o grupo caixa geral de depósitos está presente · através da aliança internacional ... pode...

24

Upload: nguyenanh

Post on 08-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O Grupo Caixa Geral de Depósitos está presente em 4 continentes. Com a sua plataforma internacional de filiais, sucursais e escritórios de representação em 23 países e uma vasta rede de bancos correspondentes em cerca de 120 países, apoia a atividade dos empresários portugueses.

O conhecimento especializado e a experiência de uma equipa de gestores de negócio internacional, em articulação com as unidades do Grupo CGD no exterior, através dos desks internacionais aí localizados, garantem o acompanhamento integrado dos clientes e contribuem para a facilitação do negócio cruzado e para o sucesso da internacionalização das empresas.

Além da oferta completa de produtos e serviços de um banco de retalho, a Caixa oferece soluções que permitem minimizar os riscos inerentes às operações de comércio externo, como o risco de crédito, e gerar operações de apoio ao negócio, como antecipação de receitas e financiamento à importação.

Conte com a experiência e conhecimento de um Grupo financeiro que se distingue pela sua forte contribuição para o desenvolvimento económico e reforço da competitividade, capacidade de inovação e internacionalização das empresas portuguesas.

O sucesso da internacionalização de uma empresa passa por uma otimização da gestão da sua tesouraria. Temos várias soluções financeiras e serviços de apoio para propor à sua empresa.

AS NO SSAS SO LUÇ Õ ESAS SUAS NECESSID AD ES

IVA EnCaixaDesconto comercialAntecipação de fundos

Linha Caixa ExportaçãoDisponibilidades de tesouraria

Caixa MaistesourariaGestão de cobranças

Abertura de contas no exteriorEmissão e compra de chequesTransferências internacionaisServiço Caixa e-banking

Serviços de apoioa transações no exterior

ANTECIPAÇÃO DE FUNDOS

D esconto comercialAntecipe os proveitos resultantes de transações comerciais, com financiamento a taxas de juro competitivas, possibilidade de negociação de um plafond e obtenção de recursos de forma fácil e rápida. Para empresas com atividade sazonal, permite a distribuição temporal das receitas.

* TAE de 5,613%, calculada com base na TAN de 3,358% (Euribor a 3 meses + spread 3,070%), para uma empresa PME líder exportadora, em março de 2014. Exemplo de um crédito no valor de 30.000 €, pelo prazo de 120 dias, com juros pagos trimestral postecipadamente e capital pago integralmente no final do prazo. Inclui juros, comissão de estudo, de contratação e de acompanhamento e gestão.

IVA EnCaixaSob a forma de limite para créditos de curto prazo, permite antecipar os reembolsos do IVA, com as seguintes vantagens:

• Adiantamento até 100% do montante de reembolso do IVA apresentado à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT);• Bonificação de spread a partir de 40 pb* ;• Prazo até 120 dias, com possibilidade de ajustamento aos prazos de pagamentos praticados pela AT;• Pagamento de capital e juros no final do prazo.

DISPONIBILIDADES DE TESOURARIA

Linha Caixa ExportaçãoPermite a antecipação de recebimentos de remessas de exportação, flexibilização do prazo e reembolso das operações de médio e longo prazo e bonificação de spread para empresas com relacionamento bancário global centralizado na Caixa.

Caixa MaistesourariaUm limite de crédito único com uma taxa de juro mais favorável, para utilizar no financiamento de pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes. A gestão destas operações é facilitada porque são realizadas na mesma plataforma eletrónica, tendo por base um contrato de gestão de pagamentos e/ou recebimentos estabelecido com a Caixa Leasing e Factoring.

GESTÃO DE COBRANÇAS

SERVIÇOS DE APOIO A TRANSAÇÕES NO EXTERIOR

Abertura de contas no exteriorAtravés da aliança internacional Connector, à qual a Caixa pertence, a empresa pode efetuar a abertura de conta em bancos de 36 países e aceder a nível local a serviços financeiros, como se do seu próprio banco se tratasse.

