o cristão evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e...

13
O Cristão Evangélico 2018 1

Upload: hadieu

Post on 07-Nov-2018

240 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

O Cristão Evangélico 2018 1

Page 2: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

2 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 3

“... para que não se entris-teçam como os outros que não têm esperança.” I Ts 4.13.

Viver ou morrer sem espe-rança é algo realmente triste! E talvez essa seja a mensagem do Evangelho que tem tido maior impacto sobre minha vida nos últimos anos, na medida em que as experiências mais duras da vida me chegaram com mais intensidade. Como é bom ter es-perança!!! Não foi sem motivo que o tema “Jesus, nossa espe-rança” tem feito parte da vida da Igreja Cristã Evangélica em toda a sua história, e é enfatiza-do no ano 2018. Cada mês do ano destaca um subtema, sem-pre na pregação dessa santa es-perança, bendita esperança que só os crentes em Jesus Cristo podem desfrutar plenamente.

Os momentos de transição são especialmente carentes de esperança porque facilmente nos deparamos com pensamen-tos negativos e desanimadores que pintam os dias do passado como tendo sido maravilhosos, e imaginam um futuro cada vez pior. Aliás, a Bíblia nos aler-ta a não dizer “Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?”, pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta (Ec. 7.10). Na vida da denominação, a aproximação do concílio é ter-reno fértil para os que não estão satisfeitos começarem a falar mal da liderança atual. Somos inclusive advertidos de que isso é natural, e que em nosso cora-ção nós bem sabemos que tam-bém já falamos mal de outros... (Ec 7.22). Do outro lado, não faltam aqueles de nós que olham para o futuro com desânimo, achando que a nova geração não está realmente preparada, sem

se lembrarem que “o cemitério está cheio de insubstituíveis”.

Há esperança porque o nosso Deus é Senhor da história! Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre! Ele é sempre poderoso! Todas as coisas estão em suas mãos! A boa obra é feita “apesar de nós, e não por nossa causa!”. Ele tem cuidado de sua igreja, e “as por-tas do inferno não prevalecerão contra ela”. O tempo é de colo-car nossas vidas nas mãos do Se-nhor, ter segurança de que nosso futuro pertence a Ele, e aquietar o coração em suas mãos bendi-tas. “Aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo.” O Senhor nos chama para a esperança!!

Com a graça do Senhor, vamos nos reunir em outu-bro próximo (dias 11 a 14) para nossa 106ª. Convenção Espiritual e para o Concílio Nacional em Anápolis, nas dependências de nosso SETE-CEB. Será um tempo maravi-lhoso de Deus para nós!! Toda a programação da convenção já está pronta. Também já estão se preparando em oração e com mui-ta responsabilidade os preletores, minis-tros de música, res-ponsáveis pelo traba-lho com as crianças, responsáveis pelos seminários e toda a equipe de organiza-ção. Os detalhes para o concílio também já estão sendo cuidados. A Comissão de Cha-pas, nomeada pela MEAN PLENA, já está fazendo o seu tra-balho no contato com possíveis candidatos João Cavalcante

presidente da ICEB.

para os cargos de liderança de-nominacional. Mais do que isso, o Deus providente e previdente já está atuando em nosso meio, muito antes de nós para o nosso bem e para o louvor de Sua gló-ria bendita!

Prepare o seu coração! Pla-neje a caravana de sua família e de sua igreja! Ore!! Vamos testemunhar a chuva de bênçãos de Deus sobre a vida da Igreja Cristã Evangélica do Brasil, e sejamos nós próprios instrumen-tos de bênção em suas mãos! Santifiquemo-nos no sentido de purificar-nos e no sentido de de-dicar-nos totalmente ao Senhor, para que nos seja dada a honra e a alegria de sermos parte dos grandes feitos de Deus em nosso meio!

No amor de Jesus,

João Cavalcante, presidente da ICEB.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Page 3: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

4 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 5

Quadro ministerial da ICEB, patrimônio extraordinário! O Quadro Ministerial apropria-se da petição de Paulo:- Orem por nós (Ef 6.19). Num mundo secularizado que nos impõe seus modismos e um liberalismo que nos convida a crer no que não podemos crer, ser o que não devemos ser, e fazer o que não devemos fazer é imensa a necessidade de nos consagrar inteiramente a Deus. Somente se cada um de nós for capaz de tratar com seriedade do pecado, entender e reverenciar a obra de Cristo na cruz, desejar se sujeitar ao governo do Seu Espírito será possível sermos um diferencial de Deus em nossas casas, igrejas e campos missionários. Que Ele nos ajude a testemunhar que somos fervorosos de espírito, e que lutamos diariamente para crucificar os desejos carnais, o mundanismo, e os pecados que nos afastam de Deus e são alvos da desonra ao Seu nome. Paulo anseia por abrir sua boca para falar com intrepidez e fazer conhecido o mistério do evangelho. Nenhum desejo para nós deve ser maior do que a glória de Deus. Cristo nos ensina a sermos pobres de espírito. Nosso coração deve palpitar pela vontade de Deus, e pela concretização de Seus projetos. O poeta bíblico pediu para que Deus desviasse seus olhos das coisas inúteis. Neste tempo em que estamos mais perto da volta de Jesus, não é aceitável investimentos de tempo, serviços e recursos com o secundário. Percebe-se um poder maligno que age com o objetivo de nos adormecer para o essencial, e para o ardor do fogo pelas primazias da agenda de Deus. Isto gera apenas encontros, projetos e ações desnecessários que produzem um vazio de Deus sem nenhuma evidência de Seu poder. A advertência bíblica é para despertar do sono, deixar as obras das trevas e revestir-se das armas da luz (Rm 13.11,12). Para que este patrimônio que a ICEB possui, o seu Quadro Ministerial preserve seu valor e cumpra a sua razão de existência, a petição de Paulo nos parece apropriado, urgente e permanente. Orem por nós e faça parte deste nobre investimento.

