o credenciamento assegura a excelência da assistência à...

8
M O HES é Amigo da Criança ais um prêmio para a comunidade interna e externa do HES: desta vez foi o título de Hospital Amigo da Criança, que preconiza principalmente a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos bebês desde o pré-natal, à assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida. O HES é o 26º hospital no Estado de São Paulo a receber o título do Ministério da Saúde e do Unicef. O título de Hospital Amigo da Criança número 300 foi entregue ao hospital pelo secretário-executivo do Minis- tério da Saúde, Gastão Wagner de Souza Campos, em cerimônia que contou com a participação do vice-reitor Tadeu Jorge, do pró-reitor de desenvolvimento univer- sitário, Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva, da diretora da FCM, Lillian Costalat e do Ano III Número 03 Outubro/Novembro-2004 UNICAMP O superintendente Lair Zambon e o secretário-executivo do Ministério da Sáude, Gastão Wagner de Souza Campos descerram a placa da IHAC. diretor da DIR XII, Sérgio Grego além de convidados e funcionários do hospital. Durante a cerimônia, o secretário- executivo destacou que o HES é um hospital modelo para o Ministério da Saúde e um exemplo a ser seguido por outros hospitais que integram o Sistema Único de Sáude. “O HES e todo o complexo da Unicamp são uma exceção no cenário nacional”, disse Gastão. Para o vice-reitor, mais importante que o prêmio é o que está por trás do título. “Uma unidade que contribui pa- ra o avanço do conhecimento, gestão equilibrada, formação de profissionais de alto nível e que oferece um atendimento com qualidade”, comentou Tadeu Jorge que acrescentou “A Unicamp se orgulha muito desse hospital”. Para o superintendente, Lair Zambon, ao contrário do que todos imaginam o título não é mérito de altas tecnologias voltadas ao recém-nascido. “Os elementos essenciais para esse prêmio residem dentro do próprio hospital com funcionários com qualificação que valorizam a relação com os usuários criando vínculos”, ressaltou Lair. Amanda, Alana, Cailani e Cauã. Estes são os nomes dos quadrigêmeos que nasceram no hospital no dia 03 de setembro. Trata-se de um caso raro na medicina e o primeiro do HES. As quatro crianças que nasceram de cesariana com um intervalo de dois minutos e idade gestacional de 31 semanas, passam bem em casa. Leia mais Quadrigêmeos Quadrigêmeos PÁG 03 Leia mais O credenciamento assegura a excelência da assistência à saúde dos recém-nascidos PÁG 04 Inauguração do anexo PÁG 03 Mais IHAC PÁG 04 Hospitais acreditados PÁG 06 Ambulatório de Dor PÁG 04 PÁG 06 Mutirão de próstata PÁG 06 Nossa Gente PÁG 07 Elas fizeram a diferença Filiação a ABRAHUE

Upload: lamkien

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

MO HES é Amigo da Criança

ais um prêmio para acomunidade interna e externa doHES: desta vez foi o título deHospital Amigo da Criança, quepreconiza principalmente apromoção, proteção e o apoioao aleitamento materno, alémde uma série de ações voltadasaos bebês desde o pré-natal, àassistência ao parto até oacompanhamento da criançaem seu primeiro ano de vida.O HES é o 26º hospital noEstado de São Paulo a recebero título do Ministério da Saúdee do Unicef.

O título de Hospital Amigoda Criança número 300 foientregue ao hospital pelosecretário-executivo do Minis-tério da Saúde, Gastão Wagnerde Souza Campos, em cerimônia que contoucom a participação do vice-reitor Tadeu Jorge,do pró-reitor de desenvolvimento univer-sitário, Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva,da diretora da FCM, Lillian Costalat e do

Ano III Número 03 Outubro/Novembro-2004

UNICAMP

O superintendente Lair Zambon e o secretário-executivo do Ministério daSáude, Gastão Wagner de Souza Campos descerram a placa da IHAC.

diretor da DIR XII, Sérgio Grego além deconvidados e funcionários do hospital.

