o pioneiro 06 de fevereiro de 2014

12
O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 10 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas QUINTA-FEIRA 06 DE FEVEREIRO DE 2014 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br Moradores do Conceição sofrem para marcar consultas no Posto de Saúde Para conseguir marcar uma consulta moradores do Bairro Conceição têm que enfrentar fila e chegar cedo ao Posto de Saúde onde são marcadas as consultas. Uma senhora que não quer o nome citado, disse ter chegado antes das cinco horas da manhã de ontem para tentar conseguir sua consulta, ela disse que: “isso é um absurdo, estamos pagando um preço muito alto. É só sofrimento...” . A reportagem tentou contato com o Secretário de Saúde, Dr. Edilson Rocha mas não conseguiu êxito. A equipe do Linhares Tele- -taxi, entrou em quadra na noite de terça-feira, 04, no ginásio de esportes da As- sociação Poliesportiva de Jardim Limoeiro, na Serra, precisando apenas de um empate para sagrar-se cam- peã. Isto porque no primeiro jogo da final, o Linhares venceu, em casa. Pág. 03 Linhares Tele-Taxi é campeão Capixaba do Futsal 2013 | DENI | PANORAMA | INFORME Não tem volta. A Rua da Conceição, se transfor- mou mesmo no reduto gastronômico da cidade. Pág. 12 Quatro projetos capixa- bas foram selecionados para o VII Congresso Con- sad de Gestão Pública. Pág. 09 A deputada federal Rose de Freitas voltou a defender a antecipação da Convenção Nacional do PMDB. Pág. 02 + colunas | Enfoque pag. 05 | Lá & Cá pag. 07 | Sagração pag. 08 Celestrini quer providência para resolver situação de Associação O vereador Joel Celestri- ni apresentou requerimento na última sessão da Câma- ra de Vereadores, para que seja providenciada a recu- peração do Complexo Po- liesportivo “Teotônio Vilela” localizado no bairro Jupa- ranã. Moradores relataram que, com o abandono do local, o espaço está sendo utilizado por vândalos. Pág. 06 Agricultura do município quer mais qualidade dos produtos Crescimento de agroindústrias familiares é favorecido pelo Governo Domingo, dia 8 de fe- vereiro, das 9h às 17h, a Faculdade Pitágoras de Linhares realizará a 3ª edi- ção do mutirão para can- didatos, um evento com objetivo de possibilitar o ingresso no ensino supe- rior ainda este semestre, bem como oferecer infor- mações sobre o programa do governo federal Fundo de Financiamento Estu- dantil (FIES). Pág. 10 Última edição do mutirão para ingresso na Faculdade Pitágoras de Linhares Pág. 04 Pág. 03

Upload: jornal-o-pioneiro

Post on 20-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 06 de fevereiro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 10 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

QUINTA-FEIRA06 DE FEVEREIRO DE 2014

R$ 1,00jornalopioneiro.com.br

Moradores do Conceição sofrem para marcar consultas no Posto de SaúdePara conseguir marcar uma consulta moradores do Bairro Conceição têm que enfrentar fila e chegar cedo ao Posto de

Saúde onde são marcadas as consultas. Uma senhora que não quer o nome citado, disse ter chegado antes das cinco horas

da manhã de ontem para tentar conseguir sua consulta, ela disse que: “isso é um absurdo, estamos pagando um preço muito alto. É

só sofrimento...”.A reportagem tentou contato com o Secretário de Saúde, Dr. Edilson Rocha mas não conseguiu êxito.

A equipe do Linhares Tele--taxi, entrou em quadra na noite de terça-feira, 04, no ginásio de esportes da As-sociação Poliesportiva de Jardim Limoeiro, na Serra, precisando apenas de um empate para sagrar-se cam-peã. Isto porque no primeiro jogo da final, o Linhares venceu, em casa.

Pág. 03

Linhares Tele-Taxi é campeão Capixaba do Futsal 2013

| DENI | PANORAMA | INFORMENão tem volta. A Rua da Conceição, se transfor-mou mesmo no reduto gastronômico da cidade.Pág. 12

Quatro projetos capixa-bas foram selecionados para o VII Congresso Con-sad de Gestão Pública.Pág. 09

A deputada federal Rose de Freitas voltou a defender a antecipação da Convenção Nacional do PMDB.Pág. 02

+ colunas | Enfoque pag. 05

| Lá & Cá pag. 07

| Sagração pag. 08

Celestrini quer providência para resolver situação de Associação

O vereador Joel Celestri-ni apresentou requerimento na última sessão da Câma-ra de Vereadores, para que seja providenciada a recu-peração do Complexo Po-liesportivo “Teotônio Vilela” localizado no bairro Jupa-ranã. Moradores relataram que, com o abandono do local, o espaço está sendo utilizado por vândalos.

Pág. 06

Agricultura do município quer mais qualidade dos produtos

Crescimento de agroindústrias familiares é favorecido pelo Governo

Domingo, dia 8 de fe-vereiro, das 9h às 17h, a Faculdade Pitágoras de Linhares realizará a 3ª edi-ção do mutirão para can-didatos, um evento com objetivo de possibilitar o ingresso no ensino supe-rior ainda este semestre, bem como oferecer infor-mações sobre o programa do governo federal Fundo de Financiamento Estu-dantil (FIES).

Pág. 10

Última edição do mutirão para ingresso na Faculdade Pitágoras de Linhares

Pág. 04

Pág. 03

Page 2: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO2QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas e domingosPOLÍTICO

Capital do reggae

Capital do reggae II

Carnaval 2014

O deputado estadual Luiz Durão (PDT), esteve, na última terça--feira, na Secretaria de Estado da Cultura. Acompanhado de representantes da Associação de Moradores da Vila de Regên-cia, e do secretário de Cultura de Linhares, Roberto Cordeiro, o deputado buscava mais apoio do Estado para a Vila de Regên-cia, que fica em Linhares. A As-sociação solicita recursos para realizar a Festa dos Pescadores e a tradicional Festa de Caboclo Bernardo, que este ano completa 100 anos.

O secretário de Estado da Cul-tura, Maurício José da Silva e o subsecretário Joelson Humber-to Fernandes sinalizaram posi-tivamente para as solicitações. O subsecretário informou que a intenção do Estado é fazer de Regência a capital nacional do reggae, criando uma ponte en-tre a Vila de Regência, o Estado do Maranhão e a Jamaica(país do reggae) e criando um festival anual de reggae no local. No dia 23 de fevereiro, inclusive, haverá um show da banda de reggae Tri-bo de Jah em Regência.

Os veículos de comunicação inte-ressados em fazer a cobertura do Carnaval de Vitória 2014 no Sam-bão do Povo devem ficar atentos aos prazos para credenciamento dos profissionais de imprensa que atuarão nos desfiles, que aconte-cerão entre os dias 20 e 22 de fe-vereiro. As solicitações devem ser enviadas até amanhã, dia 7, para a Mile4 Assessoria de Comunica-ção, situada à rua Frederico Lagas-sa, nº 30, 107/108, Gurigica, CEP 29.046-055. O telefone de contato da empresa é (27) 3205-1004.

STF vira o terrorO Supremo Tribunal Federal – STF virou o “terror” dos políticos brasileiros, principalmente aque-les que estavam acostumados a “fazer o que bem entendia” e agora viraram alvo da Côrte. Atu-almente, diversos parlamenta-res respondem ações penais no Supremo, entre eles o senador Lindbergh Farias e os deputa-dos Federais Anthony Garotinho, Wladimir Costa, Emanuel Fer-nandes, Eduardo Cunha, Ber-nardo Santana de Vasconcelos, Luiz Argôlo e Zeca Dirceu (filho do Zé Dirceu). Como compete ao STF processar e julgar, original-mente, os membros do Congres-so Nacional nas infrações penais comuns, nos termos do artigo 102, inciso I, alínea “b”, da CF/88, no chamado “foro privilegiado” ou “foro por prerrogativa de função”, eles estão na ponta da “espada” do ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa. Os julgamen-tos começam na sessão do STF de amanhã.

Claro lidera

Claro lidera II

A Claro foi a operadora que mais cresceu no Espírito Santo em dezembro de 2013. Em relação ao mês anterior, a companhia re-gistrou ampliação de 0.11 ponto positivo, fechando o período com 9,26% do mercado capixaba. Fo-ram mais de 1,3 mil novos clientes adicionados à base da Claro no período. Os dados são do último levantamento da Anatel.

Nacionalmente, a Claro também foi a operadora que registrou o maior crescimento ao longo de 2013. Do total de adições líqui-das do setor no ano passado - 9,292 milhões – a Claro conta-bilizou 3.466 milhões de novos clientes em sua base, o que representa uma participação de 37,30% sobre os novos clientes. A operadora atingiu um market share de 25,34%, mantendo a segunda posição no segmento pós-pago, e assume também a segunda colocação no pré-pago com 25,71% de participação.

