o batista baiano - edição 84

12
CBBa apresenta novos missionários página 4 Caravana da Esperança: evangelismo em Itabuna página 3 Ministérios capacitam e evangelizam jovens página 9 Pr. José Sales, 90 anos de vida página 10 Amubab e a diversidade na adoração página 3 Ano LXXVIII - Número 84 Informativo Oficial da Convenção Batista Baiana Julho/Agosto de 2009 Celebração e unidade marcam 86ª Assembleia onferência para pasto- res, capacitação de lide- rança pelo Instituto C Haggai, Congressos para crian- ças e adolescentes, comemora- ção do Jubileu de Girassol da IB Dois de Julho. Esses foram ape- nas alguns destaques da brilhan- te 86ª Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana, rea- lizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho no Centro de Conven- ções, em Salvador. Nesta edição de O Batista Baiano, confira a cobertura com- pleta desse grande conclave da denominação batista na Bahia (páginas 6 e 7). Veja fotos, núme- ros gerais e também as novas igrejas que ingressaram no rol da CBBa. A Cruzada Evange- lística, com o Pr. Truman Herring (EUA), resultou em dezenas de conversões a Cristo. A Convenção Batista Brasileira e as Juntas de Missões Nacionais e Mundiais participaram do even- to e saudaram os convencionais baianos. Missões em destaque, com os Congressos Infantil e de Adolescentes, além da belíssima Noite Missionária, com a apre- sentação de novos missionários (página 4). Veja também a diversidade de expressões artísticas unidas para adoração ao Senhor duran- te o 14º Congresso da Amubab (página 3), com participação do Pr. Sandy Huntsman (EUA) e a Profª. Westh Ney (Rio de Janei- ro). Regidos pelo Pr. Sandy, con- gressistas se apresentaram em um grande coro na abertura da Assembléia. Boa leitura! Editorial hega às suas mãos mais uma edição de O Batista Baiano, C publicação impressa da Convenção Batista Baiana. Desta vez, temos como des- taque a 86ª edição da Assembleia Anual da CBBa, realizada na capital baiana, que contou com uma série de programações especiais. Confira também notícias sobre os próximos eventos, como o Congresso da Associação de Diáconos, acampamentos das organiza- ções JCA e GAM, MCA, Embaixadores e Mensagei- ras do Rei. Veja ainda home- nagens, ingresso de novas igrejas ao rol da CBBa e even- tos dos batistas na capital e interior. Participe! Envie suges- tões, elogie, faça críticas. Mande também notícias sobre sua igreja e associação, contendo textos e fotos. Entre em contato conosco pelo email jornalcbba@ba- tista.org.br . Contamos com sua participação!

Upload: o-batista-baiano-cbba

Post on 13-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Informativo oficial da Convenção Batista Baiana. Julho-Agosto de 2009. Destaques: 86ª Assembléia CBBa / Missões / Ministérios com Jovens.

TRANSCRIPT

Page 1: O Batista Baiano - Edição 84

CBBa apresenta novos missionários

página 4

Caravana da Esperança: evangelismo em Itabuna

página 3

Ministérios capacitame evangelizam jovens

página 9

Pr. José Sales,90 anos de vida

página 10

Amubab e a diversidadena adoração

página 3

Ano LXXVIII - Número 84 Informativo Oficial da Convenção Batista Baiana Julho/Agosto de 2009

Celebração e unidade marcam 86ª Assembleiaonferência para pasto-res, capacitação de lide-rança pelo Instituto C

Haggai, Congressos para crian-ças e adolescentes, comemora-ção do Jubileu de Girassol da IB Dois de Julho. Esses foram ape-nas alguns destaques da brilhan-te 86ª Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana, rea-lizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho no Centro de Conven-ções, em Salvador.

Nesta edição de O Batista Baiano, confira a cobertura com-

pleta desse grande conclave da denominação batista na Bahia (páginas 6 e 7). Veja fotos, núme-ros gerais e também as novas igrejas que ingressaram no rol da CBBa. A Cruzada Evange-lística, com o Pr. Truman Herring (EUA), resultou em dezenas de conversões a Cristo. A Convenção Batista Brasileira e as Juntas de Missões Nacionais e Mundiais participaram do even-to e saudaram os convencionais baianos. Missões em destaque, com os Congressos Infantil e de

Adolescentes, além da belíssima Noite Missionária, com a apre-sentação de novos missionários (página 4).

Veja também a diversidade de expressões artísticas unidas para adoração ao Senhor duran-te o 14º Congresso da Amubab (página 3), com participação do Pr. Sandy Huntsman (EUA) e a Profª. Westh Ney (Rio de Janei-ro). Regidos pelo Pr. Sandy, con-gressistas se apresentaram em um grande coro na abertura da Assembléia. Boa leitura!

Editorial

hega às suas mãos mais uma edição de O Batista Baiano, C

publicação impressa da Convenção Batista Baiana. Desta vez, temos como des-taque a 86ª edição da Assembleia Anual da CBBa, realizada na capital baiana, que contou com uma série de programações especiais.

Confira também notícias sobre os próximos eventos, como o Congresso da Associação de Diáconos, acampamentos das organiza-ções JCA e GAM, MCA, Embaixadores e Mensagei-ras do Rei. Veja ainda home-nagens, ingresso de novas igrejas ao rol da CBBa e even-tos dos batistas na capital e interior.

Participe! Envie suges-tões, elogie, faça críticas. Mande também notícias sobre sua igreja e associação, contendo textos e fotos. Entre em contato conosco pelo email [email protected] . Contamos com sua participação!

Page 2: O Batista Baiano - Edição 84

rezados e amados irmãos Convencio-naisP

A Graça do Senhor Jesus seja com todos nós.

“Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sem-pre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evan-gelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mes-mo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiço-ará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1.2-6)

A Convenção Ba t i s t a Baiana, fundada em 1909 sob o nome de União das Igrejas Batistas da Bahia, e reorganiza-da em 1923 sob o nome atual de Convenção Batista Baiana, coor-dena, hoje, o trabalho de 541 igrejas batistas espalhadas por todo o Estado da Bahia. Com 751 pastores, 64 missionários efetivos, 377 congregações, agregando cerca de aproxima-damente 120.000 batistas, pre-sentes em 86% dos municípios baianos.

A Convenção Batista Baiana tem como objetivo principal coordenar o trabalho geral das igrejas batistas que com ela coo-peram, visando, sobretudo, desenvolver a obra de evangeli-zação, missões, ação social e educação.

Vejam nossa atual funcio-nalidade:Entidades da CBBa. ..............04 Órgãos...................................05Número de Associações ........19Missionários Efetivos............64Missionários Conveniados....33Missionários Voluntários.......04Sustentadores Pam-Ba......1.611Intercessores ....................5.086Campos Efetivos................... 42Campos Conveniados...... .....46Projetos Parceria JMN.......... 04

02 | Palavra do Presidente/Por Dentro da CBBA | Julho/Agosto de 2009 | O Batista Baiano

Presidente da CBBaSecretário Geral da CBBa

Fundador: M.G. White

Conselho Editorial: Por 3 anos: Profª Elinês B.

Mota e Profª Maria José F. de Mello Santos; Por

2 anos: Pr. Idézio Prazeres da Silva e Pr. Edimil-

son C. dos Anjos; Por 1 ano: Profª Josilane de

O. Amorim e Pr. Edvar Gimenes de Oliveira

Jornalista responsável: Lidiane Ferreira (DRT-

BA 3287) / Editoração eletrônica: Sillas

Pinheiro [email protected] /Conta-

tos publicitários: Solival Silva (71) 8776-3476

Tiragem: 20 mil exemplares / Impressão:

Correio da Bahia

Quando olho nossa história, imito o apóstolo Paulo quando disse aos crentes filipenses, “... graças a Deus por vós, pela vos-sa cooperação no Evangelho des-de o primeiro dia até agora.” Realmente nossa obra é o resul-tado da união dos nossos ante-passados, e a continuação dos cooperadores do presente.

Nasci num lar batista, fui cria-do numa igreja batista, estudei num Seminário Batista, o prime-iro Seminário Batista do Brasil, em Recife, trabalho como pastor batista já por 23 anos, sendo 22 anos na Bahia, sou baiano de nas-cimento, casado com uma linda baianinha, três filhos baianos, e gosto da comida baiana. Escrevo tudo isto para dizer como amo a baianidade, não a “baianada”. O jeito de ser e fazer a obra de Deus como o povo batista baiano faz. Somos invejados por muitos outros estados da federação. O trabalho batista na Bahia é um referencial em todo o Brasil. Imaginava como era importante presidir tão pujante Convenção. Sempre que participei de Assembleias Convencionais, mirava meus olhos na direção da mesa dos trabalhos e pensava na grandeza da obra.

Hoje venho aqui escrever esta mensagem introdutória na qualidade de presidente da minha tão amada convenção. Honra que devo aos batistas baia-nos por me conferirem tão sério e elevado privilégio, acompa-nhado de suas grandes responsa-bilidades.

“Em 1881 chegaram à Bahia os missionários americanos William e Ann Buck Bagby, Zacharia e Catharina Clay Taylor e o ex-padre alagoano, Antonio Teixeira de Albuquer-que, que a 15 de outubro de 1882 organizaram a 3ª. Igreja batista em solo brasileiro, e a primeira como fruto de frente missioná-ria.”. Assim investigou nossa competente historiadora, Pro-

fessora Antonia Oliveira, em sua Tese de Mestrado em Teologia sobre os Batistas na Bahia.

Em outubro próximo, com-pletaremos 127 anos de traba-lhos como batistas baianos. A obra tem prosseguido sempre em ritmo crescente, graças a Deus. Por lutas e percalços temos passado, mas sempre avançando.

Damos graças a Deus pelo avanço da obra. A Trans Cha-pada aconteceu coroada de êxi-to, com centenas decisões por Cristo e vários trabalhos inicia-dos, outros revitalizados. Em Missões Estaduais, podemos celebrar o crescimento das ofer-tas missionárias, bem como o aumento dos intercessores e ado-tantes do Pam Bahia.

