o mesmo senhor descerá do céu com alarido e com voz de...

16
Boletim Formativo e Informativo Ano 12 Número 74 Setembro-Outubro 1999 "O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus Nós,seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" 1Tessalonicenses 4:16,17

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

Bole

tim

Form

ati

vo

eIn

form

ati

vo

Ano

12

Núm

ero

74

Sete

mbro

-Outu

bro

1999

"O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz dearcanjo e com a trombeta de Deus Nós,seremos arrebatadosjuntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nosares, e assim estaremos sempre com o Senhor"

1Tessalonicenses 4:16,17

Page 2: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO - Setembro-Outubro 1999

Ficha TécnicaPeriódico bimestral visando ainformação e edificação do Povo deDeus.

Email

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

Propriedade:

Director: CARLOS ALVESEditor: SAMUEL PEREIRA

Redactor: JOEL PEREIRA

Administração:

[email protected]

Colaboradores Regulares:

Impressão:

Copyrights:

Reg.Min.JustiçaDepósito Legal:Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 150 $ 00

Comunhão das Igrejas dos Irmãos emPortugal (CIIP).

..

Email: [email protected]

Email: [email protected]

Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.Tel. 02-7343652; 02-7115086

(02) 7343652 e (056) 29054

Manuel Ribeiro António CalaimAmílcar Martins Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

R.Areal, 4528-S. J.Ver. Tel.056-312037

© Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada.

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDeprtamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

sob n.º 280.21.402/88.

:

GRáFICA MONUMENTO

Os artigosassinados são da responsabilidadeindiv idual . Os ar t igos que nãocorrespondam à linha doutrinária einformativa deste jornal, não serãopublicados.

Ig. Brito............ 04 Ig. Aveiro............. 05 Ig. Gafanha................... 08Ig. Silveiro....... 05 Ig. Alumiara......... 08 Ig. Alto da Maia............. 05Ig. Amial......... 03 Ig. Silvalde.......... 10 Ig. Valadares................ 2,5Ig. Cucujães... 20 Ig. Fafe................ 02 Ig. Tovim do Meio......... 02Ig. Andorinha... 07 Ig. Monte do Arco. 06 Ig. Casa Velha.............. 05Ig. SJM-Centro. 20 Ig. Vale Maior....... 15 Ig. Monte Redondo....... 10Ig. Palhal.......... 03 Of. Individuais...... 78

2

www.come.to/refrigerio.pt

Ficha Técnica

Se tem acesso à Internet, visite-nos noendereço acima referenciado. Além dosartigos publicados na presente revista,encontrará dezenas de artigos de"Refrigério's" anteriores.Se pretender enviar-nos algumamensagem, use o formulário ali existenteou remeta-nos um emai l para:[email protected].

finançasfinançasOfertas recebidas para sustento do Refrigério até ao dia 20.Out.1999,as quais agradecemos (Conta no CPP-Espinho - 2829385.001)Valores em contos. Saldo Actual: 0 c.

DA INTERNET

Esta é uma história de um alpinistaque buscava superar sempre osseus limites. Um dia resolveu,

depois de muitos anos de preparação,escalar o Aconcágua. Mas ele queria aglória somente para ele, e resolveu escalarsozinho sem ajuda de um companheiro.Assim, começou a subir, subir e subir. Anoite entretanto estava a chegar... e foificando cada vez mais tarde, porém comoele não estava preparado para acamparresolveu seguir a escalada decidido aatingir o topo.

Escureceu, e a noite caiu como um breu nasalturas da montanha. Não era possível maisenxergar um palmo à frente do nariz. Não sevia absolutamente nada. Tudo eraescuridão, zero de visibilidade, não havialuar, e as estrelasestavam cobertas pelasnuvens.

Subindo por uma "parede" e apenas a 100metros do topo ele escorregou e caiu...Caiu e começou a descer a uma velocidadevertiginosa, somente conseguindo ver asmanchas que passavam rápidas namesma escuridão, e sentia a terrívelsensação de ser sugado pela força dagravidade.

Ele continuava a cair ... E nessesangustiantes momentos, passaram pelasua mente todos os momentos felizes etristes que já havia vivido em sua vida...

De repente sentiu um puxãoforte que quase o partiu ameio . . .Shack! Como todoalpinista experimentado,havia cravado estacas desegurança com grampos auma corda comprida quefixou na cintura.

Nesse momento de silêncio, suspenso nosares e na completa escuridão, começou agritar: "

De repente umavoz grave e profunda vinda do céurespondeu:- O que queres de mim?-Salva-me meu Deus, por favor!!!- Tu acreditas realmente que Eu te possosalvar ?--Eu tenho certeza meu Deus!!!--Então corta a corda que te sustempendurado...

Houve um momento de silêncio e reflexão.O homem agarrou-se cada vez mais ácorda e reflectiu que se fizesse isso, iria caire morrer...

A equipa de salvação conta que no diasegu in te encont rou um alp in is tacongelado, morto, agarrado com as suasduas mãos a uma corda... somente a doismetros do chão...

Conclusão: Existem nesta vida muitasamarras. Alguns estão bem seguros nacorda da religião, outros na corda do seupensamento.

E tu, meu caro leitor ? Estás a segurarfirmemente uma corda que te leva por umcaminho? Por que não a soltas? Entrega atua vida ao cuidado daquele que podecomandar com voz de líder o teu caminhoO Senhor Jesus Cristo!

Ó, meu Deus, ajuda-me!!!", "Ómeu Deus ajuda-me"...

MEDITAÇÃO

Era uma vez...

Um AlpinistaUm Alpinista

Page 3: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro de 1999

3ACTUALIDADE

CARLOS ALVES

Um dos jornais diários de maiort iragem no nosso paísp u b l i c o u , n o m ê s d e

Setembro passado, que a Santa Sélançou agora um novo manual queesclarece os católicos sobre a formacomo podem obter indulgências. Sãoas novas perspectivas do papa JoãoPaulo II sobre a matéria.

Segundo a Igreja Católica,

.

A venda de indulgências plenáriasfoi criada em 1905 pelo papa UrbanoII, mas duzentos anos antes já eramoferecidas pelos papas Pascoal I eJoão VIII. Serviam como estímulopara se participar de cruzadas ouguer ras con t ra os hereges(recordemos as chamadas cruzadasà Terra Santa de tão má memória),contra algum rei a quem o papadesejasse punir, ou se ofereciam ainqu is idores e àqueles quetrouxessem feixes de lenha para afogueira onde se queimasse algumherege. Só o papa Sixto IV, em 1476é que foi o primeiro a aplicar taisindu lgênc ias às a lmas «doPurgatório».

Em 1517, o frade João Tetzelapareceu pela Alemanha a vendercertificados assinados pelo papaLeão X (indulgências), pelos quais seoferecia o perdão de todos ospecados a quem os comprasse parasi e seus amigos, dispensando-se aconfissão, o arrependimento, apenitência ou a absolvição do padre.Dizia ele ao povo:

.

Isto, mais do que outraqualquer coisa, irritouLutero. Mas quem era estehomem?

Martinho Lutero nasceuna Alemanha e em 1501,com 18 anos de idade,entrou na Universidade deErfurt, para estudar Direito.Em 1505, resolveu derepente entrar para oconvento. Monge exemplare muito religioso, submeteu-se a todas as formas dejejuns e disciplinas.

Certo dia, em 1508,quando lia a epístola aosRomanos capítulo 1 eversículo 17,

, a paz lhe inundou aalma.

Viu, finalmente, que o perdão dospecados e a salvação da almaganha-se somente pela fé em nossoSenhor Jesus Cristo e no Seusangue vertido por nós na cruz doCalvário, e não pelos ritos,sacramentos e penitências da Igreja.

Isto mudou toda a sua vida e todo ocurso da História.

To r n o u - s e p r o f e s s o r n aUniversidade de Wittenberg, posiçãoque manteve até à sua morte e seussermões sobre a Bíblia começaram aatrair estudantes de todas as partesda Alemanha.

Assim, em 31 de Outubro de 1517,Lutero afixou à porta da Igreja deWittenberg, 95 teses, quase todasrelacionadas com as Indulgências.Cópias impressas foram procuradascom avidez por toda a Alemanha. Foia .

Seguiram-se folhetos, em latimpara as pessoas cultas e em alemãopara os mais simples. E, assim sedeu a chamada Reforma.

Lamentavelmente, o papa nãogostou, pois alguns países naEuropa aceitaram os ensinos daBíblia. Embora o povo até ali nãotivesse acesso à Palavra de Deus,esta passou a ser traduzida pelosreformadores para as línguas decada país e milhares de pessoasencontraram a verdade e a certexada salvação pelos preciosos ensinosda Santa e Bendita Palavra de Deus.

Hoje ainda é necessário proclamara todo o ser humano o que a Bíbliaensina, que

(Efésios 2:8,9; 1 Tim.2:5 e Atos 4:12)

«aqueles que não vão directos para oCéu após a morte devem primeiropassar pelo Purgatório. Para além daabstinência alimentar e de outrosprazeres terrenos, as indulgênciaspodem agora ser conseguidas comvisitas a prisões, peregrinações aIgrejas, participação a actosreligiosos oupara obras de caridade»

"Ao tilintar dasvossas moedas no fundo da caixa asalmas dos vossos amigos saem doPurgatório e entram no Céu"

"o justo viveráda fé"

"faísca que incendiou a Europa."

"pela graça sois salvos,por meio da fé; e isto não vem de nós,é dom de Deus; não vem das obraspara que ninguém se glorie. Há umsó Deus e um Só Mediador entreDeus e os homens, Jesus Cristo. Eem nenhum outro há salvação,porque também debaixo do Céunenhum outro nome há dado entre oshomens pelo qual devamos sersalvos. Crê no Senhor Jesus Cristo eserás saçvo»

doações em dinheiro

Indulgências

Page 4: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

VIDA PRÁTICA4

SAMUEL DA SILVA OLIVEIRA

O Serviçopara Deus

Éincontestável que tudo nosvem do Senhor, pois Eletudo nos dá a vida, a

respiração e todas as coisas(Actos17:25). Somos SuaCriação e Seu povo peculiar queE le ama de uma fo rmainsondável e cuida com amori m e n s o . ( E n ó s , q u econtrapartidas daremos emrazão de tantos benefícios?Salmos 116:12).