Um patrimônio extraordinário:o quadro ministerial da

ICEB

Pr. Jessé Bispo

Está se aproximando mais um projeto Férias para Jesus, realizado anualmente pelo DNE. Em 2018, acontecerá nos dias 16 a 30 de julho, no Mato Grosso, com base na cidade de Barra do Garças, alcançando também as cidades de Aragarças, Primavera do Leste, e outras comunidades vizinhas. Já temos 101 pessoas envolvidas no projeto, além dos pastores que nos receberão e das equipes de cozinha, e isso muito nos alegra. Desde 2011, quando o projeto começou a ser realizado pelo Departamento Nacional, foram 23 campanhas, 28 cidades, 16 estados de todas as regiões do Brasil, com cerca de 500 pessoas envolvidas e mais de 1000 alcançadas. A Deus toda honra e Glória. Nada faríamos se não fosse por Ele e para Ele.

Se você é um dos que já participou do projeto, nossa gratidão também a você que ajudou a construir essa história! Te convidamos a nos enviar seu depoimento através das nossas redes sociais, contando como foi sua experiência no Férias para Jesus.

Se você nunca foi, queremos convidá-lo a, conhecer o projeto um pouquinho melhor:

O Férias para Jesus é um projeto de treinamento em evangelismo e discipulado, com 15 dias, divididos em uma semana de treinamento teórico e uma semana de atividades práticas.

Os trabalhos são divididos da seguinte forma:

Devocionais – No começo do dia,

os participantes são desafiados a avaliar seu relacionamento pessoal com Deus e a ter em momentos de grande crescimento por meio das devocionais individuais, em famílias (grupos pequenos) e com todo o grupo.

Treinamento Bíblico – Na segunda parte da manhã, estudamos as bases bíblicas do Evangelho e como apresentar o plano de salvação de forma ordenada, clara e completa, além de estudarmos temas importantes que envolvem a defesa da fé.

Treinamento Técnico – Na parte da tarde são trabalhadas as ferramentas de evangelismo que serão utilizadas durante os impactos. São oferecidas oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro, coreografia, evangelismo de crianças, atividades de saúde, dentre outras.

Cultos inspirativos – À noite os cultos são abertos para que a igreja que está recebendo o projeto possa se juntar à equipe. São momentos de louvar ao Senhor e ouvir mensagens bíblicas que nos inspiram a viver uma vida evangelizadora.

Começamos a colocar em prática o treinamento. Isso se dá por meio de atividades como:

Impactos Evangelísticos – São realizados em praças, feiras, parques, lugares onde várias pessoas possam ser alcançadas. Coreografias com músicas evangelísticas e peças de teatro são utilizadas para atrair a atenção

das pessoas, e então o evangelho é pregado. A abordagem pessoal é o ponto alto dos impactos.

Visitas a hospitais, asilos e orfanatos – São momentos muito especiais, onde podemos levar o amor de Deus a pessoas que muitas vezes se encontram tristes, sozinhas e sem esperança. Em meio a um abraço, uma boa conversa e atenção, o evangelho de Jesus é apresentado e os corações aquecidos.

Cantinho das crianças – O evangelismo de crianças na linguagem apropriada e de forma que alcance seus corações. São realizadas brincadeiras, teatro, histórias bíblicas, dentre outros.

Cantinho da saúde – Atividades simples como verificação de pressão, glicemia e orientações sobre hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças; é uma forma de servir à comunidade e abrir uma porta para o diálogo.

Cultos evangelísticos – Geralmente acontecem na igreja que recebe o projeto. São feitos convites de casa em casa para que a comunidade conheça a igreja e receba ali uma palavra de Salvação.

As inscrições para esse ano já estão encerradas, mas você pode participar conosco em oração, tanto pelos que vão como por aqueles que receberão a Palavra. Que Jesus seja conhecido e Deus seja glorificado em nós e através de nós! Além de orar, você pode acompanhar todas as nossas atividades através das redes sociais. Vamos conosco!

