o pioneiro 29 de marÇo de 2015

12
+ colunas | Acontece pag. 05 | Norma pag. 05 | Televisão pag. 06 Com uma equipe apenas nessa modalidade, hoje tem a semifinal do campe- onato de futebol americano em Linhares, numa disputa com a equipe da Desporti- va Piratas, de Vitória. A par- tida será realizada às 14 horas, no campo do Sesi, na Avenida Filogônio Peixo- to, bairro Aviso. O ingresso para assistir ao jogo é de apenas um quilo de alimen- to não perecível, a ser do- ado às instituições de cari- dade de Linhares. A mão de obra na época de colheita do café Conilon é escassa, cara e muitas vezes de má qualidade. Por isso, esta questão pode ser considerada a principal difi- culdade da cafeicultura do Conilon no Espírito Santo. E para discutir a adaptação de máquinas e o manejo da la- voura para a realização des- te trabalho será realizado o Simpósio de Mecanização da Colheita do Conilon. Pág. 07 Simpósio em São Mateus discute a mecanização da colheita do Conilon Hoje tem Copa Norte de Motocross no bairro Planalto Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre os riscos da automedicação e da intoxicação Pág. 03 Neste domingo, Linhares recebe a primeira etapa da Copa Norte de Motocross. O evento é uma realização do grupo Guerra Cross. A entrada para o público é li- vre e acontece na Av. Emer- son Da Silva Aguiar, nº 1371, anexo a pista de kart, próximo à praça do bairro Planalto. Pág. 10 "Cultura nas escolas" tem programação no Centro Cultural Nice Avanza O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVII | Nº 24 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas DOMINGO 29 DE MARÇO DE 2015 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br | DENI | PANORAMA | INFORME Silvestre Milanesi aniversariou e recebeu o carinho da neta. Pág. 12 A Sedu inicia nesta segunda-feira, 30, as pré- inscrições para o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pág. 09 O MPF investiga os “pescadores fantasmas”, criados no mandato do ex- ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB). Pág. 02 Lagoa Nova Pagamento do IPVA 2015 começa no dia 1° de abril A partir de 1° de abril, pro- prietários de automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas devem co- meçar pagar o IPVA 2015. O recolhimento do Impos- to poderá ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em duas vezes, com parcelas vencendo entre os meses de abril, maio e ju- nho, conforme o calendário divulgado no Diário Oficial do Estado. Pág. 04 Pág. 03 Hoje tem disputa da semifinal do Campeonato de Futebol Americano Nesta edição Caderno Especial de 08 páginas - Projeto de Marketing de O PIONEIRO

Upload: jornal-o-pioneiro

Post on 21-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 29 de março de 2015

TRANSCRIPT

+ colunas | Acontece pag. 05

| Norma pag. 05

| Televisão pag. 06

Com uma equipe apenas nessa modalidade, hoje tem a semifinal do campe-onato de futebol americano

em Linhares, numa disputa com a equipe da Desporti-va Piratas, de Vitória. A par-tida será realizada às 14

horas, no campo do Sesi, na Avenida Filogônio Peixo-to, bairro Aviso. O ingresso para assistir ao jogo é de

apenas um quilo de alimen-to não perecível, a ser do-ado às instituições de cari-dade de Linhares.

A mão de obra na época de colheita do café Conilon é escassa, cara e muitas vezes de má qualidade. Por isso, esta questão pode ser considerada a principal difi-culdade da cafeicultura do Conilon no Espírito Santo. E para discutir a adaptação de máquinas e o manejo da la-voura para a realização des-te trabalho será realizado o Simpósio de Mecanização da Colheita do Conilon.

Pág. 07

Simpósio em São Mateus discute a mecanização da colheita do Conilon

Hoje tem Copa Norte de Motocross no bairro Planalto

Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre os riscos da automedicação e da intoxicação

Pág. 03

Neste domingo, Linhares recebe a primeira etapa da Copa Norte de Motocross. O evento é uma realização do grupo Guerra Cross. A entrada para o público é li-vre e acontece na Av. Emer-son Da Silva Aguiar, nº 1371, anexo a pista de kart, próximo à praça do bairro Planalto.

Pág. 10

"Cultura nas escolas" tem programação no Centro Cultural Nice Avanza

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVII | Nº 24 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

DOMINGO29 DE MARÇO DE 2015

R$ 1,00

jornalopioneiro.com.br

| DENI | PANORAMA | INFORMESilvestre Milanesi aniversariou e recebeu o carinho da neta.

Pág. 12

A Sedu inicia nesta segunda-feira, 30, as pré-inscrições para o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pág. 09

O MPF investiga os “pescadores fantasmas”, criados no mandato do ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB). Pág. 02

Lagoa Nova

Pagamento do IPVA 2015 começa no dia 1° de abril

A partir de 1° de abril, pro-prietários de automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas devem co-meçar pagar o IPVA 2015. O recolhimento do Impos-to poderá ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em duas vezes, com parcelas vencendo entre os meses de abril, maio e ju-nho, conforme o calendário divulgado no Diário Oficial do Estado.

Pág. 04

Pág. 03

Hoje tem disputa da semifinal do Campeonato de Futebol Americano

Nesta edição Caderno Especial de 08 páginas - Projeto de Marketing de O PIONEIRO

O PIONEIRO2DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

Quem matou BelineloO assassinato do professor da Universidade Federal do Estado (Ufes), Valdenir José Belinelo, com-pletou três anos em 21 de março último, mas ainda não foram apon-tados os executores do crime, nem a motivação. Dizem as más línguas que até os cachorros das ruas de São Mateus sabem!!!

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

POLÍTICO

Ética do advogado Dengue que mataNo último dia 12 deste mês, a 1ª turma de Ética Profissional do Tri-bunal de Ética e Disciplina da Or-dem dos Advogados do Brasil de São Paulo - OABSP aprovou novas ementas acerca do exercício da ad-vocacia O Escritório de advocacia deve manter independência funcio-nal. O Advogado não deve cobrar honorários fixos além dos contrata-dos em ação previdenciária.

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 12 de março, o Levanta-mento Rápido de Índices para Ae-des aegypti, conhecido pela sigla LIRAa, que mostra que 340 muni-cípios brasileiros estão em situação de risco e 647 cidades estão em nível insatisfatório de imóveis com larvas de mosquito, que transmite não só a dengue como também a febre chikungunya.

Sumiço estranhoEquipamentos dos hospitais pú-blicos de São Mateus estão desa-parecendo misteriosamente.

Veto a LGBT

Veto a LGBT II

Uma frente parlamentar com apoio de aproximadamente 80 deputados apresentou, na última quinta-feira (26), na Câmara Federal um projeto de decreto legislativo (PDC) com o objetivo de derrubar uma resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT que prevê a adoção do chamado “nome social”

O coordenador da bancada evan-gélica e policial civil, o deputado João Campos (PSDB-GO) nega que a iniciativa seja uma preocu-pação apenas de religiosos e par-lamentares da área de segurança pública. “É uma iniciativa conjunta de vários parlamentes e de várias

em escolas e em concursos públicos. O conselho é um órgão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e sua resolução tem força de lei. O grupo de deputados é composto, majoritaria-mente, por integrantes das bancadas religiosas e da área de segurança pú-blica. O deputado federal Eros Biondi-ni foi quem apresentou o projeto.

bancadas”, afirmou Campos. “Não só a bancada evangélica e não só a bancada católica, mas 80 de-putados estão apresentando este projeto de decreto legislativo para sustar esta resolução autoritária e com vício de autoria”, disse Bion-dini.

Lotação de estagiários

Lotação de estagiários II

Feriado

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desem-bargador Sérgio Bizzotto, “antes de cair da escada”, por meio de comu-nicado publicado no Diário da Justi-ça da última quarta-feira, informou

O estudo foi elaborado devido à ne-cessidade de reequilíbrio das vagas atualmente disponíveis e precisa ainda ser aprovado pelo Tribunal Ple-no. A Presidência consultou a Asses-soria de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES sobre a viabilidade orçamentária para a

Nesta semana, que começa hoje, o expediente das Cortes brasileiras será alterado por conta do feria-do da Sexta-feira da Paixão, dia 3 de abril. Enquanto os Tribunais de Justiças estaduais - TJs definem os dias de funcionamento de acordo com seus calendários, nos tribunais

a elaboração de plano de reorgani-zação objetiva dos estagiários do Poder Judiciário. A iniciativa contou com a participação da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

criação de novas vagas (200 estão previstas), e solicitou à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) que pro-videnciasse um estudo aprofundado sobre critérios objetivos para a me-lhor distribuição dos universitários entre as unidades judiciárias e admi-nistrativas do Poder Judiciário.

Superiores, Federais e do Trabalho, o expediente estará suspenso de quarta-feira a domingo, como pre-visto na lei 5.01066. Vale lembrar, leitor, que mudanças podem ocor-rer. Caso tenha algum prazo nestes dias, é prudente consultar o respec-tivo tribunal.