Precisamos de ganhar o nossos u s t e n t o e p a r a i s s otrabalhamos, nos empenhamos,cumprimos horários e ordensdaqueles que nos pagam oshonorários no fim do mês.

No exercício da nossa profissão,somos diferentes dos demais, maiscumpridores, mais responsáveis, maisfiéis e justos para com a entidadepatronal, resultando daqui bomtestemunho e glória para o nossoDeus.

Ao sermos operários e pontuais,quer nos horários, quer nas nossasobrigações, reconhecemos ser dignosde algumas concessões, dispensas,tolerância e compreensão de parte dosnossos superiores.

Assim sendo para com aqueles quenos pagam, porventura, injustamente,porque não havemos nós de ser bons e

fiéis servos, para com Aquele que nospaga justamente o melhor salário? Nãoé Ele digno da nossa melhor prestaçãocontribuição, dedicação, consagraçãoe zelo?

Por que havendo de ser menospontuais, menos cumpridores, menosresponsáveis, servindo com mávontade e ingratos para com Aqueleque é justo e fiel para connosco?

Onde está a cumprir-se na nossavida a preferência bíblica:

?Josué 24:15.

Podemos aplicar a nós outrareferência bíblica:

?Salmo 122:1.

Onde está o amor e a boa vontadepara com a Casa do Senhor ?Corremos para as nossas casas,ficamos nelas e a Casa do Senhor épura e simplesmente preterida emfavor de outros interesses econveniências.

Vamos assistindo, um pouco portoda a parte, a um certo distanciamentodos interesses e da causa do Mestre.Até parece que algum cansaço eenfado se apoderou dos crentes,porquanto estão deixando o primeiroamor que é devido ao Senhor.(Apoc.2:4)

Algumas reuniões são tão poucofrequentadas, os crentes já não andamapós o Senhor como no principio dasua carreira, quando abraçavam a fé(Jer. 2:1-3). Estão fartos, estãoinchados e já se esqueceram doSenhor e estão confiados na sua força(Deut. 8:11-14 ). Maldito aquele quedeixa de confiar no Senhor e seesquece d'Ele ( Jer. 17:5-8 ).

Procuram e clamam ao Senhor,quando as suas almas estãodefinhadas, vão á casa do Senhorinvocar a Sua graça e as orações daIgreja, quando estão carecidos, masvoltam a não aparecer como que porencanto ( I Reis 8:22-53 ).

Isto faz lembrar uma locução latina,que diz: «passando o perigo,escarnecido o santo».

Sirvamos ao Senhor como Ele édigno!... Amemos ao Senhor deverdade como filhos de Deus ( I João3:17 ). Amemos de todo o nossocoração, de toda a nossa alma e detodo o entendimento ( Mat. 22:37,38 ).AMAS-ME?

« Eu e aminha casa serviremos ao Senhor.»

«Alegrei-me quandodisseram Vamos á casa do Senhor»

O MUNDOem perspectiva

Se pudéssemos encolher a população do mundo auma vila de 100 pessoas, mantendo todas asproporções, o resultado seria o seguinte:Haveria: 57 Asiáticos e 21 Europeus14 do hemisfério Ocidental

e 8 Africanos52 mulheres e 48 homens70 não-brancos (amarelos, vermelhos ou negros)30 brancos70 não-católicos e 30 católicos6 pessoas deteriam 59% de toda a riqueza, e todasas 6 seriam dos EUA.

80 morariam em casas abaixo do

(Américas do Norte e doSul)

desejável70 seriam analfabetos50 seriam desnutridos1 estaria à beira da morte, e 1 prestes a nascer1 (sim, só um) teria nível superior1 teria um computador.

Quando se considera o mundo de umaperspectiva tão comprimida, a necessidade deaceitação, compreensão e educação torna-seabsurdamente aparente, não?

Phillip M Harter - Stanford University

Page 5: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro de 1999

5ESTUDO BÍBLICO

ARNOLD DOOLAN

Romanos 8:32Salmo 118:6

Não há dúvida, onosso Deus ég r a n d e D e u s ,c h e i o d eMise r i có rd ia egraça. Romanos8 : 3 2 é u mversículo que noso f e r e c e u mexemplo de lógicaDivina.É um argumentoque procede domenor até o maior.

Se, quando nós éramos pecadores, Deusnos deu o seu melhor, agora quando somosfilhos de Deus, será que Ele nos darámenos? Há muitos exemplos na Bíbliadesta lógica Divina.

Mat. 6:30. " Se nós, sendo inimigos, fomosreconciliados com Deus pela morte do seuFilho, muito mais tendo sido reconciliados,seremos salvos pela sua vida". Rom. 5:10.Veja também Mat. 7:11. A lógica éirresistível, e vai directamente aoentendimento e ao coração. Quer dizer queestá escrito não só para a instrução denossa mente, mas também para o confortoe consolação do nosso coração.

Notai neste texto 4 coisas:

Pensai bem nas palavrasPalavras profundas,

expressivas, palavras que derretem ocoração. Deus é amor. E não há nada tãosensível como amor. Não acredito queDeus é sem emoção, acredito que quandoo Filho de Deus saiu do céu foi algo queDeus sentiu, foi um sacrifício tremendo departe d'Ele. Só Deus podia compreendertudo que a redenção significa a lei rígida einflexível, exigindo obediência total, e amorte para os transgressores. Justiça,severo, e inexorável, implacável. Masainda assim, Deus não poupou o Seu Filho.Sabendo da humilhação e ignomínia demanjedoura em Belém, a ingratidão doshomens, a oposição dos ímpios, ainimizade de Satanás, ainda assim Deusnão hesitou, "não poupou Seu Filho". Aindaquando o Seu Filho clamou do Getsémane"Pai passa de mim este cálice" Deus não Opoupou. Ainda quando as mãos cruéispregaram-No na Cruz. Deus disse "Óespada, desperta-te contra o Meu Pastor,

contra o homem que é o Meu companheiro,diz o Senhor dos Exércitos, fere aoPastor..." Zac. 13:7

" Antes O entregou por todos nós " Aquitemos razão porque o Senhor fez tãogrande sacrifício. E não poupou (salvou) oSeu Filho para que nós pudéssemos sersalvos. Que grande amor, insondável,incomparável. "Deus amou o mundo de talmaneira que deu o Seu Filho" João 3:16.Tal amor ultrapassa o nosso entendimento.Uma vez, há muitos séculos, Deus disse ánação rebelde, Israel, "como te deixaria, óEfraim, como te entregaria, ó Israel?Oseias 11:8. Ele tinha infinitamente maisrazão para dizer isto acerca do Seu Filhoamado, mas é precisamente isto o que Elefez. Entregou-O a vergonha, ódio,perseguição, sofrimento, e até a morte.Entregou-O por todos os descendentes deAdão, rebeldes, depravados, corruptos.Por nós, que, como o filho pródigoandávamos na terra longínqua deseparação de Deus. Por nós, que tínhamosandado desgarrados como ovelhas, cadaum desviando-se pelo seu caminho. Isa.53:6. Por nós, que éramos por naturezafilhos de ira. Efés. 2.3, que merecemos sercastigados, e receber o salário do nossopecado.

E notai, o texto disse "Deus O entregoupor nós", os piores e melhores, ricose pobres, religiosos, e aqueles semreligião.Ninguém é excluído de amorinfinito de Deus.

Medita bem na conclusão que o EspiritoSanto tira da primeira parte do texto. Quãoconclusivo e confortante é o raciocínio doapóstolo Paulo. Ele afirma que Deus estápronto para outorgar todas as bênçãosnecessárias aos Seus filhos na fé. A dádivado Seu Filho, feito voluntariamente e semreserva é a garantia que Ele nos dará todasas coisas. O amor infinito não pode mudar,não é susceptível às mudanças humanas,não é caprichoso. O amor que não poupouo Filho de Deus não pode falhar no seualvo, ele procura sempre derramar asbênçãos celestiais sobre aqueles queconfiam no Senhor. Infelizmente ás vezesnós pensamos mais sobre as coisas quenão temos, do que as coisas que já temosno Senhor. È precisamente aqui onde oEspirito Santo procura acalmar a nossainquietação, lembrando-nos não somenteda realidade do amor de Deus, mastambém da dimensão da benção que vemdeste amor. Notai, por favor, o dom inefávelde Deus foi dado sem ser pedido pelanossa parte. Nenhum de nós pediu que Ele

mandasse o Seu Filho, mas Ele O mandou.Este Dom custou-lhe tanto, não será queEle nos dará coisas que custam menos. Sealguém me dá um presente, por exemplouma jóia preciosa, será que ele recusa pôra jóia numa caixinha também? Vamoslembrar também que esta dádiva, o Filhoamado de Deus, foi dado quando nóséramos inimigos. Não será lógica queagora que somos crentes reconciliados,amigos de Deus, que Ele vai dar-nos tudoque necessitamos? Se Ele tinhamisericórdia por nós, quando estávamosnos nossos pecados, muito mais agora quetemos sido purificados de todo o pecado,pelo sangue precioso do seu Filho.

Observe também como temos a bençãodo passado "Ele não poupou o seu Filho",mas também, temos a confiança nopresente e no futuro. Não há limites dotempo. Agora e para todo o sempre, Deusserá o grande dador. Ele não vai reter nadaque é para o nosso bem e para a Sua glória.O mesmo Deus que entregou o Seu Filho éAquele em quem não há mudança nemsombra de variação. Tiago 1:17.

Notai também a maneira em que Ele dá.Livremente, não há nenhuma relutância,não tem de ser persuadido com meiguices.Ele está mais pronto para dar do que nóssomos para receber. Os seus dons e asSuas bênçãos estão "sem dinheiro e sempreço" ( Isa. 55:1 ) imerecidas e sem graça.Regozijamos na imensidade das Suabênçãos "todas as coisas".

