novo paróquia são francisco de assis de monte castelo · serás gigante no céu! ... nos...

8
NOVO Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05 Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05 Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05 Tubarão | Fone/Fax (48) 3626.4455 / 9965.3867 e-mail: [email protected] www.paroquiamontecastelo.com.br Eis que Assim caiu o gigante! A tua história Por essas palavras prenunciada No encanto de quando se tem 12 anos Chega ao fim Para começar Uma nova história Agora longe de mim Longe de todos que te amamos Porém mais perto de Deus. Somos todos teus: Amigos, familiares, natureza. Vês lá de cima Quanta beleza Ajudaste a construir? Que espetáculo é o sol que nasce O cair da tarde, o anoitecer? O teu exemplo de vida, tão brilhante, Será luz, caminho para a juventude. E se hoje caiu o gigante Se tombou o soldado na luta Não terá sido gesto vão. Juntar‐se‐á a tantos amigos Fará por nós uma oração Que nos tire dos perigos Que rondam o coração. Que a terra te seja leve Como tão leve foste Para ela. Que teus encantos pela vida Sejam a herança que deixas. Foste gigante em vida Serás gigante no céu! AOS QUERIDOS ENTES QUE PARTIRAM... Profª Sueli Tereza Mazzucco Mazurana - Orleans - Foto: Comunidade Areado

Upload: doandien

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NOVO

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo

Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 05

Tubarão | Fone/Fax (48) 3626.4455 / 9965.3867e-mail: [email protected]

www.paroquiamontecastelo.com.br

Eis queAssim caiu o gigante!A tua históriaPor essas palavras prenunciadaNo encanto de quando se tem 12 anosChega ao fimPara começarUma nova históriaAgora longe de mimLonge de todos que te amamosPorém mais perto de Deus.

Somos todos teus:Amigos, familiares, natureza.Vês lá de cimaQuanta belezaAjudaste a construir?Que espetáculo é o sol que nasceO cair da tarde, o anoitecer?O teu exemplo de vida, tão brilhante,Será luz, caminho para a juventude.E se hoje caiu o giganteSe tombou o soldado na lutaNão terá sido gesto vão.Juntar‐se‐á a tantos amigosFará por nós uma oraçãoQue nos tire dos perigosQue rondam o coração.

Que a terra te seja leveComo tão leve fostePara ela.Que teus encantos pela vidaSejam a herança que deixas.Foste gigante em vidaSerás gigante no céu!

AOS QUERIDOS ENTESQUE PARTIRAM...

Profª Sueli Tereza Mazzucco Mazurana- Orleans -

Foto: Comunidade Areado

02 Pág.

Expediente:Editores: Pe. Carlos Henrique Machado Fernandes, Seminarista Rafael Uliano.

Tiragem: 2.200 Exemplares.Edição/Impressão: Gráfica Ed. Humaitá

Meu irmão, minha irmã, estamos no mês Novembro, mês dedicado aqueles que nos precederam no caminho para o Pai, ou seja, os santos de um lado e os defuntos de outro, por causa da nossa esperança na "ressurreição da carne e na vida eterna". Por aqui, distancia‐se a ciência da tecnologia, pois, para os que acreditam nelas independentemente se filósofos, cientistas, antropólogos psicólogos, sociólogos, políticos e médicos esbarram‐se com a realidade da morte e emudecidos experimentam o limítrofe do saber humano. Para confirmar o que dissemos Lev Semenovitch Vygotsky diz, por outras palavras, que a ciência assimilou muito bem o conceito de vida, mas não conseguiu explicar o de morte: a morte é interpretada somente como uma contraposição contraditória da vida, como a ausência da vida, em suma, como o não‐ser. Mas a morte é um fato que tem também seu significado positivo, é um aspecto particular do ser e não só do não‐ser; é certo algo e não o completo nada. Do exposto, concluímos que a explicação da ciência sobre a morte esteja situada na perspectiva biologicista do modelo biomédico, ou seja, "a morte consiste, simplesmente, na paralisação total da máquina‐corpo". Assim, os profissionais da ciência são formados para refletir, pensar, descobrir e curar a doença, combater a morte, e não para lidar com a pessoa doente ou a pessoa que está morrendo. Uma perspectiva que surge como uma alternativa a esse modelo é a abordagem dos cuidados paliativos que têm como objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde: (1) promover o alívio da dor e outros sintomas de angústia; (2) afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural; (3) não apressar nem postergar a morte; (4) integrar os aspectos espir i tuais e psicológicos no cuidado do paciente; (5) oferecer um sistema de suporte que ajude o paciente a viver ativamente tanto quanto possível até sua morte; (6) oferecer um sistema de suporte para ajudar no enfrentamento da família durante a doença do paciente e (7) utilizar uma equipe profissional para identificar as necessidades dos pacientes e de suas famílias, incluindo a elaboração do luto, quando indicado.