Começou a guerra II

Começou a guerra

Hartung (foto), porém, es-taria tentando adiar para as vésperas do início do processo eleitoral uma definição para limpar os campos e buscar a me-lhor acomodação. A movi-mentação de Rose, nesse sentido, seria a de ocupar o espaço político, fechan-do a porta para Hartung. A parlamentar já se mos-trou disposta a disputar internamente com o ex--governador, na conven-ção, a vaga ao Senado.

A deputada federal Rose de Freitas voltou a defen-der, pelo Twitter, a anteci-pação da Convenção Na-cional do PMDB de junho para abril próximo. Em meio a uma crise nacional entre PT e PMDB, a base do PMDB pode aproveitar a instabilidade para pres-sionar o grupo do ex-go-vernador Paulo Hartung. O que podemos espe-rar? Rose apresentou sua pretensão em disputar o Senado, mas o grupo de Paulo Hartung quer re-servar a vaga para o caso de o ex-governador não disputar o governo, tenha uma alternativa.

Pérolas do ENEM

Pérolas do ENEM II

Pérolas do ENEM III

Pérolas do ENEM IV

Pérolas do ENEM V

Em homenagem ao ex-presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-MG) transcrevo aqui, as 40 pérolas selecionadas dos candidatos do ENEM-2913. Para começar: 1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventa-do o oxigênio. (Já imaginou?); 2) - A harpa é uma asa que toca.(Imagine a definição para Trombone de Vara...); 3) - O vento é uma imensa quantida-

de de ar.(Não tinha pensado nisso...); 4) - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.(Só faltou com-pletar que esse movimento é um braço armado do MST!) e 5) - Os egípcios antigos desen-volveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade des-confortavelmente...).

E continuam as lulisses: 6) - Pé-ricles foi o principal ditador da de-mocracia grega.(Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... ); 7) - O problema fun-damental do terceiro mundo é a superabundância de necessida-des. (deve ter raciocinado com abundância e não com o cére-bro...); 8) - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em

E continuam as lulisses: 11) - O sol nos dá luz, calor e turistas. (Esse com certeza é cearense ou baiano.); 12) - As aves tem na boca um dente chamado bico.(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...); 13) - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro

E continuam as lulisses: 16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado para a África, te-ria sido a peste negra, então..); 17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Impressionante!!!.); 18) - O cora-ção é o único órgão que não dei-

Mais lulismo: 21) - A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios ver-ticais. (Melhor pular essa....); 22) - A diferença entre o Romantismo e o Re-alismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país. (É... E ainda faltam muitas para comentar....);

que os peixes se afogavam dentro d’água.(Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...); 9) - A prin-cipal função da raiz é se enterrar.(Profunda!!! ) e 10) - A igreja, ul-timamente, vem perdendo muita clientela.(Podemos concluir que a culpa é do Papa, que seria o VP de Mar-teking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA’s).

da unidade de tempo, no sentido contrário. (Simples, não???); 14) - Lenda é toda narração em pro-sa de um tema confuso.(Assim, todo discurso de político é uma Lenda.) e 15) - O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro. (Se o cara é vesgo, o nervo dele deve transmitir idéias tortas e sombreadas...).

xa de funcionar 24 horas por dia.(Ufa... que alívio! Já o cérebro?!); 19) - Quando um animal irracional não tem água para beber, só so-brevive se for empalhado.(Superou qualquer expectativa...) e por fim, para dormir mesmo, 20) - A insô-nia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...).

23) - O Chile é um país muito alto e magro.(Coitada da Espanha...); 24) - As múmias tinham um profundo conheci-mento de anatomia. (Essa deve ser a mais “marcante” de todas.) e 25) - O ba-tismo é uma espécie de detergente do pecado original. (Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário...).

Page 3: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

3O CIDADE |

A equipe do Linhares Tele--taxi, entrou em quadra na noite de terça-feira, 04, no ginásio de esportes da Asso-ciação Poliesportiva de Jar-dim Limoeiro, na Serra, preci-sando apenas de um empate para sagrar-se campeã. Isto porque no primeiro jogo da final, o Linhares venceu, em casa, o time do Jardim Limo-

Linhares Tele-Taxi é campeão Capixaba do Futsal 2013Título só foi disputado na noite da última terça-feira, 04, na Serra

eiro pelo placar de 5X2.O time do Linhares Tele-

-Taxi entrou em quadra para conquistar um título que per-seguia há dezessete anos e desta vez não decepcionou. Os jogadores comandados pela técnica Cristyelli Nere, venceu pelo placar de 3X1, com dois belos gols de Ícaro e outro de Patrick.

Agricultura do município quer mais qualidade dos produtosA Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento planeja revitalizar um serviço que deve garantir mais qualidade dos produtos de origem animal comercializados dentro da cidade

O Serviço de Inspeção Mu-nicipal - SIM, será apresentado à população em reuniões ao longo deste mês de fevereiro. Atualmente, a realização da inspeção e fiscalização das agroindústrias do município de Linhares compete à Vigilância Sanitária, por força da Lei Muni-cipal de 22 de outubro de 1996, abrangendo todos os tipos de agroindústrias (produtos de ori-gem vegetal e animal).

A proposta é criar uma nova lei, transferindo o Serviço de Inspeção Municipal - SIM para a Secretaria de Agricultura, e o tornando específico para as agroindústrias de produtos de origem animal, o que ade-quaria à legislação, ampliaria o atendimento aos estabele-cimentos agroindustriais por meio de equipe exclusiva, faci-litaria parcerias com órgãos de Assistência Técnica de Exten-são Rural - ATER, atenderia à Agricultura Familiar e inserção de requisitos para atendimento ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Fa-miliar de Pequeno Porte - SU-SAF.

A Lei determinará a obriga-toriedade de prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis, de circu-lação restrita ao município. O SIM avaliará estabelecimentos agroindustriais de produtos de origem animal nos âmbitos: condições higiênico-sanitárias e tecnológicas; qualidade das instalações, equipamentos, matéria-prima e produtos; qualidade na produção, ma-nipulação, beneficiamento, armazenamento, transporte e distribuição; proteção da saú-

de dos consumidores; e le-galização e formalização das agroindústrias.

Produtos cárneos, seus produtos e subprodutos; pei-xes, moluscos, anfíbios e crus-táceos; ovos e seus derivados; produtos apícolas; e leite e seus derivados estarão sujei-tos ao SIM. A fiscalização sa-nitária observaria os produtos até a etapa de distribuição.

As vantagens da mudança são muitas,segundo a Secre-taria Municipal de Agricultura, como melhoria na prestação de serviço à população; ga-rantia de alimentos com qua-lidade sanitária; agregação de valor ao produto; respeito ao Código de Defesa do Consu-midor; legalização sanitária e formalização para comér-

cio municipal; ampliação do mercado consumidor para as agroindústrias inspecionadas; desenvolvimento econômico do município e; incremento da geração de empregos e renda.

Além disso, também haverá a atração de mais agroindús-trias para a região; estímulo ao associativismo/cooperativis-mo; atendimento aos progra-mas oficiais de aquisição de alimentos - PAA e PNAE; pos-sibilidade de adesão ao SU-SAF ou SISBI-POA/SUASA e o fortalecimento da Agricultura Familiar no município. O Pro-jeto de Lei será apresentado à população em uma série de reuniões ao longo deste mês. Em breve serão marcadas as reuniões na sede e em Pontal do Ipiranga e adjacências.

Divulgação

A realização da inspeção e fiscalização das agroindústrias do municí-pio de Linhares compete hoje à Vigilância Sanitária

Equipe campeão do Capixaba de Futsal

| PolêmicaO titulo de 2013 foi disputa-

do em 2014, porque a equipe do Linhares venceu o time do AERTE pelo WO, isso porque a equipe chegou depois dos trinta minutos de tolerância que é con-cedido de acordo com o regula-mento. O AERTE, não aceitou a decisão e com a consequente perdas do pontos, recorrendo por duas vezes. O resultado em favor do Tele-taxi só saiu no mês de dezembro do ano passado, mas devido ao ginásio do Bair-ro Shell estar ocupado com os desabrigados das enchentes, só foi possível realizar a primeira partida no dia 8 de janeiro deste ano, quando o Linhares jogou e venceu por 3 x 1.

Com a conquista o Linhares Tele-taxi representará o estado do Espírito Santo na Taça Bra-

sil, competição em nível nacio-nal. Pedro Reimundo (Pedrinho do Taxi) presidente da equipe, agradeceu a todos os torcedo-res, atletas e incentivadores do futsal pelo apoio.

O time é comandado pela técnica Cristyelli Nere de 25 anos, moradora do Bairro Shell e começou como técnica no Colégio Estadual Emir de Ma-cedo Gomes,onde atuou por sete anos e a um ano está na equipe do Linhares Tele-Taxi. A competição tem a organização da FEFS – Federação Espírito--Santense de Futsal.

