o esporte na terceira idade

2
Programas municipais para o idoso: Academia da Cidade; -Academia Céu Aberto/Saúde na Praça; -Dança de Salão; -Dança Cigana; -Dança Sênior, -Coral; -Lian Gong; -Informática/Inclusão Digital; -Pintura em Tecido; -Pintura em Tela; -Projeto EJA-BH (Educação de Jovens e Adultos); -Show de Talentos; -Tarde Dançante (Baile); -Vida Ativa. Todas as atividades estão ligadas ao Centro de Referência da Pessoa Idosa Disque saúde – telefone 0800-611997 Serviço gratuito, funciona todos os dias das 8 às 18 horas. Pode ser acionado até de orelhão. Tira dúvidas sobre saúde e recebe denúncias (até anônimas) de mal atendimento no SUS. Agência Nacional de Saúde Suplementar – telefone 0800-7019656 – Serviço gratuito e você pode tirar dúvidas em relação aos planos privados de saúde. Delegacias de Polícia, Ministérios Públicos Estaduais, Conselhos estaduais e Municipais do Idoso – Denuncias de maus tratos, pessoalmente, por carta ou telefone. Procons – Denúncias contra empresas de planos e seguros de saúde. Em BH: Centro de Referência da Pessoa Idosa Av. Pedro II, 3.250, Caiçara (entrada pela R.Perdizes, 336) - Tel: 3277-7164 Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa Endereço: Rua Espírito Santo, 505 – 8º andar – prédio do PROCON - Telefones: 3277 4383 / 3277 4460 Gabinete do vereador Heleno Av. dos Andradas, 3.100 – Santa Efigênia – BH – MG – Cep: 30.260-900 Telefones 3555-1305 / 3555-1306 vereadorheleno.com.br / Twitter: @vereador_heleno [email protected] Para cada fase da vida, há direitos especiais que precisam ser garantidos. Para quem já completou 60 anos existem garantias legais que definem princípios, diretrizes e responsabilidades, que asseguram os direitos das pessoas idosas, e que o Estado tem obrigação de cumprir: Lei N° 8.842 de 04/01/1994 - Política Nacional do Idoso; Lei N° 10.741 de 01/10/2003 - Estatuto do Idoso; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – a ser publicada. Vereador Heleno na 3ª idade O esporte Dicas e orientações Pra saber mais: É direito seu

Upload: vereador-heleno

Post on 17-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Informações sobre a qualidade de vida na terceira idade.

TRANSCRIPT

Page 1: O esporte na terceira idade

Programas municipais para o idoso:Academia da Cidade;-Academia Céu Aberto/Saúde na Praça;-Dança de Salão;-Dança Cigana;-Dança Sênior,-Coral;-Lian Gong;-Informática/Inclusão Digital;-Pintura em Tecido;-Pintura em Tela;-Projeto EJA-BH (Educação de Jovens e Adultos);-Show de Talentos;-Tarde Dançante (Baile);-Vida Ativa.

Todas as atividades estão ligadas ao Centro de Referência da Pessoa Idosa

Disque saúde – telefone 0800-611997 – Serviço gratuito, funciona todos os dias das 8 às 18 horas. Pode ser acionado até de orelhão. Tira dúvidas sobre saúde e recebe denúncias (até anônimas) de mal atendimento no SUS.

Agência Nacional de Saúde Suplementar – telefone 0800-7019656 –Serviço gratuito e você pode tirar dúvidas em relação aos planos privados de saúde.

Delegacias de Polícia, Ministérios Públicos Estaduais, Conselhos estaduais e Municipais do Idoso – Denuncias de maus tratos, pessoalmente, por carta ou telefone.

Procons – Denúncias contra empresas de planos e seguros de saúde.

Em BH: Centro de Referência da Pessoa IdosaAv. Pedro II, 3.250, Caiçara (entrada pela R.Perdizes, 336) - Tel: 3277-7164

Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa Endereço: Rua Espírito Santo, 505 – 8º andar – prédio do PROCON - Telefones: 3277 4383 / 3277 4460

Gabinete do vereador HelenoAv. dos Andradas, 3.100 – Santa Efigênia – BH – MG – Cep: 30.260-900Telefones 3555-1305 / 3555-1306vereadorheleno.com.br /

Twitter: @[email protected]

Para cada fase da vida, há direitos especiais que precisam ser garantidos. Para quem já completou 60 anos existem garantias legais que definem princípios, diretrizes e responsabilidades, que asseguram os direitos das pessoas idosas, e que o Estado tem obrigação de cumprir:

Lei N° 8.842 de 04/01/1994 - Política Nacional do Idoso;

Lei N° 10.741 de 01/10/2003 - Estatuto do Idoso;Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa – a ser publicada.

Vereador Heleno

na 3ª idadeO esporte

Dicas e orientações

Pra saber mais:É direito seu

Page 2: O esporte na terceira idade

• Melhora da velocidade de andar• Melhora do equilíbrio• Aumento do nível de atividade física espontânea• Melhora da auto-eficácia• Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea• Ajuda no controle do Diabetes, Artrite,Doença cardíaca• Melhora da ingestão alimentar• Diminuição da depressão

Reduz riscos de queda, porque:• Fortalece os músculos das pernas e costas;• Melhora os reflexos;• Melhora a sinergia motora das reações posturais;• Melhora a velocidade de andar;• Incrementa a flexibilidade;• Mantém o peso corporal;• Melhora a mobilidade;•Diminui o risco de doença cardiovascular.

Siga essas dicas para garantir sua segurança: Não faça exercícios em jejum ou depois de refeições exageradas.• Evite fazer exercícios sob sol forte.• Use roupas leves, claras e ventiladas.• Calce sapatos confortáveis e macios, de preferência tênis.• Evite praticar exercícios em ladeiras e pisos irregulares.• Faça caminhadas: 3 a 5 vezes por semana, de 40 a 60 minutos, mas pode dividir cada etapa por duas de 30 minutos. A recomendação médica é importante.

1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.9º passo: Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis.10º passo: Seja ativo. Faça 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.

Projeto do vereador Heleno quer fazer um diagnóstico da população idosa

Como vivem os idosos da capital? Qual o acesso desse segmento da população à saúde, saneamento básico, esporte, lazer e a programas públicos de promoção social? Foi com o intuíto de reunir informações para traçar um perfil dos idosos no município e dar mais eficácia às políticas públicas que o vereador Heleno sugeriu o Projeto de Lei.

O vereador destaca que o município deve se preparar para acolher a população idosa, por meio de políticas que garantam melhor qualidade de vida e dignidade. “Daqui a alguns anos teremos uma inversão do perfil da população em nosso país. As pessoas idosas representarão a maioria, e em Belo Horizonte não será diferente”, afirma.

Entre os objetivos apontados pelo PL estão a pesquisa, quantificação e análise de dados; a proteção, e a defesa da pessoa idosa; o aprimoramento de políticas públicas específicas; a constituição do mapa da situação dos idosos e resultados efetivos na qualidade de vida.

De acordo com a proposta, o Índice de Qualidade de Vida da Pessoa Idosa irá medir anualmente a situação dessa faixa da população e será considerado o principal medidor para diagnosticar e avaliar a evolução da realidade.

Os dez passos para uma alimentação saudável:Fazer exercícios físicos evita várias doenças:

Fonte: Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais