o pioneiro 08 de dezembro de 2013

12
DENI O PIONEIRO www.jornalopioneiro.com.br LINHARES-ES | DOMINGO, 08 DE DEZEMBRO DE 2013 |ANO XLV | Nº 96 | FUNDADO EM 25/12/1967 - EDIÇÃO DE 12 PÁGINAS R$ 1,00 O governador Renato Casagrande fez palestra quinta-feira, para associados do Sindijores, no Gold Tulip Porto Vitória Hotel. Páginas 12 INFORME O Espírito Santo apresentou o melhor desempenho entre as unidades da federação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012. Página 09 Está na pauta da sessão do TC, os julgamentos das contas do presidente da Ales e da Secretaria de Estado da Saúde referente a gestão de 2007. Página 02 PANORAMA Página 05 Volta para o mar, oferenda*! NORMA Uma festa de ritmos, cores e sabores é a proposta de Aracruz para a temporada de Verão 2014, que tem iní- cio no dia 31 de dezembro e vai até o Carnaval, incluin- do todos os finais de sema- na de janeiro e fevereiro. O anúncio oficial da programa- ção foi feito quarta-feira, 04, no gabinete do Prefeito Mar- celo Coelho. Página 06 O vereador Joel Celestrini apresentou requerimento na Câmara Municipal, para que seja realizada a manutenção e (pintura) de todas as fai- xas de pedestres no períme- tro urbano de Linhares, con- siderando que as mesmas estão praticamente apaga- das, dificultando para pe- destres e motoristas, visibi- lidade adequada. Página 03 Aracruz anuncia programação da temporada de Verão As 200 mil mudas de cacau adquiridas pelo Governo do Estado que serão repassa- das a produtores familiares até março de 2014 vão provocar o corte de 400 mil cacaueiros infectados com a vassoura-de-bruxa nas lavouras no Espírito Santo. Página 03 Celestrine solicita manutenção de faixas de pedestres no perímetro urbano Cacauicultores de Linhares recebem mudas de cacau resistentes à vassoura-de- bruxa Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares assi- naram, quinta-feira, 05, um protocolo de intenções com a empresa catarinense Librelato, fabricante de carrocerias de caminhões. O novo empreendimento faz parte da política de atra- ir novos investimentos para todas as microrregiões do Estado, visando à descentralização do desen- volvimento. Página 07 Todo cuidado é pouco na hora da matrícula e rematrícula escolar Página 04 Fábrica de carrocerias de caminhão será construída em Linhares O Ministério Público Fe- deral em São Mateus (ES) propôs ação civil pública contra a Fibria S/A (antiga Aracruz Celulose), o Estado do Espírito Santo e o Ban- co Nacional do Desenvolvi- mento Econômico e Social (BNDES), para que sejam anulados os títulos de do- mínio de terras devolutas concedidas pelo governo à Aracruz Celulose, uma vez que o processo ocorreu de forma fraudulenta. Página 06 MP entra com ação contra Fibria por grilagem de terras públicas Divulgação

Upload: jornal-o-pioneiro

Post on 13-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 08 de dezembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

DENI

O PIONEIROwww.jornalopioneiro.com.br

LINHARES-ES | DOMINGO, 08 DE DEZEMBRO DE 2013 |ANO XLV | Nº 96 | FUNDADO EM 25/12/1967 - EDIÇÃO DE 12 PÁGINAS

R$ 1,00

O governador Renato Casagrandefez palestra quinta-feira, para

associados do Sindijores, no GoldTulip Porto Vitória Hotel.

Páginas 12

INFORMEO Espírito Santo apresentou o melhor

desempenho entre as unidades dafederação no Programa Internacionalde Avaliação de Alunos (Pisa) 2012.

Página 09

Está na pauta da sessão do TC, osjulgamentos das contas do presidenteda Ales e da Secretaria de Estado daSaúde referente a gestão de 2007.

Página 02

PANORAMA

Página 05

Volta parao mar,

oferenda*!

NORMA

Uma festa de ritmos, corese sabores é a proposta deAracruz para a temporadade Verão 2014, que tem iní-cio no dia 31 de dezembro evai até o Carnaval, incluin-do todos os finais de sema-na de janeiro e fevereiro. Oanúncio oficial da programa-ção foi feito quarta-feira, 04,no gabinete do Prefeito Mar-celo Coelho.

Página 06

O vereador Joel Celestriniapresentou requerimento naCâmara Municipal, para queseja realizada a manutençãoe (pintura) de todas as fai-xas de pedestres no períme-tro urbano de Linhares, con-siderando que as mesmasestão praticamente apaga-das, dificultando para pe-destres e motoristas, visibi-lidade adequada.

Página 03

Aracruzanunciaprogramaçãoda temporadade Verão

As 200 mil mudas de cacauadquiridas pelo Governo doEstado que serão repassa-

das a produtores familiaresaté março de 2014 vão

provocar o corte de 400 milcacaueiros infectados com

a vassoura-de-bruxa naslavouras no Espírito Santo.

Página 03

Celestrinesolicitamanutenção defaixas depedestres noperímetrourbano

Cacauicultoresde Linhares

recebem mudasde cacau

resistentes àvassoura-de-

bruxa

Governo do Estado e aPrefeitura de Linhares assi-naram, quinta-feira, 05, umprotocolo de intençõescom a empresa catarinenseLibrelato, fabricante decarrocerias de caminhões.O novo empreendimentofaz parte da política de atra-ir novos investimentospara todas as microrregiõesdo Estado, visando àdescentralização do desen-volvimento.

Página 07

Todo cuidado é pouco na hora damatrícula e rematrícula escolar

Página 04

Fábrica de carrocerias de caminhãoserá construída em Linhares

O Ministério Público Fe-deral em São Mateus (ES)propôs ação civil públicacontra a Fibria S/A (antigaAracruz Celulose), o Estadodo Espírito Santo e o Ban-co Nacional do Desenvolvi-mento Econômico e Social(BNDES), para que sejamanulados os títulos de do-mínio de terras devolutasconcedidas pelo governo àAracruz Celulose, uma vezque o processo ocorreu deforma fraudulenta.

Página 06

MP entra com ação contra Fibriapor grilagem de terras públicas

Divulgação

Page 2: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

2 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 GERAL

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609,Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas asquintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORESAntônio Bezerra Neto, AlexandreAraujo, Flávio Ricco, Lissu MadeiraAbad, Norma Astréa, Dr. Felício,Luciano Pires, Arlene Campos,Monsenhor Jonas Abid, Paulo CesarDutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido doNorte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabilizapor conceitos emitidos em matéri-

as assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIROnão têm vínculo empregatício

PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada todas asquintas e domingos

MEC suspende cursosO ministro da Educação,

Aloizio Mercadante, anunciouna última quinta-feira, a sus-pensão de ingresso de novosalunos em 270 cursos de gradu-ação do país, sendo 38 de Direi-to. A medida já vale para os atu-ais processos seletivos. As sus-pensões foram tomadas combase nos indicadores de quali-dade do ensino superior refe-rentes a 2012: CPC - conceitopreliminar de curso (CPC) e IGC- índice geral de cursos. Em umaescala até 5, os conceitos 1 e 2são consideradosinsatisfatórios.O Nordeste foi aregião que teve mais cursossuspensos (14), seguida do Su-deste (13), Centro-Oeste (8),Norte (2) e Sul (1). Entre todosos Estados, RJ foi o que apresen-tou a maior quantidade de cur-sos com baixa avaliação (8).

Nelson MandelaMorreu na última quinta-feira um fenômeno chama-do Nelson Mandela.

Coser ou Ana RitaO ex-prefeito de VitóriaJoão Coser venceu o primei-ro round contra a senadoraAna Rita, ao ser eleitopresidente do PT no Estado.Será que Coser vai vencertambém na convençãoqueescolherá o candidato dopartido para o senado?

Bis nãoOs policiais e bombeiros daPolícia Militar protestaramnovamente contra propostado Governo Casagrande ecaminharam até o PalácioAnchieta. O fato aconteceuna última quarta-feira noCampo do Caxias, emMaruípe, em Vitória, duran-te a Assembleia GeralUnificada da Associação dosCabos e Soldados e Associa-ção dos Subtenentes eSargentos da PM e BM do ESquando foi apresentada amesma proposta de reajustesalarial oferecida peloGoverno do Estado e que jáhavia sido rejeitada porunanimidade pelos associa-dos nas Assembleias anteri-ores da categoria. Os milita-res não querem bis.