Durante a cerimônia, o secretário-executivo destacou que o HES é um hospitalmodelo para o Ministério da Saúde e um

exemplo a ser seguido por outroshospitais que integram o SistemaÚnico de Sáude. “O HES e todoo complexo da Unicamp são umaexceção no cenário nacional”,disse Gastão. Para o vice-reitor,mais importante que o prêmio éo que está por trás do título.“Uma unidade que contribui pa-ra o avanço do conhecimento,gestão equilibrada, formação deprofissionais de alto nível e queoferece um atendimento comqualidade”, comentou TadeuJorge que acrescentou “AUnicamp se orgulha muitodesse hospital”.

Para o superintendente, LairZambon, ao contrário do quetodos imaginam o título não émérito de altas tecnologias

voltadas ao recém-nascido. “Os elementosessenciais para esse prêmio residem dentro dopróprio hospital com funcionários comqualificação que valorizam a relação com osusuários criando vínculos”, ressaltou Lair.

Amanda, Alana, Cailani e Cauã. Estes sãoos nomes dos quadrigêmeos que nasceramno hospital no dia 03 de setembro. Trata-sede um caso raro na medicina e o primeiro doHES. As quatro crianças que nasceram decesariana com um intervalo de dois minutose idade gestacional de 31 semanas, passambem em casa.

Leia maisQuadrigêmeosQuadrigêmeos

PÁG 03

Leia mais

O credenciamento assegura a excelência da assistência à saúde dos recém-nascidos

PÁG 04Inauguração do anexo

PÁG 03Mais IHAC

PÁG 04Hospitais acreditados

PÁG 06Ambulatório de Dor

PÁG 04

PÁG 06Mutirão de próstata

PÁG 06Nossa Gente

PÁG 07Elas fizeram a diferença

Filiação a ABRAHUE

Page 2: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

Prof. Dr. Lair ZambonDiretor Superintendente

Mensagem

Lu AlckminPresidente do Fundo Social deSolidariedade do Estado de São Paulo

Novos desafios

Em quatro anos de existência, o Hospital Estadual Sumaré tem se consolidadocomo um marco de excelência da assistência hospitalar prestada pelo SUS através doGoverno do Estado. Agora é o título de Hospital Amigo da Criança, que começa antesmesmo da criança nascer, com orientações sobre o aleitamento materno prestadas àsmães pela equipe de enfermagem do ambulatório de pré-natal ou mesmo na recuperaçãopós-parto. Era um dos nossos objetivos.

Não se trata apenas de mais um prêmio, mas sim um desafio de transformar cadavez mais a assistência médica gratuita em sinônimo de qualidade, segurança eeconomia, assegurando a todas as camadas da população, o acesso através do SUS,sempre que necessário, a uma assistência médica de alto nível.

Mas, para nós, o mais significativo foi a maneira como alcançamos essecredenciamento através de um grande esforço em marcha desde 2002, envolvendomudanças na rotina de trabalho dos nossos profissionais. A partir daí, as ações donosso trabalho, alicerçadas pela equipe de enfermagem, nutrição, serviço social emédicos giraram em torno da promoção do aleitamento materno, visando a reduçãoda morbimortalidade infantil.

Entretanto, engana-se quem imagina que o título de Hospital Amigo da Criança émérito de altas tecnologias voltadas ao recém-nascido. Então qual a atitude para omérito? Os elementos essenciais para esse prêmio residem dentro do próprio hospital:funcionários com qualificação que valorizam a relação com os usuários, criando vínculos.

Editorial

E nessa questão devo destacar a coragem e o empenho, de certa forma imensurável,de toda a equipe de enfermagem desse hospital. O título concedido pelo Ministério daSaúde e Unicef não revela, mas nós sabemos o quão difícil foi mudar e quebrarconceitos arraigados entre os profissionais da saúde, sejam eles enfermeiros, médicosou mesmo as mães com suas crendices e apegos modernistas. Ainda na contramão domundo moderno, esses funcionários mudaram a concepção de tratamento à mãe e aobebê, resgatando hábitos simples ao invés do cômodo, como por exemplo, o copinho aoinvés da mamadeira.

