o gráfico da figura abaixo descreve o movimento de um

14
QUESTÃO 1 O gráfico da figura abaixo descreve o movimento de um corpo entre os instantes t = 0 e t = 20 s. Após o exame desse gráfico, podemos afirmar que, no Sistema Internacional de Unidades:

Upload: others

Post on 26-Mar-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUESTÃO 1

O gráfico da figura abaixo descreve o movimento de um corpo entre os instantes t = 0 e t = 20 s. Após o exame desse gráfico, podemos afirmar que, no Sistema Internacional de Unidades:

A) a posição inicial é 100 e a velocidade é 10.

B) a velocidade inicial é 100 e a velocidade final é 300.

C) a velocidade é 15 e a aceleração é 10.

D) a posição inicial é 300 e a velocidade é 20.

E) a velocidade inicial é 10 e a aceleração é 15.

QUESTÃO 2

No gráfico abaixo, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo. Pode-se afirmar que o módulo da velocidade do corpo:

A) tem o mesmo valor em todos os diferentes intervalos de tempo.

B) aumenta no intervalo de 0 s a 10 s.

C) diminui no intervalo de 20 s a 40 s.

D) é maior no intervalo de 0 s a 10 s.

E) é constante e diferente de zero no intervalo de 10s a 20s.

QUESTÃO 3

O gráfico (S x t) abaixo caracteriza um dado movimento. A velocidade (v) em função do tempo (t) para esse mesmo movimento pode ser representada pelo gráfico da letra:

QUESTÃO 4

Um carro está andando ao longo de uma estrada reta e plana. Sua posição em função do tempo está representada neste gráfico abaixo. Sejam VP, VQ e VR os módulos das velocidades do carro, respectivamente, nos pontos P, Q e R. indicados nesse gráfico. Com base nessas informações é CORRETO afirmar que:

A) VP = VQ = VR

B) VQ < VR < VP

C) VP < VQ < VR

D) VQ < VP < VR

E) VP < VR < VQ

QUESTÃO 5

A velocidade escalar de um corpo de massa 5,0 kg, que percorre uma trajetória retilínea, varia com o tempo de acordo com o gráfico abaixo. A distância que o corpo percorre nos 10 s representados no gráfico, em metros, vale:

A) 50

B) 100

C) 75

D) 125

E) 25

QUESTÃO 6

Dois veículos, A e B, deslocam-se em trajetórias retilíneas e paralelas uma à outra. No Instante t = 0 s, eles se encontram lado a lado. O gráfico ao lado representa as velocidades dos dois veículos, em função do tempo, a partir desse instante t = 0, e durante os 1200 s seguintes. Os dois veículos estarão novamente lado a lado, pela primeira vez, no instante:

A) 1200 s.

B) 800 s.

C) 400 s.

D) 200 s.

E) 600 s.

QUESTÃO 7

As velocidades de crescimento vertical de duas plantas A e B, de espécies diferentes, variaram em função do tempo decorrido após o plantio de suas sementes, como mostra o gráfico abaixo.

A) A atinge uma altura final maior do que B.

B) B atinge uma altura final maior do que A.

C) A e B mantêm altura constante entre t1 e t2.

D) A e B atingem a mesma altura final.

E) A e B atingem a mesma altura no instante to.

QUESTÃO 8

Numa pista atlética retangular de lados a = 160 m e b = 60 m, um atleta corre com velocidade de módulo constante, v = 5 m/s, no sentido horário, conforme mostrado na figura. Em t = 0 s, o atleta encontra-se no ponto A. O módulo do deslocamento do atleta, após 60 s de corrida, em metros, é:

A) 100

B) 220

C) 300

D) 18.000

E) 10.000

QUESTÃO 9

Uma bola é abandonada no ponto A de um trajeto côncavo e desloca-se ao longo dos planos mostrados na figura, alcançando o ponto B. O gráfico que melhor representa o módulo da velocidade V dessa bola, ao longo dos planos, em função do tempo, ao ir de A até B, é o do item:

QUESTÃO 10

Uma torneira está pingando, soltando uma gota a cada intervalo igual de tempo. As gotas abandonam torneira com velocidade nula. Considere desprezível a resistência do ar. No momento em que a quinta gota sai da torneira, as posições ocupadas pelas cinco gotas são melhor representadas pela sequência do item:

QUESTÃO 11

Três carros, A, B e C, se movem numa pista retilinea. As velocidades indicadas na figura abaixo foram medidas em relação à placa de estacionamento proibido presa à pista. A afirmativa INCORRETA é:

A) O módulo da velocidade do carro B é de 20 Km/h para um referencial no carro C.