Pra você ver...A prestação de Theodoricodo ano passado já serájulgada; a do deputadoestadual Claudio Vereza(PT), de 2003, só saiu dagaveta agora, afinal, oabacaxi é difícil de descascar.E o recurso do senador, hein,tem explicação para tantademora? O relator dosprimeiros processos é oconselheiro DomingosTaufner; já da prestação deRicardo Ferraço, RodrigoChamoun.

MensalãoO juiz Bruno Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP) do

Distrito Federal, proibiu que os presos da Penitenciária da Papuda,no Distrito Federal, recebam visitas às sextas-feiras. A decisão foitomada após condenados na Ação Penal 470, o processo do mensa-lão, terem recebido visitas fora dos dias autorizados para os de-mais detentos.

Mensalão IINa semana passada, a VEP determinou que seja dado tratamen-

to igualitário a todos os presos, após constatar que os condenadosno processo estão recebendo tratamento diferenciado, principal-mente em relação a visitas e alimentação.

Mensalão IIIApós a transferência dos condenados no processo do mensalão

para o Complexo Penitenciário da Papuda, no dia 16 de novembro,a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) havia decididoque, por questão de segurança, eles poderiam receber visitas àssextas-feiras. Para os demais condenados, continuou valendo aregra que determina visitas às quartas-feiras e quintas-feiras.

ES forma 915 profissionaisO Governo do Estado do Espírito Santo forma no próximo dia 14, 915

alunos que foram beneficiados pelo projeto “Qualifica Trabalhador – Pro-grama Estado Presente em Defesa da Vida,desenvolvido pela Secretariade Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Tra-balho (SECTTI), através da Subsecretaria do Trabalho (SUBTRAB). O even-to, com a presença do governador Renato Casagrande, vai acontecer noCentro de Convenções, no bairro de Santa Lúcia, em Vitória.

De acordo com a proposta do governo, o curso visa atender trabalha-dores desempregados em vulnerabilidade e risco social. Nesta etapa fo-ram oferecidas mil vagas de qualificação em 13 modalidades de cursos,entre eles de pedreiro, eletricista, cabelereiro, modelagem e corte e cos-tura. Os cursos foram ministrados pela Escola Técnica de Turismo Capixa-ba – ETTICA; pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Técnico e dePesquisa – INDETEP e pelo Instituto ELLOS de Inclusão Social.

Cursos profissionalizantesNa noite da última quinta-feira, centenas de pessoas, entre estudan-

tes e autoridades políticas, participaram de uma audiência pública naCâmara Municipal de Sooretama. No evento, foi discutida a implantaçãode cursos profissionalizantes no município para atender a demanda deindústrias da região. A audiência contou com a presença do secretário deEstado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jadir Pela, que foi ao municípioa convite do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadu-al Luiz Durão (PDT).

Flores agradáveisNas estações mais quentes

do ano, as pessoas querem tor-nar os ambientes mais agradá-veis, principalmente quandotratam de suas casas. Com isso,as flores se tornam itens indis-pensáveis para colorir, perfumare deixar o interior ou o quintalde uma residência muito maisatraente e aconchegante. Paraquem planeja dar um toque es-pecial no ambiente familiar, oideal é optar por flores que ne-cessitem de muita luz e poucaágua. “Se o objetivo é tornar oambiente mais leve, relaxantee bonito, a lavanda é uma boapedida. É uma planta que se de-senvolve melhor em solos are-nosos, requer muita luz e água,pelo menos uma vez por sema-na”, sugere Bruno José Esperan-ça, gerente geral da Esalflores.“Uma flor perfeita para o verãoé o tagete. Além de necessitarde muito sol, pode suportar al-tas temperaturas sem precisarde água”, completa Esperança.Informações do site:www.pmaisg.com.br

PacotãoEstá na pauta da sessão do Tribunal de Contas da próxima terça-

feira, os julgamentos das contas do presidente da Assembleia Le-gislativa, Theodoricode Assis Ferraço Filho (DEM), e da Secretariade Estado da Saúde (Sesa), referente a 2007, gestão de AnselmoTozi – esta promete.

Pacotão IIAh, também tem um recurso do senador Ricardo Ferraço (PMDB),

de quando presidia a Assembleia, em 1996 – olha a gaveta aí! – emuito mais, referente a prefeituras do interior.

SupersalárioUma canetada do ministro do

Tribunal de Contas da União(TCU) Raimundo Carreiro

permitiu à Câmara dosDeputados gastar ao menosR$ 214,8 milhões com paga-

mentos considerados irregu-lares por auditores e, depois,pelo próprio ministro e seuscolegas de plenário. Relatorde auditoria sobre ilegalida-

des na folha da Casa, Carreirodecidiu não conceder liminar

– como queriam os técnicosdo tribunal – para cortar,antes do julgamento em

plenário, supersalários de1.111 servidores e gratifica-

ções de outros tantos funcio-nários vinculadas aos subsídi-

os dos deputados.

Tatu videnteNa Copa de 2010, na África do

Sul, o “polvo vidente Paul”foi a maior atração, pois não

errou nenhum placar. A Copade 2014, aqui no Brasil, tem

um “tatu vidente”, cujo nomedeveria ser “Lula”, pois os

palpites dele nunca dãocerto. O “tatu vidente” revelaque o Brasil não vence a Copa

do Mundo de 2014. Talveznem passe da segunda fase,

pode pegar a Espanha ou aHolanda, caso seja a primeira

colocada do grupo A e comojá está em casa, não vai viajar

muito. Será que o “tatuvidente” acertou em revelar

que o Brasil não vence?

Prova de fogoO pedido de investigação

contra o ex-governador PauloHartung (PMDB) por eventu-ais irregularidades nas obras

do Posto Fiscal São José doCarmo, em Mimoso do Sul,

deverá ser uma prova defogodo novo Tribunal de

Contas do Espírito Santo -TCES. Desde o ano de 2008, a

corte viu a nomeação decinco novos conselheiros,todos eles ligados ao ex-

governador, que ainda nãoenfrentou qualquer processo

no tribunal. Com isso, oepisódio do “posto fantas-

ma” será o primeiro em queHartung será o investigado.

Page 3: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

3O PIONEIRODOMINGO08 de dezembro de 2013GERAL

Cacauicultores de Linharesrecebem mudas de cacauresistentes à vassoura-de-bruxa

Uma das condições para re-ceber as mudas, que são tole-rantes à doença, é o compro-misso do produtor de retirarduas plantas contaminadas paracada muda recebida. Outrocompromisso é fornecer hastesdas novas plantas para forma-ção de novas mudas.

“Esse é um modelo que ado-tamos para ampliar a velocida-de da renovação e fortalecimen-to das lavouras de cacau no Espí-rito Santo. A cacauicultura é umaatividade muito tradicional emnosso Estado, capaz de gerar boarenda aos produtores e ao mes-mo tempo contribuir para pre-servar o meio ambiente”, des-taca o secretário de Estado daAgricultura, Enio Bergoli.

Quinta-feira, 05, na Fazenda

As 200 mil mudas de cacau adquiridas pelo Governo do Estado que serão repassadas aprodutores familiares até março de 2014 vão provocar o corte de 400 mil cacaueiros

infectados com a vassoura-de-bruxa nas lavouras no Espírito Santo

Experimental do Instituto Capi-xaba de Pesquisa, AssistênciaTécnica e Extensão Rural(Incaper) em Linhares, foi inici-ado o repasse do primeiro lotede 20 mil mudas. A atividadecontou com as presenças do de-putado Estadual AtaydeArmani, do secretário de Agri-cultura de Linhares, JoséRoberto Macedo, do gerente daComissão Executiva da LavouraCacaueira (CEPLAC), ElpídioFrancisco Neto, do presidenteda Associação dosCacauicultores de Linhares(ACAL), Maurício Buffon, dopresidente da Associação dosProdutores Rurais de Perobas eBananal do Sul e Adjacências(Aprupeba), Wilson FerreiraSilva, de outras autoridades, li-

deranças locais e produtores ru-rais.

“Só temos a agradecer. O su-cesso é maior ou menor depen-dendo da união e do esforço co-letivo das pessoas e organiza-ções. A entrega dessas mudasfaz parte de um trabalho con-junto e vai dar bons resultados”,destaca o presidente da ACAL,Maurício Buffon.

Para receber as mudas, osagricultores familiares devemestar cadastrados no Incaper ena CEPLAC. O repasse dessasunidades faz parte das ações doprograma de Revitalização dasÁreas Produtoras de Cacau doEspírito Santo (Cacau Sustentá-vel) e conta com investimentodo Governo do Espírito Santo naordem de R$ 1,2 milhão.

