o pioneiro 20 de dezembro de 2015

12
O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVII | Nº 100 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas DOMINGO 20 DE DEZEMBRO DE 2015 jornalopioneiro.com.br | DENI | PANORAMA | INFORME R$ 1,00 Julia e Luiza, dois brotos bacanas, estão na Pag.12 O último fim de semana da primavera deve ser de calor em todo o Espírito Santo. Pag. 09 A presidente Dilma Rousseff (PT) experimentou na última quinta-feira seu dia do fico. Pág. 02 O Projeto de Lei nº 482/2015, que trata da reorganização dos serviços notariais e de registro no Espírito Santo, foi aprovado pela Assem- bleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O Projeto se- gue agora para análise do governador Paulo Hartung. As alterações adéquam os serviços notariais e de re- gistro no Estado à Lei dos Cartórios e à Resolução nº 80/2009 do Conselho Na- cional de Justiça (CNJ). Pág. 04 Aprovado projeto de reorganização dos cartórios de Linhares Ifes divulga resultado parcial do processo seletivo dos cursos técnicos O Instituto Federal do Espí- rito Santo (Ifes), campus Li- nhares, divulgou na quinta- -feira, 17, o resultado parcial dos aprovados nos proces- sos seletivos para cursos técnicos. Após a análise de recursos, será divulgada na terça-feira, 22, a listagem de candidatos aprovados e suplentes. Pág. 03 Produção de café deve chegar a 43,24 milhões de sacas nesta safra Pág. 04 Linharense conquista 1º lugar no ranking estadual da Olimpíada de Matemática Pág. 05 MINISTRA DO MEIO AMBIENTE SE REÚNE COM COMUNIDADE DE REGÊNCIA A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, participaram de reunião com a comunidade de Regência. O PIONEIRO nos Bairros pág. 10 Nozinho diz que fez mais pelo município em um mandato do que outros prefeitos Págs. 06 e 07 + colunas | Norma Astréa pag. 05 | Televisão pag. 06 | Palcos e Atores pag. 07

Upload: jornal-o-pioneiro

Post on 24-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 20 de dezembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVII | Nº 100 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

DOMINGO20 DE DEZEMBRO DE 2015

jornalopioneiro.com.br

| DENI | PANORAMA | INFORME

R$ 1,00

Julia e Luiza, dois brotos bacanas, estão na Pag.12

O último fim de semana da primavera deve ser de calor em todo o Espírito Santo.Pag. 09

A presidente Dilma Rousseff (PT) experimentou na última quinta-feira seu dia do fico. Pág. 02

O Projeto de Lei nº 482/2015, que trata da reorganização dos serviços notariais e de registro no Espírito Santo, foi aprovado pela Assem-bleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O Projeto se-gue agora para análise do governador Paulo Hartung. As alterações adéquam os serviços notariais e de re-gistro no Estado à Lei dos Cartórios e à Resolução nº 80/2009 do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ).

Pág. 04

Aprovado projeto de reorganização dos cartórios de Linhares

Ifes divulga resultado parcial do processo seletivo dos cursos técnicosO Instituto Federal do Espí-rito Santo (Ifes), campus Li-nhares, divulgou na quinta--feira, 17, o resultado parcial dos aprovados nos proces-sos seletivos para cursos técnicos. Após a análise de recursos, será divulgada na terça-feira, 22, a listagem de candidatos aprovados e suplentes.

Pág. 03

Produção de café deve chegar a 43,24 milhões de sacas nesta safra Pág. 04

Linharense conquista 1º lugar no ranking estadual da Olimpíada de Matemática

Pág. 05

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE SE REÚNE COM COMUNIDADE DE REGÊNCIA

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico

Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, participaram de

reunião com a comunidade de Regência.O PIONEIRO nos Bairros pág. 10

Nozinho diz que fez mais pelo

município em um mandato

do que outros prefeitos

Págs. 06 e 07

+ colunas | Norma Astréa pag. 05

| Televisão pag. 06

| Palcos e Atores pag. 07

Page 2: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

2DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da Conceição

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

POLÍTICO

Sorvete em alta

O sábio disse

O setor de sorvetes e picolé, ao lon-go dos anos, apresenta crescimento constante. Na última década a Asso-ciação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) registrou o consumo de 1,2 bilhão de litros, uma alta de mais de 90%.A sorveteria Fioretto é um grande exemplo desse mercado em ascensão. Já com 19 lojas espalhadas por nove municí-pios do Estado do Espírito Santo e uma loja em Minas Gerais, a empre-sa continua a crescer: uma franquia acaba de chegarà charmosa vila de Itaúnas em Conceição da Barra.

"Presidencialismo - Neste regímen, onde para o chefe do estado não existe responsabilidade, porque a responsabilidade criada sob a forma do impeachment é absolutamen-te fictícia, irrealizável, mentirosa, e onde as maiorias parlamentares são manejadas por um sistema de elei-ção que as converte num meio de perpetuar o poder às oligarquias es-tabelecidas, o regímen presidencial criou o mais chinês, o mais turco, o mais russo, o mais asiático, o mais africano de todos os regimens," dis-se Rui Barbosa.

Desmatamento zero

Bye Bye Levi

Preservar as matas do Espírito Santo é o objetivo do Projeto de Lei 244/2015, aprovado na última sessão ordinária do ano, reali-zada na última sexta-feira (18). A proposta institui o desmatamen-to zero no Estado. Apresentada pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), a iniciativa proíbe a supres-são de florestas nativas em todo o território capixaba. Enivaldoafirma que desenvolvimento e preserva-ção das matas podem caminhar juntos. O parlamentar ressalta que a medida tem como reflexos vários benefícios para a sociedade.

O economista Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento, substituirá Joaquim Levy no Mi-nistério da Fazenda. O anúncio oficial foi feito na última sexta -feira (18), no Palácio do Planalto.Os rumores sobre a saída de Levy do governo de Dilma Rousseff (PT) cresceram nos últimos dias de-pois da discordância do ministro e a equipe econômica sobre a meta fiscal para 2016.

Robin Cunha Hood

Crise na imprensa

Ainda há juízes

Corregedor do TJES

Cursos fechados

Cursos fechados II

O presidente da Câmara dos De-putados, Eduardo Cunha (PMDB--RJ) passou de vilão a mocinho com essa invasão desastrosa do Supremo Tribunal Federal- STF no

Em reunião com o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Sin-dicato de Empregados na Admi-nistração de Jornais e Revistas e Sindicato dos Radialistas, repre-sentantes dos Diários Associados – jornal Estado de Minas, jornal Aqui e TV Alterosa – não apresentaram nenhuma proposta concreta para

O desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJ/SP, determinou o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil. "Em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que mi-

O novo corregedor geral de Justi-ça do Estado é o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Ele

O vestibular está suspenso para 68 cursos no país nas áreas de Ciências Exatas, licenciaturas e afins, confor-meinformou o Ministério da Educa-ção - MEC na última sexta-feira, 18. As graduações obtiveram, a partir das duas últimas avaliações do MEC,

Desse total, 45 tiveram evolução muito baixa (da nota 1, em 2011, passou para 2, no ano passado) e ainda podem reverter a medida cautelar após uma avaliação in

legislativo federal. Indecisos, sem unanimidade, os ministros “tiraram da moita, para jogar no mato", a vo-tação do impedimento da presiden-te Dilma Rousseff (PT).

resolver os descumprimentos da legislação trabalhista pela empre-sa e não garantiram o pagamento do 13º Salário. Diante da situação, os sindicatos já pediram uma nova reunião de mediação no Ministério do Trabalho e vão convocar assem-bleias dos trabalhadores para deci-dir o que fazer.

lhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da em-presa [em fornecer informações à Justiça]", ponderou o magistrado. O julgamento do mérito será realizado pela 11ª Câmara Criminal.

falou sobre a sua expectativa, satis-fação, orgulho e gratidão em assu-mir a função.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) menor do que 3, índice considera-do insatisfatório e a partir do qual o curso é passível de restrições. A lista com a relação dos cursos afetados foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira.

loco feita pelo MEC e a assinatura de um protocolo de compromisso em implementar melhorias. Nas outras 23, não há essa possibili-dade.

Robin Cunha Hood II

Robin Cunha Hood III

Robin Cunha Hood IV

A decisão do Supremo Tribunal Fe-deral de acatar a tese do governo e derrubar a chapa de oposição e o voto secreto, além de dar mais po-

Uma das signatárias do pedido acolhido pela Câmara, a advogada Janaina Paschoal disse que, com a decisão, o Supremo "enterrou"

Além disso, na opinião da advogada, ao dar pleno poder de decisão ao Se-nado, o STF desmereceu o regimen-

der de decisão ao Senado, dividiu a opinião de juristas favoráveis e con-trários ao processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff.

o processo. Segundo ela, a Cor-te "exorbitou da sua competência constitucional e invadiu os poderes inerentes ao Legislativo".

to da Câmara. "O Supremo várias ve-zes aplica seu próprio regimento. Por que o regimento da Câmara não?"