Departamento Nacional de Evangelização

Page 4: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

6 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 7

Senhor, tem comunhão com os irmãos e, independentemente das circunstâncias, na tempestade ou na bonança, testemunha de seu amado Jesus a quem quer que seja!

Esta vida preciosa, a quem honramos aqui, é conhecida e admirada por sua memória espetacular, sua capacidade de fazer contas de cabeça,

seu sorriso constante, sua elegância, o prazer de estar na Casa do Senhor e sua absoluta devoção a Cristo!

E é dela a mensagem especial a seguir:

Quero deixar, no final deste meu viver aqui com o Senhor, meu Deus, para os filhos, genros, nora, netos, bisnetos, e também para os amados irmãos, o testemunho que aqui faço. Sou crente em Jesus Cristo e muito adoro a Deus Pai. Desejo que todos os meus familiares e irmãos na fé creiam no grande amor

de Deus em dar seu único Filho para morrer numa sangrenta Cruz para pagar os nossos pecados. Nunca se esqueçam de levar uma vida de oração e dedicar tempo para a leitura e estudo da Palavra de Deus. Não deixem de frequentar a Casa do Senhor, pois é nela que crescemos espiritualmente. Ondina Bueno Rodrigues. 18 de maio de 2018.

André e Priscila Lima

como nosso tão amado pastor costuma brincar.

Por várias vezes nos emocionamos com os lindos testemunhos que Pr. Evaldo compartilha sobre seus pais - histórias de fidelidade ao Senhor em todas as áreas da vida, amor ao serviço do Reino, um legado a ser seguido.

Dona Ondina dedicou-se

ministerialmente, dos 15 anos até boa parte de sua vida, ao Éden-Lar, uma casa que começou abrigando crianças órfãs que vinham tratar-se de tuberculose na cidade, e que, hoje, é uma renomada creche cristã.

Mesmo sentindo o desgaste natural do tempo, ainda é uma mulher lúcida, que frequenta assiduamente sua igreja, ouve atentamente os sermões, louva ao

Minha família e eu temos o privilégio de servir ao Senhor como membros da ICE Bosque, São José dos Campos-SP. Um domingo desses, ao chegarmos do culto, conversamos sobre o incrível fato de a mãe do nosso pastor, Evaldo Bueno Rodrigues, com mais de 100 anos de muita lucidez, ser a mais longeva cristã evangélica do país, e que isso deveria ser compartilhado com a família da ICEB.

Ondina Bueno Rodrigues é atualmente a cristã evangélica que desfruta de maior longevidade não só em sua vida pessoal, mas também em sua vida como membro de igreja. Nossa irmã vai completar cento e dois anos de vida e de participação ativa em uma mesma igreja cristã evangélica no dia 13 de outubro deste ano.

Ela ainda se ri do dia em que, após a EBD, seus pais e seus irmãos subiram na carroça e foram embora, sem notar que a pequena Ondina, de quatro anos, havia ficado para trás, na ICE Central de São José dos Campos. Foi ali que Dona Ondina cresceu, se batizou, se casou e serviu com seu esposo, o estimado presbítero Antônio Rodrigues Júnior, suas seis filhas, Yolanda, Doralice, Nilza, Irani, Mirian, Elenira e, por fim, um filho, Evaldo, “a perfeição”,

Homenageme a população em geral, para prover especialmente alimentação, e também acomodação que dê o mínimo de conforto e segurança.

O número de refugiados aumenta a cada dia. Recentemente o Governo de Roraima solicitou ao Governo Federal o fechamento da fronteira. Com receio de que isto viesse acontecer, muitos anteciparam a vinda ao Brasil, aumentando rapidamente o número de refugiados.

Diante desta realidade, é hora de mais uma vez a ICEB se mobilizar e socorrer o necessitado. Não vamos resolver o problema sozinhos. Mas podemos e devemos fazer parte da solução. Além do princípio bíblico de dar alimento a quem tem fome, tem também o de acolher a abrigar ao estrangeiro que for forasteiro e peregrino.

O desafio que queremos apresentar não é simplesmente levantar uma oferta em dinheiro ou uma campanha para arrecadar roupas e alimentos. Se fizermos isto, estaremos ajudando a solucionar apenas uma parte do problema.

Roraima não possui estrutura para dar emprego, a curto prazo, para tanta gente. Por isto tem feito parte da estratégia do governo fazer o que está sendo chamado de interiorização dos refugiados venezuelanos, isto é, levá-los para outras partes do Brasil. Infelizmente esta interiorização tem sido muito lenta em face do número cada vez maior de imigrantes em Roraima.

Surgiu então uma ideia entre alguns líderes da ICEB, que é a adoção de

A humanidade vez por outra tem enfrentado situações de calamidades e catástrofes. Em algumas das mais recentes a ICEB sensibilizou-se e envolveu-se. Entre elas temos os casos do terremoto que destruiu o Haiti, e a enchente ocorrida na região Serrana do Rio de Janeiro, que afetou várias famílias da nossa igreja de Queiroz.