O HES se orgulha de estar contribuindo para o Programa de Saúde da Criança, quenasceu muito antes da existência do hospital, no início dos anos 90, com a Declaraçãode Innocenti, num encontro em Spedale degli Innocenti, Itália,onde o Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partidaà Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC. Desta forma, oHES está consciente de que, para que essas realizações tenhamseqüência e sejam reproduzidas, cabe-lhe continuar dedicando-se com afinco, a seriedade na gestão dos recursos públicos dasaúde, na formação de recursos humanos qualificados edesempenhando papel de destaque na comunidade regional.

SPComo presidente do Fundo Social de Solidariedade,é com satisfação que cumprimento o Hospital EstadualSumaré – HES pela conquista de mais um título, destavez o de “Hospital Amigo da Criança”. Um prêmioque revela a responsabilidade profissional e aqualidade de atendimento na assistência à Vida namacro-região de Sumaré.Tudo isso oferecendo tranquilidade e conforto às mãesatendidas, desde o pré-natal até o primeiro ano devida da criança. Na realidade, esses cuidados revelamque o carinho com a mãe e o recém-nascido são

encarados no hospital como filosofia. O HES é motivo de orgulho para oGoverno do Estado de São Paulo, que encara a Vida como prioridade, e aSaúde como modelo de assistência para todo o país. Parabéns a todos queajudaram a conquistar esse título.

Mensagem

Prof. Dr.Tadeu Jorge - Vice-Reitor da Unicamp

Desde sua inauguração o HES vemcontribuindo de maneira importantepara a mudança de paradigmas noserviço hospitalar de nível secundárioe terciário, na região de Campinas.Isto foi alcançado graças sobretudoa uma gestão equilibrada e àformação de recursos humanos de altaqualidade. A ressonância dessedesempenho tem sido não apenasregional, mas também nacional, comocomprova a classificação do HESentre os dez melhores do País peloMinistério da Saúde e, agora, seucredenciamento como Hospital Amigoda Criança, título que só é conferidoa hospitais com estrutura de serviçosde primeira linha nessa área deatendimento. A conjugação dessesfatores faz doHES um dos maispromissores hos-pitais universi-tários públicosdo país. A Uni-camp muito seorgulha disso.

Reitor - Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito CruzVice-reitor - Prof. Dr. José Tadeu Jorge

Diretor Superintendente - Prof. Dr. Lair Zambon Diretora Administrativa - Profa. Dra.Eunice S. Hirata Diretor de Assistência - Dr. Dário V. Labbate Diretor Clínico - Dr. MaurícioWesley Perroud Jr. Gerente Geral - Wagner Lourenço Gerente de Serviços Médicos - Prof.Dr. Flávio C. de Sá Coordenador de Ensino e Pesquisa - Prof. Dr. José R. Erbolato GabiattiGerente de Serviços de Apoio Médico - Gisela de Conti F. Onuchic Jornalista responsávelCaius Lucilius Colaboração - Mariana Aranha Editoração e Arte - Luis Paulo Silva

HOSPITAL ESTADUAL SUMARÉ - Dr. LEANDRO FRANCESCHINI

UNICAMP

HHHHHES - ES - ES - ES - ES - Avenida da Amizade, 2400 - Parque Jatobá - Sumaré-SP Fone: (19) 3883-8900wwwwwwwwwwwwwww.hes.unicamp.br.hes.unicamp.br.hes.unicamp.br.hes.unicamp.br.hes.unicamp.br

Page 3: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

OMais um título para o hospital

O SUS paga um acréscimo de 10% nos valores dos procedimentos obstétricos realizados

A equipe de neonatologistas possa para um momento histórico no HES.

