o paroquial - guaxupe.org.brguaxupe.org.br/wp-content/uploads/2016/10/informativo-paroquial... ·...

5
O PAROQUIAL Ano XXVI | Nº 190 | Outubro de 2016 176 ANOS Informavo • Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos Bem-vindo, Pe. Sandro, nosso novo pároco e pastor. Natural de Conceição Apare- cida, ele nasceu no dia 28/04/1977. Foi ordenado padre no dia 20/02/2004, e em seguida desig- nado para a paróquia São João Batista, em Itamogi, onde perma- neceu por 1(um) ano. Em feverei- ro de 2005, foi transferido para a paróquia Santa Rita de Cássia, em Cássia, onde permaneceu por 11 anos e meio, até ser designado para assumir a nossa Paróquia. No dia 13 de setembro, numa celebração festiva na Igreja Ma- triz, presidida pelo bispo Dom José Lanza, o novo pároco foi acolhido pela comunidade da Paróquia Se- nhor Bom Jesus dos Passos. Em sua fala, Dom Lanza destacou a capacidade de coordenação do administrador da paróquia: “O padre Sandro reúne as condições para estar à frente desta comuni- dade, para fazê-la vibrar, crescer e permanecer no crescimento de Jesus Cristo”. Padre Sandro manifestou abertura e disposição para assu- mir sua nova missão. “Estou de coração aberto e, assim, nos per- mitiremos conhecer uns aos ou- tros, superando os desafios e as fragilidades, somando forças com as nossas potencialidades”. Nesse primeiro momento, ele está se inteirando dos fatos, co- nhecendo as pastorais e a dinâ- mica da Paróquia, sua dimensão e movimentos. Consciente dos de- safios frente a uma paróquia tra- dicional e com 176 anos de histó- ria, ele salienta que espera contar com o apoio de todos, para que, “a partir dos primeiros passos, possamos fazer uma longa cami- nhada juntos, firmes na perseve- rança e na realização de projetos que estejam sintonizados com as reais necessidades de nossa comu- nidade, fortalecendo a nossa fé e espiritualidade, com as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Passos”. Passados os efeitos do impacto e a surpresa de sua nomeação e transferência, jovem e comunicativo, Pe. Sandro Henrique Almeida dos Santos, que conta com mais de 12 anos de experiência e dedicação ao sacerdócio, chega à nossa comunidade com muita disposição para trabalhar.

Upload: lequynh

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O PAROQUIALAno XXVI | Nº 190 | Outubro de 2016

176 ANOS

Informativo • Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos

Bem-vindo, Pe. Sandro, nosso novo pároco e pastor.

Natural de Conceição Apare-cida, ele nasceu no dia 28/04/1977. Foi ordenado padre no dia 20/02/2004, e em seguida desig-nado para a paróquia São João Batista, em Itamogi, onde perma-neceu por 1(um) ano. Em feverei-ro de 2005, foi transferido para a paróquia Santa Rita de Cássia, em Cássia, onde permaneceu por 11 anos e meio, até ser designado para assumir a nossa Paróquia.

No dia 13 de setembro, numa celebração festiva na Igreja Ma-triz, presidida pelo bispo Dom José Lanza, o novo pároco foi acolhido pela comunidade da Paróquia Se-nhor Bom Jesus dos Passos. Em sua fala, Dom Lanza destacou a capacidade de coordenação do administrador da paróquia: “O padre Sandro reúne as condições para estar à frente desta comuni-dade, para fazê-la vibrar, crescer e permanecer no crescimento de Jesus Cristo”.

Padre Sandro manifestou abertura e disposição para assu-mir sua nova missão. “Estou de coração aberto e, assim, nos per-mitiremos conhecer uns aos ou-tros, superando os desafios e as fragilidades, somando forças com as nossas potencialidades”.