Nos últimos anos, estamos dando capacitação aos líderes do povo baiano através do Instituto Haggai, parceria que tem qualificado a liderança para um melhor serviço.

Conquanto alguns órgãos da Convenção apresentem déficit em seus relatórios financeiros, questão perfeitamente adminis-trável, a capacidade de trabalha-rem e contribuírem para edifica-ção do povo de Deus denomina-do Batista não diminuiu, pelo contrário, finanças representam desafios de metas e objetivos bem calculados para não retroa-girmos no afã de ganharmos vidas para Cristo.

Saudamos efusivamente as treze novas igrejas que ingres-sam no rol cooperativo da CBBa. Agradecemos a Deus mais um ano de bênçãos recebi-do e a receber, com certeza, no Deus que é fiel para conosco.

Concluo repetindo Filipen-ses 1.6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiço-ará até ao dia de Jesus Cristo.”

A Bahia experimentará a gló-ria do Senhor.

uando este exemplar chegar às mãos dos lei-Qtores de O Batista

Baiano, a Campanha do Dia Especial de Missões em 2009 estará em pleno andamento nas Igrejas.

Não podemos falar da Campanha sem falar dos desa-fios missionários que se encon-tram diante de nós. Podemos falar de 45 municípios que ain-da não tem uma igreja filiada a Convenção. Quem sabe fala-ríamos da nossa capital, esta grande metrópole que abriga em torno de três milhões de habitantes e sua religiosidade peculiar e desafiadora. Por que não falar de grupos específicos que precisam ouvir de Jesus? Estou falando dos quilombo-las, chineses, ciganos, mari-nheiros e caminhoneiros e mui-tos outros que ainda não foram alcançados pela graça do Senhor. Se não bastasse, o desa-fio passa por várias igrejas que precisam ser revitalizadas, rea-nimadas para que se tornem igrejas auto-governadas, autos-sustentadas e auto-propagadoras.

Não podemos deixar de fora do nosso elenco de desafios a manutenção do atual quadro de obreiros efetivos da convenção num total de 63 vidas. Imaginem, irmãos, como é desa-fiador o nosso compromisso com a provisão de salário, mora-dia, previdência, plano de saú-

de, seguro e fundo de tempo de serviço para este exército de irmãos nossos que se coloca na frente de batalha para procla-mar Cristo em toda a Bahia.

A Campanha não acontece somente para pedir ou tirar dinheiro de quem quer que seja. É, antes de tudo, uma prestação de contas. Estamos, através do material que chega às nossas Igrejas, apresentando aos batis-tas baianos como estamos apli-cando os recursos financeiros oriundos do Plano Cooperativo, Dia Especial e Plano de Adoção Missionária.

A Campanha é uma ativida-de para informação. Esta é uma oportunidade para tornar conhecido o trabalho dos nos-sos missionários. Nem sempre é possível chegar onde os mis-sionários estão. Mas, através da Campanha, os missionários che-gam até onde estamos e apre-sentam as suas realizações, as suas lutas, desafios e vitórias.

Ela é uma atividade para mobilização. Não poderia ser diferente. Para continuarmos a fazer o que estamos fazendo e ampliarmos a nossa ação mis-sionária, a participação das igre-jas é fundamental. Aqui fica o nosso apelo para que você seja engajado nesta Campanha de Missões Estaduais 2009, na cer-teza de que eu e você somos cooperadores de Deus para alcançarmos os desafios missi-onários do nosso Estado.

Convenção Batista Baiana, 127 anos O desafio e a campanha

Page 3: O Batista Baiano - Edição 84

O Batista Baiano| Julho/Agosto de 2009 | Amubab / Igrejas| 03

Associação Batista Grapiunense (ABG) realizou, nos dias 27 A

a 29 de março, em Itabuna, a TransFerradas, ação missionária que teve como objetivo a evan-gelização e ação social na cida-de, além de fortalecer a igreja local e os laços de interação entre igrejas vinculadas à Associação.

O evento, que integra o pro-jeto missionário Caravana da Esperança, contou com 10 pas-tores, nove seminaristas, 27 igre-jas e 120 missionários voluntá-rios, com a coordenação geral e apoio do Pr. Clodoaldo Cidade, coordenador executivo da ABG.

A colheita na noite de domin-go (29) foi um presente de Deus para a IB de Ferradas, que rece-beu um grande desafio: realizar estudos bíblicos nos lares de 148 famílias onde houve 91 decisões e quatro reconciliações, resulta-do da Trans. Durante a ação mis-sionária, foram realizadas ainda 433 aferições de pressão arterial, 176 cortes de cabelo, 174 testes de glicemia, 65 atendimentos clí-nicos, um atendimento psicana-lítico, 76 aplicações de flúor, 25

Congresso Amubab: Diversidade na Adoração a Deus

Caravana da Esperança em ação

Nasce mais uma igrejabatista na Bahia

doações de sangue para o abaste-cimento do banco de sangue de Itabuna. Além disso, 45 famílias foram beneficiadas com roupas e calçados, 64 cestas básicas foram distribuídas e 375 crianças foram alcançadas para Cristo.

Evangelismo e ação social - A Caravana da Esperança é um projeto missionário que realiza mutirões evangelísticos e socia-is, promovido pela ABG com apoio das organizações: União Missionária dos Homens Batis-tas Grapiunense (UMHAG), União Feminina Missionária Batista Grapiunense (UFMBG), Juventude Batista Grapiunense

( J U B A G ) e S e m i n á r i o Teológico Batista Grapiunense.

Com esse evento, a ABG visa fortalecer a igreja local, tre-inar líderes, divulgar o evange-lho de Cristo, desenvolver apo-io e ajudar pessoas carentes da comunidade. Participaram des-se projeto 120 missionários voluntários. Essa é a segunda grande operação missionária realizada por nós. Agrade-cemos as orações e o apoio das igrejas envolvidas, no envio de missionários e na contribuição do plano cooperativo. Nos dias 4 a 6 de setembro, faremos outra operação em Itapé.

Equipe da Assoc. Grapiunense evangelizou em Itabuna

Bahia batista foi hon-rada com mais uma agência de Jesus A

Cristo, na cidade de Eunápo-lis, no próspero bairro Santa Lúcia, para proclamar o Evangelho do reino celestial. Foi no dia 6 de junho, às 19h, no templo da nova Igreja Batista da Comunhão, após ter sido examinada pelo Concílio de Pastores da Associação Batista Jequitinhonhense.

As Igrejas foram muito bem representadas. Houve ainda a presença do representante da Convenção Batista Baiana, o Pr. Isaías Lins Filho (IB dos Mares/ Salvador), como orador oficial do culto, e do Pr. José Pereira de Oliveira, que secretariou o Concílio. A IB da Comunhão foi organizada pela 1ª Igreja

Batista de Eunápolis, sob a égide do Pr. Ezequias Santa Cruz.

O Pr. Isaías Lins entregou à novel Igreja uma mensagem ins-piradora e desafiadora do céu, a qual edificou a todos os presen-tes. Logo após, o Concílio empossou o Pr. Valdeni Vieira Andrade, que já liderava a Congregação com toda sabedo-ria e amor; sendo aprovado por unanimidade para ser o primeiro pastor da igreja.

A Igreja nasce com 50 mem-bros e se compromete em coo-perar com todas as iniciativas da Convenção Batista Baiana para a execução de seus objetivos denominacionais. Como disse o orador, Pr. Isaias Lins Filho: “A Igreja Batista da Comunhão já nasceu com porte de igreja estruturada”. A Deus, a Jesus Cristo, a maior autoridade da Igreja, seja dada toda honra e toda glória! Aleluias!

Oração pelo Pr. Valdeni e esposa durante a posse

úsica, arte que com-bina sons de forma agradável ao ouvido. M

Arte usada para louvar e adorar a Deus, que envolve diferentes instrumentos e ritmos e se agre-ga a outras expressões artísti-cas, como teatro e coreografia.

Entre os dias 27 e 30 de junho, os batistas baianos refle-tiram – na teoria e na prática – sobre a Diversidade na Adora-ção durante o 14º Congresso de Música da Associação dos Músicos Batistas da Bahia (Amubab), realizado na Igreja Batista Dois de Julho, em Salvador.

A diversidade foi apresenta-

da nos temas das oficinas, que permearam desde o canto para solistas, backing vocals, grupo instrumental (banda), regência coral, músicas para líderes de louvor e de criança, passando por teatro, coreografia, multimí-dia e sonoplastia.

Diversidade também dos pre-sentes, vindos de igrejas da capi-tal e do interior, além da oradora oficial, Profª. Westh Ney, da IB em Itacuruça, no Rio de Janeiro e do orador convidado, Pr. Sandy Huntsman, ministro de música da IB de Boca Glades, Estados Unidos.

Três painéis movimentaram discussões: Ministro de musica e

pastor: somar ou dividir?, Culto e contextualização e Perfil do Músico Contemporâneo. Nessa última, o Pr. Sandy, que foi um dos participantes, destacou que os cristãos podem transformar a sociedade através da música.

Durante o congresso, foram realizados ainda cultos com men-sagens musicais. Os congressis-tas formaram um grande Coro da Amubab, realizando ensaios durante o evento, regidos alegre-mente pelo Pr. Sandy. O Coro apresentou-se nos cultos e tam-bém na noite de abertura (30) da 86ª Assembleia da Convenção Batista Baiana, no Centro de Convenções.

PR. CLODOALDO CIDADEASSOC. BATISTA GRAPIUNENSE

GILVANICE MENESESIB DA COMUNHÃO (EUNÁPOLIS)

Divulgação

Divulgação

Page 4: O Batista Baiano - Edição 84

04 | Missões | Julho / Agosto de 2009 | O Batista Baiano

ais de 330 pessoas, representando 78 igre-jas, estiveram reunidas M

entre os dias 15 e 17 de maio no Acampamento para Vocacio-nados 2009, no Centre, em Barra do Pojuca. Promovido pela Gerência de Missões da Conven-ção Batista Baiana (CBBa), o evento contou com a presença de muitos jovens e reuniu pastores, missionários, promotores de mis-sões, dentre outros.