A 4ª turma do Supremo Tribunal de Justiça - STJ, em decisão por maio-ria, julgou improcedente pedido de indenização do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambu-co - TJ/PE, hoje aposentado, Etério Ramos Galvão, por suposta ofensa

O governo federal quer aprovar no Congresso Nacional um conjunto de normas bem próximo ao pensamen-to bolivariano de alguns regimes de viés autoritário na América Latina. Se conseguir, será um golpe às nossas instituições democráticas. Pretende a

Ao elevar seus cobradores à condi-ção de vice-reis do fisco, o governo rebaixa o Judiciário em evidente atentado ao Estado Democrático de Direito, como denunciam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),

A proposta está no Congresso desde 2009. A intenção inicial, dentro do Se-gundo Pacto Republicano do governo Lula, era “modernizar a prestação

Amanhã, segunda-feira, antes do re-cesso parlamentar, a Comissão Par-lamentar de Inquérito (CPI) da Máfia dos Guinchos, vai se reunir no Plená-

A presidente Dilma Rousseff (PT) experimentou na última quinta-feira seu dia do fico, pois a decisão do-Supremo Tribunal Federal - STF foi como uma pá de cal no processo. Se foi "para o bem de todos e felicidade

“Mais um dia vergonhoso para o parlamento”, assim definiu o de-putado Sérgio Majeski (PSDB) a aprovação em segundo turno da PEC 23/2015 que desobriga o go-verno do Estado a dar publicidade

O tucano havia apresentado uma questão de ordem na sessão da última quinta-feira (17), para tentar barrar a PEC da Obscuridade . Ele questionou que a matéria deveria

Liberdade de imprensa

Golpe fiscal

Golpe fiscal II

Golpe fiscal III

Máfia dos Guinchos

Dia do Fico

Proteção

Proteção II

em reportagem da revista IstoÉ. O colegiado seguiu o voto divergente do ministro Marco Buzzi, para quem a matéria jornalística limitou-se a te-cer comentários, ainda que críticos ou ríspidos, sobre fatos concreta-mente imputados.

administração federal que seus buro-cratas substituam a Justiça e condu-zam as execuções fiscais com méto-dos como penhorar bens sem ordem judicial, permitir à Fazenda acesso a dados e patrimônio de devedores, reter valores e indispor bens particulares.

Associação Comercial de São Paulo, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fecomércio-SP, SESCON-SP, e integrantes do Fó-rum Permanente em Defesa do Empreendedor.

jurisdicional”. Na verdade, pretende reinstituir a figura dos coletores de im-postos. Ou seja, estamos nos velhos tempos dos coletores de impostos...

rio Judith Leão, a partir das 11h. Na pauta, o relatório parcial que deverá ser apresentado pela relatora, depu-tada Janete de Sá (PMN).

geral da nação", o tempo vai dizer. O fato é que algum tempo depois do original "fico", a coisa acabou com a noite das garrafadas. Vejamos, en-tão, como, dois séculos depois, as coisas acontecem.

à concessão de benefícios fiscais às empresas do Estado. A PEC foi apresentada pelo líder do governo Gildevan Fernandes (PV) no dia 8 deste mês e tramitou em tempo--recorde na Casa.

ter o parecer da Comissão de Cida-dania, já que foi distribuída para ela, e a reunião conjunta das comissões de Justiça e Finanças deveria ter a autorização do Colégio de Líderes.

Page 3: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

3CIDADE

Ifes divulga resultado parcial do processo seletivo dos cursos técnicos

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Linhares, divulgou na quinta-feira (17), o resultado parcial dos aprovados nos processos seletivos para cursos técnicos. A lista pode ser acessada no site da instituição, em: http://migre.me/srEOP. Após a análise de recursos, será divul-gada na terça-feira (22) a lista-gem de candidatos aprovados e suplentes, dentro do número de vagas previsto em edital.

Ao todo, os candidatos con-correram a 192 vagas no campus Linhares para cursos técnicos em Administração e Automação Industrial, nas modalidades inte-

grado e concomitante. Na lista, o candidato deve conferir a classifi-cação na coluna intitulada “CLS” e ver se ficou dentro do quantita-tivo de vagas destinadas para a opção que ele escolheu (Ações Afirmativas e Ampla Concorrên-cia).

O resultado parcial divulgado na quinta-feira traz a listagem dos candidatos classificados e eliminados de acordo com a sua opção de curso e ação afirmati-va. A lista também contém as no-tas das provas e a classificação do candidato de acordo com os critérios de classificação previs-tos no edital.

Campanha “Natal Solidário” arrecada alimentos em LinharesA Biblioteca “Marcílio Lieberenz Falleiros”, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promo-ve até o dia 29 de dezembro, a campanha “Natal Solidário” que visa à arrecadação de alimen-tos não perecíveis em prol dos pescadores atingidos pela tra-

gédia de Mariana (MG).Toda a arrecadação será doada para a Colônia de Pescadores Z06 Caboclo Bernardo, que posteriormente será destinada aos pescadores de Vila de Re-gência e Povoação. As doações de pessoas ca-

Lar da Fraternidade necessita de doação de fraldas geriátricas

A crise econômica no país está refletindo nas doações que as ins-tituições beneficentes recebem em Linhares. No Lar da Fraternidade que atende no município 22 anos, por exemplo, a recessão econômica causou uma queda de auxílio na faixa de 7%, impactando principalmente na doação de fraldas geriátricas.

Segundo o presidente da entidade, o advogado Alberto Almeida Santos, atualmente, o Lar da Fraternidade atende 20 pessoas de ambos os sexos, sendo 10 delas acamadas e cadeirantes – que não andam e não falam, e dependem de funcionários para toda e qualquer ação.

“Essas pessoas usam em média quatro ou mais fraldas geriátricas por dia. As despesas do Lar da Fra-ternidade são altas e dependemos muito de doações, principalmente de fraldas. Hoje, com a crise econômica, a nossa arrecadação caiu bastante e temos nos esforçado para manter os cuidados necessários dos nossos abrigados”, disse Santos.

Com uma equipe de 15 funcio-nários remunerados – o presidente e demais diretores são todos voluntários –, o Lar da Fraternidade atende ainda seis pessoas com distúrbios mentais, um cego que também é surdo-mudo, além de três adolescentes sem defi-ciência, que chegaram ao Lar ainda bebês.

Ao todo, os gastos mensais da instituição variam de R$ 38 mil a R$ 40 mil – 50% do valor são referentes à folha de pagamento dos funcionários, que trabalham em escala de 12x36 (devido ao alto nível de estresse do ambiente), exceto equipe técnica e demais funcionários.

“O município de Linhares ajuda, as pessoas físicas e jurídicas e demais doadores, também. Mas continuamos buscando apoio da sociedade em geral, principalmente quanto à doação de fraldas geriátricas do tipo antia-lérgica [tamanhos M e G], e também alimentos não perecíveis, material e mão de obra para serviço de pedreiro e pintura”, informou Santos.

DoaçõesOs interessados em doar ali-mentos não perecíveis, fraldas geriátricas, produtos de limpe-za e higiene pessoal, ou doa-ção em dinheiro para o Lar da Fraternidade, podem entregá--los pessoalmente na sede da instituição, localizada à Rua Claudio Manoel da Costa, nº 1308, no bairro Interlagos – ao lado Asilo dos Idosos.As doações em dinheiro tam-bém podem ser depositadas nas seguintes contas: Banestes – Agência 124, Conta Corrente 12.323.507; Sicoob – Agência 3007, Conta Corrente 12.507-5; CNPJ Lar da Fraternidade: 08.729.763/0001-80. Mais in-formações pelo telefone (27) 3372-3089.

Prefeitura decreta ponto facultativo nas vésperas de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Linhares decretou ponto facultativo os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. Nessas datas, não haverá expediente nos órgãos da administração direta, autarquias e demais repartições públicas.

De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito Nozi-nho Correa, excetuam-se os serviços essenciais no aten-dimento à população, assim considerados, os de saúde,

como é o caso do Hospital Geral de Linhares, os de reco-lhimento de lixo e os de vigi-lância em prédios municipais.

Com a medida, o expedien-te nas repartições públicas do município será encerrado na quarta-feira (23), às 18 horas, e retomado apenas na segunda-feira (28). O mes-mo acontece na semana do Réveillon, com as atividades encerrando-se na quarta-feira (30), e sendo retomadas na segunda-feira (4).

dastradas na Biblioteca serão revertidas em créditos que fun-cionam como forma de quita-ção da pendência. A quitação de débitos será referente ao valor do produto. Por isso, é necessária a apresentação do cupom fiscal.

Page 4: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

4DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO| CIDADE

ÁREAPara a área total plantada no país com as espécies arábica e conilon, o levantamento esti-ma 2.248,9 mil hectares, que é 0,9% inferior à da safra passada e corresponde a uma redução de 19.707,5 hectares. Desse total, 326,8 mil hectares (14,5%) estão em formação e 1.922,1 mil hecta-res (85,5%) estão em processo produtivo.Com relação ao café arábica, a área plantada no país soma 1.766,9 mil hectares. Nesta safra, houve um decréscimo de 1,1% ou o equivalente a 18.860,5 hec-tares. Minas Gerais concentra a maior área com a espécie, com 1.190,6 mil hectares, seguido de São Paulo com 213 mil hectares. Já para o café conilon, há uma re-dução de 0,2% na área, estimada em 482 mil hectares.

CANA-DE-AÇUCAR

Produção de café deve chegar a 43,24 milhões de sacas nesta safra

A safra de café do Brasil das espécies arábica e conilon está estimada,

para este ano, em 43,24 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. O resultado, em período de baixa bienalidade da cultura para a maioria das regiões, com exceção da Zona da Mata Mineira, representa queda de 5,3%, quando comparado à produção de 45,64 milhões de sacas obtidas no ano passado. É o que indica o terceiro levantamento, divulgado nesta quinta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abasteci-mento (Conab).

Com relação à pesquisa realiza-da em setembro (42,15 milhões de sacas), houve um aumento de 2,7% ou o equivalente a 1,1 milhão de sa-cas. Isso se deve, principalmente, ao ganho na carga produtiva de café em coco medida no período da colheita e ao rendimento do café beneficiado.

A produção do café arábica deve ser de 32 milhões de sacas, o que representa 74,1% do total do país. Há

uma redução de 1,7%, devido baixa de 1.532,7 mil sacas no Cerrado Mineiro e 524,9 mil em São Paulo, correspondendo a 26,6 e 11,4%, respectivamente.

A espécie apresenta ganho de produção apenas na Zona da Mata Mineira, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Esta região de Minas está em ano de bienalidade positiva e, apesar das condições climáticas adversas, tem boa produtividade. No Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro a produção recupera-se das condições climáticas adversas, superando a safra anterior.

O conilon deve colher 11,19 milhões de sacas, o que representa uma redução de 14,2%, devido a queda da produção no Espírito San-to, maior estado produtor da espécie. O resultado se deve à estiagem da safra atual, com as lavouras do esta-do afetadas por déficit hídrico, eleva-das temperaturas e grande insolação nos primeiros meses do ano, o que levou à má formação dos grãos.