A equipe campeã entrou em quadra com: Pardal, Patrick, Jor-ge, Francisco e Tiago. Também fazem parte da equipe os joga-dores: Barretinho, Arthur, Théo, Gabriel, PI, Anderson e Sujinho.

| Cronograma05 de fevereiro (ontem)

Sede da Associação de Produtores Rurais do Córrego Farias –APRUCO, ás 17h

12 de fevereiro Bebedouro, Regência, Rio Quartel e DesenganoLocal: Quadra Eliana Correa Pinafo - Horário: 18h

18 de fevereiro Assentamento SezínioLocal: Escola Estadual na localidade - Horário: 17h

19 de fevereiro Região AltaLocal: Salão Rio das Palmas - Horário: 17h30

Page 4: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO4QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O| GERAL

Primeira Tarde de Louvor vai reunir jovens cristãos de Linhares e região

Mais de 12mil novos casos de câncer devem surgir no Estado em 2014

Show, pregação, barracas e muita alegria e paz esperam pelos participantes

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 12.320 novos casos da doença surjam no Estado em 2014 – projeção 15% maior que o ano anterior. Além disso, o mal é a terceira maior causa de morte no Espírito Santo, acometendo, em média, mais de 3,6 mil capixabas por ano. Esses números servem de alerta no ‘Dia Nacional de Luta contra o Câncer’, lembrado terça-feira, 04

A juventude da Paróquia Bem Aventurado João Paulo II se organizou para a reali-zação da 1ª Tarde de Louvor que acontecerá neste sába-do, dia 08, a partir das 17 ho-ras, na quadra do bairro Li-nhares 5. A informação é de Jobson Peruch de Azevedo – Movimento EJC, Beninson dos Anjos – Coordenador Paroquial idealizadores do evento.

O foco atual quando se fala em câncer está em duas palavras: prevenção e promoção à saúde. “Cerca de 10% a 15% das causas de câncer são hereditárias. De um tempo para cá já ficou claro que o apareci-mento da doença está liga-do ao estilo de vida e à falta de cuidados com a saúde”, destaca a referência técnica

Do total de 12.320 novos casos estimados, a maioria, 6.840, deve atingir o sexo masculino. Nesse público, o câncer de próstata é dispa-rado o mais comum (des-considerando o câncer de pele não melanoma), com uma incidência prevista de 1.580 novos registros, segui-do pelo câncer de estômago (310) e o grupo que envolve as neoplasias de traqueia,

O câncer é a terceira maior causa de mortes no Espírito Santo. De 2011 até outubro de 2013, a doença matou 10.775 capixabas, uma média que ultrapassa 3,6 mil óbitos por ano. Con-

| Novos casos

| Mortalidade

| Critérios para a adesão de agroindústrias de pequeno porte localizadas em áreas urbanas

• Empregarem, no mínimo, sessenta por cento de mão de obra familiar.• Possuírem gestão do empreendimento essencial-mente familiar.• Utilizarem preferencialmente matérias-primas produzidas por agricultores familiares ou pequenos produtores rurais.

A realização terá prega-ção com Edimar (Vocalista da Banda Ministério Kairós – Vitória ES), adoração ao Santíssimo e show com a Banda Presença Santa (Li-nhares – ES). Além disso, durante o encontro, haverá movimentação de barracas.

Com o Tema: “Levante-se, pegue sua cama e ande”, Deus nos convida a aban-donar o comodismo e a pre-

da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rita Rocha.

Por isso, dieta inade-quada, radiação solar, be-bida alcoólica, tabagismo, obesidade e sedentarismo são fatores de risco que devem ser minimizados. “Além de adotar novos há-bitos, os cuidados com a saúde, como a realização de exames de rotina, são

guiça que muitas vezes nos impede de chegar até Ele. A messe é imensa e Deus ne-cessita da sua força de von-tade para operar milagres em sua vida. Traga a sua Bí-blia e também um amigo.

Será um momento de gran-de espiritualidade, e todos estão convidados. Maiores in-formações podem ser obtidas no email: [email protected].

importantes para diminuir os riscos de se desenvolver câncer, sem contar o diag-nóstico precoce”, lembra a coordenadora.

brônquio e de pulmão (310).Já entre as mulheres, de

acordo com o Inca, a estima-tiva é que apareçam 5.480 novos registros, com desta-que para os casos de câncer de mama, o mais prevalente (desconsiderando o câncer de pele não melanoma), com 990 novas notificações. As neoplasias de cólon e reto (340) e colo do útero (270) vêm em seguida.

siderando os dois sexos, as neoplasias do grupo que engloba traqueia, brô-nquios e pulmões, câncer de estômago, cólon, reto e ânus são os que mais ma-tam.

A Portaria que favorece os estabelecimentos pro-cessadores de matérias--primas agropecuárias, com gestão familiar e situados em área urbana, foi publica-da sexta-feira, 31 pela Se-cretaria de Estado da Agri-cultura e as novas regras já estão em vigor.

“Com mais essa medida, o Governo do Estado pre-tende abrir novos canais de comercialização e incentivar a agregação de valor dos produtos agropecuários, por meio da agroindustrializa-ção, para um público que predomina a área rural capi-xaba e depende de políticas públicas de inclusão social e econômica, que são os agri-cultores familiares”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Ainda de acordo com o secretário Enio Bergoli, a produção agrícola, com seus negócios associados, é um setor relevante e importante para todos os municípios do interior capixaba. Em 80% deles é o principal segmen-to na geração de emprego e renda. O Estado reúne mais de 1,3 mil agroindústrias de micro e pequeno porte, a maioria com gestão fami-liar, que utilizam matérias primas oriundas da agrope-cuária. Nesse cenário, o se-tor ocupa aproximadamente 4,5 mil pessoas e apresenta faturamento médio anual de R$ 16 milhões.

Os interessados em ter o

Crescimento de agroindústrias familiares é favorecido pelo GovernoAs agroindústrias de pequeno porte, localizadas nas áreas urbanas dos municípios capixabas, agora podem aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF-ES). O benefício, antes conferido apenas aos estabelecimentos sediados em áreas rurais, facilita o comércio de produtos de origem animal em todo o Estado, e não mais somente dentro do município onde foram processados

seu estabelecimento inseri-do no benefício devem pro-curar a secretaria de agricul-tura do município onde está sediada a agroindústria, para verificar o andamento da adesão do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao Susaf.

As novas regras vão fo-mentar o crescimento das micro e pequenas empre-sas, gerando possibilidade de trabalho e mais renda, agregando valor às ativida-des rurais e aos produtos artesanais do Estado.

De acordo com oInstitu-to de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que faz a coordenação operacional do Susaf, estão em andamento com processo de adesão os municípios de Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vi-vácqua, Cachoeiro de Ita-pemirim, Cariacica, Caste-lo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Governador Lin-denberg, Ibatiba, Ibiraçu, Itarana, Linhares, Mimoso do Sul, Muqui, Pancas, Pe-dro Canário, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Os municípios que tem interesse, mas ainda não estão com a adesão do SIM ao Susaf podem procurar o Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf pelo telefone (27) 3636-3794 ou pelo e-mail [email protected]

Tipo de câncer Homens Mulheres

Próstata 1.580 -

Mama feminina - 990

Colo do útero - 270

Traqueia, brônquio e pulmão

310 170

Cólon e reto 280 340

Estômago 310 160

Cavidade oral 290 110

Laringe 160 < 15 ca-sos

Bexiga 150 30

Esôfago 240 80

Ovário - 90

Linfoma de Hodgkin

30 < 15 ca-sos

Linfoma não--Hodgkin

100 100

Glândula tireoide < 15 ca-sos

150

Sistema nervoso central

100 80

Leucemias 90 70

Corpo do útero - 80

Pele melanoma 50 70

Outras localiza-ções

590 620

Subtotal 4.280 3.410

Pele não mela-noma

2.560 2.070

Todas as neopla-

sias

6.840 5.480

|Novos casos previstos para Espírito Santo segundo o Inca

Page 5: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

5O GERAL |

| [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas

UnchartedO cineasta Seth Gordon, di-retor do documentário sobre games “The king of kong” e de comédias como “Quero matar meu chefe”, está ne-gociando com a Sony Pic-tures para dirigir a adapta-ção para a tela grande dos jogos da série “Uncharted”. O filme baseado nos ga-mes da desenvolvedora Naughty Dog para PlayS-tation 3 e PS Vita chegou a ter David O. Russell no comando, mas o diretor de “O vencedor” e “O lado bom da vida” deixou a produção em 2011 para dirigir “Trapa-ça”, indicado ao Oscar deste ano. o esboço mais recente de “Uncharted” foi escrito pelo roteirista David Gug-genheim, homem por trás de “Protegendo o inimigo” e “Bad boys 3”. Os produ-tores buscam agora um in-térprete para o protagonista Nathan Drake, um jovem caçador de tesouros, busca encontrar a cidade lendária de El Dorado.