Nesse primeiro momento, ele está se inteirando dos fatos, co-nhecendo as pastorais e a dinâ-mica da Paróquia, sua dimensão e movimentos. Consciente dos de-safios frente a uma paróquia tra-dicional e com 176 anos de histó-ria, ele salienta que espera contar com o apoio de todos, para que, “a partir dos primeiros passos, possamos fazer uma longa cami-nhada juntos, firmes na perseve-rança e na realização de projetos que estejam sintonizados com as reais necessidades de nossa comu-nidade, fortalecendo a nossa fé e espiritualidade, com as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Passos”.

Passados os efeitos do impacto e a surpresa de sua nomeação e transferência, jovem e comunicativo,

Pe. Sandro Henrique Almeida dos Santos, que conta com mais de 12 anos de experiência e dedicação

ao sacerdócio, chega à nossa comunidade com muita disposição para trabalhar.

15 - sábado14h30 – Tarde de espiritualidade com os missionáriosLocal – CIC

Tema Tempo forte de oração.16 - domingo

9h - Carreata - Saída do trevo UEMG10h – Missa de envio dos missionáriosLocal – Matriz

Tema – Envio – “Ide...”11h30 – Acolhida dos missionáriosLocal – Matriz18h – Missa de aberturaLocal – Regionais

Tema – Abertura da Semana Missionária17 – segunda-feira

6h15 – Caminhada / Oração da manhãLocal – Regionais19h – Celebração da PalavraLocal – Regionais

Tema – Dia da ternura e compaixão18 – terça-feira6h15 – Caminhada / Oração da manhã Local – Regionais19h – Celebração da Palavra Local – Regionais20h – Procissão com o Santíssimo Local – Regionais

Tema – Dia das bem-aventuranças e das maldições de Jesus19 – quarta-feira

6h15 – Caminhada / Oração da manhãLocal – Regionais19h – Procissão com o Santíssimo / Celebração da PalavraLocal – Regionais

Tema – Dia da oração e da meditação pessoal

20 – quinta-feira6h15 – Caminhada / Oração da manhãLocal – Regionais18h – Missa (idosos e doentes) – Unção dos Enfermos Local – Regionais

Tema – Dia do amor gratuito, solidário e eficaz21 – sexta-feira

6h – Via Sacra Local – Regionais19h – Celebração penitencialLocal – Matriz e Capela São Francisco

Tema – Dia do perdão e da fidelidade ao Evangelho de Jesus nas horas difíceis22 - sábado

6h15 – Ofício de Nossa Senhora Local – Matriz e Capela São Francisco8h – Passeata com as crianças Local – São Francisco9h – Passeata com as crianças Local – Matriz10h30 – Mutirão de limpeza Local – Ruas dos Regionais17h30 – Hora Santa – EAC e jovensLocal – Capela São Francisco19h – Missa – Renovação das promessas batismaisLocal – Matriz e Capela São Francisco

Tema – Dia da renovação das promessas batismais e da comunidade23 - domingo

8h / 10h – Encontro fraterno Local – Regionais12h – AlmoçoLocal – Regionais16h – Missa de encerramentoLocal – Ginásio do CIC17h30 – Levantamento do Cruzeiro18h – Confraternização

Tema – Encerramento da semana missionária: louvor e compromisso

Pe. Sandro Henrique • Pároco

2 3O PAROQUIAL Passos, outubro de 2016

Editorial

Alô meu amigo, alô minha amiga. É uma alegria imensa poder

comunicar-me com cada leitor do nosso Paroquial. Este mês

estamos em festa. O informativo Paroquial completa 25 anos de

história. É preciso celebrar. O que seria de todos nós se não

tivéssemos a lembrança e a saudade para podermos recorrer,

pesquisar, e assim firmarmos melhor nossos passos no presente

e no futuro.

A Edição deste mês é especial. Queremos re-ver os passos que o Paroquial percorreu ao lon-go destes anos. Às vezes olhamos para o futuro e temos a tentação de desanimar diante dos desa-fios, mas quando olhamos para trás, vemos que muito nós vencemos. Acredito que muitos foram os desafios enfrentados, mas se ele chegou aqui é porque todos os que estão envolvidos, equipe que prepara e leitores, fizeram a melhor escolha. Viva o Paroquial!!!