A safra 2015/2016 de cana-de-açúcar produzida pelo Brasil pode chegar a 658,7 milhões de toneladas,

A safra 2015/2016 de cana-de--açúcar produzida pelo Brasil pode chegar a 658,7 milhões de toneladas, com um aumen-to de 3,8% em relação à safra anterior, quando foram colhidas 634,8 milhões de toneladas. Este levantamento é o terceiro do ano realizado pela Compa-nhia Nacional de Abastecimen-to (Conab) e divulgado nesta quinta-feira (17).A estimativa de um aumento na produção e na produtivida-de (3,9%) se deve, sobretudo, à participação dos canaviais da região Centro-Sul que não sofreram os efeitos da falta de chuvas na safra anterior e que afetaram a produtividade. O estudo mostra também que a área de colheita teve um pe-queno decréscimo.A maior parte da cana colhida vai ser destinada à fabrica-ção de etanol, que represen-ta 57,9% de toda produção. O etanol total deve ter um au-mento de 1,9% ou cerca de

554 milhões de litros, passando de 28,66 para 29,21 bilhões de litros, enquanto que o hidratado, utilizado nos veículos "flex-fuel", pode subir mais 7,4% ou o equi-valente a 1,25 bilhões de litros. A marca sai de 16,9 bilhões para 18,2 bilhões de litros. Entre as regiões, o Sul não apresentou aumento na produção de etanol hidratado. Já o anidro, destina-do à mistura com gasolina, teve redução de 6% (699,8 mil litros), passando de 11,7 bilhões para 11 bilhões de litros.Para a produção de açúcar, está

prevista uma redução de 2,7%. A estimativa é que deve cair das 35,56 milhões para 34,61 milhões de toneladas, o que representa 947,5 mil toneladas a menos. Os responsáveis pela queda nacional são os estados de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Goiás que valorizaram mais a produção de etanol nes-ta safra.A estimativa é que a moagem já chegou a 86,5% do volume colhido no país, sendo 90,2% na região Centro-Sul e 46,3% na Norte/Nordeste.

Aprovado projeto de reorganização dos cartórios de Linhares e de outros 18 municípios capixabas

O Projeto de Lei nº 482/2015, que trata da reorganização dos serviços notariais e de registro no Espírito Santo, foi aprovado, na quarta-feira (16), pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O PL segue agora para análise do governador Paulo Hartung.

Conforme o PL, as desacumu-lações de serviços notariais e de registro ocorrerão na Comarca de Linhares e de outros 18 municípios capixabas. As alterações adéquam os serviços notariais e de registro no Estado à Lei dos Cartórios (Lei

nº 8.935/1994) e à Resolução nº 80/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além disso, o projeto de lei também prevê a criação de 33 novos cartórios, sendo três no município de Linhares. O projeto de reorganização dos cartórios é fruto do trabalho da Comissão de Estudo Complementar, constituída pelo Ato Normativo nº 125/2015, que no período de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, submeteu o Anteprojeto de Lei à consulta pública.

Câmara de Linhares vai abrir concurso para 30 vagasA Câmara Municipal de Linha-res vai abrir concurso público destinado ao preenchimento de 30 vagas do quadro de pesso-al efetivo em cargos de nível médio e superior. O concurso público estará sob a responsa-bilidade da Fundação Profes-sor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).As vagas são para telefonista (03), protocolista (03), almoxa-rifado (02), recepcionista (04), zeladoria (02), técnico em re-

cursos humanos (02), técnico em contabilidade (02), asses-soria de imprensa (02) e agente legislativo (10). Os salários va-riam de R$ 954 a R$ 1.365,31.Os 30 cargos que serão apro-vados em concurso público irão substituir os funcionários que atuam no Legislativo Municipal, sob regime de comissão nos respectivos cargos. A expectati-va é que até março todo o pro-cesso burocrático seja finaliza-do e as provas sejam aplicadas.

Descrição: Atuará como representante comercial, atendimento aos clientes ativos e buscando prospecção de novos clientes, visitas, organização, fazer relatórios, entre demais atividades.Necessária formação em Engenharia Civil/ Mecânica/ Produção.Conhecimento na área de caldeiraria, sistemas de ventilação, estruturas metálicasPossuir carteira de clientes, registro no Core, empresa registrada e veículo próprio.

Interessados encaminhar e mail para [email protected] , A/C.: Daniela

Para conhecimento de nossa linha de produtos, favor acessar o site www.krieger.com.br

REPRESENTANTE COMERCIALREPRESENTANTE COMERCIALRepresentar Empresa Ramo Metalúrgico – Blumenau SC

Atuará na região: A definir

Page 5: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

5GERAL |

Publicado originalmente em 14 de outubro de 2012

CLÍNICA DE TERAPIAS HOLÍSTICAS

TH MARNE SEARA BORGESAGENDE A SUA CONSULTA

Tratamento de disfunções de órgãos afetados e problemas psicossomá cos (Stress, fobias, medos, vícios, angús as e outros), com as técnicas milenares das terapias naturais, chinesas, japonesas, betanas, do REIKI, DO IN, CROMOTERA-

PIA, REFLEXOLOGIA PODAL, PSICOTERAPIA HOLÍSTICA E HIPNOSE CLÍNICA, ENTRE OUTRAS TÉCNICAS, através de Terapeuta Holís co Credenciado.

CRT 48930

CLÍNICA CENTROLINRua Soeiro Banhos, 158, Centro, Linhares - ES

Tels. 3371-0602 - 3372-3377

Não anuncie em qualquer jornal

Anuncie em

(27) 3200-6767

Oslo & Linhares

Esta coluna é publicada todos os domingos

Norma Astréa N. Grü[email protected]

| NORMA ASTRÉA

Para quem não sabe, Oslo é capital da Noruega. An-tes que você se lembre

apenas do produto pelo qual o país é conhecido internacio-nalmente, o bacalhau, convém saber que ele é considerado, também, o melhor do mundo em IDH- Índice de Desenvolvi-mento Humano-, o mais digno para se viver - de acordo com o relatório da ONU de 2009-, o mundialmente mais pacífico (conforme uma pesquisa re-alizada pelo Índice Global da Paz, em 2007) e aquele cujo povo é considerado o menos fútil e vaidoso do planeta.

De acordo com a constitui-ção norueguesa, que, aliás, é inspirada na Declaração de In-dependência dos Estados Uni-dos e na Revolução Francesa , o seu povo vive sob uma mo-narquia constitucional unitária e um sistema parlamentar, de modo que o rei é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o do governo.

Com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a partir da segunda metade do século XX, sua moeda fortaleceu-se, per-mitindo que hoje os noruegue-ses possuam o segundo maior PIB per capita nominal (depois de Luxemburgo) e o terceiro maior PIB (PPC) per capita do mundo. Isso tem permitindo a implantação de políticas de bem estar social, fazendo com que a saúde seja considerada universal, a previdência social seja bastante abrangente, a educação básica seja gratuita para todos, e o ensino superior seja subsidiado pelo governo.

Dessa forma, todos os ci-dadãos noruegueses e os indi-víduos que trabalham naquele país são automaticamente am-parados pelo Regime Nacio-nal de Segurança Social, que garante aos seus aderentes o usufruto de pensões (de velhi-ce, de sobrevivência ou de in-validez), assim como subsídios relacionados a doenças ou a acidentes, inclusive os de tra-balho.

Outro exemplo de evolução e clareza mental se revela na concessão de licenças, tanto aos pais quanto às mães, à escolha deles, de 46 semanas com 100% do salário ou de 56 semanas com 80% dele, para

que ambos possam cuidar dos seus recém-nascidos. A razão disso é a crença de que o cari-nho e a atenção paternos/ma-ternos são fundamentais para o bom desenvolvimento de seus filhos.

No que tange à educação básica, os noruegueses en-tendem que suas escolas de-vem, gratuitamente, ter três papéis fundamentais: trans-mitir conhecimentos e cultura, promover a mobilidade social, e proporcionar uma base para a criação de riqueza e assis-tência social para todos, inde-pendentemente das origens sociais, raciais, culturais ou do local em que vivem .

No que concerne ao ensi-no superior, os alunos podem contar com subsídios para es-tudar em uma das sete univer-sidades, das cinco faculdades especializadas, das vinte e cin-co faculdades normais, ou em qualquer uma das várias parti-culares que há por lá.

Para o leitor que está se perguntando se eu já visitei Oslo, se já vivi na Noruega eu respondo “Não!” para as duas perguntas e informo que eu apenas sei pesquisar tudo o que me interessa.

Para aqueles que querem saber a razão do título da mi-nha crônica, eu digo que é desse país que eu me lembro todas as vezes que o meu co-ração vem à boca, quando me deparo com um ciclista na con-tramão, ou que tenho de atra-vancar o trânsito de Linhares (sobretudo aos sábados pela manhã), para esperar os pe-destres, lépidos, fagueiros e sonsos, que atravessam os cruzamentos, pouco se lixando para a mobilidade urbana em geral, bem devagarinho, como se estivessem desfilando na capital norueguesa.

Quase sempre alguém buzi-na atrás de mim, como se eu devesse avançar e atropelar alguém. Então, para eu não me irritar, sorrio e falo baixinho: “Esse da frente deve ser de Oslo (embora nunca tenham características físicas dos des-cendentes dos Vikings: pele branca e os olhos azuis), o de trás... deve ser de Linhares mesmo.”

Estudante linharense conquista 1º lugar no ranking estadual da Olimpíada de Matemática

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina neste domingo

Campanha “Natal Solidário” arrecada alimentos em Linhares

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) “Marília de Rezende Scarton Couti-nho”, no bairro Interlagos, tem moti-vos de sobra para comemorar. É que um dos seus alunos conquistou o primeiro lugar no ranking estadual da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Ele vai receber a medalha de ouro pela organização da Obmep no próximo ano.