Cabides inúteis

Programa de Alimentos

Nosso Credito

Em 2003 o ex-presidente Luiz Iná-cio Lulalau da Silva (PT-SP) criou a maior fábrica de cabides (de empre-go) no Brasil, nunca antes visto ou conhecido na história do Brasil (a partir de 21 de abril de 1500). Agora com a presidANTA, Dilma Rousseff (PT-MG), está fechando a fábrica, porque, depois de 12 anos, perce-beu que os cabides são inúteis. O Lulalau, com o seu português clás-sico besteirol declarou que a gente somos inúteis neste setor. Aqui no Espírito Santo há uma investigação sobre os cabides, uma vez que os cabideiros nunca deram meia hora de serviço, ainda! Só vejo eles to-mando cerveja e batendo papo.

Associações de Agricultores de Aracruz (ES) apoiadas pelo Pro-grama de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), da Fibria, co-memoram a venda de produtos ao Programa de Aquisição de Alimen-tos (PAA), iniciativa do governo fe-deral que promove o acesso à ali-mentação e incentiva a agricultura familiar. Só no mês de fevereiro, a Associação dos Produtores Rurais de Mata Limpa (Asprumata) e a As-sociação de Agricultores Familiares de Boa Vista (Agribovis) fornece-ram cerca de 11 mil quilos de ali-mentos ao programa. Os produtos adquiridos beneficiaram cerca de 90 entidades em Aracruz e cidades da Grande Vitória.

Desde 2006, os micro e pequenos empreendedores do município de Rio Bananal podem contar com ajuda do Nossocrédito na hora de investir em seu negócio. Em 2014 foram realiza-dos 221 projetos de financiamento, ultrapassando o valor de R$ 1,1 mi-lhão, um dos melhores da história do programa.

PMDB x Dilma

PMDB x Dilma II

O PMDB dá continuidade às ofen-sivas contra a presidenta Dilma Rousseff (PT-MG) com a apresen-tação de propostas de emenda à Constituição (PECs) fixando prazos para que o chefe do Executivo indi-que nomes para Judiciário, Ministé-rio Público e agências reguladoras.

O pano de fundo para a nova “es-tocada” em Dilma, sob comando do PMDB, é o fato de que ela ain-da não indicou o substituto do ex--presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que se

Segundo as proposições, o ocu-pante do Planalto perderia a prer-rogativa para o próprio Congresso Nacional caso não apresente suas escolhas em até 90 dias, dando a deputados e senadores o poder de preencher vagas estratégicas na administração pública.

aposentou em 31 de julho. Desde então, a corte espera a recomposi-ção do 11º membro. Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB--RJ) assegurou “rito normal” às PECs.

Judiciário mais confiávelO Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), aferido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) nos segundo e terceiro trimestres de 2014, apurou que apenas 29% da população confia no Judiciário como instituição capaz de solucionar seus

conflitos até o terceiro trimestre de 2014 (antes das eleições), o mesmo índice registrado no segundo se-mestre de 2013. Além do Judiciário, apenas os partidos políticos manti-veram o mesmo índice de confiança (6%), permanecendo no último lugar do ranking.

Judiciário mais confiável IITodas as outras instituições tiveram um avanço no ano. A instituição em que o brasileiro mais confia continua sendo as Forças Armadas, que pas-sou de 66% para 68% entre 2013 e 2014, seguido pela Igreja Católica (56% para 59%), Ministério Público

(45% para 50%); Grandes Empresas (37% para 43%); Imprensa Escrita (41% para 43%); Polícia (31% para 36%) Emissoras de TV (30% para 33%); Governo Federal (27% para 29%) e Congresso Nacional (15% para 19%).

Aumento Crise HídricaOs servidores públicos municipais de São Mateus terão reajuste salarial de 10%, que vale já para este mês de mar-ço. O Projeto de Lei 0192015, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara na sessão ordinária no dia 17 passado, em Regime de Urgência Ur-gentíssima. O reajuste abrange os ser-vidores da Prefeitura, Câmara, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), efetivos, comissionados, DT’s (De-signação Temporária), ativos, inativos e pensionistas, além dos honorários dos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

Amanhã, segunda-feira, a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Le-gislativa do Espírito Santo recebe o representante da Agencia Estadual de Serviços Públicos do Estado do Espíri-to Santo, Luiz Fernando Schettino, com o objetivo de debater sobre a Crise Hí-drica no Espírito Santo. O colegiado se reúne, às 11h, no Plenário Rui Barbosa.

Pescadores fantasmas no ES

Pescadores fantasmas no ES II

O Ministério Público Federal investiga os famosos “pescadores fantasmas”, criados durante o mandato do ex--ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB). Colônias de pescas foram usadas pelos estelionatários (oficiais) para as fraudes de documentos. Os

O atual ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB) está sendo investiga-do por ter usado seu cargo para atrair líderes de entidades sindicais de pes-cadores para o seu partido e distribuir ilegalmente os benefícios do seguro-

“pescadores fantasmas” se passavam por pescadores (reais) para obter o seguro-desemprego no período da pi-racema e de longas estiagens. Dizem as más línguas que aqui no Espírito Santo tem gente com medo de ir nas peixarias e encontrar os “fantasmas”.

-defeso. Também conhecido como Bolsa Pesca, o benefício é destinado a pescadores. Olha, tem gente que garante que por aqui, no ES, acon-teceu isto! Quem tiver informações mais detalhadas, por favor, envie-me.

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

3GERAL |

"Cultura nas escolas" tem programação no Centro Cultural Nice Avanza

O projeto "Cultura nas es-colas", fruto de uma parce-ria entre as secretarias mu-nicipais de Educação e de Cultura, vai levar as obras de arte feitas pelos alunos da rede municipal de ensi-no para uma exposição no Centro Cultural Nice Avanza. A primeira mostra terá como tema "O verdadeiro sentido da Páscoa" e será aberta ao público na próxima terça-fei-ra (31), às 19h, e ficará aber-ta até o dia 15 de abril.

Alunos do Ceim Agnelo Guimarães e da EMEF Cas-telo Branco puseram a mão na massa para fazer seus desenhos para a exposição. Antes, foi trabalhada em sala de aula qual a mensagem que a Páscoa transmite. A pedagoga da EMEF Castelo Branco, Tânia Helena Salo-mão, explica como foi de-senvolvido esse trabalho na escola.

"Num primeiro momento, os professores trabalharam para mostrar o sentido da Páscoa. Os alunos assis-tiram a um filme educativo

com toda a história que mar-ca a data. Depois disso, eles puseram a criatividade em prática e passaram pro papel o que eles entenderam sobre a Páscoa. É um trabalho de suma importância, pois as crianças já têm o conheci-mento de que a Páscoa não é apenas a época de ganhar chocolate e sim é uma data religiosa".

Para dar início à exposi-ção, pais, alunos, professo-res e toda a população que tiver interesse em prestigiar os desenhos serão recebi-dos pelas equipes das se-cretarias envolvidas na ga-leria do Centro Cultural Nice Avanza. No dia de abertura da mostra, haverá uma apre-sentação do coral composto pelos alunos da EMEF Cas-telo Branco, do Centro.

Será a primeira exposição promovida pelas secretarias de Cultura e Educação. Ao longo do ano, ambas secre-tarias irão realizar outros eventos com a participação das escolas e estudantes da rede municipal de ensino.

Dia do Teatro e Dia do Circo

Armazenamento

Intoxicação

No dia 27 de Março, é co-memorado o Dia do Teatro e do Circo. Para marcar e homenagear essas duas expressões culturais, na terça-feira (31), o grupo te-atral "Ser Jovem", compos-to por alunos do Centro de Referência em Assistência

O coordenador do Centro de Atendi-mento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen), Nixon Sesse, orienta que o armazenamento de remédios em casa deve receber um cuidado espe-cial para não expor crianças e outras pessoas à intoxicação. Por isso, de-ve-se sempre guardar remédios em locais elevados, longe do alcance de crianças, observar se precisam ser refrigerados e mantê-los em locais arejados e longe da luz solar.Esse cuidado é importante porque um medicamento armazenado in-corretamente pode se deteriorar e perder sua eficácia ou se transfor-mar em substâncias tóxicas. Além disso, os remédios devem sempre ser guardados em sua embalagem

O Toxcen oferece um serviço de re-comendação e informação para a população e profissionais da saúde sobre atendimento, diagnóstico e tratamento de agravos toxicológi-cos para o ser humano e animais. Esse atendimento é realizado por meio do telefone. Nixon Sesse explica que em casos de suspeita de intoxicação a pes-soa deve entrar em contato com o Toxcen para receber a orientação necessária. É verificado se há um

Social (Cras) de Bebedou-ro fará uma apresentação para o público presente na abertura da exposição dos alunos. O artista circense Mateus Rocha, também irá participar das comemo-rações com o espetáculo "Pocket Show".

original para que a pessoa não corra o risco de tomar um medicamento por engano. Para evitar riscos, é preciso também estar atento ao prazo de validade do remédio e comprar a quantida-de necessária para o tratamento. “Nunca se deve usar um remédio fora do prazo de validade. Se o me-dicamento sobrar após o tratamen-to, ele não pode ser utilizado, pois depois de aberto ele pode perder a eficácia, como é o caso dos antibi-óticos. Comprar a quantidade ade-quada para um tratamento também é importante para que não criemos em casa a nossa própria farmácia, o que contribui com a automedicação”, explica o coordenador.

risco de intoxicação, se há a ne-cessidade de procurar uma unida-de de saúde e, se precisar, qual a unidade mais adequada para atender a situação. “Esse serviço é importante porque é uma forma de facilitar, agilizar a informação e o acesso rápido a uma unidade de saúde especializada na intoxica-ção”, acrescenta.O atendimento do Toxcen é reali-zado 24 horas por meio do número 0800 283 9904.