Recentemente outra situação de sofrimento humano tem chamado a atenção e cutucado vários segmentos da sociedade, e consequentemente a ICEB. É a realidade dos refugiados venezuelanos que, devido à grave crise política e econômica do seu país, estão buscando socorro nos países vizinhos. O Brasil, e em particular as cidades de Pacaraima e Boa Vista, no estado Roraima, tem sido alguns dos locais de procura por socorro, especialmente para saciar a fome.

Boa Vista sofreu uma mudança sem precedentes, desde que começaram a chegar os primeiros refugiados. Eles, aos poucos, foram ocupando os espaços públicos. Rodoviária, praças, prédios desocupados, semáforos e marquises de lojas. Outro ponto de grande aglomeração é em frente à Polícia Federal, onde eles se submetem ao sol escaldante ou à chuva, (não há nenhuma proteção no lado externo do prédio), para regularizarem sua situação de refugiados no Brasil. Estima-se que só em 2017 a população de Boa Vista cresceu 10%, devido a chegada dos venezuelanos. Tem havido uma grande mobilização por parte da prefeitura, Igrejas, E x é r c i t o , Associações, donos de restaurantes

famílias venezuelanas por nossas igrejas. Se cada igreja adotar uma família venezuelana, providenciando passagem, acomodação e sustento, por um período que possibilite integração e ingresso no mercado de trabalho, nós estaremos fazendo mais do que o governo já fez, desde que o problema começou, até hoje.

O SETECEB já aceitou o desafio e estará adotando uma família venezuelana. Passagens e acomodações já foram providenciadas, e estará chegando em Anápolis, no final de junho, a primeira família. Será um modelo para as igrejas seguirem. Entendemos que, além de ajudar os imigrantes, uma ação como esta também nos beneficiará. Toda a logística envolvida na ação trará nova dinâmica à vida da igreja, uma vez que não se trata de só providenciar passagem e acomodação. É cuidar deles, ajudar no aprendizado da língua portuguesa, prover integração e sustento financeiro até que encontrem emprego, e o que mais for necessário até estarem inseridos na comunidade.

Se sua Igreja quer participar, e os encorajamos enfaticamente que o façam, entre em contato com a MEAN. Um projeto escrito está sendo elaborado, para prover um acordo entre a igreja e a família adotada, com os compromissos, parâmetros e prazos bem definidos. Nós e os outros missionários da ICEB que atuamos em Boa Vista daremos o apoio necessário para a viabilização do projeto.

Denis e Rebeca, missionários de Asas de Socorro em Boa Vista - RR

Page 5: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

8 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 9

Page 6: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

10 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 11

Page 7: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

12 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 13

A Bíblia diz (Pv 15.30) que “uma boa notícia faz a gente sentir-se bem”. Assim, desejamos que você sinta-se bem e alegre-se conosco pelo que Deus está fazendo através da nossa ICEB em campos ribeirinhos nesta parte do Brasil.

Motivos para celebrar:• Recebemos apoio

Denominacional para a abertura de dois novos campos missionários, que brevemente serão duas novas igrejas: A Comunidade Vila Belmiro (rio Acaraqui) e Comunidade Curuperé, ambas no município de Abaetetuba.

• As Campanhas Missionárias Nacionais de 2016 e 2017 enfatizaram a evangelização de comunidades ribeirinhas não alcançadas. Assim, temos sido abençoados com recursos humanos, espirituais e também financeiros que a sua Igreja/Região nos enviou através da Missão Cristã Evangélica.

• Estas ofertas têm sido utilíssimas principalmente como suprimento para algumas necessidades estruturais, como: a construção de pontes de acesso sobre região alagada, estruturação de locais como salão para reuniões/cultos e seus móveis, etc.

• Recebemos, pela Missão Cristã Evangélica, o casal Esli e Francisca Pereira para consolidar o trabalho missionário e pastoral na comunidade ribeirinha/quilombola do rio Arapapuzinho, em Abaetetuba.

• Brevemente receberemos mais um casal, Etienne e Priscila, formados, enviados e sustentados para o trabalho missionário e pastoreio do Campo na Comunidade Curuperé, município de Abaetetuba.

Objetivos a alcançar:

• Prepare-se e venha ser missionário/pastor aqui.

Precisamos de homens com temor do Senhor, sustento espiritual e financeiro para exercer ministério missionário/pastoral em campo da microrregião. É uma ótima oportunidade para sua Igreja/Região enviá-lo.

• Estamos em crescimento e estruturação para a transformação em Região Eclesiástica. Assim, precisamos de obreiros que amem o Reino e nos auxiliem na construção de uma identidade denominacional cristã evangélica em nossa microrregião.

• Precisamos plantar uma igreja na capital Belém, mas dentro de padrões denominacionais.

• Ainda precisamos dar continuidade à construção de templos de algumas igrejas locais.

Deus seja glorificado em tudo e por tudo. (Pr. Eliel Dias Negrão - coordenador).

