novembrod eembro de - sni.org.br · missão sagrada. e acredito que em sua vida particular,...

24
NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2014 1

Upload: buimien

Post on 09-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 1

Page 2: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 20142

Page 3: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 3

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2273Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Índice

4 Editorial

6 Datas memoráveis

7 Ofícios Religiosos

8 Regionais Doutrinárias

9 Seicho-No-Ie na Bienal do Livro

10 Especial

16 Entrevista com Prel. Junji Miyaura

18 Jubileu de Diamante da APB

20 Relato de Experiência

22 CerimôniadaGrandePurificaçãodaMente

Conversa com o leitor

Que tal, em pouco mais de 20 páginas, sa-ber como foi a histórica visita do Casal de Su-premos Presidentes ao Brasil, esclarecer mitos e verdades acerca de ve-getarianismo relaciona-

do à Doutrina na entrevista do Presidente Doutriná-rio da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor Junji Miyaura, e ainda aprender da Preletora Marie Murakami qual é o segredo para formar sucessores?

Enãoésóisso:vocêvaisabercomofoiasuperparticipaçãodaSNI/BRna23ªBienalInternacionaldoLivrodeSãoPaulo,conhecerosnomesdapró-ximagestãodeSupervisoresAdministrativosDou-trinários Regionais e ainda guardar para sempre o registro de como foram as comoventes cerimônias de 7 de setembro na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiún a-SP.

O Círculo de Harmoniaéisso:alémdeinforma-çõesúteis,vocêsemantématualizado,temcontatocom conteúdos diferenciados e, sem pagar nem um centavo, ainda leva para casa o mais importante do-cumentohistóricoeoficialdaSEICHO-NO-IEDOBRASIL!

Ótima leitura! Muito Obrigado!

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Ailli de Mello FrançaRedação: Fábio Dummer Camargo Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Colaboração: Juliana Ishii e Oscar SantosCapa: Vânia Silva de AraújoTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Indústria Gráfica Ltda.

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

Page 4: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 20144

mensagem do presidente doutrinário

Estamoschegandoaofinaldemais um ano e nesta oportunidade quero agradecer a todos os preleto-res, divulgadores, dirigentes e sim-patizantes da Seicho-No-Ie peloapoio e dedicação ao Movimen-tode IluminaçãodaHumanidade.Muito obrigado.

Neste ano, tivemos a grata sa-tisfaçãoderecebermosnoBrasiloSupremo Presidente da Seicho-No--Ie, Prof. Masanobu Taniguchi, e a Suprema Presidente da Associa-çãoPombaBrancadaSeicho-No--Ie, Profa. Junko Taniguchi, que orientaram a Conferência Especial daSeicho-No-Iepara aPazMun-dial – Brasil 2014, nos dias 26 e 27 dejulho,comapresençade2.508preletores e dirigentes no Palácio dasConvenções doAnhembi; e oGrande Seminário da Seicho-No--Ie,realizadonoGinásiodoIbira-

puera, no dia 3 de agosto, ambos em São Paulo, que contou com aparticipaçãomaciçade10.582pes-soas que vibraram com as orienta-çõesdocasalTaniguchi.

O tema da Conferência Es-pecial foi “Considerações sobreaAlimentação e a PazMundial”,onde estudamos a importância da corretaalimentaçãonareduçãodainsegurança política e econômicadogloboterrestreesua influêncianamanutençãodomeioambienteedaPazMundial,ouseja,comoumaalimentaçãosemcarnepodeajudara consolidar e efetivar o Movimen-toInternacionaldePazpelaFé.

Já no Grande Seminário, o Su-premo Presidente nos orientou so-bre os “Três Pilares da Doutrina da SNI”,ouseja:1)Omundocriadopor Deus é perfeito e harmonioso (tudo é Deus e Imagem Verdadei-ra);2)Omundoaonosso redoréreflexodanossamente(tudoéma-nifestação damente); 3)Todas asreligiõesseoriginamdeumúnicoDeus universal (identidade de to-das as religiões na sua essência).Foi uma palestra essencialmentedoutrinária e cativou todos os par-ticipantes.

A Suprema Presidente da Asso-ciaçãoPombaBranca,Profa.JunkoTaniguchi, encantou o público com a sua simpatia e em sua maravilhosa palestra abordou temas do livro de suaautoria“PequenosMilagres”.

Dentre outras atividades im-portantes ocorridas neste ano, gos-tariadedestacaraindaa58ªFesti-vidadedoSantuárioHoozodoBra-sil – uma grande festa espiritual –, realizadanodia13deabril,coma

presença de 11.683 pessoas, ondeforam evocados 2.393.969 regis-tros espirituais vindos de várias partes do mundo.

Se calcularmos os eventos que a Sede Central do Brasil realizoudurante o ano chegaremos ao fabu-loso número de 2.738, com um to-tal de 531.660 participantes.

Se contabilizarmos as ativi-dades desenvolvidas pelas Regio-nais Doutrinárias, o número poderá duplicar, e se somarmos as ativi-dades dos Núcleos eAssociaçõesLocais obteremos um número ex-traordinário de 2milhões de pes-soas que passaram por nossos eventos durante 2014.

Não posso deixar de agrade-cer, sobretudo, aos contribuintes da MissãoSagradaeaoscotistasdasRevistasdaSNI;aosmantenedoresdo Programa SNI na TV, da Casa deRepousodaGrandeHarmonia;às pessoas que adotaram um alu-no da Fundação Grande Harmo-nia;aosdoadoresdaCampanhadoAgasalho, da Campanha Pró-Natal, da Campanha Teleton, e de tantas outras de cunho social realizadaspelaSNI.AgradeçoporestenobreespíritodedoaçãodafamíliaSNI!

“Muito obrigado” simples-mente não reflete a nossa eternagratidão pela contribuição paralevar luz, conforto e bem-estar àscomunidades, e, principalmente, levar a “Verdade Homem-filho--de-Deus”a todososcantosdesteimenso Globo Terrestre.

Agradeço sinceramente e de-sejoatodosumFelizNatalePrós-pero Ano Novo!

Muito obrigado.

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

Um ano repleto de realizações!

Page 5: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 5

Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Reverências, muito obrigada.Háumahistóriaque contao

seguinte:Em um certo templo, um jo-

vem monge perguntou ao seu sumosacerdote:

“Todos os dias eu escuto pre-gações,praticomeditaçãoeleioasutra,masnãoconsigoalcançarailuminação,oquedevofazer?”

Osacerdoterespondeu:“Entendo. Então, pegue este

cesto e encha-o com a água do lago perto do templo e traga-o paramim.”

Assim falando o sacerdote en-tregou ao jovem monge um cesto feito de palha. O referido lago se encontra no sopé de uma longa es-cadaria de 100 degraus e o jovem monge encheu o cesto de água e

subiu a escadaria para entregar ao seu sacerdote, mas quando chegou ao templo,ocesto já estavavazio,pois toda a água havia escoado e nãosobrouumagotasequer.Então,o jovem monge desceu a escada-ria novamente e encheu o cesto de água,masdamesmaforma;quandochegou ao templo, toda a água havia escoado, e novamente não sobrouuma gota sequer.

E assim subiu e desceu essa longaescadaváriaseváriasvezes,até que, exausto, perguntou ao sa-cerdote:

“Nãoconsigomaiscontinuar...Porquetenhoquefazerisso?

“O que você aprendeu subin-do e descendo as escadas várias ve-zes?”,perguntouosacerdote.

“Aprendi que a águanãopáraemcestodepalha”,respondeuojo-vem monge.

Então,osacerdotedisse:“Ob-servebemocesto.Nocomeço,eleestava cheio de sujeira, mas agora está limpo. Todos os dias, ao escutar pregaçõessobreaVerdade,aome-ditare lerasutra,vocêestápurifi-cando sua mente. Portanto, continue apraticarincessantemente!”

Faltapoucoparachegarmosaofim do ano de 2014. Durante esteano, os dirigentes e adeptos, com abnegação, dedicaram-se na distri-buiçãodeRevistasdaSeicho-No-IenasRegionaiseAssociaçõesLocais,realizaramvisitasdebênção,divul-garam convites dos seminários e Se-mináriosdaLuzeseinscreveramnaMissãoSagrada.Eacreditoqueemsua vida particular, dedicaram-se à

leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-teaMeditaçãoShinsokan.Atravésdesses atos de amor, quanto a mente decadaumdeve ter sidopurifica-da?Talvezvocêpensequenãoeste-jafazendonadaalémdousual,masa cada ano está avançando em di-reçãoàLuz.Pode-seperceber issopela história narrada acima.