Chamado divino, marca de Deus em mim. A partir do tema principal, o orador do evento, Pr. Ney Ladeia (IB Capunga, Recife, PE), apresentou caracte-rísticas da marca de Deus na vida do vocacionado. Ele destacou a necessidade de permanecer em sintonia com o Senhor, para desempenhar com êxito o propó-sito e conhecer a Sua vontade.

Os quatro tipos de preparo para o serviço no reino de Deus – espiritual, emocional, acadê-mico e estratégico – foram o des-taque da palestra do reitor do Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe), Pr. Ágabo Borges. Já A vida devocional do chamado foi o assunto abor-dado pela diretora do Centro Integrado de Educação Cristã (CIEM), Profª. Maria Bernadete da Silva. O chamado de Abraão, registrado no trecho bíblico de Gênesis 12.1, foi o exemplo escolhido tanto pela diretora exe-cut iva do Seminár io de Educação Cristã (SEC), Profª.

Ábia Saldanha, quanto pelo pre-sidente da Associação Batista Oeste, Pr. Eliézer Perruci. Enquanto a Profª. Ábia destacou a oração, o Pr. Eliézer falou sobre a importância de confiar em Deus como supridor de todas as necessidades.

Trans – Os vocacionados conheceram a Missão Ide, pro-jeto que visa a construção de templos de igrejas, na palestra do missionário em Irecê, Pr. João Félix. Ele também com-partilhou o cuidado de Deus em sua vida e ministério. A opera-ção Jesus Transforma, mais conhecida como Trans, teve espaço garantido durante o even-to. Este ano, o projeto foi reali-zado, no mês de julho, em oito Estados. A missionária Aline Ribeiro, da Junta de Missões Nacionais (JMN), enfatizou a importância de o vocacionado ser exemplo, primeiramente no lar, ter coração puro e fazer dife-rença no mundo.

LOUVOR - O ciclo de palestras foi encerrado pelo secretário-geral da CBBa, Pr. Raimundo Goodgloves, que con-tou a experiência do seu chama-do. “Você não deve buscar a von-tade de Deus por mera curiosi-dade e sim para obedecê-la”, enfatizou. Durante o acampa-mento, os participantes ainda louvaram ao Senhor junto com o Ministério de Celebração da IB Metropolitana/SSA e o Grupo Viver e Cantar.

CBBa apresenta novos missionários Chamados para cumprir

o propósito de Deus

noite do feriado de 2 de Julho, durante a 86ª Assembleia Anual da A

Convenção Batista Baiana, foi dedicada a Missões Estaduais. Muita música, apresentações, testemunhos e oração fizeram parte da programação, apresen-tando a Campanha 2009: “Cha-mados para anunciar Cristo em toda a Bahia”. Foram apresentados os treze novos missionários do campo baiano, pelo secretário geral da CBBa, Pr. Raimundo Good-gloves. Os missionários efeti-vos são: Daniela Sampaio de Aragão (Missão Nordestina e igreja parceira IB Monte Horebe/Serrinha); Jemima Raquel Mendes da Luz (Mis-são Tanque Novo e igreja par-ceira: IB em Caetité); Gilmário de Santana e Valdeci Santos Galdino Santana (Missão Palmeiras e igreja parceira PIB de Catu); Everaldo Pereira dos Santos e Virgínia Conceição Santos (Missão São Gabriel e igreja parceira PIB de Irecê); José Robson Ferreira Trabuco e Jenilce Assis Carneiro Trabuco (Missão Lençóis e igreja parceira IB Jerusalém/ Salvador).

Além deles, há os missioná-rios voluntários: Marilene Reis dos Santos Silva (Missão Sítio do Mato); René da Hora (Mis-são Morro do Chapéu); Aidete Brum da Costa (Lar Batista David Gomes); Josivaldo Beda e Valdelice Beda (Missão Morro do Chapéu). Mesmo deficiência auditiva, o casal

Josivaldo e Valdelice já está tra-balhando no campo, com a implantação do Ministério de Surdos. Os missionários deixa-ram claro que não há impedi-mento para servir e ganhar almas a Cristo, nem mesmo a surdez.

Jovens e adolescentes, ves-tidos com roupas e uniformes que representavam diferentes profissões, fizeram com muito entusiasmo um coro falado, com o tema “Chamado para obedecer. Eu vou.”. Crianças também participaram do momento missionário, cantan-do com alegria louvores a Deus junto com o ministério Cielo, da IB Teosópolis, em Itabuna. Elas estiveram no 3º Congresso Missionário Infantil durante o período da Assembleia.

CORO MISSIONÁRIO - De forma muito criativa, o ministro de música Odílio Vieira, da IB Graça/Salvador, cantou, junto com os convenci-onais, o hino oficial de Missões Nacionais 2007 “Celebrai a Jesus”, acrescentando à letra os nomes de algumas cidades baia-nas e homenageando todos os missionários e os gerentes de Missões da CBBa, o casal Pr. Gerson e Lizete Perruci. Os mis-sionários do campo baiano uni-ram-se em um grande coro, cele-brando com louvores o que Deus tem feito através de suas vidas. Atuam no Estado, ao todo, 67 missionários baianos – 63 efetivos e quatro voluntários – e 19 missionários da Junta de Missões Nacionais.

INTERCESSÃO – Durante toda a programação, os conven-cionais foram incentivados ao engajamento missionário, seja no alerta dado pela missionária Lizete Perruci quanto ao chama-do de Deus aos seus servos. Ou na apresentação dos projetos mis-sionários: 47 projetos promovi-dos pela CBBa e seis pela JMN. Ou ainda na preleção do Pr. Gerson Perruci, desafiando os presentes a pensar sobre o Plano de Adoção Missionário e alcance do alvo para 2009, de R$ 600 mil.

A Noite Missionária também foi marcada pela intercessão: o Pr. Samuel Oliveira Santos orou pelo fortalecimento e expansão da obra missionária na Bahia; o Pr. Raimundo Goodgloves fez uma oração de entrega dos mis-sionários a Deus; o Pr. Fernando Brandão, diretor executivo da JMN, orou pelas ofertas alcan-çadas durante o evento e cora-ção missionário baiano e rogou para que não se apague esse ardor por Missões; e O Pr. Carlos César Januário, presi-dente da CBBa, finaliza orando e agradecendo ao Senhor pela celebração e sensibilização da igreja de Cristo para esta obra.

CAMPANHA – O material de campanha de Missões Estaduais 2009 já foi enviado às igrejas. O material, que contém, dentre outros, livro de músico, de missões e DVD promocional, traz uma novidade: a revista Admissio – Adolescente Missionário – em formato digi-tal. O CD-ROM contém estudo bíblico, jogo e música.

Secretário geral da CBBa, Pr. Raimundo Goodgloves, ora pelos novos missionários

Vocacionados assistem palestra do Pr. Ney Ladeia (PE)

Lidiane Ferreira

Lidiane Ferreira

Page 5: O Batista Baiano - Edição 84

O Batista Baiano|Julho/Agosto de 2009 | Experiências Missionárias / Ministérios| 05

m nossa igreja, o mês de maio foi dedicado à famí-lia. Trabalhamos com o E

tema: “Consagrando a minha família ao Senhor”, baseamos no texto bíblico de Josué 25:15 “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Foi um mês de desafios e bênçãos, onde pregamos tanto na igreja, como nos lares, dando

ênfase à família. Investidas do inimigo foram feitas para desa-gregar e adoecer famílias da igreja. Mas, no fim do mês, vimos a vitória surgindo.

Realizamos um Encontro para Casais, em um sábado, dia 30 de maio, no Centro Cultural da cidade. Contamos com a par-ticipação de 22 casais, dentre esses, a presença do prefeito Joyuson Vieira e sua esposa, Aninha. Foi uma noite de con-fraternização e bênção.

PR. HELDER E ÂNGELAMAGALHÃES PIB UTINGA

PR VALMIR E MARIA LUIZAOLIVEIRA DOS BREJINHOS

Consagração de famílias ao Senhor

Encontro de casais abençoa famíliasem Oliveira dos Brejinhos

Ministério apoia aos solteiros

DivulgaçãoDivulgação

urante todo o mês de maio, realizamos tra-balhos abençoadores D

com as famílias da comunidade de Oliveira dos Bre-jinhos. Trabalhamos assuntos relevan-tes, com estudos focados para a família na pós-moder-nidade. Tivemos a graça de ver pessoas resistentes ao evangelho pre-sentes no culto. Pela fidelidade

do Senhor, Ele nos deu a graça de conduzir essas pessoas a ouvir a palavra de Deus.

Concluímos com um En-contro de Casais e louvamos a

Deus, pois muitos participaram. Por outros meios, seria difícil eles ouvirem pela resistência que essas famílias tem ao evan-gelho, mas graças ao nosso Senhor, todos saíram com uma só frase “No próximo ano, não esqueçam de nos convidar”.

Esse já é o segundo Encon-tro de Casais que realizamos e, graças ao nosso bom Deus, mui-tos casais têm sido abençoados; vemos isso através dos relatos daqueles que participaram.

Encontro reúne dezenas de pessoas em Utinga

odo último sábado de cada mês, a partir das 14 horas, é realizada uma reunião na T

IB Sinai, em Salvador. O encon-tro, que reúne cristãos de diferen-tes igrejas, faz parte do Ministério de Apoio aos Solteiros(as), Divorciados(as) e Viúvos(as).

O grupo surgiu, em Sal-vador, a partir do desejo de pes-soas sozinhas, conscientes do potencial que os adultos soltei-ros possuem para se desenvolver em todas as áreas de sua vida e na igreja. Na Bahia, esse minis-tério está presente desde 1998 e, no Brasil, já existe há 13 anos.