Secretaria Estadual de Saúde alerta sobre os riscos da automedicação e da intoxicação

Segundo a farmacêutica e co-ordenadora do Centro de Infor-mação sobre Medicamentos do Espírito Santo (Ceimes), Elizoneth Campos Delorto Sessa, a pessoa que se automedica se expõe a vá-rios riscos. O erro começa quando ela mesma tenta se autodiagnos-ticar e procura um medicamento para sanar o problema. “Esse auto-diagnóstico poderá estar errado e, consequentemente, a pessoa fará uso de um medicamento não apro-priado para tratar aquele problema de saúde. Por isso, é necessária sempre a orientação de um médi-co ou farmacêutico”, explica.

Um hábito comum é consumir medicamentos para dor de cabe-ça, febre, cólica e outras dores. Porém, até para o uso de medi-camentos de venda livre, ou seja, aqueles que podem ser compra-dos sem receita médica, a pessoa deve procurar a orientação de um especialista, pois esses medica-mentos também possuem riscos e contraindicações. “É comum o uso desse tipo de medicamento, mas eles podem atrasar diagnósti-cos e tratamento de doenças mais graves. Os remédios mais usados na automedicação são analgési-cos, descongestionantes nasais, anti-inflamatórios e medicamentos para distúrbios gástricos”, afirma Elizoneth.

Segundo a coordenadora do Ceimes, na própria farmácia os profissionais podem dar orienta-ções sobre o uso de remédios de venda livre. “A orientação é no sen-tido de avaliar se existe contraindi-cação para o uso de determinado remédio, observando se o pacien-te é idoso ou gestante, se ele usa outros tipos de medicamentos que podem interferir na eficácia do ou-tro”, completa.

Os principais riscos de uma automedicação são a ocorrência de reações alérgicas ao remédio, a potencialização de efeitos adver-sos quando misturados com bebi-das alcoólicas ou quando combi-nados com outros medicamentos,

o uso de dosagem inadequada e também o desconhecimento sobre os efeitos adversos do remédio e o perigo de se expor a eles. A so-nolência, por exemplo, que é efeito adverso de determinados medica-mentos, representa um perigo para quem precisa manusear máquinas ou dirigir.

O uso de remédios por conta própria combinado a outros medi-camentos também pode provocar interação medicamentosa, ou seja, ele pode interferir na eficácia de um tratamento que já vem sendo realizado.

De acordo com o coordenador do Centro de Atendimento Toxico-lógico do Espírito Santo (Toxcen), Nixon Sesse, foram notificados

289 casos de automedicação em 2013. Dentro desse número, 69 casos ocorreram com menores de 14 anos que foram medicados pelos pais ou responsáveis sem orientação médica. “A faixa etá-ria pediátrica mais afetada com a automedicação é a de 10 a 14 anos. Percebemos também que a medicação sem orientação médica nessas idades acontece principal-mente com analgésicos, anti-infla-matórios e psicofármacos (antide-pressivos)”, conclui Sesse.

Já entre os adultos, quem mais pratica automedicação são pesso-as na faixa etária de 20 e 29 anos. Entre esse público é mais comum a automedicação com psicofármacos, analgésicos e anti-inflamatórios.

A automedicação é uma prática comum entre os brasileiros. Armazenar remédios de forma inadequada ou usá-los sem prescrição médica pode causar desde reações adversas e intoxicações a problemas mais graves de saúde, podendo até levar à morte

O PIONEIRO4DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

| GERAL

Pagamento do IPVA 2015 começa no dia 1° de abril

Ministério Público obtém liminar para reclassificação de candidatos no concurso da Defensoria Pública

A partir de 1° de abril, proprietários de auto-móveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas devem começar pagar o IPVA 2015. O recolhi-mento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores poderá ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em duas vezes, com parcelas vencendo entre os meses de abril, maio e junho, conforme o calendário di-vulgado no Diário Oficial do Estado e no site da Secretaria de Estado da Fazenda http://internet.sefaz.es.gov.br/agencia-virtual/area_publica/ipva/arquivos/vencimentos/IPVA_2015_ANEXO_I .pdf.

Começa dia 1° de abril o recolhimento do imposto para veículos com placas de final 1 a 5. Já as placas com final de 6 a 0, irão re-colher o IPVA a partir do dia 04 de maio. Ônibus, microônibus e caminhões iniciaram o recolhimento do imposto em março e vão até o mês de agosto.

Os Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs) já

foram enviados para os endereços registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) po-rém, mesmo quando os contribuintes não tiverem recebido o documento, o recolhimento precisa ser realizado dentro do pra-zo - caso contrário, ha-verá a cobrança de multa e juros. Para evitar que isso aconteça, o geren-te de Arrecadação e Ca-dastro da Sefaz, Sérgio Pereira Ricardo, alerta que para o pagamento do IPVA é possível retirar outra cópia no site do De-tran (www.detran.es.gov.br), em uma Circunscri-

ção Regional de Trânsito (Ciretran), no site da Se-faz (http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consul-ta.php) ou em uma das Agências de Atendimento da Receita Estadual.

O gerente lembra ain-da que os proprietários de veículos devem estar atentos não só para não perderem o prazo de pa-gamento do IPVA, mas também para realizar cor-retamente o recolhimento do imposto, especialmen-te quando esse for efetu-ado por meio de Internet Banking ou terminais de autoatendimento.

Arrecadação

Inadimplência

O Espírito Santo hoje pos-sui uma frota tributável de aproximadamente 1,3 milhão de veículos. A ex-pectativa de arrecadação, com o recolhimento do IPVA 2015, é de R$ 470 milhões. As alíquotas do imposto no Estado estão entre as menores do País: 2% para carros de passeio, cami-nhonetes e utilitários, e 1% para microônibus, ôni-

Desde o início do mês de março, a Sefaz iniciou o envio de autos de infração aos contribuintes em débi-to com o IPVA nos últimos quatro anos (2010 a 2014). O contribuinte inadimplen-te, que ainda não quitou os débitos referentes ao im-posto, pode emitir o DUA-

bus, motocicletas e ciclo-motores. O valor arrecadado com o IPVA é igualmente dividido entre Estado e o município onde o veículo está licen-ciado. Por determinação constitucional, no mínimo 25% da arrecadação do IPVA é utilizado na Edu-cação; os municípios pre-cisam aplicar pelo menos 15% em Saúde e o Esta-do, pelo menos 12%.

-Detran para recolhimento integral do IPVA no site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br), no site do Detran/ES (www.detran.es.gov.br) ou em uma Agência da Receita Estadual. O débito atualiza-do pode ser parcelado em até 10 vezes, desde que a parcela seja superior a R$

Trinta e cinco pessoas foram prejudicadas nas provas, que cobraram matéria que não estava prevista no edital do certame

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) conseguiu uma liminar na Justiça garan-tindo a convocação de 35 candidatos para as próxi-mas etapas do processo seletivo de defensor públi-co substituto na Defenso-ria Pública do Estado do Espírito Santo. Eles foram prejudicados por um erro na questão 3 das provas escritas P2, que cobrava matéria que não estava prevista no edital do con-curso.

Na questão 3 da pro-va escrita, foi exigido nos itens 2.5 e 2.6 o conheci-mento do teor da Conven-ção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tratava dos di-reitos e fundamentos dos povos indígenas e tribais. O referido tema está rela-cionado à disciplina de Di-reitos Humanos, que cons-ta no edital do concurso. No entanto, no documento,

estão especificados quais tratados e convenções po-deriam ser exigidos sobre o tema nas provas, não constando o que, de fato, foi cobrado na questão im-pugnada.

Segundo a decisão ju-dicial, apesar de o con-curso já se encontrar ho-mologado, os candidatos prejudicados deverão ser reclassificados, atribuindo a eles os pontos correla-cionados à questão impug-nada, para que sejam con-vocados a se submeterem às etapas seguintes do concurso num prazo de 10 dias. Caso a decisão não seja cumprida, a Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB) e o Estado do Espírito Santo – realizado-res do concurso – deverão pagar multa diária no valor de R$ 5 mil.

A decisão pode ser con-sultado no site www.jfes.jus.br pelo número 0105296-26.2015.4.02.5001.

134,35. Caso o contribuinte não efetue o pagamento, sua dívida será protestada em cartório e executada judi-cialmente. Como consequ-ência, o contribuinte terá seu CPF negativado, che-gando até à penhora de bens.