Este ano também vamos avan-çar em direção à Luz e elogiar apessoa maravilhosa que nos tor-namos!

Agradeço profundamente aosdirigentes e adeptos de todo o país que, durante este ano, dedicaram--se corajosamente, sem poupar tempo nem esforços pelo Movi-mentoInternacionaldePazpelaFéda Secho-no-Ie.

Este ano, com a vinda do Su-premo Presidente da Seicho-no-Ie, Professor Masanobu Taniguchi e da Suprema Presidente da Asso-ciação Pomba Branca, ProfessoraJunkoTaniguchi,foramrealizadosdois grandiosos eventos. Além des-tes, foi realizada aFestividadedoSantuário Hoozo do Brasil, semi-nários em várias localidades, Se-mináriosdaLuzediversosoutroseventos. Todas essas maravilhosas conquistas foram unicamente o frutodoesforçodetodosossenho-res.Agradeçoprofundamente.

Desejo que todos, juntamente com seus familiares, tenham um FelizNataleumAnoNovomara-vilhoso!

Muito obrigada!

Muito Obrigada pela colaboração de todos por mais este ano!

Page 6: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 20146

datas memoráVeis

Por Fábio Dummer Camargo

Solenidade Comemorativa da Data Natalícia do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi celebra o amor à humanidade – Há121anos,exatamentenodia22denovembrode1893,nasciaemKobe,Ja-pão,naaldeiaKarasuhara,umhomemqueajudariaatransformarmilhõesdevidaseosrumosdetodooplaneta.

Da Karasuhara hoje submersa pelas águas deuma represa emergiu para o mundo o líder espiritual quenemsequerquisfundarreligiãoalguma.Otra-dutorquenão tinhao cursodegraduação superiorconcluído tornou-se um dos mais admirados pensa-dores do século XX, elogiado e aclamado por no-mescomoFenwickHolmeseJosephMurphy,eemtorno do qual surgiu espontaneamente um movimen-todegrandesproporções,encetadoporpessoasquese curavam com a simples leitura de seus escritos, a Seicho-No-Ie.

Solenidade – No dia 23 de novembro de 2014, como já tradição, aSedeCentraldaSEICHO-NO--IEDOBRASIL realiza a SolenidadeComemora-

tiva da Data Natalícia do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi. O evento é cercado por uma atmosfera alegreesolene.ApresençadePreletoreseAspiran-tes da Sede Internacional, e de membros da Diretoria daSNI/BRsinalizaadimensãodasolenidadeparaaFamíliaSeicho-No-Ie.

Serenidade imortal – Seu legado ultrapassa o campo literário e religioso. Em suas mais de 400 obras escritas, deixou-nos um verdadeiro tratado so-brepsicologia,espiritualidade,educação,filosofiaecomportamento.Suamarca,aconvicção:“OhomeméfilhodeDeusperfeito,isentodepecado,doençaemorte”.

Ao escolher o Prof. Seicho Taniguchi como seu sucessor,afirmou,naocasião:“Diaviráemquedei-xarei o mundo fenomênico e quando se aproximar esse dia, estarei tranquilo, pois pela providência di-vina já surgiu neste mundo o meu sucessor, dotado deplenacapacidade”.OProf.MasaharuTaniguchipartiu para o plano espiritual no dia 17 de junho de 1985demodoserenoepronunciandoafrase“amor-tenãoexiste”.

Supremo Presidente celebra aniversário em dezembro – Desdeodia1ºdemarçode2009oPro-fessor Masanobu Taniguchi é a máxima autoridade doMovimentoInternacionaldePazpelaFé,aSei-cho-No-Ie, sucedendo o Professor Seicho Taniguchi, seupai,quedeixouoplanoterrenonodia28deou-tubrode2008.

Nascidoem24dedezembrode1951nacidadede Tóquio, graduou-se em Ciências Jurídicas pela UniversidadedeAoyamaGakuinefezMestradoemAssuntos Internacionais pela Universidade Columbia, de Nova Iorque. Ele ainda atuou como jornalista do Sankei Shimbun, um dos maiores e mais importantes tabloidesdiáriosdoJapão.FoinomeadoVice-Supre-mo Presidente da Seicho-No-Ie no ano de 1990.

Visitas ao Brasil – Casado com a Professora JunkoTaniguchi,SupremaPresidentedaAssociaçãoPombaBranca,epaide trêsfilhos (doishomenseumamulher),oProfessorMasanobuTaniguchieste-venoBrasilpelaprimeiravezem1970,quandocon-tava18anos,acompanhandoacomitivadoProfessorSeicho Taniguchi.

Em1993,esteveaquipelasegundavez,pales-trando em convenções nacionais, ocasião em quelançouoMovimento InternacionaldePazpelaFé,queéomesmoMovimentodeIluminaçãodaHuma-nidade, mas sob perspectivas mais amplas de modo queaSeicho-No-Ieofereçarespostasaosproblemasatuais do planeta.

Ele voltou ao país em 2004 e 2006, quando orientou cursos e outros eventos. Já como Supremo Presidente,em2009,utilizouos13diasdesuaper-manência no Brasil para orientar, junto com a espo-sa,oCursoInternacionaldaSeicho-No-IepelaPazMundial–Brasil2009eaConvençãoNacionaldaSEICHO-NO-IEDOBRASIL.

Sua recente passagem pelo Brasil (22 de julho a5deagostode2014)deixoumarcasprofundaseumclimadereavivamentodafédaFamíliaSeicho--No-Ie. Esbanjou simpatia e carisma e celebrou, em todas as suas palestras, a importância estratégica do Brasilparaaconcretizaçãodapazmundialedeummodo de viver global que seja de fato em harmonia comanatureza.

Page 7: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 7

ofícios religiosos

Por Fábio Dummer Camargo

Os raios de sol que passavam por entre as árvores e davam for-ma à fumaça do incenso ornaramcomuma superiorbeleza a ensola-radamanhãdoDiadaIndependên-cia.As 530 pessoas que assistirama 52ª Cerimônia em Memória dosPioneiros do Brasil e Oração pelaPazMundial,ea10ªCerimôniaemMemória às almas dos povos negros eíndiosqueforamescravizadosnaAmérica Latina, viveram momentos degratidãonamaissublimeacepçãoda palavra. “As cerimônias estavam sob uma forte Luz radiante, nummisto de intensidade e serenidade, uma experiência de natureza espi-ritual inexprimível e inesquecível”,definiu o Preletor em grau SêniorOswaldoGarraffaNeto, doDepar-tamento de Ofícios Religiosos, res-ponsável pela realização dos even-tos. Ele também destacou a belezae a variedade de oferendas típicas dispostas nos altares.

Palavras do Presidente Dou-trinário – O Preletor da Sede Inter-nacional Junji Miyaura, Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, iniciou suas pa-lavras na Cerimônia aos Pioneiros citando que 2014 tem sido um ano auspicioso, primeiramente pela vin-da do casal de Supremos Presiden-tes, Professor Masanobu Taniguchi e Professora Junko Taniguchi, e também por marcar os 60 anos de atuaçãodaAssociaçãoPombaBran-cadaSEICHO-NO-IEDOBRASIL(SNI/BR).

Em seguida, contou o contexto dacriaçãodomonumentoedaceri-

mônia. “Em 1963, a vinda do Pro-fessor Masaharu Taniguchi e espo-sacoincidiucomo55ºanodaimi-graçãojaponesanoBrasil.Então,oProfessor Miyoshi Matsuda sugeriu ao Mestre que fosse erigido um mo-numento em memória aos pioneiros japoneses, mas sabiamente o Mestre solicitou que a homenagem fosse estendida a todos os povos que imi-graramparaoBrasil”,descreveuoPrel. Junji.

Ele citou ainda que a OraçãopelaPazMundialduranteacerimô-nia foi inseridanaprogramaçãonoanode 1969.A razão está tambémno fato de que o dia 7 de Setembro ésignificativoporqueaIndependên-ciasóseviabilizougraçasatodososimigrantes.

Oração que transcende “opres sor e oprimido” –Foimui-to feliz aAspirante a Preletora daSedeInternacionalLílianSúziBaffiNorimatsu ao afirmar, durante aExplicação sobre a Cerimônia emMemória às almas dos povos ne-gros e índios que foram escraviza-dos na Amé rica Latina, que “nossa oraçãodeveserrealizadaemestado

deperdão,paraque transcendamosaquestãodequemoprimiuouquemfoioprimido”.

