o lobo 18 site

4
O Lobo Boletim informativo da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo Ano 3º | número 18 | setembro-outubro 2019 Bimestral |Distribuição gratuita EDITORIAL O estado da leitura É o regresso das férias grandes. Estar de férias significa descanso e fuga à rotina, mas também são tempos de reencontro, entre amigos e familia- res que regressam à aldeia depois de uma temporada longe da terra. São “Férias Grandes” por isso mesmo. Grandes no tempo e enormes nas emoções. Para os últimos meses de 2019, a Fun- dação Lapa do Lobo tem para oferecer propostas para todos os gostos e ida- des: concertos, exposições, oficinas... Permitam-me, no entanto, que desta- que a proposta da Biblioteca para o próximo ano letivo. Trata-se de um estudo, alargado aos concelhos de Ne- las e Carregal do Sal, sobre o Estado da Leitura. Vamos tentar descobrir quem e o que lê, porque e quando o faz. Mas também vamos querer saber quem e porque não lê. Um desafio ou- sado, que lançámos às Escolas e Edili- dades da nossa área de abrangência e que, aos poucos, vamos dando a co- nhecer aos nossos leitores. São boas notícias! Rui Fonte AMOR E DESAMOR concerto A cantora Rita Ruivo Marques regressa à Funda- ção Lapa do Lobo, desta vez acompanhada de Ar- mindo Fernandes (guitarra portuguesa) e Ni Fer- reirinha (viola de fado). “Amor e desamor”, que já se concretizou na gravação de um disco, é um es- petáculo de Fado Tradicional que promete encan- tar o público. É no dia 19 de outubro, sábado, às 21h30, no Auditório Maria José Cunha. CURSOS MULTIFUNCIONAL Já iniciaram, alguns reiniciaram, os Cursos de Longa Duração promovidos pela Fundação Lapa do Lobo, que têm lugar ao final do dia no Edifício Multifuncional. Há opções para todas as idades. Música, Línguas, Yoga e Arte são algumas das áreas que pode aprender. As inscrições são feitas presencialmente no Edifício Multifuncional da Fundação Lapa do Lobo, com Arminda Martins, a partir do dia 03 de setembro de 2019, entre as 18:00 e as 20:00. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. ®Fotografia de Mário Santos

Upload: others

Post on 18-Oct-2021

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Lobo 18 site

O Lobo

Boletim informativo da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo

Ano 3º | número 18 | setembro-outubro 2019 Bimestral |Distribuição gratuita

EDITORIAL O estado da leitura É o regresso das férias grandes. Estar de férias significa descanso e fuga à rotina, mas também são tempos de reencontro, entre amigos e familia-res que regressam à aldeia depois de uma temporada longe da terra. São “Férias Grandes” por isso mesmo. Grandes no tempo e enormes nas emoções. Para os últimos meses de 2019, a Fun-dação Lapa do Lobo tem para oferecer propostas para todos os gostos e ida-des: concertos, exposições, oficinas... Permitam-me, no entanto, que desta-que a proposta da Biblioteca para o próximo ano letivo. Trata-se de um estudo, alargado aos concelhos de Ne-las e Carregal do Sal, sobre o Estado da Leitura. Vamos tentar descobrir quem e o que lê, porque e quando o faz. Mas também vamos querer saber quem e porque não lê. Um desafio ou-sado, que lançámos às Escolas e Edili-dades da nossa área de abrangência e que, aos poucos, vamos dando a co-nhecer aos nossos leitores. São boas notícias!

Rui Fonte

AMOR E DESAMOR concerto

A cantora Rita Ruivo Marques regressa à Funda-ção Lapa do Lobo, desta vez acompanhada de Ar-mindo Fernandes (guitarra portuguesa) e Ni Fer-reirinha (viola de fado). “Amor e desamor”, que já se concretizou na gravação de um disco, é um es-petáculo de Fado Tradicional que promete encan-tar o público. É no dia 19 de outubro, sábado, às 21h30, no Auditório Maria José Cunha.

CURSOS MULTIFUNCIONAL Já iniciaram, alguns reiniciaram, os Cursos de Longa Duração promovidos pela Fundação Lapa do Lobo, que têm lugar ao final do dia no Edifício Multifuncional. Há opções para todas as idades. Música, Línguas, Yoga e Arte são algumas das áreas que pode aprender. As inscrições são feitas presencialmente no Edifício Multifuncional da Fundação Lapa do Lobo, com Arminda Martins, a partir do dia 03 de setembro de 2019, entre as 18:00 e as 20:00. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

CRIAÇÃO Adriana Campos e Sofia Neves INTERPRETAÇÃO Adriana Campos CRIAÇÃO DE ADEREÇOS E FIGURINOS Mariana Fonseca Nunes FOTOGRAFIA Carlos Gomes COSTUREIRA Fátima Martins PÚBLICO-ALVO Alunos Ensino Pré-Escolar e Famílias HORÁRIO 9h30, 11h00 e 14h30 (escolas) / 11h00 (famílias) DURAÇÃO 45 minutos LOTAÇÃO 1 turma / 25 pessoas LOCAL Escolas e Auditório Maria José Cunha, FLL

pela mão dos fados tradicionais na poe-sia de Almeida Garrett, Fernando Pes-soa, Pedro Homem de Mello, Vinícius de Moraes e também nos inéditos de au-tores contemporâneos como António Laranjeira, Fernando Campos de Castro e da própria Rita Ruivo.O alinhamento do concerto foi dese- nhado seguindo a ordem cro- nológica de uma história que começa, naturalmente, na vigo- rosa infância e termina na doce velhice. Uma história co(a)n- tada é uma forma não tão comum de apresentar um reportório em con-certo e era o desejo original e antigo desta voz portuguesa que percebeu o valor da comunicação oral da cul-tura portuguesa através das suas ex-periências na música tradicional do cancioneiro português.Rita Ruivo viu este trabalho largamente recompensa-