Mais disputado em 10 anos

Após o sucesso de “O lobo de Wall Street”, Leonardo Di-Caprio e Jonah Hill voltarão a formar uma dupla em “The ballad of Richard Jewell”, um filme do estúdio Fox baseado em artigos da revista “Vanity Fair” sobre o atentado ocorri-do durante os Jogos Olímpi-cos de 1996, em Atlanta. Hill interpretará Richard Jewell, o segurança que descobriu uma mochila com artefatos explosi-

Jesse Eisenberg foi o escolhi-do para dar vida a Lex Luthor no filme “Batman vs. Super-man”. Já Jeremy Irons ficou com o papel do mordomo Al-fred, braço direito do Homem Morcego. O anúncio dos no-vos nomes do elenco acon-tece apenas duas semanas após o adiamento do início da produção para o segundo

Existe uma maneira confiável de (tentar) prever o ganhador do Oscar de Melhor Filme: avaliar premiações dos prin-cipais sindicatos do cinema americano. Eles reúnem pro-dutores, diretores, atores e roteiristas. O candidato que predomina nas cerimônias promovidas por essas entida-des vira favorito à estatueta mais cobiçada da Academia de Artes e Ciências Cinema-

tográficas de Hollywood. Mas em 2014 está difícil antecipar quem vai levar a estatueta mais cobiçada da noite. Nin-guém sobressaiu nos prê-mios centrais dos sindicatos. No PGA, por exemplo, acon-teceu o primeiro empate da história da cerimônia: “Gravi-dade” e “12 anos de escravi-dão” saíram vitoriosos, o que só reforça o aspecto inco-mum da atual disputa.

Eisenberg e Irons em Batman vs. Supermansemestre deste ano. O longa, que tinha previsão de estréia para julho de 2015, deve ser lançado apenas no dia 6 de maio de 2016. O filme está em etapa de pré-produção e tem Henry Cavill como Superman e Ben Affleck como Batman. Amy Adams, Laurence Fish-burne e Diane Lane também retornam para a continuação.

Bilheteria

Juntos novamente

Parceriavos e evitou um maior número vítimas ao ajudar a evacuar a área, e depois passou de herói a vilão, sendo tido como sus-peito número um e foi investi-gado como suposto culpado, embora depois tenha sido ino-centado. DiCaprio encarnará o advogado de Jewell, que con-seguiu limpar o nome de seu cliente três meses depois dos fatos após uma minuciosa in-vestigação do FBI.

O ator Bruce Willis e o dire-tor M. Night Shyamalan vão retomar a parceria que já rendeu dois filmes, “O sexto sentido” e “Corpo fechado”. Os dois irão trabalhar juntos novamente no longa “Labor Of Love”, que será baseado em um dos primeiros rotei-ros escritos por Shyama-lan. O projeto é antigo e foi apresentado à Fox no ano

de 1993, mas até então não tinha saído do papel. A previ-são é que a produção tenha início em meados de setem-bro, comandada por Ran-dall Emmett, George Furla, Ashwin Rajan e o próprio Shyamalan. Além disso, à IM Global tem a intenção de vender o filme em Berlim du-rante o Festival, que começa hoje e vai até o dia 16.

Divulgação

O Ministério Público Fede-ral em São Mateus conseguiu na Justiça a condenação do gerente da Caixa Econômica Federal Roberto Eustáquio Marques, e do sócio majoritá-rio da empresa Comércio de Sementes Ltda. (Comsem), Adalvan Serafim Batista, por improbidade administrativa. Eles se utilizaram de meios fraudulentos para realizar a liberação de empréstimos, cujos recursos foram aplica-dos em uso pessoal ou na Empresa de Mineração Lito-rânea S/A, conhecida como Água Mineral Açaí, da qual Adalvan também era diretor-

Ministério Público consegue condenação de gerente da Caixa Econômica em São MateusRoberto Eustáquio Marques utilizou seu cargo e meios fraudulentos para liberar empréstimos para Adalvan Serafim Batista, que também foi condenado

-presidente.Os réus foram condena-

dos a ressarcir integralmente o dano estimado em quase R$ 327 mil (valor que deve-rá ser atualizado desde abril de 1997), descontando-se eventuais montantes já de-volvidos administrativamente; à suspensão dos direitos po-líticos por oito anos; ao paga-mento de multa civil em valor idêntico ao dano verificado, devidamente corrigido; e a contratar com o poder públi-co ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de 10 anos.

| Ação civil públicaDe acordo com a ação

proposta pelo MPF/ES, Ro-berto Eustáquio Marques valeu-se do cargo de gerente da Caixa facilitar transações bancárias para Adalvan Se-rafim Batista, mediante o re-cebimento de propina. Para cobrir os empréstimos, ele utilizava ou autorizava o uso de cheques sem fundo e a emissão de duplicatas simu-ladas, ficando, assim, libera-das as operações financeiras de Adalvan. O banco liberava os recursos com base em garantias inexistentes.

Nessa negociação, foi usada indevidamente uma conta bancária em nome da empresa Comércio de Sementes Ltda. (Comsem), que, apesar de estar desa-tivada, ainda possuía regis-tro na Junta Comercial. As duplicatas simuladas tinham como sacadas empresas

de outros municípios – sen-do que muitas eram antigas clientes da Água Mineral Açaí –, mas com endereço de São Mateus. Por esse motivo, as correspondências para co-brança sempre retornavam para os Correios. Conforme a apuração administrativa, o valor total de descontos de duplicatas e cheques che-gou a aproximadamente R$ 327 mil.

O envolvimento do geren-te da Caixa ficou comprovado nas cópias das duplicatas, nas declarações prestadas por Adalvan e no livro-caixa da empresa Mineração Li-torânea S/A, onde consta a data dos pagamentos de propina feitos a Roberto Eus-táquio Marques, em 1997. O número do processo para consulta no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) é 0004805-02.2001.4.02.5001.

A menina que roubava livros estreia em primeiro

JOSÉ GERALDO PINTO, portador do CPF: 014.528.357-72, proprietário da Fazenda Ilha do Sossego, Inscrição Estadual

001.791.75-3, Cod. Incra 503.045.040.258, localizada no Humaitá, s/n, Linhares, ES, comunica o extravio dos Blocos Nota Fiscal de Produtor nº 0151 a 0250 e nº 0251 a 0300.

Linhares-ES, 06 de fevereiro de 2014

EDITAL DE EXTRAVIO

aaaarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrtedsssssstatatatatatataatatatatatatatatataatat SSSSSSSSSetetetetetetettetteethhhhhhhhhhhh GoGGoGGoGGoGoGoGoGoGoGoGGGoGG rdrddddrdrdonononononononononononooonoo ,,,,,,,,, di-docococococoocococcooocococccuuumumummmmuuuuumuuuu eneneneneneeeneneneneneeneneenentátátátátátáriririiirio ooo ooo sososososososososoosooooooosoos bbbbrbbbbbbb e Thheheheheeeheheheeeheheheeeh kkkkkkkkkkkkkkkiinininininininnininnnnningggggggg ggggg g gggggggg ofofofofofooo kkkkkonoonononononnnnnnnnonnnnng”g”g”g”g”g”g”g”””g”g”g””g”gggg eeeeee édias cocococoococoococococooocococococ momomomomomomomomommmmm ““““QuQuQuQuQuQuQuuQuQQQuuQQuuQQQuQuQ ereerererererrrrreeereerreree oooooooooooooooooo

meu cheefefeefefefefefefffefefefeee e”e”e”e”e”e”e”e”e”e,,,,,,,,,, esesesesesesesesesesesesesssesesessesesseee tátátátátátáátátátátátátátátátátátátá nee-e-e-e-e-e---e-ee--e-e--eeeo com aaaaaaaaaaaaaaa SSSSSSSSSSSSSSSSonononononononononnonoononono y y y y y y y yyyy Pic-c-c--c-c-c-c-c-c-c-c--c

ara dirigggggggiiiirrrriiiiri aaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaadadadadadadadadaaadaadadaaapta-a a telaaaa grgrggggrgrrrgrgrrgranaananananannnanandeddededededededededdeddede dos a série ““““““““UUnUnUnUnUnnnUUnUnUU cchchchchchhhhhhhhhchhc aaaaaararrrarararted”.

baseaadadadadddddddddadooooooooo nnononoooooonoss sss sssss s ga-a desssssseeneneenennnnenennne vvvvvovoovovvvov lvlvlvvvveeeeeedeeee ora

y Dog ppapapaapaapapaaapparararaarararaarrar PPPPPPPPPPPlalll yS-e PS ViViViViViViViViViViViViiitatatatatatatatatatatatataat ccccccchehehehehhehhehehheehh gou

avid O.O.O. RRRRRRRRRRRRRRRRRRRuuusususuuu sesesesesellllllllllllllllll no

Adaptação de best-seller de Markus Zusak tem aber-tura de R$ 2,9 milhões, com o filme de samurai “47 ro-nins” em segundo, com R$ 2,6 milhões. Sexto coloca-do no ranking, “Muita calma nessa hora 2” bate um mi-lhão de espectadores e tem a menor queda do top 20, de apenas 23%.