Forambemaplaudidastambémas Palavras do Representante dos po-vos negros, o Preletor em grau Más-ter Jairo Oliveira Santana. Ele fezum levantamento histórico sobre a importância da cultura negra para o Brasilutilizandocomoexemplomú-sicas que se impregnaram no imagi-nário e no cancioneiro nacional.

Grupo seleto de ilustrados – Naprimeiracerimônia(pioneiros)aDiretora-PresidentedaSNI/BR,Pre-letora da Sede Internacional Marie Murakami, fezusodapalavrae,nasegunda (povos que foram escravi-zados),falouemnomedaSNI/BRoDiretor-Vice Presidente, Preletor Tu-guio Teramae. Prestigiaram os even-tos diretores, membros do Conselho Doutrinário Organizacional Central,Preletores da Sede Internacional, As-pirantes a Preletores da Sede Interna-cional e os orientadores do Seminá-rio Geral de Treinamento Espiritual de Oferenda de Trabalho (Seminário doTriunfoEspiritual).

Sagrado tomou a atmosfera de Ibiúnadurante Cerimônias de 7 de Setembro

Cerimônia é realizada anualmente desde 1963, sendo que a primeira foi conduzida pelo próprio Prof.

Masaharu Taniguchi, que estava em visita doutrinária ao Brasil.

Música para a alma e os ouvidos: Preletor Jairo pôs todos a cantar trechos de canções de origem na

cultura negra.

Foto:A

cervoFotográficoSNI/B

R

Foto:A

cervoFotográficoSNI/B

R

Page 8: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 20148

regionais doutrinárias

Regionais APROVADOSAL-MACEIÓ LuizMarcosdaLuzAM-MANAUS HidenobuYanoBA-BARRIS MarcosSouzaSantosBA-FEIRADESANTANA MarcosSouzaSantosBA-ILHÉUS Regina Teixeira MedeirosBA-ITAMARAJU Regina Teixeira MedeirosBA-PITUBA MariaHelenaVonCzékusCE-FORTALEZA Verônica Oliveira Santos

DF-BRASÍLIA Emílio Santiago Ribas Rodrigues

ES-VITÓRIA Edenide de Oliveira Góes

GO-GOIÂNIA OdáriadaConceiçãoGuimarães

MA-IMPERATRIZ HosanaKajiya

MA-SÃOLUÍS Valdemilson Almeida Nascimento

MG-BH/CAIÇARA Alberico Alves TeixeiraMG-BH/PARAÍSO Laise Marques CaldeiraMG-JUIZDEFORA FranciscodeAssisMatiasMG-MONTES CLAROS Isa Maria Mendes LucioMG-TRÊS VALES Maria Aparecida Pedroso

MG-TRIÂNG.EA.PARANAÍBA JoãoEduardoFrancodosSantos

MS-CAMPO GRANDE Regina Marcia de Toledo PereiraSimão

MS-DOURADOS Inocêncio BurinMT-CUIABÁ Celso Roberto TeixeiraPA-BELÉM VitorinaYukiKonoRamosPB-JOÃO PESSOA TeresinhadeJesusCruzPE-RECIFE FlavioKojiHiraminePI-TERESINA MariaLiseteMouraFéPR-CURITIBA Ricardo Alves Vicente

PR-FOZDOIGUAÇU Claudines dos Santos Oliveira Bortolon

PR-FRANCISCOBELTRÃO Lurdes Angelina Chiapetti PR-LONDRINA Marcos PugliesiPR-MARINGÁ ArturMasakiKanadaPR-PARANAVAÍ AdelaideLisboaHermsdorffPR-UMUARAMA AntonioHaruoIshibashiPR-WENCESLAUBRAZ Marcos PugliesiRJ-CATETE NeiRenatoKoetzRJ-COPACABANA Gilcéa da Silva PinheiroRJ-NITERÓI JoãoDominguesdeAndradeRN-NATAL LucasBonfimLima

RO-CACOAL SandraTomokoKamiyaGarcia

RO-PORTOVELHO NilceBuzettiRS-CAXIAS DO SUL Candida Maria Batalha OliboniRS-IJUÍ NeivaBoelterBrazdeAguiarRS-NOVOHAMBURGO AraciHuffFreitasRS-PASSO D’AREIA PedroPaulodeSouzaRS-PASSOFUNDO Inelves Justina SassoRS-PELOTAS Antoninha Soleny GarciaRS-RIO BRANCO MariaHelenaWeberRS-SANTA MARIA MariaHelenadaCostaSC-CRICIÚMA Ida Donadel

SC-FLORIANÓPOLIS RejaniMariaFossariFernandes

SC-JOINVILLE Lilian MaiolaSC-XANXERÊ Gelsi MoschettaSE-ARACAJU JuraciMunizdeSantanaSP-ARAÇATUBA Sandra Regina AnselmoSP-ARARAQUARA Gicelia Silveira Pacheco

SP-ARICANDUVA Manoel Silvino Nunes de Souza

Confira as Supervisoras e Supervisores Administrativos Doutrinários

Regionais para a Gestão 2014-2017ASEICHO-NO-IEDOBRA-

SIL, através da Superintendên-ciadeCoordenaçãodasRegionais

Doutrinárias, apresenta a lista do seleto grupo de líderes que serãoo centro do Movimento em suas

áreasdeexpansãodaVerdadeHo-mem-filho-deDeus.

Page 9: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 9

23a bienal internacional do liVro

Por Fábio Dummer Camargo

Logo no seu primeiro dia, fal-tava espaço até para se locomo-ver noPavilhão deExposições doAnhembi,emSãoPaulo.Ao todo,720 mil pessoas geraram um cresci-mento na vendagem que em alguns casos chegou a 40%em relação a2012.ASEICHO-NO-IEDOBRA-SIL(SNI/BR)garantiuduplamenteseuespaçoentreos300expositores.Emseusdoisestandesde35metrosquadrados estrategicamente loca-lizados, a procura foi grande porPreceitosDiários2015eportítulosque tratavam a respeito de causas e curas de doenças.O Preletor daSede Internacional Junji Miyaura, Presidente Doutrinário da Seicho--No-Ie para a América Latina, pres-tigiou as atividades. Distribuiu au-tógrafos,deuOrientaçãoPessoaleajudou no atendimento ao público

ombro a ombro com funcionários e voluntários.Bienal incrementa divulgação de livros da Seicho-No-Ie – De acordo com o Preletor Miyaura, a participa-çãodaSNI/BRnasbienaisinterna-cionais do livro têm se revelado um importante fator de divulgação delivrosnãoapenasduranteo eventoemsi:“Oretornoposteriordaspes-soas nas regionais e sedes é muito bom, sendo que já constatamos que a procura por livros e outras obras ésempremaioremanosdebienal”,afirmouopresidentedoutrinário.Família unida–Comesposaefi-lhos, o Preletor da Sede Interna-cional Fernando Antônio MendesMarques passou pelo estande e su-blinhou a importância da participa-çãodaSNI/BRnaBienal.“Aolon-go dos anos tem-se mostrado uma grandeoportunidadededivulgaçãodo Ensinamento, em todos os sen-tidos”, afirmou o Superintendente

das Atividades dos Preletores da SNI/BR.Divulgação – Convidada especial-mente para atuar como voluntária no atendimento de um dos estan-des, a Preletora em grau Máster Maria Aparecida Pedrosa, Super-visora Administrativa Doutrinária da Regional MG-Triângulo e Alto Paranaíba,estavaentusiasmada:“Anossa alegria em trabalhar em even-toscomoesseéacertezadequeapessoa vai levar um livro cuja lei-tura poderá mudar para sempre o rumodasuavida”,disseela.