A MEAR Planalto teve o privilégio de receber em três de suas igrejas novos pastores. A ICE Vicente Pires o Pr Baltazar,

ICE Monte das Oliveiras em BH o Pr Elias e a ICE Manancial o Pr Daniel.

Tivemos esse semestre um maravilhoso evento para mulheres de pastores e educadoras e um encontro para pastores, os preletores foram o Pr Jesse Bispo e a Gigi.

A Região Planalto tem focado na unidade de suas igrejas.

Gilvane de Abreu Santos

REGIÃO PLANALTO

Louvamos a Deus pelos seus grandes feitos entre nós. No mês de Fevereiro tivemos o nosso Retiro Regional com as participações das nossas igrejas da capital e também do Interior. No mês de Março recebemos o Pr Darcy Júnior e o Pr Tiago Leite (MEAN PRESENTE). Também tivemos o aniversário da ICE em Barra do Garças (Pr Daniel) e o aniversário da ICE em Primavera do Leste (Pr Gilmar).

Em Abril celebramos um culto de acões de graça ao SENHOR pelo aniversário da ICE ÁGAPE (Pr Mauricio). Nos meses de Março e Abril realizamos dois mutirões em Barra do Garças e dois mutirões em Primavera do Leste. Louvamos a Deus por todas as igrejas da nossa Região em especial pelo apoio que temos recebido de cada uma delas.

Juntos por Uma Região Mais Forte.

MICRORREGIÃO PARÁ

REGIÃO MATO GROSSO

As notícias são sempre muito animadores nessa região do sul do Pará. Entre as muitas ativida-des, devemos destacar o Retiro de Mulheres, em que a Profa. Aélia Cavalcante serviu como preletora, e um maravilhoso “Acampadentro” infantil, cujas fotos são incluídas para conheci-mento de todos.

MICRORREGIÃO CARAJÁS

Page 8: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

14 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 15

Desde o início desta gestão, es-tamos trabalhando para cumprir o plano diretor da MEAR/SP, que é formado por 5 áreas, que são: (1) ADMINISTRAR: tem a ver com toda a parte burocrática da região; (2) UNIR: falamos aqui nas ativi-dades desenvolvidas pela regional que visam à ampliação da comu-

nhão entre as Igrejas e Secretarias; (3) ESTRUTURAR: composta por uma comissão específica e visa a um apoio logístico, estrutural (en-genheiros; pedreiros e etc) e finan-ceiro às ICE’s; (4). EXPANDIR: é o olhar para o crescimento e plan-tação de novas igrejas, atualmen-te são duas igrejas em plantação, A ICE Caiçara na Praia Grande e a ICE Vl Antonieta, zona leste de São Paulo; (5). REVITALIZAR: visa entender e encontrar caminhos para ajudar as igrejas mais fracas da região a mudarem de patamar.

Neste semestre, focamos nosso trabalho para fazer um diagnós-tico ministerial de nossas Igrejas. Usamos uma ferramenta criada pela ICE Mandaqui tendo como referencial teórico a obra de Mark Dever, 9 Marcas de Uma Igreja Saudável, Editora Fiel. A partir dos resultados obtidos, desenvolvere-

mos treina-m e n t o s , fóruns e grupos de discussão, tudo isso vi-sando auxi-liar nossas comunida-des a serem aperfeiçoa-das e mais relevantes em seus c o n t e x t o s específicos.

Pr. Luiz André Bar-bosa - pre-sidente da MEAR/SP

ICE Vila das Mercês - Pr. Emma-nuel Athay-de

Gostaríamos de compartilhar o nosso projeto de Reforço escolar oferecido em nossa comunidade, onde estamos assistindo à comuni-dade não cristã próxima da nossa Igreja. Cremos que o Evangelho deva ser anunciado como também a Igreja deva servir onde está inse-rida, como agente de transforma-ção, inclusive social. Quem sabe não seja despertado o interesse em outras igrejas nossas, valendo-se da iniciativa voluntária de muitos irmãos.

REGIÕESSÃO PAULO E VALE DO PARAIBA

1o. Congresso para Homens - o mês de maio foi marcado por um abençoado encontro especialmen-te programado para os homens da região Vale do Paraíba. O encon-tro aconteceu nas dependências da ICE Monte Castelo e teve como preletores os pastores Valdemberg Viana, Jonatas Cunha e Evaldo Bueno.

Congresso de Plantação e Revi-talização de Igrejas o testemunho acerca do valor desse congresso foi unânime - todos foram realmente muito edificados e motivados por esse tempo de reflexão, aprendiza-do e troca de experiências.

Congresso Missionário mesmo enfrentando um período de greve de caminhoneiros que acabou por limitar a participação de muitos irmãos devido a problemas com falta de combustível, a região Vale do Paraíba foi abençoada por um congresso que trouxe a obra mis-sionária para o centro das aten-ções. O congresso aconteceu nas dependências da ICE Central de São José dos Campos.

Encontro de Pastores das regiões São Paulo e Vale do Paraíba - um dia especial de comunhão e edifi-cação mútua.