Emissão e compra de cheques sobre o estrangeiro, assegurando a Caixa a sua liquidação diretamente ou através de instituições de crédito correspondentes.

Transferê ncias internacionais Garantem o pagamento das suas exportações e importações. Pode efetuá-las em qualquer agência ou através do serviço Caixa e-banking.

Serviço Caixa e-bank ingPode efetuar online propostas de abertura de créditos documentários de importação e consultar operações de comércio externo: créditos documentários, remessas documentárias à cobrança, garantias bancárias na ordem externa e financiamentos em moeda estrangeira. Permite-lhe ainda efetuar pagamentos e cobrar faturas nos países aderentes SEPA, consultar as suas contas ou gerir a conta corrente da sua empresa. Tem ainda disponível uma funcionalidade inovadora – o Gestor on-line – com foto e contactos do seu Gestor e a possibilidade de receber informação sobre as principais alterações no serviço, novidades e sugestões sobre a oferta da Caixa por via da caixa de correio segura.

CRÉDITOS DOCUMENTÁRIOS

O seu negócio internacional é acompanhado pela Caixa, que lhe garante a cobrança das suas exportações e o cumprimento dos contratos com os seus fornecedores e clientes.

Créditos documentários de exportaçãoSão uma garantia de pagamento perante o exportador, desde que este cumpra com todas as condições da operação, eliminando assim o risco comercial, político e de transferência. A Caixa pode confirmar o crédito documentário, assumindo o compromisso irrevogável de pagamento perante o exportador, facilitando assim o possível adiantamento da receita da exportação.

Créditos documentários de importaçãoNas operações de importação, atuando a pedido do seu cliente e contra a entrega dos documentos exigidos, a Caixa efetua pagamentos a terceiros, ou paga efeitos comerciais sacados pelo beneficiário do pagamento, ou autoriza que tais pagamentos sejam efetuados, aceites ou negociados por outro banco.

Antecipação de receitas de exportação ao abrigo de créditos documentáriosPara fazer face a necessidades de antecipação de receitas ao exportador, com menor risco, antes dos prazos de pagamento.

REMESSAS DOCUMENTÁRIAS

A Caixa, por conta e risco do seu cliente, pode servir de garante dos compromissos assumidos pelo cliente perante um beneficiário externo, por intermédio de um banco correspondente. Pode também receber, através de bancos estrangeiros, garantias para notificar o beneficiário português da garantia emitida pela entidade bancária estrangeira, ou emitir garantias em substituição da entidade bancária estrangeira a favor de beneficiários nacionais que prefiram ver os seus direitos salvaguardados pela Caixa.

Este tipo de compromisso pode ser também assumido através de standby letter of credit, um instrumento similar à garantia bancária mas regido por regras específicas da Câmara de Comércio Internacional.

GARANTIAS BANCÁRIAS NA ORDEM EXTERNA E STANDBY LETTER OF CREDIT

São operações bancárias que resultam do exportador, após despachar a mercadoria, entregar a respetiva documentação no seu banco para que este a envie à cobrança junto do banco do importador e, dessa forma, obter o respetivo pagamento contra entrega dos documentos.

Remessas documentárias de exportaçãoAtravés de uma ampla rede de bancos correspondentes, a Caixa assegura ao seu cliente exportador a cobrança das suas documentações junto do importador. Pode ainda, sob análise, antecipar receitas de exportação ao abrigo das remessas.

Remessas documentárias de importaçãoA Caixa assegura, junto do seu cliente importador, a boa cobrança das remessas recebidas a seu favor podendo, sob análise, efetuar financiamentos para apoiar o pagamento das importações. Pode ainda, se a isso for chamada pelo banco do exportador, avalizar o bom pagamento de letras ou livranças por conta e risco do seu cliente.

Adiantamentos ao abrigo de remessas de exportação Satisfazem necessidades de antecipação de receitas de exportação efetuadas antes do prazo de pagamento das mesmas (livres, à cobrança e diretas).

