novo site: … · finalidade de atender aos anseios dos profissio-nais médicos veterinários e...

12
Ano XXVI - Nº 131 - Outubro de 2012 CRMV Jovem é lançado Congresso Internacional de Proteção à Fauna em 2013 Responsabilidade Técnica em pauta NESTA EDIÇÃO: www.twitter.com/crmvgo www.facebook.com/crmvgo novo site: www.crmvgo.org.br Encontro dos Médicos Veterinários de Goiás foi um sucesso Evento reuniu mais de 500 pessoas no Centro de Eventos da UFG. Presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, afirma que, a partir de agora, este será o grande momento da Medicina Veterinária emGoiás

Upload: lykien

Post on 17-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano XXVI - Nº 131 - Outubro de 2012

CRMV Jovem é lançado Congresso Internacional de Proteção à Fauna em 2013Responsabilidade Técnica em pauta

NESTA EDIÇÃO:

www.twitter.com/crmvgo www.facebook.com/crmvgo novo site: www.crmvgo.org.br

Encontro dos Médicos Veterinários de Goiás foi um sucesso

Evento reuniu mais de 500 pessoas no Centro de Eventos da UFG. Presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, afi rma que, a partir de agora, este será o grande momento da Medicina Veterinária emGoiás

2

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

Este ano comemo-ramos o Dia do Médico Veterinário, 09 de se-tembro, com a retomada do Encontro dos Médi-cos Veterinários do Es-tado de Goiás, realizan-do a sua 24ᵃ edição, que aconteceu de 9 a 11 de setembro no Centro de

Eventos da UFG, após 17 anos. Neste número do Quirão mostramos o sucesso do evento, que reuniu mais de 500 participantes, entre profissio-nais e estudantes. A partir de agora, desejamos que esta ação volte a ser o grande momento da Medicina Veterinária no Estado de Goiás.

Há um ano tomamos posse no CRMV-GO e neste período executamos várias ações, entre elas a retomada do Encontro, a segmentação dos Seminários de Responsabilidade Técnica, agora realizados por área, a instalação do CRMV Jo-vem, um projeto inovador com foco nos recém--formados e graduandos, além da reestruturação da equipe de fiscalização que foi devidamente treinada para pautar sua atuação priorizando a orientação aos profissionais e empresas. Tra-balhamos intensamente nesse primeiro ano de mandato e, tenham certeza, continuaremos com a mesma dedicação e seriedade, pois muitos ou-tros projetos precisam ser executados e alguns já estão sendo formatados.

No próximo ano o foco será trabalhar a inclu-são do Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Estamos progra-mando um evento, a ser realizado no início de 2013, com o objetivo de mobilizar as prefeituras goianas para mostrar as vantagens de se incluir o Médico Veterinário neste importante progra-ma de saúde pública. Outro evento na pauta do próximo ano é um workshop programado para março de 2013 sobre o perfil do Médico Veteri-nário que possa atender as necessidades do esta-do de Goiás. Todos os representantes dos cursos de Medicina Veterinária e os principais empre-gadores públicos e privados serão convidados para discutir o perfil do profissional desejado pelo mercado. Com certeza estas discussões vão gerar bons frutos para nossa classe. Também já está agendado para os dias 24 e 25 de abril o II Congresso Internacional Transdisciplinar de Proteção à Fauna, em conjunto com os Ministé-

rios Públicos Estadual e Federal e também com a participação direta do CFMV e da UFG.

Não podemos deixar de ressaltar o trabalho efervescente do CRMV Jovem, cuja palestra de lançamento aconteceu no dia 20 de setembro no auditório do CRMV-GO. Este é um projeto que foi idealizado ainda na época da campanha eleitoral e agora colocado em prática, sob a efi-ciente coordenação da Med. Vet. Ingrid Bueno Atayde, secretária-geral da diretoria. Ele tem a finalidade de atender aos anseios dos profissio-nais Médicos Veterinários e Zootecnistas recém--formados e também graduandos, orientando-os sobre competências, habilidades e informações importantes e necessárias para facilitar a inclu-são do profissional recém-inscrito no concorrido mercado de trabalho. A receptividade foi ótima e esperamos uma participação cada vez maior.

Entendo que o nosso maior desafio continua sendo a Responsabilidade Técnica. Este tema é tão importante para a Medicina Veterinária que o CFMV realizou uma Câmara de Presidentes para discutir o assunto. Em torno de 60% dos mais de 90.000 Médicos Veterinários em atu-ação no país desenvolvem atividades de RT. Apenas esse número já seria suficiente para jus-tificar a necessidade de se buscar novas estra-tégias para o segmento. Não podemos esquecer que o RT é peça chave para garantir produtos de qualidade e seguros que chegam até o consumi-dor, embora a sociedade desconheça este nosso importante papel. Assim, conclamo os profis-sionais que atuam como RT a se valorizarem e desempenharem suas atividades com competên-cia, responsabilidade e ética, contribuindo para a valorização e o engrandecimento da Medicina Veterinária goiana.