Igreja autônoma - A ICE Uberlândia deixou de ser campo missionário. Ago-ra é uma igreja autônoma. Vale desta-car os investimentos preciosos feitos pela ICE Goiânia, e depois pela própria MEAN, alcançada por ministério pasto-ral de alguns colegas muito preciosos, e com o envolvimento e esforço do grupo de crentes, membros da igreja que es-tavam desde o início ou que chegaram mais recentemente. Nos últimos anos, dois fatores podem ser destacados - a aquisição do imóvel e construção do templo com as demais dependências, e o abençoado ministério pastoral do Pr. Rogério Carvalho. Louvado seja nosso Senhor por mais uma igreja autônoma na Igreja Cristã Evangélica do Brasil. Parabéns a todos os irmãos da ICE Uberlândia!

Aniversário de igrejas - diversas igre-jas da região centro-sul fizeram aniver-sário recentemente. Algumas delas en-viaram fotos e notícias que podem ser repassadas no Cristão Evangélico - ICE Araguari, em Minas Gerais, ICE Cris-tianópolis, ICE Pontal Norte, em Cata-lão, GO, ICE Cidade Jardim (celebran-do o cinquentenário), ICE Uberlândia.

REGIÃOCENTRO-SUL

Uma cavalgada - É isso mesmo! Em um país cada vez mais urbano, e em um contexto em que a denominação cresce especialmente nas gran-des cidades, temos uma preciosíssima igreja bastante interiorana, em Goiás. O mês de maio foi marcado pela realização de uma grandiosa ca-valgada em que a presença da igreja em toda a região foi evidentemente percebida, e quando a pregação do Evangelho aconteceu nas fazendas, no contato pessoal e nos momentos de celebração com a igreja. Uma festa realmente muito bonita!!

ICE Jussara - a igre-ja recebeu a visita da MEAR para celebrar o tempo de pastorado, o aniversário e o cresci-mento da igreja, inclu-sive com a construção de salão de festas e ampliação do templo. Há um clima de grande alegria dessa querida igreja.

MEAN Presente Sudoeste Goiano e Centro Oeste - foi no dia 9 de junho. O evento foi mesmo muito especial. Além dos pastores e líderes das duas regiões, marcaram presença a representação da MEAN, inclu-sive com Departamento Ministerial e liderança nacional de Mulheres em Ação. Na foto, um grupo de mais de 35 pastores participando de um encontro com o Pr. Gilberto Rodrigues, do Departamento Ministerial

METANOIA - um encontro de homens em que todos foram alertados para a necessidade de arrependimento e nova vida. Esse foi um evento programado pela ICE Novo Horizonte, com participação de outras igrejas da região (especialmente ICE Par-que João Brás e Parque Amazô-nia), e tendo o Pr. Glauco como preletor principal.

A ICE parque Tremendão con-tinua animada e sonhando com os feitos de Deus. Além de um grande e confortável templo, já em fase de acabamento, o pas-torado do Pr. Daniel Vieira foi marcado pelo abençoado cresci-mento do número de membros.

REGIÃOCENTRO-OESTE

REGIÃO SUDOESTE

Foto: Emancipação da Igreja Cristã Evangélica de Uberlândia.

Page 9: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

16 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 17

Você já se perguntou para que a COMOCEB existe? Talvez uma pergunta anterior a essa deva ser respondida: o que é a COMOCEB?

A Confederação da Mocida-de Cristã Evangélica do Brasil é a união de todas as mocidades das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil e as representa junto à ICEB, sendo sua diretoria eleita em congresso nacional realizado de dois em dois anos no retiro na-cional de jovens.

O artigo 4° do regimento inter-no da COMOCEB trata das finali-dades e o primeiro e principal pará-grafo é: “glorifi-car ao Deus triuno em espírito e em verdade conforme as escrituras”. Os outros parágra-fos deste mesmo artigo são con-sequências deste

primeiro. As ações sub-sequentes propostas têm como objetivo glorificar a Deus por meio do ser-viço aos jovens da ICEB.

Dessa forma, a CO-MOCEB não tem como finalidade ser um órgão

fiscalizador, muito menos inter-ventor. Pelo contrário, nosso papel é assistir, orientar, coordenar e pa-dronizar as ações das Federações e, consequentemente, das mocida-des locais. Isso é feito com treina-mentos, congressos, conferências e fóruns de líderes, nos quais pro-curamos estimular o intercâmbio entre as mocidades, sempre com espaço para reflexão e debate so-bre a realidade de nossa juventude quanto aos problemas sociais, eco-nômicos e ambientais aos olhos da cosmovisão cristã.

Temos viajado todo o Brasil, com o objetivo de estarmos próxi-mos das diferentes realidades, ten-tando ser um suporte aos líderes regionais, olhando para as particu-laridades e levantando as generali-dades para formular ações efetivas neste trabalho importante e que de-veria ser a força em nossas igrejas.

