o mercantilismo histopria a joana aleida 11ºj

21
O MERCANTILISMO Trabalho Realizado no âmbito da disciplina História A por : Joana Almeida Nº14 11ºJ

Upload: slidjuu

Post on 09-Jul-2015

1.419 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

O MERCANTILISMO

Trabalho Realizado no âmbito da disciplina História A por : Joana Almeida Nº14 11ºJ

Introdução

Até meados do seculo XVIII , após o conceito MareLiberum ter tomado o lugar de MareClasum, as trocas comerciais entre os povos vão crescendo, permitindo assim desenvolver o comércio internacional. Aos países envolvidos, permitia-lhes ter lucros acrescidos, o que nos remota para a politica do capitalismo comercial, que é caracterizada por uma economia europeia , que visa a investir e aumentar o lucro do comercio.

Mercantilismo

No Antigo Regime, nos séculos XVI,XVII e XVIII, vigorou na Europa uma teoria económica designada por Mercantilismo , que defendia que um Estado é tão rico, quanto maior for a riqueza acumulada nos seus cofres.

“ A Abundância de dinheiro

num Estado constituirá a

diferença da sua grandeza

e poderio.”- Colbert

Os principais objetivos desta doutrina económica eram:

Aumentar o ouro nos cofres;

Atingir uma balança comercial favorável, diminuindo as importações e aumentando as exportações;

Evitar a fuga de capitais para o estrangeiro;

Incentivar o consumo de produtos nacionais.

o fomento da produção industrial , com vista a promover a autossuficiência do país;

criação de tarifas alfandegárias, sobrecarregando os produtos estrangeiros e diminuindo as taxas

nacionais de forma a torná-los mais competitivos;

Incremento e reorganização do comércio externo com vista á autossuficiência;

Restrição do Comércio.

Para tais objetivos, criaram medidas protecionistas económicas, que fomentavam a produção e proteção os produtos assim como as áreas de comercio nacionais de concorrência estrangeira como:

Meios para reforçar a restrição ás importações: Publicam-se leis que impedem o uso de artigos de luxo

importados - Pragmáticas Sobcarregam-se os produtos estrangeiros com direitos

alfandegários, de maneira a que os produtos nacionais ficassem mais baratos logo mais competitivos;

Implementação das manufaturas com o objetivo de libertar o pais da importação

Das colónias vem matérias-primas para as manufaturas, e para lá vão os produtos manufaturados,

o que fazia com que as colónias se tornassem num mercado de escoamento , não havia necessidade de

gastar dinheiro nos outros países , pois estas satisfaziam as necessidades das metrópoles.

Mercantilismo Absoluto “ O Ouro é o sangue da monarquia. “

O mercantilismo foi aplicado a vários países Europeus, com0 meio de fortalecer as monarquias, aumentar a riqueza nacional, procuram do engrandecer o Estado.

Quanto mais rico o país fosse, mais poderoso seria o monarca absolutista.

Para estimular o crescimento economico nacional , os reis e os seus assecores estabeleceram que o estado deveria controlar a economia

Estado Absoluto

Sustenta a Nobreza

Apoia os Negócios da Burguesia

A aplicação dos princípios mercantilistas variou em função das especificidades de cada um dos países europeus.

Sabe-se que o mercantilismo não reconstituiu em conjunto coerente e homogêneo de práticas económicas, pois apresentou características próprias nos diversos Estados:

Mercantilismo em França

Jean-Baptiste Colbert, ministro do rei Luís XIV, foi quem implementou em França o mercantilismo , que também ficou conhecido como Colbertismo devido as suas praticas mercantilistas , e á sua política económica dirigista.

Colbert criou e desenvolveu novas indústrias, como as manufaturas , com o objetivo de substituir as importações de produtos estrangeiros por produtos nacionais; contratou operários e técnicos especializados , concedendo mais privilégios ,benefícios fiscais e subsídios aos operários , pois com estes privilégios tinham a obrigação de aumentar a produção interna e diminuir a exportações . Criou as manufaturas reais- protegidas pela realeza, que fabricavam produtos de luxo para a corte.

“ (..) O que existe de melhor em todas as partes do mundo fabrica-se presentemente em França (..) “Marco António Justiniano, embaixador de Veneza em Paris

Ao nível do comércio, investiu fortemente no desenvolvimento da frota mercante e da marinha de guerra, criando assim companhias monopolistas- associações económicas que tinham direito exclusivo a comercializar numa zona , o que fez com que as suas colónias aumentassem.

Contudo , criticamos o facto de Colbert ter desvalorizado a agricultura, e limitação da iniciativa privada.

Mercantilismo em Inglaterra

Em Inglaterra , as medidas mercantilistas foram implementadas lentamente , á medida que as dificuldades iam surgindo.

Destacamos Cromwell , que estando centrado no comércio, publicou os Actos de Navegação , leis que visavam a banir os Holandeses das áreas de comércio britânico ; desenvolveu a marinha; Criou grandes companhias de comércio ( Índias e Orientais ) pondo assim pautas aduaneiras protecionistas , que dificultavam a entrada de importações.

Inglaterra consolidou o seu poder comercial e marítimo, passando a ter o primeiro lugar na economia internacional.

Mercantilismo em Portugal Luís de Meneses, Conde de Ericeira , foi quem

implementou as medidas económicas mercantilistas em Portugal, ás quais se destaca o apoio ao desenvolvimento têxtil ; publicação de leis pragmáticas ; mandou vir técnicos e equipamento estrangeiro; introduziu a indústria manufatureira o que fez com que a produção nacional se defendesse em relação á concorrência inglesa: concedeu privilégios e empréstimos a estrangeiros.

Contudo a 27 de dezembro de 1703, foi assinado em Lisboa, o Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra , que estabelecia a livre entrada de lanifícios ingleses em Portugal , e uma redução nas tarifas importas aos vinhos portugueses que entravam na Inglaterra, colocando assim os vinhos portugueses numa situação privilegiada em relação aos vinhos franceses. A principal consequência deste tratado foi o abandono político da fomente industrial do conde de Ericeira .

Conclusão

O mercantilismo baseava-se numa nova conceção da sociedade e da economia ;

As ideias mercantilistas estiveram presentes em toda a Europa, no principio da idade moderna, nomeadamente em França , Inglaterra e Portugal;

O objetivo do mercantilismo foi sempre o mesmo: aumentar as importações , diminuir as exportações , criando assim uma balança comercial favorável estimulando a produção interna;

As colónias foram bastante importantes para esta doutrina económica , visto que as metrópoles iam lá buscar as suas matérias primas para as manufaturar , e mais tarde exportar , fazendo inclusive das colonias um mercado de escoamento de produtos ;