B) O módulo da velocidade do carro A é de 120 Km/h para para um referencial no carro C

C) Os carros A e B podem ter os módulos de suas velocidades iguais, conforme a escolha do referencial.

D) O módulo da velocidade do carro B é de 140 Km/h para um referencial no carro A.

E) O módulo da velocidade do carro C é de 20 Km/h para um referencial no carro B.

QUESTÃO 12

Se o Sol “apagasse”, ou seja, se sua luz deixasse de ser emitida, após uma hora de ocorrência desse fato, um sobrevivente, olhando o céu sem nuvens, veria:

A) as estrelas.

B) a Lua e o Sol apagados.

C) a Lua e as estrelas

D) uma completa escuridão.

E) somente a Lua.

QUESTÃO 13

Durante o Maior São João do Mundo, realizado na cidade de Campina Grande, um estudante de Física, ao assistir a um show, decidiu observar o comportamento dos feixes de luz emitidos por três canhões, os quais emitiam luz nas seguintes cores: canhão A – luz azul; canhão B – luz verde; canhão C – luz vermelha, como mostra a figura a seguir. Considerando que os três feixes de luz têm a mesma intensidade e se cruzam na posição 4, as cores vistas pelo estudante nas regiões iluminadas 1, 2 e 3 do palco e na posição 4 são, respectivamente:

A) amarela, vermelha, verde e azul.

B) branca, branca, branca e branca

C) vermelha, verde, azul e branca.

D) branca, azul, verde e vermelha.

E) vermelha, verde, azul e preta.

QUESTÃO 14

As folhas de uma árvore, quando iluminadas pela luz do Sol, mostram-se verdes porque:

A) absorvem somente a luz verde do espectro solar.

B) refletem difusamente a luz verde do espectro solar.

C) emitem continuamente a luz verde, sendo fontes primárias de luz dessa cor.

D) absorvem todas as cores do espectro solar.

E) refletem difusamente todas as cores do espectro solar, exceto o verde.

QUESTÃO 15

Um objeto é iluminado com luz branca, dentro de uma vitrine, cujo vidro é feito de um filtro de luz que só deixa passar a luz de cor vermelha. Para que esse objeto seja visível através da vitrine, sua cor pode ser:

A) qualquer uma, menos vermelha ou branca.

B) apenas vermelha.

C) apenas preta.

D) apenas branca.

E) vermelha ou branca.

QUESTÃO 16

Um objeto y de comprimento 4,0 cm projeta uma imagem y' em uma câmara escura de orifício, como indicado na figura. O comprimento de y' é, em centímetros, igual a:

A) 2,0

B) 1,8

C) 2,5

D) 1,6

E) 0,4

QUESTÃO 17

Dois raios de luz, que se propagam num meio homogêneo e transparente, se interceptam num certo ponto. A partir deste ponto, pode-se afirmar que:

A) se propagam em trajetórias curvas.

B) mudam a direção de propagação.

C) retornam em sentido opostos.

D) os raios luminosos se cancelam.

E) continuam se propagando na mesma direção e sentindo que antes.

QUESTÃO 18

Que princípio ou fenômeno da Óptica possibilita que calculemos a altura do prédio na ilustração abaixo. O fenômeno da reflexão da luz.

A) Princípio do menor tempo de propagação da luz (Princípio de Fermat).

B) Princípio da propagação retilínea da luz.

C) Princípio da independência dos raios luminosos.

D) Princípio da reversibilidade da luz.

