nr-11 operaÇÃo com ponte rolante e talhas

20
NR-11 OPERAÇÃO COM PONTE ROLANTE E TALHAS Lucas Pimentel Gobbo Engenheiro de Segurança do Trabalho Engenheiro Mecatrônico Técnico em Eletrotécnica

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NR-11 OPERAÇÃO COM PONTE ROLANTE E

TALHAS

Lucas Pimentel Gobbo• Engenheiro de Segurança do Trabalho

• Engenheiro Mecatrônico

• Técnico em Eletrotécnica

COMPONENTES DETALHADOS

SISTEMA DE TRANSLAÇÃO DA PONTE

COMPONENTES

Talha

A talha pode ser montada no carro ponte e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação. Para parar o movimento de elevação é utilizado um motor elétrico com freio eletromagnético chamado de motofreio. A talha também pode ser montada sob a viga principal da ponte com o auxílio de um Trolley para poder se deslocar na transversal da ponte, não sendo necessário o carro ponte.

COMPONENTES

Carro talha

O carro talha se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). É responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga.

COMPONENTES PRINCIPAIS

Gancho

Peça em aço forjado em formato de anzol, cujo a finalidade é garantir a máxima conexão com a carga.

Antes de realizar a amarração da carga, o operador deverá observar se o gancho gira em torno do tornel/distorcedor. Caso o gancho esteja travado, a carga ao ser içada, poderá girar e imprimir pressão ao tornel/distorcedor e torcer os cabos de aço da talha.

Trava de

Segurança

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS

Limite fim de curso

São pequenas chaves que ao serem acionadas abrem o circuito, finalizando a operação. Este componente impede a colisão acidental da máquina com a carga ou da máquina com a estrutura da usina.

Circuito Fechado Circuito Aberto

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS

Batente

São instalados no final do percurso das vigas de sustentação da máquina, para que não hajam colisões/queda da máquina.

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS

Chave ON-OFF ou de Tagueamento

São chaves instaladas próximo a máquina para que possibilite rapidamente o desligamento do circuito elétrico em casos de emergência.

COMPONENTES

Ponte

É a estrutura principal que realiza o movimento de translação (movimento de profundidade dentro de um barracão, por exemplo) da ponte rolante que cobre o vão de trabalho. Uma ponte rolante é constituída por duas cabeceiras e uma une-viga ou dupla-viga.

COMPONENTES

Cabeceiras

Estão localizadas nas extremidades da viga. Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

COMPONENTES

Viga(s)

É a viga principal da ponte rolante. Quando o projeto da ponte rolante utiliza apenas uma viga tem-se uma ponte chamada de une-viga, e quando o projeto da ponte rolante utiliza duas vigas tem-se uma ponte chamada de ponte dupla-viga. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante desloca-se o carro da talha.

COMPONENTES

Trolley

O trolley movimenta a talha sob a viga da ponte rolante. Geralmente o movimento do trolley é realizado por um motor elétrico que aciona uma caixa de engrenagem.

COMPONENTES

Cabo de aço de elevação

Cabo inteiriço que é responsável pela sustentação da carga durante o içamento. Devido os cabos de aço estarem sob constante processo de deterioração , o operador deverá observar se os cabos não possuem rompimentos de fios, redução de diâmetro, oxidação, desgaste, corrosão, fadiga, dobras ou nós ,ferrugem, ou quaisquer anormalidades que comprometam a resistência do cabo durante a operação.

COMPONENTES

Trava de Segurança

Antes de realizar a amarração da carga, o operador deverá observar se o gancho gira em torno do tornel/distorcedor. Caso o gancho esteja travado, a carga ao ser içada e poderá girar e imprimir pressão ao tornel/distorcedor e torcer os cabos de aço da talha.

COMPONENTES

Limite fim de curso

São pequenas chaves que ao serem acionadas abrem o circuito, finalizando a operação. Este componente impede a colisão acidental da máquina com a carga ou da máquina com a estrutura da usina.

Circuito Fechado

Circuito Aberto

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS

Sirene Audiovisual

De acordo com a exigência da NR - 11 , toda máquina transportadora deverá possuir sinalização de advertência durante a sua movimentação. Esta sinalização pode ser áudio (sirenes/alarmes) e/ou visual (lâmpadas com acionamento alternado). O ideal é que seja usado os dois tipos de sinalização em conjunto : Sirene Audiovisual, para maior segurança do operador e das pessoas que possam estar próximas ao equipamento durante a sua movimentação.

PRINCIPAIS ACESSÓRIOS

Sirene Audiovisual

É acionada assim que o botão de emergência é destravado. Enquanto a máquina estiver em operação a sirene estará ligada.

COMPONENTES PRINCIPAIS

Freio

Sua finalidade é são garantir a parada do equipamento mesmo após cessado o comando na botoeira.

A máquina tende a continuar em movimento devido a inércia adquirida por sua massa durante a movimentação. Devido a este fato, os freios são utilizados para eliminar a inércia adquirida pela máquina durante a sua movimentação.

Agora é hora da revisão!