HES vinha trabalhando pelocredenciamento desde 2001 como explicauma das coordenadoras do programa,Dra. Dulce Mª Toledo Zanardi. “Não éfácil lutar contra a cultura de consumismodo mundo moderno, onde se busca com-prar coisas para resolver problemas”,destaca a neonatologista. Segundo aDra. Dulce, boa parte das mães relutamem quebrar antigos conceitos e ao menor

sinal de incomodo compram pomadas,sprays analgésicos ou bicos para diminuira frequência daamamentação. “Emalguns casos, bastamudar a pêga e deixaro bebê sugar quantasvezes quizer durante odia”, explica Dulce.

O título prevê aindao estímulo àcoleta de leitehumano paradoações, pois éeconomico, nãocusta nada eesta sempredisponível.

O credenciamento comoHospital Amigo da Criança sedá quando a unidade de saúde

mobiliza seus profissionais e muda aconcepção de tratamento à mãee ao bebê. “A enfermagem foia base de sustentação para aintrodução do programa”,comenta Lair Zambon.

Mereceu destaque tam-bém o empenho da Assis-tência Social, do Serviço deNutrição e dos médicosque ajudaram a viabilizara IHAC.

O vice-reitor TadeuJorge reinterou a impor-tância das atividades finsno HES que tem ummodelo de financiamen-

to adequado. “Aqui vemos um desfilede prêmios e honrarias com uma elevadaconsciência do papel social”, destacou ovice-reitor da Unicamp.

HES registra nascimentoraro de quadrigêmeos

Já estão em casa os quadrigêmeos que mexeram com o hospital. Desde o pré-natal de alto risco coma dona de casa, Nilza Santana Lima, 35 anos, moradora de Nova Odessa, a expectativa era grande,recorda o obstetra Dr. Edilsom Benedito de Castro, que acompanhou o caso a partir do terceiro mês degestação. “O primeiro exame de ultrason indicava trigêmeos, o que causou surpresa na equipe e nospais”, recorda Dr. Heiji Kashimoto que também cuidou da paciente. Em seguida, novos exames realizadosno HES confirmaram os quadrigêmeos.

O nascimento de quadrigêmeos com placentas diferentes é consideradoraro, principalmente se for um caso em que não houve inseminação artificial.A proporção é de um caso para cada 595 mil. Dona Nilza não via a horade estar com os quatro em casa juntamente com os outros dois filhos,Bárbara de 15 anos e Joabe de 11 anos que ficaram animados com achegada dos irmãzinhos.

Os quadrigêmeos, que nasceram com pesos variando entre 955 gramase 1.510 gramas, tiveram uma recuperação muito boa, muito graças ao leitematerno da mãe e ao alto nível da técnico e profissional da UTI Neonatal. Opré-natal e a cesária foram realizados pelos médicos Edilsom Benedito deCastro e Dr. Heiji Kashimoto, com apoio da anestesista Monique Rousselet edas neonatologistas Luciana Siqueira, Maria das Graças Cunha Leite, MaylaBordini e Sonia Duarte e toda equipe de enfermagem do Centro Obstétrico.

A Iniciativa HospitalAmigo da Criança - IHAC foi idealizadapara promover, proteger e apoiar oaleitamento materno em todo mundo,viabilizada pelo Unicef e OrganizaçãoMundial de Saúde. Entre as primeirasações dentro da IHAC está a ama-mentação do bebê após cortar o cordãoumbilical, estimulando a troca de calorentre mãe e filho.

UnicefUnicefUnicefUnicefUnicef

Da esquerda para a direita o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Prof. Dr. GastãoWagner, o Prof. Dr. Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva, pró-reitor de desenvolvimentouniversitário, o Prof. Dr. Tadeu Jorge, vice-reitor da Unicamp, o Dr. Sérgio Greco, diretorda DIR XII e o Prof. Dr. Lair Zambon Diretor-Superintendente do HES.

Page 4: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

Jan. 2004Projeto Camareira com Kits individualizadosde roupas ganha espaço e chega a UTI.