do com a apresentação de estreia na Sala 2 da Casa da Música (Porto) com lotação esgotada.A edição deste trabalho concretizou-se em disco e con-tou com a produção de Ricardo J. Dias, execução de Armindo Fernandes e José Manuel Neto na guitarra portuguesa, André Teixeira e Carlos Manuel Proença na viola de fado, Daniel Pinto no baixo acústico, Sérgio Marques no contrabaixo e a participação de Ricardo J. Dias, como convidado, no piano.

PÚBLICO-ALVO Maiores de 16 anos HORÁRIO 21h30 DURAÇÃO 60 minutos LOTAÇÃO 80 lugares LOCAL Auditório

FOTOS Carlos Gomes

FOTO M

ário Santos

®Fotografia de Mário Santos

Page 2: O Lobo 18 site

Noana: a Fada da Lameirinha

parar

Eurides Machado, ex-professora primária de Canas de Senhorim, apresenta o seu mais recente livro. Depois da edição de “Cantigas do meu agrado”, em 2017, a au-tora lança a nova obra, intitulada “Noana: a fada da Lameirinha”. Com ilustrações de Joana Addams, esta história infanto-juvenil retrata uma reali-dade sensível a todas as idades. É uma his-tória que reflete a evolução dos tempos, numa evidente consciencialização para a preservação do ambiente e da natureza na sua mais pura condição. A apresentação do livro está a cargo da Doutora Ana Mouraz e acontece dia 4 de outubro, 6ª feira, às 21h30, no Auditório Maria José Cunha, na Fundação Lapa do Lobo.

Espetáculo de CAVAQUINHOS

parar

Depois da apresentação do livro “Noana: a fada da Lameirinha”, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense sobe ao palco do Auditório Maria José Cu-nha, na Fundação Lapa do Lobo. Fundado em 2009, o Grupo tem como objetivo principal a preservação e divulgação das tradições culturais e musicais do distrito de Viseu, encorajando a população local a tocar o instrumento tradicional Cavaquinho. Entre as suas muitas atuações, destacam-se a participação nas Comemorações do Dia de Portugal em Paris (2014) bem como no Parlamento Europeu em Bruxelas (2016). Cantaram as tradicionais Janeiras a Sua Excelên-cia o Presidente da República Portuguesa em 2015 e no Parlamento Português em 2017. Tam-bém em 2017 cantaram as Janeiras a Sua Santidade o Papa Francisco, no Vaticano. Em 2018 foram recebidos na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque pelo Secretário-geral An-tónio Guterres. Regressam agora à FLL dia 4 de outubro, à noite.

Page 3: O Lobo 18 site

Nuno Bruno Soares regressa à Galeria de Exposi-ções da Fundação Lapa do Lobo para apresentar “Entre a realidade e a ficção” – uma exposição de de-senho e pintura. Retomando a temática da exposição anterior feita na Fundação Lapa do Lobo em março de 2014, surgem de novo as formas da natureza, agora a carvão, pas-tel seco e pastel de óleo, em regra focando o porme-nor, o bocado, num zoom que por vezes as coloca entre a realidade e a ficção, entre a figuração e a abs-tração. A exposição, com a habitual curadoria de Mariana Torres, é inaugurada a 12 de outubro, às 21h30, e conta com a presença do autor.

Promovido pelo Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, “Coisas que são mais do que são” é uma Oficina de teatro associada ao espetáculo “Coisas que não são”, sob orientação da atriz Adriana Campos. É para pais, mães, avós, tios e outros interessados, com lotação para 20 participantes. “Uma Oficina exclusiva para pais curiosos (e não só!) e mães afoitas (ou sem ser!), com vontade de rechear os bolsos de coisas que são (quase sempre) mais do que são”, como descreve a sinopse. Tem a duração de 6 horas, repartidas por dois sábados. No dia 26 de outubro, das 10h00 às 13h00, acontece o módulo I. O módulo II está agendado para o dia 16 de novembro. As inscrições estão abertas.

Coisas que são mais do que são – coleção para pais

Entre a realidade e a ficção

®Fotografia de Carlos Gomes

Page 4: O Lobo 18 site

agenda | OUTUBRO |

6ª feira, dia 04: NOANA: A FADA DA LAMEIRINHA Apresentação do livro de Eurides Machado | Auditório Maria José Cunha, FLL | 21h30 CONCERTO Grupo de Cavaquinhos da ACR Passilgueirense | Auditório Maria José Cunha, FLL | 22h00 sábado, dia 12: ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO Inauguração da Exposição de Nuno Bruno Soares| Galeria da Fundação Lapa do Lobo | 21h30

Sábado, dia 19: AMOR E DESAMOR Concerto de Rita Ruivo Marques | Auditório Maria José Cunha, FLL | 21h30 Sábado, dia 26: COISAS QUE SÃO MAIS DO QUE SÃO – COLEÇÃO PARA PAIS (Módulo 1) Oficina de Teatro com Adriana Campos | Auditório Maria José Cunha, FLL | 10h00

OUTROS TEMPOS

Angy

na

“Fon

te N

ova”

Lapa do Lobo-22 de julho 1956

®Fotografia de António Cândido Fonseca