Nós, cristãos católicos, pelo contrário, somos convidados a celebrar e a partilhar neste mês, a esperança do encontro com Deus daqueles que já deixaram esta vida, e a recordarmos de que somos pó, e ao pó retornaremos (cf. Gn 3,19). Trata‐se de um tempo que chama à conversão. É também tempo de rezarmos por aqueles que já partiram, para que, se estiverem no purgatório, Deus os conceda logo sua entrada no paraíso. Portanto, estamos cumprindo um desejo de Deus e um dever como cristãos e batizados, que é de rezarmos uns pelos outros. "Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos." (Ef 6,18). Todas as vezes que rezamos como Igreja, estamos professando a nossa fé, conforme nos ensina o Catecismo da Santa Mãe Igreja Católica "[…] Creio no Espírito Santo / Na Santa Igreja Católica / Na comunhão dos santos […]" embora muitas vezes nem nos déssemos conta.

A fé católica é sólida e nos dá a consciência de que podemos e devemos orar pelos que já partiram deste mundo, intercedendo por eles, ou pedindo sua intercessão. Por outro lado o Catecismo da Igreja Católica (§1023) nos ensina que os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem "tal como ele é" (1Jo 3,2), face a face (1Cor 13,12). São Paulo em 1Tm 2,1‐6, diz: "Não tenha vergonha de sua fé"! E para você meu irmão eu diria, não deixe de pedir a intercessão ao seu santo de devoção, à Nossa Senhora, ao Anjo da Guarda… não abandone as devoções populares como o santo rosário, as novenas, a oração pelas almas do purgatório… peça para que se rezem Missas para o alívio destas almas. Deus olha com bons olhos estes pequenos gestos. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, afirma que "[…] na pressa de viver o cotidiano, nos esquecemos que a meta da nossa existência é o encontro com Deus ‐ uma meta que se alcança através da santidade, e, por isso, não é reservada aos poucos eleitos, e sim é o dever de cada ser humano, a cada dia". E nos lembra: "[…] para ser santo não é preciso fazer ações e

obras extraordinárias, nem possuir carismas excepcionais". "É preciso somente servir a Jesus, escutá‐lo e segui‐lo sem desanimar diante das dificuldades. A santidade exige um esforço constante, mas é possível a todos, pois mais que obra do homem, é um dom de Deus".

A fé em Deus, e numa outra vida com Ele, entre o povo de Israel, já aparece no Antigo Testamento, especialmente no livro dos Macabeus. Acontece que Judas Macabeu fez uma coleta para mandar o d inheiro a Jerusalém para que lá oferecessem sacrifícios pelos pecados dos mortos. O próprio livro comenta este gesto, dizendo: "Trata‐se de um belo e santo costume rezar pelos mortos, pois isto revela esperança na vida eterna" (2Mc 12,38‐45). Quem reza pelos mortos e manda rezar missa pelos seus falecidos está dando um testemunho de que acredita na vida eterna. Ao contrário daqueles que apregoam a reencarnação q u e n ã o te m n a d a h á ve r co m a Ressurreição dos mortos. Para nós cristãos, fazendo um rebusco à idéia de Platão (séc IV a.C.), que via "o corpo como cárcere da alma", a morte é um verdadeiro sinônimo de libertação e de transformação. É na morte que nós nos libertamos de todas as dores e doenças e o nosso corpo é transformado num corpo glorioso que ressuscita para a vida eterna. Por isso, também dizemos em todo este mês: Dai‐lhes Senhor o descanso eterno, e a luz perpétua os ilumine. Que pela vossa infinita misericórdia as suas almas descansem em paz. Amém.

Pe. Bantu Mendonça Katchipwi SaylaAdministrador Paroquial de São Pedro Apóstolo,

Cabeçuda – Laguna

Dai-lhes Dai-lhes Dai-lhes Senhor Senhor Senhor o Descanso o Descanso o Descanso Eterno!Eterno!Eterno!