Esta foi a primeira vez que , alu-no do 7º ano, participou da competi-ção, cujas provas foram divididas por níveis de ensino. Como Ryan é es-tudante do Ensino Fundamental, ele fez as provas de Nível 1, compostas por questões objetivas (1ª fase) e discursivas (2ª fase).

O estudante disse que não teve dificuldade em nenhuma delas e que ficou muito feliz em saber que estava no lugar mais alto do pódio. “No meu ponto de vista as provas estavam fáceis e quando saiu o resultado, eu achei muito legal. Na hora, fiquei

Termina hoje a campanha de vacinação contra a febre aftosa, no Estado. A campanha é coor-denada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Este ano, o prazo da segunda etapa da campanha, que termi-naria no dia 30 de novembro, foi estendido em função da crise hí-

A Biblioteca “Marcílio Liebe-renz Falleiros”, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove até o dia 29 de dezembro, a cam-panha “Natal Solidário” que visa à arrecadação de alimentos não pe-recíveis em prol dos pescadores atingidos pela tragédia de Maria-na (MG).

Toda a arrecadação será doa-da para a Colônia de Pescadores Z06 Caboclo Bernardo, que pos-teriormente será destinada aos pescadores de Vila de Regência e Povoação.

As doações de pessoas ca-dastradas na Biblioteca serão revertidas em créditos que funcio-nam como forma de quitação da pendência. A quitação de débitos será referente ao valor do produto. Por isso, é necessária a apresen-tação do cupom fiscal.

muito feliz”, relata.A classificação dos estudantes

foi divulgada no final do mês de no-vembro, mas a premiação oficial só acontece em março de 2016. Além

de Ryan, outros alunos da rede mu-nicipal de ensino conquistaram boa classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática.

COMPROVAÇÃO PELA INTERNET

COMPROVAÇÃO NOS ESCRITÓRIOS

O formulário online estará disponível ape-nas durante a campanha no site do Ins-tituto (www.idaf.es.gov.br). É necessário informar CPF e o número do cupom fiscal de aquisição da vacina. Após a etapa, o formulário não ficará mais disponível no site. Caso tenham ocorrido nascimentos

A comprovação também poderá no es-critório do Idaf em Linhares, localizado à Avenida Rufino de Carvalho, 1.202, no Centro, até o dia 30 de dezembro, levan-do a nota fiscal da vacina e a declaração de vacinação preenchida, além de in-formar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

ou mortes no rebanho, é necessário que o produtor rural faça o registro antes de comprovar a vacinação. A atualização das informações também pode ser feita pela Internet se o produtor tiver login e se-nha de acesso ao Sistema de Integração Agropecuária (Siapec).

Os proprietários que não comprova-rem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 300 a R$ 27 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja re-gularizada.

drica que atinge o Espírito Santo. A vacinação é realizada pelos

próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, ape-nas no período da campanha. A comprovação da vacinação pode ser feita pela internet ou nos es-critórios do Idaf.

Page 6: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

6DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

"Desafio qualquer prefeito a provar que fez mais do que eu

em apenas 3 anos de governo."

| ENTREVISTA

O.P – Durante a sua campanha, o senhor dizia que a Educa-ção seria uma das maiores prioridades na sua administração, porém, com a grande demanda, apenas duas foram entregues. O que aconteceu?

N.C – Nós nos comprometemos a construir cinco escolas, sendo que o Agnelo Guimarães já foi concluído e o CEIM Wen-derson Nico de Freitas, no Farias, cuja obra já se encontra em estágio avançado. Outras três escolas, no Três Barras, Jocafe e Bebedouro aguardavam apenas liberação do MEC para serem reiniciadas. A liberação do Ministério aconteceu na última terça--feira (15) e agora os procedimentos serão retomados.

À frente do comando do Executivo de Linhares, o prefeito Nozinho Correa concedeu entrevista exclusiva ao jornal O PIONEIRO. Na pauta, foram tratados desde compromissos firmados durante sua

campanha até o planejamento de ações, passando, como não poderia deixar de ser, pelo cenário econômico local e nacional. Para o prefeito, saúde, educação e obras são as áreas que serão vistas como prioritárias na sua administração, para o próximo ano. Segundo ele, em três anos de gestão, foi possível sentir as transformações obtidas com planejamento e ação. “Desafio qualquer prefeito a provar que fez mais do que eu em apenas 3 anos de governo”, provoca. Confira a entrevista na íntegra:

O Pioneiro – O Ministério Pú-blico Estadual determinou ao Mu-nicípio o fechamento de turmas dobradas nos Centros de Ensino Infantil Municipal, acarretando a redução no número de vagas. O que o município tem feito ou vai fazer para mudar este cenário?

Nozinho Correa – O municí-pio fez, na verdade, uma redução nas turmas de horário integral, por meio de uma recomendação do Ministério Público. Dessa for-ma, as turmas para horário par-cial cresceram e a oferta de vagas aumentou. Além disso, criamos para o próximo ano 2.750 novas vagas no ensino público, graças à construção de novas e escolas e ampliação das já existentes. O resultado foi que teve gente dor-mindo na fila e no final das con-tas acabou sobrando vagas. Mas quero lembrar que a recomenda-ção do MP é que as crianças es-tudem próximos aos bairros onde moram. E isso foi cumprido e hou-ve vaga para todos.

O.P – A escola “Antônio Fer-nandes” foi demolida após di-versas denúncias de abandono e, até agora, a empresa que de-veria erguer o novo prédio não começou a construção. Por que a morosidade na execução da obra?

N.C – A construção não foi feita por falta de orçamento em 2015. Contudo, a escola foi con-templada no orçamento de 2016 e a licitação está prevista para ja-neiro do próximo ano. Enquanto isso, os alunos estudam em um local que oferece todo o conforto necessário, inclusive com clima-

Nozinho diz que fez mais pelo município em um mandato do que outros prefeitos

tização.

O.P – É sabido que a saúde pública do município tem passa-do por uma crise irreparável nos últimos anos, e que parte disso é devido à falta de investimentos, como é o caso do Hospital Geral. Como a prefeitura tem adminis-trado esta questão e quais ações estão sendo desenvolvidas para sanar o problema?

N.C – Novamente questiono a informação de que não há inves-timentos na saúde. Nós amplia-mos o número de leitos de UTI no HGL, fizermos uma reforma geral, e reorganizamos todas as escalas. Agora, o município gas-ta por ano mais de R$ 32 milhões no hospital para atender a uma maioria de pacientes que nem é de Linhares. Pelo menos 52% das pessoas que procuram aten-dimento são do Norte do Estado, do Sul da Bahia e Leste de Mi-nas Gerais. Temos capacidade para atender “X”, mas estamos atendendo “4X”. Além disso, as demissões motivadas pela crise financeira estão fazendo o cida-dão, que antes tinha plano de saúde, a buscar atendimento no hospital público. E tem mais, os prefeitos dos municípios vizinhos fecham suas unidades de saúde e mandam vans para Linhares, aí não tem orçamento e estrutura que aguente. Convido qualquer um a ir lá a qualquer hora que provo isso.

O.P – Parte dos problemas do HGL se reflete nas Unidades de Saúde, onde, em muitas de-las, faltam médicos especialistas

como ginecologista e pediatra. A falta de investimentos nas US é devido aos altos custos do hos-pital, que dificulta a distribuição da fatia?

N.C – Em nosso governo inauguramos quatro novas uni-dades de saúde, que ficam no Planalto, Três Barras, Araçá e Humaitá. Também estamos con-cluindo a Clínica de Especialida-des, no bairro Três Barras. Inves-timos muito na atenção primária, que presta atendimentos básicos e consultas de baixa complexida-de. Caso o paciente necessite de uma consulta com especialistas, ele é encaminhado para a Uni-dade Sanitária de Linhares, no bairro Araçá, onde mais de 60 médicos de diversas áreas fazem atendimento aos pacientes enca-minhados. Para que aqueles que não moram perto da USL não tenham que se deslocar de mui-to longe, a Secretaria de Saúde mantém ginecologistas e pedia-tras em 17 Unidades de Saúde do município. Estamos trabalhan-do muito para melhorar os postos de saúde, pois são eles que vão desobstruir o HGL, já que 70% dos atendimentos feitos no HGL poderiam ser feitos nos próprios postos. E se a rede de postos funcionar bem, não carece de o morador ir para o hospital. Além disso, investimos numa frota pró-pria de ambulâncias no primeiro ano de nossa gestão, o que nos livrou de um contrato abusivo que era mantido até então.

O.P – Desde 2005, a comu-nidade do bairro Santa Cruz se mobiliza fortemente contra os

efluentes industriais lançados, até então, pela Sucos Mais/Co-ca-Cola, hoje Leão Bebidas e Alimentos, no Córrego Rio das Pedras. Os moradores sempre questionaram a “inércia” da Se-cretaria de Meio Ambiente diante dessa situação. Como o senhor pode explicar isso? A prefeitura, por meio da SEMAM, tem cum-prido seu papel fiscalizador?

N.C – A Secretaria de Meio Ambiente tem atendido todas as demandas de fiscalização prove-nientes de denúncias de possí-veis crimes ambientais ocorridos dentro do município de Linhares. Contudo, no caso em questão, todas as vistorias de fiscaliza-ção realizadas no Córrego das Pedras foram coordenadas pelo IEMA e Ministério Público do Es-pírito Santo, acompanhadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Inclusive, existem ações envolvendo tais institui-ções governamentais. Ressalta-mos que compete ao Estado, e ao Ministério Público, neste caso, cobrar o cumprimento da lei e os acordos firmados entre a empre-sa e o IEMA no Termo de Com-promisso Ambiental.

O.P – Há planos para a des-poluição das lagoas da cidade, do Parque Municipal da Lagoa e manutenção da Linha Verde, que é motivo de muitas críticas da população?