A Caixa tem acordos com as principais instituições financeiras multilaterais que permitem a cobertura parcial ou total do risco político, através de garantias bancárias e cartas de crédito. Assim, consegue de uma forma segura negociar as condições de pagamento em países de maior risco político da Europa Central e Oriental, Ásia, América Latina, Caraíbas e África. Pode também obter financiamento com condições mais atrativas para exportação ou projetos de investimento nestes países.

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS MULTILATERAIS E BANCOS DE DESENVOLVIMENTO

Adiantamentos baseados em encomendas firmes do exterior que possibilitam a sua preparação e produção.

PRÉ-FINANCIAMENTO À EXPORTAÇÃO

Crédito de 3 a 10 anos destinado ao importador estrangeiro para financiamento das exportações portuguesas de bens e serviços. A Caixa, na estruturação e montagem destas operações, conta com a garantia de uma empresa de seguro de crédito para cobertura do risco do país importador.

CRÉDITO AO IMPORTADOR ESTRANGEIRO

Possibilitam o acesso ao financiamento para suportar o pagamento das importações, seja ele direto ou através de remessas ou créditos documentários.

FINANCIAMENTOS PARA PAGAMENTO DE IMPORTAÇÕES

INSTRUMENTOS DE COBERTURA DE RISCO EM MERCADOS NÃO TRADICIONAIS

Face à volatilidade dos mercados, é importante que possa dotar o seu negócio com a estabilidade necessária, para fazer face ao impacto negativo das variações nas taxas de câmbio ou de juro.

Nos financiamentos e nas transações de importação/exportação fora da zona Euro em moeda estrangeira, conte com a Caixa para gerir o risco cambial resultante da sua atividade comercial no exterior. Proteja o seu negócio através de uma oferta integrada, variada e personalizável de produtos.

COBERTURA DE RISCO

Na Caixa encontra também soluções que permitem cobrir o risco em mercados de exportação não tradicionais na Europa Central, Ásia, África e América do Sul. Têm por base a atribuição de limites de crédito a instituições financeiras dos mercados de exportação permitindo disponibilizar às empresas exportadoras os instrumentos mais adequados para garantir o pagamento das suas exportações.

Um seguro da Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A., que garante as perdas ou danos dos bens ou mercadorias seguras no âmbito de operações de importação ou exportação ou de viagens pontuais realizadas no território nacional e que ocorram durante o transporte por via marítima, aérea ou terrestre.

Produto da Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A., comercializado através da Caixa Geral de Depósitos, S.A., na sua qualidade de mediador de seguros. A Caixa Geral de Depósitos, S.A., doravante apenas CGD, pessoa coletiva n.º 500960046, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com o capital social de 5.900.000.000 €, com sede na Avenida João XXI, n.º 63, 1000-300 Lisboa, solicitou, em 19 de setembro de 2007, a sua inscrição no Instituto de Seguros de Portugal, na categoria de Mediador de Seguros Ligado, nos Ramos de Seguros de Vida e Não Vida e respetiva autorização para trabalhar com a Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A., encontrando-se registada sob o n.º 207186041. Os dados da CGD, enquanto Mediador de Seguros, estão disponíveis e podem ser consultados no sítio do Instituto de Seguros de Portugal (www.isp.pt). A CGD, enquanto mediador, não tem poderes para celebrar contratos de seguro em nome do Segurador, nem assume a cobertura dos riscos. A CGD, enquanto mediador de seguros ligado não tem poderes de cobrança, pese embora enquanto instituição bancária possa executar as operações próprias desta atividade, designadamente, as operações de débito em conta ou transferência bancária autorizadas pelo respetivo titular.A informação constante desta brochura sobre o seguro nela referido não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida que pode ser obtida em qualquer agência da Caixa ou gabinete Caixa Empresas.

