novidade no monitoramento de leveduras em processos fermentativos

8
MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

Upload: maria-campos

Post on 26-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nova tecnologia de monitoramento de leveduras em processos fermentativos permite elucidar a microbiota bem como selecionar colônias de leveduras baseando-se na coloração das mesmas. Assim, é possível quantificar a diversidade de leveduras e diagnosticar linhagens dominantes numa determinada amostra.

TRANSCRIPT

Page 1: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

Page 2: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

NOVIDADES NO PROCESSO: Tecnologia Inovadora permite seleção dirigida de colônias de leveduras

A utilização de meios específicos contendo corantes revela a existência de uma microbiota diversificada presente nos biorreatores. Tais meios permitem identificar diferentes fenótipos, os quais são quantificados quanto a sua proporção nas amostras, resultando numa identificação instantânea de fenótipos de leveduras dominantes no processo fermentativo. Técnicas moleculares de identificação são empregadas para correlacionar perfil polimórfico e o fenótipo das leveduras selecionadas, resultando em diminuição na demanda molecular de identificação.

Page 3: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

Seleção, quantificação e identificação molecular dos fenótipos selecionados

Page 4: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

SELEÇÃO AO ACASO OU SELEÇÃO DIRIGIDA?

A técnica atualmente disponível resulta na seleção aleatória de colônias, onde todas estão representadas por um mesmo fenótipo, impedindo a seleção dirigida.Tal procedimento resulta em baixa qualidade e reprodutibilidade nos resultados de identificação de leveduras presentes em processos fermentativos, além de ser indispensável o uso corrente de técnicas moleculares na identificação das colônias selecionadas ao acaso.

Por que isso ocorre?

O meio de cultivo para o crescimento das colônias de leveduras não é seletivo, ou seja, todas as colônias exibem fenótipos idênticos impedindo a seleção dirigida.

Page 5: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

Envie a sua amostra que teremos o prazer de analisá-la!

Ÿ

ŸIdentificação de leveduras auxotróficas;ŸIdentificação de leveduras selvagens;ŸIdentificação de leveduras não-Saccharomyces;ŸElucidação da microbiota de uma amostra;ŸViabilidade celular;ŸEsporos;ŸDetecção de células em estado “VNBC”;ŸQuantificação e proporção da variedade fenotípica;ŸCaracterização dos fenótipos selecionados em nível molecular;ŸDiminuição na demanda molecular de identificação.VNBC- viable but nonculturable yeasts cells

A versatilidade da técnica garante praticidade, economia e qualidade assegurada.

A PRIMEIRA AMOSTRA É GRATUITA!

Seleção dirigida de fenótipos;

Além de resultados de qualidade e reprodutibilidade, a tecnologia de monitoramento permite detectar os seguintes parâmetros:

Page 6: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

VOCÊ JÁ FEZ SUA ESCOLHA?

Maria Olivia Campos Masiero /Dra. em Biotecnologiae-mail: [email protected]: [email protected] de Ciências Farmacêuticas-UNESP AraraquaraDepartamento de Ciências BiológicasRodovia Araraquara-Jau, km 01 - Araraquara-SPCEP: 14801-902Contato: (16) 3301-6996 / (16) 99621-2043

SELEÇÃO DIRIGIDA

SELEÇÃO AO ACASO

X

Page 7: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

SOBRE A AUTORA DA PESQUISA

Maria Olivia Campos Masiero/ Doutora em Biotecnologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA (2007), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biotecnologia na Faculdade "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Araraquara/SP, Instituto de Química sob a orientação da Profa. Dra. Cecilia Laluce.Durante o mestrado, trabalhou simulando os efeitos dos inibidores formados durante a hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar sobre a fermentação E2G de leveduras Saccharomyces cerevisiae. No doutorado trabalhou com fermentação mista de E1G desenvolvendo técnicas simples de monitoramento de leveduras starters durante o processo fermentativo, o qual resultou em Patente de Invenção. Parte da sua pesquisa (Doutorado sanduíche, CAPES-PDSE) foi realizada em um laboratório no exterior (Universitá degli Studi della Basilicata- Potenza/Itália) sob a supervisão da profa. Dra. Patrizia Romano, onde aprimorou técnicas moleculares de identificação de leveduras bem como fermentação de vinho. Atualmente desenvolve melhorias em técnicas de monitoramento de leveduras em diferentes segmentos fermentativos (vinho, cerveja e bioetanol).

Page 8: NOVIDADE NO MONITORAMENTO DE LEVEDURAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS

OBRIGADA!