O que é que necessitamos? Perdãodos nossos pecados? Então Ele diz " Seconfessarmos os nossos pecados, ele éfiel e justo para nos perdoar os pecados enos purificar de toda a injustiça" I João 1:9.Será que necessitamos de graça na nossavida? Então Ele diz, " Deus é poderoso parafazer abundar em nós toda a graça, a fim deque tendo sempre, em tudo, toda asuficiência, abundai em toda a boa obra" IICor. 9:8. Será que necessitamos de paz,tranquilidade, descanso nesta vidaturbulenta? Então Ele diz " Vinde a Mim,todos os que estais cansados e oprimidos eeu vos aliviarei" Mat. 11:28.

Será conforto que nos falta? Ele é oDeus de todo o conforto. II Cor. 11:3. O meuDeus suprirá todas as vossas neces-sidades Filip. 4:19. Aqui, então, há 4coisas que trazem conforto aos nossoscorações, O sacrifício custoso do Pai; Opropósito gracioso de Deus, foi por nós queEle entregou o seu Filho; A deduçãoabençoada do Espirito;

, é para agora e para sempre.Que o Senhor nos ajude a viver na luz dassuas bênçãos, para a glória do Seu Nome.

"Se Deus assim veste a erva do campo,que hoje existe e amanhã é lançado noforno, não vos vestirá muito mais a vós...?"

"nem mesmoo seu Filho poupou."

todos

A promessaconsoladora

O sacrifício custoso do Pai

O propósito gracioso de Deus

A dedução abençoada doEspirito

A promessa consoladora

em DeusSEGURANÇA

Page 6: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

DILEMAS6

ANTÓNIO FÉLIX

PAZPAZno mundo tereis aflições

Podemos constatar facilmenteque muitas coisas têmmudado no mundo, nos seus

hábitos, nos seus costumes, nas suasrelações diplomáticas e de paz.

Tudo tem mudado em grandenúmero de coisas e algumas delaspara pior, e até mesmo nas religiões,deixando a verdade bíblica.

Mas para nós, constantementesaberemos que Deus é Eterno enunca muda.

O mundo de hoje não é diferente domundo anterior, ou seja o mundo écada vez mais desenvolvido, éverdade, mas mais materialista semolhar a meios, e isto pode tambémafectar-nos se não olharmosatentamente para o Senhor.

As noticias que nos são trazidaspelos órgãos da comunicação social,são entristecedores e chocantes dummundo cada vez mais de costasvoltadas para Deus, e é também tristee lamentável ouvirmos lideresreligiosos procurando soluções eapelando para o mundo no sentido deinterferir e estabelecer a paz, mas oSenhor Jesus mesmo disse:

É frequente as pessoas dizeremque o mundo está cada vez pior. E éverdade - mau e perverso, porque nãotem dado ouvidos ao Seu Criador,antes pelo contrário dá ouvidosàquele que é o seu próprio inimigo eiinimigo de Deus.

Se não, vejamos. Quando Deuscriou o homem criou também todas ascondições, para uma vida de paz, umavida tranquila e para dominar todas ascoisas sem guerras. Mas o homemdando ouvidos ao diabo deixou-se

enganar pelo pecado que passou atodos os homens. Deus que é umDeus de amor não o abandonou, epara que o homem voltasse a ter pazcom o Seu Criador, enviou o SeuÚnico Filho para que todo aquele queNele crêr não se perca mas tenha avida eterna.

Na verdade o mundo vai cada vezmais de mal a pior, porque não busca aDeus. E Deus diz:

. Buscar aoSenhor é buscar a verdadeira vida eter a certeza de um futuro eterno queEle mesmo tem preparado para todoaquele que Nele confia.

Voltando ao mundo de hoje que nãoé diferente do mundo anterior,consideremos alguns versículos dapalavra de Deus, em Génesis 6:5:

- Deus olhou desdeos céus para os filhos dos homens,para ver se havia algum que tivesseentendimento e buscasse a Deus .

Comoestá escrito: não há um justo, nem umsequer.

Não há ninguém que busque aDeus.Todos se extraviaram ejuntamente se fizeram inúteis.

Não há quem faça o bem, não hánem um só.

Em seus caminhos há destruição emiséria.

E não conheceram o caminho dapaz.

Não há temor de Deus diante dosseus olhos.

- Eis que Deus é muigrande; Contudo, a ninguémdespreza; grande é em força decoração.

- Se Ele pusesse o seucoração contra o homem, erecolhesse para si o seu espirito e seufolego, toda a carne juntamenteexpiava, e o homem voltaria para o pó.Se, pois, há em ti entendimento, ouveisto; inclina os ouvidos á voz do meudiscurso.

- Porque o Dia doSenhor está perto, sobre todas asnações; como tu fizeste, assim se farácontigo; a tua maldade cairá sobre atua cabeça.

- Convertei-vosdiz o Senhor. E vos darei pastoressegundo o meu coração, que vosapascentem com ciência e cominteligência.

No Golfo, no Kosovo, em Timor ecertamente em outras partes da terra,foram e são praticados todo o tipo deVandalismo, não respeitando nadanem ninguém.

Em Timor nem sequer foramprestados socorros ou protecção porparte das tropas que poderiamminimizar o sofrimento e um númeroconsiderável de mortos.

Isto mostra bem o trabalho dopríncipe deste mundo no maligno.

Congregarei todas asnações e as farei descer ao vale deJosafá; e ali com elas entrarei emjuízo, por causa do meu povo e daminha herança, Israel, a quem elesespalharam entre as nações,repartindo a minha ter

" dou-vosa minha paz, a minha paz vos dou, nãovo-la dou como o mundo a dá." "Nomundo tereis aflições, mas tende bomanimo, Eu venci o mundo".

"Buscai primeiro oreino de Deus e todas as coisas vosserão acrescentadas"

" Eviu o Senhor que a maldade dohomem se multiplicara sobre toda aterra e que a imaginação dospensamentos de seu coração era sómá continuamente".

Salmos 53:2

Romanos 3:10,11,16,17,18-

Jó 36:5

Jó 34:14

Obadias 1:15

Jeremias 3:14;15

Joel 3:2

ra.

Page 7: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO - Setembro-Outubro 99

7NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS

Departamento Missionário

________________________

Duarte Casmarrinha

_________________________

Daniel Rezende

_________________________

Lídia Fletcher

Prezados i rmãos em Cr is to ,Saudações fraternais da parte detoda a nossa família. Gostaríamos

de aproveitar esta ocasião para vosagradecer por todas as orações e ofertas.Damos graças a Deus (.) por sermosconsiderados por vós como destino dasofertas de mor que o Senhor tem colocadono coração de cada um de vós. 0 Verão de1999 está prestes a terminar. Dou graças aDeus pela oportunidade de trabalhar comos 388 campistas que passaram peloacampamento da Palavra da Vida durante5 semanas; o Senhor deu-nos o privilégiode ver 52 deles se converterem ao Senhor.Doze jovens mostraram estar dispostos nofuturo a dedicarem as suas vidas aotrabalho do Senhor. Desafiamos todos osqueridos irmãos a orarem por todos eles,para que o Senhor confirme todas asdecisões tomadas e possa trabalharprofundamente na vida de todos eles.Anseio com expectativa pelo IV CongressoN a c i o n a l d e J o v e n s , e m M i r a .Acredito que serão momentos refrescantesde comunhão e desafio em redor daPalavra de Deus, para todos os jovens queestarão presentes.Despeço-me com o desejo de ricasbênçãos da parte do nosso Deus!

ARRO VELHO - É assim que está anossa "carrinha" e já não poderámais circular dentro de 6 meses,

senão antes. Ela já tem 17 anos e muitotrabalho e a ferrugem tem atacado a suaestrutura de tal modo que já não se justificaqualquer reparação. Assim sendo estamoslançando uma campanha aberta para aaquisição de outra "carrinha". Queremosdeixar consigo este desafio para queconsidere diante do Senhor e se quiserajudar neste projecto, ao enviar sua ofertadeverá dizer que é para a compra de outracarrinha.MUDANÇA - Vai acontecer no próximo dia31/10/99 em todo o país a alteração dos

telefones. Por favor marque o nosso novonúmero: 243 703 948.Telemóvel: 962 425512 .FAMÍLIA - Tivemos um tempo muitoabençoado trabalhando como família noverão.0 Isaac quis fazer parte de todas asequipas e cooperou lindamente com otrabalho. Os mais pequenos também foramincansáveis e serviram com uma fidelidadee dedicação invejáveis.REGRESSO ÀS AULAS - Como sabem éum tempo muito agitado e a nossa"pequenina" iniciou a 1ª classe cheia deexpectativas e entusiasmo. Os demais, jácom alguma experiência, estavam maisapreensivos e estão em fase de adaptaçãoao novo ritmo de vida imposto pela escola.GRATIDÃ0 - 1-Pelo verão e os seusresultados. 2-Pelo suprimento financeiropara as necessidades durante o verão.PEDIDOS DE ORAÇÃO: - 1 - Pela nossasaúde física, espiritual e emocional, nestetempo que estamos atravessando. 2-Pelonosso querido irmão Proença. Que Deus ofortaleça no homem interior suprindo- lhecom graça. 3-Pelo Projecto de Aquisiçãode outra Carrinha. 4-Pelo ano escolar dascrianças 5-Por nosso envolvimento com aigreja local. 6-Pelas obras na casa. 7-Pelosdirectores da L.T.B.P. - que formemos umgrupo coeso no objectivo de ganhar almaspara Cristo. 8-Por nosso sustentofinanceiro que tem sido insuficiente. Noamor de Cristo Jesus, Seus missionáriosem Portugal.GRAÇA E PAZ - Teve Paulo durante a noiteuma visão em que o Senhor lhe disse: Nãotemas; pelo contrário, fala e não te cales;porquanto estou contigo, e ninguém ousaráfazer-te mal, pois tenho muito povo nestacidade." Actos 18: 9 e 10.Olhando para oque havia acontecido quando dapassagem de Paulo por Corinto,provavelmente ele não estava muitoanimado, mas o Deus, a quem ele servia,veio ao seu encontro e através de umavisão deu-lhe uma palavra de ânimo eencorajamento. Tivemos também noperíodo de recrutamento dos voluntários e contactos com igrejas, umaexperiência semelhante e desanimadora ,mas Deus que é poderoso e capaz, deu avolta aquela situação, providenciando tudoquanto foi necessário para que ascampanhas fossem uma benção. Ele aindatem a última palavra.