SEGURO DE MERCADORIAS TRANSPORTADAS

Beneficie da presença ibérica do Grupo CGD, com um conjunto de soluções de financiamento para facilitar o negócio com os seus parceiros ibéricos e promover o processo de internacionalização da sua empresa:

• Financiamento de curto prazo à tesouraria, associado à exportação ou importação (faturas, pagarés, etc);

• Financiamento de médio e longo prazo ao investimento para criação, expansão ou modernização da capacidade produtiva ou comercial;

• Garantias e avales;• Limite global único para os dois países.

Conte ainda com as seguintes vantagens para o dia-a-dia da sua empresa:• Cerca de 1.000 agências e aconselhamento especializado de gestores nos dois países;• Abertura no próprio dia de uma conta bancária em Espanha sem sair de Portugal;• Transferências cruzadas e gratuitas, efetuadas no próprio dia;• Recebimentos mais ágeis das suas vendas a clientes espanhóis através do serviço de cobrança de pagarés em Espanha;• Preçário ibérico competitivo nas suas operações bancárias.

CRÉDITO A MÉDIO E LONGO PRAZO

A Caixa disponibiliza empréstimos de médio e longo prazo para financiamento de projetos de criação, expansão, modernização e desenvolvimento da atividade das empresas, bem como de reforço dos seus capitais permanentes.

CAIXA CAPITALIZAÇÃO

Linha de crédito pioneira no mercado financeiro nacional que combina atributos de dívida e de capital. Tem como objetivo proporcionar recursos estáveis às empresas que permitam neutralizar o impacto que sofrem na tesouraria, decorrente do agravamento dos prazos médios de recebimento, e da necessidade de alocar meios adicionais ao esforço de crescimento, em especial no mercado externo.

Disponibiliza fundos com prazo de reembolso alargado e bullet para o crédito (até 4 anos), sem exigência de garantias hipotecárias e sem participação no capital nem na gestão (supondo o cumprimento dos rácios de performance).

PME Crescimento 2014Com um montante global de 2.000 milhões de euros e uma dotação específica para as empresas exportadoras de 500 milhões de euros, esta linha apoia o investimento em ativo fixo e capitais permanentes, com cobertura por garantia mútua.

Investe QRENCom um montante global de 1.000 milhões de euros, dos quais 600 milhões de euros são destinados a PME, esta linha apoio projetos de investimento aprovados pelo Compete, em complemento ao financiamento comunitário. Com cobertura por garantia mútua até 50% do capital em dívida, prazo alargado até 8 anos e ausência de comissões bancárias.

Linha de crédito Portugal – AngolaCom um plafond de 1.000 milhões de euros e garantia da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, SA, esta linha comercial visa apoiar o desenvolvimento de projetos de infraestruturas, a realizar em Angola, que estejam a cargo de empresas portuguesas.É um instrumento de financiamento de longo prazo que se destina a apoiar as exportações portuguesas de bens de capital, equipamentos industriais ou de transporte, máquinas, construção de infraestruturas e obras públicas, bem como serviços e projetos de engenharia associados.

Apoio a projetos de investimento em países emergentesAs empresas portuguesas encontram apoio à participação em projetos de investimento sustentáveis em países emergentes e em vias de desenvolvimento, sob a forma de financiamento, prestação de garantias e participação em capital, através da SOFID, entidade com participação acionista do Estado Português e da CGD, entre outras instituições. De entre os instrumentos disponíveis, destacamos o InvestimoZ, fundo português de apoio ao investimento em Moçambique, destinado a projetos ou parcerias estratégicas nas áreas da energia, em especial energias renováveis, do ambiente e das infraestruturas.

LINHAS ESPECIAIS DE CRÉDITO

Locação financeira de equipamentos importados A Caixa Leasing e Factoring disponibiliza financiamento a médio e longo prazo, na forma de leaseback formal, para o investimento em equipamento importado, necessário à instalação ou desenvolvimento da atividade da empresa. Todas as vantagens numa só solução:

• Financiamento integral a médio e longo prazo para o investimento pretendido, não exigindo a imobilização de capital, que fica livre para outras aplicações;

• Flexibilidade na tipologia do regime de rendas, de acordo com a atividade da empresa;• Adequação de prazos às receitas geradas pelo próprio bem;• Isenção do Imposto do Selo sobre os juros e abertura de crédito;• Facilidade de acesso e simplicidade em termos processuais.