N.C – O Projeto Linha Verde encontra-se paralisado no mo-mento, pois várias ações que o município precisa tomar depen-dem de soluções judiciais. Ao longo dos anos, várias moradias

foram construídas ao longo de Áreas de Preservação Ambiental. Para que o projeto seja reinicia-do, é preciso que essas constru-ções sejam demolidas, mas os moradores entraram com ações judiciais. Somente após o trânsi-to em julgado das ações o muni-cípio poderá retomar o Projeto Li-nha verde. Contudo, está prevista para 2016 um trabalho de limpeza das plantas aquáticas que vivem nas lagoas urbanas da cidade. A ausência das plantas facilitará ao município a identificação das áreas de lançamento irregular de esgoto e permitirá aos órgãos ambientais competentes tomar as medidas necessárias.

O.P – A segurança pública é um dos setores que mais de-manda projetos e investimentos. A prefeitura tem algum trabalho a ser executado neste sentido, em parceria com o 12º Batalhão?

N.C – Estamos operando o projeto Comunidade Viva, que é uma parceria da Secretaria de Segurança, Guardas Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Con-sel e comunidades. Nunca em toda história do município, foi fei-to um projeto de tamanha mag-nitude. Além disso, implantamos a PM 24 horas, de segunda a segunda, em Pontal do Ipiranga, Povoação, Japira e São Rafael. Esta semana estamos implan-tando em Regência e Bebedouro.

O.P – A população da cida-de alega que falta uma atuação mais expressiva da Guarda Mu-nicipal nas ruas do Centro, onde a maior parte do comércio local

Page 7: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

7GERAL |

Principais obras e realizações do governo Nozinho Correa- Construção da Praça do Skate;- Construção da Praça do Jardim Laguna;- Construção das Unidades de Saúde do Três Barras, Araçá, Humaitá e do bairro Movelar;- Inauguração do Parque Municipal da Lagoa;- Início das obras da Rodovia Atílio Ceolin (Rodovia Norte ), ligando o Três Barras ao Canivete;- Conclusão das obras do novo CEIM “Agnelo Guimarães”;- Obras do CEIM “Wenderson Nico de Freitas” (em estágio final);- Inauguração dos CEIMs “Mariana Pompermayer” e “Giovani Paulo Salvador Meira”;- Inauguração da EMEF “Maria Souza Matias”, no bairro Movelar;- Ampliação das escolas “Manoel Farias de Souza”, no BNH, “Branca de Neve”, no Jardim Laguna, “LeodovicoDonateli”, em Bebedouro e “Sebastião Justino Furtado”, em Rio Quartel;- Reforma e ampliação do número de leitos de UTI do HGL;- Criação da Central de Ambulância;- Construção de 40 pontes no interior;- Aprovação de um novo e moderno PDM;- Construção da elevatória no bairro Colina;- Construção de elevatórias nos residenciais Mata do Cacau e Rio Doce;- Construção de rede de drenagem nos bairros Aviso, Araçá, Canivete, Planalto, Boa Vista, Linhares V;- Reparo no sistema de drenagem do bairro Lagoa do Meio;- Pavimentação com blocos em vários bairros, totalizando 10 mil metros quadrados no total;- Pavimentação da Avenida Vitória, Wenceslau Braz, Rio Grande do Norte, Ricardo Guilhermino e Lastênio Calmon, no Aviso;- Pavimentação do acesso ao Pólo Moveleiro;- Pavimentação da Rua Felipe dos Santos, no Interlagos;- Drenagem e pavimentação do bairro Palmital;- Drenagem e pavimentação de 32 ruas do bairro Planalto;- Realização de cerca de 10 mil metros quadrados de manutenção asfáltica;- Reposição asfáltica em Quartel de Cima;- Construção de rede de drenagem pluvial em Chapadão das Palminhas;- Construção da rede de esgoto nos residenciais Mata do Cacau e Rio Doce;- Construção de galerias e bueiros em São Sebastião de Terra Alta, Terra Alta. E em Córrego do Meio;- Reparo de mais de 50 bueiros na zona urbana;- Recuperação de 2,5 mil quilômetros de estradas rurais;- Construção da barragem do Rio Pequeno e da Lagoa Nova;- Construção da barragem em Terra Altinha;- Construção de poço artesiano para atender escola em Terra Alta;- Asfaltamento e revitalização da Avenida Conceição da Barra;- Construção do sistema de macrodrenagem do bairro Canivete;- Construção do píer de Regência;- Revitalização da Avenida BenevenutoZorzanelli, em Bebedouro;- Reforma e instalação de 50 abrigos de ônibus;- Reforma do Posto Policial do bairro Interlagos;- Licitação do transporte público municipal, garantindo uma série de melhorias para o usuário (controle de horário por meio de GPS, ônibus com ar-condicionado, tarifa única para algumas linhas);- Mais de 100 mil metros quadrados de roçada mecanizada em diversas regiões de Linhares;- Repintura da sinalização horizontal no Centro;- Municipalização do Trânsito;- Inauguração da Central de Videomonitoramento;- Revitalização da Avenida Presidente Vargas, no Centro;- Revitalização da jardinagem João Felipe Calmon;- Reformulação da Lei Lastênio Calmon, tornando-a mais acessível;- Ampliação da captação de água do SAAE, o que possibilitou o município enfrentar a crise hídrica e ainda fornecer água para Colatina e Sooretama.

| TELEVISÃOFlávio RiccoColaboração: José Carlos Nery

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Suburbanos Eduardo Galvão gravou uma participa-ção na segunda temporada da série “Os Suburbanos”, com previsão de es-treia para o primeiro semestre de 2016 no Multishow.Ele será Olavo Limpo, um político mal-

-intencionado, que estimula o prota-gonista Jefinho (Rodrigo Sant’anna) a entrar no ramo. Dirigido por Luciano Sabino, o progra-ma é uma parceria do Multishow, Globo e produtora Hungry Man.

Vai entender 1

Vai entender 2

Quando Rafinha Bastos e companhia bela fizeram piada sobre o fim do “Agora é Tarde”, a Bandeirantes reagiu imediata-

Sai pra lá

Falabella

Em relação ao desejo da Record em fazer um remake de “Pai Herói” ba-seado na radionovela “Um Estranho na Terra de Ninguém”, na qual Janete Clair se baseou para escrever o folhe-tim, duas informações:A primeira, é que a Globo renovou seu domínio sobre o título, portanto, a concorrente não poderá fazer uso dele.E a segunda, os direitos da novela de Janete Clair, exibida em 1979, per-manecem com a emissora carioca.

Entre os novos projetos de séries para a Globo, Miguel Falabella de-senvolve um roteiro voltado para o público jovem.Um trabalho que ainda não foi en-tregue para a direção da emissora.

Vale a pena?A Record, dentro de um projeto tra-çado para tirar a liderança da Glo-bo, fechou, em 2005, um contrato milionário com a gigante Universal Studios que permanece ativo, para exclusividade em filmes, séries...Pacote este que em nenhum mo-mento ameaçou a líder – e nem vai ameaçar.Portanto, será que vale a pena pa-gar tanto por tão pouco, ainda mais nos tempos de agora, com TV por assinatura, internet e pirataria?

Bate – Rebate•... Equipe de “Haja Coração” já entregou 25 capítulos da novela para avaliação do En-tretenimento...•... As suas gravações, que tem Mariana Ximenes como protagonista, começam em fevereiro...•... E o detalhe é que o elenco já está fe-chado.•... Ainda na Globo, não existe uma previsão para a volta do autor Filipe Miguez às suas novelas...•... Seu último trabalho foi “Geração Brasil”, em parceria com Izabel de Oliveira. •... Raul Gil participa de “A Praça é Nossa”, no

dia 24. Quadro “Explicadinho”.•... “Batalha dos Confeiteiros” terá uma se-gunda temporada na Record, ano que vem.•... Com Jô Soares de férias, a Globo exi-birá a partir de amanhã, depois do “Jornal da Globo”, a série “Under The Dome – Prisão Invisível”.•... “José do Egito”, minissérie, volta à grade da Record em 11 de janeiro.•... Grande parte do elenco de “A Regra do Jogo” estará à disposição do mercado, as-sim que forem encerradas as gravações...•... Isso porque muitos dos seus atores fe-charam contrato por obra.

Globo pede mais empenho a profissionais por 2016 “complicado”Durante encontro de confraternização com diversos profissionais da Globo, segunda-feira, no Projac, o diretor-geral Carlos Henrique Schroder aproveitou a ocasião para pedir a todos o máximo de empenho em suas respectivas áreas, alertando que 2016 será um ano muito di-fícil, complicado.Schroder referiu-se ao fato de o país sediar uma Olimpíada, entre 5 e 21 de agosto, e promover eleições municipais, em outubro.No seu entendimento, apresentadores, atores, diretores, jornalistas, produtores

e técnicos terão que se desdobrar ainda mais para que seus produtos possam se destacar em meio a esse cenário contur-bado.E recomendações que chegaram até aos horários de trabalho, porque o trânsito no Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpi-cos, deve virar um caos.Um “plano de guerra” será traçado para evitar que esses fatores interfiram nas gravações de novelas, séries e outros do gênero.Mas a Globo já admite que, no caso de externas, a missão será bem complicada.

De voltaA atriz Grace Gianoukas, após par-ticipação em “Cúmplices de um res-gate” no SBT, está de volta à Globo. Ela vai integrar o elenco de “Haja Coração”, novela de Daniel Ortiz, que substituirá “Totalmente Demais”.Gianoukas será mãe de Tatá Wer-neck na história.

mente e tirou o programa do ar antes do previsto.Sem perdão ou direito a despedidas.

A turma do “CQC” também não perdeu a piada, após o anúncio do ano sabático, e seus integrantes transformaram o cancela-mento em alvo de brincadeiras.Só que no caso do “CQC”, a emissora está

levando na esportiva e até achou a pauta “coerente” por causa do estilo do programa.Amanhã, inclusive, dia de exibição do últi-mo ao vivo, deve ter mais gozação em cima do tema.

Investida“Grandes Pequeninos na Cozinha” é o título do programa de Tânia Khalill e Jairzinho para o canal Dis-covery Kids. A atração estreia em 2016 e também terá a participação das filhas do casal, Isabella e Lau-ra, além de números musicais.

