblioteca 2 0 - P

Oferece uma experiência multimídia.  Ambos, coleções e serviços de Biblioteca 2.0, contêm componentes de áudio e vídeo. Embora isso nem sempre seja citado como uma função de Biblioteca 2.0, é aqui sugerido que deveria ser (MANESS, 2007).

Page 11: O que e biblioteca 2 0 - P

É socialmente rica. A presença da biblioteca na web inclui a presença dos

usuários. Há tanto formas síncronas (e.g. MI) e  assíncrona (e.g. wikis) para os usuários se comunicarem entre si e com

os bibliotecários.

Page 12: O que e biblioteca 2 0 - P

É comunitariamente inovadora. 

Este é talvez o aspecto mais importante e singular da Biblioteca 2.0. Baseia-se no fundamento das bibliotecas como serviço comunitário, mas entende que as comunidades mudam, e as bibliotecas não devem apenas mudar com elas, elas devem permitir que os usuários mudem a biblioteca. Ela busca continuamente mudar seus serviços, achar novas formas de permitir que as comunidades, não somente indivíduos, busquem, achem e utilizem informação (MANESS, 2007). 

Page 13: O que e biblioteca 2 0 - P

COMO FUNCIONA A BIBLIOTECA 2.0? 

"Mas nem tudo está perdido. As Bibliotecas 2.0 serão agora estimuladas por bibliotecários. (...) Esse é um assunto interessante, que está aparecendo cada vez

mais nos blogs e fontes de informação"  (MURAKAMI, 2011).

 

Page 14: O que e biblioteca 2 0 - P

"Não, não é sonho nem delírio. E também não estou falando de algum país da europa. É a mais pura e brasileira realidade que possa existir: algumas dezenas de pontos de ônibus com mini-bibliotecas públicas, gratuitas, de acesso livre e de espírito completamente colaborativo".

"Em minha humilde opinião o conceito de Web 2.0 jamais foi tão bem aplicado quanto neste projeto. E espero que esta idéia se espalhe pelo mundo inteiro. Parabéns ao pessoal do Açougue Cultural T-Bone pela brilhante iniciativa!" (GAMEIRO, 2011).

Page 15: O que e biblioteca 2 0 - P

QUAIS AS VANTAGENS DESSE RECURSO? 

Os avanços das tecnologias empregadas na Web 2.0 têm propiciado experiências mais ricas aos usuários

em vários níveis.  

As vantagens de aplicações que são executadas localmente, no desktop – como a interatividade rica, alto envolvimento do usuário e desempenho superior– são combinadas com os pontos fortes das redes – independência de plataforma, acesso ubíquo e colaboração.

Page 16: O que e biblioteca 2 0 - P

características em comum* colaborativas por natureza,

* interativas, *dinâmicas, 

sendo que a linha entre criação e consumo de conteúdo nesses ambientes era tênue: usuários criavam o

conteúdo nesses sites tanto quanto eles o consumiam.  

 (MANESS, Jack M. , TEORIA DA BIBLIOTECA 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. In: Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.44-55, jan./abr. 2007.)

Page 17: O que e biblioteca 2 0 - P

O termo é agora amplamente usado e interpretado, mas Web 2.0, essencialmente, não é uma Web de publicação textual, mas uma Web de comunicação multi-sensitiva. 

 

Ela é uma matriz de diálogos, e não uma coleção demonólogos.

          

Ela é uma Web centrada no usuário de maneira que ela não tem estado distante de ser.

Page 18: O que e biblioteca 2 0 - P

CONSIDERAÇÕES FINAIS

"Biblioteca 2.0: ela é centrada no usuário; é uma experiência multimídia; é rica socialmente; e comunitariamente inovadora.   

        Marcada pela interatividade, colaboratividade, e tecnologias multimídia baseadas em web para serviços e coleções de biblioteca” (MANESS, 2007).

Page 19: O que e biblioteca 2 0 - P

 "A melhor concepção de Biblioteca 2.0 neste

momento seria uma interface de rede social que o usuário desenha. Isto é, um OPAC

personalizado que incluem acesso a MI, alimentadores RSS, blogs, wikis, tags, e perfis

públicos e privados dentro da rede da biblioteca. Isto é realidade virtual da biblioteca, um lugar onde alguém pode não apenas procurar por

livros e revistas, mas interagir com uma comunidade, com um bibliotecário, e

compartilhar conhecimento e entendimento com eles" (MANESS, 2007).

 

Page 20: O que e biblioteca 2 0 - P

 Biblioteca 1.0 levou coleções e serviços esparsos para um ambiente online, e Biblioteca 2.0 irão levar o pacote completo de serviços de biblioteca para um meio eletrônico, com Biblioteca 2.0, seus usuário serão convidados a entrar nela.

Page 21: O que e biblioteca 2 0 - P

Se por um lado, a Biblioteca 2.0 é uma mudança; por outro, sua natureza natureza mantem-se próxima da tradição e

missão das bibliotecas, possibilitando que o acesso à informação e o aprimoramento da sociedade. Em síntese, podemos dizer que a Web 2.0 e as bibliotecas formaram uma união com benefícios recíproco na visão de muitos

pesquisadores, estudiosos e bibliotecários.  

Page 22: O que e biblioteca 2 0 - P

REFERÊNCIAS CAMPOS, Luiz Fernando de Barros.  WEB 2.0, BIBLIOTECA 2.0 E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (I): Um protótipo para disseminação seletiva de informação na Web utilizando mashups e feeds RSS. In: VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 28 a 31 de outubro de 2007 · Salvador · Bahia · Brasil. Disponível em:http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT2--232.pdf, acessado em 13 de junho de 2011, as 14:30.

GAMEIRO, Alexandre. Bilioteca 2.0: conceito colaborativo vai pra rua.  Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/biblioteca-20-conceito-colaborativo-vai-pra-rua, acessado em 13 de junho de 2011, as 15:00.

 

 

Page 23: O que e biblioteca 2 0 - P

MANESS, Jack M., TEORIA DA BIBLIOTECA 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. In: Rev. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.44-55, jan./abr. 2007).  Disponível em: www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=102055, acessado em 13 de junho de 2011, as 14:15. MURAKAMI, Tiago. Biblioteca 2.0. Disponível em: http://bsf.org.br/2006/11/13/biblioteca-20/, acessado em 13 de junho de 2011, as 14:39.

WIKIPÉDIA. Biblioteca 2.0. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_2.0, acessado em: 13 de junho de 2011, as 15:09.