o jovem rico

3

Click here to load reader

Upload: openidp8dkgzkx

Post on 23-Jul-2015

14 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Jovem Rico

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. (Marcos 10:17-25)

....................................A passagem que acabamos de ouvir encontra-se em Marcos 10:17-25)...Poderíamos titular esse texto com “UM HOMEM QUASE SALVO”.Era um jovem generoso, respeitoso, de boas maneiras. Provavelmente freqüentador assíduo da sinagoga local... Por ser rico, deveria ter um bom nível cultural e um círculo social adequado.Era um jovem cheio de boas intenções, desejoso de servir a Jesus, disposto a segui-lo, CONTANTO QUE isso não implicasse em abrir mão da vida que vivia; abrir mão dos bens que possuía. Trazendo para os nossos dias podemos entender essa história sob dois aspectos:O rico crente e o rico não crente.Não precisamos entender o adjetivo “rico” literalmente... Até por que sabemos que podemos entender “riquezas” como aquilo onde está centrado nosso coração. E aí pode estar nosso trabalho, nossa família, nosso carro, nossos amigos, o que for...Quero hoje me centrar no rico não crente... Embora o jovem do texto fosse judeu “convertido” não tinha ainda convertido seu bolso, seu coração...Você que me ouve... Talvez você goste de ouvir Aline Barros, Sérgio Lopes, ou, se for mais jovem, “curta” Fernandinho, Oficina G3... Você tem amigos crentes que te convidam a ir assistir a um culto na igreja deles e vc até vai. Você acha as pessoas simpáticas, agradáveis, gosta do ambiente, do salgadinho da cantina e até diz que o Pastor é “gente boa”... Quando está com alguma dificuldade, pede a esse amigo ou amiga: “ora por mim”. Você ouve respeitosamente os conselhos de um parente ou amigo cristão e chega até a achar que as observações dele são pertinentes... Você contribui para alguma campanha da igreja desse seu conhecido com satisfação! Você acredita em Deus e ora o Pai Nosso todos os dias na hora de dormir! Você reconhece que Jesus é o filho de Deus! Você até já leu a Bíblia na linguagem de hoje (Que é mais fácil de entender...)! Mas, você é como o homem rico: Ainda não entregou seu coração a Jesus. Você não quer abrir mão da sua vida, dos seus prazeres, dos seus desejos secretos e inconfessáveis... Seu coração está preso a essa vida terrena, a essa “riqueza” mundana. Seguir verdadeiramente a Jesus abrindo mão de seus prazeres e desejos, abrindo mão de sua vontade própria e até de sua opinião... Não, isso não está nos seus planos!Que história é essa de dar dízimo, não ir a pagode ou boate, não dançar, não beber, não fumar? Que história é essa de não poder “ficar” com uma garotinha (ou garotinho) e depois outra? Que história é essa de ser fiel a uma só mulher? Tanta mulher “dando

Page 2: O Jovem Rico

sopa” por aí, não é? Que história é essa de homem e mulher? Por que não homem com homem e mulher com mulher, se o mais importante é o amor e o respeito?Te digo uma coisa: Apesar de você ser uma pessoa legal, fazer tudo o que eu disse antes, você precisa de Jesus. Ser legal, ser bonzinho, não fazer mal a ninguém, ajudar a igreja de algum conhecido... Nada disso vai preencher o vazio da tua vida, vazio esse que às vezes não quer reconhecer para você mesmo. Nada disso vai tirar aquele gosto amargo que você sente na boca de vez em quando, aquele sentimento de que está faltando alguma coisa, sentimento esse que faz com que você corra ao shopping, mergulhe na bebida, freqüente festas e mais festas. Sabe por quê? Por que te falta Jesus... Te falta paz, te falta alegria verdadeira, te falta segurança(FALAR SOBRE APAZ E ALEGRIA QUE SÓ JESUS PODE DAR, SOBRE A SALVAÇÃO E VIDA PLENA QUE ESTÁ NELE, NA PLENITUDE DE VIDA (VIDA EM ABUNDANCIA). SÓ JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.