Mas não podemos olhar só para o passado. Precisamos, também, perceber as realidades que estão acontecendo no hoje da nossa história e que um dia também será celebrado. Chegada de um novo Pároco. Grande Semana Missionária. E tantas outras atividades do cotidiano que fazem da nossa Paróquia uma comunidade especial.

Entre os dias 16 e 23 de outubro, aconte-cerá a Grande Semana Missionária. Serão dias intensos de celebrações, visitas e acolhida de novos agentes de pastorais. Você, nosso leitor, morador e trabalhador nas imediações da Pa-róquia Senhor Bom Jesus dos Passos será nosso grande parceiro. Pedimos que abra espaço para que possamos visitá-lo e assim criarmos uma relação de amizade em Deus.

Outro fator de novidade foi a minha chega-

da no meio de vocês. Sou Padre há 12 anos e 7 meses. Trabalhei em duas Paróquias - São João Batista, em Itamogi e Santa Rita de Cássia, em Cássia. Chego com a história de vocês aconte-cendo. Por isso peço que me permitam entrar no trem deste enredo. Não sou o primeiro, mas sou aquele que vem para entrar no meio da constru-ção de uma história que há muito tempo é forte e bonita.

O Padre, segundo a Carta aos Hebreus, é al-guém tirado do meio da comunidade para estar a serviço da comunidade. Eu venho de uma ca-minhada de serviço às comunidades, tendo sem-pre o desejo de ajudá-las a ser viva, acolhedora, misericordiosa, missionária e participativa.

Agradeço imensamente o carinho, o sor-riso e as palavras de incentivo para com a mi-nha chegada no meio de cada um desta linda comunidade de fé. Convido cada paroquiano e de modo especial você, leitor do Paroquial, que juntos, respeitando os dons e limites de cada um, possamos continuar escrevendo essa histó-ria que outros, no passado começaram e cabe a nós continuar. Continuar com a mesma respon-sabilidade, carinho, firmeza e dedicação. Que o Senhor Bom Jesus nos fortaleça sempre com a luz do Espírito Santo.

Semana Missionária...Um retiro popular, um tempo forte de oração!

Vamos fazer juntos a experiência gratificante do abraço de Deus, que é Pai e Mãe, para com seu povo querido?Abra a porta de sua casa e receba os(as) missionários(as). Abra o seu coração e acolha a Boa Notícia do Evangelho, que aponta caminhos e faz nascer esperança.É um tempo forte de oração. Vamos participar!

Santas Missões Populares • Semana Missionária – 16 a 23/10/2016

No início, com o objetivo de inte-grar a paróquia, divulgou e deu ênfase à estruturação das várias dimensões pastorais, divulgou o organograma funcional e as principais atividades. Registrou eventos que marcaram a

comunidade como a morte do Monsenhor Messias, a polêmi-

ca construção da nova Igreja São Francisco, discutiu os novos desa-

fios do segundo milênio, celebrou e comemorou os aniversários da

Paróquia, as festas dos padroeiros (Senhor Bom Jesus e São Francisco),

destacou pessoas da comunidade, mo-vimentos como o Apostolado da Ora-ção, Mãe Rainha, os Corais, Crisma, Catequese, EAC, entre outros.

Acompanhou e registrou com emoção e pesar a morte do Papa João Paulo II. Destacou a eleição de Bento XVI e Papa Francisco que, com carisma e coragem, chegou para renovar a nos-sa fé e esperança.