NOTÍCIA TRISTE - No dia em que iríamoscomeçar nossas campanhas, nossoquerido irmão Proença, com 72 anos,estava se arrumando para vir ter com ogrupo, mas teve uma trombose queparalisou todo o seu lado direito. É triste vê-lo numa cadeira de rodas sem sequerpoder falar. Perdemos um bravo soldado.Deus ainda tem a ultima palavra e o nossoverão foi um tempo de muita bênção.Pudemos contar mais uma vez com acooperação de um bom grupo dePortugueses, Ingleses e Brasileiros,incluindo nossa querida Rosangela queveio do Rio de Janeiro e nos ajudou por 2meses. As igrejas e irmãos que nosreceberam e apoiaram neste verão, onosso muito obrigado.As nossas campanhas como sabem foramna Chamusca, Ourém, Arouca e Alcanena.Fizemos reuniões ao ar livre, porta a porta,programas com crianças e exibimos filmesevangelisticos. Ao todo tivemos 112pessoas que demonstraram grandeabertura para o Evangelho. Algumasoraram entregando-se a Cristo e 21iniciaram o curso por correspondência.Todos estes têm sido recontactados pelospastores e irmãos com quem trabalhamos,e estamos certos de que Deus fará algo navida deles e dos que receberam os 1.350evangelhos e os 8.000 folhetos entregues.

MEU TRABALHO NO GBU- Nopassado mês de Julho tive aoportunidade de ir a Seul,

Assembleia Mundial da IFES, foi umaexperiência marcante pelo contacto comtantas pessoas diferentes de todas aspartes do mundo, e fomos excelentementerecebidos pelos Coreanos. Eu e a Lenativemos a oportunidade de ir uns dias antespelo que visitámos alguns pontos principaisda cidade de Seul. Ficámos alojados comuma família Coreana que nos recebeu euma forma incrível. Dou muitas graças aDeus que se revela e cuida de nós nestaspequenas coisas. Depois das férias écom alegria que volto ao trabalho. Eu e o

Quim estivemos a trabalhar durante 3 diascom a planificação do trabalho e divisão de

CO

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIPSecretário Executivo: Secretário Adjunto: Tesoureiro:

Apartado 131, P-2725 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99 03 210 0176143

ANTÓNIO CALAIM AUGUSTO POÇAS ALBERTO MANAIAJOAQUIM SANTIAGO, ANTÓNIO FONSECA, JOÃO DAVID SILVA, NARCISO CAMPOS, JOÃO PAULO SANTOS, OLÍVIA FLETCHER,

RUI OLIVEIRA, ROMANA DIAS, CATARINA ALVES, WALTER DE CARVALHO, CARLOS ANTUNES, PAULO CARVALHO,DANIEL CARVALHO, ANABELA CANELAS, LUDOVINA SANTOS

Page 8: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Novembro 1999

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS8

Departamento Missionário

o que será uma grande ajuda ao longodeste ano. Para além das respon-sabilidades normais da administração,estive a dar apoio ao inicio de uma novacomissão para missões que será umagrande bênção e apoio a todos aquelesestudantes que sentem uma chamadamissionária e precisam de orientação etambém dando uma oportunidade a todosde experimentar as alegrias e dificuldadesde um missionário através de campanhas.Neste momento estou na fase final depreparação dos postais de natal que esteano serão publicados em conjunto com aSociedade Bíblica. Depois dedicar-me-ei aalguns materiais de divulgação e promoçãotanto do GBU, como da Associação eGBES. Continuo também com aspreparações para o Mega Festival para oano 2000 Irei começar a apoiar o GBU emSantarém, depois darei notícias, agorapeço as vossas orações.Depois de dois meses de férias a EscolaDominical vai recomeçar no dia 26 deSetembro, com uma actividade especial aoar livre com muito convívio e comunhão.Este ano eu assumi a coordenação dodepartamento da Escola Dominical e temoscomo alvo principal a evangelização entrecrianças. No fim de Agosto tivemos umpequeno retiro com alguns jovens da igreja .Estivemos acampados em Góis e visitámosas igrejas da zona.

Queridos irmãos, Esperamos queesta carta os vá encontrar bem pelagraça divina! Vimos por este meio,

compartilhar com os queridos irmãosalguns motivos para oração. Continuamosenvolvidos com as igrejas em Lisboa.Em Olarias estamos animados com ascrianças, estando com elas aos Sábadosna rua e ao Domingo na Escola Dominical.Contudo, estamos seriamente a pensarenvolver as crianças nos "Royal Rangers".Queremos brevemente recomeçar ascampanhas evangelísticas ao ar livre. NoBeato, esperamos retomar os trabalhos naEscola Afonso Domingues, entre outrosenvolvimentos. Em Sta. Catarina, Domingoque vem esperamos começar a ajudar naEscola Dominical com as crianças.O Centro de Treinamento Bíblico recomeçadia 1 de Outubro, esperando que este novocurricular de três anos seja uma bênçãodivina para todos.Os Acampamentos na Póvoa de Atalaiacorreram bem e pela primeira veztivemoscom assiduidade a filha da senhora do caféque mais frequentamos.Na festa de encerramento, mãe e filhativeram a oportunidade de ouvirem oevangelho. Louvado seja Deus !Sem mais de momento e gratos pelasvossas orações nos despedimos, vossosno amor de CristoJorge, Orquídea, Jorginho e Noemi.

S.Lucas 10:13bEncontram-se locais mais resistentes aoevangelho que outros. Jesus também osencontrou em Corazim e Betsaida, opostasa Tiro e Sidom. Fafe também é um dessesdifíceis locais. Apesar de muitascampanhas evangelísticas realizadas,reuniões de oração e vigílias de jejum eoração, montanhas de oração, que temosfeito, não temos visto resultadosvisíveis.Contudo mais duas oportunidadesforam dadas a esta cidade de ouvir as BoasNovas: Campanha de Páscoa (de 4 a 18 deAbril )- foram colocadas 3 FaixasEvangelísticascoloridas de 7mX1m cadauma. No dia de Páscoa tivemos um cultomatinal de Ressurreição no alto de umamontanha e depois levámos o Fiat 127 com2 altifalantes pelo Concelho por onde seouviam leituras bíblicas, pensamentos emúsica sobre a Ressurreição de Jesus.Campanha de Feiras Francas (de 15 a 16de Maio ) aproveitámos o feriado municipalpara termos evangelismo com o grupomusical de Leça de Palmeira e com a Ligade Testamento de Bolso. Apesar de termostido problemas com a licença camarária eter chovido literalmente todo o tempo, aPalavra de Deus foi anunciada, através decânt icos , mímicas , tes temunhos,explicação do Evangelho em quadro depinturas, folhetos e evangelhos de S. João.Colocámos também uma das faixas dePáscoa,para fazermos a ligação com estaCampanha. Ore que a Palavra do Senhortransforme vidas apesar de mais uma veznão termos nenhum resultado visível.Mesmo assim continuamos a esperar noSenhor.Miguel, Dália, Miriam e AbigailCastro.

m ano bem "recheado" Bons edifíceis momentos. Olá queridosamigos! Aqui estou eu para vos

contar o que tem acontecido aqui no ANCC(Colégio Cristão Todas Nações). Algunsacontecimentos são chave e serãorecordações para toda a minha vida.Osestudos correm bem. Um ano já passou efalta mais um ano para acabar este curso(Bacharelato). Manutenção de carrosavançado é um dos cursos práticos doColégio que estou a tirar, é uma boaexperiência de que acredito não ireiprecisar muito para pôr em prática ! ...Relacionamentos tem sido o meu maiordesafio. A cada momento algo novo paraaprender, cada personalidade umaperspectiva e visão diferente. O que por umlado é um privilégio pois alargo a minha

visão também. Obrigado, a cada um de vósque me têm apoiado financeiramente e emoração enquanto recebo este treinamentosobre Missões em Inglaterra.

omos imensamente gratos, porcontarmos com a vossa valiosacooperação na obra do Senhor em

São Tomé e Príncipe. Temos a plenacerteza de que como fiéis despenseiros deDeus, Ele fará abundar em vós toda agraça, a fim de que tendo sempre, em tudo,toda a suficiência, abundeis em toda a boaobra.Já é tempo de dar-vos as nossas notíciaspara que possais juntamente conosco,agradecer ao Senhor pelas vitóriasalcançadas e interceder pelo desafios quese apresentam.

: Ao som docoro: "Bom dia com alegria", iniciamos cadauma das 7 classes de 5 dias para aevangelização de crianças, realizadasdurante o mês de Agosto. Contamos com avaliosa cooperação de uma equipe de 6irmãos da igreja de Sintra em Portugal.Foram alcançadas 850 crianças e 250adultos. Quase uma centena de crianças ealgumas dezenas de adultos entregaram-se a Cristo confessando-o publicamentecomo Senhor e Salvador pessoal. Ore pelaintegração e discipulado destes novosconvertidos. Realizamos também, nesteperíodo a nossa primeira classe missio-nária com adolescentes crentes. Seteadolescentes consagraram as suas vidaspara a obra missionária O nosso alvo éganhar a atual geração de crianças São-Tomenses para Cristo.

: O trabalhoque nasceu como resultado de uma classede boas novas em nossa casa estácrescendo maravilhosamente. No dia 12 deSetembro, realizamos o primeiro baptismo.Implantamos assim, a primeira igreja nacapital. Somos em 23 irmãos à comunhãoda mesa do Senhor. Os jovens João,Semoa, Elizandra e Adilônima, todos damesma família estão sofrendo pesadaperseguição e discriminação familiar porabandonarem o catolicismo. Há um grandenúmero de novos convertidos aguardandoo baptismo, mas primeiro temos queresolver os embaraços da velha vida,especialmente as questões conjugais.Orem para que sejamos bem sucedidosnesta difícil tarefa. Navila de Ribeira Afonso acontece a maiorfesta idólatra do país. Além da idolatria, afeitiçaria e a superstição fazem parte do diaa dia daquele povo. Não havia nenhumaigreja Evangélica e por isso emSetembro/98 iniciamos a pregação doEvangelho ali. Há um grupo de novosconvertidos, que está bem animado. Embreve faremos o batismo de pelo menos 12destes crentes.