Enfim, quero ressaltar que estamos cons-tantemente buscando estratégias e mecanismos de valorizar os profissionais e queremos que to-dos participem das ações e proponham também novas ideias. Acreditamos que os bons projetos que estamos implementando são importantes para o engrandecimento das classes. Lembrem--se que o CRMV-GO é e será sempre a casa de todos vocês.

Um abraço e boa leitura!

Méd. Vet. Benedito Dias de Oliveira FilhoPresidente do CRMV-GO

Av. Universitária nº 2169 - St. Leste UniversitárioCEP 74610-100 - Goiânia-GO

Fone/Fax: (62) 3269-6500E-mail: [email protected]

www.twitter.com/crmvgowww.facebook.com/crmvgo

www.crmvgo.org.br

PresidenteMéd. Vet. Benedito Dias de Oliveira Filho

CRMV-GO 0438

Vice-presidenteZoot. Elis Aparecido Bento

CRMV-GO 0254/Z

Secretária-geralMéd. Vet. Ingrid Bueno Atayde

CRMV-GO 2738

TesoureiroMéd. Vet. Rafael Costa Vieira

CRMV-GO 5255

Conselheiros EfetivosMéd.Vet. Olízio Claudino da Silva

CRMV-GO 0547 Zoot. Fernando José dos Santos Dias

CRMV-GO 0276/ZMéd. Vet.Cidervane Rabelo da Pascoa

CRMV-GO 2004Méd. Vet. Luciano Schneider da Silva

CRMV-GO 2765 Méd. Vet. Edward Robinson Lacerda

CRMV-GO 1232 Méd. Vet. Arthur Francisco Júnior

CRMV-GO 1751

Conselheiros SuplentesMéd. Vet. Suelene Maria de Sousa

CRMV-GO 2194Méd. Vet. Sibele Martins Chaves Rauh

CRMV-GO 2157Méd. Vet. Marcius Ribeiro de Freitas

CRMV-GO 0973Méd. Vet. Renato Jácomo Pacheco

CRMV-GO 5192Méd. Vet. Valdir Cardoso Martins

CRMV-GO 0949Méd. Vet. Kallinka Susan Oliveira de Paula

CRMV-GO 3375

A mitologia grega relata que a medicinados animais teria sido descoberta pelo

Centauro Quirão (Chiron), figura metadehomem, metade animal, filho de Saturno eda ninfa Fílira. Em sua mão direita conduz aserpente e o bastão, atributos de Esculápio,

seu discípulo, símbolo da arte de curar.

Jornalista responsável:Denise Duarte - Reg. Prof. GO 917-JP

Estagiária: Rejane AlvesEdição on-line: César Augusto dos Santos

Fotos: Denise Duarte

Contato com a Redação:Assessoria de Comunicação do CRMV-GO

(62) 3269-6531/[email protected]

Programação visual:Cir Gráfica

Tiragem: 9.000 exemplaresPeriodicidade: bimestral

Impressão:Cir Gráfica e Editora Ltda.

Fone: (62) 3202-1150 - Goiânia - GO

EDITORIAL

Dia do Médico Veterinário em grande estilo

3

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

VET GIRO

Conferência Mundial da OIE no Brasil em 2013

O Brasil será sede de mais um importante evento do calendário mundial. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confi r-mou, no dia 22 de agosto, que um dos maiores eventos internacio-nais da organização será realizado no País. O anúncio foi feito pela representante internacional da OIE, Sara Kanh, durante reunião na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília.

Recebida pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arru-da, e pelo secretário-geral Felipe Wouk, Sara esteve acompanhada pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa), Guilherme Mar-ques, e pela chefe da Assessoria de Eventos do Ministério, Rosane Henn.

Durante a reunião, alguns pontos importantes foram defi ni-dos para a realização da Confe-rência Mundial sobre o Ensino da

Medicina Veterinária, que deverá ser confi rmada para o mês de no-vembro ou dezembro de 2013, ainda em local a ser defi nido. Para a representante da OIE, a organi-zação de um congresso internacio-nal desse porte terá um impacto extremamente importante para o Brasil. “Queremos que esse even-to seja palco de um grande deba-te sobre o modo de atuação dos Médicos Veterinários, para que a sociedade conheça o papel desses profi ssionais de uma maneira mais ampla”, disse Sara Kanh.

O presidente do CFMV fa-lou sobre o apoio do Brasil para a realização da conferência. “Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária estarão atu-ando de forma contínua durante os próximos meses para que te-nhamos um evento completo, com a presença de representantes da África, Europa, América Latina e Ásia”, adiantou.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV)

Mascote da Copa do Mundo no Brasil

A FIFA divulgou o símbo-lo ofi cial da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Trata-se do Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutestricinctus). Este sim-pático tatu é particular de áreas de Cerrado e Caatinga no nordeste do Brasil.

