o estágio supervisionado e a formação docente

2
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE Permitir a troca de experiência teórica com a prática, o estágio supervisionado favorece a inter-relação entre o estagiário, o professor da instituição e o aluno. A interação teórico-prática permite uma sinergia entre os estagiários e professores da instituição, que pode deslanchar em nova visão dos envolvidos para realidades e situações ainda não discutidas e/ou vivenciadas. O intervalo entre as atividades geralmente é o horário que essa interação e socialização ocorrem, criando a oportunidade de discutir as dúvidas e tomas decisões sobre questões comportamentais, viabilidade do planejamento, adequação de recursos materiais e humanos, as sugestões de melhoria permitem visões de diversos ângulos sobre um determinado tema e a busca de soluções no contexto escolar. O estágio supervisionado permite uma visão impar das ações educacionais, características das instituições de ensino, modo de agir com as crianças, respeitando sua identidade, cultura e a oportunidade de desenvolver suas capacidades cognitiva e intelectuais. Isto culmina na realidade contextualizada do processo ensino-aprendizagem. A não interferência negativa, aliada a atitudes éticas evitarão desgastes e aborrecimentos de ambas as partes, não ir com opiniões pré- concebidas e sem embasamento permitirá ao estagiário, participar desta etapa do curso sem causar influência desagradável no ambiente do estágio. Podemos dividir o estágio supervisionado em três partes: Observação : análise, leitura do contexto geral da instituição, desde o espaço físico até as atitudes dos profissionais; Participação : vivência, envolvimento com atividades que estejam em desenvolvimento, sob o comando do professor; Regência : desenvolvimento de situações de aprendizagem, atividades, brincadeiras sob sua própria orientação, com a supervisão do professor da escola (UNIP, 2015). O relatório de conclusão do estágio é a finalização sintética do estágio supervisionado, devendo obedecer a uma sistemática com o resumo das atividades realizadas, suas observações, os objetivos do estágio e o objeto de estudo, além das características da instituição, pontos positivos e negativos do estágio. Se aplicável, apontar sugestões de melhorias para melhor embasamento do binômio teórico-prática. Colocar o texto destacado entre “

Upload: nilton-braga

Post on 24-Sep-2015

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Artigo sobre estágio supervisionado

TRANSCRIPT

O ESTGIO SUPERVISIONADO E A FORMAO DOCENTE

Permitir a troca de experincia terica com a prtica, o estgio supervisionado favorece a inter-relao entre o estagirio, o professor da instituio e o aluno. A interao terico-prtica permite uma sinergia entre os estagirios e professores da instituio, que pode deslanchar em nova viso dos envolvidos para realidades e situaes ainda no discutidas e/ou vivenciadas.O intervalo entre as atividades geralmente o horrio que essa interao e socializao ocorrem, criando a oportunidade de discutir as dvidas e tomas decises sobre questes comportamentais, viabilidade do planejamento, adequao de recursos materiais e humanos, as sugestes de melhoria permitem vises de diversos ngulos sobre um determinado tema e a busca de solues no contexto escolar.O estgio supervisionado permite uma viso impar das aes educacionais, caractersticas das instituies de ensino, modo de agir com as crianas, respeitando sua identidade, cultura e a oportunidade de desenvolver suas capacidades cognitiva e intelectuais. Isto culmina na realidade contextualizada do processo ensino-aprendizagem. A no interferncia negativa, aliada a atitudes ticas evitaro desgastes e aborrecimentos de ambas as partes, no ir com opinies pr-concebidas e sem embasamento permitir ao estagirio, participar desta etapa do curso sem causar influncia desagradvel no ambiente do estgio. Podemos dividir o estgio supervisionado em trs partes:Colocar o texto destacado entre

Observao: anlise, leitura do contexto geral da instituio, desde o espao fsico at as atitudes dos profissionais; Participao: vivncia, envolvimento com atividades que estejam em desenvolvimento, sob o comando do professor; Regncia: desenvolvimento de situaes de aprendizagem, atividades, brincadeiras sob sua prpria orientao, com a superviso do professor da escola (UNIP, 2015).

O relatrio de concluso do estgio a finalizao sinttica do estgio supervisionado, devendo obedecer a uma sistemtica com o resumo das atividades realizadas, suas observaes, os objetivos do estgio e o objeto de estudo, alm das caractersticas da instituio, pontos positivos e negativos do estgio. Se aplicvel, apontar sugestes de melhorias para melhor embasamento do binmio terico-prtica. O enriquecimento e consistncia das informaes dar-se- com a observncia das trs partes anteriormente citadas, contextualizando-as a instituio, os alunos e os profissionais que trabalham na instituio, seus mtodos e prticas, inferindo sem ser tendencioso. Ateno especial deve ser dada a gesto e ao projeto /atividades pedaggicas.As atividades em grupo devem ser destacadas, pois servem para construir a identidade profissional do futuro profissional da educao e sua interao com as crianas. As consideraes finais resumem a viso do estagirio do estgio supervisionado como um todo. O estgio supervisionado, constitui-se uma oportunidade de vivenciar o cotidiano da Educao Infantil, cria a oportunidade de melhoria na qualidade de atendimento das crianas e das tcnicas e metodologias aprendidas no decorrer do curso e a definio da identidade profissional.Diferentes instituies tem realidades sociocultural diferentes, respostas diferentes aos mesmos questionamento, vises diferentes no podem ser levadas para o lado pessoal, devendo ser base para discusses maduras, profissionais onde a empatia e a boa convivncia entre os profissionais da Educao.