S

S

e fizessem as maravilhas que em vósforam feitas, já há muito se teriamarrependido, assentados em saco e

cinza "

U

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

TRABALHOS: FRUTA FRUTA

RIBEIRA AFONSO:

________________________

Jorge e Orquídea Adrião

_________________________

Miguel Castro

_______________________

Miguel Martins

__________________________

Amilton, Adriana e AsafeS.Tomé e Príncipe

_

Page 9: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro de 1999

9PÁGINA EVANGELÍSTICA

PARA SI

PERDOAR, PORQUÊ?...

FALAR DE PERDÃO É...

TARDE DEMAIS PARA PERDOAR !

Porque, amigo leitor, depois de atentares bem para estaspassagens da bíblia, e sobre ela meditares com oração,certamente o teu coração não vai ficar indiferente à

grande ordem do Senhor nosso Deus.Lucas 11:4 " E os nossos pecados, pois

também perdoamos a quem nos deve..." ( cap. ) 17:3 " ( ... ) Ese ele se arrepende, II Coríntios 2:7 "... deveis

consolá-lo, para que o tal, não seja de modo algum,devorado de demasiada tristeza."Efésios 4:32 " Antes sede uns para com os outros, benignos,misericordiosos, uns aos outros assim comoDeus vos em Cristo.

Estas são apenas algumas passagens da grande lista deversículos que podemos encontrar na bíblia acerca do perdão.Elas fizeram-me traçar algumas linhas para me ajudar aesclarecer o porquê do dever de perdoar. Porque é que devesperdoar... e onde deves iniciar o " caminho " para perdoar?

Primeiro, não fales com amargura, não deixes cair o nívelda conversa, segue o conforto de um tom afável e comdignidade leva a conversa a bom termo. Isso, certamente vaiajudar a fortalecer um diálogo muito bom.

Depois, predispõe a tua mente e sobretudo o teu coraçãoem direcção de perdoar. Perdoar, é bom. É gratificante.Perdoar, faz crescer o homem interior. Enquanto não criaresuma ambição de seres um "perdoador" não poderás servitorioso na vida espiritual.

Perdoar, é um bom comportamento, uma sábia atitude.Sem este princípio, o amor e a amizade, desfazer-se-ão semretorno. Atenta no entanto uma coisa. " Sem perdão, nadafunciona!..."

perdoa-nos

perdoa-lhe."perdoa-lo,

perdoando-vosperdoou

(Eunice Vieira)

Falar de Perdão. É falar da capacidade de oferecer aosoutros uma memória apagada, sem registros, semmágoas e sem as tatuagens do ressentimento. Perdoar

é deixar o outro nascer de novo na nossa própria vida ehistória, sem lembranças que fizeram dele um monstro nanossa mente.

Falar de perdão é falar de alto padrão é falar de algo que omundo não ensina, é falar daquilo que a natureza caída doscosmos, não criou nem por selecção natural, nem por geraçãoespontânea porque não se aprende o perdão nas leis danatureza.

Falar do perdão é falar de vida, saúde, paz e de verdadeirahumanidade individual que se transforma na semelhança deDeus, pois quem não perdoa deforma-se como gente.

Falar de perdão é falar de sentimento essencial para seviver com o coração descoberto neste mundo de agressões ede facas afiadas. Falar de perdão é falar de Jesus e doshomens que com Ele desejam ficar parecidos.

m rapaz ia muito mal na escola. Sua notas e ocomportamento eram uma decepção para seus paisque, como bons cristãos, sonhavam em vê-lo formado e

bem sucedido.Um belo dia, o bom pai propôs-lhe um acordo: Meu filho, se

mudares o comportamento, se te dedicares aos estudos econseguires ser aprovado para a Faculdade de Medicina, dar-te-ei um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou de atitudes. Passou aestudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O paiestava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudançado rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenasdo interesse em obter o automóvel. Isso era mau! O rapazseguia os estudos e guardava o resultado de seus esforços.

Entretanto, o grande dia chegou! Foi aprovado para o cursode Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família eos amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha porcerto que na festa o pai lhe daria o automóvel.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelofilho e passou-lhe para as mãos uma caixa de presente.Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriuemocionado o pacote. Para sua surpresa era uma Bíblia. Orapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.

A partir daquele dia, o silêncio e distância separavam pai e ofilho. O jovem sentia-se traído e, agora, lutava para serindependente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campusda Universidade. Raramente mandava notícias à família.

O tempo passou, ele formou-se, conseguiu um empregonum bom hospital e esqueceu-se completamente do pai.

Todas as tentativas do pai para reatar os laços com o filhoforam em vão.

Um dia o pai, já velho, muito triste com a situação, adoeceu efaleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho indiferente, a Bíbliaque tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixadapara trás.

De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara ao pai,quando colocou o livro numa estante, notou que havia umenvelope dentro dela.

Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto desejas ter um

carro. Eu prometi e aqui está o cheque. Escolhe o carro quemais te agradar. No entanto, fiz questão de te dar um presenteainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderás o Amor aDeus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pelagratidão e pelo dever de consciência".

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.Como é triste a vida dos que não sabem perdoar.Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.Talvez se olhar com cuidado, vai encontrar também um

"cheque escondido" em todas as adversidade da vida.

(Eunice Vieira)(Extraído de

Internet)

U

PERDÃOPERDÃO

Page 10: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

HORIZONTE VISUAL10

CAMPO MISSIONÁRIO

Orlando Esteves

Nasceu em Inglaterra e foi criada no evangelho.Quando jovem sentiu a chamada do Senhor paraser missionária em África.

A guerra dos Taliban contra as Mulheres Uma Missionária em Angola desde 1982.

Ogoverno de Afeganistão esta' empreendendo uma guerracontra as mulheres. A situação é tão má que um editorialdo Times comparou o tratamento das mulheres no

Afeganistão ao tratamento dos judeus durante o holocausto naPolónia.

O regime fundamentalista do Taliban chegou ao poder em 1996.Desde então as mulheres passaram a ter que usar a burqua, umvestido longo com uma carapuça que esconde a cabeça e que temuma tela por onde elas podem ver. São apedrejadas em publico senão usam o traje formal. Uma mulher foi apedrejada ate' a mortepor ter tentado deixar o país com um homem que não era seuparente. As mulheres estão proibidas de trabalhar e de estar empublico sem um parente masculino. Profissionais comoprofessoras, tradutoras, doutoras, advogadas, artistas e escritorasforam afastadas de seus trabalhos e trancafiadas em casa. Ascasas onde ha' uma mulher tem de ter as janelas pintadas paraimpedir que elas sejam vistas por estranhos. Elas tem que usarsapatos silenciosos para nunca serem ouvidas. As mulheres vivemcom medo de perder a vida por causa de um leve deslize nocomportamento que lhes é imposto. Não ha' quase nenhumainstalação medica disponível para mulheres. Num dos raroshospitais para mulheres, um repórter encontrou corpos quaseinanimados, imóveis encima de camas, embrulhados em burquas,sem vontade de falar, comer, fazer qualquer coisa. Outrasenlouquecem, são encontradas pelas esquinas chorando, amaioria com medo.

Chegou-se ao ponto em que o termo violação dos direitoshumanos e' desconhecido. Os homens tem o poder de vida e mortesobre as mulheres, especialmente as esposas. Qualquer homemtem o direito de apedrejar ou bater numa mulher, mesmo quedesconhecida, se ela simplesmente expor uma polegada do corpo,mesmo que acidentalmente. Dizem que o Ocidente não deveriajulgar o regime fundamentalista do Afeganistão, porque essa e'uma questão cultural!

Antes ( ate' 1996) as mulheres desfrutavam de uma liberdaderelativa para trabalhar, vestiam como queriam, dirijam e apareciamsó em público. A rapidez dessa transição e' o principal argumento,para a depressão e suicídio: mulheres que eram pedagogas oudoutoras ou simplesmente desfrutavam da liberdade básica paraqualquer ser humano agora são severamente reprimidas emaltratadas em nome de ala fundamentalista do Islã. Se a OTAN usou a sua forca militar no Kosovo em nome dedireitos humanos, por causa da segregação racial contra osAlbaneses, então o Ocidente também pode expressar-se contra aopressão, o assassinato e injustiça cometida contra as mulherespelo Taliban.

Conhecendo missionários ingleses que estiveram emAngola e ouvindo os testemunhos destes irmãos sentiu-se inclinada a ir para aquele País.

Assim, em 1980 veio para Portugal aprender a língua ea cultura portuguesa. Esteve mesmo em acampamentosevangélicos para jovens. Regressou depois da Inglaterrae dali partiu para Angola, em1982, onde continua atéhoje...

Angola foi uma colónia Portuguesa por mais de 450anos, tornando-se independente em 1975. Tem uma áreade 1.247.000 Km2, cuja população ronda os 12 milhõesde habitantes, mas só na capital, Luanda, vive um terçodessa população. É rica em agricultura, diamantes,petróleo, e ouro, etc., mas a guerra civil desde a suaindependência tem-na transformado num dos paísesmais pobres do mundo.

Há 1.500 assembleias dos irmãos em 13 das 18províncias de Angola. Os crentes mais necessitados,muitos deles vivendo numa extrema pobreza, são os quevivem nas áreas ocupadas pela UNITA.

A Rute vive em Saurimo, que fica a mais de 1.000 Kmde Luanda. Já esteve entre a vida e a morte, com opaludismo, já foi assaltada, presa e despojada dos seushaveres pelos soldados da UNITA, mas continua firme noseu posto sendo como uma mãe para muitas mulheresque têm perdido os seus maridos, os namorados e osirmãos, visto serem obrigados a irem para a guerra. Hámuitas raparigas que ficam grávidas e têm de criar osfilhos sozinhas. A Rute tem uma grande horta, ondemuitas dessas mulheres trabalham, criando assimfrangos, galinhas, ovos e produtos da terra, parapoderem ter de comer.

Na parte espiritual, as maiores necessidades são:ensinar a ler, pois a maioria daquela região nem conheceo português, e ensinar-lhes a Palavra do Senhor. Elaprocura traduzir cursos bíblicos para a idioma que elesentendem.