QUESTÃO 19

Um barco se projeta perpendicularmente às margens de um rio (na direção AB) a fim de atravessá-lo, partindo do ponto A, como ilustra a figura. A correnteza do rio faz com que ele termine a travessia alcançando o ponto C, a 80 m de B. Sabendo-se que a largura do rio é de 60 m (entre as suas margens paralelas) e que o barco gasta 20 s para atravessá-lo, pode-se concluir que a velocidade da correnteza, em m/s, é: (Despreze as dimensões do barco)

A) 3

B) 4

C) 5

D) 7

E) 9

QUESTÃO 20

Um barco parte de um ponto P para atravessar um rio com uma velocidade Vb = 4,0 km/h, em relação às suas águas. A correnteza, por sua vez, se move com uma velocidade Vc = 3,0 km/h, em relação às margens do rio. A figura ilustra a situação (despreze as dimensões do barco). Um observador, parado em uma das margens, verá o barco se movendo com uma velocidade Vm, em km/h, de:

A) 1 B) 3 C) 4 D) 5 E) 7

QUESTÃO 21

Dois vetores, que representam o mesmo tipo de grandeza, atuam perpendicularmente em uma partícula, como ilustra a figura. Um deles possui módulo de 60 e, o outro, de 80, numa mesma unidade. Nesse caso, pode-se afirmar que o vetor resultante sobre a partícula possui módulo, nessa unidade, de:

A) 100

B) 20

C) 140

D) 40

E) 50

QUESTÃO 22

O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não. Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens paralelas é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens. Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2,0 m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4,0 m/s. Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA:

A) Se a correnteza não existisse, o barco levaria 25 s para atravessar o rio. Com a correnteza, o barco levaria mais do que 25 s na travessia.

B) Como a velocidade do barco é perpendicular às margens, a correnteza não afeta o tempo de travessia.

C) O tempo de travessia seria menor se o barco se orientasse de forma inclinada a favor da correnteza.

D) O tempo de travessia seria menor se o barco se orientasse de forma inclinada contra a correnteza.

E) Com a correnteza, o tempo de travessia do barco é menor que 25 s, pois a correnteza aumenta vetorialmente a velocidade do barco.

QUESTÃO 23

Uma torneira mal fechada pinga em intervalos iguais de 1,0 segundo. A figura ao lado mostra a situação no instante em que uma das gotas está se soltando. Supondo que cada pingo abandone a torneira com velocidade nula e desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar que a razão A/B entre as distancias A e B mostradas na figura , vale: (Faça g = 10 m/s2)

A) 2

B) 3

C) 4

D) 5

E) 8

QUESTÃO 24

Do alto de uma torre abandonam-se vários corpos simultaneamente. Desprezando-se a resistência do ar, teremos que:

A) a velocidade dos corpos é constante durante a queda.

B) a aceleração dos corpos é a mesma durante a queda.

C) os corpos mais pesados chegam primeiro ao solo.

D) os corpos flutuam, pois foi desprezada a resistência do ar.

E) os corpos, ao caírem, apresentam movimento uniforme mente retardado.

QUESTÃO 25

Um objeto é lançado verticalmente de baixo para cima com velocidade inicial de 20 m/s. Despreze a resistência do ar sobre o objeto. Pode-se afirmar que este objeto sobe (alcança a altura máxima):

A) durante 2 s.

B) 40 m.

C) com velocidade constante de 20 m/s.

D) durante 4 s.

E) 10 m.

QUESTÃO 26

Um corpo é arremessado verticalmente para cima. Considerando-se pequenas alturas, podemos afirmar que no ponto mais alto de sua trajetória: (Despreze a resistência do ar)

A) a velocidade muda de sentido, mas a aceleração não.

B) a aceleração é nula, mas a velocidade não.

C) a aceleração e a velocidade são nulas.

D) a aceleração e a velocidade são diferentes de zero.

E) a aceleração e a velocidade mudam de sentido.

QUESTÃO 27

Dois objetos A e B, de massas mA = 1 kg e mB = 2 kg, são simultaneamente lançados verticalmente para cima, com a MESMA VELOCIDADE INICIAL, a partir do solo. Desprezando a resistência do ar, podemos a firmar que:

A) A atinge uma altura maior do que B e volta ao solo ao mesmo tempo que B.

B) A atinge uma altura menor do que B e volta ao solo antes de B.

C) A atinge uma altura igual à de B e volta ao solo antes que B.

D) A atinge uma altura igual à de B e volta ao solo ao mesmo tempo que B.

E) A atinge uma altura maior do que B e volta ao solo depois de B.

QUESTÃO 28

Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão. Marque o item que contém a figura que melhor representa a trajetória de queda da bolinha.

QUESTÃO 29

Suponha um bombardeiro voando horizontalmente com velocidade vetorial constante. Em certo instante, uma bomba é solta do avião. Desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que

I. a bomba cai verticalmente, para um observador na Terra. II. o movimento da bomba pode ser interpretado como sendo composto por dois movimentos: um

MRUV na vertical e um MRU na horizontal. III. a bomba atingirá o solo exatamente abaixo do avião. IV. a bomba adquire uma aceleração vertical igual à aceleração da gravidade, g.