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

5GERAL |

Esta coluna é publicada todos os domingos

Norma Astréa N. Grü[email protected]

| NORMA ASTRÉA| ACONTECELissu Madeira [email protected]

Esta coluna é publicada todos os domingos

Esteve presente com todo o seu charme, Stella Jacintho, na inauguração da boutique Thelure de Claudia Scarton, no Mall 1262, Praia do Canto. Sonia Abelha é uma pessoa de alto astral, amiga verda-deira, mãe corujíssima, cola-boradora de entidades assis-tenciais, enfim, uma pessoa SUPER.

Andrea Paula e Franco Bor-toluzzi arrumam as malas para uma circulada por Nova Iorque.Candida Nader, Vania Madeira e Leticia Pernambuco Barros

participando jantar do Skal Internacional de Vitória no restau-rante Pistache Gourmet

Joias em exposição na rua do Ouro em Dubai

Pra fecharHerminia Rosi em breve irá passar alguns meses no Ca-nadá, na cidade de Otawa, para onde seu filho Conrado está se mudando. Ela está certíssima. O Brasil já era. A loja Boom na Praia do Canto está fechando as portas, infe-lizmente. Culpada é a presi-dente Dilma que levou nosso país pro fundo do poço. Em breve mais um laborató-rio Pretti no elegante bairro da Praia do Canto. Claudia Scarton movimentou a rua Aleixo Neto no dia 23, quando inaugurou mais uma loja de roupas finas, a Thelure. Estiveram por lá, dentre ou-tras, Patricia Tristão, Helia Do-rea, Cibele Simão, Ana Paula Castro, Ana Caiado. Na próxi-ma semana, nesse endereço, acontecerá o lançamento da nova coleção Thelure by Lalá Rudge. Sucesso garantido. Marcelo e Terezinha Abaurre se preparam para mais um giro internacional, com Ronal-do Nascimento. Viajar é sem-pre bom.

O serviço prestado pelo Labo-ratório Marcos Daniel no Cias, em Vitória, é calamitoso. Du-rante a madrugada não exis-tem profissionais de coleta de sangue e as pessoas respon-sáveis, quando aparecem, não estão capacitadas para o ser-viço. Onde se viu um laborató-rio que faz torniquete no braço de uma criança com luva de látex? E assim caminha o nos-so Brasil. Reclamar é preciso e se cada um de nós fizer a sua parte, estaremos colaborando pela melhoria dos serviços.

O restaurante Pistache Gour-met além de muito charmoso, oferece excelente atendimento e um cardápio delicioso. Ele fica localizado na rua 15 de

novembro, na Praia da Costa. Fica a sugestão da Coluna. A Lareira Portuguesa anda bombando, para a alegria de Sandra e Fernando Fonseca. Realmente é um restaurante de qualidade. Existem pessoas sem noção de civilidade. Em plena Praia do Canto duas senhoras es-tacionaram o carro, desceram com seus dois cachorros e os levaram para fazer as neces-sidades fisiológicas dentro do Mall 495, na Praia do Can-to. Isso é um comportamento inadmissível em nossa socie-dade. Somos mesmo terceiro mundo. Tudo foi flagrado por uma amiga, com fotos.

O grande nome Stella Jacintho com Lhoraine Cardoso na boutique Thelure

E a Secretaria de Saúde do ES que está uma sucata? Prédio antigo, sem elevado-res, com salas insuficientes, etc, etc. E pensar que o Go-verno do Estado poderia de-molir essa velharia e cons-truir um prédio novo, com qualidade, no mesmo local. Paulo Hartung, pense sobre isso. Os funcionários agrade-ceriam.

Magdalena Murad foi a ani-versariante de sexta-feira, comemorando a data entre familiares e amigos na Citur Viagens. Renata Bedran recebeu ami-gas para um chá de fraldas. A vovó Tereza estava super alegre e toda a família espera com ansiedade, a chegada de Camila.

“Irmãs Carmelitas”

Na minha juventude a repressão sexual femi-nina era severa: “moça

que prestasse” tinha de se casar donzela!! Por esse ter-mo nossas mães e pais en-tendiam que nenhuma zona erógena podia ser tocada ou explorada, ficando o namo-rado ou noivo proibido de fa-zer incursões libidinosas por quaisquer delas. Isso era im-portante, porque, segundo os mais velhos, “os seios amo-leciam” se fossem tocados, e corria-se o risco de se engra-vidar com beijos e carícias.

Além disso, ninguém que-ria duas coisas: “ficar falada” por permitir ou fazer certas “indecências”, e muito menos correr o risco de ser devolvida à casa paterna, se na primei-ra noite da “lua de mel” (até hoje não sei a razão desse nome, mas o acho divertido), o marido descobrisse que o “selo de garantia” não estava nos conformes.

Apesar disso, volta e meia sabia-se de alguém que tinha sido “roubada” pelo noivo e que a família queria mandar matar os dois, ou a fofoca corria solta na cidade, di-zendo que fulana iria se “ca-sar na igreja verde” (também desconheço a origem dessa expressão), porque estava grávida, embora fosse “vir-gem”.

Claro que naquela época, em Linhares, havia as meni-nas que ignoravam tudo isso, que botavam para quebrar, que iam para o alto da Bela Vista na Lagoa Juparanã “as-sistir às corridas de submari-no”, mas se a sociedade des-cobrisse isso, ela ganhava a pecha de “piranha!!” e as mo-ças de família tinham de evitar de se misturar, porque “quem com porcos se junta, farelos comem”.

Enquanto isso, os filhos liam revistinhas de sacana-gens e eram incentivados pe-los pais e amigos a frequen-tarem as casas de saliências, visando a aprender com as “Marias Machadões”, os se-gredos que levam ao nirvana,

ou seja, aquilo que suas cas-tas esposas jamais aceitariam fazer com eles.

O tempo passou e os con-ceitos e as preferências mu-daram. Hoje muitos jovens namorados dormem juntos na casa de um deles, usam preservativos, o rapaz parece não fazer questão alguma de ser professor da disciplina de “Iniciação”, e penso que pre-fere mesmo que a moça seja pósdoutora no assunto.

Com essa mudança com-portamental, as “piranhas” de outrora foram substituídas pelas “periguetes” modernas e pelas “Acompanhantes de Luxo”. As primeiras são facíli-mas de se reconhecer: nun-ca têm frio, estão sempre de shortsou vestidos curtos, co-lados ao corpo, decotes ou-sados, com o bumbuns bem empinados, mas tudo o que querem mesmo é que al-gum homem case com elas ou as assuma.As outras são mais sabidas e lançam mão da tecnologia e do marketing para divulgar suas atividades “salientísticas”. Refiro-me às Brunas Surfistinhas e suas seguidoras, que chegam até mesmo a se anunciar em ou-tdoors.

Recentemente em Linha-res, o comentário é que uma delas resolveu se instalar em um hotel da cidade e oferecer os serviços ao módico preço de R$400,00 a hora. Dizem que sua agenda andou tão lo-tada que foi necessário trazer mais colegas para agradar os clientes ávidos por novidades. Agora o bochicho é que duas novas “prestadoras de servi-ços” chegaram, são mãe e fi-lha, e atendem conjuntamente a único preço.

Vade retro!!

Claro que isso pode ser falta de assunto, miragem, fofoca, falta de serviço... mas se for verdade, temos de fa-zer justiça com as “piranhas” de outrora e que hoje estão velhas: “Queridas, perdão, vo-cês eram apenas irmãs car-melitas!”

6DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

O PIONEIRO| ENTRETENIMENTO

| TELEVISÃOFlávio RiccoColaboração: José Carlos Nery

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingosEssa col

O SBT passa a reprisar “A Usurpadora”, com

Gabriela Spanic, segunda-feira, a partir

das 17 horas. Será a quinta exibição dessa

novela na emissora

Mudou de endereçoDepois de fazer “Pecado Mortal” na Record, Tarcia-na Saad gravou uma par-ticipação em “Babilônia”, na Globo, como assessora de imprensa de Beatriz (Gló-ria Pires).Vai aparecer em cenas dos capítulos 20 e 21.

É preciso reconhecerFoi muito feliz a primeira semana de exibições de “Os Dez Mandamentos”.Está muito bem feita. A experiência adquirida na realização de minisséries bíblicas está sendo da maior importância na sua produção.

Racha na Band

Vai voltarA partir desta segunda-feira, o “Notícias da Manhã” do SBT volta a ter três horas de duração, com início a partir das seis da matina. Apresen-

tação de Neila Medeiros.A experiência de colocar uma sessão de desenhos anima-dos no meio, como era lógica esperar, não deu certo.

Os últimos acontecimentos, corte de funcionários e can-celamento de programas, provocaram desdobramentos perigosos na direção da Ban-

deirantes.Nem todos da sua alta cúpula estão de acordo ou até agora se conformaram com as deci-sões tomadas.