Por causa da guerra, durante estes últimos 30 anos,muitos missionários têm, deixado o país. Das nossasAssembleias, temos um casal e uma senhora já idosa,em Luanda, e em Suriamo, além de Rute, háoutra jovem inglesa, a Maria Stewart, desde 1989.

O que poderíamos fazer por Angola?1)Orar diariamente por estas missionárias;2) Manter correspondência com as irmãs;3) Incentivar a igreja local, ou a Escola Dominical, ou

alguns jovens a fazer algo no sentido de ajudaremprincipalmente as crianças angolanas.

Carlos Alves

AFEGANISTÃOAFEGANISTÃO Rute HadleyRute Hadley

Page 11: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro de 1999

11REFLEXÃO

LAR VIDA NOVA

1999

ENTÃO COMO POSSO AJUDAR /COLABORAR COM O

LAR VIDA NOVA?

Orando:

Contribuindo:

Visitando:

Animando:

Informando:

foi proclamado o. Com a

situação de Timor-Leste, o após-guerra no Kosovo, os testes nuclearesda Índia, as profecias para o nossoséculo, a política nacional, a crise noBenfica, etc. ... O ano do idoso foi sendosilenciado, ignorado, esquecido.

O mass-média só anunciam algosobre a Terceira Idade se esta estiverincluída numa promessa eleitoralista ounum novo " escândalo" de fecho de umlar, ou ainda se envolve uma mortesensacionalista de um idoso.

O mundo está preocupado, aspessoas vivem sob pressão, há muitacoisa a acontecer ao nosso redor, o fimde século assusta multidões, os homensvivem num frenesim constante, não há

tempo nem dinheiro suficiente pararesolver todos os problemas humanos.Muitos pensam: " Os idosos, ora, afinaleles já viveram a sua vida, agora é onosso tempo e nós precisamos de todosos nossos recursos, todos os nossosesforços para salvar o nosso planeta, anossa família, etc. ... não podemosperder tempo, dar atenção nem dinheiropara aqueles que já não podem fazerpara melhorar o nosso mundo actual".

Quando olhamos para aqueles rostosmarcados pelo tempo, para aquelasmãos gretadas pelo trabalho, paraaqueles olhos famintos de amor, nãopodemos acreditar que eles sejamolhados como incómodo sócio-familiar,ou como um objecto "fora de prazo" ouuma ameaça á nossa bolsa. Temos paracom cada idosos uma divida impagável,herdamos o fruto do seu trabalho, do seu

esforço, do seu testemunho, do seuconhecimento, do seu empenho, da sualuta, da sua ciência, etc. ...

Os idosos atép o d e m c o m p r e -ender quando, semo u t r a s o l u ç ã oviável, têm de sairdo seu ambientefamiliar para seremc o l o c a d o s e minstituições parae l e s c r i a d a s(centros de dia,lares), mas nãoconseguem com-

preender a faltas de visitas dos seusentes queridos, o desamor dos seusirmãos na fé, a exclusão e indiferençasocial, os seus aniversários esquecidos,a tenção apressada, o espirito ingrato deum filho, o olhar piedoso que lhes édedicado e o suspiro e alivio quando a

morte finalmente parece chegar.

O idoso não é isento de sentimentos e"sentir-se a mais é começar a morrer.Sentir-se amado é gostar de viver."

.

Os idosos não lhe pedem piedade,querido leitor, mas solidariedade. Osnossos utentes contentam-se com poucomas ficam tristes e desiludidos com o"nada" que alguns lhe têm atribuído.

Prezado leitor, colabore connosco!Apoie o Lar Vida Nova, em Pardilhó! Nãodeixe que os nossos idosos sejamtambém esquecidos por si.

Ore pela Direcção do Lar, para que oSenhor os oriente nas sua decisões.Pelos empregados e utentes descrentespara que o Espirito Santo os convençada necessidade da Salvação. Ore pelosempregados para que o Senhor lhes dêpaciência, amor e sabedoria paradesempenhar as sus tarefas. Ore pelosutentes para que Deus os console efortaleça. Ore pela que as obras da 2ªfase sejam uma realidade.

Contribuía financeiramente para asnumerosas despesas do Lar. Ofereçagéneros alimentares.Ofereça artigos delimpeza/ higiene. Contribua com materialde escritório, ex. papel, canetas, cola,etc. ... ou com material para trabalhosmanuais: lãs, papel colorido, tintas,colas, gesso, tecidos, tesouras, etc. ...

Os nossos idosos sentem-se isoladose " idoso visitado é idoso animado" . Nãoesqueçam que os podem visitar todos osdias das 15h ás 17h, na Rua das Agras,nº 15 em Pardilhó.

Se sabe cantar, tocar instrumentos, sefaz parte de um grupo artístico ou outraact iv idade, venha compar t i lharconnosco.

Diga-nos se sabe de uma actividadeque podemos participar de um subsidio /desconto que podemos beneficiar ou deum patrocínio que podemos obter oucandidatar-nos.

Informe-nos de artigos didácticos,seminários, livros, Associações que nospossam dar mais conhecimento quandoá prestação de cuidados à terceiraIdade.O nosso telefone é: (234 ) 855365,de acordo com a nova numeração..

Qualquer que seja a sua colaboraçãoficaremos eternamente gratos!

"AnoInternacional do Idoso"

( InJornal de Província, 25-05-99 )

" E tudo quanto fizerdes, fazei-o detodo o coração. Como ao senhor, e nãoaos homens, sabendo que recebeis doSenhor o galardão da herança, porque aCristo, o Senhor, servis. " Col. 3:23-24

idososquase esquecidos

Page 12: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

ESTUDO BÍBLICO12

JAYRO GONÇALVES

13ª E ÚLTIMA PARTElições da experiência histórica do povo de israellições da experiência histórica do povo de israel

O povo pede umREIREI

I SAMUEL 8:1-9 10:1

trecho coloca-nos diante de ummomento de vital importânciapara a história do povo de Israel.

Pedem os israelitas a Samuel que lhesdê um rei para que se governem ásemelhança dos outros povos.Vejamos como isso aconteceu:

Entretanto, tanto Joel como Abiafracassaram porque não andaram peloscaminhos de seu pai Samuel ( V. 3 ).

É triste observar isto a acontecer.Infelizmente muitos filhos de crenteshoje não se colocam á altura do padrãoda fidelidade e de testemunho dos seuspais. Muitas igrejas locais têm secolocado em condições espirituaispouco favoráveis porque a novageração quebra os padrões bíblicos tãosustentados pela anterior.

Vejamos os pecados desses jovens :

1) Um dos pecados do jovem Joel eAbia foi o da É o amordesmedido ás coisas materiais, o desejoobcecado de possuir cada vez mais,ainda que isso fira os direitos dos outros.Não é essa uma constante dos nossodias? Quando a avareza faz parte daatitude do cristão este fracassatotalmente.

É bom lembrar a parábola contadapelo Senhor a respeito desse assuntoem Lucas 12:13-21-.

2) O outro pecado que os filhos deSamuel cometeram foi o de

também muito comum nosnossos dias. Aceitar suborno não é sóaceitar dinheiro para alguns favores

injustos. Agir com parcialidade, sobcircunstâncias de amizade, em razão deadulações ou para agradar pessoasinfluentes e tantas outras coisasparecidas que ás vezes inadver-tidamente ou não fazemos, colocam-nos no mesmo barco.

3) Outro pecado que vemos em Joele Abia foi o de .

Quantas vezes fazemos a mesmacoisa? Torcendo a verdade e agindocontraditoriamente ao sabor dascondições presentes. O cristão fiel nãoi n c i d e n e s s e s d e s v i o s d ecomportamento.

" Constitui-nos, pois, agora, um reisobre nós, para que nos governemcomo o têm todas as nações." (v.5. b )

Um erro leva a outro. Agora são osanciãos todos que cometem um dosmais sérios erros da história institucionaldos israelitas. Quiseram imitar osoutros ( todas as nações ). Quantasv e z e s c a í m o s e m s i t u a ç õ e specaminosas irreversíveis porquequeremos imitar os outros.

Não se agradou do pedido. Por issoorou ao Senhor. Belo exemplo paramuitos lideres.

Não há melhor caminho paraenfrentar o erro no meio do povo doSenhor. Quando vemos que as coisascaminham mal, coloquemos tudoperante o Senhor :

Sabia o Senhor que a pretensão damonarquia por parte do povo significava,

acima de tudo, rejeição a Ele mesmo, não a Samuel. O seu rei era o Senhor.Disse Deus: "

".Quando buscamos as coisas do mundoestamos rejeitando ao Senhor:

Sabia também o Senhor que o seuerro ser-lhes-ia altamente prejudicial.Por isso disse a Samuel que atendessea sua voz. Deixou o Senhor queexperimentassem na própria pele asconsequências do seu erro. Muitasvezes amargamos as consequênciasd«os erros voluntariamente praticamos.

O Senhor não nos obriga aaceitarmos o seu comando; deixa-nosagir consoante nossa vontade, quandocontrária à Sua. As consequênciascorem por nossa conta.

Será que não estamos no mesmoroteiro desastroso?

Deus é misericordioso. Mesmovendo a inclinação do povo contrária ásua vontade orienta-o para que não seafunde mais.

Temos de agradecer a Deus amanifestação sempre presente de Saimisericórdia dizendo com o Salmista:

( Salmo 136:1 ) .No cap. 10verso 1, vemos Samuel marcandosolenemente o momento histórico docomeço da monarquia israelita. UngeSaul sobre Israel, sob a honrosa bençãodo Senhor.

É bom quando buscamos a presençae a orientação do Senhor para asrealizações de nossa vida.

(FIM DO ESTUDO)

O

8:1-3 Samuel envelheceuconstituindo seus filhos por juizessobre Israel.

vs. 4/5: - Os erros dos filhos deS a m u e l t i v e r a m f u n e s t a sconsequências para o povo, poislevaram os anciãos deIsrael a procurarem Samuel parapleitearem a mudança do sistemade governo:

v. 6: - O velho e experiente Samuelpercebeu logo o grave erro do seupovo querido.

v.7: - A resposta do Senhorevidenciou a essência do erro dosisraelitas.

v. 8: - O Senhor lembra o tristeroteiro desse povo rebelde:"desde o dia em que os tirei doEgipto, até hoje,

"

v. 9: - O Senhor fez sériaadvertência ao povo sobre o seucomportamento sob a nova faseinstitucional.