No cenário regional, refletiu a alegria e a avalanche que foi a me-teórica passagem de D. Mauro, nosso mais carismático bispo, pela Diocese de Guaxupé, bem como sua morte trá-

gica. Acolheu e deu as boas vindas a Dom José Lanza, nosso atual e estima-do bispo. Mostrou ainda que por aqui passaram vários padres, deixando uma valiosa contribuição, como Pe. Braz, Pe. Pimenta, Pe. Robervan, Pe. Luiz Tavares e Pe. Luiz Gonzaga Lemos, com quem a comunidade teve o prazer de conviver e comemorar seu Jubileu Sacerdotal, dos quais 47 anos foram dedicados à nossa Paróquia. Com a aposentadoria do Pe. Luiz, chegou Pe. Dirceu para coordenar as atividades da paróquia dando ênfase ao projeto das Santas Missões implementado pela Diocese de Guaxupé, que neste ano de 2016, no Ano da Misericórdia, come-mora 100 anos.

Passado, presente, história, regis-tro de fé e partilha. Rumo ao futuro, nossa paróquia começa uma nova pá-gina, agora sob o comando e a direção espiritual do Pe. Sandro HenriqueAl-meida dos Santos. Que o Senhor Bom Jesus dos Passos nos guie, proteja e inspire para que através da comuni-cação do exemplo de Cristo possamos contribuir efetivamente para uma vida melhor, mais justa e mais fraterna.

O Paroquial: Ao criar o Informa-tivo Paroquial, em 1991, qual era o seu objetivo e por que o senhor tomou essa iniciativa?

Pe. Luiz: O Informativo foi criado por insistência minha. Naquela épo-ca ele foi criado com o objetivo de in-tegrar a paróquia, como uma forma de conversar com todos ao mesmo tempo e divulgar as informações com um con-teúdo único, sem distorções. Tínhamos a preocupação de falar aos paroquianos, mas também a certeza de que todos recebiam a mesma informação. Outra grande preocupação nossa sempre foi unir nossa paróquia, formada pela co-munidade da Matriz e a de São Fran-cisco, que têm estilos de vidas e carac-terísticas próprias, mas fazem parte da mesma Igreja. Queríamos falar alguma coisa para a comunidade, mas também que a comunidade falasse e fosse refle-tida através do informativo.

OP: Ao longo desses anos o senhor acredita que tem sido um meio de co-municação eficaz para a paróquia e fiéis?

Pe. Luiz: Sim. Na minha experiên-cia e vivência paroquial, em inúmeras

situações pude constatar o alcance do informativo. As pessoas comentavam, compareciam aos eventos e atividades divulgadas e, sobretudo quando fazia a visita aos doentes era comum comen-tarem textos e assuntos que viram no Informativo, principalmente os mais idosos.

OP: Como o senhor vê o tipo de co-municação a que se propõe o informati-vo, no contexto atual em que os meios de comunicação e a tecnologia evoluí-ram tanto, onde tudo é instantâneo, em tempo real, com celulares, internet etc. Ainda há espaço para esse tipo de mídia impressa?

Pe. Luiz: Acredito que sim, prin-cipalmente em nossa paróquia, onde temos um grande percentual de idosos, pessoas que foram educadas pela e para a leitura. Muitos ainda não estão sinto-nizados com tanta tecnologia, além de gostarem de acompanhar as atividades realizadas na paróquia.

OP: Como o senhor acredita que o informativo pode continuar contribuin-do como veículo de comunicação e inte-gração da paróquia?

Pe.Luiz: Sendo um convite à re-

flexão. Penso que a oportunidade está justamen-te em buscar uma carinha nova, uma forma atraente de apresentar temas atuais e importantes, mais substancio-sos,para ser mais catequético, falar do Evangelho com mais firmeza. Embora pareça paradoxal, de forma a possibili-tar o contato com a espiritualidade e fé, algo bem diferente desse mundo super-ficial e marcado por um estilo de vida frenético, onde tudo e todos têm pressa, onde tudo é fugaz e descartável.

OP: Certamente isso será um gran-de desafio para a equipe de comunica-ção da paróquia.