A característica que o levou a ser escalado para a Copa é a habi-lidade de, ameaçado, se enrolar e assumir um formato de bola. Fun-ciona contra predadores naturais, mas não impediu que caçadores e a destruição de seu habitat o dizi-massem. Ele chegou a ser consi-derado extinto, até que foi redes-coberto na década de 1990.

Pesa por volta de 1,5 kg e mede 40 centímetros. Gosta de se alimentar de formigas e cupins, que encontra através de um faro apurado. Quando detecta seu lan-che, cava o chão e avança buraco adentro com o nariz. Usando a lín-gua comprida e pegajosa captura e come qualquer inseto que encon-trar pela frente.

Cãominhada da Rede Vet

No dia 16 de setembro, a Rede Vet (Associação de Clínicas Ve-terinárias e Pet Shops de Goiás), com o apoio do CRMV-GO, pro-moveu uma “Cãominhada” no Par-que Vaca Brava, em Goiânia-GO.

Na oportunidade várias ações fo-ram executadas, entre elas consul-toria veterinária, com orientações sobre Parvovirose, Leishmaniose Canina, nutrição e verminoses. As crianças se divertiram com brin-quedos, distribuição de algodão doce, pipoca e muita brincadeira. Aconteceram ainda concursos ca-ninos, que arrancaram aplausos do público e ações de adoção de animais, com o apoio doDepar-tamento de Vigilância em Saúde Ambiental (Centro de Zoonoses de Goiânia). Esta foi a última edição da “Cãominhada” de 2012. Veja mais fotos deste evento em www.crmvgo.org.br (Galeria de Fotos) e www.facebook.com/crmvgo.

Wanderson Alves Ferreira, presidente da Rede Vet (centro), juntamente com Sérgio Luiz Pereira e Kellen de Sousa Oliveira, da Anclivepa-GO, durante consultoria

veterinária na “Cãominhada”.

I Simpósio Goiano de Reprodução Animal

O I Simpósio Goiano de Re-produção Animal com o tema Reprodução em Bovinos Lei-teiros será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no auditório do CRMV-GO, com a presença de palestrantes de várias regiões do país. O evento é uma promo-ção do Núcleo de Estudos e Pes-

quisas em Biologia Reprodutiva Animal NEP-BRA, com o apoio do CRMV-GO, FAPEG e Qua-littas - Instituto de Pós-Gradua-ção. Mais informações no Setor de Reprodução Animal da UFG pelos telefones (62) 3521-1585 e (62) 9278-6243. Veja também em www.vet.ufg.br.

Congresso Internacional da Carne 2013

Goiânia sediará, em 2013, o Congresso Inter-nacional da Carne, um dos principais eventos mundiais da cadeia produtiva do setor. O Congresso Internacional da Carne reúne, a cada dois anos, os agentes das cadeias produtivas dos principais pa-íses produtores, para trocar ideias, discutir e analisar as tendências que infl uenciarão o mercado mundial. No en-contro, especialistas também

debatem estratégias de marke-ting para promover o aumen-to do consumo de carne no mundo, a partir do conceito de produção sustentável. O maior desafi o da indústria in-ternacional é conciliar a ofer-ta de proteína animal para a população mundial, garantin-do a sua produção de acordo com os princípios da ética, higiene, saúde e harmonia com o ambiente. O evento está programado para os dias 25, 26 e 27 de junho de 2013 no Centro de Convenções de Goiânia. Veja mais em www.faeg.com.br.

Foto: Divulgação

4

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

ESPECIAL

Encontro dos Médicos Veterinários do Estado de Goiás foi sucesso

O 24º Encontro dos Mé-dicos Veterinários do Estado de Goiás, que aconteceu de 9 a 11 de setembro, reuniu mais de 500 profissionais e estudantes no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Me-dicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), ce-lebrou o Dia do Médico Ve-terinário, comemorado em 9 de setembro. A abertura contou com a palestra de Ri-chard Nap, da Universidade de Utrecht - Holanda, con-siderada a melhor escola de veterinária do mundo. Nos dias 10 e 11 a programação incluiu 46 palestras de alto nível que contemplaram to-das as áreas da Medicina Veterinária. De acordo com

o presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, o encontro voltará a ser o grande momento da Medicina Veterinária em Goiás, a partir de agora.

Este evento era promo-vido até 1995 sob a organi-zação da Sociedade Goiana de Veterinária (SOGOVE). A gestão 2011/2014 do CR-MV-GO, capitaneada por Benedito Dias de Oliveira Filho, retomou o projeto. O tema central do evento foi “O Médico Veterinário frente às inovações tecnoló-gicas”. Benedito Dias agra-deceu a todos que participa-ram deste grande encontro, cuja parte científica foi organizada pela Comissão de Educação Continuada do CRMV-GO. A diretoria do conselho regional, com-

posta ainda pelo vice-presi-dente, Zoot. Elis Apareci-do Bento, pelo tesoureiro, Méd. Vet. Rafael Costa Vie-ra, e secretária-geral, Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde, lembrou que há um ano a gestão “Valorizando o Pro-fissional” tomou posse no CRMV-GO e já executou várias ações, entre elas a retomada do encontro, os Seminários de Responsabi-lidade Técnica segmenta-dos por área, instalação do CRMV Jovem, um projeto inovador com foco nos re-cém-formados e graduan-dos, além da reestruturação da equipe de fiscalização.