Estão corretas:

A) II, III e IV

B) II e IV

C) II e III

D) I, II e IV

E) todas

QUESTÃO 30

Duas pequenas esferas idênticas, 1 e 2, são lançadas do parapeito de uma janela, perpendicularmente à parede, com velocidades horizontais v1 e v2, com v2 > v1, como mostra a figura, e caem sob a ação da gravidade. A esfera 1 atinge o solo num ponto situado à distância x1 da parede, t1 segundos depois de abandonar o parapeito, e a esfera 2, num ponto situado à distância x2 da parede, t2 segundos depois de abandonar o parapeito. Desprezando a resistência oferecida pelo ar e considerando o solo plano e horizontal, podemos afirmar que:

A) x1 = x2 e t1 = t2.

B) x 1< x2 e t1< t2.

C) x1 = x2 e t1 > t2.

D) x1 > x2 e t1< t2.

E) x1< x2 e t1= t2

QUESTÃO 31

Um jogador de futebol encontra-se no ponto P, a 50 m de distância do centro do gol e a 30 m da linha de fundo. Em um dado momento, o jogador avança com uma velocidade v = 5,0 m/s em direção ao gol. Nesse instante, a velocidade com que ele se aproxima da linha de fundo é:

A) 2,5 m/s

B) 3,0 m/s

C) 5,0 m/s

D) 30 m/s

E) 50 m/s

QUESTÃO 32

Comparando-se os alcances horizontais de um projétil lançado com velocidade Vo e a um ângulo de lançamento θ com relação ao solo, numa região de gravidade g constante, vemos que este alcance é maior quando:

A) θ for igual a 0º.

B) θ for igual a 30º.

C) θ for igual a 45º.

D) θ for igual a 60º.

E) θ for igual a 90º.

QUESTÃO 33

Um foguete é lançado da Terra descrevendo uma trajetória parabólica. Em um determinado ponto, a componente vertical de sua velocidade é nula. Podemos afirmar que, nesse ponto: (Despreze a resistência do ar)

A) o deslocamento na horizontal é máximo.

B) o deslocamento na vertical é máximo.

C) o deslocamento na vertical é nulo.

D) a componente horizontal da velocidade é nula.

E) a componente horizontal da velocidade é variável.

QUESTÃO 34

Uma pedra é arremessada obliquamente, por um menino. Na figura, têm-se a representação, através da seta, da(s) força(s) que nela atua(m), numa certa posição da trajetória. Desconsiderando o atrito com o ar, a figura que MELHOR representa a(s) força(s) que atua(m) na pedra, na posição indicada, é:

QUESTÃO 35

Num experimento, são utilizadas duas bolas de bilhar idênticas, um lançador de bolas horizontal e um

ambiente com ar muito rarefeito, de maneira que os corpos em movimento apresentam resistência do ar

desprezível. Por meio de sensores e fotografia estroboscópica, o experimento consiste em acompanhar o

tempo de queda das duas bolas e caracterizar o tipo de movimento que elas descrevem durante a queda.

As duas são colocadas numa mesma altura inicial (h), ficando a bola (B) sobre uma plataforma. A bola (A)

é abandonada no mesmo instante que a bola (B) é lançada horizontalmente com velocidade V. Assumindo

que a aceleração da gravidade é constante, é correto afirmar que:

A) a bola (A) tem o tempo de queda menor que o tempo de queda da bola (B).

B) a bola (A) tem o tempo de queda maior que o tempo de queda da bola (B).

C) os tempos de queda das duas bolas são iguais e a bola (B) descreve um movimento uniforme.

D) as duas componentes da velocidade da bola (B) são descritas por um movimento uniforme variado.

E) os tempos de queda das duas bolas são iguais e a bola (A) descreve um movimento uniforme variado.

Gabarito:

1 A

2 D

3 D

4 B

5 D

6 B

7 B

8 A

9 A

10 B

11 C

12 A

13 C

14 B

15 E

16 D

17 E

18 C

19 B

20 D

21 A

22 B

23 C

24 B

25 A

26 A

27 D

28 D

29 A

30 E

31 B

32 C

33 C

34 C

35 E