O repasse do primeiro lote de 20 mil mudas foi iniciado quinta-feira

Celestrine solicita manutenção de faixasde pedestres no perímetro urbano

O vereador Joel Celestrini apre-sentou requerimento na CâmaraMunicipal, para que seja realizadaa manutenção e (pintura) de todasas faixas de pedestres no períme-tro urbano de Linhares, conside-rando que as mesmas estão prati-camente apagadas, dificultandopara pedestres e motoristas, visi-bilidade adequada.

Segundo o vereador, “essa so-licitação é necessária devido à fal-ta de manutenção, o desgaste daação do tempo, sendo que a ma-nutenção das faixas já foi solicita-da diversas vezes por essa Casa deLeis e ainda não se tem solução.Essa falta de sinalização causa aci-dentes, inclusive com vítima fatal”,argumenta o vereador.

Segundo o secretário de Cida-dania e Segurança Pública, Wa-shington Monteiro, a prefeitura jáiniciou um projeto de pintura desinalização que vai beneficiar aAvenida Getúlio Vargas, Rua daConceição, bairro Três Barras e

Faixa de pedestre visivelmente apagada

Pontal do Ipiranga. Tão logo a or-dem de serviço seja assinada, osserviços começarão, o que podeacontecer até final deste mês.

Já os serviços referentes ao res-tante do município ficarão prontosaté o primeiro trimestre de 2014.

Dulce - “A tia de uma cidade”Fragmentos de vida,

presos numa bola de sabão,voam fragilmente ao sabor do tempo.

Tempo de vida,tempo de despedida.

Sob a luz do sol mudam de cor:ora arco-iris reluzente,

ora tarde sombria.

Sopros de vidadesfazem-se no ar...

Maria Tereza - Teca

Secretaria Municipalde Agricultura expõealimentos produzidosem Linhares

Quem visita a sede da Secre-taria Municipal de Agricultura,Aquicultura, Pecuária e Abaste-cimento, localizada na AvenidaGovernador Lindemberg, 1313,no centro, já percebeu algo di-ferente. Exemplos do que éproduzido no meio rural linha-rense estão sendo expostoslogo na entrada do prédio.

“Queremos dar visibilidadeao produtor e ao que ele pro-duz”, afirma o secretário muni-cipal de Agricultura, JoséRoberto Macedo Fontes (fotoabaixo). Banana, mamão, cocoe cacau são algumas das “estre-las” da exposição, que pode ser

degustada. “O visitante que vaià secretaria pode degustar e le-var pra casa. Queremos que oprodutor fique com orgulho deexpor seu produto”, diz o secre-tário.

Para o produtor de bananaMaciel Caprini, 46 anos, exporna secretaria foi uma oportuni-dade de provar a qualidade doproduto.”Achei muito bom. Éuma maneira de divulgar a cul-tura e mostrar sua alta produti-vidade e qualidade”, afirma. Osinteressados podem procurar asecretaria no endereço menci-onado abaixo ou pelo telefone3372-2121, das 7h às 18h.

Page 4: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

4 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 GERAL

RECLAMAÇÕES

Todo cuidado é pouco na hora damatrícula e rematrícula escolar

No ano de 2012, o órgão re-gistrou 500 atendimentos rela-cionados às escolas particula-res. Em 2013, já são 344 recla-mações. As principais deman-das estão relacionadas a dúvi-das sobre cobranças e reajus-tes; problemas com contratos;cobranças indevidas e não for-necimento de documentos.Questões relacionadas à taxade rematrícula, lista de mate-rial escolar e inadimplência sãoas principais dúvidas dos con-sumidores.

O diretor-presidente doProcon Estadual, Ademir Car-doso, informa que as matrícu-las e rematrículas são conside-radas uma das parcelas daanuidade ou semestralidadedo curso. Sendo assim, o valortotal deve ser dividido emparcelas mensais iguais.

“As escolas podem apre-sentar planos alternativos depagamento, mas o valor totalnão pode ser superior ao daanuidade. É preciso tambémverificar a possibil idade dedesconto para pagamento an-tecipado ou para mais de umaluno da mesma família. Nes-te caso, o consumidor deveexigir por escrito o valor ou opercentual do descontoofertado e o prazo da sua inci-dência”, afirma.

O diretor explica, ainda,sobre as taxas de reserva dematrícula. “As taxas de reser-va de matrícula ou rematrícu-la devem integrar a anuidadeou semestralidade, ou seja, oestabelecimento de ensinonão pode cobrar a primeiramensal idade, acrescida dataxa de pré-matrícula. No en-tanto, o consumidor precisaestar atento ao prazo estabe-

Já está aberta a temporada de matrículas e rematrículas nas escolasparticulares e muitas são as dúvidas dos pais quanto aos reajustes. Com o

objetivo de esclarecer os consumidores sobre os seus direitos, o ProconEstadual dá algumas orientações

lecido pela instituição para adesistência da reserva comdevolução de eventuais valo-res pagos. Na dúvida, antes deefetuar qualquer pagamento,é recomendável que estabe-leça por escrito com a escolacomo será a restituição”, res-salta o diretor.

Caso o consumidor desistado curso, antes de iniciado, eapós a efetivação da matrícu-la, terá direito a devolução dovalor pago. Segundo o Códigode Proteção e Defesa do Con-sumidor, é considerada abusivaa cláusula contratual que esta-beleça a não devolução do va-lor pago pelo consumidor. Ainstituição, entretanto, podecobrar multa, desde que hajaprevisão contratual nesse sen-tido e que o valor fixado nãoseja abusivo.

Ao término do ano letivo, écomum as escolas reajustarema mensalidade para o ano se-guinte, tendo em vista os gas-tos para manterem a prestaçãode serviço. De acordo com a LeiFederal nº 9.870/1999, o esta-belecimento de ensino deve-rá informar 45 (quarenta e cin-co) dias antes da data final damatrícula, em local de fácilacesso ao público, o texto daproposta de contrato, o novovalor da mensalidade e o nú-mero de vagas por sala-classe.A instituição não poderá rea-justar a mensalidade no perío-do inferior a um ano. Lembran-do que qualquer reajuste deveser compatível com a presta-ção de serviço e comprovadomediante apresentação deplanilha de custo.

Dentre as principais dúvi-das dos consumidores quantoà prestação de serviço das ins-

tituições de ensino particula-res está a cobrança para emis-são de documentos. ConformeResolução nº 1 de 14/01/1983do Conselho Federal de Educa-ção, o valor pago como anuida-de escolar engloba não só aeducação efetuada, mas tam-bém a prestação de serviços aela diretamente ligados, taiscomo a expedição de primeiravia de documentos para fins detransferência, incluindo o his-tórico escolar e primeira via decertificados e diplomas (mo-delo oficial) de conclusão decurso.

De acordo com a legislação,as instituições de ensino nãopodem suspender as provas,reter documentos escolaresou aplicar quaisquer outras pe-nalidades pedagógicas por fal-ta de pagamento da mensali-dade. No entanto, em casos deinadimplência, poderá rejeitara rematrícula do aluno. O des-l igamento do aluno porinadimplência somente pode-rá ocorrer ao final do ano leti-vo ou, no ensino superior, aofinal do semestre letivo quan-do a instituição adotar o regi-me didático semestral.

“É importante observar asdatas de pagamento e as pe-nalidades aplicáveis com atra-sos no pagamento, como mul-ta, correção e juros. Se ocor-rerem imprevistos, a orienta-ção é que se proponha à dire-ção da escola uma dilação noprazo de vencimento,parcelamento ou alteração nadata. Os pais que se encon-tram inadimplentes com a ins-tituição de ensino devem ne-gociar as prestações em atra-so para garantir a rematrículado filho”, orienta Cardoso.

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoal-mente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel,599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, desegunda a sexta-feira, ou na Unidade Faça Fácil, em Cariacica,que atende também aos sábados até às 13 horas. As dúvidas deconsumo podem ser solucionadas pelo telefone 151 ou aindapelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto(www.procon.es.gov.br).

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteirade Identidade), CPF, contrato e/ou outros documentos que pos-sam comprovar a reclamação.

A ESCOLA NÃO PODE

UNIFORME ESCOLAR

• Solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais comomaterial de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesascom água, luz e telefone;• Exigir a aquisição de produtos de marca específica; deter-minar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.

• Verifique se existe a obrigatoriedade do uniforme na esco-la;• Somente se a escola possuir uma marca devidamenteregistrada poderá estabelecer que a compra seja feita na pró-pria escola e/ou em outros estabelecimentos pré-determina-dos;• A Lei 8.907/94 estabelece que a escola deve adotar critériospara a escolha do uniforme levando em conta a situaçãoeconômica do estudante e de sua família, bem como as con-dições de clima da cidade em que a escola funciona.