Não devemos transigir se quisermossubsistir

Não rejeitaram a ti, mas amim. Para Eu não reinar sobre eles

" A tua misericórdia dura parasempres"

:

avareza.

aceitaremsuborno,

prever terem o direito

todos

pois a mim medeixaram e a outros deusesserviram

Page 13: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro 1999

13MÚSICA

EDGAR DE ALMEIDA

Ou seja o caminho de gozo e de luz,Ou seja com trevas de horror,Por Cristo já tenho aprendido adizer:Tenho paz, doce paz no Senhor.

"VIVENDO CRISTONO SÉCULO XXI"

Em Novembro de 1873, o "Ville deHavre" zarpou da cidade de NoveIorque para a Europa. Entre os

passageiros encontrava-se, a bordo, a Sra.Spafford, esposa de um advogado emChicago, com seus quatro filhos.

A viagem estava quase no fim, estando já àvista as costas da Inglaterra, quandoocorreu uma terrível catástrofe. Noescuridão da noite um barco colidiu com o"Ville de Harve" e este começou logo aafundar.

A Sra. Spafford ajuntou os seus filhos aoseu redor e encomendou-os a Deus. Àmedida que a água subia, mais e mais,dentro do navio, um dos filhos procurouconfortar sua mãe em prantos, lembrando-lhe de que era tão fácil ser chamado àpresença de Cristo, tanto do mar, como seda casa, na América!

Um a um, os seus queridos filhos foramarrancados dos seus braços. perecendodiante dos seus olhos. Ela, porém, foimilagrosamente poupada e salva, algumashoras mais tarde, por outro navio.

Supondo que a notícia do desastre serialogo divulgada pelo mundo, a Sra. Spaffordassim que atingiu o porto, enviou umtelegrama ao seu marido. Este haviarecebido a notícia do naufrágio do navio eda perda de seus passageiros, mas aindanão sabia da perda dos seus entesqueridos.Com o coração pulsando fortemente e commãos vacilantes ele abriu o envelope. Amensagem era curta, consistindo emapenas duas palavras. Seus olhos foramdirectos à palavra "salva", dando ao seucoração uma repentina sensação dealegria. Relendo, porém, o telegrama,notou a segunda palavra: "só", causando-lhe uma terrível mudança de sentimentos.Num determinado momento foi cheio de

um gozo inefável; e no momento seguinte,inundado de indescritível tristeza!

Contudo, ele pôde agradecer a Deus porter salvo a sua amada esposa, ainda quelamentasse a perda dos filhos queridos.

Dois anos mais tarde o mesmo Sr. Spaffordperdeu grande parte dos seus bens numincêndio que houve em Chicago, mas a suafé cristã sempre firme permitiu que elesuperasse a todas aquelas perdas.

A despeito de tudo o que lhe aconteceu, foicapaz de sentar-se e escrever o lindo hinoque focalizamos e que se tornou tãoconhecido em todo o mundo evangélico.Ë o Nº.312, em " Hinos e Cânticos". A sualetra em português é de autoria do Sr. S.E.McNair; a música é do Sr. Philip P. Bliss.

Há muitas famílias nas quais existempessoas salvas e pessoas perdidas.Aquelas que estão preparadas e aquelasque não estão preparadas para seencontrarem com um Deus santo e queodeia o pecado!

Nalgumas delas é possível que o maridoseja salvo e a esposa não; uma irmã salvae um irmão, perdido; e assim por diante.

Que coisa terrível será, na eternidade, sesua mãe, ou seu pai, ou irmã ou irmão, ouesposa ou esposo, for salvo e você -PERDIDO!

E se falamos em ser salvo, devemospensar num meio de salvação; e quandoDeus nos fala da Sua grande salvação, Elenos fala, também, a respeito do nossogrande Salvador, o Senhor Jesus. Ele nosfala, ainda, como podemos estar certosdessa salvação: "Se com a tua bocaconfessares a Jesus como Senhor, e emteu coração creres que Deus O ressuscitoudentre os mortos, serás salvo" (Romanos10.9).Você quer ter, também, esta certeza?

"Tenho paz ... no Senhor ...Tenho paz ... doce paz no Senhor! ..."

Sob o tituloa Direcção da

CIIP está a preparar umaconferência a realizar noprimeiro semestre do ano.Anime os nossos Irmãos na fé ajuntarmo-nos neste grandeevento.

TENHO PAZ NO SENHORTENHO PAZ NO SENHOR

históricodos hinos

Encontro Nacional de JovensPassagem para novo Século e Milénio (31 Dez/01Jan)

INSCRIÇÃO - PASSAGEM DE SÉCULO E MILÉNIO 2000Quinta da Fonte Quente Tocha (31Dez/01Jan)

Local: Quinta da Fonte Quente TochaInscrição: 3500$00 (sinal:1000$00) Lotação : 100 Jovens

Inicio com Jantar (19 horas-31/12), Reuniões (Sintonia ás 24 horas com o programa daCIIP),colóquios, actividades musicais e teatrais, etc. Pequeno Almoço (9 horas)eAlmoço (12.30 horas-01/01/2000).

NOME______________________________________________________________

IGREJA_________________________ESTADO CIVIL_____________IDADE_____

TELEFONE____________ OBS. ________________________________________

Enviar com sinal de 1000$ para: PSM-2000 Av. João de Deus-1486, 4500-ESPINHO

Conferência2000

Page 14: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

INFORMAÇÃO14

COMUNIDADE EVANGÉLICA

NotíciasNotícias

Respigos

Igreja Evangélica Belomonte-Porto

Solidariedade com Timor-Leste

Retrospectiva do 48º Encontro Nacionalde Anciãos e Obreiros da CIIP

Igreja Evangélica de Sintra

II Dia da Comunidade Evangélica

Nos EUA, apesar de alguns altos funcionários declararem seremcristãos, realizavam algumas práticas que contradiziam as suasideologias. Nancy Reagan buscava o conselho de um astrólogoantes de planear qualquer viagem do Presidente Reagan.Hillary Clinton utilizou a muito conhecida Jean Houston,conselheira da Nova Era, para contactar Roosevelt e MahatmaGhandi, buscando conselhos para escrever o seu livro "It Takes avillage" (GIIE)

Dos 60 milhões de franceses, somente 0,5% são cristãosevangélicos. Também em Espanha os cristãos evangélicos são0,5% dos 39 milhões de habitantes. (GIIE)

O último líder soviético, Mikhail Gorbatchev confessou que agrave doença e a morte da sua esposa Raisa o tinha feito virar-se para Deus. (JN)

Segundo a revista "Physics Today, os físicos espanhóis JorgePerez e José Viva afirmam que a temperatura no Céu chega a232ºC. Esta investigação é apoiada na passagem bíblica deIsaias30:26. Já em 1930, Henry Wensel investigou atemperatura que um mortal podia encontrar no céu e no inferno econcluiu que a do céu - 525ºC superaria a do inferno - 444.5ºC.Porém o Papa João Paulo II não dá grande importância a estapolémica porque afirma que o céu e o inferno "Não são locaisfísicos"... (Público)

Portugal é o líder mundial no consumo de bebidas alcoólicascom 1,8 milhões de bebedores excessivos e nos últimos anosverificou-se um aumento acentuadíssimo da procura pelosjovens e mulheres, afirmou o director de Saúde Mental, ÁlvaroCarvalho, no Porto.

O saudoso Ancião - Irmão AntónioMonteiro Moreira, de 58 anos, (metadedos quais vividos nos Caminhos doSenhor) partiu para a Glória em 21 deSetembro passado.Foi colaborador muito precioso nasvárias actividades desta pequenaassembleia e por isso sentimos a suaausência entre nós, tanto mais queconnosco se aplica a verdade«bíblica"...grande é a seara, maspoucos são os Obreiros".

Também em Belomonte oramos para que o Senhor mandeObreiros para aqui.Este Irmão era membro desta Congregaçãopraticamente desde a sua abertura há 31 anos. Para a famíliaenlutada desejamos a consolação do Senhor e força paracontinuarem no seu Caminho.

A Aliança Evangélica Portuguesa promoveu em todas as Igrejas,no dia 19 de Setembro, o Dia de Jejum e Oração, a favor da causatimorense, o qual encerrou com um Encontro/Manifestação noCoreto da Liberdade junto do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa,com cerca de 800 pessoas. O programa do Encontro teve 3alocuções: "Orando por Timor" por Dr. J. Dias Bravo Presidentehonorário da AEP, "A nossa luta a favor de Timor" por Pr. Luis ReisPresidente da Mesa de Assembleia da AEP e "Os Evangélicos emTimor" por Pr. Manuel Joana Presidente da Convenção das Ass.de Deus em Portugal.

Decorreu em 2 de Outubro, este Encontro Nacional em Sangalhoscom a presença de vários Anciãos e Obreiros do Norte, Centro eSul. Os Irmãos da Área do Centro foram responsáveis peloprograma. Da parte da manhã com apresentação pelo Ir. SamuelOliveira, o Ir. Luis Lobo explanou o tema: "Santificação" referindocom insistência, com exemplos, que o Deus Trino está empenhadona nossa Santificação e que devemos deixar de ser teimosos. OCoro da Área de Coimbra liderado pelo Ir.Pedro Marques entooubelos hinos.Da parte da Tarde com apresentação pelo Ir.Alberto Manaiadecorreu uma simbólica homenagem ás(aos) corajosa(o)strabalhadora(o)s que ao longo dos anos e nas várias Igrejasvisitadas têm ofertado almoço gratuito aos participantes. D. AliciniaOliveira declamou um poema apropriado. O Ir. José Gonçalvesexpôs o tema: "Evangelização" referindo algumas atitudes teóricase práticas.Vários Irmãos , em tempo determinado, falaram da Obrado Senhor e de diversas Actividades.No fim foi servido um lanche de despedida até 12 de Fevereiro de2000 em Pampilhosa.(

)

No dia 17 de Outubro pelas 18 horas realizou-se Culto deBaptismos na Igreja Evangélica de Sintra: 8 Irmãos, 5 jovens e 3irmãs mais idosas deram assim testemunho público da sua fé .Neste ano dedicado às pessoas idosas é bom recordar que,mesmo quando se é idoso, ainda é tempo de se dar testemunho dafé em CristoJesus.