O Encontro dos Médicos Veterinários do Estado de Goiás contou com o apoio da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários

de Pequenos Animais – se-ção Goiás (Anclivepa-GO), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Sebrae Goiás, Universida-de Federal de Goiás (UFG), Conselho Federal de Medi-cina Veterinária (CFMV), Fundo de Desenvolvimen-to da Agropecuária no Es-tado de Goiás (Fundepec), Agroquima, Unicred, Bayer e Qualittas Cursos de Pós--graduação.

No último dia 30 de se-tembro foi veiculado ma-terial de uma página sobre o encontro no Jornal O Po-pular. Veja mais fotos des-te grande evento em www.crmvgo.org.br (Galeria de Fotos) e nas redes sociais www.facebook.com/crmvgo (Fotos) e www.twitter.com/crmvgo.

Professor Benedito Dias de Oliveira Filho, presidentedo CRMV-GO, durante discurso de abertura

Marcos Café, dir. da E.V. UFG, Uacir Bernardes, represen-tante do Gov. Marconi Perillo, Benedito Dias, Júlio Barcelos

(CFMV) e Antenor Nogueira, presidente da Agrodefesa.

Convidados na palestra de abertura proferida por Richard Nap, da Universidade de Montevideo - Uruguai

Presidente da Comissão de Educação Continuada, Márcia Cristina Barnabé, durante discurso na abertura do evento

Richard Nap, cuja palestra foi traduzida pela secretária-geral do CRMV-GO, Ingrid Bueno Atayde

Rafael Costa Viera, Ingrid Bueno Atayde e Benedito Diasde Oliveira Filho, que compõem a diretoria do CRMV-GO

5

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

ESPECIAL

Zoot. Elis Aparecido Bento, vice-presidente do CRM-GO, com Benedito Dias de Oliveira Filho

Presidente do CRMV-GO e presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira

Estande do CRMV-GO, muito visitado Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, que proferiu palestra no evento sobre o cenário econômico mundial e

os reflexos no agronegócio brasileiro

Salas lotadas em vários temas Movimentação na hora do intervalo Equipe do CRMV Jovem coletando adesões ao projeto

Olízio Claudino da Silva, prof. da UFG e conselheiro efe-tivo do CRMV-GO, Wanderson Alves Ferreira, da Rede

Vet, e Rosa Maria da Silva.

Benedito Dias e Francis Flosi, da Qualittas Curso de Pós Graduação

CRMV-GO retoma trabalhos da SOGOVEDepois do sucesso do En-

contro dos Médicos Veteriná-rios, agora é a vez do CRMV--GO reativar as atividades da Sociedade Goiana de Veteriná-

ria (SOGOVE). No último dia 18 de setembro, aconteceu uma reunião com Médicos Veteri-nários interessados em retomar estes trabalhos, liderados pelo

presidente do CRMV-GO, Be-nedito Dias. Na ocasião ficou decidido que a eleições para diretoria e conselheiros da entidade acontecerá dia 10 de

novembro na sede do CRMV--GO. Qualquer Médico Vete-rinário poderá participar. Mais informações com o Méd. Vet. José Artur (62) 9976-1521.

6

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

ESPECIAL

Campanha 2012 para o Dia do Médico Veterinário

Veja a campanha 2012 desenvolvida pelo CFMV que homenageou o Médico Veterinário. O material mostrou as di-versas áreas de atuação deste profissional. O tema foi amplamente divulgado no Encontro dos Médicos Veterinários do Estado de Goiás.

Depoimentos sobre o Encontro

Foi muito proveitoso. Os pro-fissionais e estudantes tiraram as dúvidas conosco e houve muito interesse pelos nossos produtos. Vamos participar

sempre deste evento.Lorena Gomes Ramos,

farmacêutica da Animalle Farmácia Veterinária, expo-

sitora do evento.

As palestras foram de boa qualidade e os horários

foram cumpridos. Agora este evento só tende a

crescer se houver regu-laridade. Parabéns ao

professor Benedito por retomar este projeto.Médico Veterinário

Jesus Xavier Ferro, de Goiânia

O evento foi enriquecedor e o tema do agronegócio muito interessante dando

uma visão sistêmica de toda a cadeia produtiva. Precisamos desta visão para fazermos as intervenções necessárias. O encontro deveria acontecer

todos os anos.Médico Veterinário Jeová Santos, de Taguatinga-DF.

A ideia da retomada deste evento foi muito válida

principalmente para o vete-rinário que fica no campo. Uma ótima proposta, bem

divulgado e o nível de palestras excelente.Médica Veterinária

Adriana da Silva Santos, de Goiânia

O evento foi excelentee tivemos ótima interação com

alunos e profissionais. As palestras foramde boa quali-dade e o ambiente agradável. Parabéns pela organização.Médico Veterinário Tadeu

Lopes, da Bos Homeopatia, expositor do evento.