Com dois estandes, Seicho-No-Ie recebeu grande público

SP-ATIBAIA Adriano Campos BrittesSP-BARRETOS Arnaldo Alves da SilvaSP-BAURU Nangou TanigutiSP-CAMPINAS José Moraes LongoSP-DRACENA Marcos Antonio dos SantosSP-GUARATINGUETÁ Vera Lúcia Pereira CardosoSP-GUARULHOS KeilaFabielleBrazAroteiaSP-INTERLAGOS Enoque Marques dos SantosSP-JABAQUARA Jorge Uemoto JúniorSP-LAPA Elena TakemuraSP-MARÍLIA Ligia Maria Barbosa da SilvaSP-MOGIDASCRUZES Raimundo Alves de AlmeidaSP-OSASCO Lea Oliveira BarrosSP-OURINHOS AlairCorreaHernandesSP-PENHA Daniela Cristina Seghessi SP-PINHEIROS Salvador Gil de Oliveira

SP-PRESIDENTE PRUDENTE Rinaldo Calixto Santos

SP-RIBEIRÃO PRETO JoãoDomingosAffonsoDiniz

SP-SANTANA OswaldoGarraffaNeto

SP-SANTO AMARO AparecidaHelenaBezerra

SP-SANTOANDRÉ Antonio José Barbosa

SP-SANTOS JoséRufinoJúniorSP-SÃO BERNARDO DO CAMPO Maria Amélia Camilo Teixeira

SP-SÃO JOÃO DA BOA VISTA EdnaJoanaAndriotiDolfini

SP-SÃOJOSÉDORIOPRETO Atair Candido da Silva

SP-SÃOJOSÉDOSCAMPOS Antonio dos Santos Borges

SP-SÃO MIGUEL PAULISTA Avani Vieira Leite

SP-SOROCABA Carlos Ogane

SP-VILA PRUDENTE SilvanaCassimirodeSouza

TO-PALMAS Josenira Ribeiro de Moraes Nunes

Foto:A

cervoFotográficoSNI/B

R

SNI na Bienal: repercussão o ano inteiro

Page 10: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201410

De 22 de julho a 5 de agosto de 2014 o Movi-mento Internacional de

Paz pela Fé, em solo brasileiro, viveu momentos de esplendo-roso vigor. A presença do Su-premo Presidente da Seicho--No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, e da Suprema Pre-sidente da Associação Pom-ba Branca, Professora Junko Taniguchi, arrastou multidões, encantou e deixou orienta-ções preciosas para o avan-ço do Ensinamento no Brasil e em todos os países ibero-

Supremo Presidente da Seicho-No-Ie e Suprema Presidente da Associação Pomba Branca

orientam eventos históricos

-americanos e África Latina.Foi graças aos esforços da Diretoria, Organizações e lide-ranças em geral, bem como à orientação do Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Prele-tor da Sede Internacional Junji Miyaura, e aos esforços dire-tivos da Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacio-nal Marie Murakami, que os dois grandes eventos foram um sucesso absoluto: a Con-ferência Especial da Seicho-

-No-Ie para a Paz Mundial--Brasil 2014, realizada nos dias 26 e 27 de julho no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, com a presença de 2.508 preletores de 16 países (EUA, Canadá, Alemanha, Suí-ça, Japão, China, Peru, Argen-tina, México, Colômbia, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Cuba e Espanha); e o Grande Se-minário da Seicho-No-Ie, com 10.582 pessoas, realizado no Ginásio do Ibirapuera, tam-bém em São Paulo, no dia 3 de agosto de 2014.

ESPECIAL

Page 11: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 11

Presença das máximas autoridades do Movimento deixou legado de ainda maior fervor religioso em nossos líderes e

adeptos.

A chegada – Mais de 100 pes-soas “aqueceram” o saguão de desembarque do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos--SP, na gelada madrugada de 22 de julho. Nem os 12°C apontados nos termômetros impediram o calor humano da recepção ao Casal. E eles re-tribuíram. Apertando a mão de um a um, sorriram, tiraram foto e nada em suas fisionomias si-nalizava a longa jornada que acabavam de cumprir, desde o Japão. A acompanhá-los, veio uma comitiva de 10 pessoas.

Conferência Especial: a co-movida recepção no Anhem-bi – Ao serem anunciados e adentrarem no Palácio de Convenções do Anhembi, a passos lentos o Casal foi re-cepcionado por uma avalan-che de aplausos. Eram palmas “guardadas” há cinco anos, desde a última vinda deles. Eram mais do que o “som” que produziam. A grande maioria “lutou” sem sucesso contra as lágrimas. O momento era, por si só, um evidente testemu-nho de Fé.

O início da Conferência – A abordagem clara sobre a importância do não-consumo de carne em favor da sobre-vivência humana, somada ao fervor religioso demonstrado pela família Seicho-No-Ie, de-ram aos dois dias da Confe-rência a “atmosfera” de que se vivia, de fato, um momen-to histórico . Todos os partici-pantes receberam um apa-relho de rádio para tradução simultânea para os idiomas português, japonês, inglês, espanhol e chinês.Nas Palavras de Abertura o Preletor Kazutomi Otsuka, Chefe do Departamento de Planejamento do Movimen-to Internacional, explicou que a conferência seria gravada e, via Internet, seria assistida

“ “

Imagem para a História: com 10.582 presentes, no dia 3 de agosto o Ginásio do Ibirapuera deu dimensão visível à profunda devoção demonstrada pela família Seicho-No-Ie durante o evento.

Foto

Jor

ge M

iura

Page 12: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201412

no “Escritório na Floresta” pe-los Preletores da Sede Inter-nacional do Japão. Explicou ainda a temática dos estudos e que todos poderiam dirigir perguntas, via formulário, ao Supremo Presidente, que se-riam respondidas na palestra conclusiva do evento.

As aulas do primeiro dia – A primeira aula teve o tema “Aprendendo Sobre a Paz Mundial a Partir da Dieta no Brasil” e contou com duas pa-lestras. O Preletor da Sede In-ternacional Carlos Alberto da Silva falou do Brasil em rela-ção à situação alimentar mun-dial. Seu estudo deixou clara a função estratégica do País visto seu potencial produtivo. Ao falar sobre a importância de “vencermos a nós mesmos em prol da Paz Mundial” foi às lágrimas e arrancou efusivos aplausos citando o seu próprio exemplo de transformação ao deixar de consumir carne.A segunda parte da primei-ra aula foi igualmente fes-tejada pelo público, quando a Sra. Marly Winckler, Presi-dente da Sociedade Vegeta-riana do Bra sil e Membro da Federaçã o Vegetariana Inter-nacional, falou sobre os Mo-vimentos Vegetarianistas no Brasil. Expoente da causa, ela resumiu a história do vegeta-rianismo e expôs com clareza os aspectos ético, político e econômico que o consumo de carne implica. “A paz mundial começa no prato”, disse, ao fi-nalizar sua participação.A segunda aula teve como te-mática “Alimentação Vegeta-riana na República da China

(Taiwan)”, e foi dada pela Pre-letora Regional Lieu Li, da Sei-cho-No-Ie daquele país. Ela também foi muito aplaudida. Ao final de cada palestra, os participantes podiam efetuar perguntas diretamente aos orientadores, que respon-diam no ato.

Palestra da Profa. Junko Taniguchi – A Suprema Pre-sidente da Associação Pom-ba Branca fez uma análise da atual situação social e econô-mica global, com ênfase ao consumo de alimento e a de-sigualdade entre ricos e po-bres. “Muitos idosos e crianças morrem por falta de alimento enquanto os cereais que ser-vem para alimentar animais poderiam salvar a vida dos pobres que morrem devido à fome”, disse ela, entremeando pontualmente cada item ex-posto com a importância de vivermos, no dia a dia, as três práticas espirituais da Seicho--No-Ie. Ao final, envolta por sonoros e demorados aplau-sos, ela mesma bateu palmas, visivelmente agradecida pela comoção do público.

Jantar histórico – Das 17h às 18h30 foi servido um jan-tar vegetariano para todos os participantes. O Casal de Su-premos Presidentes ocupou a mesa principal. Um brinde antecedeu à refeição. O car-dápio foi elogiado e a confra-ternização entre os líderes de várias partes do Brasil e do mundo fez dos reencontros e abraços um grande momento “em família”. Ao final, o “assé-dio” ao Casal precisou ser or-

ganizado e uma longa fila de cumprimentos foi formada.

Aula do segundo dia de Conferência – A terceira aula ocorreu no segundo dia da Conferência e teve como tema “Aprendendo com os Motivos de Exclusão da Carne em Religiões do Mundo”. Falou sobre os “Motivos para exclu-são da carne no Budismo” o Preletor da Sede Internacio-nal Yasuo Yoshishiba, que atua como Chefe da Seção de Mí-dia Impressa do Departamen-to de Cross Media e Relações Públicas da Sede Internacio-nal da Seicho-No-Ie.Os “Motivos para a exclusão de carne no Judaísmo/Cris-tianismo” foi a temática da explanação da Aspirante a Preletora da Sede Internacio-nal Lílian Súzi Baffi Norimatsu. O Preletor da Sede Interna-cional Mario Kawakami, que é Vice-Presidente Doutriná-rio da Seicho-No-Ie para os Estados Unidos, abordou os “Motivos para a exclusão de carne no Islã”. Todos foram muito aplaudidos, inclusive em suas respostas às dúvidas dos participantes.