O Ministério de Apoio, ou simplesmente MA, é um grupo interdenominacional, compro-metido com o ensino da Bíblia, a qual é reconhecida como única regra de fé e prática. O objetivo é estimular a igreja evangélica

brasileira a reconhecer a neces-sidade de se criar alguma ativi-dade, em sua igreja ou municí-pio, direcionada aos solteiros, além de, na medida do possível, prestar algum tipo de apoio. Através de palestras, artigos e CDs, são ministradas mensa-gens sobre vida espiritual, emo-cional e social.

Segundo a coordenadora estadual do MA, Dilma Sera-fim, há grupos que dão ênfase ao ensino, outros à comunhão, por meio de dinâmicas, enquan-to existem ainda outros que com-binam as duas atividades. “Há participação de pastores e psi-cólogos, desenvolvendo temas do interesse do grupo”, afirma ela. São realizados ainda even-tos em pizzarias, restaurantes, acampamentos e passeios. Congressos e seminários tam-

bém fazem parte das programa-ções, como o XV Congresso Nacional do MA, a ser realizado no próximo ano em Aracaju.

O Ministério de Apoio faz questão de enfatizar que não é uma agência matrimonial: “Nos-sa intenção não é arranjar casa-mento para as pessoas, mas podemos ajudá-las a conhece-rem outros cristãos, criando pos-sibilidades para aqueles que desejam encontrar alguém”, des-taca Dilma.

Para saber mais informações, acesse o site www.ministerioa-poio.org.br ou entre em contato pelo telefone (71 3405-4075/8189-6008) e email ([email protected]) da coordenadora estadual do MA, ou ainda pelo email ([email protected]) do coordena-dor nacional, Pr. Fausto Brasil.

Anuncie

aqui!

(71) 8776-3476 / [email protected]

Solival Silva

Não perca achance de

anunciar no Batista Baiano

CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA De 15 a 27 de janeiro/2010 em Cuiába

Pacote completo inclui:Passagem aérea - SSA/Cuiabá/SSA | 12 noites de hospedagem

c/ café da manhã | Passeios na Chapada dos Guimarães Traslados, inclusive nos dias da Convenção

2 dias e uma noite no Pantanal (opcional) | Guias locais

:

Informações: Braz - Raquel | (71) 3011-0585 - [email protected]

Page 6: O Batista Baiano - Edição 84

06 | 86ª Assembléia da CBBa | Julho/Agosto de 2009 | O Batista Baiano

a noite de abertura da 86ª Assembléia Anual Nda Convenção Batista

Baiana, foi realizada uma bela cerimônia cívica, com a presença de autoridades civis, represen-tando os governos Municipal e Estadual, e apresentação do tema, o mesmo adotado pela Convenção Batista Brasileira em 2009: “O aperfeiçoamento dos santos, descobrindo e capacitan-do líderes”. Os convencionais recitaram a divisa, o texto bíblico de 2 Timóteo 2.2 e cantaram jun-tos o hino oficial do evento, a can-ção Sonda-me, de Aline Barros.

Com base no tema oficial, o orador oficial, Pr. Abraão da Silva (IB Metropolitana /Salva-dor), fez uma reflexão sobre a postura do líder ante o cresci-mento da igreja e a importância da santificação do caráter por Cristo (confira texto na página 8).

Pastores e líderes participa-ram de capacitações durante as

manhãs. Já as tardes foram dedi-cadas às sessões da assembleia convencional, com apresentação e decisão de relatórios, pareceres e deliberações do Conselho de Coordenação, Órgãos e Entidades . Foi realizada pela primeira vez durante o evento, a Conferência Internacional para Pastores, cujo preletor foi o Pr. Truman Herring, da Igreja Batista de Boca Glades, Flórida/ EUA.

Já os demais mensageiros par-ticiparam dos módulos com trei-namento para liderança, ofereci-dos pelo terceiro ano consecutivo por meio da parceria entre a CBBa e o Instituto Haggai do Brasil. As aulas foram feitas no Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado próximo ao Centro de Convenções. Inclusive, foi acres-centado o módulo 5, com os estu-dos Liderando com Paixão, Ven-cendo a Ansiedade e Amizade e Evangelismo, ministrado pelo diretor executivo do Haggai,

Ebénezer Bittencourt e mais dois preletores.

Acompanhado de um tradu-tor, o Pr. Josias Bezerra, Pr. Truman focou suas mensagens no tema batalha espiritual, com variados exemplos de textos da Bíblia, fazendo paralelo entre os livros de Josué e Efésios, como também citando personagens como Ana e Moisés. “Estamos em uma batalha espiritual. Somos soldados de Deus e luta-mos a partir da vitória. Jesus já conquistou a vitória”, enfatizou. A Conferência foi marcada tam-bém por períodos de oração, quando os pastores foram moti-vados a se reunir em duplas ou trios para interceder uns pelos outros. A necessidade de “estar firme esperando a vitória do Senhor” foi outro ponto enfati-zado pelo pastor americano, que, em sua preleção, mesclou textos bíblicos e suas experiências pes-soais com Deus.

86ª ASSEMBLEIA ANUAL DA CBBA

Liderança capacitada para a batalha espiritual

Conclave festeja 85 anos da Igreja Batista Dois de Julho

NÚMEROS DA 86ª ASSEMBLEIADADOS GERAIS

NÚMERO DE INSCRITOS POR FAIXA ETÁRIA

PRÓXIMA ASSEMBLEIA

NOVAS IGREJAS

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Mensageiros inscritos | 508Mensageiros de honra | 16

Cidades | 101Igrejas | 217

Associações | 19Pastores | 218

Menos de 18 anos | 618 a 35 anos | 68

36 a 50 anos | 14851 a 70 anos | 105

Mais de 70 anos | 60

87ª Assembleia AnualData: 29/6 a 3/7/2010

Local: Vitória da ConquistaAssociação Batista Sudoeste

Orador oficial: Pr. Genilson Araújo Souto(IB Central/Paulo Afonso)

Orador substituto: Pr. Silvio Rodrigues dos Santos (PIB Lobato/Salvador)

IB Brilhando com Cristo – ItagibáPIB em Canarana

PIB de CoribeIB de Esperança – Jequié

IB Nova Galiléia – ValençaIB da Urbis – Ilhéus

IB Vida no Altar – SalvadorIB Belém Efrata – Salvador

IB Ebenezer – Salvador IB Ebenezer em Sussuarana – Salvador

IB El Shadai – Nova Viçosa IB Karis

IB Missionária de Águas Claras – Salvador IB Parque Petrópolis – Dias D´Ávila

IB Shãmá IB na Urbis

PIB Taperoá SIB em Valéria

Reintegrada ao rol da CBBa: IB Emanuel

Durante a 86ª Assembleia, diversos stands – de organizações da CBBa, igrejas, livrarias

evangélicas e outros – estiveram em exposição no Centro de Convenções. Um deles mobilizou os

convencionais à solidariedade: o Hemoba cons-cientizou os presentes sobre a responsabilidade social de doar sangue. Inclusive, nos dias 1º e 3

de julho, uma van foi disponibilizada para levar

nfitriã da 86ª Assem-bleia, a IB Dois de Julho/Salvador cele-A

brou o seu Jubileu de Girassol na noite do dia 1º de julho. Com entusiasmo, jovens e adolescen-tes do grupo de coreografia da igreja fizeram uma apresentação que retratou o amor de Deus e a necessidade de o homem voltar a viver a vontade do Senhor para sua vida. A participação musical ficou por conta do ministério de louvor que junto com os conven-

cionais, cantou louvores feste-jando e agradecendo a Deus pelos 85 anos de organização da igreja.

Com recitativos bíblicos, o pastor da IB Dois de Julho, Pr. Lécio Dornas saudou os conven-cionais e ressaltou a pregação do evangelho como o plano de Deus para a salvação do mundo. Pr. Lécio se despede da Dois de Julho e também da Bahia: no iní-cio do mês de agosto, ele toma posse na IB do Fonseca, em

Niterói, Rio de Janeiro. O presidente da anfitriã, José

Pereira, expressou sua gratidão a Deus pelos 29 anos em que faz parte da igreja, destacou a Dois de Julho como igreja voltada para implantação e desenvolvimento do evangelho de Cristo nos homens e parabenizou membros e congregados. A cerimônia foi encerrada com mensagem do Pr. Truman Herring, que saudou a aniversariante e falou sobre prin-cípios importantes da prova de fé.

Page 7: O Batista Baiano - Edição 84

O Batista Baiano| Julho/Agosto de 2009 | 86ª Assembléia da CBBa | 07

Lidiane Ferreira

CBBa, CBB e Juntas de Missões unidas na 86ª Assembléia

urante a celebração dos 85 anos da IB Dois de Julho, os batistas baia-D

nos receberam alegremente o presidente da Convenção Batista Brasileira, Pr. Josué Salgado, o diretor executivo da Junta de Missões Nacionais, Pr. Fernan-do Brandão, e o diretor executi-vo interino da Junta de Missões Mundiais, Pr. Sócrates Oliveira.

Testemunhando seu amor pela Bahia, o Pr. Josué Salgado saudou e convocou os batistas baianos a um grande Pacto Cooperativo, por meio de ora-ções, recursos humanos e finan-ceiros e engajamento missioná-rio. Ele focou a união como fer-ramenta para o avanço missioná-rio e evangelístico no Brasil, além de destacar a Bahia como Estado com papel preponderante na denominação ba t i s ta . Lembrou ainda a realização da próxima assembléia da CBB, entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2010, em Cuiabá, Mato Grosso.

Pr. Sócrates iniciou sua pala-vra com o texto bíblico de I Pedro 2.9, destacando a respon-

sabilidade dos batistas em res-gatar o mundo por meio do evan-gelho de Cristo. Além de saudar a igreja aniversariante, ele citou o trabalho no Haiti, realizado com 51 voluntários e o desafio de buscar 1200 vocacionados para trabalhar em Missões Mundiais.