Page 5: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

5O PIONEIRODOMINGO08 de dezembro de 2013GERAL

ACONTECEEssa coluna é publicada

todos os domingos

[email protected]

Norma Astréa N. Grünewald

Volta para o mar, oferenda*!

Alzira Torres no Central Park

P.S. "Volta para o mar, oferenda!" era uma expressão muito falada porChristian Pior, um humorista do Programa Pânico na TV, da Rede TV. Osentido é parecido com "Cai fora!", "Larga do meu pé" ou "Vá procurar

sua turma!"

Embora os princípios bíblicosconsiderem que homem é ho-mem, mulher é mulher, e que aunião de dois seres deve ser he-terossexual; eu acho que cadapessoa tem o direito de escolhercomo, quando e onde vai sentirprazer.

Tenho ótimos amigos tantohetero quanto homossexuais.Aprendi que os primeiros ado-ram contar piadas em que oshomens são os garanhões e asmulheres são burras. Eu me di-virto com eles, mas fico pensan-do com meus botões: “Burra é amãe! Você não gosta de mulhernão, sujeito?

Já os homossexuais são for-midáveis, sensíveis, críticos, têmbom gosto... Quando gostam dealguém são sinceros e quandoodeiam é pra valer. Se algum diavocê cair na antipatia de algumdeles, é melhor sair de baixo, decima, da direita, da esquerda...pensando bem, é melhor mudarde planeta, porque eles sabemser terríveis, quando queremser.

Dessa forma, antes de euprosseguir com essa crônica, es-tou deixando claro que, emboraeu seja heterossexual e respei-te a posição dos intolerantes;respeito todas as opções sexu-ais.

A história de hoje aconteceucom um dos meus amigos. Delecostumo ouvir “causos” sobresuas namoradas, seus “rolos”,suas escapadelas, suas trai-ções.... O cara é fisioterapeuta,bonito, boa pinta, embora nãoseja nenhuma “Brastemp”.

Relatou-me que, certa tarde,ele lanchava no centro da cida-de, quando sentiu sobre si opeso dos olhos de alguém. Sen-tindo-se incomodado, fez umabusca visual e identificou umsujeito moreno, saradão, unstrinta centímetros mais alto queele, segurando perto dos lábios,

um copo de refrigerante demodo bem peculiar: o dorso damão totalmente virado para olado do peito e o dedinho míni-mo levantadinho.

Perturbado, meu amigo des-viou o olhar e não acreditou noque vira. Estaria ele enganado?Confundira as coisas? Não! Elepercebera um misto de paixão eadmiração naquele olhar meio“sanpaku” (nome japonês, utili-zado para denominar os mode-los de olhos cujas áreas brancassão visíveis também na suas par-tes inferiores, entre a íris e apálpebra) e também o jeito afe-tado das mãos. Ocorre que nadadisso combinava com os múscu-los do sujeito que o encarava.

Sem conseguir conter-se, elelevantou os olhos mais uma vezem busca de confirmação desuas suspeitas. Nesse momen-to, o grandalhão afastou os lábi-os do seu copo, passou a língua,sensualmente, sobre o lábio su-perior, fez um biquinho e jogouum beijinho, dando uma pisca-dela com o olho direito.

Meu amigo perdeu o prumoe o rumo. Olhou para os ladosem busca de alguma moça, que,por ventura, estivesse atrás delee para quem o assédio fosse di-rigido, mas não havia ninguém.Não havia mais nenhuma dúvi-da. Seu coração disparou, aadrenalina jorrou e, sentindomedo, ele se preparava para cor-rer dali, quando daquelecorpanzil saiu uma voz melosaem sua direção: “Ei, gatinho, meespera! Eu preciso de seus servi-ços de massagista?”

Meu amigo gelou, estancoue teve vontade de dizer-lhe que“massagista era a PQP”, mas sus-pirou, respirou fundo e gritou:VOLTA PARA O MAR, OFERENDA!!

Ri muito, não falei nada, masacho que meu amigo não topou,porque teve medo de, em troca,receber “outra massagem”.

Tania Buaiz recebeu em Nyc a notícia de que teria mais umneto, o João Francisco, filho de Marcus e Vanessa. Acomemoração e a alegria foram grandes.

• • •Licea Carvalho é outra amiga que está curtindo a chegada de

um neto, para breve.• • •

Hoje, as noivas usam jóias em seus buquês de flores, o queos tornam mais modernos e bonitos. A moda caminha.

• • •A American Airlines está com aviões velhos, fazendo o trecho

Nova Iorque x Rio. Por que embarcando por São Paulo ospassageiros são agraciados com aviões novos? Fica a perguntano ar.

• • •Ontem estive na boutique Regina Pagani participando de um

coquetel em benefício do natal de crianças da Acacci, quandopresentes foram levados pelos convidados. Excelente iniciativa.

• • •Miami é o destino ideal para quem quer fazer compras em

tantos outlets que lá existem. O Sawgrass Mills é o maior e o demaior variedade. Passam por lá cerca de 30 milhões de pessoaspor ano, desembolsando 1,5 bilhões de dólares.

• • •Os preços no Brasil sobem a cada dia. Creio que não são só

os impostos o motivo de preços tão altos. Ex: brinquedos queaqui custam R$ 147,00, em NYC comprei por 26,00 dólares.Diferença boa, não acham?

• • •O reveillón de Letícia Pernambuco Barros será “al mare”, na

lancha de Fátima e Fernando Camargo.• • •

A festa de final de ano do Skal Internacional de Vitória estáse aproximando. Será no dia 13, com o tema Anos 60. Asconfirmações são inúmeras e a nossa festa promete.

Nana Gouveia, modelo eatriz, estava no aeroporto

de NYC vindo ao Brasilrever seus pais e as duasfilhas. Hoje ela mora em

Nova Yorque, onde estuda9 horas por dia. Nocurriculum —canto,

impostação de voz, etc.

Infelizmente não pudeparticipar da festa de

casamento de Dayla eDaniel. Os grandes anfitri-

ões do dia foram os amigosDeni e Zilda Almeida.

Wesley Sathler me acom-panhará juntamente com o

grupo, que no carnavallevarei para o Panamá e

Miami.

O amigo Marcelo Gamaestá em Jerusalém, mas já

confirmou presença nafesta de final de ano do

Skal Internacional deVitória, que será no dia 13.

Uma amiga que participouda festa de casamento de

Dayla e Daniel que aconte-ceu em Linhares, me

contou que a cerimôniareligiosa realizada às 11

horas na Igreja MatrizSagrado Coração de Jesusfoi muito bonita e emocio-

nante e que a recepçãologo após, no Condomínio

Lago Azul, que estavalindamente decorado,

reuniu a sociedade Linha-rense e a de Vitória. Tudobelíssimo como manda o

figurino.

Na próxima semana ogrupo que me acompanhoua NYC irá se reunir no NovoHotel para matar as sauda-

des e programar umaviagem a Turquia e

Capadócia em 2014.

Linda está Elis, a neta deMaria Zelia e Mario Guer-

ra. É a primeira neta docasal, os outros 5 são

homens.

Como tenho visto criançasnas esquinas, pedindo

dinheiro. É a proximidadedo Natal e a falta de

escolas em tempo integralpara menores. Isto é o

Brasil.

A artiz Nana Gouveia e esta colunista no aeroporto de Nova Iorque

Margarida (Maga) Carneiro na Big Apple

Page 6: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

6 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 GERAL

Ministério Público entra com ação contraFibria SA (antiga Aracruz Celulose) porgrilagem de terras públicas

Além da devolução ao pa-trimônio público das terrasobtidas por grilagem, o MPF/ES quer que, uma vez de-monstrada a ocupação tradi-cional quilombola sobre es-sas terras, seja feita atitulação em favor das comu-nidades de São Mateus e Con-ceição da Barra. Por conta daprivação do direito de ocupa-ção dessas terras porquilombolas, o Ministério Pú-blico pede a condenação daFibria a reparar os danos mo-rais coletivos dessas comuni-dades no valor de R$ 1 mi-lhão.

Liminarmente, a ação bus-ca também a suspensão, noprazo de 30 dias, de qualquertipo de financiamento bancá-rio do BNDES à Fibria desti-nado à aplicação no plantio

O Ministério Público Federal em São Mateus (ES) propôs ação civil pública contra aFibria S/A (antiga Aracruz Celulose), o Estado do Espírito Santo e o Banco Nacional doDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que sejam anulados os títulos de

domínio de terras devolutas concedidas pelo governo à Aracruz Celulose, uma vez que oprocesso ocorreu de forma fraudulenta

de eucalipto e na produçãode celulose em Conceição daBarra e São Mateus. Aindapede que os cartórios de re-gistros de imóveis da regiãotornem indisponíveis as pro-priedades que fizeram parteda negociação fraudulenta.