SB

T

Bate – Rebate

Nada decidido

• Raul Gil jura, de pés juntos, que a sua ida à Bandeirantes, na quarta-feira, foi apenas para fazer uma visita de corte-sia ao dono Johnny Saad.• A cidade cenográfica de “I Love Paraisópolis”, montada pelo Mario Monteiro no Projac, é de um realismo impressio-nante...• ... Mesmo quem conhece a comunidade de Paraisópolis e assistir à novela não con-seguirá ver algo diferente nas gravações...• ... O que foi captado nas lo-cações ou nos cenários feitos por ele. É um craque.• Chitãozinho e Xororó apa-recem cantando músicas do Tom Jobim no “Esquenta”, des-te domingo, na Globo.• O diretor Edgard Miranda, após “Vitória”, ainda não tem um novo trabalho definido na Record...• ...Por enquanto, merecidas férias.• Fábio Borges, corresponden-te da Rede TV!, está comple-tando 10 anos de emissora.• Em sua estreia no Fox Sports, quarta-feira, jogo San Lorenzo e São Paulo pela Libertado-res, Nivaldo Prieto dividirá a transmissão com Mário Sérgio nos comentários e Fernando Caetano nas reportagens. • Na Record, o diretor Hiran Silveira, ex-todo poderoso do Recnov, é o novo encarregado das negociações com as pro-dutoras independentes.

Tiago Worcman, vice-presiden-te de conteúdo e programação da MTV, não tem uma posição oficial sobre uma nova tem-porada do “Are You The One? Brasil”. Apesar dos “resultados incríveis” a cada semana, ain-da falta essa definição. O reali-ty envolve uma parceria com a produtora Floresta.

Realities “A Fazenda” e “O Aprendiz” viram dúvida na RecordDiante das últimas notícias, é necessário esclarecer que a GGP, do Gugu Liberato, nunca foi procurada pela Record para produzir “A Fazenda” ou qual-quer outro programa que não fosse o dele.Não existiu nenhuma nego-ciação. O que se sabe é que tanto “A Fazenda” como “Power Couple” seriam realizados pela “Floresta”, da executiva Elisa-betta Zenatti. Seriam.O formato “Power Couple”, ou “Casal Poderoso”, teve a sua produção cancelada oficialmen-te na última sexta-feira e será substituído pela segunda tem-porada do programa do Gugu.

Quanto ao reality tradicional-mente comandado por Britto Junior, tudo indica que ele po-derá ter o mesmo destino de “Power Couple” ou, como últi-ma forma, entrar no ar depois da meia-noite. Não existe ainda uma definição sobre isso, ape-sar de muitos entenderem que o similar do “Big Brother” per-deu totalmente o fôlego. Além de suspender todos os trabalhos relativos a esses dois produtos, a Record também tem se feito de morta quanto a uma nova edição de “O Apren-diz”. Pelo andar da carruagem, o reality de Justus não voltará mais à grade de programação.

C´est finiOntem foi exibido o último “Sá-bado Total”, do Gilberto Barros, em sua despedida da Rede TV!.Resta saber o que será colo-cado no ar a partir do próximo sábado. A ideia é criar uma faixa esportiva, mas ainda são grandes os empecilhos para se conseguir produtos para isso.Ficamos assim. Mas quinta tem mais. Tchau!

SB

T

porada do programammm dddo Gugu. mais à

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

7GERAL |

| PALCOS E ATORESCacau [email protected] coluna é publicada todos os domingos / publicação simultânea com EsHoje

Simpósio em São Mateus discute a mecanização da colheita do Conilon

A mão de obra na época de colheita do café Conilon é escas-sa, cara e muitas vezes de má qualidade. Por isso, esta questão pode ser considerada a principal dificuldade da cafeicultura do Co-nilon no Espírito Santo. E para discutir a adaptação de máquinas e o manejo da lavoura para a re-alização deste trabalho, a Univer-sidade Federal de Lavras (Ufla) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com diversas instituições e empresas, realizam o Simpósio de Mecani-zação da Colheita do Conilon.

O evento, cujo tema é “O ma-nejo da lavoura de café Conilon visando a mecanização da co-lheita”, será realizado terça-feira (31) no auditório do Instituto Vale do Cricaré/Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus “Vários sistemas de mecanização de colheita foram testados por ins-tituições parceiras do Incaper e com o apoio dos agricultores que cederam áreas para implantar os

experimentos e testar as máqui-nas. O objetivo deste simpósio é justamente apresentar os resulta-dos obtidos com os testes reali-zados, para que o cafeicultor ca-pixaba encontre o sistema mais adequado à sua realidade”, disse José Antônio Lani, pesquisador do Incaper responsável pelos tra-balhos.

O pesquisador do Incaper e coordenador do programa es-tadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, abre as discus-sões apresentando um panora-ma a respeito da cultura do café Conilon no Espírito Santo e no Brasil. Após as palestras de re-presentantes das empresas e ins-tituições envolvidas no simpósio, será aberto o debate sobre uma proposta de manejo do Conilon visando a colheita mecanizada.

A organização do evento é do Incaper em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

O governador Paulo Hartung acerta em cheio ao convidar para assumir a Secretaria Estadual de Turismo, o competente profissio-nal José Sales Filho. Com pro-fundas raízes em nosso Estado, Sales foi sempre em várias ad-ministrações, um parceiro expe-riente, corajoso, conhecedor de nossos desafios e das imensas perspectivas que o Estado tem

neste importante segmento eco-nômico. Sales, depois de ampliar seus conhecimento em podero-sas empresas no exterior, onde mantem variadas conexões, é o homem certo, na hora certa. É preciso encarar o turismo como um fator incontornável de desen-volvimento econômico. Planefa-zer é a hora. Planejar um pouco e fazer outro tanto.

Turismo

Poema da MenteAfonso Romano de Sant’Ana,

Há um presidente que menteMente de corpo e alma completamente.E mente de maneira tão pungenteQue a gente acha que ele mente sinceramente,Indecentemente.E mente tão nacionalmenteQue acha que mentindo história a fora,Vai nos enganar eternamente.

(Qualquer semelhança com pessoas, fatos

ou lugares é mera coincidência)

Mentira

Pianissimo

A mídia internacional empresta importância à chegada ao mer-cado, com elevada respeitabili-dade, um método que promete acabar com a mentira. Trata-se do testado método Birkmam Re-aching Further, via de regra mui-to eficaz em testes de admissão profi ssional e em avaliações de

Em noite de gala, quebrando uma velha tradição dos recitais solo em nossa capital, o pianis-ta Dang ThaiSon, sob o patro-cínio da Fundação Jônice Tris-tão, abriu a temporada da série Concertos Internacionais, com casa lotada. O calor humano dos aplausos superou até o ca-lor do tradicional Teatro Carlos

desempenhos empresariais. As entrevistas de emprego elegem o método como poderoso aliado. Eu acho que o próprio Ministé-rio Público e a Procuradoria da República poderiam fazer uns testes com este efi ciente desco-bridor de mentiras. Verba, fora do ajuste, tem muita por aí.

Gomes. Podemos assegurar que o famoso solista, verdadei-ro acrobata de mãos sincroni-zadas e afinadas, humilhou o piano de cauda do teatro. Uma exibição inesquecível, marcan-do os 30 ano da Fundação Jôni-ce Tristão. Na direção artística, com a competência de sempre, estava Gracinha Neves.

Consultoria

Aeroporto

Este segmento do mercado está em alta, com variados salários ou retiradas. Alguns têm sido pa-gos até adiantadamente. O mais recente é do comandante deste exército de Brancaleone, sem ob-jetivo republicano e que se alto in-titula consultor da Presidência da República. Montado no seu pan-garé “Aquelante” ele chegou ao Planalto e deitou instruções para que a “Dilma comece a governar”. Também deu conselhos até na Venezuela, ao desafiar a “elite de mierda”. Lá é bem possível que sua “elite” esteja, realmente, mer-gulhada na sua própria “mierda.

No mais recente registro de mi-nha tradicional novela sobre o aeroporto de Vitória, em face de entrevista da empresa Jota Ele, vencedora da mais recente con-corrência pública, afi rmamos que estava chegando a área um “cris-tão novo” e que ele iria enfrentar “velhas promessas”. Tudo saiu muito mais rápido do que nós es-perávamos, pois o Ministro Padi-lha, apesar do contrato assinado, disse na cara da bancada federal do Estado que “não tinha verba para justificar a emissão da Nota de Serviço". Vem pro aeroporto, Padilha! (Obrigado, Jô Soares).