RREETTAALLHHOOS S

RETALHOS dododo COTIDIANOCOTIDIANOCOTIDIANO

SequestrosQuantas omissões no uso da TV:

nem se aplaude o que é bom nem se manifesta a discordância com relação ao que é ruim. Se nos manifestássemos, isso se tornaria pendular, como quemovimentando o relógio das suas atrações. Ela pode ser um bem mas, ta m b é m , u m m a l , to r n a n d o ‐ s e sequestradora das riquezas da família.

ExemploM a i s d o q u e d e p a l av ra s e

métodos, a família vive do exemplo do pai e da mãe. Palavra sem testemunho, dizia o Pe. Vieira, é tiro sem bala.

AmorO amor supera a dor, porque nunca

pensa em si mesmo, mas se dá. Ele não morre, mas floresce mesmo no meio dos espinhos, tornando‐se esperança onde tudo o mais fracassa.

VinhoHá momentos na vida em que

vivemos só com água e Maria, com

J e s u s , q u e r n o s d a r o v i n h o ! E n t r e g u e m o s ‐ l h e n o s s a s preocupações, a angústia que nos oprime, nossas dores, tudo o que nos machuca, que não nos está deixando ser o que gostaríamos de ser. Não ficaremos desamparados. E a festa acontecerá!

JovensSem que o fruto esteja maduro,

sem que o amor os enlace, tantos deles se dão e se entregam. Deus amou‐nos até o fim e só no fim é que nos deu seu Corpo...

LâmpadaQuando vejo uma lâmpada acesa,

lembro‐me dos dons em ação; quando a noto apagada, lembro‐me dos dons passivos, aqueles que não produzem frutos. A energia é levada pelos fios como os dons são derramados pelo Espírito: deixemo‐nos acender!

GrandeSó existe uma maneira de se tornar

grande: é fazer‐se pequeno e servir: assim como se é e com o que se tem.

PercursoHá, na vida, dois percursos

importantíssimos: são curtos, mas difíceis. Um é o caminho da mente até o coração; outro, o que parte do eu para chegar ao tu.

FéUm corpo estragado contamina

outros corpos; uma alma sem fé não deveria poder atingir outras; pelo contrário, os corações que têm fé devem ir ao encontro dos que não a têm, ou dos que a perderam ou estão perdendo. Em nós próprios, e nos irmãos, talvez seja preciso soprar as cinzas que estão sobre o carvão que ainda fumega, que ainda tem um pouco de calor, para que, estimulado, se converta em brasa ardente, em vida que brota ou rebrota para tornar o mundo melhor.

Profº Carlos MartendalFlorianópolis/SC

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 5

03Pág.

“EIS-ME AQUI, SENHOR”Programa

nas rádios:

TUBÁ - 5ªs às 21:00h - Ligue e participe: 3626.5177Rádio da Família - 87,9FM ou www.sinalmundial.comLigue e Participe 3626.6446Palavras de Fé na UNISUL TV: Seg às 11:40h e 20:20h