C´est finiApesar de o vice Marcelo de Carvalho anunciar que tem a in-tenção de promover um rodízio entre o “Mega Senha” e um novo formato, ano que vem, tem muita gente na Rede TV! colocando em dúvida essa proposta.Simplesmente porque o game de perguntas e respostas, exibido aos sábados, é um sucesso co-mercial e de audiência.Trocar o certo pelo duvidoso pode ser arriscado.Então é isso. Mas quinta-feira tem mais. Tchau!

Tem conversaA empresa Total Filmes (“Se Eu Fosse Você”) e Glória Pires já es-tão ensaiando uma nova parceria.Depois de “Babilônia” na Globo, Glória decidiu dar um bom inter-valo nas novelas e se dedicar ain-da mais ao cinema.

Nova temporadaEntre 4 e 8 de janeiro, a Record vai exibir a segunda tempora-da da série “Conselho Tutelar”, com Roberto Bomtempo, Paulo Gorgulho, Paulo Vilela, Petrônio Gontijo, Luciana Braga e Silvio Guindane, entre outros.Por causa da sua apresentação, nessa semana, não entrarão os programas “Xuxa Meneghel”, “Repórter Record Investigação” e “Câmera Record”. A primeira temporada de “Con-selho” foi bem recebida pela crí-tica.

Estreia na GloboA atriz Giovanna Grigio caracterizada como Gerusa, uma das protagonistas de “Êta Mundo Bom!”, próxima novela das seis da Globo, escri-ta por Walcyr Carrasco. Este será o seu primei-ro trabalho por lá, depois de fazer a Mili de “Chi-quititas”, no SBT. Gerusa, que tem uma doença misteriosa, e Osório (Arthur Aguiar) viverão um romance ao estilo “A Culpa é das Estrelas”.

se concentra. Há alguma previ-são para que a GM seja regu-larizada e receba treinamentos específicos?

N.C – Eu quero deixar claro que nossos guardas são Guar-das Municipais patrimoniais e temos uma demanda além da nossa capacidade para proteção dos prédios públicos. Mesmo as-sim, não nos furtamos de ajudar a manter a ordem e segurança no centro da cidade.

O.P – No início do seu man-dato, uma das metas do seu pla-no de governo era a construção da sede própria da Prefeitura de Linhares. O projeto está previsto para sair do papel no próximo ano? Quais obras são prioritárias até o fim do seu mandato?

N.C – A sede da prefeitura de Linhares é um sonho que sem-pre quis ver realizado. Fizemos projetos, iniciamos a aquisição da área, mas a crise financeira nacional afetou todo mundo. Até o Rio de Janeiro, que é um Es-tado com uma receita milionária está com problemas para pagar o 13° salário de seus servidores, imagina Linhares que está tendo que fazer praticamente tudo com recursos próprios. As parcerias com o Governo Federal e Gover-no do Estado para a realização

de obras não saem do papel. Aliás, nossos deputados esta-duais estão fazendo um ano de mandato e o que eles trouxeram de bom para Linhares? Nada. Não fizeram nada. Não ajuda-ram os linharenses em nada. Eu fiz e estou fazendo. Mesmo com toda crítica e queda de receita estamos honrando nossos com-promissos. Salários sendo pago, o 13° já está na conta dos ser-vidores, e se no ano que vem a crise financeira nacional passar, vamos priorizar sim a prefeitura. Projeto já tem, mas falta dinheiro e boa vontade dos deputados em ajudar o município a conseguir recursos.

O.P – Quais as principais obras realizadas em seu gover-no?

N.C – Eu posso destacar que todos os serviços, ou pra-ticamente todos, foram feitos com recursos próprios. Desafio qualquer prefeito a provar que fez mais do que eu em apenas 3 anos de governo. Nos últimos 20 anos, teve prefeito que ficou 8 anos no governo. Outro ficou 12. Pega tudo que eles fizeram e dividam pelo número de anos no poder. Quero ver quem fez mais. A seguir, destaco as nossas prin-cipais obras e realizações.

"...nossos deputados estaduais estão fazen-do um ano de mandato e o que eles trouxeram

de bom para Linhares? Nada. Não fizeram

nada. Não ajudaram os linharenses em nada.

Eu fiz e estou fazendo".Nozinho Correa

Page 8: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

8DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO| GERAL

| SAÚDEACONTECE

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected] ou para a Rua Cotoxó, 303, conj. 81-82, São Paulo, SP,

CEP 05021-000*Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

MÁS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO CAUSAVIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DA SAÚDEA falta de estrutura, principalmen-

te nos hospitais públicos, é o principal fator responsável pela

crescente queixa de violência con-tra médicos e profissionais da saú-de. Essa é a conclusão da pesquisa Percepção da Violência na Relação Médico-Paciente, encomendada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), respondida por 617 médicos, entre setembro e outubro, e da Sondagem sobre Violência aos Profissionais de Enfermagem de São Paulo, realizada pelo Conselho Regional de Enferma-gem de São Paulo (COREN-SP), com a participação de 4.293 profissionais de enfermagem, de outubro a dezem-bro.“Embora estes episódios ocorram também na saúde suplementar, a falta de condições de trabalho, de profis-sionais, de aparelhos e medicamen-tos, assim como a consequente espe-ra por atendimento no serviço público acarreta em estresse nos pacientes, acompanhantes e nos próprios mé-dicos, que não foram treinados para essa situação de conflito. Essa vio-lência impacta diretamente na popu-lação, na assistência”, explicou o pre-sidente do Cremesp, dr. Bráulio Luna Filho.A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos de Braga Mattozinho, tam-bém aponta a estrutura deficitária como fator preponderante para os

atos violentos. Ela vai além e atribui esse aumento à omissão das autori-dades e o fato dos agredidos decli-narem de registrar queixa na polícia. Segundo o levantamento feito pelo ór-gão da Enfermagem, 87,51% dos que sofrem agressão não denunciam. Dos casos registrados, apenas 4,68% ob-têm sucesso na resposta.“Precisamos de uma ação conjunta com o poder público e acabar com a ideia de que a agressão é normal. Os enfermeiros, auxiliares e técnicos es-tão na linha de frente da assistência e sofrem constantemente agressões verbais, psicológicas e físicas. O fato de ser uma classe composta majori-tariamente por mulheres só agrava o quadro de violência. Precisamos sair do silêncio”, afirmou Fabíola.Os dados das pesquisas são alarman-tes: 47% dos médicos entrevistados possuem conhecimento de episódios de violência com algum colega e 17% sofreram efetivamente algum ataque. Dos agredidos, 84% foram atacados verbalmente, 80% sofreram agressão psicológica e, 20%, violência física. Entre os profissionais de enfermagem que participaram da sondagem, 77% foram vítimas de alguma investida no ambiente de trabalho. Em 53% desses casos, o paciente foi o agressor. Des-ses, 81,54% afirmaram que sofreram violência psicológica, 23,77%, violên-cia física e 10,68% relataram assédio sexual.

| PALCOS E ATORESCacau [email protected] coluna é publicada todos os domingos / publicação simultânea com EsHoje

Natal

Nesta terça-feira, dia 15, ama-nhecemos comemorando em alto estilo e diversificadamente,

o Dia do Palhaço, segundo o calendá-rio. Realmente a data estava marcada por estranha simbologia, pois prega-va no nome da operação - Catilina - que acordava no tempo as inúteis catilinárias da história, redivivas num país destruído pela ganância de uma quadrilha. Não se trata de homens de partidos, pois cada um tem o seu pró-prio e ninguém obedece a ninguém. Eles delapidaram os cofres públicos,

nos últimos 12 anos e ainda posam de injustiçados. Um Bolsa-Família es-pecial aponta uma família, envolvida em conchavos, acordos, partilhas, so-ciedades e internacionais demonstra-ções de uma erudição de fazer inveja aos mais famosos conferencista mun-diais. Lá fora, os reflexos são muito maiores do que as exaustivas reuni-ões e comissões (só valem as rece-bidas e depositadas na Suíça) que o grande picadeiro nacional, em pleno Dia do Palhaço, ficasse vazio da es-perança popular e cívica da nação.

Eles só fabricam vergonha

ReflexosConversando com empresários ami-gos, alguns residentes no exterior, à porta dos grandes mercados, eles estão assustados e profundamente preocupados com os reflexos desta crise de honestidade e seriedade que o Brasil perdeu, nas águas ne-gras do petrolão e da lava-jato. As grandes empresas internacionais não querem fazer negócios com empresas brasileiras. Eles dizem que não sabem se as empresas que os procuram estão distantes do lodaçal legislativo e administrativo no qual foram jogadas as mais ca-ras tradições de operosidade que o país ganhara e agora perde com desastrosos reflexos na estrutura empresarial e jurisdicional do país. Nossos índices de confiabilidade estão - acreditem - em termos do

empresariado internacional, abaixo da credibilidade e confiabilidade da própria Venezuela, madura de tanta corrupção.

Hoje, nada fabríca

DIVULÇAÇÃO

Este natal será dos mais preocupan-tes dos últimos anos. As luzes nas sacadas, os enfeites nas ruas, o cân-tico dos grupos comunitários, o bater dos sinos, a ausência dos abraços, dos beijos tradicionais estarão, prati-camente, em todas as comunidades, substituídos por dolorosas lágrimas, fruto desta década perdida. É preci-so coragem, fé em Deus, capacidade para mudar, e acreditar que em 2018 nós não voltaremos a colocar no Pla-nalto e no Congresso uma quadrilha igual a esta que, sem dúvida, não deixará de vestir uma nova fantasia. Nós colocamos, com o voto descuida-do e até interesseiro de uma maioria inexperiente e despreparada que não usou corretamente seu voto, arma maior dos que pensam e agem pelos verdadeiros interesses nacionais para bani-los da vida pública. É preciso ler mais, avaliar mais, escolher com apu-ro e formar, por nós, por nossas famí-lias e por nossos filhos, o Brasil que merecemos.