A palestra de abertura foi de excelente qualidade com boas dicas sobre coaching e administração. Superou todas as expectativas por ser um evento que não

acontecia há muito tempo. O professor Benedito está de parabéns pela audácia.

Vinícius Netto, gerente de marketing da Agroquima,

expositor do evento

7

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

ESPECIAL

8

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

ARTIGO CIENTÍFICO

INFLUÊNCIA DO ESTRESSE TÉRMICO SOBRE DESEMPENHO REPRODUTIVO DE VACAS

HOLANDESAS EM GOIÁS

O estresse térmico é um dos fatores de grande entrave para o setor de produção de bovinos, tanto para animais destinados a produção de carne quanto para os animais produtores de leite. Devido a este fator, muitos estudos foram e estão sendo conduzi-dos para tentar entender me-lhor a influência do estresse térmico sobre a fisiologia re-produtiva, a fim de gerar so-luções para minimizar seus efeitos.

Os animais de aptidão leiteira, principalmente os de alta produção, são os maio-res envolvidos com este pro-

cesso, o que leva a perdas econômicas para a granja leiteira. A zona de conforto térmico varia entre as raças, sendo que para os animais da raça Holandesa esta zona se encontra entre 10 a 18°C. A mensuração do nível de es-tresse térmico pode ser de-terminada através do cálcu-lo do índice de temperatura e umidade (ITU), descrito pela equação: ITU = Ta + (0,36 x Tpo) + 41,5, onde Ta é a temperatura ambiente e o Tpo é a temperatura do ponto de orvalho. Os valores para interpretação do ITU são: até 71 (sem estresse); de 72 a 78 (estresse leve); 79 a 88 (estresse modera-do); acima de 89 (estresse severo). Do mesmo modo, o declínio absoluto diário na produção de leite devido ao estresse térmico pode ser calculado usando a equação: DPL = -1,075 - 1,736 (NP) + 0,02474 (NP)(ITU), sendo NP a produção diária de leite do animal (kg/dia).

Um recente estudo de-senvolvido nos anos 2010 e 2011 pelo Setor de Re-produção Animal da UFG, realizado no município de Silvânia-GO, avaliando a in-

fluência do estresse térmico no pós-parto de vacas holan-desas durante dois períodos distintos, período chuvoso e período seco, demonstrou que sobre as condições em que o experimento foi conduzido houve diferença na fisiologia reprodutiva pós-parto entre os períodos analisados. O pe-ríodo chuvoso demonstrou es-tresse térmico leve, mas que foi suficiente para influenciar direta e indiretamente os ín-dices reprodutivos. O perío-do seco não demonstrou ser de grande preocupação para a produção leiteira. Além disso, conclui-se com a pes-quisa que os animais tive-ram durante o período chu-voso uma involução uterina

retardada em comparação ao outro período analisado, além de maior dificuldade de resolução da infecção uterina no pós-parto e me-nores níveis de colesterol, precursor básico da forma-ção de esteróides. Estes fa-tores em associação com os demais fizeram com que os animais do período chuvoso

demorassem 54 dias a mais para se tornarem gestantes quando em comparação ao período seco.

Com a realização do trabalho, conclui-se que o maior estresse térmico ob-servado durante o período chuvoso, quando em com-paração ao período seco, predispõe o aparecimento de infecções uterinas, retarda a involução do útero e atenua a expressão do estro. Por isso, durante os períodos de maior temperatura climáti-ca, associado a maior umi-dade relativa do ar, os ani-mais devem ser manejados com maior cautela, objeti-vando aumentar os índices reprodutivos.

Thiago Vilar SilvaCRMV-GO 4260

Doutorando em Ciência AnimalSetor de Reprodução Animal – UFG

[email protected]

Animal com infecção aguda do trato reprodutivo, demonstrando emagrecimento progressivo, dorso arqueado e cauda elevada

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

www.twitter.com/crmvgoSiga-nos no Twitter

9

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

PARABÓLICA

Primeira Ação do CRMV Jovem

A primeira ação do CRMV Jovem, um projeto inovador do CRMV-GO, aconteceu dia 20 de setembro, no auditório do

conselho regional. O Méd. Vet. Antônio Carlos de Carvalho, da Clínica Pegasus, e o Zootecnis-ta Rodrigo Zaiden, professor da UEG e PUC-GO, deram boas dicas aos recém-formados e gra-duandos. A secretária-geral do CRMV-GO, Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde, explicou a pro-posta do projeto, voltado para o mundo corporativo e com foco no recém-formado com até cinco anos de graduação e acadêmicos a partir do 5º período. Ela está à frente dos trabalhos do CRMV Jovem. Os palestrantes falaram sobre as principais expectativas das empresas ao contratar um

profissional e também de suas trajetórias como empreendedo-res. As ações deste projeto são divulgadas no site www.crmvgo.org.br e nas redes sociais Twitter (www.twitter.com/crmvgo) e Facebook (www.facebook.com/crmvgo).