Os desafios são muitos e pre-cisamos das orações de todos. O nosso Senhor tem nos abençoado e sustentado o trabalho até aqui, cui-dando de nós em nossas viagens. Seguimos certos de que ainda há muito para fazer. Assim, nosso pla-nejamento, para o segundo semes-tre, é o fórum de líderes e a partici-pação tanto na convenção nacional como no concílio da ICEB, que são oportunidades para orientar de forma coletiva as lideranças de jo-vens e ouvi-las para direcionarmos o trabalho.

A COMOCEB está à disposição de cada igreja e de cada irmão na mis-são de glorificarmos a Deus com nosso serviço!

Pedro André C. de Alcântara Presidente da COMOCEB

Batismos - talvez não exista alegria maior para uma igreja do que um grupo de irmãos e irmãs chegando para o batismo. Regis-tramos aqui os batismo que acon-teceram na ICE Miracema do Tocantins, ministrados pelo Pr. Miguel Júnior

ICE Gurupi - A cidade de Guru-pi é uma das mais importante do Estado do Tocantins, e com enor-me potencial em todas as áreas. Além do comércio vibrante, algu-mas indústrias, agricultura e pe-cuária, Gurupi tem se tornado um centro educacional bastante im-portante. Além de um abençoado projeto de plantação de igreja em que o Pr. Gérson Cabral e sua es-posa, Educadora Cristã Geracina, estão à frente, temos ali uma das mais tradicionais igrejas de nos-sa denominação. Foi com alegria que testemunhamos a decisão da ICE Metropolitana, de Palmas, que resolveu investir na revita-lização da ICE Gurupi, bem no centro da cidade. Deus abençoe o Pr. Otoniel Bueno, da ICE Metro-politana, e o Pr. Israel e sua famí-lia, que se mudaram para Gurupi como obreiro de referência para o projeto de revitalização.

REGIÃOESTADO DO TOCANTINS

Congregação do Filostro. A congregação da igreja

Central de Anápolis localizada no bairro do Filostro, completou em Junho um ano de vida, e sem dúvi-da podemos dizer da mesma manei-ra que disse o profeta Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” I Sm 7:12.

Temos tido a oportunidade de ver a boa mão de Deus nos guiando neste trabalho. Os pastores Nehe-dilson e Darlan estão à frente deste ministério. Já temos um bom núme-ro de participantes. No aniversário o maior presente que recebemos foi poder presenciar o batismo de doze irmãos.

REGIÃOCENTRO-NORTE

Graças a Deus, chegamos ao final do primeiro semestre de 2018 e tam-bém das atividades da nossa região. Mesmo com lutas, normais de qual-quer liderança, encerramos bem nosso semestre. Tivemos a oportunidade de muitos encontros de obreiros, com ênfase no desejo de envolvimento de todos os pastores, educadoras cristãs que fazem parte da região, estan-do ou não em atividade ministerial. não somente envolvemos os obreiros, mas em algumas oportunidades, procuramos também conciliar com a pre-sença das igrejas, o que foi muito marcante.

ICE BOA VISTA – Este ano a ICE Boa Vista completou 50 anos de existência com uma grande festa de três dias. No primeiro dia, a ênfase foi a oração; no sábado, um período de ação social com atendimento jurídico, psicológico e de saúde, durante toda a parte da manhã; à noite, recebe-mos o Pastor Jessé Parreira com o Projeto Cantando com a Igreja (projeto que recomendamos); no domingo, EBD com um grande churrasco para toda a igreja e convidados; no culto a noite, encerramos com a presença do Pastor Carlos Alberto Magalhães e a presença do Quarteto Luzes do Alvo-recer. Foi um tempo de muita alegria e gratidão para toda a igreja.

Agora, no final do semestre, tere-mos um grande encontro de pasto-res e famílias, hotel fazenda próxi-mo a Anápolis, com o propósito de fortalecer a comunhão e um tempo de refrigério depois de um semestre de muito trabalho em todas as igre-jas.

Page 10: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

18 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 19

Convido a todos os queridos irmãos a exaltar ao nosso Deus, pois “até aqui o Senhor tem nos ajudado”. É com imensa alegria que in-formamos aos amados irmãos como estamos desenvolvendo as ativi-dades do Lar Cristão Evangélico. O ano 2017 foi um ano difícil e de muitas lutas, mas também de grandes vitórias. Pela graça de Deus, o ICEG alcançou uma posição de referência em acolhimento de crian-ças e adolescentes. E o Poder Judiciário tem sido um grande parceiro.

Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer e

disse: Até aqui nos ajudou o Senhor 1 Sm. 7:12

Hoje estamos acolhendo 38 crianças e adolescentes. Acolhe-mos 4 jovens no serviço de Repú-blica com a idade de 18 a 21 anos. Estamos com atendimento médico disponibilizado pela Secretaria de Saúde, e nesse primeiro trimestre do

ano, foram realizados exames, vacinação e aten-dimento odontológico. Igualmente estão inseri-dos os projetos esportivos e culturais oferecidos pela Secretaria de Esporte e Cultura. Todos estão matriculados na escola e são diariamente acom-panhados nas tarefas e reforço escolar.