“Tudo começa na Bahia”, declarou o Pr. Fernando Brandão, saudando os conven-cionais baianos em nome da Junta de Missões Nacionais. Pr. Fernando fala sobre a ação mis-sionária a ser realizada a partir de julho na “Cracolândia”, em São Paulo, no resgate de vidas de meninos e meninas vítimas das drogas e violência. O diretor da JMN pediu orações por esse projeto e também pelas 8 Trans em Estados das regiões Nordes te , Cen t ro -Oes te , Sudeste e Sul do Brasil no mês de julho. “Batistas baianos, vamos avançar em nome de Jesus!”, desafia Pr. Fernando, que também participou da Noite Missionária da 86ª Assembléia (página 4).

Presidente da CBB (E) com o Pr. Lécio e executivos de Missões

última noite magna da Assembleia foi marca-da por dezenas de con-A

versões e consagrações de vidas a Jesus. “Há vida em Jesus” foi o tema da grande Cruzada Evangelística, com pregação do Pr. Truman Herring.

Mostrando o plano de sal-vação aos presentes, alguns deles convidados por conven-cionais para ouvir o evangelho, Pr. Truman declarou: “Agora é a hora certa de buscar ao Senhor”. Houve também parti-cipações musicais, como a do Pr. Sandy, da IB Boca Glades, que testemunhou sobre a ale-gria de estar na Assembléia e também no Congresso da Amubab, realizado antes do conclave (página 3). No domingo (5), pastores e missio-nários presentes na 86ª Assem-bléia realizaram conferências evangelísticas nas igrejas batistas da capital baiana. Inclusive, o presidente da

CBBa, Pr. Carlos César Januário, pregou na IB da Pituba.

Durante a Assembleia, os presentes foram agraciados por belas músicas sacras, entoadas pelo coral da IB Teosópolis em Itabuna e coral Shalon Adonai, da PIB Rio Novo em Ipiaú, que abrilhantaram a Noite Missio-nária . Crianças e adolescentes também tiveram seu espaço. O 3º Congresso Infantil de Missões e o 1º Congresso Mis-sionário de Adolescentes – Parceria Total agitaram as manhãs e tardes dos dias 1º a 3 de julho, com muito louvor, peças teatrais e mensagens evan-gelísticas direcionadas a cada faixa etária.

REUNIÃO – No sábado (4), as organizações da CBBa fizeram reuniões em diversas igrejas da capital: União Miss ionár ia de Homens Batistas da Bahia (UMHBBa), na IB Monte Tabor; Juventude Batista Baiana (Jubab), na IB da

Pituba; Ordem dos Pastores Batistas da Bahia (OPBBa), na IB dos Mares; Associação dos Diáconos Batistas do Campo Baiano (ADCB), na IB Monte Tabor. A Associação dos Músicos Batistas da Bahia (Amubab) esteve reunida entre os dias 27 e 30 de junho, durante seu Congresso na IB Dois de Julho e a Associação dos Educa-dores Batistas da Bahia (AECBBa) reuniu-se no dia 30 no Centro de Convenções. Des-taque para a comemoração dos 60 anos das Mensageiras do Rei, celebrado durante o encon-t ro da União Femin ina Missionária Batista Da Bahia (UFMBBa).

Para que a 86ª Assembleia Anual fosse realizada de forma tão proveitosa, foi necessário o empenho das equipes da Convenção Batista Baiana e da IB Dois de Julho, que trabalha-ram antes e durante esse evento que certamente marcou os batistas baianos.

“Continuemos orando e apoiando nossa Convenção, pois seu trabalho de coordenação das Igrejas Batistas é de suma importância para o êxito do Evangelho em solo baiano, brasileiro e mundial. Avante!” Pr. Carlos César Januário, presidente da CBBa

Vidas se rendem a Jesus durante Cruzada evangelística

Page 8: O Batista Baiano - Edição 84

08 |Mensagem Oficial da Assembléia / Igrejas | Julho/Agosto de 2009| O Batista Baiano

O líder e o crescimento da igreja Mensagem do orador oficial à 86ª Assembléia da Convenção Batista Baiana

Atos 20:17-36 - Conselhos fina-is de Paulo aos presbíteros de Éfeso.

O tema desta convenção sina-liza para crescimento e avanço. Sem dúvidas precisamos disso. Precisamos crescer tanto quanto precisamos abrir um espaço para refletir sobre crescimento das nossas igrejas. Crescimento era claramente o propósito da igreja neotestamentária. Esta foi a ordem suprema de Jesus na grande comissão.

A Rede Record transmitiu uma reportagem acerca de uma garota de 29 anos de idade que nunca cresceu. Fiquei impressi-onado de ver aquele pequeno “bebê” com raros traços de adul-to, jamais tendo experimentado o crescimento natural devido a um distúrbio de tireóide.

Eu sei que o assunto sobre crescimento de Igreja por si só é polêmico. Contudo, sem pole-mizar, quero pedir-lhes licença para compartilhar com os irmãos um pouco da minha expe-riência, e quero fazê-lo com mui-to temor, procurando fugir de toda possibilidade de auto-exaltação, sem contudo deixar

de Bordão. Este é o nome do projeto evangelístico que lançamos na Congregação I

Batista no povoado de Bor-dão/Stª Bárbara. Foram três domingos de muitas visitas, pes-quisas e estudos bíblicos.

Recebemos um grupo de irmãos da PIB de Feira de Santana, igreja-mãe da Congre-gação Batista em Bordão, forma-do por 12 irmãos que visitaram 36 casas na nossa comunidade. Nessas visitas, 29 pessoas aceita-ram estudos bíblicos, que já estão sendo realizados pela Congre-gação. Já tivemos uma decisão,

de celebrar as vitórias que Deus nos tem dado.

Fui ordenado ao ministério pastoral aos 21 anos de idade. Meu primeiro ministério foi uma pequenina Congregação Batista no interior de São Paulo compos-ta de duas irmãs. Deixei aquele trabalho quase três anos depois com mais de cinqüenta membros. Em seguida, passei dois anos em uma Congregação na Ilha Comprida e depois três anos como co-pastor da Ig. Batista Memorial de Santos. Cheguei na Bahia no ano de 1991 para dar iní-cio ao ministério entre os pesca-dores. Pastoreei interinamente duas igrejas, mas continuava foca-do no ministério entre os pesca-dores.

Nove anos depois, no mês de Janeiro de 2000, recebi o convite de pastorear a IB Metro-politana. A princípio isto soou estranho por causa da minha agenda reple-ta de compromissos. Como dire-tor responsável pelo desenvolvi-mento da MEAP na Bahia, eu via-java demais, pregava em muitas igrejas diferentes, fazia recruta-mento e seleção de obreiros, adap-tava-os ao campo e levantava recursos para sustentar o trabalho recém nascido.

Para minha surpresa, Deus

sinalizou de forma muito espe-cífica para mim que deveria acei-tar o desafio de cuidar da Metro-politana, mas que não deveria deixar o trabalho missionário da MEAP. Quando compartilhei isso com minha esposa, ela sabi-amente me questionou em qual dos hospitais eu queria que ela me internasse. Mas eu a entendi. Como seria possível inserir uma Igreja com 190 membros em uma agenda já tão concorrida, filhos pequenos, e sem nossa família por perto?

Mas eu tinha certeza daquela decisão e fomos em frente. Desde então, nove anos se seguiram e hoje, a Metro-politana tem o privilégio e a res-ponsabilidade de cuidar de 1400 membros, um crescimento em torno de 750%. Neste período, abriu quatro novos trabalhos em Salvador, dois em cidades próxi-mas e seis trabalhos no interior da Bahia. Também aceitou o desafio de iniciar um projeto social que pudesse se destacar como exemplo de interesse soci-al e cidadania dentro de Salva-dor, uma creche que atende 154 crianças carentes, com escola de música, esportes e informática.

O mais interessante é que Deus fez com que neste mesmo

PR ABRAÃO DA SILVAIB METROPOLITANA (SSA)

SEM. ANACLETO TORRESCONG. BATISTA EM BORDÃO

PR. CARLOS ANDRÉ DE SOUZAPIB DOS BARRIS (SALVADOR)

período, a MEAP também cres-cesse e ampliasse suas tendas, alcançando um número muito grande de famílias carentes de pescadores, agregando mais obreiros e desenvolvendo proje-tos sociais que tem livrado cen-tenas de crianças e suas famílias da fome e da miséria. Foi neste período que firmamos convêni-os com novas igrejas e com orga-nizações que têm alavancado projetos ousados.

Mas, em meio à empolga-ção do crescimento, vi-me obri-gado a descobrir o preço do cres-cimento e percebi que tinha pen-sado em quase tudo, mas não nisso. Alguns questionamentos foram sendo formatados dentro de mim que me forçaram a uma reflexão mais profunda, de onde extraí parte do que vou dizer hoje. Quero fazê-lo a par-tir de quatro questionamentos:

(1) Todo crescimento vem de Deus? Como identificar a presença de Deus no sucesso de um empreendimento?

(2) Quando uma organiza-ção cresce, que tipo de atitude e sentimentos devem permear a mente do líder? Que conduta assumir?

(3) Como seres humanos limitados e finitos podem lide-

rar o processo dinâmico de cres-cimento da Igreja de Cristo? (4) Qual o propósito de Deus em fazer com que a Igreja cresça?

Temos o desafio de liderar nossas igrejas e por meio delas expandir o Reino de Deus. É para isso que existem pastores e líderes. É para isso que a denominação e esta convenção existem.

Determinado pastor me dis-se: Não suporto o povo da minha igreja. É uma igreja che-ia de problemas e um povo duro demais. Eu perguntei: “O que você está fazendo a respeito?”. Ele respondeu: “Estou esperan-do uma nova oportunidade de Deus”.

Para mim, este não é um líder confiável. Líderes existem para resolver os problemas das suas comunidades, das suas igre-jas, do seu povo. Eles foram ins-tituídos para dar o tom certo. Paulo disse: Se a trombeta não der o som certo, como o povo se preparará para a batalha? 1 Coríntios 14.8.***

Confira a continuação da mensagem oficial da 86ª Assembléia Anual da Conven-ção Batista Baiana (CBBa) na próxima edição do jornal O Batista Baiano

mas cremos que mais vidas irão confessar a Jesus como Senhor e Salvador.