Em outubro está programa-da uma palestra com a headhun-ter Fabiana Milanez Schneider, da De BerntEntschev, uma em-presa com sede em Curitiba-PR. Ela vai falar sobre a expectativa das empresas e discutir as ha-bilidades do profissional para enfrentar o mercado de hoje, in-clusive como se portar em entre-

vistas de emprego.O e-mail de contato do

CRMV Jovem é [email protected]. Em breve vamos divulgar o site. Segundo a secre-tária-geral do CRMV-GO, Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde, qual-quer pessoa pode participar das ações e as palestras são gratui-tas, incluindo sorteio de brindes e lanche. Os temas são voltados para o mundo corporativo como administração, marketing, ética e empreendedorismo. Veja mais registros deste grande evento em www.crmvgo.org.br (Galeria de Fotos) e www.facebook.com/cr-mvgo (Fotos).

Veterinários pedem mudanças ao prefeito Paulo GarciaO CRMV-GO convidou os

principais candidatos a prefei-to de Goiânia para discutir com os Médicos Veterinários e Zoo-tecnistas as reivindicações das classes. Um levantamento feito pela Comissão de Publicidade e Divulgação do CRMV-GO veri-ficou os principais entraves hoje para o segmento que estão sob a jurisdição da prefeitura de Goiâ-nia: Vigilância Sanitária, Parque Zoológico de Goiânia e Depar-tamento de Vigilância em Saúde Ambiental (Centro de Zoonoses).

Entre as reivindicações da categoria dos Médicos Veteriná-rios e Zootecnistas estão:

- Garantir que a ocupação dos cargos de Direção (nomea-dos por indicação) no Departa-mento de Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária, Complexo Zoobotânico e Parque

Zoológico sejam ocupados por Médicos Veterinários indicados pela categoria;

- Retornar o Parque Zooló-gico para o regime de Autarquia;

- Distritalizar as atividades dos médicos veterinários da Se-cretaria Municipal de Saúde, convocando os profissionais aprovados no último concurso;

- Convocação de profissio-nais aprovados no último con-curso para atuarem no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Fa-mília) de acordo com a Portaria GM/MS n º 2488/11;

- Reforma e ampliação do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental (DVSA), con-forme projeto elaborado e apenas aguardando processo de licita-ção;

- Complementação do as-falto que dá acesso ao Departa-

mento de Vigilância em Saúde Ambiental;

- Criação de convênio entre a Secretária Municipal de Saúde e as clínicas veterinárias filiadas à ANCLIVEPA – GO (Associação Nacional de Clínicos Veteriná-rios de Pequenos Animais – se-ção Goiás) para a realização de castração de cães e gatos para a população de baixa renda.

- Regulamentação e estrutu-ração do S.I.M. (Serviço de Ins-peção Sanitária Municipal);

- Criação de um órgão res-ponsável pela gestão da área agropecuária no município;

- Regulamentação do co-mércio de animais de companhia (venda de animais nas ruas, feiras livres, etc.)

- Organizar a divisão de atribuições e responsabilidades da AMMA e DVSA conforme

recomendação feita pelo Minis-tério Público (Exemplo: criação de local para a AMMA alojar os animais resgatados pelo DVSA onde os mesmos ficarão até se-rem doados).

- Equiparação salarial do Médico Veterinário ao Médico conforme Lei Federal (LEI Nº 9.436, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1997)

- Criação do Dia da Posse responsável (dia 4 de outubro) onde seriam realizadas ativida-des educativas organizadas pelo DVSA e AMMA visando a cons-cientização da população sobre a melhor forma de se cuidar dos animais.

- Apoio às campanhas edu-cativas realizadas pelas institui-ções públicas e privadas (DVSA, AMMA, ANCLIVEPA, REDE VET e CRMV-GO, etc.)

Méd. Vet. Ingrid Bueno Atayde, secretária-geral do CRMV-GO,

que está à frente dos trabalhos do CRMV Jovem

www.facebook.com/crmvgoCurta nossa página no Facebook

10

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

FIQUE POR DENTRO

II Congresso Internacional Transdisciplinar de Proteção à Fauna em 2013

A segunda edição do Con-gresso Internacional Transdis-ciplinar de Proteção à Fauna acontecerá nos dias 25 e 26 de abril de 2013 no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufai-çal da Universidade Federal de Goiás (UFG). A primeira reu-nião de organização do projeto aconteceu dia 18 de setembro na sede do CRMV-GO, com as presenças do presidente do CRMV-GO, Méd. Vet. Benedi-to Dias de Oliveira Filho, Méd.