Bruce Willis, Hayley Joel Osment e M. Night Shyamalan (O sexto sentido)

Page 6: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO6QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O| CIDADE

O vereador Joel Celestrini apresentou requerimento na última sessão da Câmara de Vereadores, para que seja pro-videnciada a recuperação do Complexo Poliesportivo “Teotô-nio Vilela” localizado no bairro Juparanã.

Segundo o vereador, “a so-licitação é necessária porque o local está abandonado. A comu-nidade necessita de um espaço para a realização das ativida-des”, frisou.

No espaço funcionava o For-ró da Melhor Idade, piscina de adulto e infantil (hidroginástica), campo de bocha, sauna e labo-ratório de informática.

Moradores relataram que, com o abandono do local, o es-paço está sendo utilizado por vândalos como ponto de consu-mo de drogas e prostituição.

Procurada pela imprensa a Prefeitura se posicionou por meio de nota.

“Inicialmente ressaltamos que o espaço pertence à Asso-ciação de Moradores do bair-ro Juparanã, e por se tratar de uma associação, possui confor-me o Código Civil de 2002 (arts. 53 a 61), caráter privado, com estatuto próprio registrado em cartório. Sendo assim, toda res-ponsabilidade de gerir e zelar pelo patrimônio, o que inclui o local onde está instalada a sede da associação, é de responsabi-lidade de seus associados e di-rigentes (diretores, presidentes, conselho fiscal, etc)”.

“Trata-se de patrimônio PRI-VADO de uso público, e sendo privado, cabe aos associados (diretor, presidente, conselho fiscal, etc...) toda e qualquer responsabilidade sobre a manu-tenção do local. A comunidade deve exigir dos associados à manutenção e limpeza do local”.

Celestrini quer providência para resolver situação da Associação do Juparanã

Os moradores do bairro disseram que a associação de moradores está abandonada O espaço está tomado por diversos entulhos

| Membros da associação vão discutir o assunto nesta semana

Representantes da Associação de Moradores do bairro Juparanã vão se reunir para discutir medidas a se-rem adotadas para solucionar os pro-blemas da sede da associação.

De acordo com Manoel Francis-co Piol, membro da associação, uma reunião será realizada com a comuni-dade nesta quinta-feira, 06, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo do bairro. Nesse encontro será formada a co-missão eleitoral para formalizar o an-damento da eleição. E também serão tomadas as providências necessárias para limpeza da Associação.

Page 7: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

7O SOCIEDADE |

Porque o ditado de Vinícius de Moraes é a pura verdade: “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Eis que Marusa Durão pro-va isso com as filhas igualmente lindas: Stephanie e Jéssica

Lindas

| LÁ & CÁAlexandre Araú[email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.”

Friedrich Nietzsche

Divulgação

Divulgação

É um menino!Josiele e Antônio Santo Biancardi Júnior comemo-ram a notícia de que terão um menino. O primeiro her-deiro vai se chamar Dante. Vovó Arlete Molina já está a mil com o enxoval do pri-meiro netinho. Bençãos ao Dante!

Jantinha BásicaUm encontro de amigas reuniu Rosângela Paraíso e Sandra Marreiro para jantar especial a base de cama-rão. Elas aproveitaram para colocar o papo em dia.

Primeiro dia na escolaMamãe Carol Garcia acom-panhou com emoção o primeiro dia de escola do primogênito Ramiro. Papai Elvis Ceolin também foi ver de perto da reação de Ra-miro em sua iniciação esco-lar. Lindo de ver!

O cirurgião plástico da ter-rinha, Hélio Coffler Júnior, completou idade nova na semana passada e ganhou comemoração surpresa pre-

Quem também completou idade nova na semana pas-sada foi Sílvia Menelli Costa. Ela recebeu carinho especial

Catálogo com EstiloO simpático e estiloso Aurélio Eduardo é hoje o mais bada-lado e conceituado produtor de moda do Espírito Santo. A frente do Shopping Moda Brasil, em Colatina, ele é au-dacioso, criterioso e com um bom gosto fora do comum em todas as suas produções. A da marca Coco Bambu ficou um es-cân-da-lo!

Reviravolta na CâmaraA gestão de Miltinho Colega na Câmara de Linhares realmen-te foi bem tumultuada. Sem uma assessoria de imprensa eficiente não conseguiu se re-dimir de alguns erros. A revira-volta agora é – mais uma vez – a dança das cadeiras: sai Renato Rangel e entra Juni-nho Freiris. A aguardar cenas do próximo capítulo.

Na Saladinha BásicaA it girl Paula Tessarolo de-gustava a boa salada da Casa do Açaí no domingo à noite acompanhada de uma turma de amigos. Bate-papo des-contraído com os principais lances do fim de semana.

No litoral da BahiaMilena Mota Ceolin e a filha Raisa curtiram dias de verão no litoral da Bahia. Estavam todas estilosas e de bem com a vida. Afinal de contas além de mãe e filha elas são melhores amigas. É isso aí!

Guilherme vem Aí!Wanessa e Fábio Faustini aguardam ansiosos a che-gada do segundo herdeiro: Guilherme. Nesta semana Wanessa posou para as lentes da queridona Aline Prado, que dispensa co-mentários.

Pedro Luca Chegou!Milena e Rodrigo Vanci-ni comemoram a chega-da do primeiro herdeiro: Pedro Luca. Ele veio ao mundo na terça-feira. O bebê já tem madrinha: a psicóloga Franciela Van-cini.

parada pela esposa Fabia-na e os herdeiros. Claro que mamãe Cecília Coffler, e os irmãos de Hélio também es-tavam lá para felicitá-lo.

do esposo, o secretário de obras Amilck Costa e da filha Laisa. Parabéns da coluna para ela.

Niver em Família I

Niver em Família I

Festival de Verão em SalvadorCurtindo em camarote VIP o mais famoso festival de verão do Brasil, em Salva-dor, uma turma de linharen-ses bem animada e de bem com a vida: Silvana e Fre-derico Paiva, Laiza e Bruno Pessotti com Juliana e Ro-drigo Martins.

Mirelle e o fotógrafo Márcio Guidolini em foto especial. Eles comemo-ram esta semana 04 anos de um feliz casamento

Niver de Casamento

Page 8: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO8QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O

| SAGRAÇÃO LITERÁRIAAntonio Bezerra [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Os muitos cantos vindos de São Paulo

| GERAL

E fica a confissão de um provinciano pela cidade de São Paulo, algo até

certo ponto simplório: tentei de todas as maneiras assistir ao filme Blues Jasmine (EUA, 2013, Wood Allen). Chorei so-bre terras áridas, sobre o as-falto nefasto, apelei e nada de achar uma sala com a devida exibição. É público que tenho ligações afetuosas com a es-tética de Allen; isso vem de décadas; como gosto! Puxa, o dia estava para catacumbas!

Alavanco a sinopse que li num desses periódicos: Jas-mine vive na alta socieda-de nova-iorquina. Sua rotina muda quando ela se separa do marido, perde seu dinheiro e é obrigada a viver com sua modesta irmã. Distante de seu luxuoso universo, Jasmi-ne tenta reorganizar sua vida. Assim caminha o inusitado enredo da película. Uma pre-ciosidade, no dizer de certo crítico que costuma ter bom prumo.

Infelizmente, o novo filme de Allen passava em poucas salas. Perdi-o por tolices joga-das para o ar. Como gostaria que as coisas fossem mais simples! As contendas afas-

tam os homens das boas ja-nelas, como já dizia um amigo de traços erudito. Paciência...

Fazia calor em São Pau-lo. O jeito foi andar, flanar, rodopiar, buscar o sol, entrar numa estação de metrô e sair de repente noutra, perpassar rostos anônimos, encher-se de cafezinhos e nutrir-se (qui-çá) de esperanças vindas das igrejas que habitam ainda – um milagre – o centro da cida-de de Tarsila, Mario, Oswald...