MontanhasUma equipe da TV Globo, em rotei-ro especial para o programa de Ana Maria Braga, uma das grandes au-diências diárias da emissora, leva-rá ao ar, nos dias 4 e 5 de janeiro, um programa que revelará em toda sua beleza e riqueza artesanal, as grandes atrações da montanha ca-pixaba. Lá estarão biscoitos, vinhos, queijos, salames especiais, doces com receitas regionais, despontan-

do, ainda, com líderança o socó e os famosos pés de moleque de ma-cadâmia (eleito os melhores pela equipe) e produzidos em Castelo. Mas, como curiosidade, vou revelar uma escondida e deliciosa receita caipira. Leia como está no original, recolhido, segundo gente da região, no interior de Afonso Cláudio. E já chegou as redes sociais. Vanda que o diga.

Oitentinha

Em almoço de confraternização e com destaque no encerramento das sole-nidades que marcam os 80 anos de fundação das Empresas Tristão, foi re-alizado, na última terça-feira, nos ele-gantes salões da nova Osteria Spiag-gia, na Praia do Canto, um dos mais simpáticos e carinhosos momentos da confraternização. Vale destacar que a funcionária Sandra Cassoti gerente de Recursos Humanos, após 18 anos de relevantes serviços prestados ao Grupo, se despedia por transferir re-sidência para os Estados Unidos. O presidente Jônice Tristão, em pronun-ciamento sensível, agradecido e justo com a trajetória de Sandra, oferecia com sentimento, sob aplausos ge-rais, uma Libra de Ouro, de emissão especial do tesouro britânico. Fábio Giestas, superintendente do Grupo, em nome de todos, traçou alguns im-portantes aspe tos dos 80 anos das empresas, destacando que ali, entre os 55 funcionários presentes, todos tinham mais de 10 anos de empresa, colocada afinal, em pesquisa nacio-nal, como empresa que aprendeu a derrotar improdutivos índices de ro-tatividade que sempre assustaram o mercado de trabalho.

Sandra e Jônice

Marcos Vieira

Page 9: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

9OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

| LUCIANO PIRES

Esta coluna é publicada todos os domingos

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista.

EXPOSIÇÃO EM RIO QUARTEL

Na quarta-feira, 16, o Centro de Referência da Assistência Social do distrito de Rio Quartel realizou uma exposição das peças de artesanato produzidas por participantes dos grupos de geração de renda, do Programa de Atenção Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do distrito de Desengano. Quem foi até lá participar da confraternização pode ouvir músicas natalinas cantadas pelos adolescentes da comunidade. Jaira Helena Recla, coordenadora do CRAS, explica que o objetivo da confecção dos artesanatos é dar oportunidade para que as participantes aprendam algo que possa ajudar na renda familiar. "É muito gratificante ver o prazer delas em participar e produzir alguma coisa", diz.

38 anos atrás eu, com 21 anos de ida-de, estava sentado dentro de um cine-ma no centro de São Paulo, quando

as luzes se apagaram e a vinheta da 20th Century Fox apareceu, causando o costu-meiro frio na barriga (preciso escrever sobre isso). Surgiu então um texto: “Há muito tem-po, numa galáxia muito, muito distante…”. E explodiu uma música, um hino, com um som como eu jamais ouvira. Não era um som alto, era um som diferente… bom! Que entrava pelos ouvidos e poros. Surgiu en-tão um texto em perspectiva como que na-vegando em direção ao infinito, falando de guerra, de rebeldes, do império Galáctico…

E então acaba a música e uma vinhe-ta de som também galáctico surge com a imagem do universo cheio de estrelas… a câmera vai descendo para revelar a cur-vatura da superfície de um planeta… e então cresce a música, barulho de tiros a laser, que eu não sabia que era laser mas tinha certeza que era laser, e uma pequena nave entra em cena junto com um som grave vibrando… mas bota grave nisso! Muito grave, vibrando meus ossos, minhas entranhas… e surge por cima de minha cabeça a maior, a mais espetacular, a mais grandiosa nave espacial que eu ja-mais vira em minha vida. A nave entra em cena e não para mais de entrar! Grudei na cadeira e mergulhei numa viagem que mu-daria minha vida.

Eu estava dentro do primeiro episódio de Guerra nas Estrelas, experimentando sensações inéditas. Nunca nada daquilo havia sido mostrado no cinema. Eu já ha-via visto a grandiosidade da combinação da música com as imagens do espaço em 2001 – Uma odisseia no espaço, mas do jeito que foi com Guerra nas Estrelas, não!

Se 2001 era música clássica, Star Wars era puro rock’n roll!

Eu não sabia, mas estava testemu-nhando um momento histórico. Dali para a frente o cinema nunca mais seria o mesmo. A cultura nunca mais seria a mesma. O ma-rketing nunca mais seria o mesmo.

Na madrugada do dia 17 de Dezem-bro de 2015 eu estava sentado numa mo-derníssima sala de cinema de um luxuoso shopping center, aguardando ansioso pela estreia de Star Wars VII – O Despertar da Força. Eu sabia que não seria impactado da forma como fui 38 anos atrás, nada do que apareceria na tela seria novidade, mas tinha certeza de que me emocionaria outra vez ao rever “velhos amigos” que, por cerca de 2 horas, me fariam ter 21 anos de idade outra vez.

Bem, o filme precisa ser visto com dife-rentes olhares. Primeiro o olhar do Universo Star Wars. Está tudo lá: o apuro tecnológico, as paisagens desérticas, as naves imen-sas, os alienígenas, os sons inesquecíveis e as personagens originais. Estão lá o hu-mor, os conflitos familiares e o embate entre o bem e o mal.

Depois o olhar do marketing. O novo filme foi feito por uma única razão: fazer dinheiro. Pra isso ele precisa matar sau-dades dos velhos e capturar os novos, daí a necessidade de trazer de volta antigas personagens, de protagonistas politicamen-te corretos (a mulher e o negro), violência politicamente correta (acho que só apare-cem uns 30 mililitros de sangue em cena) e redundâncias, especialmente no enredo (rebeldes contra o imperador poderoso, o bandidão mascarado com voz de computa-dor, o robô engraçadinho, etc, praticamente a repetição de 1977). Ah, sim, e as sequ-ências de ação frenéticas, tido videogame, com tudo aquilo que a molecada consome.

E por fim o olhar nostálgico. Se você tem, como eu, entre 50 e 60 anos, esqueça o enredo, esqueça as atuações, isso tudo você já viu antes. Fique de olho na entrada em cena de cada um dos personagens que moram em seu coração. A entrada em cena de Han Solo e Chewbacca me fez soltar um suspiro lá do fundo da alma e encher os olhos d ‘água! Estavam lá a minha princesa Léa, minha Milleniun Falcon, meus robôs… Estavam lá os sons das naves, dos lasers, dos sabres de luz. Mas ao mesmo tempo em que eu me inebriava ao rever meus heróis, ficava claro que eles eram apenas escadas, iscas para me pegar enquanto a molecada se divertia com os jovens prota-gonistas.

De certa forma compreendi que o retor-no de meus heróis era também um adeus.

É assim que a vida funciona, não é? O velho dando lugar ao novo.

Mas aí vem a cena final, para mim a mais poderosa do filme. Uma reverência, uma homenagem, uma metáfora sobre ge-rações, sobre mentoria, sobre juventude e experiência. Uma paulada em mim, que me vi ali representado. Emocionante.

Mais não posso dizer para não estragar as surpresas.

O filme precisa ser assistido sim, dá pra gostar muito, dá pra gostar médio, dá pra gostar pouco, mas não dá pra ficar indife-rente.

Saí do cinema com uma pulga atrás da orelha…

Será que daqui a 38 anos essa mole-cada que hoje tem 20 anos assistirá ma-ravilhada um novo filme da saga no qual a reaparição da hoje jovem e linda Daisy Ri-dley no papel de Rey, então com 60 anos, encherá seus olhos de lágrimas?

Faço votos que sim, mas desconfio que não. Não sei se ela terá a força, o tempo e o impacto necessários para gravar sua marca no coração da molecada, da mesma forma que Léa gravou a sua no meu, 38 anos atrás.

Que a força esteja com você.

Três olhares para Star Wars

Resultado divulgadoO resultado do processo de seleção e admissão de professores e pedagogos em regime de Designação Temporária (DT) foi divul-gado na ultima quarta-feira pela Secretaria Municipal de Educação. As vagas es-tão relacionadas ao exercí-cio da função de regência de classe e pedagógica na rede municipal de ensino, na educação infantil e no ensi-no fundamental. O objetivo é formar cadastro de reser-va para atendimento às ne-cessidades de excepcional interesse público da Rede Municipal de Ensino, para o ano letivo de 2016. O re-curso para revisão de pontos na classificação deverá ser requerido pelo candidato, por escrito, à Comissão do Concurso em até 24 horas após a divulgação da classi-ficação, ou seja, até às 12h desta quinta-feira, 17. Esgo-tado o prazo previsto, não caberá recurso para revisão de pontos.

O tempo no EstadoO último fim de semana da primavera deve ser de ca-lor em todo o Espírito San-to. Podem ocorrer rajadas de vento forte em algumas regiões. É o que prevê a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Hoje, domingo deve ser de pouca nebulosidade e não há previsão de chuva em todo o Espírito Santo. Durante alguns momentos (especialmente entre a tar-de e a noite), o vento pode soprar com até moderada intensidade no litoral do Es-tado, sendo que algumas rajadas podem ser fortes no litoral sul. Para a segunda--feira, 21, as tendências apontam que a semana do Natal começa com chuva passageira, intercalando com aberturas de sol nas ci-dades situadas ao norte do Rio Doce devido à presença da umidade vinda do mar. O ar seco dificulta a formação de nuvens e não chove nas demais localidades do Es-pírito Santo. O vento pode soprar com até moderada intensidade por todo o litoral do Estado.