INVESTIGAÇÃO

A fraude foi descoberta pela Comissão Parlamentar de Inqu-érito - “CPI da Aracruz”, criada em 2002 pela Assembleia Legisla-tiva do Espirito Santo (Ales). A CPI constatou um acordo entre aAracruz Celulose e vários funcionários para que estes requeres-sem a legitimação da posse de terras públicas estaduais, nos anos70, a fim de transferi-las à empresa. Eles foram usados como“laranjas”, ao prestarem declaração falsa de que preenchiam osrequisitos necessários estabelecidos na Lei Delegada nº 16/67: sequalificavam falsamente como agricultores, indicavam a área deterra e manifestavam a intenção de desenvolver atividades agrí-colas na propriedade.

Após obterem a titulação das propriedades rurais, os funcio-nários da empresa transferiram imediatamente à Aracruz Celu-lose o título da propriedade. Na maioria dos casos, o período emque permaneciam no patrimônio jurídico do funcionário da em-presa não excedia nem mesmo uma semana.

Para o Ministério Público, está claro que a Aracruz Celulosefraudou a lei vigente à época. Por essa razão, os títulos conferi-dos aos funcionários da empresa e, posteriormente, transferi-dos à Aracruz são nulos de pleno direito. A Procuradoria ressalta,ainda, que não há o que se falar em prescrição, pois se tratam de“atos nulos de transferência de domínio de terras públicas prati-cados de má-fé por particulares, não podendo ser convalidadospelo decurso do tempo”.

FINANCIAMENTOSDesde o início das ativi-

dades de produção e celulo-se de eucalipto, o grupo Ara-cruz recebeu apoio financei-ro do BNDES. Tais recursospúblicos federais, cujo valorultrapassa R$ 1 bilhão, forame continuam sendo destina-dos ao fomento de ativida-de em terra pública que, nãofosse a titulação fraudulen-ta operada, seria destinadaà concretização de direitosfundamentais dosquilombolas. Por isso, oMPF/ES entende que, casomantenha o apoio financei-ro a essas atividades, oBNDES estará, de formaconsciente e deliberada,contribuindo com a violaçãode direitos ambientais cul-turais e humanos das comu-nidades quilombolas.

A ação, assinada pelaprocuradora da Repúblicaem São Mateus, WalquiriaImamura Picoli, no dia 20 denovembro, pode ser acom-panhada pelo site da JustiçaFederal (www.jfes.jus.br)pelo número 0000693-61.2013.4.02.5003.

ATRAÇÕES

Aracruz anunciaprogramação datemporada de Verãocom muitas atrações

Os balneários de Barra do Sahy e Santa Cruz serão sede da programaçãoda temporada de Verão 2014. As atrações nacionais ficam por conta deMonobloco, Thiago Brava, Sambô, Araketu, Jorge Aragão e Maria Gadú. Naprogramação, também será possível contar com a apresentação de bandasregionais e locais.Pela primeira vez, Barra do Sahy terá um palco em formato de concha e ostrios elétricos só participarão da programação no Revéillon e Carnaval. Mais atraçõesAs famílias e turistas terão uma opção a mais na programação de verãono mês de janeiro. É o Cinema na Praia, que terá a exibição de filmesinfantis. Em Barra do Sahy, essa programação será realizada às quintas-feiras e, em Santa Cruz, às sextas-feiras.No Carnaval, os foliões de Barra do Sahy, Putiri, Mar Azul, Praia dos Padrese Santa Cruz contarão com as tradicionais marchinhas. EsportesCom o objetivo de desenvolver atividades de caráter esportivo e recreativono litoral do município durante o verão de 2014, a Secretaria de Esporte,Lazer e Juventude de Aracruz apresenta uma programação diversificada,voltada para todas as idades. As atividades serão desenvolvidas nosturnos da manhã, tarde e noite, entre os horários de 8h às 23h.No dia 05/01/14, em Mar Azul, será realizado o torneio de Beach Soccer, nacategoria masculina, com a participação de 12 equipes e 180 atletas.Entre os dias 16 e 20/01 acontecerá em Santa Cruz o torneio de BeachSoccer. A categoria é masculina e vai contar com a participação de 32equipes e 480 atletas.No dia 19/01 será realizada a I Corrida Inter Praias com percurso de 10km,que terá largada no bairro Coqueiral e chegada na praia de Barra do Sahy.Simultaneamente, acontecerá a Corrida Inter Praias com percurso de 5km,com largada em Mar Azul e chegada em Barra do Sahy. InfraestruturaOs balneários contarão com uma infraestrutura de banheiros químicos,chuveiros, iluminação, além de guarda-vidas.Barra do Sahy vai contar ainda com uma feira de artesanato e praça dealimentação com 30 barracas, mesas, banheiros químicos e iluminaçãoadequada.O Verão Aracruz 2014 conta com o apoio do 5° Batalhão de Polícia Militar,Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Corpo de Bombeiros.

O prefeito informou que aadministração municipal teve ocuidado de ouvir os vereadorese as comunidades do município,principalmente da orla, para quetoda a programação tivesse oenvolvimento da população lo-cal. “Além disso, enviamos aspropostas para o Ministério Pú-blico do município para análisee, desta forma, conseguimos darmais transparência às contrata-ções para o Verão 2014.”

O secretário municipal deTurismo e Cultura, Helder

Tabosa destacou: “Nosso obje-tivo é oferecer opções que fa-çam com que o aracruzensepermaneça no município eaproveite as atrações que esta-rão aqui.” O secretárioenfatizou que a programaçãotambém vai atrair turistas deoutros municípios do Estado edo país. “Com isso, iremos fo-mentar o turismo, transforman-do-o em um negócio local, commais geração de emprego erenda para a população de Ara-cruz, declarou o secretário.”

Uma festa de ritmos, cores e sabores é a proposta deAracruz para a temporada de Verão 2014, que tem início

no dia 31 de dezembro e vai até o Carnaval, incluindotodos os finais de semana de janeiro e fevereiro. O

anúncio oficial da programação foi feito quarta-feira, 04,no gabinete do Prefeito Marcelo Coelho

Vista aérea da Fibria

Divulgação

Page 7: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

7O PIONEIRODOMINGO08 de dezembro de 2013

CARTEIRA DE PROJETOS

GERAL

CRESCIMENTO

Fábrica de carrocerias decaminhão será construída emLinhares. O investimento é daordem de R$ 40 milhões

A empresa vai construir umafábrica de implementos rodo-viários, inicialmente nos mode-los furgão de alumínio,semirreboque basculantes,semirreboques furgão lonado,semirreboques graneleiro esemirreboques porta contêinerno município de Linhares cominvestimentos estimados de R$40 milhões. O projeto deverágerar cerca de 300 empregos di-retos, priorizando mão de obralocal e dos municípios vizinhos.

O governador RenatoCasagrande ressaltou a impor-tância do empreendimento e ocrescimento do Espírito Santo.“Santa Catarina tem muitas se-melhanças com o Espírito San-to. Temos muitaspotencialidades, temos tam-bém municípios incluídos naárea da Sudene, nossa localiza-ção é estratégica e temos esta-bilidade nas relaçõesinstitucionais. Nosso objetivo éequilibrar o desenvolvimento edar dinamismo econômico a to-das as regiões. Queremos geraroportunidades para os capixa-bas e gerar receitas para sereminvestidas na área social”.

De acordo com o presidenteda Librelato, José CarlosSpricigo, o Espírito Santo encan-tou a empresa. “O ES deu umareposta muito rápida. Abrimospara mostrar nossa empresapara os técnicos e aqui esta-

mos. Adquirimos uma área emLinhares e soubemos por outroscatarinenses que aqui já estãoque quem vem para o EpiritoSanto cresce. E nos queremoscrescer. Queremos aproveitar amão de obra do município etoda infraestrutura do Estado.Nossa ideia é trazer desenvol-vimento para e crescermos jun-

Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares assinaram, quinta-feira, 05,um protocolo de intenções com a empresa catarinense Librelato, fabricantede carrocerias de caminhões. O novo empreendimento faz parte da política

de atrair novos investimentos para todas as microrregiões do Estado,visando à descentralização do desenvolvimento

Os investimentos dos projetos privados coordenados pela Se-cretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) cresceu 7,5% emrelação a 2012. É o que mostra o último levantamento feito pelaSecretaria que gira em torno de R$ 113 bilhões. No ano anterior,o registro era de uma carteira com investimentos de R$ 104,5bilhões. Assim, o Espírito Santo segue com o maior investimentoprivado per capita do Brasil.