No caminho, vejo peras e maçãs frescas nos mercadi-nhos do bairro Paraíso; ferros--velhos pelas ruas caóticas; em pleno centro e recheado de obras de arte, um prédio pouco conhecido de Oscar Niemeyer surge totalmen-te esquecido; adiante, num desses shoppings da vida, vejo belas fotos de Bob Wol-ferson, cartuns de Sartre, etc. Que viva a chateza de Sartre, aprendi a gostar dele, de seu fresco absurdo. E fica o lem-brete do comedido cronista: ao falar de Jean Paul Sartre não estou dialogando com a academia, muito pelo contrá-rio, comento-o sob os olhos da informalidade que vem de uma crônica escrita em pou-

cos minutos. Rigor acadêmico é praia de que há muito me despedi. Chato!

Da viagem, coisas ficaram. Os marcos da Pinacoteca do Estado são fabulosos. Lá vi a dor e a alegria; os verdadeiros passos da cidade de São Pau-lo. Há muitas ciladas, muitas vindas dos rasgos humanos.

Como o senhor Bannefoy, poeta francês que chega aos 90 anos, pergunto: É possível aprender a amar São Pau-lo? É perfeitamente possível. Sim, é possível aprender a amar a poesia! Nesse jogo todo é bom guardar um pouco de inocência.

A exemplo de Italo Calvino, dissequei a cidade. No hotel, fui ouvir o Prélude à l’après--midi d’un Faune, de Claude Debussy. É muito difícil esta-belecermos uma face genuí-na para a capital dos paulista-nos. Paira uma modernidade confusa e um ar de dualidade. Na verdade, o amparo soço-brou – uma pena! A História é o passar natural dos fatos. Nada mais, nada menos. Na verdade a História perdeu a inocência com a massificação dos fatos. São Paulo parece rouca.

A nova regra estabelece que o procedimento poderá ser adotado no período diur-no (entre 8 horas e 17 horas) e deverá ter anuência dos mo-radores de todas as casas ou propriedades rurais do entorno. Além disso, caso o cafeicultor possua sistema de controle e tratamento da fumaça ou se as condições de clima e/ou relevo do local onde o secador estiver instalado garantirem seguran-ça ambiental na secagem com palha, o procedimento poderá ser licenciado sem a anuên-cia dos vizinhos e sem faixas de restrição, exceto próximos a escolas/creches, postos de saúde e núcleos urbanos (ci-dades e/ou distritos).

Para o secretário de Esta-do da Agricultura, Enio Bergoli, esta é mais uma iniciativa para facilitar o dia a dia dos cafei-cultores. “Estamos resolvendo uma demanda antiga da nossa cafeicultura, que cada vez mais utiliza os secadores movidos à lenha e à palha no processo de preparo do produto, à luz das questões ambientais e riscos associados, pois buscamos o desenvolvimento sustentável e seguro para o campo capixaba”.

O chefe do Departamento de Recursos Naturais Renová-veis do Idaf, Ademar Espíndula Junior, explica que a medida foi necessária, pois a distância a ser respeitada utilizando a pa-lha excedia, em muitos casos, os limites das propriedades, inviabilizando, assim, a ativi-dade. “Os produtores tinham que abrir mão de utilizarem a palha, um recurso que tinha à sua disposição, sem custo, para poderem desenvolver o procedimento. Entendemos que é possível conciliar a ati-vidade com a preservação do

Nova Instrução favorece licenciamento de secadores de caféOs produtores rurais de café Conilon e arábica de todo o Estado poderão utilizar a palha do café nos secadores instalados a menos de 300 metros de residências e núcleos habitacionais não definidos como perímetro urbano. A mudança está definida na Instrução Normativa nº 003, publicada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que favorece o licenciamento para uso dos equipamentos

meio ambiente e da saúde da população, por isso, o licencia-mento será concedido nessas condições, mas todas as exi-gências previstas na Instrução deverão ser cumpridas”, explica Ademar.

“Com a normatização do Idaf, os cafeicultores terão al-ternativas para secagem à lenha ou com palha de café, poderão utilizar métodos de controle da fumaça, terão agi-lidade no processo de licencia-mento e vão reduzir os custos de secagem”, afirma Bergoli.

Para operar dentro da faixa de 300 metros, o proprietário do secador deverá realizar o con-trole da temperatura de queima e apresentar um parecer técnico elaborado por profissional habi-litado, atestando a segurança da queima da palha naquelas condições. Esse parecer será submetido à análise e aprova-ção do Idaf para autorização do licenciamento ambiental.

“A ausência dos cuidados exigidos pelo licenciamento po-dem provocar problemas am-bientais, como poluição atmos-férica, contaminação do solo e recursos hídricos e proliferação de insetos (principalmente mos-cas), além de prejuízos à saúde da população que vive nas pro-ximidades” alerta o engenheiro agrônomo Ademar Espíndula.

O Idaf esclarece ainda que o uso da palha do café como combustível nas fornalhas dos secadores deve respeitar as distâncias mínimas em relação a rodovias estaduais e federais e às sedes dos municípios e que todas as informações so-bre os procedimentos neces-sários para o licenciamento, o produtor poderá procurar o escritório do órgão em seu mu-nicípio.

"Os marcos da Pinacoteca

do Estado são fabulosos. Lá vi a dor e a alegria; os verdadeiros passos da cidade de São Paulo"

Page 9: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

9O OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Gestão Pública

Cenário do trânsito

Quatro projetos capixabas foram selecionados para o VII Congresso Consad de Gestão Pública, dentre eles, o projeto da Secretaria de Es-tado de Controle e Transparência (Secont) “Reestruturação do Portal da Transparência do Governo do Espírito Santo”. O evento, que vai acontecer entre os dias 25 e 27 de março, com o tema “Por uma Ges-tão Sustentável”, será realizado em Brasília e irá reunir especialistas, acadêmicos e profissionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados e municípios brasileiros, que debatem soluções e inovações para superar os desa-fios da gestão pública. De acordo com o subsecretário de Estado da Transparência (Secont), Rogelio Amorim, o projeto, que será apre-sentado no painel Transparência na Administração Pública, Experiên-cias e Resultados, é a consequên-cia do trabalho que vem sendo de-senvolvido pela equipe da Secont.

O Departamento Estadual de Trân-sito do Espírito Santo (Detran|ES) recebe nesta quinta-feira (06), no auditório da sede,em Vitoia, a pales-tra “O cenário do trânsito brasileiro e do Espírito Santo”, ministrada por José Aurélio Ramalho, diretor-presi-dente do Observatório Nacional de Segurança Viária. O evento, que é gratuito e aberto ao público, terá iní-cio às 14h. Com o objetivo de divul-gar informações sobre segurança nas vias, Ramalho irá compartilhar sua experiência na área e apresen-tar dados de acidentalidade, desta-cando os principais fatores de risco a que os cidadãos estão sujeitos, sejam como motoristas, motociclis-tas, pedestres ou ciclistas.v

Apoio

Está em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2014 a Portaria nº 028-R que dispõe sobre o registro de empresas promotoras de eventos agropecuários e normatiza a rea-lização dos mesmos e o controle sanitário de animais nessas ocasi-ões. Publicada pela Secretaria de Estado da Agricultura, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em julho de 2013, a nova portaria destaca a obrigatoriedade de re-gistro das empresas promotoras junto ao Instituto para a realização de evento agropecuário. Uma das principais alterações refere-se à necessidade de contratação de médico veterinário habilitado, que atuará como responsável técnico (RT) e desempenhará as ativida-des de defesa sanitária animal durante todo o evento, cabendo ao Idaf a fiscalização do trabalho des-se profissional. A atuação conjunta do RT e do Idaf é essencial, con-siderando o risco de difusão das doenças dos animais em eventos agropecuários e a importância de assegurar as condições sanitárias do rebanho capixaba.

Termina amanhã, dia 7, o pra-zo de inscrições para a se-leção de profissionais para atuarem, em regime de con-cessão de bolsas, nos cursos técnicos de educação profis-sional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os in-teressados devem acessar o site www.educacao.es.gov.br – banner Processo Seletivo 2014, onde está o sistema de inscrições criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do

O município de Pinheiros recebeu ontem, quarta-feira (05) a primeira Praça Sau-dável da cidade. O evento de inauguração foi realizado ás 17 horas com diversas ati-vidades recreativas. A nova praça, batizada como “Dur-valino Miranda Silva”, tem

Oportunizar o acesso ao crédito produtivo com juros baixos e condições de paga-mento diferenciadas para a indústria capixaba. Esse é o objetivo do convênio do Ban-des com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Os empresários da indústria capixaba contam, desde o final do ano passado, com um posto de atendimen-to do Bandes no Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS), localizado na Findes, onde

o associado recebe informa-ções personalizadas a respei-to das linhas de financiamen-to oferecidas pelo Bandes, como a linha de crédito que mais se encaixe com às ne-cessidades de seu negócio. Em novembro, Leonel Piove-zan, responsável pelo pos-to de atendimento do CAS, participou de um treinamento com os profissionais do Ban-des para conhecer as linhas de crédito e os processos de financiamento do banco.