Palestra do Supremo Presidente – Inexprimível em palavras foi a emoção e até mesmo a “entrega” dos participantes durante todo o tempo em que o Prof. Masa-nobu Taniguchi fez sua expla-nação, durante a qual tam-bém respondeu a algumas questões previamente formu-ladas pelos participantes. Elo-giou o Brasil nos esforços pela diminuição do consumo de

Page 13: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 13

Palavras de Impressões e As-pirações dos representantes dos participantes a Preletora Maria Dalvaneide de Oliveira de Araújo, da Regional PE--RECIFE, e o Superintendente da Seicho-No-Ie do Paraguai, Preletor Carlos Borrell.

Visita do Casal a projetos ambien-tais de Curitiba – Acompanha-dos por alguns membros da sua

carne, usou a lousa para ex-plicar doutrinariamente esse posicionamento da Seicho--No-Ie e, sempre embasa-do em argumentos e dados científicos, proporcionou a to-dos um vasto conhecimento e também a forma como cada líder e adepto deve transmitir o Ensinamento da Seicho-No--Ie, sempre alicerçado na má-xima “Reconcilia-te com todas as coisas do Céu e da Terra”.Ao final, a plateia, tomada por uma espécie de “sentimento divino”, aplaudiu longamente o Supremo Presidente, que re-tribuiu elogioso nas Palavras de Incentivo. Foram esco-lhidos para proferir

Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Profa. Junko Taniguchi, durante palestra na Conferência Especial: ao final, ela foi longamente aplaudida.

Recepção calorosa no Aeroporto

de Cumbica (Guarulhos-SP), na madrugada de 22 de julho.

Brinde do Casal com o Preletor Junji Miyaura,logo antes do jantar vegetariano servido ao final do primeiro dia de Conferência.

Visita na Academia de Curitiba–PRDesta vez, único compromisso fora da cidade de São Paulo foi a ida à capital do Paraná, com o Casal registrando sua passagempela Academia de Treinamento Espiritual de Curitiba-PR.Foto acervo da Academia de Curitiba-PR

Page 14: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201414

tura da capital paranaense, através de reportagem publi-cada.

Grande Seminário su-perlota ginásio – Já às 6h da manhã a movimentação no entorno do Ginásio do Ibi-rapuera era grande. Além dos membros da comissão or-ganizadora, as primeiras ca-ravanas chegavam ao local tomadas por uma visível ale-gria. Muitas pessoas já ocu-pavam as arquibancadas às 8h, quando teve início a pro-gramação cultural que contou com diversas apresentações musicais, dentre elas o Coral da Sede Central da SEICHO--NO-IE DO BRASIL.Além de pessoas vindas de todo o Brasil, marcaram pre-sença caravanas da Argen-tina, México, Peru, Colôm-bia, entre outros. Por ser um evento internacional, houve tradução simultânea para os idiomas japonês e espanhol.

Ambiente completamen-te tomado pela Fé

comitiva, o Casal de Supre-mos Presidentes visitou, no dia 29 de julho, o projeto de horta comunitária desenvolvi-do pela Prefeitura de Curitiba, ocasião em que também es-teve na Usina de Rejeitos de

Campo Magro, passando pela Universidade Livre do

Meio Ambiente e pelo Jardim Botânico. O

momento teve re-percussão ofi-

cial no site da Pre-

f e i -

Arena em comoção: o Gi-násio do Ibirapuera literal-mente “estremeceu” com o anúncio da entrada do Casal no recinto.

Supremo Presidente e Suprema Presidente retribuíram à calorosa recepção aproximan-do-se e cumprimen-tando adeptos e lide-ranças.

Page 15: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 15

A primeira parte do Gran-de Seminário da Seicho-No--Ie foi marcada pela emoção que estava nítida nos sem-blantes de todos. Para onde se olhava, incontáveis rostos que não conseguiam conter a “chuva” de lágrimas de ale-gria. O momento da entrada dos orientadores foi inenar-rável. Ao adentrarem o giná-sio, o Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, a Supre-ma Presidente da Associação Pomba Branca, Professora Junko Taniguchi e o Presiden-te Doutrinário da Seicho-No--Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura, as palmas inin-terruptas por minutos inteiros deram o tom da gratidão na recepção às autoridades má-ximas da Seicho-No-Ie.

Palavras de Abertura – Após esse momento épico, foi a vez das palavras de aber-tura proferidas pela Diretora--Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora da Sede Internacional Marie Murakami, que, além de permear toda a fala na gratidão, homenageou a Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que completa, em 2014, seu Jubileu de Diamante.

Relatos – Também repletos de emoção e reflexão foram os relatos de experiência pro-feridos pela Preletora Vera Aparecida de Faria Cardoso e pela Divulgadora Emy Muraka-mi. Ambas, através de suas vivências relacionadas ao respeito ao meio ambien-te fizeram com que todos

os presentes repensassem atitudes e valores relacio-nados ao assunto.

Primeira palestra – Ain-da durante a primeira par-te do Grande Seminário, os participantes puderam ouvir a palestra do Preletor Junji Miyaura, com o tema Sobre a Fé da Seicho-No-Ie, em que explanou os princípios desse sentimento tão único e capaz de transformar a di-reção de vidas inteiras.

Expectativa para as pa-lestras da tarde – O inter-valo de eventos como esse também é carregado de signi-ficados para a família Seicho--No-Ie. Reencontros de com-panheiros de fé que atuam em regiões diferentes transfor-mam o almoço num festival de abraços de confraternização.No retorno às atividades, an-tecedeu às palestras do Ca-sal de Supremos Presidentes a apresentação de um vídeo elaborado pela SEICHO-NO--IE DO BRASIL, momento em que todos puderam realizar a “Oração para Visualizar a Grande Harmonia entre a Na-tureza e os Seres Humanos”. A atividade foi conduzida pelo Preletor da Sede Internacional Carlos Alberto da Silva.

Palestra da Suprema Presidente – Logo após, os presentes receberam com toda emoção a Professora Junko Taniguchi, que proferiu sua palestra tendo como base os livros-textos Pequenos Mi-lagres e Sabedoria da Vida Cotidiana. Ela enfocou princi-palmente a importância de se

realizar todos os dias as três práticas espirituais da Seicho--No-Ie: Meditação Shinsokan, Leitura das Sutras e obras sagradas e atos de dedicação de amor ao próximo.

Palestra do Supremo Presidente – Em seguida, foi a vez do Supremo Presiden-te da Seicho-No-Ie, Professor Masanobu Taniguchi, minis-trar sua palestra baseado no Canto em Louvor à Natureza. Ovacionado durante alguns minutos pelos 10.582 partici-pantes que lotaram o Ginásio do Ibirapuera, ele brindou a todos com pérolas de sabe-doria ao reafirmar máximas da Doutrina como “Existe somente Deus e a Imagem Verdadeira”.

Palavras de agradeci-mento – O Grande Seminá-rio da Seicho-No-Ie terminou com as palavras de agrade-cimento do Presidente Dou-trinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura, que manifestou toda alegria e gratidão que a família Seicho-No-Ie sentiu em rece-ber a orientação diretamente das maiores autoridades do Movimento Internacional de Paz pela Fé. Inesquecível até o último instante, o evento foi encerrado com a entoação em conjunto do Hino Sagrado Marcha da Missão, num coro de vozes tomadas pela emo-ção de terem reforçado os propósitos de cada um dentro da Seicho-No-Ie.

PorFábio Dummer Camargo

Fernanda Kanasiro

Page 16: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201416

Essa e outras importantes questões são esclarecidas em entrevista concedida pelo Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Preletor da Sede Inter-nacional Junji Miyaura, que es-miúça alguns itens pertinentes às orientações passadas na Conferência Especial da Sei-cho-No-Ie para a Paz Mun-dial-Brasil 2014 e no Grande

Seminário da Seicho-No-Ie, orientados pelo Supremo Pre-sidente da Seicho-No-Ie, Pro-fessor Masanobu Taniguchi, e pela Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, Professora Junko Taniguchi.

CÍRCULO DE HARMONIA – O senhor consome carne vermelha?

JUNJI MIYAURA – Não. Desde o Curso Internacional de 2006, quando o Professor Masano-

bu Taniguchi orientou-nos a esse respeito, eu cortei o consumo de carne ver-melha do meu cardápio. Em minha casa os meus familiares reduziram muito também.

CH – Desde então, ao orientar atividades em regionais dou-

trinárias, quando lhe ofereciam

carne verme-lha, como

o senhor p r o c e -

dia?

JM – Por vezes até aceitei a fim de não ser indelicado dian-te do amor dos dirigentes. Mas sempre que eu podia, tocava de modo natural neste assun-to e abordava a orientação do Supremo Presidente.