Desde a minha chegada a esta Congregação, em abril de 2008, tenho tentado despertar os mem-bros e congregados para realizar missões aqui em Bordão e em todo o mundo, pois compreendo que a obra de Deus é para ser feita urgentemente com dedicação.

Só alcançando o homem inte-gralmente é que estaremos cum-prindo a grande comissão do Senhor Jesus. Através do Projeto Ide Bordão, estamos realizando mis-sões no sertão da Bahia, alcan-çando pessoas com o Evangelho de Cristo e despertando o interesse dos crentes por ações evangelísticas.

a presença de Deus, esti-vemos no dia 23 de Nmaio, para o Concílio

Examinatório da Congregação Batista dos Barris, em Salvador, filiada à Igreja Batista Sião/SSA. O seleto Concílio de Pastores e Diáconos, tendo como presidente, o Pr. Walter Baptista, como secre-tário, o Dc. Juracy Teixeira de Souza, e como examinador, o Pr. Adomiram Loureiro, explorou as áreas de doutrina bíblica, eclesio-logia, ética cristã e cooperativismo denominacional, realizando um excelente serviço cristão ao avali-ar a maturidade do grupo referido.

Após um intervalo para deli-berações, regado a um banquete oferecido pela Congregação, ini-ciou-se o Culto em Ação de Graças a Deus pelo nascimento de mais uma igreja batista. Conforme a declaração do presi-dente do Concílio, por unanimi-dade, a Congregação estava ple-namente apta para se tornar igreja batista autônoma, passando a ser Primeira Igreja Batista dos Barris.

Na oportunidade, a diretoria da PIB dos Barris, já em exercí-cio, foi empossada com a seguin-te composição: Pr. Carlos André Borges Nunes de Souza (presi-dente), Sérgio Ricardo Palma da Silva (vice-presidente), Marly de Fritas Araújo (1a secretária),

Silvania Martins de Araujo (2a secretária), Antô-nio Carlos dos Santos Cerqueira (1º tesoureiro) e Marcelino Apóstolo dos Santos (2º tesoureiro).

Seguiu-se o Culto com uma oração feita pelo Pr. Carlos André de Souza e a mensagem bíblica pelo Pr. José Sales da Costa. O evento contou ainda com as enriquecedoras partici-pações do Ministério de Música da novel igreja, do coro El Shaday e Grupo De Seys – os dois últimos da IB Sião.

A PIB dos Barris agradece-mos a presença, orações e pala-vras de apoio de todos os irmãos e igrejas representadas na im-portante ocasião.

Barris ganha Primeira Igreja Batista Missões em Bordão

Page 9: O Batista Baiano - Edição 84

O Batista Baiano|Julho/Agosto de 2009 | Jovens/Organizações| 09

erto jovem concluiu os estudos do Ensino Médio e conseguiu C

passar no vestibular para o cur-so universitário que tanto que-ria. Chegando lá, percebeu que além de cursar a gradua-ção, teria que aprender lín-guas estrangeiras. Além dis-so, deveria fazer pós-gradu-ação e ainda uma série de cur-sos extras caso quisesse con-seguir um bom emprego no mercado de trabalho.

Isso não é ficção e sim um exemplo das pressões que a juventude tem sofrido nos dias de hoje, diante de uma sociedade veloz, competitiva, marcada pelo excesso de informação e pouca reflexão. As exigências também atin-gem os jovens cristãos, que correm o risco de buscar pri-meiro “as coisas acrescenta-das” ao invés do reino de Deus.

Na contramão das tendên-cias seculares, a Bíblia aponta propósitos de Deus para os cristãos, seja qual for a faixa etária: seguir a Jesus (Marcos 8:34), amar ao Senhor (Mar-cos 12.30), amar ao próximo (Marcos 12.31) e cumprir a Grande Comissão (Mateus 28.19,20).

MISSÃO POSSÍVEL – Como conciliar uma rotina diária agitada a uma vida de devoção e serviço cristão? Às vezes, é difícil fazer parte de algum ministério diretamente na igreja, mas há outras for-mas de cumprir o Ide evocado por Jesus. Uma delas é na faculdade, como propõe os ministérios Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) e Movimento Estu-dantil Alfa e Ômega.

“Transformar estudantes

perdidos em trabalhadores cris-tocêntricos”. Essa é a missão do Movimento Estudantil Alfa e Ômega, um dos ministérios da C r u z a d a E s t u d a n t i l e Prof i ss iona l para Cr i s to (CEPC). Presente na Bahia, Dis-trito Federal e mais 13 Estados, o movimento é interdenominacio-nal e utiliza uma série de estraté-gias para alcançar universitários nos campi: reuniões de oração, palestras, evangelismo pessoal, pequenos grupos de discipulado. Os estudantes que fazem parte do Alfa e Ômega participam de treinamentos, acampamentos e congressos. No mês de janeiro, é realizado um projeto nacional de implantação e consolidação do ministério nas universidades.

Assim como o Alfa e Ômega, a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) também é um ministério interdenominacional de estudantes evangélicos. Núcleos de estudo bíblico e encontros de treinamento inte-gram as atividades desse grupo, que tem como objetivo a evan-gelização e edificação de univer-sitários. “Estudante alcançando estudante” é o lema da ABU, fili-ada à Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (International Fellowship Evangelical Students, em inglês), que está presente em mais de 150 países.

INFLUENCIANDO O MUNDO – Ministérios como o Jovens Com Uma Missão (Jo-cum) promovem a capacitação de pessoas para atuar em igrejas e campos missionários, por meio da Escola de Treinamento e Discipulado (Eted). A proposta é valorizar o jovem no seu poten-cial de dons e talentos e, então, direcioná-lo às áreas de influên-cia da sociedade, como educa-ção, família, governo e comuni-

cação. “Com temor de Deus e direcionado em seus dons, o jovem torna-se alguém tre-mendamente usado no reino”, resume a missionária Andrea Rebouças, da Jocum Salvador.

Um jovem de braços levantados e ligado por um tra-ço ao mundo. O logotipo da Mocidade para Cristo Brasil (MPC) ilustra o objetivo desse ministério, de ajudar a juven-tude cristã a desenvolver dons e talentos para influenciar o mundo, inclusive para levar outros jovens para Cristo. O trabalho envolve uma gama de atividades, como evangeli-zação de estudantes, treina-mentos para líderes de jovens, ajuda a menores de famílias carentes, dentre outros.

TREINAMENTO – A Convenção Batista Brasileira (CBB) também conta com um ministério voltado para a juventude. É a Junta de Mocidade (Jumoc), cuja visão é fazer com que jovens e ado-lescentes batistas brasileiros cumpram seus propósitos como indivíduos: agradar a Deus, ter comunhão com seus irmãos e realizar a missão de evangelizar. Na Bahia, a Jumoc é representada pela Juventude Batista Baiana (JUBAB), filiada à Conven-ção Batista Baiana (CBBa).

Viver nesse mundo, diante de tantos desafios, não é tarefa fácil para o jovem cristão. No entanto, buscar uma vida de santidade, através de oração e leitura bíblica, além de obe-diência ao propósito divino é possível, e pode abençoar sua própria vida e a de outros. “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” I João 2.14b.

?Ei, jovem, qual a sua missão

Ministérios auxiliam jovens cristãos a cumprir o “Ide”

Conheça alguns Ministérios com jovens:ABU Brasil: http://www.abub.org.br | Alfa e Ômega Brasil: www.alfaeomega.org.br Jocum Brasil: http://www.jocum.org.br | Jocum Salvador:http://www.jocumsalvador.comJUBAB: http://www.jubab.com.br | JUMOC: http://www.jumoc.com.brMPC Brasil: http://www.mpc.org.br

ela sétima vez, as organi-zações missionárias Jovens Cristãs em Ação P

(JCA) e Grupo de Ação Missio-nária (GAM) se reunirão em seu Acampamento Estadual en-tre os dias 4 e 7 de setembro. Dessa vez, o encontro será em Sergipe, no Real Classic Hotel, localizado na praia de Atalaia.

O acampamento vai contar com uma programação especi-al: palestras, atividades recrea-tivas, testemunhos de missioná-rios e muita comunhão. Os baia-nos terão ainda a oportunidade de conhecer jovens cristãs e gamistas de Sergipe, prometen-do um animado intercâmbio.

Faça já sua inscrição! Esco-lha uma das formas de paga-mento: quatro parcelas de R$ 80 (com transporte Salvador-Aracaju-Salvador) ou quatro parcelas de R$ 67,50 (sem transporte). O investimento dá direito a inscrição, hospedagem

no hotel e alimentação. Para confirmar a inscrição, deposite os valores na conta corrente nº. 74923-0, agência 3072-4, ban-co Bradesco, em nome da UFMBBa e envie o compro-vante para o fax 0800-284-6219 (interior) ou 71 3328-8104 (capital).

Mais informações com a secretária executiva da UFM-BBA, Ilzete Jara, pelo (71) 3328-0050, e com a coordena-dora estadual da JCA, Cláudia Sulamita, pelos telefones (71) 3328-8107, 0800-284-6219 e e - m a i l : c l a u d i a s u l a m [email protected]. Ibsen (71) 8809-8243.

A organização Jovens Cristãs em Ação reúne moças solteiras com idade entre 17 e 34 anos, mesma faixa etária dos rapazes que fazem parte do Grupo de Ação Missionária – neste caso, independente do estado civil.

Bahia e Sergipe juntos noAcampamento JCA e GAM

Acampamentos ER e MR

InformeA partir desta edição, a coluna Dupla Cidadania, do Pr. Edvar Gimenes (IB Graça/Salvador) não será mais publicada. O Pr. Edvar comunicou ao Conselho Editorial que não poderá mais continuar como colunista do jornal O Batista Baiano.Excepcionalmente, não será publicada a coluna Juventude Viva e, temporariamente, a coluna na Ponta da Língua não será públicada.