Factoring internacional A realização de vendas para mercados externos implica muitas vezes a assunção de um risco superior, resultante do menor conhecimento da situação económica dos mercados envolvidos e da distância física dos agentes intervenientes. Neste contexto, são várias as vantagens de um contrato de factoring com a Caixa Leasing e Factoring, para apoio à gestão dos recebimentos:

• Cobertura de risco de não pagamento. Garantia de recebimento aos 90 dias após a data de vencimento sobre faturação isenta de litígios ou divergências comerciais;

• Eliminação das barreiras linguísticas no processo de cobrança;• Redução de custos administrativos e libertação de recursos humanos e financeiros afetos à área de cobranças para as áreas

core business da empresa.

LOCAÇÃO FINANCEIRA E FACTORING

Destinado a empresas importadoras e exportadoras que tenham relações comerciais com clientes do exterior, tem como objetivo principal apoiar o investimento das mesmas, nomeadamente em projetos de criação e desenvolvimento da atividade das empresas.

CRÉDITO A MÉDIO E LONGO PRAZO EM MOEDA ESTRANGEIRA

Banca de investimentoDentro do Grupo CGD, o Caixa – Banco de Investimento (CaixaBI), reúne um conjunto de competências específicas que lhe permite disponibilizar serviços financeiros aos clientes que já têm, ou ambicionam ter, alguma dimensão internacional.

Com uma equipa altamente especializada e multissetorial, o CaixaBI cobre diversas geografias, com destaque para o Brasil. Esta presença internacional permite ao banco fornecer serviços de consultoria, incluindo o apoio a projetos de investimento e a procura de parcerias estratégicas. Apresentando um extenso conjunto de credenciais em todas as suas áreas de negócio e, em particular, na de fusões e aquisições, o CaixaBI tem-se afirmado, ao longo dos anos, como o parceiro seguro dos clientes na expansão internacional das suas atividades em mercados estratégicos.

O CaixaBI é um banco profundamente dedicado à compreensão da estratégia e dos objetivos dos seus clientes, assim construindo uma relação de longo prazo, consubstanciada na aplicação de um modelo orientado para o negócio e para a identificação de oportunidades de negócio.

Capital de risco Através da Caixa Capital – sociedade de capital de risco do Grupo CGD – apoiamos empresas com elevado potencial de crescimento e valorização, investindo em projetos empresariais liderados por equipas de gestão qualificadas.

No apoio à internacionalização das PME é de destacar o programa “Internacionalizar em Parceria”, que privilegia a participação em empresas de base industrial e inovadoras, com solidez financeira, profundo know-how e domínio do negócio, com capacidade de gestão e cuja atividade seja focada em produtos que se demonstrem como diferenciadores nos países de destino do investimento.

Este programa procura proporcionar meios financeiros, de gestão e conhecimento local aos promotores dos projetos cuja estratégia de crescimento assente na entrada em mercados internacionais.

OUTROS INSTRUMENTOS FINANCEIROS

Ampla rede em 23 países, 4 continentes, ligando negócios em mercados emergentes e maduros.

Índia

BCG

Timor-Leste

BNU

BancoInteratlântico

BCA

BCG

Caixa Totta

Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe

Mercantile Bank

BCIBrasil

Canadá

México

EUA

Ilhas Caimão

Portugal

França

Luxemburgo

Alemanha

Argélia*China

Bélgica

Suíça

Reino Unido

Espanha

Cabo Verde

Angola

S. Tomée Príncipe

África do Sul

Moçambique

Venezuela

Macau

Sucursais (retalho, wholesale e offshore)

Bancos do Grupo Caixa Geral de Depósitos

Escritórios de Representação (CGD, BNU e BCG)

Em constituição

[email protected]/empresas

707 24 24 778/22h todos os dias do ano

.pt

ano

MA

RÇO

201

4 | 3

.000

EX.