Fev. 2004Facoemulsificador,um novo equipamentopara cirurgias decatarata, triplicao número deprocedimentose permite umarecuperação pós-cirúrgica mais rápida.

Dez. 20031ª festa deconfraternizaçãopara todos osfuncionárioscom sorteio debrindes de natal.

Mutirão decirurgia da mãoIntegrando uma campanha do Dia

Estadual de Mutirão na Saúde, doGoverno do Estado, o HES promoveuno dia 23 de outubro, o 1º mutirão decirurgia da mão. As cirurgias foramrealizadas em pacientes vítimas deacidente de trabalho e tunel do carpo(inflamação de tendões e nervos damão), triados no hospital e queaguardavam o procedimento. O proce-dimento foi escolhido pelo hospital porser uma cirurgia que representa um“gargalo” na região. Três equipes decirurgiões especializados operaramsimultâneamente 13 pacientes de umtotal de 20 convocados. Os hospitaisestaduais já têm realizado mutirões du-rante todo o ano. Mas pela primeiravez há uma ação conjunta entre oshospitais da grande São Paulo e interior.

Fev. 2004Criado o espaço deexpressão em grupopara os pais das criançasda enfermaria pediátrica.

Mar. 2004Equipe de avaliadorasdo MS passam dois diasno HES e comprovam asadequações para a IHAC.

ANEXOTudo pronto na primeira etapa do

anexo do HES, que será entregue naprimeira quinzena de novembro.Aguardem as novidades.

ABRAHUEO HES está a um passo da filiação

na Associação Brasileira de HospitaisUniversitários e de Ensino - ABRAHUEque congrega 103 hospitais univer-sitários federais, estaduais, municipaise filantrópicos.

O HES esteve presente no IEncontro de Hospitais Acreditados -IQG, realizado em São Paulo epromovido pelo Instituto Qualisa deGestão. Durante dois dias, cerca de300 participantes poderam conhecerdiversos exemplos bem sucedidos naprática da excelência na assistência.O HES integrou o programa oficial coma palestra “Estruturação da Assistênciada Enfermagem na Perspectiva daGestão da Qualidade”, ministradapela gerente de enfermagem,Claudete A.Nogueira. Participaramainda do evento o gerente geralWagner Lourenço.

I Encontrode HospitaisAcreditados

Page 5: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

A imagem do título de Hospital Amigo daCriança é uma obra do pintor espanholPablo Picasso (1881-1973), consideradoo mais célebre e prestigioso expoente daarte contemporânea. A pintura denominada“A Maternidade” foi doada pela família doartista, no início dos anos 90, ao Fundodas Nações Unidas para Criança e Ado-lescente - UNICEF. A obra, que pertenciaao acervo da família, expressa uma mãeamamentando e foi produzida em 1963.Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga,Espanha, e era filho primogênito de MariaPicasso Lopez e José Ruiz Blasco, pintor,

A Maternidade de Picassoprofessor da l’Escuela de Bellas Artesde San Telmo e diretor do MuseuMunicipal. Em 1894, impressionadocom o precoce talento do filho, o paientrega-lhe pincéis e paleta e renunciaele próprio à pintura. Dois anos depois,executa sua primeira obra a óleo; “APrimeira Comunhão”. Hoje os principaismuseus do mundo preservam as maisimportantes obras do pintor, consideradoo “gênio do século” das artes plásticas efundador da arte moderna, por terconstruído a maior e mais rica obra detoda a história da arte.

Cerca de 19 miltítulos como esse já foram entregues em

todo o mundo pelo Unicef.

Mai. 2004Assembléia Legislativa doEstado homenageia o HESpelos serviços prestados.

Jun. 20041ª Campanha para Detecçãodo Câncer de Boca com oapoio voluntário de doisdentistas da rede básicado município de SantaBárbara D’Oeste.

Jul. 2004Começamas atividadesde ginásticalaboral.

Ago. 200410 mil bebêsnascidos noHES, 70% de

parto natural.