Embaixadores a serviço do Rei”. Com base nesse tema, os Embaixadores do “

Rei baianos vão se reunir de 14 a 16 de agosto para mais um Acampamento Estadual, no Centre, em Barra do Pojuca.

O acampamento deste ano terá como orador o Pr. Jander-son Brito (PIB Gameleira/Vera Cruz). Momentos inspirativos, recreação e práticas esportivas vão fazer parte das atividades. Haverá ainda a seletiva para a 5ª Olimpíada Nacional de Inverno dos Embaixadores do Rei (ONIER), a ser realizada em 2010, em Salvador.

Para saber mais informa-ções, entre em contato com Fábio ou Jorge através dos tele-fones: 71 3328-8100/8108 (ca-pital) ou 0800-284-6216 (interi-

or). O Acampamento Estadual dos ER é promovido pelo Departamento Convencional dos Embaixadores do Rei da Bahia (DCER baiano) e pela União Missionária de Homens Batistas da Bahia (UMHBBa).

MENSAGEIRAS DO REI – Entre os dias 10 e 12 de outu-bro, as mensageiras do Rei baia-nas se reúnem no seu Acam-pamento Estadual, no Resort Club Equest, em São Gonçalo. A oradora será a coordenadora naci-onal das MR, Celina Veronese.

O investimento é de R$ 70 (inscrição e hospedagem). Já o valor do transporte de Salvador até o local do Acampamento (ida e volta) fica por R$ 20. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Mais informações pelos telefones 71 9105-6705 (Meg) .

Page 10: O Batista Baiano - Edição 84

10 | MCA/Homenagens |Julho/Agosto de 2009 | O Batista Baiano

úsica, textos bíblicos, poemas e muitas homenagens marca-M

ram a celebração dos 90 anos de vida do Pr. José Sales da Costa no dia 31 de maio. O culto, reali-zado na Igreja Batista Sião, em Salvador, contou com a presen-ça de pastores, amigos, parentes e ex-ovelhas, pessoas que, de alguma maneira, foram abenço-adas através desse estimado ser-vo de Deus.

“Quão formosos são sobre os montes os pés daquele busca a direção de Deus, confia na pro-vidência de Deus, anda nos cami-nhos de Deus e reconhece a ação de Deus na vida”. Essa foi a men-sagem principal do culto de ação de graças. Uma série de cânticos foi entoada ao Senhor, como gra-tidão pela vida do Pr. Sales, seja nos instrumentais de Abigail Coppens e do Duo Orrico, ou nas vozes de Cyrene Paparotti,

Dedicação de Vida – Pr. José Sales da Costa

MCA antecipa Dia de Educação Cristã

Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos” (Salmos 116:15). O Senhor “

convocou a sua filha para a mora-da eterna. Ela deixou saudades entre nós da IB Rosa de Sarom (Simões Filho) e sentimos a sua falta. Entretanto, temos a cons-ciência e esperança viva de que nos encontraremos e toda lágri-ma e tristeza cessarão.

No dia 8 de maio, Deus levou a irmã Diva Fernandes, casada com o irmão Benizio há 29 anos e quatro meses, mãe de: Idalécio, Wendel e Quezia, batizada pelo Pr. João Luis, na Igreja Batista Periperi (Salvador) em 1972 e membro atuante da Igreja Batista Rosa de Sarom desde 1979.

Agradecemos a Deus pelo tempo que Ele deixou a irmã Diva entre nós, uma pessoa ale-gre, sempre descontraída, mãe exemplar e esposa fiel. Algumas lições e marcas ficaram e a eter-nidade revelará, pois os desígni-os de Deus são perfeitos.

Nara Montenegro, Quarteto de Seys e Coro El Shadday.

O culto foi marcado também pela leitura de textos bíblicos e as promessas de Jesus Cristo pro-feridas na mensagem do Pr. Walter Baptista (IB Sião/SSA). A Convenção Batista Baiana (CBBa), representada por sua 1ª secretária, Profª. Antônia Fer-reira, presenteou o aniversarian-te como uma bela placa de home-nagem. Outra placa foi dada pelos netos do Pr. Sales, que foi ainda agraciado com músicas, recitação de textos e presentes de amigos, parentes e ex-ovelhas.

TRAJETÓRIA – Revelan-do-se um grande evangelista na seara do Senhor, o Pr. José Sales da Costa teve a oportunidade de implantar e organizar igrejas. Ao longo de seus 65 anos de minis-tério, ele pastoreou diversas igre-jas em três Estados brasileiros.

Em Pernambuco, foi pastor da SIB de Areias em Goiana, PIB de Caruaru, IB de Goianinha e IB dos Torrões. Já no Rio Gran-de do Norte, pastoreou a IB do Alecrim, em Natal.

No campo baiano, Pr. Sales teve sua atuação expandida: foi presidente da Convenção Batista Baiana (CBBa), presi-dente da Associação Batista do Salvador (ABS) e diretor do Acampamento Batista da Bahia em Jaguaquara. Pastoreou a PIB de Jequié, IB Itagibá, IB Itagi, IB Lajes, IB dos Três Morros. Foi ainda pastor emérito da IB dos Mares e da IB de Marechal Rondon, ambas em Salvador, além de ter sido pastor interino da IB do Lobato, também na capital baiana.

Atualmente, é membro da IB Sião (Salvador), onde desempe-nhou o cargo de primeiro vice-presidente na gestão anterior,

sendo empossado atualmente como segundo vice-presidente. Na vida secular, Pr. Sales atuou como professor adjunto na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Hoje é professor aposentado e membro efetivo da Associação dos Docentes Aposentados do Estado da Bahia. Também é professor decano de Filosofia e Teologia

D. Emília ora por seu esposo, Pr. Sales (D)

da Faculdade Batista Brasi-leira.

“Deus seja louvado através da vida do aniversariante, que tem sido um obreiro aprovado, homem de Deus, dedicado ao longo dos seus 65 anos de ministério e 90 anos de idade, vivendo conosco com toda sua energia e pujança” – IB Sião/Salvador.

Diva deixousaudades

IB ROSA DE SAROMSIMÕES FILHO

Lidiane Ferreira

erca de 400 mulheres, do grupo de Mulheres Cristã em Ação (MCA) estive-C

ram reunidas, no dia 13 de junho, na Primeira Igreja Batista de Dias D'Ávila. Juntas, elas anteciparam as comemorações do aniversário da União Feminina Missionária do Brasil (UFMBB) e do Dia de Educação Cristã Missionária, cele-brados anualmente no dia 23 de junho.

Organizado pela União Feminina Missionária Batista da

Bahia (UFMBBa), o evento con-tou com irmãs de várias igrejas pertencentes às associações batistas Salvador e Região Metropolitana. Como lembran-ça, as presentes ganharam um broche com as cores da UFMBB.

TESTEMUNHOS - O momento musical ficou por conta do Coral Proclamação, da Associação Batista do Salvador (ABS) e do ministério de louvor da PIB de Dias D'Ávila. A oradora oficial foi a ex-aluna do Semi-

nário de Educação Cristã (SEC), Rosângela Paixão (IB Monte Gerizim/Salvador). Houve ainda dois testemunhos: um de ex-aluna do SEC e outro de uma ex-aluna do Centro Integrado de Educação Cristã (CIEM).

No culto, foram levantadas ofertas para o sustento do CIEM e SEC, entidades sediadas, res-pectivamente, no Rio de Janeiro e Recife, e que tem como objeti-vo a capacitação de pessoas voca-cionadas para exercer diversos

ministérios, atendendo às neces-sidades de igrejas e campos mis-sionários na expansão do reino de Deus. Na Bahia, o desafio é alcançar o alvo de R$ 15 mil.

A C A M PA M E N T O – Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, será realizado o Acampamento Estadual em Porto Seguro. Informações pelos telefones: 71 3328-6410 (Nadja Watanabe); 71 3328-0087 (Selma Guedes); 71 3328-8107 (Cláudia Sulamita).

´´

Page 11: O Batista Baiano - Edição 84

Rosita

O Batista Baiano|Julho/Agosto de 2009 | OBBzinho/Psicologia em Foco | 11

Comunicação humana,o que é isso?

Comunicar-se é uma arte. As pessoas que tem essa habilidade de se fazerem entender tem uma arma poderosa para o bom desenvolvimento das relações humanas.

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunica-ções, a fala, a escrita, que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Fernando Nogueira Dias diz-nos que existem barreiras que prejudicam a comunicação humana. Destacaremos algumas:

Fatores pessoais, como aparência, postura corporal, gestos, contato visual, a fluência verbal, a expressão facial. Isso se verifica com mais ênfase na questão do discurso da oratória, mas, também, na comunicação informal.

Fatores Sociais, é o caso da flexibilidade ou da rigidez dos sistemas de conhecimento, que impregnam e condicionam as formas como os indivíduos pensam o mundo. As crenças, as normas sociais, os dogmas religiosos.

Fatores de Personalidade, quando esta procura ocorrer no seio das chamadas personali-dades difíceis. Há, neste campo, um conjunto de aspectos, um deles diz respeito à conhecida auto-suficiência. Se a tudo isto juntarmos a chamada tendência à complicação de alguns atores na cena da vida, ficaremos com

uma idéia de quão complexas são as redes comunicacionais e relacionais dos sistemas sociais.

Fatores Psicológicos , quando determinados indiví-duos tendem a enquadrar os outros em tipos sociais ou profissionais, estamos perante os chamados t ipos pré-determinados. É um mecanismo a que todos recorremos, por uma questão de economia cognitiva ou perceptiva, ou simplesmente como dimensão lúdica, em tentar adivinhar ou prever o outro. O problema não reside no mecanismo de simplificação que este processo implica; está, sobretudo, ao nível da estigma-tização, que por vezes se projeta no outro da nossa relação.