Eventos Agropecuários

Folia de Reis de Boi

Concessão de bolsas

Praça em Pinheiros

Espírito Santo (Prodest). Na ferramenta, o candidato deve informar a modalidade da seleção, o cargo em que vai disputar a vaga, a formação acadêmica, as qualificações para a prova de títulos e o mu-nicípio em que pretende atuar. Também é necessário men-cionar dados pessoais (nome, endereço, telefone, entre ou-tros). Cada candidato pode fazer até duas inscrições, de-vendo optar por uma área de conhecimento e um município em cada inscrição.

2.500 m² de área de lazer e é um investimento da Secreta-ria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com recur-sos de aproximadamente R$ 940 mil e veio para atender a população local, que há muito reivindicava esse be-neficio.

O 5° Encontro de Folia de Reis de Boi acontece neste sábado a partir das 19h30min, na quadra po-liesportiva do bairro Araçá. A

festa será animada por uma banda de congo da cidade de Conceição da Barra e ou-tra da comunidade de Povo-ação em Linhares.

Divulgação

| AguinaldoAguinaldo L. [email protected]

Em continuidade àquele primeiro texto falando de ‘A Lei do Triunfo’ de

Napoleão Hill, publicado no dia 30 de janeiro, volto a tratar do assunto em uma sequência de textos (2º Hill, são 17 as Leis do Triunfo) para aprofundar e refletir sobre este tema, tão im-portante e, ao mesmo tempo, tão carente de divulgação e vi-vências. Praticar estas ‘Leis’ ou estas orientações, nos permi-tem avançar, abrir caminhos, acreditar mais na nossa capa-cidade e, principalmente, apro-veitar, utilizar destas ferramen-tas fantásticas à disposição, mas nem sempre percebidas e trabalhadas.

Após aquela introdução, va-mos colocar as mãos na mas-sa. E, para motivar um pouco, como bom filósofo, sempre ini-ciamos com perguntas: Por que algumas pessoas fazem suces-so e outras não? Há alguma fórmula mágica para o Triunfo? E tantas outras que, natural-mente, vão surgindo. O que ca-racteriza, ou: que ingredientes compõem o ‘mix’ daquelas em-presas ou pessoas que se dão bem na vida, tudo dá certo para elas... A neurolinguística nos orienta a ‘modelar’ estas pes-soas ou empresas que trilham as sendas do sucesso, do triun-fo. Como dizia um vendedor de material de construção, cam-peão em vendas na sua empre-sa, quando perguntado sobre o que fazia para vender tanto e na mesma empresa de outros, nas mesmas condições... Ele dizia: ‘eu rezo!’ Outros poderiam di-zer: ‘eu toma CHÁ’. Interessante. Rezar e tomar CHÁ. Até parece brincadeira, mas não é. Sem contemplar o componente im-portante da religiosidade do ‘eu rezo’, ao explicar, ele dizia: ‘eu levanto cedo, pego minha moto e vou passando em todas as construções da cidade, ofere-cendo minha ajuda, orientando, deixando o meu cartão...’. Ah, entendi! E o tomar CHÁ, o que é? Aposto que você pensou que era só sentar-se tranquila-mente numa cadeira (daquelas preguiçosas, de preferência) e escolher o tipo de chá, e neste calorão, gelado e ir degustan-do...! Até lembrei-me do Dalai Lama quando lhe perguntaram o que é ‘Felicidade’. Ele respon-deu isso mesmo: ‘“Ser feliz é to-mar chá”. Mas nós não estamos falando de Felicidade, estamos

falando de Triunfo. Mas, espera aí: quem triunfa é feliz ou, ser feliz e triunfar? De novo as per-guntas, ah se não fossem elas!

Vamos voltar ao CHA, en-quanto ele não esquenta. CHA = Conhecimento – Habilidades – Atitudes. É isso mesmo, ou você pensou que tomar chá era só pedir, pegar o canudi-nho e degustar (no sabor que você gosta, claro!). Então, vai aprendendo que sem dedi-cação, sem esforço, sem tra-balho, sem suor (abençoado, posto que ‘bem suado’), a sorte não vai sorrir para você. Aliás, trate de acordar cedo, traba-lhar duro, ter disciplina, força de vontade; isso sim vai ajudar na sua reza, no seu chá... E o sucesso, o triunfo? Ter sorte é acreditar nela (e repetir isso), é um conjunto de forças que se convergem e que juntas, com foco, seu poder de consecu-ção será altamente fortalecido.

Qual é a 1ª Lei do Triunfo? Napoleão Hill responde: “...os triunfadores são pessoas que sabem construir o Más-ter Mind” (uma Mente Mestra). Mais uma pergunta para facili-tar. O que é isso, essa tal Men-te Mestra? Segundo Hill, triun-fa quem constrói uma ‘Mente Mestra’, isto é, aquele que es-tabelece equilíbrio e harmonia entre o que ele é (autoconhe-cimento, desafios internos) e o que ele deseja, através de seus objetivos e sonhos. É ne-cessário também unir forças em cooperação (compartilhar, trabalho em equipe). Isso cria um poder de execução. Por-tanto, quando duas ou mais pessoas atuam em conso-nância, em busca de objeti-vos comuns, e na execução de ideias e projetos comuns, cria-se outra mente, fruto des-ta união, tão forte e poderosa. “Se a força faz vencedores, a concórdia faz invencíveis”. Não tenha medo de participar de ‘cabeças pensantes’ e daí surgirão novos pensamentos, novas propostas, novos re-cursos. Invoque pensamentos bons, compartilhe as coisas boas, comprometa-se com a ação, seja responsável e agra-deça muito. ‘Objetivo princi-pal bem definido’, esta é a 2ª Lei do Triunfo, aguarde! Por enquanto, purifique sua mente, descarte o que não interessa mais, tenho foco!

A lei do triunfo : MÁSTER MIND

Aguinaldo é Terapeuta Psicanalista e Filósofo

Page 10: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO10QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O| GERAL

| CANTINHO DA REFLEXÃO

Monsenhor Jonas Abidwww.cancaonova.com.br

Valorize a obra do Senhor

| C

Fundador da Comunidade Canção Nova e presi-dente de honra da Fundação João Paulo II

Em Jeremias 48,10 está escrito: “Maldi-to quem faz a obra

do Senhor com desleixo”. A palavra “maldito” é pesada. Meus pais não deixavam eu e meus irmãos falarmos esta palavra. E eu evito sempre, até hoje.

Por inspiração do Espíri-to Santo, está registrado na Bíblia dessa forma. “E quem é “maldito”? Um grande pe-cador, adúltero, assassino, ladrão, um corrupto, trai-dor? Não!”. Maldito aquele que caminha nos caminhos do Senhor, mas com deslei-xo: reza, vai à igreja, missa, onde tem pregações, par-ticipa do ministério de mú-sica, mas faz tudo isto com relaxamento. Até mesmo no ato penitencial, quando o padre diz para confessar os pecados diante do Senhor, a pessoa não faz um exa-me de consciência.

Durante a liturgia da Pa-lavra, até mesmo na forma de se portar, sentar, pegar a bíblia já faz sem concen-tração, e fica olhando para os lados, com o pensamen-to longe. Na pregação fica igual uma criança mimada

que no dia de Natal ou ani-versário recebeu tanto cho-colate que você encontra o doce por toda casa, pois abriu todos, deu uma mas-tigadinha, e deixou de lado.

Nós agimos desse jeiti-nho, porque está ali a Pala-vra de Deus capaz de nos transformar, mas a gente infelizmente é relaxado na obra do Senhor. A Palavra acaba não sendo eficaz e não é absorvida porque estamos dessa forma. É como se fosse nosso orga-nismo quando tomamos re-médio: se ele não absorve, de nada adianta, o remédio não tem efeito.

Devemos estar em ado-ração ao Senhor presen-te ali, reconhecendo que Ele está ali, renovando por você e por mim o sacrifício do calvário, derramando o seu sangue. Naquele mo-mento o calvário acontece diante de nós e não pode-mos estar relaxados ou ne-gligentes. “Maldito aquele que faz com desleixo a obra do Senhor”. Nós não pode-mos estar sob esta maldi-ção. Tome a decisão certa: Eu não posso ser relaxado!