Os adolescentes em idade para o mer-cado de trabalho estão colocados no Programa Cidadão do Futuro. Todas as nossas crianças e adolescentes estão

sendo acompanhados com dis-cipuladores em parceria com al-gumas igrejas, e temos ainda os estagiários do SETECEB. Nosso objetivo é que pelo menos 6 ado-lescentes desçam às águas do ba-tismo no mês de junho.

Não poderíamos deixar de contar as bênçãos recebidas por intermédio de nossas igrejas que contribuíram conosco financeiramente e trazendo doações de alimentos. Deus acrescen-te a cada uma na medida de sua gene-rosidade.

Temos alguns desafios como: Re-forma do prédio, término do muro, pintura das grades e portões como também o calçamento em frente ao ICEG. E para isso conclamamos cada irmão que esteja orando e nos apoian-do nesses desafios, pois a Palavra de Deus nos diz: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

Tg. 5:16b.

Desafiamos você a participar desse projeto, orando, contribuindo financeiramente ou nos visitando. Banco do Brasil: Ag. 3206-9/ C.C. 26953-0

Edivani Luiza e Pedro Cardoso

O Projeto Criança Feliz saiu do papel! Conseguimos aprovar o projeto junto à Justiça Criminal, louvado seja o Senhor! Hoje, já estamos atendendo nossas crian-ças com aulas de ballet, informáti-ca e reforço escolar. Temos como parceiro o curso de Psicologia da

UniEvangelica, realizando aten-dimento em grupo e individual à comunidade e para nossas crian-ças, adolescentes e suas famílias. Desejamos atender nesse projeto no mínimo 350 crianças, jovens e adultos até o final do semestre.

Projeto Criança Feliz

Page 11: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

20 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 21

V i s i t a a M o ç a m b i q u e

Miss Paulo e Fernanda atuam em treina-mento de liderança cristã. A missão em que atuam tem trabalho com crianças através de ensino com uma escola e esporte através do futebol. Paulo está engajado fortemente com trabalho de acompanhamento de lide-rança de igrejas locais com a finalidade de que a sã doutrina seja preservada.

Missionária SolangeDesenvolve trabalho com mulheres e adolescentes junto a uma igreja moçambicana. Está desenvol-vendo um projeto de uma associação para benefi-ciar o povo com a construção de uma panificadora em que os irmãos da igreja irão trabalhar. No esta-tuto da associação consta que todo rendimento do negócio será para ajudar as famílias moçambicanas. Solange está trabalhando com uma igreja há oito anos dos dez que está em Moçambique.

Cris e AlexCris é uma missionária enfermeira. Atua junto ao hospital na cidade da Beira como voluntária. Cuida da saúde física dos moçambicanos e com o evangelho deseja vê-los saudáveis espiritualmente. Tem tido alcance aos pacientes e funcionários do hospital. Alex está envolvido com um projeto de estudo técnico para jovens na área de constru-ção civil e agrícola.

AgradecimentoÀ equipe que visitou os missionários: Pr Gleiston de Jesus (Diretor Executivo da MCE) Pr Carlos Eduardo (Presidente da MCE), Pr Tiago Leite (Vice-Presidente da ICEB), Pr Gilvane (ICE Betesda/DF), Pr Eduardo Bitencourtt(ICE Brasília/DF). Os irmãos foram bênção visitando os missionários e os campos. À equipe e suas respectivas igrejas que investiram recurso financeiro para essa viagem.Obrigado aos nossos missionários que nos receberam tão bem!Nossos missionários têm o carinho do povo moçambicano e o respeito da liderança das igrejas. Vale muito investir para que eles continuem esse nobre trabalho. Participe da campanha missionária 2018 que beneficiará o avanço do evangelho em Moçambique.

Pr Carlos Eduardo

Miss Isabel e seu esposo Rafael no trabalho com crianças no norte da ÁfricaIsabel desenvolve um trabalho com as crianças na sua própria casa com horá-

rios intercalados durante a semana atendendo cerca de 40 crianças com auxílio nas tarefas escolares e alfabetização. Reúne todas juntas embaixo de uma mangueira onde ensina a Palavra de Deus. Rafael tem auxiliado na igreja local e liderado uma missão que tem produzido expansão do evangelho no norte de Moçambique região mais islamizada do país.

Miss Nidovaldo e Helaine trabalham com o Instituto Bíblico na cidade do Dondo treinando liderança cristã, trabalho de extrema importân-cia para o progresso do Evangelho. Atendem crianças com um projeto de alcance na comu-nidade . Foto de alunos e ex alunos do Instituto Bíblico no

Dondo junto com a equipe de visita da ICEB

Templo e banheiro da igreja

Equipe visitando a Missionária Solange

Page 12: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,

22 O Cristão Evangélico 2018 O Cristão Evangélico 2018 23

Page 13: O Cristão Evangélico 2018 - igrejacristaevangelica.com.br · oficinas de evangelismo pessoal e discipulado (abordando também temas como seitas e heresias e apologética), teatro,