CH – Qual mensagem central pode-se apreender da Con-ferência Especial da Seicho--No-Ie para a Paz Mundial--Brasil 2014?

JM – A Conferência veio re-forçar o respeito que temos de ter para com a vida como um todo. Quando o ser huma-no toma atitudes que inter-ferem na natureza isso afeta diretamente os aspectos po-lítico, econômico e social do planeta, gerando consequên-cias nefastas como o aque-cimento global e a fome em grande escala.

CH – O que representa, se-gundo a doutrina da Seicho--No-Ie, a diminuição do con-sumo de carne ou mesmo assumir uma dieta exclusiva-mente vegetariana?

JM – É, antes de tudo, um ato de respeito à vida. Se não a

respeitamos, a vida se tor-na frágil, o que signifi-

ca dizer que estamos “roubando” a vida e emitindo “vibrações” de destruição e não de “viver em fiel obediência à Lei da

Vida”, conforme cons-ta da primeira das Sete

A Seicho-No-Ie agora é vegetarianismo?

Dicas doutrinárias a lideranças e adeptos: Preletor Junji Miyaura ensina como orientar pessoas que chegam pela primeira vez a respeito do assunto alimentação vegeta-riana na Seicho-No-Ie.

Retratos de família: durante entrevista, o Preletor Miyaura contou como ele e sua família, à vista em fotos no seu gabinete, diminuíram o consumo de carne naturalmente.

Sorriso e simplicidade estampam na face um exemplo a ser seguido: quanto mais autoridade doutrinária, tanto maior é a humildade do líder.

ENTREVISTA ESPECIAL

Page 17: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 17

Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie. A redução ou eli-minação do consumo de car-ne significa também praticar as quatro virtudes infinitas de Buda: caridade, misericórdia, alegria e abnegação infinitas.

CH – Como as lideranças e mesmo adeptos que conhe-cem o Ensinamento há mais tempo podem transmitir essa orientação às pessoas que chegam à Seicho-No-Ie pela primeira vez?

JM – Principalmente graças ao Programa Seicho-No-Ie na TV, há um afluxo grande de novas pessoas. A maneira cor-reta de transmitir a orientação passada pelo Professor Masa-nobu Taniguchi passa por uma questão de postura: primeiro, conscientizar-se a respeito; se-gundo, reduzir o próprio consu-mo de carne de modo natural; terceiro, como não se tratará de uma atitude “radical”, natu-ralmente os atos e palavras da pessoa transmitirão a mensa-gem na medida em que coloca em prática o Ensinamento.

CH – A Seicho-No-Ie pode ser vis-ta, agora, como vegetarianismo?

JM – Não. Seicho-No-Ie é Ima-gem Verdadeira e não vegeta-rianismo. Não podemos confun-dir esse ponto. Acontece que a filosofia da Imagem Verdadeira é a favor da Vida, e preferir ali-mentos que não sejam de ori-gem animal é uma das formas de praticar esse princípio.

CH – Uma das frases mais mar-cantes das aulas passadas du-rante a Conferência é “A Paz Mundial começa no prato”. De

que forma podemos interpre-tar essa afirmação?

JM – Há três aspectos impor-tantes nessa sentença. Pri-meiro aspecto: o mundo atual está baseado no consumismo que, como uma das causas da agressão à natureza, gera um grande desperdício, principal-mente de alimentos. Por isso, orientamos a não deixar so-bras de comida no prato. Se-gundo aspecto: sabe-se que grande parte da produção de cereais, no planeta, ser-ve para alimentar animais de corte enquanto uma enorme parcela da população passa fome. Ou seja, não consumin-do carne “economizamos” ce-reais. A princípio não parece, mas é uma forma de praticar caridade. Terceiro aspecto: a paz espiritual de uma pessoa também está relacionada à sua dieta alimentar, confor-me nos ensinou o Prof. Ma-saharu Taniguchi ao afirmar que quem consome muita carne tende a se tornar mais “agressivo”, pois “absorve” as toxinas impregnadas no cor-po do animal, sendo verdade também o contrário, ou seja, consumir menos carne tende a tornar a pessoa mais calma e mais “próxima” da sua espi-ritualidade.

CH – A família Seicho-No-Ie viveu momentos épicos com a vinda do Casal de Supremos Presi-dentes. Ambos deixaram pla-teias extasiadas com os rumos que apontaram para o futuro do Movimento. Quando o assunto é a atualização da doutrina da Seicho-No-Ie à “época, lugar e pessoa”, o que o senhor destaca

das orientações que nos foram passadas por eles?

JM – Em sua palestra, no Grande Seminário, o Prof. Ma-sanobu Taniguchi usou a ale-goria do “ovo estalado” para explicar que a “parte central”, ou a gema, não muda, e o que se renova é a parte periféri-ca, ou seja, a clara. A Verdade Fundamental da Seicho-No-Ie, passada pelo Prof. Masaharu Taniguchi, de que o homem é filho de Deus, jamais muda-rá. As questões envolvendo a natureza da atualidade dizem respeito à qualidade de vida que os filhos de Deus têm e terão nesse mundo, principal-mente a nossa responsabili-dade com a qualidade de vida das futuras gerações.

CH – Deixe uma mensagem aos adeptos e lideranças do Brasil.

JM – A SEICHO-NO-IE DO BRASIL segue as diretrizes da Seicho-No-Ie do Japão, nosso Centro, ou seja, o Ensinamen-to de que o homem é filho de Deus, que é a filosofia fun-damental do Prof. Masaharu Taniguchi. No momento atual, isso significa seguir a orienta-ção do Supremo Presidente, Professor Masanobu Tanigu-chi no sentido de preservar a natureza para que a nossa e as futuras gerações possa-mos viver como verdadeiros filhos de Deus. Peço o apoio de todas as regionais doutri-nárias, lideranças e adeptos para que caminhemos juntos rumo à manifestação do Filho de Deus Perfeito que somos. Muito Obrigado. Por

Fábio Dummer Camargo

Page 18: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201418

Quando os primeiros raios de sol tocarem a torre da Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR) no ama-nhecer de 21 de novembro de 2014, não há dúvida de que uma incontável multidão de alm as salvas pela Verdade volta rá sua gratidão à Associa-ção Pomba Branca (APB) da SNI/BR. Nesse dia, há exatos 60 anos, era realizada no Salão Nobre a 1ª Convenção Nacio-nal da Organização, seu mar-co fundador em solo brasileiro. Como presidente nacional da APB durante 15 anos (1989-2004), a atual Diretora-Presi-dente da SNI/BR, Preletora da Sede Internacional Marie Mu-rakami, ajudou a construir essa linda história e é a entrevistada da seção PERFIL dessa edição histórica do Boletim Informa-tivo Círculo de Harmonia.

CÍRCULO DE HARMONIA – Sua atuação como líder re-monta grandes feitos desde muito jovem. Desde ter sido coordenadora da maior reu-nião para crianças (kodo-mokai), passando por cargos importantes na Associação dos Jovens da SNI/BR e che-gando hoje ao máximo posto organizacional, como diretora--presidente. Qual o segredo para uma boa gestão ocu-pando o cargo de presidente dentro da Seicho-No-Ie, seja de Associação Local, Regional ou mesmo da própria SNI/BR?

MARIE MURAKAMI – O prin-cípio básico é ter sempre em mente que nunca é a “minha vontade”, mas a vontade de Deus. Mesmo tendo uma ideia e até achando que ela é real-mente boa, nunca me apego a

Preletora Marie Murakami: “A mente em harmonia é o maior poder que uma

pessoa pode alcançar”

JUBILEU DE DIAMANTE / PERFIL essa ideia. Enquanto presiden-te é preciso lembrar que te-mos uma diretoria e devemos buscar sempre o consenso. Como começamos todas as reuniões com oração então a reunião, na verdade é presidi-da por Deus. Se a minha ideia não for acatada é porque não era a vontade de Deus.

C H – Qual é a postura mental ideal para quem ocupa um cargo de diri-gente da Organização?

MM – Manter sempre o “es-pírito de aceitação”. A mente em harmonia é o maior poder que uma pessoa pode alcan-çar, pois essa atitude mental faz com que não soframos de modo algum.

CH – Como manter-se em harmonia mental diante dos desafios que surgem no dia a dia de quem atua em um Nú-cleo ou na Regional?

MM – O segredo é estar sem-pre em “estado de oração”. Se eu ocupo constantemente a minha mente com o pen-samento de que “eu estou sempre certa” e o “outro está sempre errado”, a Seicho-No--Ie deixa de ser um Movimento de Deus e passa ser um Mo-vimento “Marie Murakami”. A constante gratidão e o ato de aceitar tudo com docilidade mental é o primeiro passo para o êxito nas funções religiosas.