Pe. Luiz: A evangelização deve ser um dos pontos principais. O papel da comunicação é a de nos fazer perceber a presença de Deus na vida. Nesse as-pecto o informativo, assim como outros meios de comunicação, também deve ser meio para encontrar com Deus, ao mesmo tempo em que deve retratar e divulgar o testemunho do cristão no mundo de hoje, sem fugir de temas atuais, acompanhando as mudanças do mundo e seus reflexos,também na Igreja. Mesmo os temas difíceis de-

Informativo Paroquial - 25 de anos - um convite à integração e Evangelização

Nosso informativo paroquial está completando 25 anos de existência. Para comemorar

esta edição especial de aniversário, a de número 190, ouvimos o seu idealizador, Pe. Luiz

Gonzaga Lemos, que nos atendeu com a presteza e objetividade que lhe são peculiares,

num bate-papo agradável em que destacou a importância da comunicação e seu

relevante papel na evangelização, tanto no passado quanto nos dias atuais.

por Paula Porto

Av. Da Moda, 2834 • (35) 3526-3344

Comunicar é partilharComunicar deriva do termo latino “comunicare”, que significa partilhar, participar algo, tornar comum. Foi com esse objetivo que o Informativo Paroquial foi criado há 25 anos. Ao longo desse tempo vem fazendo um registro despretensioso dos principais acontecimentos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, movimentos e pastorais, partilhando vivências e experiências cotidianas dos paroquianos, fiéis e leigos.

A igreja que somos...

...a Igreja que seremos

Participe da construção da Igreja N. Sra. do CarmoCampanha Primeira Laje (150,00 m2 ). Doações na Secretaria da paróquia

ou pela Credicoonai C/C: 506515-1 Ag.: 3210 - Mitra Dicesana de Guaxupé

Construção, dia 06/10/2016

4 5O PAROQUIAL Passos, outubro de 2016

Rua José Merchioratto, 345

3521-8600R. 3 Corações, 1122 - 3521-2551

Coroinhas e Acólitos: servidores do altarNo dia 18 de setembro, aconte-

ceu a instituição de novos coroinhas e acólitos, em missa presidida por nosso pároco, padre Sandro Henrique, quan-do nossa comunidade acolheu 7 co-roinhas e 5 acólitos para o serviço do altar. Após um período de preparação, que consiste no aprendizado dos obje-tos e vestes litúrgicas, Liturgia, dentre outros temas específicos da formação, as crianças e adolescentes receberam a investidura para realizarem este boni-to e importante ministério na Igreja.

Os Coroinhas e Acólitos são acom-panhados por uma equipe de coorde-nadores, que além da formação siste-mática, também os orientam quanto ao modo de servir na comunidade. Servir não é apenas ajudar o padre com o Mis-sal ou transportar objetos litúrgicos e executar aquilo que é próprio de sua função. Essas crianças, adolescentes e jovens, são chamados a servir com e como o Cristo. Por isso, devem cultivar

atitude interior de disponibilidade, en-trega, respeito, dedicação pelas coisas sagradas e também amor fraterno e cuidado para com as pessoas.

A oração é outra parte fundamen-tal na formação dos membros. É pela oração que eles aprendem a relacio-nar-se com Deus, além de prepará-los melhor para servir a Deus e ao próxi-mo. Sendo a missa a mais completa e poderosa oração de que dispomos, quanto mais os coroinhas e acólitos fo-rem aprofundando em seu ministério, maior será a intimidade com o próprio Jesus. Não é sem razão que, São João Crisóstomo afirmava: “Durante a Missa nossas orações apoiam-se na oração de Jesus Cristo. Nossas orações são mais facilmente atendidas, eficazes, porque Jesus Cristo as oferece ao seu eterno Pai em união com a sua”.

À medida que aprofundam na for-mação e no exercício de suas funções, Coroinhas e Acólitos vão percebendo

como é importante este ministério na Igreja e o quanto exige deles empenho e doação.

Além da participação nas reuniões e nas missas, eles devem estar atentos aos compromissos assumidos pela Pastoral; ser cuidadosos com as coisas da igreja e do altar; durante os atos litúrgicos, observar o silêncio na igreja e na sacristia, e manter a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico; devem ser humildes e prestar atenção ao que for ensinado e dedicar-se ao estudo, a fim de celebrar cada vez melhor.