04 Pág.

28 de JULHO de 2012

João Francisco Bento de Souza

Julilva de Souza

Eliatrice Porto Bento

28 de JULHO de 2012

28 de JULHO de 2012

28 de JULHO de 2012

28 de JULHO de 2012

28 de JULHO de 2012

28 de JULHO de 2012

Nathan Fernandes Rodrigues

Roberto Rodrigues

Mônica de Souza Fernandes

Isabela Corrêa Pereira

Samuel Pereira

Laís Nunes Corrêa

Laís Fernandes Zanela

Leonei Sumariva Zanela

Simone Alexandre Fernandes

Charles Marcelino Francisco

Luiz Carlos Francisco

Lúcia Marcelino Francisco

Heitor Custódio Serafim

João Batista Serafim

Regiane Correa Custódio Serafim

18 de AGOSTO de 2012

São Cristóvão

Laura Brasil Modolon

Odair José Modolon

Cristiane Luiz Brasil Modolon

18 de AGOSTO de 2012

26 de AGOSTO de 2012

26 de AGOSTO de 2012

26 de AGOSTO de 2012

26 de AGOSTO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

São Cristóvão

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Matriz

Isadora Brasil Modolon

Odair José Modolon

Cristiane Luiz Brasil Modolon

Isabela Zanchi Soratto da Silva

João Martinho B. S. da Silva

Priscila Garcia Z. S. da Silva

Ana Júlia da Silva Joaquim

Fabiano Lopes Joaquim

Josiane Matiolla da Silva

Beatriz Savi Bressan

Wallacy Bressan

Naiara Firmino Savi

Isabella Meneguel Corrêa

Jucemar Matiola Corrêa

Aline Cecília Costa Meneguel

09 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

22 de SETEMBRO de 2012

São Luiz

Matriz

Matriz

Isadora Machado Souza

Romário Ferreira de Souza

Josiane Cardoso Machado

Renan Nunes Corrêa

Edson Corrêa Zanelato

Fabiana Soares Nunes

Liz dos Santos Back

Jonas Bússolo Back

Ana Paula Oliveira dos Santos Back

22 de SETEMBRO de 2012

Matriz

Arthur Machado da Silva

Estelen Formentin da Silva

Andréia Meneguel M. da Silva

Gabriel Albino Brasil

Daniel Luiz Brasil

Gisele Zanela Albino Brasil

Erick Camargo Pereira

Rodimar Vitoreti Pereira

Elaine Gomes Camargo Pereira

Arthur Antonio Bardini

André Silveira Bardini

Carla Roberta Antonio

Maria Luísa Zanelato Zanoni

Celso Zanoni Filho

Tatiana Corrêa Zanelato Zanoni

Alice Fernandes Gomes

Rodrigo Mendes Gomes

Adriana Citadin Fernandes

Patrick Correa Damian

José carlos Francisconi Damian

Gedalva Somariva Correa

Nícolas Ribeiro Zomer

Jeferson Zomer

Kátia Ribeiro Cardozo

Otávio Ribeiro Zomer

Jeferson Zomer

Kátia Ribeiro Cardozo

Pedro Henrique de S. de Vasconcelos

Cristiano Duarte de Vasconcelos

Tamires Fernandes de Souza

Kauan Emanuel de Souza Nascimento

Frank Albino Nascimento

Any Marry de Souza Nascimento

BATIZADO

Batizado...Batizado...Batizado...Julho,

Agosto eSetembro

Disse alguém sobre os filhos do coração: “O nosso filho nós o amamos porque é nosso; o nosso filho adotivo é nosso porque nós o amamos”.

PR

OG

RA

MA

ÇÃ

O D

E N

OV

EM

BR

O D

E 2

01

2

‐ Missa todos os domingos às 08 e 19h ‐ Missa da Saúde ‐ Toda quarta às 19:30h ‐ Toda terça‐feira Legião de Maria às 16h‐ Toda quinta‐feira Adoração ao Santíssimo das 17 às 21h‐ Dia 01 Procissão Luminosa e Oração pelos entes queridos

desde a matriz até o Horto da Saudade às 20h‐ Dia 02 Missa do S.C.J e de Finados às 15h‐ Nas demais sextas Missa Vocacional às 18h‐ Dia 11 Missa com Renovação das Promessas do Batismo

às 19h‐ Dia 23 sexta‐feira ‐ Confissão às 17:00‐ Dia 25 Missa com primeira comunhão às 08h

Ma

triz

‐ Missa todos os sábados às 19h (exceto dia 03 que será no Jardim São Cristóvão de Festa de Nossa Senhora das Graças)

‐ Dia 02 Missa do S.C.J e de Finados às 17h‐ Dia 10 Missa com renovação das promessas do batismo às

19h‐ Dia 24 Missa com primeira comunhão às 18:30h‐ Dia 23 sexta‐feira ‐ Confissão às 19:00‐ Dia 25 Missa no Loteamento JK (Casa de Família) às 17h

o C

rist

óvã

o

‐ Toda segunda‐feira Legião de Maria às 14h

‐ Toda quarta‐feira Terço da Misericórdia às 19:30h

‐ Dia 2 – Missa de Finados às 09h

‐ Missa (dias 4 e 25) aos domingos às 19h

‐ Dia 11 Missa com confraternização de todos os

dizimistas às 11:00h e almoço festivo às 12h

_Dia 18 Missa com primeira Comunhão às 08:00h

‐ Missa (dias 4 e 25) aos domingos às 19h

Se

rtã

o d

os

Co

rrê

as

‐ Dia 2 – Missa de Finados às 8:00h

‐ Dia 18 – Missa às 10h

Se

rtã

od

os

Me

nd

es

‐ Dia 10 Confissão 10h‐ Dia 11 – Missa com primeira comunhão às

9:30h‐ Dia 18 – Missa com encontro de casais às

16:30h *

Lin

ha

Me

squ

ita

‐ Dia 04 – Missa às 10h‐ Dia 10 ‐ Confissão 09:00‐ Dia 11 – Missa com primeira comunhão às 8hA