Mai. 2004Pela primeira vez uma equipe de televisão(TVB/SBT) registra um parto e a coleta dosangue de cordão umbilical.

Jul. 2004Inauguração da

área destinada amanipulação decarnes no SND.

Jun. 2004Perfurado um novo artesiano de 430metros e vazão de 7,3 metros cúbicos/hora.

Set 2004O HES recebeo certificadode HospitalAmigo daCriança.

Out. 2004HES é um doshospitais esco-lhidos parauma visita ofi-cial do BancoMundial.

Out. 2004Membros do Fideps (Fundo deInvestimento e Desenvolvimentode Ensino e Pesquisa na Saúde),do Governo Federal, visitam oHES para avaliara áreade ensino e pesquisa.

Page 6: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

Dra. DulceDra. DulceDra. DulceDra. DulceDra. Dulce - Paulista,católica, mãe de duas filhas,Vitória e Laura, e umapessoa que busca nocristianismo os fun-damentos para balizar suasdecisões. Estamos falandoda Dra. Dulce MariaToledo Zannardi, agrande motivadorada implantação doHospital Amigo daCriança no HES.

Dra Dulce chegou aoHES através de um convitefeito pelo prof. Sérgio Marbado CAISM. Já no primeiro diaque veio para conhecer o HES etrazer seus documentos, acabouficando seis horas na UTI Neo. “Fiqueideslumbrada com tudo por aqui”,recorda a neonatologista que implantouhá dez anos a UTI Neo da PUC, ondetrabalhou desde 1977 até 2001. Sempreatuou em hospitais da rede pública eno HES, não encontrou dificuldades emtreinar a equipe. Estruturou a UTI Neoem 30 dias e a enfermeira Lídia e a Dra.Sabrina foram importantes apoiadorasnessa implantação.

Preocupada com o isolamento daspessoas no mundo moderno, Dra. Dulce

aposta em gestos simples que muitosse esquecem. “O bebê pra crescerbem precisa ser amado e pelo menosaqui, nós damos mais afeto do quetécnica”, enfatiza Dulce. Ela sabeque o trabalho é duro, porémincentiva sua equipe a prestaratenção em pequenos deta-

lhes, como chamar as mãespelo nome.

“Todo mundo queramor e ao eliminar a friezaimposta pela pressão dosdias modernos, numa

simples conversa, resga-tamos a auto-estima de qual-

quer mãe, que certamente aoreceber mais afeto, fará o mesmo pelo

seu filho. Precisamos ouvir mais o pacientee suas dificuldades”, ressalta.

Admiradora de bons filmes, não gostade TV e há mais de 10 anos não assisteuma novela. “Me atualizo pela internet”,diz. Para completar o lado cultural, sempremantém um bom livro na cabeceira dacama, no momento ocupado por o “ OMundo de Sof ia”. Após toda essacorreria, já está planejando juntar afamília, pegar o carro e escolher um bomdestino para descansar.

Dra. Sabrina - Dra. Sabrina - Dra. Sabrina - Dra. Sabrina - Dra. Sabrina - Dedicada, sorridentee alegre, a Dra. Sabrina Nunes e Souza,

busca estar sempre atenta e disponível.Foi uma peça fundamental dentro doprocesso de credenciamento do hospital.Natural de São José dos Campos,trabalha na UTI Neonatal desde o início,mas prepara seu retorno à terra natalneste final de ano, por motivos familiares.

Mais velha entre três irmãos, formadapela FCM da Unicamp e com residênciaem Neonatologia e Pediatria no Caism,Sabrina ressaltou que a maior barreirapara adequação do HES foi a mudançade crenças populares com relação àamamentação. “A introdução do diálogoentre equipe e paciente foi muitoimportante, pois observamos que elasquerem se sentir parte do mundo”,coloca Sabrina.