A Polícia Civil de Linhares continua as investigações so-bre a morte de um pescador de 60 anos, que foi encontra-do morto na praia de Povoa-ção, um dos principais balne-ários do município. O corpo teria sido encontrado no início da noite de segunda, 03, e de acordo com moradores do lo-cal, Denair Cabral Viana teria

Domingo, dia 8 de feve-reiro, das 9h às 17h, a Fa-culdade Pitágoras de Linha-res realizará a 3ª edição do mutirão para candidatos, um evento com objetivo de pos-sibilitar o ingresso no ensino superior ainda este semes-tre, bem como oferecer in-formações sobre o programa do governo federal Fundo de Financiamento Estudantil

Por volta das 21h20, de terça-feira, deu entrada no Hospital Geral de Linhares (HGL), um jovem de 19 anos, com ferimentos de faca na cabeça, ombro e costas. A vítima informou que é mo-rador do Bairro Palmital em

Terça-feira, 4, por volta das 23h, na rua Guaribu, que fica no bairro Salvador, em Soore-tama, durante o patrulhamento tático, policiais militares apre-enderam um revólver calibre 22 com uma munição intacta e mais cinco papelotes de co-caína. Na ação, dois adoles-centes de 14 e 15 anos foram apreendidos, mas um deles

Continua o mistério da morte de pescador de Povoação

Última edição do mutirão para ingresso na Faculdade Pitágoras de Linhares

Rapaz leva três facadas, inclusive uma na cabeça, sobrevive

Polícia detém menores com drogas e arma em Sooretama

Corpo foi liberado para sepultamento terça-feira, dia 4

Interessados têm a possibilidade de obter informações sobre processo seletivo e o programa FIES durante o evento neste domingo

O crime ocorreu no bairro Palmital nas proximidades da residência da vítima

Um deles de apenas 14 anos, confessou uma tentativa de homicídio cometida este ano

sido morto a tiros. O cadáver foi encontrado por um salva--vidas que presta serviços na-quela localidade.

Segundo algumas pesso-as que conheciam a vítima, o pescador era alcoólatra e diariamente fazia ingestão de bebidas e ficava alterado. Re-centemente, o pescador teria protagonizado confusões e

(FIES). Os interessados em realizar o exame para um dos cursos oferecidos pela unidade poderão fazer a prova durante o período de atendimento, que contará com uma visita guiada aos laboratórios da instituição. Os resultados das provas efetuadas na ocasião serão divulgados na mesma data para que os candidatos,

Linhares. De acordo com o jovem, um indivíduo desco-nhecido o teria atacado, sem motivo aparente, com uma faca.

A tentativa de homicídio teria acontecido nas proximi-dades da residência da víti-

conseguiu empreender fuga.Ao avistarem a viatura po-

licial, os menores começaram a correr pelas ruas do bairro, pulando vários muros e lotes, porém, dois deles não tiveram êxito. Durante a revista pesso-al, os militares localizaram a arma na cintura do adolescen-te de 14 anos e os papelotes de cocaína com o menor de 15

agredido algumas pessoas do lugar. As informações são de que ele morava sozinho em Povoação, há cinco anos. O Serviço Médico Legal (SML), de Linhares, recebeu o cor-po para pericia, liberado para sepultamento, terça, 04. As in-vestigações policiais vão con-tinuar para se saber a autoria desse homicídio.

caso aprovados, possam efetivar a matrícula durante o evento. As aulas da Facul-dade Pitágoras terão início na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro. Àque-les que optarem por aderir ao FIES têm a facilidade de concluir a matrícula sem de-sembolso de valores no ato. Informações pelo telefone (27) 2103.7222.

ma. Mesmo ferido, o jovem conseguiu fugir do desco-nhecido e foi socorrido por populares e levado ao hospi-tal. A polícia militar que aten-deu a ocorrência informou que nenhum suspeito foi de-tido até o presente momento.

anos.O adolescente de 14 anos

confessou que no dia 10 de ja-neiro último efetuou uma ten-tativa de duplo homicídio. Esta é a quarta vez que o menor é apreendido por envolvimento com o crime. Os adolescentes e o material apreendido foram encaminhados a Delegacia lo-cal para as providências legais.

“BAÚS MUNDIAL LTDA-EPP”, torna público que Requereu à SEMAM, através do processo nº 001872/2014, Licenças LMP, LMI, LMO, para Fabricação de estruturas madeiras com aplicação rural (caixas, porteiras, batentes, carroças, dentre outros), associado ou não à serraria(I) na localidade da Av. Prefeito Samuel Batista Cruz, S/Nº, Bairro: Santa Cruz, Município de Linhares - ES.

Linhares-ES, 06 de fevereiro de 2014

COMUNICADO

“R. B. SOUZA SCHWANZ ME”, torna público que Requereu à SEMAM, através do processo nº 001873/2014, Licenças LMP, LMI, LMO, para Fabricação de estruturas metálicas, sem tratamento superficial químico ou termoquímico (I) na localidade da Av. Prefeito Samuel Batista Cruz, S/Nº, Bairro: Canivete, Município de Linhares - ES.

Linhares-ES, 06 de fevereiro de 2014

COMUNICADO

| POLÍCIA

Page 11: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

11O INDICADOR PROFISSIONAL |

Page 12: O PIONEIRO 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O PIONEIRO12QUINTA-FEIRA, 06 DE FEVEREIRO DE 2014

O

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

| SOCIEDADE

“Se sou amado, quanto mais amado mais correspondo ao amor. Se sou esquecido, devo esquecer também, pois amor é feito espelho: tem que ter reflexo”.

Pablo Neruda

Bom dia, Waldemar José de Souza

O que antes era motivo de admiração, sinônimo de ri-queza e ostentação, hoje são casas abandonadas, sinalizando que proprieda-de agrícola, principalmente de cacau, não é mais um bom negocio. Pude obser-var isso com precisão, do-mingo passado, quando fui, pela primeira vez, co-nhecer o asfalto de Pontal do Ipiranga, que é bom e valoriza os 45 quilometros do trecho, mas algumas fa-zendas nas duas margens, com aspecto de abandona-das, contrastam com a be-leza da paisagem ao longa

Com uma festa do jeito que sonhou, a simpática Adriana Gama Ces-conetto (na foto com os pais, Jair e Marilia Cesconetto) comemorou, em Conceição da Barra, sábado, dia 25 de janeiro, seus 30 anos de vida. O encontro aconteceu no Bristol Cricaré Beachside Hotel e os convidados não precisaram levar presente, mas por sugestão da aniversariante, dois orfanatos da cidade foram beneficiados com do-ações de brinquedos, roupas, sapatos, leite em pó, fraldas descartá-veis etc..Belo gesto.

Suelen e André Lobo estão radiantes. O segundo filho do casal será uma menina e vai se chamar Julia

Mais um

O empresário Juarez Smarzaro é o aniversa-riante do próximo sábado, dia 8.

Os quatro aninhos de Ca-rolina Pessotti Tatagiba, fi-lha de Vanessa e Marcus Vinicius Tatagiba serão comemorados dia 21, no Cerimonial Lolipopy, em Bento Ferreira, Vitoria.

De repente ...

Divulgação

da rodovia. Uma pena!

E por falar em Pontal do Ipiranga, alguma coisa pre-cisa ser feito pela adminis-tração municipal para evitar o poeirão nas residências provocado pelas ruas sem calçamento, que espanta quem se propõe a conhecer e curtir o balneário. Obser-vei que por causa da poei-ra, muitas residências nas ruas mais movimentadas ficam sempre fechadas. Um carro pipa despejando água com mais regularida-de poderia amenizar essa situação.

Pontal do Ipiranga

Curtas

Recentemente noticiei aqui que a Construtora Lorenge estava negociando um ter-reno nas proximidades da Prefeitura, no centro de Li-nhares, para construir mais um edifício de apartamen-tos. Posso confirmar hoje que o terreno foi adquirido e pertencia ao médico Fer-nando Pandolfi, onde, por sinal, ainda está residindo, mas vai desocupar o local nos próximos dias, para o lançamento oficial.

O terreno vizinho ao de Fer-nando Pandolfi, na Noguei-ra da Gama, que pertencia ao agropecuarista Álvaro Durão Filho (Alvinho Du-rão), também foi adquirido pela Lorenge para ampliar a área.

Não tem volta. A aristocrática Rua da Conceição, no centro de Linhares, se transformou mesmo no reduto gastronô-mico. Ali estão algumas casas que sustentam o que digo. Bis-trô Fundo de Quintal, Pizza-ria, Creperia, Churrasquinho (Barzinho), Casa do Açay etc & tal e outras que estão por vir, de olho naquele espaço.

Rua da Conceição

Novo edifício

O desfile das Escolas de Samba de Vitória estará acontecendo dias 20, 21 e 22, no Sambão do Povo. Vale a pena conferir.Reviver

LinharesA V Edição do Reviver Li-nhares, uma promoção da Comunidade Católica Sha-lon, vai acontecer dias 2, 3, 4 de março, na Escola Bar-touvino Costa, no centro de Linhares, com entrada fran-ca. Contato pelo telefone (27) 98806-9844.

Sambão do Povo

Quem aniversariou terça--feira, 04, foi Hélio Correa Santos, amigo da Velha Guarda, que comemorou ao lado da esposa Licia.

Se você quer saber por que o centro de Linhares fica vazio à noite é só visitar os bares e restaurantes dos bairros. Fi-quei impressionado, quando fiz isso semana passada.