rea

do

‐ Dia 02 Missa do S.C.J e de Finados às 10h

‐ Dia 17 – Missa às 18h

Lag

ea

do

‐ Dia 03 – Missa às 18h

‐ Dia 18 – Missa às 19:00h

Mo

rro

da

Sa

ng

a

‐ Dia 03 ‐ Missa às 19:30h

‐ Dia 25 – Missa às 10hSã

oLu

iz

‐ Dia 04 – Missa 10h (Posse da nova CAEP e Batizado)

‐ Dia 23 – Missa às 19:30hOla

ria

do

T

im

‐ Dia 03 – Missa com Novena à Nossa Senhora das Graças às 19:30h

‐ Dia 25 – Missa Festiva à Padroeira às 10:30h Jard

imS

ão

C

rist

óvã

o

Dia Sem Hora Atividade Local

“O cristão é aquele que dá a mão. E, porque dá a mão ao irmão, é aquele que se candidata a chegar ao céu de mãos vazias, porque, o que tinha, foi dando a quem precisava”.

03 Sáb 15:00 Grupo de Jovens Vinde a Mim (Todo Sábado) Matriz07 Qua 15:00 Visita aos presidiários (toda quarta) Humaitá e Bom Pastor07 Qua 15:00 Missa Abrigo dos Velhinhos09 Sex 19:30 Assembléia do Conselho Comarcal Catedral10 Sáb 13:30 Curso de Noivos (inscrições na secretaria com antecedência) Matriz10 Sáb 20:00 Matrimônio de Aline e Jean Filipe (Pe. Carlos Henrique) Matriz16 Sex 19:30 5ª e última etapa do Curso de Formação de Lideranças Pe. Lino Brunel Oficinas22 Qui 19:30 Jubileu Sacerdotal de Prata do Pe. Nivaldo Ceron Treze de Maio23 Sex 19:30 Curso de Batismo (último do ano, próximo em fevereiro de 2013) Matriz24 Sáb 9:00 Ordenação Episcopal e Posse Canônica de Catedral ‐ Transmissão Dom João Francisco Salm (6º bispo de Tubarão) Rede Vida de Televisão24 Sáb 17:00 Batizados Matriz24 Sáb 20:00 Matrimônio de Dieli e Diego (Pe. Carlos Henrique) São Luiz25 Dom 10:30 Missa de Bodas de Ouro de Rosena e Neri Teixeira Matriz

05Pág.

“Dízimo é aquele percentual devolvido a Deus de tudo o que a gente já recebeu:a vida, a saúde, a inteligência, o salário, a colheita”. (Dir. Adm. e Fin)

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 5

06 Pág.

Por que a Coca‐Cola e a Fanta se dão muito bem?R: Porque se a Fanta quebrar, a Coca‐Cola!

Você conhece a piada do fotógrafo ?R: Ainda não foi revelada.

O gago aborda um pedestre na rua:‐ O se... senhor sa... sa... sabe, on... on... de fi... fi... ca a esco... cola de ga... ga... gagos?‐ Mas para quê? O senhor já gagueja tão bem!

A tia vira‐se para a Mariazinha e pergunta:‐ O que você vai fazer quando for grandona como a titia?‐ Um regime! O mendigo chega para uma senhora e pede uma esmola.‐ Em vez de ficar pedindo esmolas, por

PescaPalavras

Na maioria dos OBESOS, o aumento da

GORDURA tem ORIGEM no

DESEQUILÍBRIO entre a alimentação e

EXERCÍCIO físico. Pelo menos 30% dos casos de obesidade têm um

fator GENÉTICO associado: a FAMOSA

tendência a ENGORDAR. Mas, pode

HAVER, uma razão CLÍNICA para o aumento

do peso. Por questão tanto ESTÉTICA quanto

de saúde.

que não vai trabalhar?‐ Dona, estou pedindo esmola e não conselhos.