CH – A senhora teve o privilé-gio de conhecer pessoalmente todos os ex-presidentes da SNI/BR e os grandes precurso-res do Ensinamento, no Brasil. Descreva o que eles represen-tam para o Movimento?

Prela. Marie Murakami ensina o segredo para formar novos líderes: “Sucessores surgem naturalmente quando o líder age de forma exemplar”.

Page 19: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 19

PorFábio Dummer Camargo

MM – São a base do que so-mos. Sinto profunda gratidão aos pioneiros. Eles deram o sangue pelo Movimento. Em-penho-me ao máximo em dar continuidade e honrar o lega-do que deixaram. No entanto, apesar de darmos o melhor que temos, às vezes sinto que não fazemos nem 5% do que eles fizeram. A cada dia que nasce peço a Deus que apro-funde cada vez mais a nossa fé para que nos aproximemos do profundo sentimento mis-sionário dos pioneiros. Pen-so que assim podemos fazer mais do que fazemos.

CH – A que a Sra. atribui os grandes feitos dos pioneiros da Seicho-No-Ie que, mes-mo sem qualquer estrutura e conforto, alastraram o Movi-mento, primeiro dentro da co-lônia japonesa e depois para os brasileiros?

MM – Eles aplicavam um prin-cípio básico ensinado pelo Mestre Masaharu Taniguchi que é o seguinte: não importa se no momento você não está colhendo frutos, o importante é semear de modo incessan-te. É de fazer pensar o fato de que na década de 1960, quando foi lançada a Revis-ta Acendedor em português, as lideranças e adeptos que não falavam uma só palavra de nossa língua saíam pelas ruas carregados de exem-plares para divulgar o Ensina-mento. Por isso é que “bato na tecla” de que, apesar de hoje o Movimento em idioma japo-nês ser minoria, deve ser cada vez mais valorizado. Isso signi-fica “regar” a raiz da “árvore” SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Se

desejamos realizar eventos re pletos de pessoas, deve-mos, além da gratidão, espe-lhar mo-nos no exemplo dos pioneiros.

CH – Lançando um olhar à fren-te, outra marca das suas ges-tões dentro da Organização é a valorização e formação de no-vas lideranças. A Sra. formou le-vas de grandes líderes que hoje se destacam em todo o Brasil. Passe-nos a sua receita para formar novas lideranças.

MM – Sucessores surgem na-turalmente quando o líder age de forma exemplar. E, segun-do o Prof. Yoshio Mukai, as três principais características do líder da Seicho-No-Ie são as seguintes: a primeira, hu-mildade; a segunda, humilda-de; e a terceira, humildade. E ele sempre fala também uma frase bem conhecida popular-mente, mas que devemos le-var bastante em conta: “Uma andorinha só não faz verão”. Eu acrescento dois outros as-pectos: 1) Valorizar as pesso-as e os líderes em formação. Se eles se sentirem valoriza-dos saberão um dia valorizar e formar novos sucessores; 2)

Durante a entrevista, a equipe do CH foi às lágrimas diante da autoridade espiritual de uma pessoa que praticou 100% o Ensinamen-to durante toda a sua vida. Disse ela: “É fun-damental compreender melhor o que vai na alma do dirigente para perceber a hora certa de estender-lhe a mão”.

É fundamental compreender melhor o que vai na alma do dirigente para perceber a hora certa de estender-lhe a mão.

CH – A Sra. nasceu em um lar Seicho-No-Ie, leu a obra Na-moro, Casamento e Materni-dade no original em japonês quando contava apenas 13 anos de idade e desde então tornou-se uma dedicada es-tudiosa do Ensinamento. É pú-blico e notório que a Sra. é es-posa, mãe, sogra, nora e agora avó exemplar. Resuma sua ex-periência pessoal como uma mulher que praticou a Seicho--No-Ie durante toda uma vida.

MM – Foi gratificante ouvir de minha sogra, outro dia, as se-guintes palavras: “Vou ter mui-tas encarnações, mas levarei para sempre em meu espíri-to a lembrança do que você fez pelo meu filho”. Todas as sextas, antes de viajar para orientar atividades doutriná-rias, envio mensagem para to-dos os meus filhos. Faz pouco tempo o meu filho mais velho respondeu o seguinte: “A Sra. é a nossa fonte de inspiração”. Esse reconhecimento creio ter sido fruto do fato de eu apli-car o que o Mestre ensinou: o olhar da mulher que vê o outro como filho de Deus faz com que a condição de filho de Deus se manifeste nessa pes-soa. E mais, a força da mulher está no amor que tudo perdoa, mas que também possui sabe-doria para aplicar o amor seve-ro quando necessário seja.

Essa matéria tem continuação na versão On Line do Círculo de Harmonia. A prela. Marie Murakami passa dicas para mães que sofrem com proble-mas dos filhos e indica caminhos para o futuro do Movimento.

Page 20: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201420

relato de eXperiÊncia

Meu nome é Emy Murakami, tenho 26 anos, formada em Comér-cio Exterior e sou divulgadora pela Regional SP-SÃO PAULO 1 onde participeidasreuniõesdecrianças,juvenis, jovens e para jovens mu-lheres. Sempre tive consciência do quãoabençoadaeusouporterre-cebidoboaeducação, terumbomemprego, bons amigos e uma fa-mília maravilhosa. Justamente por isso, sempre carreguei comigo o ideal de aplicar tudo o que aprendi para um bem maior.

Em outubro de 2011 saí de férias para o estado do Amazo-nas para passar 10 dias na casa daminha tia. Frente a frente comaquela imensidãoverdevioquãoabençoadoémeuPaís.Avisitaquefizaumahidroelétricamefezper-ceber um problema. Eram mais de 100 km de água do que um dia ti-nhasidoFlorestaAmazônicaago-ra inundada. Isso me calou a alma. Senti-me envergonhada pela ga-nânciadaminhaprópriaraça.

Voltei pra casa me perguntan-doseeurealmenteestavafazendominhaexistênciavalerapena.Foientãoquedecidi:pedidemissãodomeu emprego para sair em busca de algo maior e desconhecido, dan-dovozaomeuidealinterior.

Através de uma OrganizaçãoNão-Governamental parti rumo aMoçambique, no continente afri-cano onde morei por seis meses, o quemefezquestionarserealmen-te eu vivia conforme a vontade de Deus.

Por dois meses vivemos uma voluntária coreana e eu em uma comunidade rural chamada Gum-balansai,quenãopossuíaáguaca-nalizada.Acomunidadesequerco-nhecia a torneira.

A cada dois dias, transportáva-mosdoisgalõesde20Ldabombad´água que abastecia toda a comu-nidade. Água que usávamos para lavar a roupa, a louça, escovaros

dentes, cozinhar, e tomar banho,masnãoeranecessárioparaades-carga, afinal, nosso banheiro erauma latrina. No total, então, con-sumíamos juntas 40L de água em dois dias para todas as nossas ne-cessidadesdacasa.Édifícilimagi-nar o quanto representa 40L, mas para vocês terem uma ideia, de acordo com a SABESP, em um ba-nhodechuveirode5minutosgas-tamos em média 46L! Vocês po-dem pensar que eu estava passando porumasituaçãodeescassez,maso raciocínio é totalmente o contrá-rio, pois em momento algum sen-timosque40Lnão eram suficien-tes para manter a nós duas por dois dias. Na verdade, o que sentíamos erapreguiçasódepensaremtrazeraquelepesonacabeça.

Sópassamosafazertudosor-rindo e engolimos nossa preguiçaquando percebemos que nas casas vizinhas,quemfaziaessetrabalho,eram asmães que, alémdo galãonacabeçalevavamseusbebêsnascostas, sem reclamar e achavam graça por nós não conseguirmosfazeralgotãosimples.

No início eu usava um balde de18Lparameubanho,masper-cebiaquesempresobrava,enofi-naleujáhaviareduzidooconsumo

Divulgadora relata seu profundo despertar para com a harmonia com a natureza

De Moçambique, Emy trouxe vivências inesquecíveis e por lá

deixou a “semente” do Ensinamento. Aqui, ela aparece ao lado do amigo

Nhandoro, que se fascinou pelo O Livro dos Jovens.

Arq

uivo

pes

soal

- Em

y M

urak

ami

Page 21: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 21

relato de eXperiÊncia

paraapenas9L.Nãoeraumbanhomaltomado,euapenasusavaosufi-ciente.

