o fantasma o - editora...

5
1 PROJETO PEDAGÓGICO O FANTASMA ESCRITOR E AS CARTAS MISTERIOSAS Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos Patrícia Engel Secco Ilustrações Fábio Sgroi O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas Uma aventura na biodiversidade O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas Uma aventura na biodiversidade

Upload: hoangcong

Post on 17-Nov-2018

267 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: O FANTASMA O - Editora Melhoramentoseditoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/O... · O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir

1

PROJETO PEDAGÓGICO

O FANTASMA ESCRITOR E AS

CARTAS MISTERIOSAS

Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP

CEP 05051-000

DIVULGAÇÃO ESCOLAR

(11) 3874-0884

[email protected]

www.editoramelhoramentos.com.brwww.facebook.com/melhoramentos

Patrícia Engel Secco

Ilustrações

Fábio Sgroi

O Fantasma Escritor e as

Cartas MisteriosasUma aventura na biodiversidade

O Fantasma Escritor e as

Cartas MisteriosasUma aventura na biodiversidade

Num dia chuvoso, Artur e Alice estão jogando uma emocionante partida de damas.

De repente, misteriosas cartas começam a chegar, sem remetente, sem selo e em pleno domingo.

A dupla resolve decifrar o conteúdo das cartas e se depara com uma história pra lá de maluca,

que envolve até um fantasma escritor.

Fantasma do escritor e as cartas misteriosas - Capa CP 01ed05.indd Sec1:1 12/26/13 2:14 PM

Page 2: O FANTASMA O - Editora Melhoramentoseditoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/O... · O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir

2

PRO

JETO

PED

AGÓ

GIC

OO Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas

10anos

INDICAÇÃO:

Leitor fluente:

a partir de

ensinofundamental

O Fantasma Escritor e as Cartas Mis-teriosas, uma divertida história estre‑lada por dois adolescentes – Artur e Alice –, traz ao jovem leitor muitas informações sobre a riqueza natural do nosso país. Começando com o mistério das cartas, o livro nos leva a um breve passeio por nossas diferentes regiões, cada qual com suas características, chamando a atenção do leitor para a diversidade que podemos encontrar no Brasil e exaltando‑a como um patrimô‑nio de todo o nosso povo.

O mistério se mantém até a nota da professora Carlota, responsável pelas cartas que tanto intrigam Artur e Alice, com citações de poemas, de letras de música e até do Hino Nacional. A partir daí os jovens, antenados com o mundo atual, pesquisam na internet para levantar mais informações sobre a biodiversidade brasileira.

Trata‑se, portanto, de um texto que estimula o interesse pela biodiversidade do país e aponta para a necessidade de preservá‑la.

ResumoPatrícia Engel Secco dedica‑se à

literatura há dezesseis anos, com a certeza de que quem lê se torna um cidadão ciente de seus direitos e cons‑ciente de suas responsabilidades.

Já publicou quase trezentos títulos, todos com temas ligados ao desen‑volvimento sustentável. Várias obras da autora foram premiadas pelo International Board on Books for Young People (IBBY) e pela União Brasileira de Escritores (UBE), em razão da qualidade e do conteúdo de seus livros, apresentados de maneira clara e sensível.

A autoraAutora: Patrícia Engel SeccoTítulo: O Fantasma Escritor e as Cartas MisteriosasIlustrador: Fábio SgroiFormato: 13,5 x 20,5 cmN.º de páginas: 64Elaboração: Luiz Antonio Aguiar

Ficha

Temas principais: Microcrédito, solidariedade e cultura africana Temas transversais: Ética e pluralidade culturalInterdisciplinaridade: Ciências, Geografia e História

Quadro sinóptico

Page 3: O FANTASMA O - Editora Melhoramentoseditoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/O... · O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir

3

AN

TES

DA L

EITU

RA

O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir dos dez anos. No entanto, indepen‑dentemente de classificações a priori, é interessante ficar atento à habilidade de leitura dos seus alunos, que pode variar bastante de uma criança para outra. É possível que uma criança relativamente nova tenha capacidade de ler e apreciar o conteúdo do livro.

Este suplemento não pretende esgotar as possibilidades de leitura da obra na sala de aula. A proposta é oferecer su‑gestões que permitam explorar certos ângulos e conteúdos de O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas e ampliar as informações passadas pelo texto.

Você deve ainda avaliar, de acordo com as possibilidades da escola e dos alunos, quais sugestões acei‑tar, ou quais alternativas criar para incentivar a leitura e estimular reflexões sobre a obra.

Palavras IniciaisReúna a turma para uma conversa em que o mapa do

Brasil seja o tema principal – as diversas regiões ecológicas e suas características.

Seguem‑se alguns exercícios para as crianças refletirem sobre o tema da história.

•Para começar essa conversa, peça aos alunos que pesquisem na internet, em livros, revistas e jornais sobre as diversas regiões mencionadas no livro e apresentem o material encontrado.

•Com base em definições encontradas em dicionários e outras obras de referência, converse com a turma sobre o que é biodi‑versidade e o que isso representa para nossa vida.