Naquele dia ensolarado, Manuel esquece as chaves dentro do carro, após travar a porta. Com um pedaço de arame, através do vão de uma das janelas, e com o auxílio de Maria, inicia a delicada operação. E a Maria vai dando as indicações:‐ Mais a direita, Manuel. . . Um pouquinho mais para a frente... Falta pouco... Isso!Após retirar as chaves finalmente o Manuel abre a porta do carro. E quando a Maria comenta:‐ Ainda bem Manuel! Eu já não aguentava mais de caloire aqui dentro!

O advogado, no leito da morte, pede u m a B í b l i a e c o m e ç a a l ê ‐ l a avidamente.

To d o s s e s u r p re e n d e m co m a conversão daquele homem ateu, e uma pessoa pergunta o motivo.O advogado doente responde:‐ Estou procurando alguma brecha na lei.

O sujeito chega para um amigo e diz:‐ Qu anto vo cê co b ra p ara me responder duas perguntas?‐ Quinhentos reais! Qual é a segunda?

D o i s a d v o g a d o s , p a i e f i l h o , conversam:‐ Papai! Estou desesperado. Não sei o que fazer. Perdi aquela causa!‐ Meu f i lho, não se preocupe. Advogado não perde causa. Quem perde é o cliente!

“Assim como, pela manhã, a gota de orvalho pendente da pétala de uma flor, embora pequenina, reflita a imensidão do céu, assim cada momento do tempo

carrega em si toda a dimensão da eternidade” (Karl Rahner).

PR

A R

IR!!

!

PalavraPalavraPalavra dododo PadrePadrePadre

Pároco

07Pág.

Como Deus é Bom! Durante os últimos nove meses, seminarista Rafael (quartanista de Teologia), Pe. Bantu Mendonça e eu estivemos avante em muitos trabalhos pastorais de nossa paróquia com as nossas 11 comunidades. O acesso às nossas comunidades, além da Matriz está muito bom depois da liberação das vias marginais da BR‐101.

Com esforço e enfrentando um p o u c o d e r e s i s t ê n c i a , r e a l i zo mudanças de lideranças e funções das m e s m a s e m t o d a s a s n o s s a s comunidades. Penso que quando mudamos inovamos e promovemos e de uma ou outra forma todos crescemos, pois afinal a Igreja é de Jesus e tudo neste mundo passa; menos, o Amor de Deus por nós.

N o m ê s d e j u n h o i n i c i e i o Programa "Natureza é Vida" na Super Rádio Tubá com breves recados sobre a preservação da natureza e também sobre saúde. Também neste mês do Coração de Jesus fundamos a Pastoral da Saúde e da Esperança na Matriz de n o s s a p a ró q u i a . E m s ete m b ro fundamos o Apostolado da Oração em Sertão dos Mendes com mais de vinte integrantes.

Desde ju lho até novembro acontece, numa iniciativa inédita o curso de formação de Lideranças para as paróquias de Monte Castelo e Oficinas juntas. A organização ficou por conta dos padres Edinei Ouriques e Rogério Ramos de Oficinas, e Bantu e Carlos Henrique de Monte Castelo. Nós padres, os seminaristas Rafael e Sérgio, os leigos Zely e Melania e ainda Pe . L i n o B r u n e l ( co o rd e n a d o r diocesano de Pastoral) e Ir. Jacira (Diretora do HNSC) contribuímos com nossas lideranças que participaram d e s s e s c i n c o e n c o n t r o s , q u e aconteceram na matriz de nossas duas paróquias, alternadamente. Ainda fomos enriquecidos com saborosos lanches ao final de cada encontro.

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Novembro de 2012 | nº 46 | Ano 5

A nossa comunidade do Areado (cuja foto embeleza a capa de nosso jornal neste mês) tem sua primeira C A E P o rga n i za d a , d e m a n e i ra convencional, pois sempre acontece uma mútua ajuda entre todas as famílias da comunidade. Com o CPC e a CAEP estão sendo nos últimos tempos um exemplo da participação nas atividades da paróquia.

Mais uma vez obtivemos êxito com a realização das novenas e da festa em honra a São Francisco de Assis. Além do que já é de costume, durante dez semanas de inovação: padres, comunidades participantes e responsáveis pela liturgia; ministérios de músicas, francisquinhos, padrinhos, movimento com quitutes da época no salão paroquial, as famosas roletadas das galinhas assadas e ainda tivemos neste ano, som ao vivo com o jovem cantor Iuri Castelan e uma pescaria por ocasião da festa...