Vet. Ekaterina Akimovna Boto-vchenco Rivera (Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV--GO e também do Comitê Or-ganizador), Méd. Vet. Willian Pires de Oliveira (Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV--GO), promotora Tamara An-dréia Botovchenco Rivera (Mi-nistério Público Estadual e do Comitê Organizador), Eriberto Francisco Bevilacqua Marin (vice-reitor da Universidade Federal de Goiás) e Maria Cátia

Alves de Oliveira, coordenado-ra administrativa do CRMV--GO.

O objetivo, assim como na primeira edição ocorrida em 2010 na capital goiana, será discutir temas que incluam os animais e suas relações com o homem tendo como foco har-monizar procedimentos em que os profi ssionais se deparam no cotidiano de trabalho, bem como acompanhar a evolução de questões científi cas, legais e culturais sobre o assunto.

Alguns temas propostos no evento:

- Responsabilidades com os animais selvagens

- Legislação internacional sobre animais usados em expe-rimentos

- Manejo sustentável da fauna

- Abate humanitário- Pecuária verde

- Atuação das Organizações Não Governamentais (ONGs)

- Uso ético de animais em experimentos

- A questão do Centro de Zoonoses e dos Zoológicos no mundo

- Produção sustentávelEm breve vamos divulgar

o site do evento, valores de ins-crições e mais informações so-bre a programação. Fique aten-to ao site www.crmvgo.org.br para saber mais. Este evento é organizado pelo CRMV-GO e Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem como parceiros o Ministério Público Estadual e Federal, Escola Superior do Ministério Público, Organi-zação Mundial de Saúde Ani-mal (OIE), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e Federação das Universida-des para o Bem-Estar Animal (UFAW).

Veja as ofertas de empregos e

negócios no segmento da

Medicina Veterinária e Zootecnia nos

Classificados do CRMV-GO

www.crmvgo.org.br

Cadastre-se para receber semanalmente

nossowww.crmvgo.org.br.

boletim eletrônico

Médico Veterinário e Zootecnista

@

Seminários de Responsabilidade TécnicaNo mês de agosto foram

promovidas quatro edições do Seminário de Responsa-bilidade Técnica, cujo tema foi alimentos (carne e leite). Cerca de 250 profi ssionais participaram dos eventos rea-

lizados em Goiânia, Uruaçu e Rio Verde. Ao todo 315 quilos de alimentos foram arrecada-dos nas etapas e doados para o Condomínio Sol Nascente (Goiânia), Abrigo de Idosos (Uruaçu) e Espaço Gênesis

(Rio Verde), que atende depen-dentes químicos. O presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, informa que um Seminário de Responsabi-lidade Técnica com temas ge-néricos está programado para

o mês de novembro em Goiâ-nia. Fique atento ao site www.crmvgo.org.br e redes sociais www.facebook.com/crmvgo e www.twitter.com/crmvgo para saber mais sobre este evento e participar gratuitamente.

11

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

CIÊNCIA

Uma nova esperança na Medicina Veterinária

O sofrimento de animais portadores de patologias como doença renal crônica e cinomo-se ou que apresentam algum tipo de lesão pode estar com os dias contatos. A novidade diz respeito aos benefícios da terapia com células-tronco. Mesmo que as experiências e os estudos disponíveis sobre o assunto não apontem para a cura definitiva, o procedimento merece destaque na Medicina Veterinária por reduzir dores, devolver o comportamento normal ao animal, prolongar seu tempo de vida e dar mais conforto aos seus proprietários. Exemplo disso é o trabalho da Méd. Vet. Michele Barros na Clínica Veterinária Dog Cen-ter, localizada no Centro de Goiânia. A convite do proprie-tário da clínica, o Méd. Vet. Ronaldo Medeiros de Azeve-do, a especialista trouxe de Campinas-SP a esperança de melhorar a saúde de dois cães e um gato. A iniciativa marca o pontapé inicial de um projeto que visa a divulgação e exten-são do método, além de uma parceria futura entre Ronaldo Medeiros, Michele Barros e médicos veterinários de di-versas especialidades para dar

continuidade a este trabalho.ProcedimentoA terapia com células-

-tronco vem ganhando espaço na Medicina Veterinária como uma aliada aos tratamentos convencionais. Os números revelam que 78% dos animais tratados por Michele estão vi-vos e em 84,4% destes, houve melhora clínica. Isso significa mais disposição, mais apetite, ganho de peso, sem vômitos e diarréia, além da possível me-lhora laboratorial. De acordo com a especialista, essa melho-

ra clínica é ideal para continuar a terapêutica convencional de forma mais efetiva, pois a tera-pia celular não veio para subs-tituir, e sim, para somar.

Quanto à metodologia, ge-ralmente são feitas três aplica-ções de células-tronco com in-tervalo médio de 30 a 40 dias. E os números quanto à dosa-gem e à concentração de célu-las, assim como o tipo de vias de aplicação, vão depender do peso do animal e da patologia. Quanto ao transplante, o tipo mais recomendado é o heteró-

logo, ou seja, com células de outro indivíduo. “É importante ressaltar que ao tirar essas cé-lulas, nenhum dano será cau-sado ao animal”, explica Mi-chele Barros, apontando ainda outra característica relevante nesse tipo de tratamento: não há efeitos colaterais e nem de rejeição.