•Que tal um exercício de imaginação, com um pouco de ficção científica catastrófica? Primeiro, sugira aos alunos que ima‑ginem o mundo sem natureza… E sem água potável, como ele seria? Como seria o mundo submetido drasticamente ao efeito estufa?

•A seguir, peça aos alunos que expressem esse mundo caótico por meio de desenhos, colagens, ou mesmo encenações teatrais.

•Nos cuidados com a biodiversidade, incluem‑se algumas prá‑ticas cotidianas, como reciclagem do lixo, economia da água, preservação das áreas naturais… Converse com os alunos sobre isso e verifique o que eles praticam de fato no cotidiano.

Page 4: O FANTASMA O - Editora Melhoramentoseditoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/O... · O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir

4

SUG

ESTÃ

O D

E AT

IVID

AD

ESDepois de os alunos lerem O Fantasma Escritor e as Cartas

Misteriosas, algumas atividades podem prolongar o prazer da leitura e estimular a reflexão. Por exemplo:

a) Peça aos alunos que pesquisem sobre acordos interna‑cionais de preservação da biodiversidade, como a questão da diminuição da emissão de gases poluentes e outros.

Os resultados da pesquisa podem ser discutidos em sala de aula.

b) A internet pode ser usada como instrumento de pesqui‑sa. Por exemplo, entregue aos alunos alguns trechos de poe‑mas e letras de música e peça a eles que os pesquisem na internet. É só colocar o trecho entre aspas num site de busca e checar o resultado. Trata‑se de um recurso utilíssimo.

c) Gonçalves Dias, autor do poema “Canção do exílio”, é um poeta do período romântico, considerado um de nos‑sos principais indianistas. Peça aos alunos que se organi‑zem em grupos e apresentem exposições sobre esse e ou‑tros indianistas, como José de Alencar e Gonçalves de Ma‑galhães, com seus ideais (e/ou idealizações) de Brasil. Há poemas e trechos de prosa desses autores que poderiam ser lidos em voz alta, numa espécie de sarau indianista.

d) O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas permite uma curiosa leitura de imagens na qual elementos (como o saci‑pererê) podem ser localizados e identificados. Aprovei‑te esses elementos e estimule os alunos a pesquisar outros e a expor o resultado para a turma. Converse com eles so‑bre o que significa diversidade cultural, algo que existe em profusão em nosso país continental.

e) Que tal um festival de diversidade cultural, com mu‑rais, textos e outros elementos das diferentes culturas que compõem a cultura brasileira? Considerem‑se aí tanto o indígena, o europeu e o africano quanto os imigrantes que vieram posteriormente, como os italianos, os orientais, os árabes, os alemães, os judeus e tantos outros.

Page 5: O FANTASMA O - Editora Melhoramentoseditoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2013/02/O... · O Fantasma Escritor e as Cartas Misteriosas pode ser lido por crianças a partir

5

TRA

BALH

OS

INTE

RDIS

CIPL

INA

RES

PRO

POST

A D

E AV

ALI

AÇÃO

A obra oferece a oportunidade de variadas vivências de leitura, que podem se encaixar em diferentes matérias.

Por exemplo:

CiênciasPesquisa

A biodiversidade é um tema interessante em vários aspec‑tos. Comenta‑se muito, por exemplo, a possibilidade de espécies em extinção da flora poderem se tornar maté‑ria‑prima para a produção de remédios ainda não conheci‑dos, além, é claro, do equilíbrio entre os diferentes ecossis‑temas, que garante nossa vida na Terra.

Sugira aos alunos uma pesquisa ampla sobre o tema, com a possibilidade de exibição de vídeos etc.

GeografiaPesquisa e discussão Que tal um mapa da biodiversidade ameaçada no Brasil

e no mundo? Divida a turma em grupos e designe a cada grupo a elaboração do mapa de uma ecorregião.

HistóriaPesquisa e experimentação

Um livro com tanta informação quanto O Fantasma Escri‑tor e as Cartas Misteriosas não pode ter, como avaliação de leitura, uma classificação limitada ao certo ou errado. Há muitas questões levantadas aqui que podem sensibilizar o leitor para diferentes problemas, dependendo, por exem‑plo, de vivências e conhecimento de cada um em relação ao tema. Assim, tanto o aluno pode interpretar de maneira própria o que leu, como assinalar seus próprios destaques. E nessa exploração individualizada da obra estará demons‑trando que tomou posse dela, que a história e a leitura penetraram em seu íntimo – na medida de suas experiên‑cias e habilidades de leitura. O que se deve verificar é se o aluno assimilou algo do livro, se ficou curioso e buscou mais informações sobre o tema central – a biodiversidade.

•Como era o Brasil antes de Cabral? Como viviam os índígenas? Como foram expulsos de suas terras? Por que a população indí‑gena foi drasticamente reduzida no Brasil?

•Como andam os direitos das minorias indígenas no país? Que garantias constitucionais as populações indígenas têm no Brasil?