o acordo de parceria transatlântica de comércio e investimento … · 2016-04-28 · porque É...

5
O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) : Benefícios para os doentes, para a ciência e para o crescimento económico Adaptado de:

Upload: others

Post on 07-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento … · 2016-04-28 · PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTE Um acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes

O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) : Benefícios para os doentes, para a ciência e para o crescimento económico

Adaptado de:

Page 2: O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento … · 2016-04-28 · PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTE Um acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes

PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTEUm acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes e economias dos dois lados do Atlântico. Pode conduzir a um acesso mais rápido dos doentes a novos medicamentos. A expansão da relação comercial mais dinâmica do mundo irá também abordar um leque alargado de políticas comerciais e de investimento e estimular o crescimento económico.

SOBRE A INDÚSTRIA TRANSATLÂNTICAA Federação Europeia da Indústria Farmacêutica e Associações (EFPIA) e a Associação Norte-Americana da Indústria Farmacêutica (PhRMA) representam as empresas biofarmacêuticas líderes em investigação, que permitem aos doentes viver mais tempo e de forma mais saudável e produtiva, e são importantes motores da economia.

Existem mais de 5.000 medicamentos em desenvolvimento a nível global,7 e 70% dos quais são potenciais medicamentos first-in-class, ou seja, representam uma nova família de medicamentos.8

A indústria farmacêutica inovadora contribuiu com mais de 9,2 milhões de dólares em assistência directa aos cuidados de saúde para os países em desenvolvimento na última década, incluindo doações de medicamentos, vacinas, diagnósticos e equipamentos, bem como outros materiais e mão-de-obra.9

As empresas farmacêuticas de investigação constituem o segundo maior grupo de financiadores da I&D global para as doenças negligenciadas, com um investimento de mais de 527 milhões de dólares em 2012 - à frente do investimento efectuado por todos os países individualmente, excepto dos EUA.10

Empregos altamente qualificados e produtivos na Europa e EUA

SALDO POSITIVO DA BALANÇA

COMERCIAL DA UE: MAIS ALTO EM

SECTORES DE ALTA TECNOLOGIA

55.6 MIL MILHÕES

DE EUROS3

52 MIL MILHÕES

DE DÓLARES

EXPORTAÇÕES DOS EUA:52 mil milhões de dólares em produtos biofarmacêuticos em 2013.4

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO (I&D)INVESTIMENTO E RESULTADOS:

Em 2012, as empresas associadas da EFPIA

investiram mais de 30 mil milhões de euros em I&D

na Europa.6

As empresas associadas da PhRMA investiram mais de 51 mil milhões de dólares em I&D, a nível global, em

2013.5

30 mil milhões de euros

51 milmilhões de

dólares

O emprego na indústria nos EUA

(directo, indirecto, e inferido) em 2011

totalizava 3.4 milhões de postos de trabalho, incluindo o emprego

directo de mais de 810.000 pessoas.1

As empresas associadas da EFPIA empregam mais de 700.000 pessoas na UE, e geram até 4

vezes mais postos de trabalho a jusante. 1 em 6 empregos são postos

de I&D altamente qualificados.2

Fontes: 1. Battelle Technology Partnership Practice, The Economic Impact of the U.S. Biopharmaceutical Industry (Julho 2013). Battelle Memorial Institute. Estudo realizado a pedido da PhRMA.2. EFPIA – The pharmaceutical industry in figures, 2014.

Fontes: 3. Id. / 4. Análise da PhRMA dos dados do U.S. Department of Commerce, International Trade Administration. “TradeStats Express™: National Trade Data.” Export.gov. disponível em: http://tse.export.gov/TSE/TSEhome.aspx. / 5. PhRMA Annual Member Survey (Washington, DC: PhRMA, 2013). / 6. EFPIA – The pharmaceutical industry in figures, 2014. / 7. G. Long and J. Works. “Innovation in the Biopharmaceutical Pipeline: A Multidimensional View.” Boston, MA: Analysis Group, Inc., Janeiro 2013. Disponível em: www.analysisgroup.com/uploadedFiles/Publishing/Articles/2012_Innovation_in_the_Biopharmaceutical_Pipeline.pdf. / 8. Id. 9. Dados Inquérito IFPMA, validados pela LSE Health and Social Care da London School of Economics and Political Science. / 10. Relatório “Policy Cures 2013 G-FINDER”.

CONTRIBUTOS PARA A SAÚDE GLOBAL:

9.2 mil milhões de dólares

527 mil milhões de dólares

Page 3: O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento … · 2016-04-28 · PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTE Um acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes

Fontes: 11. “Transatlantic Trade and Investment Partnership: The Economic Analysis Explained,” Comissão Europeia, (Setembro 2013), disponível em http://trade.ec.europa.eu/doclib/docs/2013/september/tradoc_151787.pdf.