Os novos investimentos devem gerar aproximadamente 80mil empregos nos próximos anos e são distribuídos em cerca de180 projetos.

O secretário de Desenvolvimento, Nery De Rossi, avalia queo crescimento constante dos investimentos no Estado deve-se aum conjunto de fatores. “O desenvolvimento não acontece poracaso. Por isso, temos uma equipe que dá suporte aos investido-res, capacitada a mostrar a eles que o Espírito Santo conta comexcelente estabilidade político-institucional, localização geográ-fica privilegiada, incentivos estaduais e federais, mão de obramotivada e qualificada, entre muitos outros fatores que fazem adiferença para o sucesso de um negócio”, avaliou.

A Librelato iniciou as suas atividades em 1940 no interior deSanta Catarina e hoje já consolidou sua marca internacionalmen-te. Em 2009, foi considerada pela Revista Exame uma das empre-sas que mais crescem no Brasil.

tos. Queremos gerar empregoe renda para todo o Estado”.

Também estiveram presen-tes à cerimônia o prefeito de Li-nhares, Nozinho Corrêa, o se-cretário de Desenvolvimentodo município, Rodrigo Paneto,e a representante do deputadoAtaide Armani, EthevaldaGrassi.

Sentença obriga Estadoa realizar concurso naárea da Saúde

AÇÃO

A ação civil pública foi movida em 2000 pelo MPF e pelo MPdo Estado contra o extinto Instituto Estadual de Saúde Pública(Iesp). À época, chegou-se à conclusão de que o poder públicovivia uma situação de submissão às cooperativas médicas, umavez que muitos profissionais deixaram seus empregos nos hos-pitais para montar as cooperativas e firmarem parcerias com oEstado, com retribuições financeiras superiores às recebidasquando eram concursados. A própria Procuradoria-Geral do Es-tado, em mais de uma oportunidade, tratou como ilegal essetipo de contratação e que isso estava provocando um verdadeiro“caos administrativo”.

A fim de evitar que essa situação se perpetuasse, os Ministé-rios Públicos entraram com a ação contra o Estado. De acordocom a decisão proferida em março de 2012, o Estado tem 24 me-ses para “deflagrar concurso público de provas ou de provas etítulos, visando à contratação efetiva de médicos e enfermeiros,executá-lo e, posteriormente, dar posse aos candidatos devida-mente aprovados”.

Além disso, o Estado foi condenado a rescindir os contratostemporários com os profissionais de saúde e com as cooperati-vas médicas, proibindo qualquer pagamento a partir do prazoestabelecido, sob pena de configuração de crime e ato de impro-bidade. A sentença também condenou o Estado à obrigação denão firmar contrato com qualquer cooperativa médica ou fazerqualquer tipo de contratação direta na área da Saúde, salvo ex-ceções legais e específicas da Lei nº 8.666/1993.

Recurso. O Estado chegou a entrar com recursos em instânci-as superiores, mas como eles têm caráter devolutivo, isso nãoimpede que a sentença seja executada imediatamente. Por isso,o MPF/ES e o MP/ES entraram com pedido de execução provisó-ria de sentença, uma vez que já houve julgamento da apelaçãointerposta pelo Estado, tendo a Justiça confirmado a condena-ção de primeiro grau.

Os Ministérios Públicos Fe-deral e Estadual no EspíritoSanto requereram à Justiça aexecução da sentença, dada em2012, que obriga o governo doEstado a realizar concurso pú-blico para contratação de mé-dicos e enfermeiros no EspíritoSanto, num prazo de dois anos.A decisão ainda diz que o Esta-do deve rescindir os contratostemporários firmados com ascooperativas médicas, além deficar proibido a fazer contrata-

ção direta na área da Saúde, sal-vo as exceções previstas em lei.

No pedido de execução desentença, os Ministérios Pú-blicos pedem que sejam inti-mados pessoalmente o gover-nador do Espírito Santo, Rena-to Casagrande; o secretárioestadual da Saúde, TadeuMarino; e a Procuradoria-Ge-ral do Estado. O número daprocesso para acompanha-mento no site da Justiça Esta-dual é 024.00.003587-3.

Decisão de 2012 prevê contratação efetiva demédicos e enfermeiros e rescisão de contratos

temporários com as cooperativas médicas

Page 8: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

8 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 GERAL

SAGRAÇÃO LITERÁRIAAntonio Bezerra [email protected] Essa coluna é publicada todas as

quintas e domingos

Mônica Caetano GonçalvesPsicóloga, poeta e cronista residente em Belo Horizonte

MÔNICA CAETANO GONÇALVES

Gente humilde

[email protected]

Fotografia de Eduardo Gonçalves e Veiga

O Glamour do Aeroporto de Congonhas Sempre tive um zeloexcessivo pelo Aeropor-to de Congonhas e asrazões são muitas. Tal-vez a tradição tenha umpeso significativo. Leioque o Aeroporto de SãoPaulo/Congonhas foiinaugurado em 1936 e éum dos mais movimen-tados do Brasil.

Com aproximadamente 1,5km², é considerado o aeropor-to executivo do país, ademaishá um glamour animando o diaa dia do aeroporto.

Há detalhes que lembramperfeitamente o AeroportoSantos Dumont do Rio. Fatosque tornam Congonhas espe-cial são a sua localização na re-gião central de uma grandemetrópole e a sua arquiteturainspirada no art déco, que o fazser tombado como patrimôniohistórico e arquitetônico da ci-dade de São Paulo pelo Con-selho Municipal de Preserva-ção do Patrimônio Histórico,Cultural e Ambiental da Cida-de de São Paulo (Conpresp).Este esteio histórico émarcante. Quando de um voorecentemente meu vizinho depoltrona foi claro: Congonhasé o aeroporto mais singelo eglamoroso do Brasil. Aqui – di-zia o vizinho e poltrona – as Se-leções Brasileiras foramrecepcionadas depois das gran-des conquistas. Ameaçou en-trar em outras conversas; pa-recia tomado de longos discur-sos; era um senhor taciturno,

meio paulistano.

O nome do aeroporto é umahomenagem ao Visconde deCongonhas do Campo, LucasAntônio Monteiro de Barros(1823-1851), primeirogovernante da Província de SãoPaulo após a Independência doBrasil (1822). Congonhas é onome de um tipo de erva-matemuito comum em Minas Ge-rais, na região onde se situaCongonhas do Campo, cidadenatal de Monteiro de Barros.

A área onde Congonhas estálocalizado foi escolhida porsuas condições naturais: visibi-lidade, drenagem e terrenodesocupado e plano, que per-mitiria a construção de quatropistas. A escolha do local tam-bém objetivava evitar as en-chentes do Rio Tietê, que inun-davam o Campo de Marte.Além disso, naquela época, oespaço distanciava-se bastan-te do centro urbano.

Em 1935, foi realizado estu-do técnico para a escolha do sí-tio do novo Aeroporto, reco-mendando a escolha da área deCongonhas pelas suas condi-ções naturais (visibilidade edrenagem).

Em 1936, o Governo do Es-tado adquire a área para a cons-

trução do Aeroporto, incorpo-rando, mais tarde, áreas com-plementares através de desa-propriações e, em 1940, esta-belece que todas as atividadesexercidas no Aeroporto deCongonhas seriam dirigidaspor um Administrador nomea-do pelo Governo do Estado.

No final dos anos 1940 teveinício a obra das três pistas pre-vistas no novo projeto do ae-roporto, mas apenas a pistaprincipal foi concluída, porqueestudos técnicos mostraramser suficiente para atender àsespecificações aeroportuáriasnorte-americanas do CivilAviation Authority (CAA), umadas mais modernas para a épo-ca. A pista foi concluída no fi-nal de 1950, mas enquanto es-tava em obras, outra, provisó-ria, foi construída. Anos maistarde ela se tornou a segundapista paralela, mantida atéhoje.

Em 1954 foi inaugurado oPavilhão de Autoridades, paraembarque e desembarque deautoridades. Este pavilhãoconserva até hoje vários ele-mentos artísticos, como ummural do artista Di Cavalcante.Isso faz de Congonhas um Es-paço diferenciado na grandeurbe paulistana. Um passeioobrigatório.