Para superarmos essas barreiras, nada melhor que seguirmos o exemplo do mestre dos mestres Jesus Cristo. A Profª. Maria Luiza Marins Holtz traz em seu artigo algo muito interessante: O SEGREDO DO CRISTÃO BEM SUCEDIDO NAS RELAÇÕES HUMANAS.

Os ensinamentos de Jesus Cristo nos conduzem segura-mente a viver sempre felizes, mesmo diante das dificuldades. Ele ensinou a assumirmos atitudes e comportamentos que garantem a criação do Reino dos Céus na Terra, isto é, viver a paz e a harmonia conosco e com as pessoas com quem convivemos.

1. “Brilhe a sua Luz diante dos homens”. Ilumine sempre a vida das pessoas.

2. “Não se irrite nem se enfureça com os outros”.

3. “Não trate o outro como imbecil, louco, sem juízo...”.

4. “Reconcilie-se com seu irmão, antes de fazer as suas ofertas a Deus ou aos outros”.

5. “Faça acordo com o seu adversário, antes que ele o

entregue ao juiz”.6. “Não rejeite sua esposa ou

esposo”.7. “Não jure em hipótese

alguma. Diga SIM se é sim ou NÃO se é não”.

8. “Não enfrente a pessoa má. Se alguém lhe bater na face direita, ofereça também a esquerda; se tomar a sua túnica, dá-lhe também a capa; se o forçar a andar mil passos com ela, ande dois mil”.

9. “Doe a quem lhe pedir emprestado”.

10. “Ame o seu inimigo, ore pelos que lhe maltratam e perseguem”.

Cremos que, seguindo esses ensinamentos, a nossa comu-nicação fluirá agradável e seremos sempre bem vindos na rodas de uma boa conversação. Como nos diz Tiago em sua carta: “... Tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavras tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo”. A palavra, a comunicação é maravilhosa quando aplicamos de forma correta e agradável. Que Deus nos abençoe a utilizarmos essa arte da melhor forma possível para o crescimento do reino e edificação de vidas.

Referências:Marins Holtz Consultoria

R u a U b i r a j a r a , 4 4 618090-520 Sorocaba SP Fone 55 (15) 3224-1266 - Fax 55 (15) 3224-3104

Créditos do site www.usa-bilidoido.com.br: Frederick van Amstel – usabilidade Dream-Host – hospedagem

DIAS, Fernando Nogueira (2001), Sistemas de Comu-nicação, de Cultura e de Conhe-cimento, um Olhar Sociológico, Lisboa, Instituto Piaget.

Posso ser umMissionariozinho

ocê já cantou esta música “Posso ser um missionariozi-V

nho”? Cantei muito quando eu era criança. Aos 9 anos, Deus me chamou para traba-lhar para ele ensinando as pes-soas a amar, servir, ter com-promisso com ele e que só Jesus salva. Quando cresci, fui para o seminário me pre-parar melhor e hoje sou missi-onária da Convenção Batista Baiana na cidade de Araçás.

Vamos pensar um pouqui-nho na letra dessa música?

“Posso ser um missionari-ozinho pra falar de Cristo ao companheirinho, posso traba-lhar em minha terra. Manda-me, pois, Senhor.

Não preciso atravessar os mares para dar aos outros novas e ajudá-los, posso for-necer sustento aos outros que o meu Senhor mandou.

Hei de orar e trabalhar fiel-mente, caso Deus me chame seguirei contente para os cam-pos que estão verdejando, dis-põe de mim Senhor.

Você sabe o que é ser um missionário? De acordo com o Dicionário Aurélio, missio-nário é o propagandista de uma missão. A palavra missão significa obrigação, compro-misso, dever a cumprir. Jesus disse em Mateus 28. 19 e 20 “Portanto ide, fazei discípulos

de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e d o E s p í r i t o S a n t o ; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho man-dado; e eis que eu estou con-vosco todos os dias, até a con-sumação dos séculos. Amém”. Isso quer dizer que todos nós somos chamados por Deus, por isso temos obrigação de fazer propaganda da mensa-gem salvadora de Jesus.

Não importa a sua idade, você pode ser um missionário e falar de Cristo por onde você passar, na escola, em casa, com os colegas, vizinhos, ami-gos, familiares. O importante é falar do amor de Deus sem ter vergonha.

Essa não é a única forma de fazer propaganda da mensa-gem salvadora; você pode fazer uma lista com os nomes de cinco pessoas e orar por elas todos os dias, além de orar pelos missionários também. Mas ainda existe mais uma maneira de cumprir essa mis-são: contribuindo com ofertas nas campanhas missionárias.

Em julho, as igrejas do Estado dão início à campanha de Missões Es tadua i s . Participe, orando pelos missi-onários, dando sua oferta e falando de Jesus. Assim, você será um verdadeiro missiona-riozinho.

Descubra e pinte as palavras queestão embaixo das rachaduras.

Resposta: Sou missionário do amor de Deus

Page 12: O Batista Baiano - Edição 84

ACONTECE

12 | Acontece | Julho/Agosto de 2009 | O Batista Baiano

ANIVERSÁRIO – Nos dias 18 e 19 de abril, a IB Boas Novas, em Formosa do Rio Preto, realizou as festividades alusivas ao segundo ano de sua organização. O Pr. Alexandre de Carvalho pregou na noite de sábado (18), quando a igre-ja contou com a presença da banda Nova Aliança, da IB Missionária. No domingo à tar-de (19), foram realizados dois batismos nas águas do Rio Preto. “Por tudo o que foi rea-lizado, a IB Boas Novas glori-fica e agradece ao Senhor dos senhores e Rei dos reis”, declarou o Pr. Joás Silva.

ANIVERSÁRIO II – A IB Esperança, localizada no bair-ro Pituaçu, em Salvador, tam-bém celebrou aniversário nos dias 18 e 19 de abril. A progra-mação contou com confrater-nização, conferência do reve-rendo Ronaldo Cavalcante (es-critor e professor da Univer-sidade Mackenzie) e partici-pação do cantor e compositor paulista Aristeu Pires Junior.

ANIVERSÁRIO III - Com uma programação especial, a PIB em Javi completou seu ani-versário de cinco anos, com o tema “É o novo tempo de Deus” e divisa em 1ª Pedro 2.10. Durante os festejos, foi inaugurado o templo da igreja, além de realizada a cerimônia de posse do Pr. Agostinho de Souza. Houve também apre-sentações musicais, coreogra-fias com o grupo de adolescen-tes, gincana de textos bíblicos e mensagem ilustrada das sete igrejas da Ásia, com participa-ção de crianças. O evento con-tou ainda com a pregação do Pr. Ivan Carvalho, da PIB em Luís Eduardo Magalhães.

ANIVERSÁRIO IV – A PIB em Itanhém celebrou, nos dias 24 e 25 de abril, seus 43 anos de proclamação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. O evento teve como mensageiro o Pr. Elifio Morais Junior e par-ticipação do cantor Marcos Miranda, que abrilhantou os trabalhos com hinos de louvo-res. Houve ainda realização de batismos como parte da festa.

Batismo no Rio Preto

BELEZA MISSIONÁRIA - A IB Missionária de Águas Claras realizou, no dia 18 de abril, o Dia da Beleza Missionária. Durante o evento, que encerrou a campanha de Missões Mundiais, foram realizados cor-tes, escovas e penteados de cabe-los, limpeza de pele e aferição de pressão arterial, no valor de apenas R$ 1,00. O dinheiro arre-cadado foi revertido para a cam-panha de Missões Mundiais.

CADASTRAMENTO - A Igreja Batista do Cordeiro (Sal-vador), dentro de suas atribui-ções no seu culto administrati-vo do dia 17 de maio, resolve realizar um cadastramento de todos os membros ativos da igre-ja. Fica determinado que aque-les que não cumprirem esta deci-são estarão, no final do prazo, automaticamente fora do rol de membros da referida igreja por abandono.

GAM ISRAEL – O Grupo de Ação Missionária da Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado, também chamado de GAM Israel, celebrou nos dias 6 e 7 de junho, seus dez anos de organização. O evento teve as participações do Pr. Wodson Mota e do cantor Jerphson Silva,da IB Alvorada/Feira de Santana da Banda Renascer, da Igreja local. Com louvor e ado-ração a Deus, foi relembrada a história da organização, home-nageando todos os presidentes nesses dez anos. O atual presi-dente Pedro Henrique Gui-

marães e o vice Oziel de Oli-veira mantêm esse trabalho com os gamistas, com o obje-tivo de colaborar com o cresci-mento do reino de Deus.

NOVO PASTOR – Festa dupla na PIB em São João do Paraíso. No dia 9 de maio, tomou posse na igreja o Pr. Antonio Carlos Santos Cor-reia e apresentadas sua esposa, Ana Cláudia e sua filha Rute. Na ocasião, estavam presentes pastores da Associação Batis-ta Jequitinhonhense e outros pastores locais. Já no dia 10, a PIB comemorou seu 23º ani-versário. O Ministério de Louvor Semeadores abrilhan-tou os cultos de ambos os dias. ORAÇÃO – Dez dias de ora-ção pelo Brasil e pelo mundo. Foi a premissa da Campanha Mundial de Oração, realizada este ano entre os dias 21 a 31 de maio. No sábado (30), Dia do Pentecostes, foi realizado um encontro das igrejas evan-gélicas na Casa Espetáculo, em Salvador. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, representando igrejas batistas e de outras denominações. Em 2010, a Campanha será realizada de 13 a 23 de maio.

CASAIS – A cada mês de junho, a Congregação da IB Monte das Oliveiras, em

Rafael Jambeiro, realiza o Encontro de Casais. Este ano, em sua 5ª edição, o Encontro teve como tema “Unidos para sempre pelo amor”. O prele-tor, Pr. Francisco Vieira, da referida igreja, falou sobre as “Três dimensões do amor no casamento”: Eros, Filos e Ágape. O foco da mensagem foi entender que essas três expressões só funcionam se o casal estiver edificado sobre a rocha, que é Jesus..

Casais de Rafael Jambeiro

GAM Israeli