Em face de compromisso que cumpria fora da cida-de, não consegui pessoal-

mente levar a minha manifesta-ção de solidariedade e saudade à família do velho amigo Seve-riano Imperial (foto). Caminha-mos juntos durante os mais im-portantes e decisivos momentos da luta pela conquista do FUN-DAP, com uma serenidade e competência construtivas, que asseguravam a certeza de que o Estado seria, sem dúvida, um dos mais fortes e viáveis polos de exportação do país. Seve-riano sempre foi uma unanimi-dade no contexto da economia estadual, quer a partir da sua presença na rede bancária, onde formou a sua experiência e construiu a sua imagem pro-fissional, galgando, na simpli-cidade dos que nasceram para

servir, inúmeras vezes, a presi-dência do SINDIEX, a sua cara e a sua paixão. Não se realiza-vam eventos e reuniões empre-sariais, quer a nível de Governo, quer apenas nos gabinetes mi-nisteriais, longe de seus olhos e de sua corajosa participação. Como jornalista – que ele sem-pre considerou um aliado de suas teses – recebemos sem-pre, após um comentário, um ar-tigo, uma entrevista, o telefone-ma ou um e-mail do Severiano. Isto não posso esquecer e reali-mento na lembrança de sua família, o respeito e a consideração que, no silêncio de nossa convivência, preser-vamos na memória e no coração. Cada pro-duto exportado pelos portos capixabas, sem

dúvida, agora levará espiritual-mente, nas suas embalagens um “Made Severiano”.

es empre-Governo, netes mi-eus olhos rticipação.

ele sem-aliado demos sem-rio, um ar- telefone-

Severiano.er e reali-eeeeeeeeeee

Não anuncie emqualquer jornal

Anuncie emO PIONEIRO

(27) 3200-6767

O PIONEIRO8DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

| SAÚDE

| SAÚDEACONTECE

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected] ou para a Rua Cotoxó, 303, conj. 81-82, São Paulo, SP,

CEP 05021-000*Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

Técnicas de fertilização assistida proporcionam“Dia das Mães” mais feliz para centenas de mulheres

* Dr. Assumpto Laconelli Junior

Entre 10% e 15% dos casais que tentam engravidar durante um ano não são bem-sucedidos. Com a proximidade do Dia das Mães, muitas mulheres se en-tristecem com a quantidade de ações de marketing enaltecendo a gestação e normalmente se questionam quando chegará sua hora. A boa notícia é que nunca antes se teve tantas razões para ser otimista. Na opinião de As-sumpto Iaconelli Junior, especia-lista em Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility Medical Group, recentes avanços têm garantido mais esperança às mulheres que antes não tinham nenhuma.

Novos testes têm maximi-zado a “janela de implantação” – período em que a gravidez poderá ou não acontecer. No es-tágio inicial, o embrião está co-berto com a proteína L-selectina. Já a parede do útero, logo após a ovulação, tem muitas molé-culas de açúcar. Quando essas substâncias entram em contato, contribuem para prender o em-brião ao endométrio. Pode-se dizer que esse é um primeiro estágio da gravidez. Entretanto, às vezes há falhas no embrião e outras vezes no endométrio – o que impede a formação do feto. Esses testes têm, então, contri-buído para que todos os compo-nentes envolvidos na janela de implantação estejam alinhados, incluindo determinar exatamen-te esse período.

“Cerca de seis dias depois que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, o embrião vai da trompa ovariana para o útero, em busca da fixação no endo-métrio. A janela de implantação

ocorre nesse período, embora seja difícil determinar ao certo quando ela vai se abrir e por quanto tempo permanecerá aberta. De todo modo, é uma corrida contra o tempo. Daí a importância em ter o máximo de informações disponíveis e co-nhecer as condições oferecidas pelo endométrio”, diz Iaconelli.

Com o novo teste, é reali-zada uma biópsia do endomé-trio para avaliar a atividade do gene e saber ao certo quais as chances de sucesso ou não. “Às vezes, a janela de implantação ocorre antes do esperado ou pouco depois, comprometendo a transferência do embrião den-tro do protocolo-padrão. Através de estudos, comprovou-se que esse tipo de análise elevaria as chances de sucesso da implan-tação nesses casos”, avalia o es-pecialista – chamando atenção para o fato de que as alterações no endométrio estão entre as principais causas de insucesso nos tratamentos de fertilização assistida.

Em anos recentes, a bióp-sia que avalia a receptividade endometrial vem esclarecendo alguns resultados negativos e melhorando as chances de gra-videz. Com esse teste é possível diagnosticar se o endométrio é receptivo ou não, analisando as características de um grupo de genes responsáveis por essa função. A biópsia endometrial deve ser realizada na fase re-ceptiva do ciclo menstrual, no sétimo dia após o pico do hor-mônio LH, ou cinco dias após o uso da progesterona, em um ciclo estimulado. “Quando os re-sultados se mostram alterados, é possível programar medidas para superar o problema e al-

cançar sucesso na implantação do embrião”, diz o médico.

Iaconelli afirma que esse é apenas um dos avanços da Me-dicina Reprodutiva, destacando também outras técnicas rela-cionadas ao congelamento de óvulos, fertilização in vitro e até mesmo o transplante de útero. No caso de pacientes que tive-ram câncer ainda jovens, o dano à função reprodutiva é muito bem documentado, podendo ser transitório ou permanente. Recentemente, diversas estra-tégias de preservação da ferti-lidade desses pacientes foram desenvolvidas.

“A proteção do tecido ger-minativo através de hormônios pode ser uma alternativa para a preservação da fertilidade, por ser um tratamento simples e relativamente seguro. É ideal para pacientes jovens ou quan-do não há tempo para o estímu-lo ovariano antes do tratamento do câncer. Mas o método mais seguro para evitar a infertilidade como efeito colateral nesses ca-sos é a criopreservação de ga-metas ou embriões – antes da terapia gonadotóxica. Trata-se de um procedimento viável para pacientes em idade reprodutiva, sexualmente maduros. Já a crio-preservação de embriões só é indicada no caso de pacientes do sexo feminino e que tenham uma amostra de sêmen dispo-nível proveniente do parceiro ou de um doador”, explica o diretor do Fertility Medical Group.

Dr. Assumpto Iaconelli Junior, médico ginecologista, especia-lista em Medicina Reprodutiva, diretor do Fertility Medical Group e do Instituto Sapientiae (www.fertility.com.br / www.sapientiae.org.br)

Segundo a Organização Mun-dial de Saúde, um quarto das gestantes ao redor do mundo apresenta anemia, mesmo em países desenvolvidos. Frequente no terceiro trimestre da gestação, a principal causa é a deficiência de ferro, cuja fonte natural está nas carnes vermelhas e vegetais de folhas escuras.

“Nos primeiros três meses, as necessidades do nutriente são iguais às de antes da gravidez. A partir do quarto mês, há um aumento progressivo, devido ao desenvolvimento do feto e da placenta. As chances de desen-volver a doença aumentam se

Tontura, cansaço excessivo, queda de cabelo, dores de cabe-ça e nas pernas, falta de apetite e dificuldade de concentração po-dem ser indícios da doença, além de palidez cutânea e mucosas descoradas.

Para chegar ao diagnóstico cor-reto, diferentes parâmetros são utilizados, como a dosagem da

O ideal é evitar o seu apareci-mento. Para tanto, a dieta deve conter a quantidade adequada de ferro e, a partir do quarto mês, suplementação diária, preferencialmente associada ao ácido fólico, por participar da formação das hemácias. Estes produtos podem ser associados a outros micronutrientes, cons-tituindo os chamados polivita-mínicos.

“A prevenção é feita com a dose diária de 30mg de ferro elementar, suficiente para co-brir a Ingestão Diária Recomen-dada (IDR), preconizada pela ANVISA, que é de 27mg. Em casos de anemia já estabeleci-

|ANEMIA GESTACIONAL: COMO DIFERENCIAR DOS SINTOMAS NORMAIS DA GRAVIDEZ

houver baixa reserva de ferro e/ou na falta da suplementação a partir do segundo trimestre”, ex-plica o obstetra Corintio Mariani Neto, Secretário Geral da Asso-ciação de Obstetrícia e Gineco-logia do Estado de São Paulo (SOGESP).

A ferropriva é a mais comum, porém mais fatores podem de-sencadear uma anemia: defici-ência de ácido fólico, de vitami-na B12; defeitos dos glóbulos vermelhos (anemia falciforme, talassemias) e agressões aos eritrócitos (parasitoses tipo malá-ria, doenças autoimunes e infec-ções), entre outros.

COMO IDENTIFICAR?

TRATAMENTO

hemoglobina sanguínea. “Para a mulher não grávida, o limite infe-rior da normalidade é de 12,0 gra-mas por 100 ml (12g%), enquanto na gestação cai para 10,5g%. Ou seja, só consideramos anêmica a gestante que apresentar menos que 10,5 gramas de hemoglobina para cada 100 mililitros de san-gue”, informa Mariani.

da, a dose aumenta de maneira proporcional ao grau da enfer-midade”, destaca o obstetra.

Recomenda-se manter a mesma rotina terapêutica após o parto, reduzindo a dose pro-gressivamente, de acordo com os resultados obtidos nos he-mogramas de controle. “Mesmo para mães anêmicas, o aleita-mento materno deve ser exclu-sivo até o sexto mês, uma vez que possui todos os nutrien-tes necessários ao adequado desenvolvimento do recém--nascido, além de anticorpos, substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladores”, conclui o médico.

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

9OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

| LUCIANO PIRES

Esta coluna é publicada todos os domingos

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista.