Assim, a Pastoral dos Coroinhas e Acólitos vai se consolidando em nossa paróquia, e se você quiser descobrir que é possível fazer novos amigos e se diver-tir ajudando o próprio Cristo, aguarde! Em breve abriremos nova turma de pre-paração para coroinhas e acólitos.

Coordenação da Pastoral dos Coroinhas e Acólitos

Encontro “Circuito Catequético”No dia 17 de setembro aconteceu, no CIC, o 1º encontro

com 95 crianças da catequese da Primeira Eucaristia. As cate-quistas Ilsa, Silvia, Icléa, Maria Rita e Tereza recepcionaram e acolheram as crianças, fazendo os crachás. Em seguida foram encaminhadas para o auditório, onde o nosso novo pároco, Pe. Sandro Henrique, deu início ao encontro com música e oração, deixando as crianças bastante motivadas.

Quarenta (40) jovens do EAC ficaram responsáveis pela animação. Os temas: Os dez mandamentos (Ir. Helizângela), Sacramento da Reconciliação (Ana Cecília e Nayme) e Sa-

cramento da Eucaristia (Patrícia) foram trabalhados de for-ma lúdica e prazerosa, com o objetivo de melhor fixação pelas crianças.

As atividades desenvolveram-se em três oficinas, com du-ração de 40 min., revezando-se a participação das 32 crianças em cada uma. Houve um intervalo para um lanche (kit lanche individual), sob responsabilidade da equipe de pais.

No final das oficinas rezou-se o terço e, para encerrar o encontro, os jovens da Paróquia São Benedito apresentaram um teatro sobre “Os dez mandamentos”.

Vendas e Consertos de Jóias e Relógios

Rua Pres. Antônio Carlos, 241 • Passos/MG

Ligue 3521-6858

6 7O PAROQUIAL Passos, outubro de 2016

vem ser abordados, discutidos com a comunidade. É preciso falar, dialogar, refletir, pensar, mesmo que atinja um número menor de pessoas. Devemos lembrar que a Igreja começou com pe-quenos grupos. O importante é a qua-lidade, pois, poucos podem falar a ou-tros tantos e ampliar a reflexão,fazendo reverberar os ensinamentos, a partir da ótica e entendimento do grupo, da co-munidade.

OP: E por falar em mudança, o senhor se aposentou após 50 anos de dedicação ao sacerdócio, sendo que 47 deles dedicados à nossa comunidade Senhor Bom Jesus dos Passos. Dois anos após seu afastamento a paróquia já está recebendo o segundo pároco. É um sinal dos tempos, a mudança será uma cons-tante em nossas vidas?

Pe. Luiz: Justamente pelo fato de não estarmos acostumados com a mu-dança, durante tanto tempo, é que a gente assusta. Mas os tempos muda-ram. Antigamente um padre era desig-nado para uma determinada paróquia e lá permanecia por anos, como aconte-ceu comigo. Hoje as coisas mudaram, os tempos são outros, a vida mudou. A tendência é que os padres sejam transferidos de tempos em tempos. É bom e necessário que haja mu-dança, troca de ideias, novas atitu-des e vivências diferentes. Quando não há mudança há também o ris-co da estagnação, do comodismo, afinal, “o uso do cachimbo por muito tempo deixa a boca torta”, se instalam os vícios. Em um mundo em mudança contínua também nós precisamos mudar, nos atualizar, ter compromisso com o novo, estudar e renovar a prática diária, prin-cipalmente do Evangelho em nossas vidas. É preciso ter a esperança e que o novo traga bons frutos para a comu-nidade. É hora de pacificar, ter tranqui-lidade para assimilar outros conceitos e abrir novas perspectivas para a comu-nidade. Que o novo pároco, Pe. San-dro, seja bem vindo e que seja um bom semeador, pois está encontrando um campo aberto e preparado para atuar, com a certeza de produzir e colher bons frutos.