Ela destaca ainda que as equipes deobstetras foram fantásticas e deram umaboa abertura para implantação do IHAC.“Sabemos que isso não acontece commuita facilidade em outros hospitais”,comenta Sabrina que jáestá sentindo sau-dades da sua rotina,que hoje serestringe a duasvezes por semana.

tasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCu

tasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCutasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCurtasCu

Ambulatório de Dor

O primeiro mutirão para diagnóstico de câncerde próstata promovido pelo Hospital EstadualSumaré superou as expectativas da equiperesponsável pela campanha. Foram 246 casosatendidos das 8h às 17h e 46 toques suspeitosindicados para biópsia de próstata que estão sendorealizados no hospital. Além disso, todos ospacientes foram encaminhados para realizaçãodo exame de sangue (PSA) e retorno ao hospital.O mutirão de prevenção contra o câncer depróstata atendeu homens com idade acima de 45anos que também assistiram uma palestra sobre ocâncer de próstata e receberam folhetosexplicativos. A previsão da equipe do HES é realizarum novo mutirão nos primeiros meses de 2005.

Mutirão para diagnóstico decâncer de próstata foi um sucesso

O Dr. Marcelo Thiel coordenou a campanha querecebeu pacientes de diversas cidades da região.

NossaGenteNossaGente

O HES iniciou neste mês, as atividadesdo Ambulatório de Dor, que funcio-nará de segunda à sexta das 08:00 às11:00 na Sala 09 do Setor de Ambula-tórios. O ambulatório vai atender paci-entes sob agendamento, com diagnós-tico definido, direcionados pelo cor-po clínico do HES. Os pacientes terãoum encaminhamento com resumo clí-nico do caso, em que será avaliado eplanejado a melhor proposta terapêu-tica, que poderá incluir ou nãoacupuntura conforme avaliação dopaciente pelo anestesiologista. A inten-ção é atender cerca de 30 pacientespor semana com dores crônicas.

Page 7: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

Mudança de conceitosA enfermagem foi elo mais visível dessa cadeia de relações na busca pelo título

Mobilizar os funcionários do hospitalpara mudar as condutas e rotinasresponsáveis pelos elevados índices dedesmame precoce foi o maior desafio.Nesse cenário, a equipe de enfermagemdo HES composta por auxiliares, técnicose enfermeiras, exerceu um papel crucialpara a conquista do título. Apesar deserem as precurssoras do programa nohospital, o sucesso do aleitamentomaterno no HES enfrentou muitasdificuldades na fase do treinamento dasequipes.

Para Maria Lúcia de Souza Castilho,enfermeira supervisora do ambulatóriode aleitamento materno e de gestantesde alto risco (diabetes, hipertensas,idosas, gemelares) desde junho de 2001,o êxito do programa pode ser dimen-sionado pelo retorno após 10 dias dealta, algo em torno de 98 por cento dasmães amamentando.

De acordo com Maria Castilho,todas fazem além do pré-natal médico,uma consulta com a enfermagem sobreos riscos da gestação, os dez passos dasamamentação e assistem um vídeoeducativo. “Trabalhamos muito com oemocional das gestantes e com o tempoas possibilidades de sucesso naamamentação e no auto-conhecimentosão muito elevadas”,conta Maria Lúcia.

“Convencer umprofissional de enfer-magem, seja ele comcinco ou vinte anos detrabalho, a mudar oshábitos cotidianos econceitos arraigadosfoi muito difícil”, re-corda a enfermeirasupervisora LídiaBeraldo, da UTINeonatal. Lídia Beraldo está desde oinício no processo de implantação daIHAC no HES. Ela foi a responsável pelarealização do curso de 18 horas paracerca de 60 pessoas da UTI Neo. Otreinamento é uma das exigências doMinistério da Saúde para o

credenciamento.“Entre as primeirasmedidas tivemos a substituição damamadeira pelo copinho, extraçãomanual e presença da mãe a maiorquantidade de horas possível”,lembra Lídia.