DivulgaçãoAo que tudo indica, a te-

rapia com células-tronco apre-senta resultados promissores na Medicina Veterinária, por isso deve ser incluída como alternativa terapêutica no tra-tamento de animais. Mas antes de estender o método, é pre-ciso reunir uma casuística e aprofundar a metodologia para que prevaleça a seriedade na sua realização. Alcançado isso, a meta é a divulgação, princi-palmente nas universidades e eventos científicos.

E quanto aos animais, eles agradecem. Utilizar a terapia com células-tronco é sinônimo de mais dias sem sofrimento. Justamente por isso, cada vez mais proprietários aderem ao procedimento em busca de alívio para seus bichinhos tão amados e para si mesmos.

(Rejane Alves)

Workshop sobre perfil do Médico VeterinárioO CRMV-GO já come-

çou os preparativos para um workshop programado para março de 2013 sobre o perfil do Médico Veterinário. De

acordo com o presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, todos os representantes dos cursos de Medicina Veterinária e os

principais empregadores pú-blicos e privados serão con-vidados para discutir o perfil do profissional desejado no mercado. A iniciativa é da

Comissão de Ensino da Me-dicina Veterinária do CRMV--GO. Nas próximas edições do Quirão vamos falar mais sobre o assunto.

Méd. Vet. Michele Barros (mestre em morfologia com ênfase em células-tronco/Nefrologia pela Universidade de São Paulo e doutoranda na mesma área na

Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Também é professora de Semiologia dePequenos Animais na UNIP) ao lado do proprietário da Clínica Dog Center, Méd. Vet. Ronaldo Medeiros, durante evento que divulgou a terapia com células-tronco.

Ainda dando seus primeiros passos, a terapia com células-tronco já trilha seu caminho abrindo possibilidades para melhora significativa na saúde animal. Procedimento, que atrai cada vez mais

adeptos, surge como um grande aliado aos tratamentos convencionais

12

QuirãoAno XXVINº 131Out/2012

Unicred 20 anos.

Nós crescemos com você.

Mais de 9 mil associados colhem juntos os frutos de investimentos bem-sucedidos. Escolha a Unicred! Conte com os produtos de uma instituição financeira e as vantagens de uma cooperativa:

• Conta Corrente• Cheque Especial• Financiamentos e Empréstimos• Aplicações Financeiras• Débito Automático• Assessoria Financeira

• Cartão de crédito e débito• Seguros• Produtos Corporativos• Internet Banking• Serviços de Malote

www.unicredgyn.com.br

EVENTOS

O Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Goiás (Sindivet-GO) convi-da a todos os Médicos Veteri-nários e demais interessados a participarem de uma pales-tra sobre direitos trabalhistas dos profissionais liberais. O evento acontecerá dia 09 de novembro, às 9 horas no au-ditório da Emater.

As inscrições podem ser feitas na sede do Sindivet--GO e as vagas são limita-das. Mais informações pelo (62) 3261-0934 em horário comercial.

Palestra sobre Direitos Trabalhistas

Outubro

8 a 10XX Seminário Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (SENEMEV)Local: Brasília-DFInformações: www.cfmv.gov.br

24 a 27XXIII Congresso Panamericano de Ciências VeterináriasLocal: Cartagena de Indias – ColômbiaInformações: www.panvet2012.co

Novembro

1 a 4X Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia VeterináriaLocal: Florianópolis-SCInformações: www.cbcav2012.com.br

2 a 4I Congresso Brasileiro de Cardiologia VeterináriaLocal: São Paulo-SPInformações: www.congressosbcv.com.br

13 e 14IX Congresso Iberoamericano da Fiavac (Federação Iberoamericana de Associações de Veterinários de Animais de Companhia)Local: Assunção-ParaguaiInformações: www.fiavac2012.org

15 a 17Congresso Internacional da Associação Brasileira de Endocrinologia VeterináriaLocal: Búzios-RJInformações: www.ciabev.com.br

21 a 23XI Congresso Internacional do LeiteLocal: Goiânia-GOInformações: www.cnpgl.embrapa.br/congresso2012

24 e 25Curso de Emergência de Pequenos Animais. O palestrante é o prof. Dr. Rodrigo Rabelo (Intensivet)Local: auditório do CRMV-GOInformações: (62) 3565-4608 ou www.anclivepago.com.br

29Solenidade de entrega de carteiras aos novos profissionais inscritos no CRMV-GOLocal: auditório do CRMV-GOHorário: 18h30Informações: www.crmvgo.org.br.

29 e 3016º Rodada Goiana de Tecnologia em Manejo de SuínosLocal: Parque Agropecuário de GoiâniaInformações: www.ags.com.br

Dezembro

4 a 639º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet) 2012.Local: Santos-SP.Informações: www.conbravet2012.com.br

Acesse a Agenda de Eventos em www.crmvgo.org.br e confira mais oportunidades cadastradas no site.