EmGumbalansai tambémnãohavia energia elétrica, nossa única fonte de luz era nossa lanterna, epor isso literalmente vivíamos de acordo com as horas em que o sol brilhava, acordando com o nascer dosoleaofinaldodia,deitávamosjunto com ele.

No entanto, havia um fato curioso: apesar da energia elétricaaindanão ter chegado lá, as famí-lias que tinham condições finan-ceiras, possuíam painéis solares que abasteciam as baterias durante o dia, o bastante para fornecer em suascasasluzduranteanoite.Emmuitos países, essa é uma tecnolo-gia considerada moderna e susten-tável e ainda nos surpreendemos quando a encontramos. Mas no caso de Gumbalansai, o desenvol-vimento está ocorrendo de forma contrária. Lá o painel solar chegou antes da energia elétrica e eu espero quecontinuenessadireção.

Semenergiatambémnãopos-suíamos geladeira, por isso tivemos que descobrir maneiras de conser-var por mais tempo os alimentos. Quando um vegetal começava aapodrecer, doía-me o coração! Omercado mais próximo ficava a50km de nosso vilarejo, por isso,cada tomate que comprávamos era contado para cada dia.

Uma de nossas ações nas co-munidades era sugerir melhorias nas hortas e alimentação familiar.E com o intuito de ensinarmos so-bre o uso de adubo orgânico, per-guntamosoqueelesfaziamcomassobras de alimento. A resposta foi

simples e esclarecedora “Sobra? Aqui não sobra. Nós mal temoscomida pra comer, imagine entãosobradecomida!”.Percebiqueeuprecisava rever meus hábitos.

A vida era simples, mas o es-tado de espírito nada tinha a ver com as suas condições de vida e,por isso, viviam sorrindo e sempre dançando.Conheçomuitaspessoasque possuem tudo o que a vida mo-derna pode proporcionar, mas vi-vem dia após dia como se tivessem nada.

Apenas uma coisa faltava, água. Não chovia haviameses e o únicorio da região secou há anos; e porisso, cada gota era sagrada. A água dospoçoseraretiradadeváriosme-tros de profundidade. Eles possuíam plenaconsciênciadequeaáguanãopodiaserdesperdiçada.

Ao retornar ao Brasil, percebi que tinha que mudar meus antigos hábitos. Eu sabia da importância da preservação desses recursos, sem-pre escutava palestras, mas foi ne-cessário vivenciar a falta deles para perceberqueeunãoprecisodetan-to para viver. Comecei a olhar para os meus atos, entendendo que posso usar apenas o necessário. Imagine se todos repensassem seus hábitos?

Sei que minha realidade aqui é diferente e por isso as necessidades aumentam, mas tudo pode ser adap-tado.Aoouvirminhas“loucas”ex-periências na pequena Gumbalan-sai, minha família naturalmente também começou a mudar algunshábitos.

Por ser a gás, nosso chuveiro leva pelo menos um minuto para esquentar, e antes deixávamos liga-do com a água correndo até esquen-

tar.Colocamosentãoumbaldeparacoletar essa água fria, que totalizaquase10L.Hoje,usamosessaáguacomo descarga, sendo um banho suficienteparadarduasdescargas.Para limpar a nossa varanda, varre-mos apenas com a vassoura.

Agradeço a Deus, pois semas orientações do Prof.MasanobuTaniguchi e Profa. Junko Tanigu-chi quanto a preservação domeioambiente e aos ensinamentos do Mestre Masaharu Taniguchi que acompanha minha família há qua-trogerações,tenhocertezaquenãorefletiriasobretudoissodamesmaforma. Desde mais jovem pedia orientação aos meus antepassadostodas as noites, sempre com O Li-vro dos Jovens em minha cabecei-ra, para que nunca me esquecesse de que eu era instrumento de Deus em cada novo dia que se iniciava. Finalmente, comecei a respeitar amãenaturezadamaneiracomoelamerece,comomãe.

Convidoatodosparafazermospequenas mudanças de hábitos.Mesmo que pequenas, se ajusta-das à realidade de cada um, levare-mos esta mensagem adiante. Muito Obrigado!

Arq

uivo

pes

soal

- Em

y M

urak

ami

Emy Murakami com os moradores da comunidade rural de Gumbalansai.

Page 22: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 201422

PorFábio Dummer Camargo

Nodia28dedezembropróxi-mo,noSalãoNobredaSedeCen-tral e em vários Núcleos e Regio-nais Doutrinárias do Brasil haverá aCerimôniadaGrandePurificaçãoda Mente. Programe-se e compare-çacomsuafamília.Paraentendermelhor o significado e o objetivoda cerimônia, acompanhe, abaixo, umartigoassinadopeloentãoPre-sidente Doutrinário da Seicho-No--Ie para a América Latina, o sau-doso Prof. Miyoshi Matsuda, pu-blicadonaedição289doEnkwan (Círculo de Harmonia, em japo-nês),em10denovembrode1979.Na sequência, um trecho da Men-sagem do nosso atual Presidente Doutrinário, Preletor da Sede In-ternacional Junji Miyaura, publica-donositedaSEICHO-NO-IEDOBRASIL(SNI/BR),nomêsdeju-nho de 2014.

A Seicho-No-Ie realiza, no fi-nal do ano e do primeiro semestre, a Cerimônia da Grande Purifica-ção da Mente. Ela tem como fina-lidade purificar a mente de todas as impurezas e maus pensamentos acumulados, consciente ou incons-cientemente, durante o ano (se mes-tre) que passou. Segundo a mitolo-gia japonesa, quando o Deus Cria-dor do Universo concluiu a cria-ção de todas as coisas, realizou a purificação “Misogi”. No cristia-nismo es ta purificação correspon-de à Confissão .

Na obra A Verdade da Vida, o sagrado mestre Masaharu Ta-niguchi nos ensina que o Univer-so foi criado através da palavra. Em linguagem atual, chama-se isso de “vibração”. O ser huma-no vive (bem ou mal) conforme a “palavra”. O acúmulo dessas “pa-lavras” denomina-se “carma”. O budismo ensina sobre os três tipos de carma: o corporal, o verbal e o ideológico. O carma decorrente do agir é chamado “carma corpo-ral”; o carma decorrente do falar é chamado “carma verbal”; e o carma decorrente do pensar cha-ma-se “carma ideológico”. Se fa-lássemos ou pensássemos somente em coisas boas, não haveria pro-blema. Consciente ou inconscien-temente, porém, acabamos falando ou pensando coisas não condizen-tes com a Vontade de Deus. Se o que falamos ou pensamos é positi-vo, isso é acumulado como carma bom e ele se manifesta na nossa vida como acontecimentos bons. Da mesma forma, os nossos pensa-mentos, palavras e atos negativos são acumulados como carmas ne-gativos e estes, no seu processo de autodesintegração, manifestam-se na nossa vida em forma de infeli-cidades ou tragédias. E a cerimô-nia para a purificação de carmas e causalidades malévolos chama-se Cerimônia da Grande Purificação da Mente. (MATSUDA, Miyoshi. In: Enkan ed.289. SNI/BR, 1979,SãoPaulo-SP).

A seguir, o texto do Preletor JunjiMiyaura:

A Cerimônia de Purificação “extrai”, ou elimina, a energia negativa gerada pela ideia “errô-nea” (ação, pensamento e pala-vra). Se não forem “dissipadas”, essas energias negativas se “acu-mulam” e ganham “forma” de mau destino: doença, pobreza, in-felicidades e desgraças.

Pela Cerimônia, através do ato de se permitir “tocar”, em seu íntimo, pelas palavras purificado-ras de Deus, na leitura da Sutra Sa-grada Chuva de Néctar da Verdade, a ideia errônea (negativa) se dissi-pa, volta ao nada original. Você es-creve, de próprio punho, o nome, o sobrenome e a idade no formulário de Forma Humana de Purificação. Em seguida, passa pelo corpo todo mentalizando: “Foram passados nesta Forma Humana da Purifica-ção todos os pecados e impurezas não condizentes ao filho de Deus que acumulei durante meio ano”. (MIYAURA, Junji. In: Mensagemdos Presidentes, Site Oficial da SNI/BR, 2014, São Paulo-SP).

cerimÔnia da grande purificaÇÃo da mente

Ingresse 2015 com a alma leve e preparada para o sucesso

Page 23: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te

Novembro/Dezembro De 2014 2323

Page 24: NOVEMBROD EEMBRO DE - sni.org.br · Missão Sagrada. E acredito que em sua vida particular, dedicaram-se à leitura dos livros sagrados e sutra sagrada, e praticaram assiduamen-te