Estudos mundiais comprovam queestabeler de um vínculo forte após oparto reflete muito na saúde do bebê.Foi o que de fato comprovou a enfer-meira supervisora da TocoginecologiaVivean Zerbetto Farah. Segundo ela, asrecompensas pelo trabalho são muitas

e vão desde aemoção de fun-cionários quechoraram duranteo curso, até asmães que tiverammais de doisfilhos (multíparas)e nunca haviamamamentandopor mais decinco dias.

“As mudan-ças foram lentas e a gente tem que estarsempre incentivando, pois a recompensaé diária, principalmente com asmultíparas mais receosas do que asiniciantes”, explica Viviam que acrescenta“Hoje nossa equipe vê como desafioreceber mães que não amamentam seus

As enfermeiras Marisa, Maria Lúcia, Lídia e Vivean representam todas as áreas do hospitalenvolvidas com a IHAC.

recém-nascidos e fazer durante os doisou três dias de internação, que elarepense e incorpore a amamentação”.

No entender da enfermeira MarisaFerreira Gomes Machado, do CentroObstétrico, nunca ninguém paroupara ensinar a essas mães que alactação materna não só proporcionaao bebê o melhor alimento, comotambém contribui de maneira decisivapara o desenvolvimento físico eemocional do bebê. “É o que fazemosno primeiro momento de vida dobebê após o parto: proporcionar aprimeira amamentação ainda na salade parto”, diz Marisa. Durante arecuperação pós-anestésica, a equipedo CO demonstra às mães que nãofizeram o pré-natal no HES, asprimeiras or ientações sobre aimportância do leite materno eda amamentação.

Segundo o UNICEF, o aleitamentomaterno pode evitar cerca de 1,5milhão de mortes no mundo e trabalhosrecentes demonstram um melhordesenvolvimento intelectual nas crian-ças amamentadas. O leite materno éuma alimento que possui de formaequilibrada todas as substâncias que obebê necessita para seu crescimento edesenvolvimento, durante os seisprimeiros meses de vida.

uuu

uuu

O HES realiza em média 300 partos por mês.

Page 8: O credenciamento assegura a excelência da assistência à ...web1.hes.unicamp.br/wp-content/uploads/2016/03/informativo03-hes.pdf · O HES é o 26º hospital no ... diretor da DIR

VOLUNTÁRIOSO HES esteve presente no I Encontro de Voluntários dosHospitais Públicos do Estado de São Paulo. Participaram Suely O.Cruz (Diretoria), Dr. Horácio Rezende Nascimento e Maria Denadai(Casa de Apoio Viva Feliz) e Lúcia H. Pandolfo (Assistência Social).

DESCONTRAÇÃODepois dos esforços para a

conquista do título deHospital Amigo da Criança,

o momento foi de come-moração. Tanto a equipe

organizadora (à dir.), comoos que contribuíram para apremiação, fizeram questão

de participar do registropara a história do HES.

OUVIDORESMarisa Jacobuci foi palestrante

convidada pela direção do HU deSão Luís do Maranhão, durante a I

Jornada de Ouvidores da Saúde.O evento foi realizado em julho, no

Hospital Universitário daUniversidade Federal do Ma-ranhão - UFMA. Marisa falou

sobre a experiência bem sucedidada Ouvidoria do HES, que

coordena desde o início.

EFICIÊNCIAO Departamento deEngenharia atingeo índice de 99,5%das manutençõespreventivas comfuncionários do HES.

SIPATAdesão total e prêmios na 2a Semana dePrevenção aos Acidentes de Trabalho doHES. O prêmio principal, uma TV de 17”, foidoado pela auxiliar de enfermagem daPediatria, Nereide Reginaldo.

PESQUISAA professora de Enfermagemda Universidade Federal doParaná, Odaléa Bruggemann,está desenvolvendo no HES,uma pesquisa inédita. A tesede doutorado estuda a influ-ência do acompanhante esco-lhido pela parturiente e éorientada pela Profa. MaryParpinelli, do Caism. Aconclusão será em 2005.