F o i n o m e a d o p e l o P e . Administrador Pe. Sérgio Jeremias, Pe. Bantu, novo Administrador Paroquial de Cabeçuda‐Laguna, deixa‐nos boas lembranças, sábios ensinamentos, uma excelente experiência de missa com as crianças no dia delas e de Nossa Senhora Aparecida, além de muitas gravações de suas celebrações e missas publicadas em seu canal no youtube. Obrigado por tudo Pe. Bantu.

Outrossim, esperamos que o seminarista Rafael seja designado para trabalhar conosco no ano de suas ordenações, diaconal e presbiteral, t a m b é m , m o t i v a n d o ‐ n o s vocacionalmente nesta paróquia tão carente de vocações sacerdotais e religiosas.

Desde 06 de setembro leciono português no Presídio Regional Feminino de Tubarão, realizando assim mais um sonho, fruto de meus quase quinze anos de magistério e oito anos

como assessor da Pastoral Carcerária. Tem sido um experiência desafiadora, porém gratificante.

Que o Senhor seja a nossa força também no final de mais um ano civil e início do Ano da Fé (aberto pelo Papa Bento XVI em 11 de outubro deste ano ‐ data que se celebra também a abertura do Concílio Vaticano II há 50 anos. "Nós cremos Senhor, mas vinde em socorro de nossa falta de fé!".

Alegramo‐nos muito, pois, no dia 24 de novembro, o Pe. João Francisco S a l m , d a A r q u i d i o c e s e d e Florianópolis, nomeado no último dia 28 de setembro pelo Papa Bento XVI, será ordenado bispo e tomará posse como 6º bispo da Diocese de Tubarão, na celebração que vai acontecer na catedral diocesana a partir das 9horas ‐ transmit ida pela Rede Vida de Te l e v i s ã o . M u i t o r e z a m o s e agradecemos a Deus pelo SIM do Pe. João Francisco; com ele, queremos assumir seu lema episcopal: "Ide para a minha vinha".

NOVO

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo

Aos nossos queridos patrocinadores da PASCOM (Pastoral da Comunicação), nossos sinceros desejos de Paz e Bem!

ElenaDecorando com você

Tecidos,Cortinas,Tapetes ePersianas

Forrações,Decorflex,Piso de Madeira eAcessórios

Fone: (48) 3626-4597Rua Silvio Búrigo, 448 - Oficinas - Tubarão - SC

Avenida São João, 972 - Caixa Postal 95 - Bairro São João Tubarão - SC - Cep: 88.708-000 - Fone (48) 3301-0050

Fone: (48) 3626 8291Rua Altamiro Guimarães, 1010 - CEP 88702-100 Oficinas - Tubarão - SC

Claudia (48) 9956-8071

3622-6420

Rua João Alfredo Rosa, 3290 - Bairro: São João (ME) - Tubarão/SCCep: 88708-603 e-mail: [email protected]

PINTURA ELETROSTÁTICA

3628-0904 / 9976-4700

[email protected].: (48) 3626-4700

Rod. BR 101 - s/n - Km 34288703-105 - TUBARÂO - SC

Daniel Redivo

Av. Marcolino Martins Cabral, 3510 - Sala 0488705-006 - Passagem - Tubarão

DURONUSINA DE

TRATAMENTO DE MADEIRAS

Uma Família daComunidadeOlaria do Tim

Santa Clara de Assis,Rogai por Nós!

América Forros e Divisórias

Anexo ao Econolar Supermercado

(48) 3622-2021 / 9996-9896

Rua Silvio Búrigo, 72 - Oficinas - Tubarão/SC

Vendas e Colocação

e-mail: [email protected]

Obrigado Pe. Bantu Mendonça pelos 9 meses de boa convivência conosco e por tantos ensinamentos transmitidos. Muita Luz em sua nova missão na Paróquia de Cabeçuda ‐ Laguna. PAZ E BEM da Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo ‐ Tubarão.

Bênção do novo cálice. Gratidão a todosos benfeitores da Igreja de Jesus.

Encontro dos Jovens na comunidade de São Cristóvão promovido pelo MI

Confraternização dos Ministros daComunhão e outros no Beto Carrero

em 06 de outubro de 2012.