Divulgação

Como mineira, nasci atrelada ao trem da História e como nossagente, gosto de sabê-la e contar “causos”. Em um desses dias deestrela, de boa sorte no garimpo, encontrei a gravação de umshow no Teatro Castro Alves, no ano de 1975 em Salvador, emque o próprio Vinícius de Moraes, acompanhado por Toquinhoao violão conta sobre a segunda versão da letra de Gente Humilde– música de Garoto – escrita em parceria com Chico Buarque.Uma delícia de ouvir!

Foi interessante saber que se tratava da segunda versão,nunca havia ouvido falar da primeira e assim saí a pesquisar sobreela. Foi na série “O cancioneiro de Garoto”, de Jorge Mello, queencontrei o fio da meada.

Segundo registros nos próprios diários de Garoto, a inspiraçãode “Gente humilde” veio de suas costumeiras visitas aossubúrbios cariocas. Em um depoimento, Badeco – ex-integrantedo conjunto vocal “Os Cariocas”– afirma que inicialmente era umtema instrumental até que Moacir Portes apresentou-a a unsamigos mineiros e ao voltar ao Rio de Janeiro trouxe a letra, quefoi interpretada pela primeira vez em 1951, pelo coral “OsCantores do Céu”, integrado por Belinha Silva, Zezé Gonzaga, OsCariocas, Trigêmeos Vocalistas e o coro da Rádio Nacional, alémde Lolita e Magda Marialva, do Trio Madrigal:

Em um subúrbio afastado da cidade/ Vive João e a mulhercom quem casou/ Em um casebre onde a felicidade/ Bateu àporta foi entrando e lá ficou/ E à noitinha alguém que passa pelaestrada/ Ouve ao longe o gemer de um violão/ Que acompanha/A voz da Rita numa canção dolente/ É a voz da gente humilde/Que é feliz.

Reza a lenda que sobre a autoria da letra, Moacir disse: “É ummineiro amigo meu, um bicho do mato. Não adianta que ele nãoquer aparecer. Ele pediu que caso você gostasse da letra, fossecolocado assim: autor desconhecido.”

Page 9: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

9O PIONEIRODOMINGO08 de dezembro de 2013

Essa coluna é publicada todas asquintas e domingos

[email protected]

OPINIÃO

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferen-cista e cartunista.

Luciano Pires escreve todos os domingos

LUCIANO PIRES

O valor subjetivo

Divulgação

Numa palestra para a produ-tora de vídeo de um amigo, per-guntei para a platéia quem ti-nha o celular mais avançado.Para espanto de todos era... omotoboy. O rapaz mostrou seucelular, um iPhone daqueles.Perguntamos quanto ele paga-ra e a resposta foi um monte dedinheiro em muitas prestaçõesque consumiam parte substan-cial de seu salário. O que a prin-cípio parecia a loucura de um ir-responsável, na verdade escon-dia um conceito valioso: o dovalor subjetivo.

Para aquele motoboy o va-lor do celular incluía o preço,mas principalmente a satisfa-ção do “eu tenho um celular debacana”. Quanto vale essa satis-fação? Para muitas pessoas,nada. Para ele, muito. Então elepagava.

Algum tempo após cair oMuro de Berlim, meu amigoSidney foi para a Alemanha Ori-ental visitar uma fábrica à ven-da. Me lembro dele dizendoque, quando o muro caiu, o ge-rente geral da fábrica fez o quemuitos alemães orientais fize-ram: foi conhecer o lado de lá.Ficou deslumbrado diante dasvitrines com produtos, dormiunuma praça e retornou com umtesouro: uma coleção de cane-tas coloridas que usava no bol-so da camisa como um troféu.Para o alemão oriental aquelascanetas tinham um valor sub-jetivo inestimável, o da liber-dade. Quanto valia aquela sa-tisfação?

Algum tempo atrás quandoa Kia Motors reuniu a imprensapara apresentar a novaSportage, o preço anunciado foientre 75 e 80 mil reais. Algunsdias depois a empresa recebeua notícia de que a quota de veí-culos que viriam para o Brasil

fora reduzida pela matriz pelametade. Aumentaram então opreço para algo entre 85 e 90 milreais. E formou-se uma fila deconsumidores à espera do novocarro, que ninguém mais tinha.O preço foi aumentado paramais de 95 mil reais e a fila con-tinuou. Um jornalista então fezuma pergunta para um executi-vo da empresa: se anunciaramque o veículo seria vendido pormenos de 80 mil, qual a razãode manterem o preço em qua-se 100 mil? A resposta:

- Se vendendo por quase 100mil reais temos fila de espera,por que baixar o preço?

Três histórias que envolvema teoria do valor subjetivo: quemdetermina os preços dos produ-tos são os consumidores. Sãoeles que dão valor às coisas, oque é muito diferente do preço.

Aquele motoboy que se sa-crificou para realizar o sonho deter o iPhone da hora é quem fazo iPhone custar o dobro no Bra-sil em relação aos EUA. Quemfaz o novo game da Sony custaro triplo do que custa lá fora sãoos consumidores. Quem faz umautomóvel simples custar noBrasil o preço de um automó-vel de luxo lá fora, são os con-sumidores.

Ah, mas e os impostos? Es-tão lá sim, altíssimos,exorbitantes, mas só explicamum terço do preço. E continua-mos a acusar as empresas quefabricam os produtos de esta-rem “nos roubando”. Bobagem.

Os marqueteiros das empre-sas conhecem a teoria do valorsubjetivo e adotam o preço quevocê aceita pagar. Sacou? O pre-ço que você aceita pagar.

Quem mandou aceitar?

PalestrasEstão abertas as inscrições

para a décima e últimapalestra de 2013, do cursode Licitações e Contratos:aspectos teóricos e práti-

cos, que vem sendo ofere-cido pela Procuradoria-

Geral do Estado (PGE) aosservidores estaduais desdeo início do ano. O tema do

próximo encontro será“Regime jurídico das

terceirizações na Adminis-tração Pública”. O evento

ocorrerá no dia 12 proximo,a partir das 14h, no auditó-

rio da PGE, e terá comopalestrante o procuradordo Estado Leandro Mello

Ferreira. Na última pales-tra, realizada no dia 26 de

novembro, estiverampresentes aproximadamen-

te 80 servidores de diver-sos setores do governo. Na

ocasião, o procuradorPéricles Ferreira de Almei-da falou sobre “Contratos

da Administração Pública –reequilíbrio econômico e

financeiro”.

Inauguração em Japiraconteceu na tarde desta

terça-feira, 3, a Foi inaugu-rada oficialmente terça-

feira,3, no Centro Munici-pal de Educação Infantil e

Ensino Fundamental dasala de inclusão digital do

projeto “Criança do Caféna Escola”, no Centro

Municipal de EducaçãoInfantil e Ensino Funda-mental da localizado na

Bagueira, interior deLinhares, a Sala de Inclu-

são Digital do Projeto“Criança do Café na Esco-

la”, que é uma parceriaentre Secretaria Municipal

de Educação, Conselho dosExportadores de Café doBrasil (Cecafé), Custódio

Forzza Comércio e Exporta-ção Ltda., Lavazza e Centro

do Comércio de Café deVitória. A sala recebeu o

nome de Sala EdithFavarato Forzza e recebeu

10 computadores, umaimpressora, um condiciona-

dor de ar, 10 mesas, 20cadeiras e uma televisão,

tudo doado pela Cecafé.Além da novidade, a escola

recebeu reparos. Novasgrades, pintura e manuten-ção na rede elétrica deram

um novo ar ao local.

Educação em 1° lugarA Educação do Espírito Santo está em primeiro lugar no País.

O Estado apresentou o melhor desempenho entre as unidadesda federação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos(Pisa) 2012, conforme dados apresentados na última terça-feirapela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econô-mico (OCDE), grupo que inclui nações ricas. O exame, aplicadoem 65 países, avalia conhecimentos em leitura, matemática eciências com alunos de 15 anos. O Espírito Santo passou do 6ºlugar, em 2009, para a primeira colocação no ano passado. Amédia do Espírito Santo nas três áreas passou de 414 para 423,no período de três anos. Em leitura, o avanço foi de 423,6 para427; em matemática, de 397,3 para 414; e, em ciências, de 421,3para 428, cuja área de conhecimento foi a que apresentou omelhor resultado entre todos os estados do País.

Educação em 1° lugar II“Esse é um resultado muito significativo, não apenas por ter-

mos alcançado o primeiro lugar, mas, sobretudo, por termos avan-çado em todas as áreas. Os dados indicam que as políticas pú-blicas adotadas estão contribuindo para melhorar a qualidadedo ensino”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, KlingerBarbosa Alves. Entre outras ações, o secretário atribui o bomdesempenho do Espírito Santo à política de capacitação dos pro-fessores, como o Multicurso Matemática e a formação na áreade Ciências, com a criação de cadernos de experimentos, e aprogramas e projetos que visam o reforço de aprendizagem e acorreção de distorção idade-série.

