o meu animal preferido

2

Click here to load reader

Upload: hugo-carvalho

Post on 03-Jul-2015

313 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O meu animal preferido

O leão

O leão (Panthera leo) é um dos quatro grandes felinos . Com alguns machos excedendo 250 kg em peso, ele é o segundo maior felino vivo depois do tigre. Leões selvagens existem atualmente na África Subsaariana e na Ásia com uma população remanescente em perigo crítico. Os Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver mais de vinte anos. Estes felinos possuem coloração variável, entre o amarelo-claro e o castanho-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros e machos com uma longa juba.

O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar - em condições naturais e normais - no topo da cadeia alimentar dos animais que habitam em terra seca. São felinos muito sociáveis: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.

Podem correr numa velocidade aproximada de quase 80km/h, mas somente em pequenas distâncias. [10]

Quando filhotes, machos e fêmeas têm a mesma aparência; no decorrer do crescimento, os machos adquirem as jubas. Chegando à maturidade sexual, os machos novos optam por viver sozinhos ou disputar a liderança do grupo.

Page 2: O meu animal preferido

São exímios caçadores de grandes herbívoros, como a zebra e o gnu, como todos os felinos, têm excelente acelaração, mas pouco vigor. Por isso, usam tácticas de emboscada e de ação em grupo para capturar as suas presas. Muitos leões desencadeiam o ataque a 30 mmetros de distância da presa. Mesmo assim, muitos animais ainda conseguem escapar. Para sobreviver, um leão necessita de ingerir, diariamente, cerca de 5 quilos de carne, no mínimo, mas caso tenha a oportunidade, consegue comer até 30 quilos de carne numa só refeição. Isto acontece porque nem sempre os leões são bem sucedidos, e, logo, sempre que o são, aproveitam toda a carne disponível para não precisarem voltar a caçar tão cedo.