Fiquei impressionado mui-tos anos atrás ao viajar para o Rio de Janeiro e

visitar um amigo carioca, que nasceu e viveu a vida toda na cidade maravilhosa. Fizemos os tradicionais passeios para turis-tas e fui surpreendido por ele quando, no alto do Corcovado, sob os braços do Cristo Reden-tor fez uma confissão:

– É a primeira vez que venho aqui.

O cara tinha mais de quaren-ta anos de idade e nunca tinha feito uma visita ao Cristo Re-dentor! Perguntei a razão e ele explicou que a loucura do dia a dia, os compromissos… mas eu entendi perfeitamente o que se passara. Para ele, o Cristo Re-dentor era invisível. O Pão de Açúcar idem. A floresta da Tijuca ibidem…

Meu amigo sofria do mal que muita gente sofre, o de não reparar nas coisas que são ro-tineiras, da incapacidade, pela proximidade, de enxergar coisas legais que apenas um olhar não treinado consegue. A rotina faz com que tudo vire parte da pai-sagem. Está tudo ali, tão fácil, tão à mão, tão perto, que a gen-te não vê. É preciso chegar um estrangeiro para nos acordar.

E num momento como o que vivemos hoje, especialmente aqui no Brasil, essa percepção ganha outra dimensão. A enxur-rada de más notícias diárias, a percepção de que seremos en-ganados, roubados, vilipendia-dos, cria em nós uma couraça que não permite que nada posi-tivo seja percebido, valorizado e curtido. Vamos nos acostuman-do ao inferno e não sentimos mais o cheiro do enxofre ou o calor das chamas. O otimista, é chamado de otário, deslumbra-do ou coisas piores. Tudo que é feito na cidade tem um lado ruim que é mostrado, analisado, ridicularizado. E não há como negar: o ruim, o mau, está lá, existe! Não haveria mal algum

em focar nele se houvesse um equilíbrio, mas parece impossí-vel. Parece que tudo é só ruim, todos são só maus, e o futuro será ainda pior.

E então surge um momento de luz! E a gente para para re-pensar as coisas.

Escrevo essa reflexão im-pressionado com um docu-mentário feito por uma garota húngara, a Tünde, que me pro-porcionou um desses momen-tos de iluminação.

Tünde chegou em São Pau-lo em 2012 e começou a contar em vídeo suas primeiras im-pressões sobre o Brasil, expli-cando assim seu desafio: “Bra-sil sempre era um sonho exótico para mim, fora de alcance. Um sonho mesmo da menininha imaginando aquele mundo des-conhecido com povo lindo, feliz, palmeiras, saias curtas e colo-ridas. Um abrigo dos desafios da realidade, mas nunca um objetivo. Tão impossível. Agora esse sonho é o meu desafio de realidade.”

O documentário é dividi-do em três partes nas quais o olhar não poluído de Tünde nos revela uma São Paulo que nós, paulistas, há muito deixa-mos de enxergar. São detalhes aparentemente bobos, que aos olhos de uma estrangeira reve-lam belezas que não enxerga-mos mais. Some-se a narração com um sotaque delicioso e…pronto! É fascinante!

Assistir esse documentário, praticando o exercício de enxer-gar nosso dia a dia através de olhos não acostumados, deve-ria ser obrigatório para todo bra-sileiro.

Faz bem pra nossa autoesti-ma. E mostra que existe espe-rança sim. Mas temos que sair da zona de conforto.

Experimente: http://bit.ly/1HMUdC2

O olhar não poluídop g

OOOOOOO oooolllllhhhhhhhaaaaaarrr nnnnnnnãããããooo ppppppppoooollllluuuuíííííídddddddooooo

A capital paulista voltou a mostrar, em dezembro, um dos piores de-sempenhos mensais nas vendas varejistas no Estado, registrando receita real de R$ 16,5 bilhões. Na comparação entre as 16 regiões do território paulista, o município ficou acima apenas de Litoral, Campinas e ABCD. A queda de 6,7% em seu faturamento real de dezembro, em relação ao mesmo período do ano

Queda no Comérciopassado, pressionou negativamente o índice estadual em 2,1 pontos. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada men-salmente pela Federação do Co-mércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomer-cioSP) a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

A Secretaria Municipal de Saúde faz prestação de contas das ações realizadas no 3° quadrimestre de 2014, e será realizada em uma Audiência Pública no auditório da nova Câmara Municipal de Linha-

Em reunião na quinta-feira (26) com o presidente do Senado, Renan Ca-lheiros, e o vice-presidente, Jorge Viana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, mostrou preocupação com projeto apresentado pela liderança do PSDB que inviabiliza o Programa Mais Médico. A iniciativa do governo federal chegará neste ano a um to-tal de 18.247 médicos atuando em mais de 4 mil municípios do país. Com isso, 63 milhões de brasilei-ros que antes não tinham acesso a médico na Unidade Básica de Saúde passam a ter o atendimento

Ações na Saúde

Menos Médicos

res às 14 horas da próxima se-gunda-feira (30). Durante o evento também será apresentado o Rela-tório de Gestão/2014. A audiência é promovida em cumprimento à lei 8.689/93.

garantido. A referência é o Projeto de Decreto Legislativo 33/2015 apre-sentado no Senado Federal na últi-ma segunda-feira (23). A proposta dos senadores Cássio Cunha Lima e Aloysio Nunes, líder e vice-líder do PSDB, respectivamente, têm como objetivo invalidar o termo de cooperação firmado pelo Ministério da Saúde com a Organização Pan--Americana da Saúde (OPAS), que garante a participação de médicos cubanos no Mais Médicos. O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição de Justiça do Senado

Ajuste das contas públicas; transparência, colaboração, agilidade e diálogo com a so-ciedade; combate à corrup-ção; mudança estrutural e comportamental na relação com os recursos naturais e o meio ambiente; avan-

ços sociais nas terras capi-xabas; e desenvolvimento econômico diversificado são os pilares estratégicos do Planejamento discutido no final de semana no Plano Estratégico do Governo do Estado.

Melhor Empresa As organizações interessa-das em participar do Prêmio IEL/ABRH – Melhor Empresa para se Trabalhar no Espírito têm até esta terça-feira, 30 de março, para realizar sua ins-crição. Inédita no Estado, a premiação tem como objetivo é identificar e reconhecer as organizações que mostram grande preocupação com os seus funcionários e que têm boas práticas em programas de gestão de pessoas, além de verificar o grau de satisfa-ção dos empregados. O for-mulário de inscrição está dis-ponível no site da ABRH-ES – www.abrhes.com.br. Pode-rão se inscrever empresas de todos os portes e ramos de atividades instaladas no Espí-rito Santo. A pesquisa vai ava-liar cases de referência nas áreas de clima organizacio-nal, desenvolvimento de cola-boradores e aperfeiçoamento dos líderes. Também serão avaliados critérios como grau de satisfação dos funcioná-rios, grau de engajamento da equipe e consistência da cul-tura de alto desempenho.

Programa Reflorestar Cerca de 50 produtores rurais participaram de uma palestra sobre o Programa Reflorestar, na última quinta-feira (26), no auditório do Centro de Refe-rência de Assistência Social (CRAS), município de Mucurici. A representante do Instituto Es-tadual de Meio Ambiente (Iema), Cláudia Carvalho de Mello, e os representantes de uma das empresas responsáveis pela elaboração dos projetos do pro-grama estadual Reflorestar na região Norte capixaba participa-ram da atividade. Na ocasião, a representante do Iema fez uma abordagem do programa, apre-sentando para os produtores o seu objetivo, regras de partici-pação e as vantagens econômi-cas e ambientais já constatadas em uma propriedade piloto. Fo-ram apresentadas algumas das seis modalidades do programa e o pagamento por serviços ambientais de algumas delas sendo que, ao término da reu-nião, foram sanadas dúvidas dos produtores e apresentada a empresa que atuará na elabora-ção dos projetos. O Instituto Ca-pixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Inca-per) também atuará na elabora-ção dos projetos e acompanha-mento das áreas.

A Secretaria de Estado da Educa-ção (Sedu) inicia nesta segunda--feira (30) as pré-inscrições para o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos níveis Básicos e Intermediários. São 870 vagas para professores das redes pública e municipal, servidores de órgãos públicos em geral e membros da comunidade local. Os interessados deverão se inscrever nas sedes dos Centros de Formação de Profissio-nais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez CAS/EOA (Escola Oral e Auditiva), localiza-

Curso de Língua dos em Vitória, Vila Velha e Cacho-eiro de Itapemirim, entre as 9 e as 17 horas, até a próxima quarta-feira (01). As pré-inscrições serão feitas mediante apresentação do formu-lário de inscrição devidamente pre-enchido, o termo de compromisso e os documentos pessoais, confor-me solicitados no edital. Após este período, os candidatos precisarão aguardar até que suas inscrições sejam inseridas e validadas pelo Sistema Integrado de Administra-ção de Recursos Humanos do Es-pírito Santo (SIARHES).