Este informativo é uma publicação da Par. Sr. Bom Jesus dos Passos e Capela São Francisco • www.senhordospassos.org.br

Responsáveis: Padre Sandro Henrique Almeida dos Santos, Sueli Silva e Terezinha Porto. Jorn. Resp. Maria Lúcia Nunes Souza Reg.MTb.: 2647 Revisão Cóssimo B. Freitas Projeto Gráfico: LEOdeSOUZA • Distribuição Gratuita • Tiragem 3600 exemplares • Impressão: Gráfica Ed. São Paulo

Colabore com o Informativo enviando sugestões e críticas para a equipe de comunicação na secretaria da paróquia.

1º a 04 �������� Festa de São Francisco10 e 11 �������� Curso de Batismo – 19h30 – Centro Catequético10 �������������� Reunião CPP – 19h – Salão paroquial

Agenda16 a 23 ������� Semana Missionária26 ��������������� Encontro GR – 19h – Salão paroquial28 ��������������Missa – Crisma – 19h – Matriz

Segunda-feira e sábado ������������������������������������������������������������������ 19hQuanta-feira �������������������������������������������������������������������������������������12hQuinta-feira ��������������������������������������������������������������������������������� 19h30Domingo �����������������������������������������������������������������������10h | 18h | 19h30Primeira 6ª-feira do mês �������������������������������������������������� 05h30 e 19h

Domingo �������������������������������������������������������������������������������������������08hToda segunda-feira, às 20hs �����������������������������������terço dos homens3ª segunda-feira do mês ������������������������������������������� missa da família

Sexta-feira ������������������ 21hSábado ������������������������� 10h30 / 17h30 / 20h30

Horário das Missas

Capela São FranciscoHorários de casamento

ParóquiaA igreja permanecerá aberta segunda a sexta até as 17h e aos sábados até as 12hSecretaria da Paróquia - Segunda a sexta-feira das 8 às 17h30Trav� Mons� João Pedro, 114 – Tel� (35) 3521-6590Pastoral da Criança • Trav� Mons� João Pedro, 93/101 – Tel� (35) 3521- 6193Obra do berço Dona Belinha • Trav� Mons� João Pedro, 93

Fique por Dentro • outubro de 2016

Dízimo...”Gesto de contribuição e bênçãos”Dízimo é uma forma concreta que o cristão tem para

manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Através da consagração do dízimo, po-demos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a fé, a esperança e o amor-caridade, que nos levam mais perto de Deus, tornando um com-promisso pessoal que representa a vontade de cola-borar com o projeto Divino neste mundo.

A palavra “dízimo” significa “décima parte” e hoje, to-dos nós católicos, somos convidados a oferecer e/ou consa-

grar, de fato, a décima parte daquilo que ganhamos, mas isso não é um preceito, pois o importante é en-tender que o dízimo não é esmola e sim uma doação.

Deus jamais nos priva da nossa liberdade e sim que a consagração seja feita com alegria. “O que é doado de boa vontade faz bem a quem dá e a quem recebe e como dizia Jesus Cristo: há mais bem-aven-turança em dar do que em receber” (At 20, 35).

Vicente e Fernanda

Só tenho o dia de hoje! “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia, basta o seu cuidado” (Mt 6,34).

Mais do que nunca, Jesus conta com você, para salvar a sua família, evangelizar as pes-soas, cuidar das feridas dos enfermos, socorrer os necessitados do pão material, fazer o bem, e, acima de tudo, para dar ao mundo, a Boa Notí-cia de que ele está vivo e é o Senhor.

Não temos mais tempo para perder com coisas banais e passageiras. Nossa vida é uma grande travessia, onde a vitória está em cami-

nhar com Deus, em ser totalmente de Deus, seguindo as lições de cura, que ele hoje coloca em nossas mãos: resolver o passado! Viver o presen-te! Projetar o futuro!

Pe. Gustavo Sampaio