Contas PúblicasCom previsões que apontam para 2016 retração na econo-mia do país, o grande desa-fio do Governo do Estado, no próximo ano, será consolidar a reorganização das contas pú-blicas e conduzir as ações com recursos disponíveis. Aspectos relacionados a esse desafio fo-ram debatidos quinta-feira, 17, com a participação de aproxi-madamente 100 gestores de planejamento e orçamento de secretarias e demais órgãos do Governo do Espírito Santo, ten-do como palestrante o presi-dente da Associação Brasileira de Orçamento Público, Antônio Amado. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira lembrou

aos técnicos que, quanto mais capacitada a equipe estiver, maior será a qualidade das suas decisões orçamentárias. “Temos, no país, uma crise econômica agravada por uma crise política. Mas em algum momento ela vai passar e será o nosso grau de organização das finanças públicas que vai indicar em que condição o Es-tado vai sair dela. Por isso a im-portância de nos planejarmos para atravessar o próximo ano de forma equilibrada e sermos capazes de produzir avanços , especialmente nas áreas de Educação, Saúde e Seguran-ça Pública, assegurando um desenvolvimento com inclusão produtiva”, argumenta.

Simuladores

Certificação

A partir de janeiro de 2016, todos os futuros motoristas brasileiros que de-sejem obter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B devem ter parte das aulas práticas realizadas em simuladores de direção. A deter-minação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da re-solução nº 543, publicada em 20 de

Quatro projetos desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, As-sistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foram certificados quinta--feira, 17, pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Eles estão inseridos na categoria “Co-munidades Tradicionais agricul-tores Familiares e Assentados da Reforma Agrária”. A entrega foi rea-lizada na sede do Incaper, em Vitó-ria durante o II Workshop Cores da

julho de 2015. Na sexta-feira, 11 de dezembro, o Detran do Espírito San-to publicou nota no Diário Oficial do Estado com a Instrução de Serviço nº 189, que regulamenta o uso dos simuladores de direção nos Centros de Formação de Condutores de to-das as cidades capixabas a partir de 1º de janeiro de 2016.

Terra. Os coordenadores de cada projeto são os extensionistas do In-caper Rachel Quandt Dias – “Pro-dução de tinta à base de terra para uso em pintura imobiliária e artesa-nato”; Pierângeli Aoki – “Estratégia de comercialização de produtos agroecológicos em Cariacica” e “Inserção de alimentos agroecoló-gicos na alimentação escolar em Vitória”; Alejandro Garcia Prado – “Peixe na mesa, planta na mata”.

Page 10: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

10DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO| CIDADE

| O PIONEIRO NOS BAIRROSRedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Ministra do Meio Ambiente se reúne com comunidade de Regência

Na quarta-feira (16), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Tei-xeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, retornaram ao Espírito Santo para participar de uma reunião com a comu-nidade de Regência, atingida pela lama da barragem da mi-neradora Samarco, em Maria-na (MG), que se rompeu no dia 5 de novembro.O retorno ao balneário foi uma cobrança direta dos nativos à ministra, especialmente da es-tudante Thalena Pereira, duran-te a primeira visita de Izabella Teixeira ao município, no dia

23 de novembro, para acom-panhar a chegada da lama de rejeitos da Samarco, na foz do Rio Doce, e as ações emergen-ciais que estavam sendo reali-zadas.Na companhia do secretário de Estado do Meio Ambiente, Ro-drigo Júdice, e da presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Suely Tonini, Izabella foi recebi-da pela Banda de Congo Mirim da escola Vila Regência. Ela ouviu as dúvidas e anseios da população da Foz do Rio Doce, que também foi afetada pela lama de rejeitos da Samarco. Na oportunidade, Thalena Pe-

reira, da Organização Regência Viva, entregou à ministra uma carta de intenções e propostas dos moradores. Os moradores falaram sobre os problemas ambientais e sociais que es-tão enfrentando e expressaram preocupação com o futuro. “O rio Doce acabou. Como o pescador vai manter sua famí-lia? Vai ter que mudar de profis-são?” Questionou o presidente da associação de pescadores de Regência, Leone Carlos. “Os pescadores dependem do rio para pescar e a população precisa da água do rio para be-ber. É muito triste ver essa situ-ação”, lamentou Carlos.

Plano emergencialApós ouvir as reivindicações dos moradores, a ministra explicou o que será feito, em curto prazo. “Vou preparar um plano emergen-cial com o Governo do Estado, na semana que vem, e vamos disponibilizar informações para a comunidade entender o que está acontecendo”, definiu a ministra Izabella. “A revitalização do rio Doce é prioridade para o Governo Federal”, salientou.A ministra ressaltou a importância de ações civis conjuntas como é o caso de Minas Gerais e Espíri-to Santo, para que as exigências não sejam pulverizadas e para que também as controladoras Vale e BHP respondam pelo desastre ambiental do Rio Doce. “Esta reconstrução tem que ser conjunta. Desde Minas Gerais até a foz, as comunidades devem es-tar informadas do que está aconte-cendo. Vamos convocar Regência para começar a recuperação do rio, vamos fazer ao contrário e co-meçar pela foz, mas precisamos ouvir vocês, suas necessidades. Saio daqui com uma visão mais crítica do que vocês precisam e das medidas de urgência”, afirmou a ministra.

“O Iema lavrou vários autos de in-timação, mais o mais importante deles foi a exigência de um escritó-rio avançado de crise instalado em Baixo Guandu, Colatina e Regên-cia, para receber as demandas da população. Nossa presença aqui é simbólica, pois mostra que esta-mos juntos e essa exigência deve ser cumprida”, disse o secretário Rodrigo Júdice. Ele também lembrou que, na próxi-ma semana, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, junto à Advocacia Geral da União, se re-únem em Brasília para continuar a discussão sobre a criação de um fundo privado para a recuperação do Rio Doce.A reunião foi realizada no Centro Nacional de Pesquisa de Tarta-rugas Marinhas (Tamar/ICMBio) e contou com mais de 100 mo-radores da região e gestores de unidades de conservação admi-nistradas pelo ICMBio, no Espíri-to Santo. Além da sociedade civil organizada, participaram também representantes de associações de pescadores de Povoação e Re-gência, de surfistas de Linhares e Regências e de comerciantes de Regência.

Page 11: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO

DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

11INDICADOR PROFISSIONAL |

Page 12: O PIONEIRO 20 DE DEZEMBRO DE 2015

12DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

O PIONEIRO| SOCIEDADE

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Ercilia e Carlos Alberto Macedo vão passar o Natal na Praia da Costa e o reveillon em Guarapari reunindo filhos, genros, noras e netos. Eles têm dois apartamentos naquele balneário, um na Enseada e outro na Praia do Morro.

Sonia e o Promotor de Justiça (apo-sentado) Euclésio Ribeiro da Silva têm aproveitado como podem a residência de Pontal do Ipiranga. Atualmente eles estão envolvidos com a construção de duas lojas na Rodovia do Sol.

O empresário Braz Piana, continua vindo a Linhares semanalmente vi-sitar as empresas do Grupo Pianna e aproveita para reunião com as-sessores.

Curtas IAngela e Jayme Henrique Rodri-gues dos Santos também já estão prontos para a temporada de verão em Guarapari. Eles têm aparta-mento na Praia da Castanheira, no centro da muvuca.

A Chef Anajulia Tessarolo Maciel, formada em gastronomia na Uni-versidade de Vila Velha e Pós Gra-duada na Le Cordon Bleu de Paris, já está com tudo pronto no Dona Maria Bistro para a inaugurar logo após o carnaval. A expectativa é grande.

Edileuza e o médico Luciano Ribeiro Durão é outro casal linharense que circula com frequencia na radioativa Guarapari. Reveillon estarão por lá curtindo tudo que têm direito.

Curtas II

Vendedor de uma loja do cen-tro de Linhares queixava-se

ontem: “Parece que o pessoal está deixando para comprar pre-sente depois que o Natal pas-sar…”.

O médico Assuério Moreira aniversaria na próxima ter-

ça-feira, dia 22. Abraço antecipa-do da Coluna.

O resultado financeiro do leilão realizado pela Associação

Vida sábado retrasado, deve ser divulgado ainda esta semana.

Lourdes e o empresário Do-mingos Rigoni participaram

sábado, 12, do batizado de Es-ther Almeida Galvêas, na Capela Militar Santo Antônio, na Prainha, em Vila Velha.

Alguns resorts de luxo do Nor-deste ainda não conseguiram

fechar totalmente seus pacotes para o reveillon deste ano.

Apesar da situação que en-frenta por causa da lama

da Samarco, a vila de Regência deve lotar neste reveillon. A previ-são é de um amigo que tem casa por lá.

Até mesmo as sorveterias, que nesta época do ano ficam

sempre lotadas, estão a reclamar falta de consumidores.

Isabela e Isadora Dadalto

numa boa

O novo Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima tomou posse quinta-feira, 17. Em seu discur-so, destacou: “Chego à Presi-dência do Egrégio Tribunal de Justiça do Espírito Santo num dos momentos mais difíceis de nossa história republicana. Vive o Brasil uma grave crise politica e econômica, que está pondo à prova a capacidade de conciliação e de superação do povo brasileiro.Nossas instituições políticas, com raras exceções, estão desgraçadamente mergulha-das em grave e profunda crise de legitimidade. A ausência de lideranças autênticas, de inequívoco prestígio popular e autoridade moral, tem enseja-do ao País viver um período

Novo Presidente do TJESde grave turbulência política, cujas consequências sequer são previstas pelos mais aba-lizados observadores da cena política brasileira. No campo econômico, enfrentamos uma das mais graves crises desde a denominada “Grande De-pressão” de 1929. Em virtude de uma política econômica manifestamente equivocada, o País está sendo arrasta-do à recessão, com todas as amargas consequências pro-duzidas por esse fenômeno, tais como o desemprego, a diminuição do nível de renda da sociedade, a redução da capacidade de investimento público e privado e a queda brutal da receita pública, seja em nível nacional, estadual ou municipal”.

““Dizem que a vida é para quem sabe viver. Mas ninguém nasce pronto. A vida é para

quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”.

(Clarice Lispector)

Bom dia, Ivan Salvador

Julia e Luiza, dois brotos bacanas. Elas são filhas de Celiete e Ge-raldo de Assis Magalhães, dois dos mais conceituados dentistas do Norte do Estado

Lucilene Passamani do jeito que o verão gosta