Palestra de CasagrandeO governador Renato Casagrande participou como palestrante

no XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizadoentre os dias 3 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitó-ria. O tema abordado pelo governador, na quarta-feira (4) foi “Trans-parência e Qualidade Fiscal”. Para Casagrande, desde a edição daLei de Responsabilidade Fiscal, no ano 2000, a transparência e ocontrole social dos gastos públicos, assim como o equilíbrio dascontas, passaram a constituir os indicadores mais seguros de de-sempenho dos governos no Brasil. Em seus mandatos de deputadofederal e senador da República, Renato Casagrande sempre deba-teu a construção de mecanismos mais eficientes de controle socialdas ações governamentais, em todos os níveis da administraçãopública.

No almoço de confraternização do Sindicato das Empresas Pro-prietárias de Jornais e Revistas do Espírito Santo-Sindijores, re-alizado na última quinta-feira, 5, no salão de convenções doGolden Tulip Porto Vitória Hotel, o governador Renato Casagrandedisse, antes de proferir a palestra Perspectivas do ES 2014, que“os jornais e revistas são parceiros para a transparência e asustentação das políticas públicas voltadas para o bem-estarda população”. Ele foi muito aplaudido.Na foto: Marcio Castro, presidente do Sindijores, Diego e DeniAlmeida da Conceição, jornal O PIONEIRO, governador RenatoCasagrande, Mario Fernando Souza dos Santos e Jose CarlosCorrea, de A Gazeta.

Page 10: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

10 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 GERAL

O PIONEIRO NOS BAIRROSEssa coluna é publicada

todos os [email protected]

PAVAZINEEssa coluna é publicada

todos os domingos

A carne mais barata do mercadoCompetição por vagas na faculdade é duas vezes maior

para negros.

#ÉnóisPublishNews promove encontro de blogueiros em SP.

PLANALTO

Planeta dominado"É um novo momento para o funk", diz escritor Julio

Ludemir.

Pare de tomar a pílulaCasais fazem menos sexo por causa de celular e redes sociais.

Incentivar e incutir a culpaChomsky e as dez estratégias para a manipulação da

opinião pública.

Raízes palmeirensesHumanos são fruto de acasalamento entre chimpanzé e

porco, diz geneticista.

----------------------------------• Homem ajuda população carente com ônibus "especial" no Pará• Novo estudo mostra que homens e mulheres têm audição seletiva• Hotel de luxo simula favela para turistas "experimentarem" a pobreza

----------------------------------

Gabriel de Paiva - Agência O Globo

Baile da Paz, no Clube Emoções, na Rocinha o primeiro bailefunk depois da pacificação

Daily Mail / Reprodução

Cientista sugere que uma pele sem pelos e com gordura subcutânea seriaexplicada por ancestrais suínos

O concurso este ano tevecomo tema: saber e atuar paramelhorar o mundo. Ao todo, 2,5mil alunos de 52 municípios doEspírito Santo foram inscritosno concurso. A colega deAmanda, a aluna GabrielySiqueira Assis - que cursa o 9ºano- também participou doconcurso. As estudantes foramcoordenadas pelas professo-ras Clarimar Guidolini, que le-ciona a disciplina de portugu-ês, e Cleice Fornaciari, que le-ciona Ciências.

As estudantes estão feli-zes pela participação no con-curso. “Participar de ativida-des assim nos incentiva aestudar ainda mais, além departicipar de mais projetos.Durante a redação, eu conse-gui colocar no meu texto to-dos os conhecimentos queadquiri nas aulas”, afirmaAmanda.

Para Gabriely o concurso éuma ótima oportunidade devalorização. “A disputa e osprêmios oferecidos nos in-centivam ainda mais a conti-nuar tentando. Participar deprojetos como este nos per-mite a chance de descobrir-

SAIBA MAIS

O concurso faz parte do Programa Agrinho, desenvolvido peloSENAR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, comalunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da EducaçãoEspecial, que tem por objetivo complementar a metodologia doensino formal na educação.

O programa capacita professores para atuarem diversos temascomo meio ambiente ética e cidadania, saúde e trabalho econsumo em sala de aula, visando promover uma reflexão sobreos temas trabalhados. O concurso é divido em 12 categorias epremia alunos, professores e coordenadores.

Amanda Severo Ferreira, estudante do 9º ano na escola CabocloBernardo, do Planalto, ficou em 2°lugar no concurso Agrinho de

Redação promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR). Ela escreveu o “Testamento ambiental” e foi premiada

com um tablet nesta semana na sede do Serviço Social doComércio (Sesc), de Praia Formosa, em Aracruz

mos que temos capacidadede mostrar nosso talento e

todos os nossos conhecimen-tos”, analisa a aluna.

Amanda Severo Ferreira (centro) ficou em 2°lugar no concurso Agrinho deRedação

Page 11: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

11O PIONEIRODOMINGO08 de dezembro de 2013INDICADOR PROFISSIONAL

Page 12: O PIONEIRO 08 DE DEZEMBRO DE 2013

12 O PIONEIRO DOMINGO08 de dezembro de 2013 SOCIEDADE

DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas asquintas e domingos

“A suprema felicidade da vida éa convicção de ser amado poraquilo que você é, ou melhor,

apesar daquilo que você é”.(Victor Hugo)

Bom dia, Renato Galveas

A expectativa do comércio aumenta com a proximidade donatal. A cidade estava lotada ontem durante o expediente, numaprova que o comércio de rua continua firme. Sábado as lojasfecham mais cedo, situação que merece revisão.

• • •Maria Alice e Ronaldo Lopes, que se encontram em Orlando

com o filho Ronald e a nora Geovanna, já prepararam o aparta-mento da Praia das Castanheiras, em Guarapari, para a tempo-rada de verão, que começa oficialmente dia 21.

• • •O médico Jair Perini, provedor do Hospital Rio Doce está feliz

com a assinatura do convênio assinado terça-feira com o Go-verno do Estado. Ele só espera que o dinheiro chegue logo, por-que os compromissos são muitos.

Eliana Dadalto Mello temcumprido direitinho o papelde vice-prefeita do municí-pio. Há quem diga que elaserá candidata a deputada

federal.

Sexta-feira, 13, é dia deconfraternização da Confra-

ria do Vinho de Linhares,com distribuição de presen-

tes através do AmigoOculto. O encontro será na

residência de Rita e RogérioScarpatti.

Dias 13, 14 e 15, no TeatroCarlos Gomes, em Vitória,

tem apresentação dacomédia “O doente imagi-

nário”

Luzia e o empresário BrazPiana em todas as oportuni-

dades curtem o sitio quepossuem na região de

Pedra Azul. Eles preferem atranqüilidade.

Fabiana e LessandroPessotti só têm tempo paraas filhas Julia e Letícia. Por

isso andam sumidos.

Convocadas pelo facebook para um “Toplessaço” na praiada Ilha do Boi, em Vitoria, dia 21 próximo, as participantes pre-cisam ter muita coragem e peito, literalmente. Os homens quequiserem participar deverão usar a parte de cima do biquíni ouseios de plástico. Essa prática também é válida para as meni-nas que querem apoiar mas não se sentem confortáveis comtopless. Êta mundo!

• • •O deputado federal Cesar Colnago, presidente estadual do

PSDB está entusiasmado com a performace do médico LucianoRibeiro Durão na presidente do PSDB no município de Linhares.Foi o que me falou.

• • •O governador Renato Casagrande fez palestra quinta-feira,

para associados do Sindijores, no Gold Tulip Porto Vitória Hotel,em seguida almoçou descontraidamente com jornalistas, e fezquestão de ser fotografado ao lado de cada um dos presentes.Ganhou ponto com isso.

• • •Norma e Thor Grunewald foram ontem a Vitória participar da

festa da Família Franco Nunes, que é a dela.• • •

A I Cantata de Natal do CLAM - Centro Linharense de Amigosdo Menor será na próxima terça-feira, 10, às 18h 30min nasdependências do CLAM, no bairro Planalto.

O advogado Antonio Luiz Comério, diretor administrativo da Viação JoanaD´Arc oficializou ontem, em Santa Tereza, a união com Débora Cardoso emritmo de festa

De

ni

De

ni

Regina e Adir Bachour. Eles estão em Linhares desde sexta-feiracumprindo agenda social