O PIONEIRO10DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

| GERAL

| O PIONEIRO NOS BAIRROSRedação O [email protected]

Escolas apostam cada vez mais na importância de trabalhar a inteligência emocional dos alunos

Além das tradicionais disciplinas, como Matemáti-ca, Língua Portuguesa, His-tória e Geografia, entre ou-tras, muitas escolas estão cada vez mais empenha-das em trabalhar também a inteligência emocional de seus alunos dentro da sala de aula. Para muitos espe-cialistas da área da educa-ção, o desenvolvimento das habilidades socioemocio-nais são tão ou mais impor-tantes para a formação dos alunos. Pois, se não forem bem trabalhadas, acabam interferindo ou até mesmo prejudicando o aprendiza-do cognitivo.

“O desenvolvimento das habilidades socioemocio-nais ajuda os alunos a se tornarem mais focados, mais resilientes. Por con-sequência, se concentram mais no aprendizado, se interessam mais pelo con-teúdo passado em sala de aula, e o desempenho es-colar aumenta expressiva-mente”, explica Francisca Romana Giacometti Paris, pedagoga, mestra em edu-cação e diretora de servi-ços educacionais do Grupo Saraiva.

De acordo a especialis-ta, com uso de técnicas da psicologia e da pedagogia, o desenvolvimento das ha-bilidades socioemocionais permite aos alunos que eles reconheçam suas pró-prias emoções e a maneira mais adequada de como lidar com elas. “A impulsi-vidade e a ansiedade são emoções muito fortes entre os jovens, por exemplo. No entanto, nem todos sabem como administrá-las. E isso implica em problemas de relacionamento interpes-soal, de convivência, tanto dentro como fora da escola. Mas é possível ensiná-los a ter mais controle, a gerir

tudo isso do melhor modo possível”, diz a pedagoga.

Muitas escolas têm ado-tado materiais e metodolo-gias desenvolvidos espe-cialmente para esse fim. No mercado já existe uma quantidade razoável de op-ções. “Mas, antes de adotar uma delas, é importante se certificar de que está op-tando por uma metodologia comprovadamente eficaz. Para que não se desperdi-ce o investimento, tanto fi-nanceiro como o de tempo, e nem a oportunidade de criar alunos realmente pre-parados para a vida adulta”, recomenda a diretora de serviços educacionais do Grupo Saraiva. Uma dica simples é contatar e buscar referências com os educa-dores das escolas que já trabalham com a metodolo-gia pretendida.

Recentemente, a impor-tância do desenvolvimento das habilidades socioemo-cionais para os alunos da rede pública de ensino foi reforçada, inclusive, pelo Ministério da Educação, que destacou a necessida-de de trabalhar essas habi-lidades nas escolas públi-cas do país. Em Mairiporã, cidade do interior paulista, duas escolas municipais adotaram neste ano letivo a metodologia desenvolvi-da pelo dr. Augusto Cury, chamada de Escola da In-teligência. Para o prefeito da cidade, Márcio Pampuri, isso é fundamental para o desenvolvimento dos jo-vens. “A educação é mui-to importante, não apenas enquanto torna o cidadão mais participativo e capaz de influenciar no futuro da nação, mas pelo simples fato de ampliar o seu pró-prio conhecimento e patri-mônio intelectual”, conclui o prefeito.

Hoje tem Copa Norte de Motocross no bairro Planalto Neste final de semana, Linha-res vai receber a primeira etapa da Copa Norte de Motocross. O evento é uma realização do grupo Guerra Cross com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A entrada para o público é livre.A 1ª Etapa da Copa Norte de Motocross acontece hoje, na Av. Emerson Da Silva Aguiar, nº 1371, anexo a pista de kart, próximo à praça do bairro Pla-nalto. Segundo a organização o evento, são esperados mais de 200 pilotos na competição.

CategoriasSerão 12 categorias que con-templam desde as minicross até as profissionais. Os campe-ões estaduais de Minas Gerais,

Bahia e Rio de Janeiro, além do campeão capixaba, estarão presentes no evento. Ontem co-meçam as baterias de treinos

livres, em que os competidores fizeram um aquecimento para a corrida. A competição começa às 12h deste domingo (29).

DesenganoAção comunitária agrada moradoresEssa é a primeira de uma série de serviços que serão disponibilizados para os moradores da regiãoA última terça-feira, 24, foi dife-rente no distrito de Desengano. Isso porque os moradores par-ticiparam, pela primeira vez, da "Ação Comunitária" que levou diversos serviços de assistência social para a região. A ação foi promovida pela Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Rio Quartel e levou informação sobre os serviços disponíveis para os pais e recreação para as crianças.Durante o evento foi apresen-tado à comunidade um teatro sobre Estatuto da Criança e

do Adolescente, palestra sobre os serviços do Cras e sobre o CadÚnico. Além das apresenta-ções dos serviços disponíveis para o cidadão, as crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas como circuito sobre a água, oficina de chavei-rinhos, pintura de rosto e pula-pula.A coordenadora do Cras Rio Quartel, Jaira Recla, contou que a Ação foi o primeiro passo para a implementação de outros serviços na região. "Realizamos essa ação e percebemos que os moradores aprovaram. Agora, já estamos organizando ações

frequentes, que farão parte da rotina da população de Desen-gano e irão proporcionar mais qualidade de vida à população", contou a coordenadora.Os maiores beneficiados com a ação foram os moradores. Eles aprovaram a iniciativa e já espe-ram que mais serviços estejam disponíveis. É assim que pensa o agricultor Henrique Pignaton Filho: "Essa é uma boa idéia porque o distrito fica longe da sede, o que inviabiliza o aces-so aos serviços do Cras. Agora, temos a informação e tudo que chegar será bom para a comu-nidade."

O PIONEIRO

DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

11INDICADOR PROFISSIONAL |

12DOMINGO, 29 MARÇO DE 2015

O PIONEIRO| SOCIEDADE

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

O ex-diretor de Abasteci-mento da Petrobrás Paulo Roberto Costa disse em de-poimento à força tarefa da Operação Lava a Jato, que o deputado federal Aníbal Gomes, do PMDB do Cea-

rá, que seria representante do senador Renan Calhei-ros nessas falcatruas que envergonham o país, ficou lhe devendo RS 800 mil. Diz o dito popular: “ladrão que rouba ladrão.

Entre eles

“Quem não conhece a mulher amiga, põe a mão sobre o coração e não encontra aí a flor, que se rega nas lágri-

mas, quer de alegria quer de recíproca tristeza.” (Camilo Castelo Branco)

Bom dia, Odimar João Friço

A atuação do gerente da Caixa Econômica Federal em Linhares, Edilson Enil-ton da Silva é sempre elo-giada pelo tratamento que dispensa aos clientes. Isso é bom.

O oftalmologista Jobson Bortot, coordenador da Confraria do Vinho de Li-nhares, estuda a data do primeiro encontro do grupo este ano.

O feriado da Semana San-ta este ano será mais curto para o capixaba, porque o Governo do Estado não de-cretou ponto facultativo na quinta-feira. Efeito da crise.

Petrius Belmok abriu em Linhares, na Rua Rufino de Carvalho, centro, em parce-ria com Jamile Pratissoli a franquia Mixirica, uma rede de fast-food que oferece re-feições equilibradas para qualquer momento do dia, em que o cliente pode esco-lher por um dos variados ti-pos de sucos naturais, sala-das, sanduíches etc, a custo relativamente baixo.

Bom dia especial hoje para o jovem Felipe Ceolin Liryo, extensivo aos pais, Marta e Paulo Liryo e esposa Ma-rina, por sua aprovação no Concurso de Juiz de Direito em Minas Gerais.

Curtas

Divulgação

Silvestre Milanesi aniversariou e recebeu o carinho da neta Alice

Divulgação

Divulgação

Thaliça e Estevan Malacarne em recente acontecimento so-cial na cidade

Curtas IISerá no Centro de Conven-ções Rubens Pimentel, em Aracruz, dias 13 e 16 de agosto, a Expo-Agrovidas – Feira do Agronegócio de Aracruz, em benefício do Hospital São Camilo. Amado Batista, Diogo Nogueira, Ir-mão Lázaro, Victor & Léo e o padre Fábio de Melo são as atrações anunciadas.

Foi bonita e muito prestigia-da a assembléia festiva que marcou os 50 anos de fun-dação do Lions Clube de Li-nhares, realizada sexta-feira, 27, no salão de festas da Loja Maçônica Linhares Unidos.

Edileuza e Luciano Ribei-ro Durão não perdem uma oportunidade de curtir a ra-dioativa Guarapari. Estão sempre por lá.

Quem esteve visitando a re-dação de O PIONEIRO na tarde da última sexta- feira foi o ex- Secretário de desenvol-vimento, Indústria e Comér-cio na gestão Guerino Za-non, Paulo Roberto Medina, oportunidade que tivemos de botar o papo em dia.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Walter Maia de Oliveira Junior pediu demissão sexta-feira, 27.

Assumiu interinamente o Secretário Municipal de De-senvolvimento Econômico e Urbano, Rodrigo Paneto.

Mudança

Carlos Eduardo Brandão e Ingrid Montagnani curtindo Pa-ris, cidade que escolheram para o noivado. Beleza pura