131 mil milhões de dólares ou

95 mil milhões de euros

165 mil milhões de dólares ou 120 mil milhões de euros

0.4% 0.5%

219 mil milhões de dólares ou 159 mil milhões de euros

257 mil milhões de dólares ou 187 mil milhões de euros

8%; 110 mil milhões de dólares ou 80 mil milhões

de euros

6%; 45 mil milhões de dólares ou 33 mil milhões

de euros

0.5%

EUA UNIÃO EUROPEIA (UE)

Ganhos económicospotenciais

Aumento no PIB até 2027

Aumento nas exportaçõesbilaterais

Aumento nas exportaçõesglobais

Aumento nos sálarios(emprego qualificado e não qualificado)

0.5%

A NOSSA PERSPECTIVAA indústria biofarmacêutica inovadora suporta um acordo abrangente e ambicioso que promova a compatibilização regulamentar, fortaleça a protecção de propriedade intelectual, e melhore o acesso dos doentes aos medicamentos inovadores. Além disso, muitos desses elementos, tais como a compatibilização regulamentar, podem não só beneficiar as grandes empresas, mas também ter um impacto particularmente positivo sobre as pequenas empresas, que são centrais para o ecossistema mais amplo das ciências da vida. Acreditamos fortemente que todos estes elementos irão ajudar a acelerar o desenvolvimento global dos medicamentos e melhorar o acesso dos doentes aos muito necessários medicamentos inovadores.

BENEFÍCIOS ECONÓMICOS DO TTIPA indústria farmacêutica inovadora é apenas uma das muitas que poderá ganhar com um acordo TTIP robusto. Um estudo11 da Comissão Europeia estima:

Page 4: O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento … · 2016-04-28 · PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTE Um acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes

COMPATIBILIDADE REGULAMENTAR

Abordar as diferenças regulamentares e

duplicação de requisitos pode ajudar a melhorar a

eficiência do desenvolvimento de medicamentos.

O TTIP é uma oportunidade para simplificar

processos e procedimentos e conduzir a um

acesso mais expedito dos doentes a

medicamentos novos e inovadores.

PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI)PROTECÇÃO E EXECUÇÃO

A capacidade da indústria farmacêutica inovadora de investir em I&D de medicamentos novos e inovadores assenta na forte protecção dos direitos de propriedade intelectual e sua execução. Reconhecendo que a propriedade intelectual é a força vital da inovação, os EUA e a UE têm fortes padrões de protecção e execução de propriedade intelectual de medicamentos inovadores. Qualquer acordo entre os EUA e a UE não deve afectar estes padrões e deve:

ACESSO AO MERCADO PREVISÍVEL E TRANSPARENTE

Para promover o desenvolvimento de medicamentos inovadores e garantir, assim, o acesso dos doentes aos medicamentos, é fundamental que as políticas de preços e comparticipações dos governos reconheçam e recompensem devidamente o valor dos medicamentos na redução de intervenções médicas mais caras e na melhoraria da vida dos doentes. O TTIP deve incluir Anexo Farmacêutico semelhante ao incluído nos acordos de livre comércio entre a UE e os EUA e a Coreia, para:

Garantir processos de fixação de preços e comparticipações transparentes, previsíveis e que cumpram os prazos estabelecidos.

Por exemplo, a UE e os EUA devem

trabalhar juntos para padronizar o

conteúdo, o âmbito e o calendário dos

planos pediátricos, harmonizar os

campos de dados de resultados de

ensaios clínicos, e desenvolver uma

abordagem comum para submissões de

alterações pós-aprovação para

alterações do processo de fabrico.

PIReforçar o compromisso partilhado entre a UE e os EUA para normas de protecção e execução dos direitos de propriedade intelectual de alto nível.

Promover mecanismos eficazes de execução dos direitos de propriedade intelectual.

Confirmar os princípios de propriedade intelectual de elevados padrões, a serem promovidos pelos EUA e a UE nas suas respectivas agendas comerciais, que podem ajudar a melhorar o acesso global aos tratamentos e curas de amanhã.

Respeitar o direito dos médicos e de outros prestadores de cuidados de saúde de prescrever os medicamentos mais adequados para seus doentes com base na necessidade clínica.

Destacar a importância de práticas comerciais éticas.

Reduzir testes redundantes e optimizar a utilização dos recursos limitados das agências reguladoras, preservando a protecção do doente e incentivando o acesso acelerado dos doentes aos medicamentos, incluindo o reconhecimento mútuo das inspecções de Boas Práticas de Fabrico (BPF).

BPF

Fontes: EFPIA e PhRMA

Page 5: O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento … · 2016-04-28 · PORQUE É QUE O ACORDO TTIP É IMPORTANTE Um acordo TTIP tem o potencial de beneficiar os doentes

+32 (0) 2 626 25 55

[email protected]

@efpia #healthyeu

efpia.eu

youtube.com/user/EFPIA

001 202 835-3400

[email protected]

twitter.com/PhRMA twitter.com/PhRMApress

phrma.org/catalyst

facebook.com/PhRMA

youtube.com/PhRMApress

+351 21 300 50 80

[email protected]

www.apifarma.pt

youtube.com/user/APIFARMATech