Dia 23 de Janeiro de 2000, vai realizar-se na Cidade do Porto, noPavilhão Rosa Mota, o II Dia da Comunidade Evangélica,promovido pela Aliança Evangélica Portuguesa.

S.Lucas10:13b

ERRATA: Por equivoco indicamos no Refrigério 73 a presença doCoro da Igrerja da Rocha Nova por troca do Coro da área deCoimbra no 47ºEncontro. Pedimos as nossas desculpas pelo erro

"...Se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muitose teriam arrependido, assentados em saco e cinza "

Page 15: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro - Outubro de 1999

15DOUTRINA BÍBLICA

OLÍVIA FLETCHER

Recordemos as palavras doapóstolo Paulo que a seguirtranscrevo:

I Cor. 11:3-

rio

Esta é uma porção da palavra deDeus que é muito discutida por algunscrentes, ou posta de parte por outrospor ser considerada de poucaimportância, ou ainda erradamenteconcentrada somente no versículo 15que diz:

Ora, Paulo responde a uma cartados crentes de Corinto, cheia deperguntas acerca de doutrina ecomportamento na Igreja, entre estasdeduz-se a seguinte pergunta: deve amulher cobrir a cabeça na igreja ounão? Os versículos 3,4,5,7 e 10 docapitulo 11 que no inicio deste artigotranscrevo, são a resposta, todos osoutros até ao versículo 16 sãoexemplos, ou talvez lhes podemosatribuir a função de ilustraçõescomparativas.

O versículo 4 diz que todo o homemque ora ou profetiza com a cabeçacoberta desonra a sua própria cabeça.

Deixo aqui a pergunta: Temos vistonas nossas Igrejas os homens deboné, chapéu, gorro... ou outrocarapuço?

O versículo 10 diz com a autoridadede Deus:

Também deixo aqui esta pergunta:Temos visto nas nossas Igrejas asmulheres sem o sinal de

sobre as suas cabeças?

Este sinal que a mulher deve tersobre a sua cabeça é por causa dosanjos.

Quantas meninas ou senhorascrentes terão privilégio de mostrar aosanjos que a sua autoridade é Cristo?(Sim, porque se a cabeça da mulher é ohomem e a cabeça do homem é porsua vez, Cristo, logo também a suaautoridade está em Cristo, pois é assimque ele quer).

Podemos ainda hoje aconselhar eensinar um rapaz a tirar o boné ougorro, etc. , quando está no culto, naIgreja ou ao ar livre e ele, sendo crenteobedece.

Mas, podemos aconselhar umamenina a cobrir a cabeça quando estáno culto da igreja ou ao ar livre, e ela(salvo raras excepções ), nãoobedece. Fico pensando: será que aautoridade que está sobre a suacabeça é a dela própria e não a deCristo?

A mulher deve ter sobre a cabeçaum sinal de autoridade.

Recordemos algunssinais na bíblia:

1 Gen. 9;13 O meutenho posto na nuvem ...este doconcerto.

2 Ex. 12;13 E aquelevos

(porque o anjo destruidorhaveria de passar) masvendo ele o sinal de sangue,passaria por cima.

3 Lucas 2;12 Isto vos( os panos

que envolviam o bebé e am a n j e d o u r a )

Todos estes sinais :Arco Íris,Sangue, Panos, Manjedoura, sãosinais da salvação que Deusestava preparando em CristoJesus.

Na mulher. ésinal de que Cristo o Salvador é o

!

Não é por acaso que a palavra deDeus tenha de dizer: A mulher sejasujeita ( não contenciosa ) pois este é oponto fraco da mulher, a sujeição.

O versículo 16 diz:

Quero que saibas queCristo é a cabeça de todo o varão, eo varão a cabeça da mulher; e Deusa cabeça de Cristo

Mas ter a mulher cabelocrescido lhe é honroso, porque ocabelo lhe foi dado em lugar de véu.

Deus-> Cristo-> Homem-> Mulher

SENHOR

Que estão os anjos observandonas nossas igrejas?

v. 4 Todo o homem que ora ouprofetiza, tendo a cabeça coberta,desonra a sua própria cabeça.

v. 5 Mas toda a mulher que ore ouprofetize com a cabeça descobertadesonra a sua própria cabeça.

v. 7 O varão pois não deve cobrir acabeça, porque é a imagem e glória deDeus, mas a mulher é a glória do varão.

v.10 Portanto, a mulher deve tersobre a cabeça um sinal de pode(autoridade ) por casa dos anjos.

"Portanto, a mulher deve tersobre a cabeça um sinal de autoridade,por causa doa anjos".

Mas se alguémquiser ser contencioso nós não temostal costume ( o de contender ) nem asigrejas de Deus.

autoridade deCristo

...

e

arco

será por sinal

sangue será por sinal

será por sinal

encontrareis o menino.

a cabeça coberta

O COSTUMEO COSTUMEna Igreja de Deus

Page 16: O mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio74.pdf · sustento e para isso trabalhamos, nos empenhamos, cumprimos

REFRIGÉRIO -Setembro-Outubro 1999

ACTUALIDADE16

JOEL PEREIRA

É tudo ilusão !?...o céu e o inferno não existem; só o purgatório é real

Nem o infernoé uma

"fornalha"nem o céuum lugar

escreve o Papa

O céu e o inferno não sãolugares físicos e reais,afirmou João Paulo II.

Opurgatório, contudo, não é um mero

, como o são o céu e oinferno, mas uma«aqueles que, depois da morte, vivemnesse estado de purificação, já estãoimersos no amor de Cristo, que lhes tiratodos os resíduos de imperfeição»(Correio da Manhã de 29.7.99, de 6-8-99, Jornal de Notícias de 5-8-99)

Estas afirmações do papa João PauloII fazem parte de um conjunto deasserções sobre a vida futura queacabaram pela publicação de um manualde «guia para o céu» que inclui algunsensinamentos sobre indulgênciasconstantes de um édito papal de 1998,sobre que boas acções têm que fazer oscatólicos para as ganhar durante o ano2000, que o papa proclamou como «AnoSanto» (Jornal Público, de 19.9.99)

Para o papa católico, a condenaçãoeterna não é obra de Deus, mas apenaso resultado das nossas acções actuais.Focalizando o destino eterno da almanas boas ou más obras presentes ou desúplica futura, reduz a questão daeternidade a um mero estado de espíritoou condição de vida, negando aexistência real e física dos lugares docéu e inferno.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre esteassunto.

O Senhor Jesus prometeu àquelesque O recebam a preparação de um

lugar «na casa do Pai», na qual haviamuitas moradas (João 14:1). É nesselugar que se encontra o trono de Deus(Isa. 66:1), sendo daí que o Senhorestende a Sua soberania, faz conhecer oSeu poder, a Sua glória e a Suasabedoria.

O céu é um lugar eterno (2Co. 5:1,Salmo 45:6; 145:13), um alto e santolugar (Isa. 57:15), onde se manifesta apaz, onde não pode entrar choro, tristezaou dor (Apoc. 7:16,17).

Como tal, não é simbólico ou um meroestado de espírito. Foi para esse lugarque Enoque e Elias foram elevados,assim como foi para esse lugar que oSenhor Jesus ascendeu (Atos 1:11). OSenhor Jesus não ascendeu para ummero estado de espírito ou para umavaga esfera abstracta no universo, maspara um lugar real de honra, e onde foivisto por Estêvão, à mão direita de Deus(Atos 7:56), assim como por Paulo(2Co.12) e por João (Apoc. 1:10-18).

O Senhor Jesus alertou igualmentepara o inferno, um lugar

Assegurou que os que praticarem ainquidade serão lançados no lago defogo e enxofre, onde haverá choro eranger de dentes (Mat. 13:42).

Ele, um dia, dirá a esses: «

«O céu não é o paraíso nas nuvensnem o inferno é a terradora fornalha.O primeiro, é uma situação em queexiste comunhão com Deus e o segundoé uma situação de rejeição»

onde o seu bichonão morre nem o fogo nunca se apaga»

estado de espíritocondição de vida -

1. O CÉU

2. O INFERNO

Apartai-vosde mim, malditos, para o eterno,preparado para o Diabo e seus anjos»

A fumaça do seu tormentosobe para todo o sempre; e não têmrepouso nem de dia nem de noite»

«em verdade tedigo que hoje estarás comigo noParaíso»

«osamgue de Jesus Cristo, nos purifica detodo o pecado»

fogo

(Mat. 25:41. Cfr. ainda Apocalipse 20:10e 21:8)

Tal como o céu, o inferno e o lago defogo e enxofre são lugares reais. Eentre o inferno e o céu existe umabismo tal impossível de transpor(Lucas 16:26).

O inferno é um lugar de tormento(Lucas 16:23), de vergonha e desprezoeterno (Daniel 12:2) onde existeseparação absoluta e eterna de Deus e odesprezo eterno de todos os que lá seencontra. «

(Apoc. 14:11)

O purgatório não existe. Trata-se deuma invenção da Religião Católica,concretamente do papa Gregório I, em593 e que veio a ser aprovada noConcílio de Florença de 1439 econfirmada no de Trento em 1563,sustentando-se nos livros apócrifos de IIMacabeus 12:42-46.

Contudo, a Bíblia é bem clara aoafirmar (Mat. 25:46) que uns irão para otormento eterno e os justos para a vidaeterna. Não há outro lugar ou outrodestino.

O malfeitor que foi crucificado ao ladodo Senhor Jesus, apesar dos seusmuitos pecados, não teve de ir para umlugar de purificação, antes o SenhorJesus lhe assegurou:

(Luc. 23:43). Lemosigualmente em 1 João 1:7 que

. Só pela graça do SenhorJesus somos salvos, por meio da fé enunca pelas obras de justiça quepossamos fazer (Efésios 2:8,9;Romanos 10:9-13; 3:20-28 e 5:1-10), sódessa forma podendo alcançar a pazcom Deus.

3. O PURGATÓRIO