novembro de 2007 apartado 171 companhia portuguesa de...

8
Companhia Portuguesa de Extrusão, S.A. www.extrusal.pt [email protected] Apartado 171 3811-957 Aveiro Portugal tl. 234 378 900 fx. 234 378 902 fx. (com.) 234 378 901 Distribuição Gratuita 1º edição NUM. 08 Distribuição Gratuita 1º edição NUM. 08 GRUPO EXTRUSAL NEWSLETTER NOVEMBRO DE 2007 BOLETIM 08 RRCRS PORTFÓLIO DE OBRAS EXTRUSAL ENTREVISTA Três palavras formam o triângulo que define a aplicação dos sistemas de revestimentos F.018: protecção; ventilação e estética. ARQUITECTOS PARA EDIFÍCIOS E ESPAÇOS JÁ NÃO SE FAZ ALUMÍNIO ASSIM F.018 SISTEMA DE REVESTIMENTOS

Upload: dodang

Post on 19-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

Companhia Portuguesa de Extrusão, S.A.

[email protected]

Apartado 1713811-957 Aveiro

Portugal

tl. 234 378 900fx. 234 378 902fx. (com.) 234 378 901

Distribuição Gratuita1º edição

NUM. 08Distribuição Gratuita1º edição

NUM. 08

GRUP

O EX

TRUS

ALNE

WSL

ETTE

R

NOVEMBRO DE 2007 BOLETIM08

RRCRS

PORTFÓLIO DE OBRAS EXTRUSAL

ENTREVISTA

Três palavras formam o triângulo que define a aplicação dos sistemasde revestimentos F.018: protecção; ventilação e estética.

ARQUITECTOSPARA EDIFÍCIOS E ESPAÇOS

JÁ N

ÃO S

E FA

Z AL

UMÍN

IO A

SSIM

F.018 SISTEMA DE REVESTIMENTOS

Page 2: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

NEWSLETTEREXTRUSAL

’02

EDIT

ORAL SUMÁRIO

ADMINISTRAÇÃOEDITORIAL’02

COMPRO O QUE É NOSSOONDE ESTIVEMOS

NOTÍCIAS’03

PORSCHE

PROJECTOS DE ALUMÍNIO’04

RESPONSABILIDADE SOCIAL

QUALIDADE E AMBIENTE’06

RRCRS ARQUITECTOS

PERFIL DE QUEM SABE’07

ACABAMENTOS ESPECIAIS TEXTURADOS

NOVIDADES’12 F.018 SISTEMA DE REVESTIMENTOS

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE’14

EXTRUSALISTAS

COMUNICAÇÃO’15

’03

FEIRA DE MATERIAIS 2007

PORTFÓLIO EXTRUSAL’09

No mês de Março a EXTRUSALcolaborou na Feira de Materiais 2007,organizada pela Faculdade de Enge-nharia da Universidade do Porto,explicando de forma ilustrada onde seaplica o alumínio extrudido; para esseefeito contou com a colaboração declientes de diferentes áreas:AutomóvelBicicletasIluminação

5ª EXPOSIÇÃO DO NÚCLEO DEARQUITECTOS DE AVEIRO

A EXTRUSAL foi a empresapatrocinadora da 5ª Exposição doNúcleo de Arquitectos de Aveiro. Estaexposição foi aberta a todos os quenela quiseram participar, e realizou-se na sede do Núcleo, o recéminaugurado espaço A no edifício Fernando Távora, em Aveiro. A expo-sição esteve patente desde o dia 13 de Julho ate ao dia 16 deSetembro.

No dia 7 de Setembro, juntamente com o lançamento do catálogo daexposição, fizemos uma apresentação sobre os "Sistemas termicamentemelhorados (RPT); fachadas/clarabóias; pára-sol/solução Hélios; perfispara revestimentos”.

A Associação Empresarial de Portugal lançou uma campanha de sensibilizaçãopara o consumo de produtos e marcas que contribuem para criar ValorAcrescentado em Portugal, com a assinatura “COMPRO o que é nosso”.

O objectivo deste projecto é criar um novo estado de espírito na sociedadeportuguesa, valorizando a produção nacional, a criatividade, o empreendedorismo,o trabalho, o esforço e a determinação.

O projecto “COMPRO o que é nosso” apela à consciência cívica de consumidores,empresários e trabalhadores no sentido de comprarem o que os portuguesesproduzem. Só assim é possível criar mais emprego, mais riqueza, maisdesenvolvimento económico.

Este programa conta com a adesão da EXTRUSAL como empresa produtorae sedeada em Portugal.

COMPROO que é nosso!

A Ordem dos Arquitectos Secção Regional doNorte organizou em conjunto com a Fundaçãoda Juventude e Wonderland (plataforma dearquitectura de intercâmbio e apoio a jovensarquitectos sedeada em Viena, Áustria), um ciclode conferências, debates e apresentações dearquitectos portugueses, dedicado ao tema“Jovens arquitectos em Portugal: road towonderland”, realizado no espaço cultural “PassosManuel”, no Porto, entre Setembro e Novembrode 2007. A Extrusal participou neste evento comoentidade patrocinadora. O objectivo foi colaborarcom a ordem de forma a dar oportunidades ajovens arquitectos de expôr o seu trabalho.

road to wonderland

JOVENS ARQUITECTOSEM PORTUGAL

O ano de 2007 tem sido marcado pela continuação do crescimento das actividadesquer da Extrusal quer do Grupo Extrusal, em parte como consequência do aumentodo custo da matéria prima, mas sobretudo devido às alterações comerciais queimplementámos nos últimos anos, quer na Extrusal quer nas nossas distribuidorasassociadas, com o devido suporte industrial.

A importância da nossa actividade para o sector industrial excedeu a componente deprodutos para o sector da habitação, que no entanto também cresceu. Em consequêncianeste Boletim, nascido com especial vocação para abordar aspectos dos nossosprodutos para caixilharia, começamos também a mostrar aos nossos clientes o modocomo a nossa competência nos tem permitido enveredar por mercados muito exigentesna área industrial.

A Extrusal dispõe hoje de uma equipa técnica pluridisciplinar que lhe permite darrespostas a solicitações de grande complexidade técnica, integrando as sensibilidadesde diferentes profissionais, conjugando as novas abordagens e voluntarismo dos maisjovens com a experiência e ponderação dos mais velhos. E, sobretudo, a Extrusal tema satisfação de contar com colaboradores de uma enorme dedicação contagiante, quevestem a camisola e lutam pela empresa a cada dia, procurando satisfazer os clienteso melhor e mais rápido que podem. Vale a pena “Comprar o que é nosso”!

Tem também sido feito um esforço continuado de formação de toda a equipa comercialdas empresas do Grupo, no sentido de lhe permitir responder com uma eficáciacrescente às necessidades/problemas dos respectivos clientes, sugerindo os sistemasExtrusal e as soluções mais adequadas em cada caso. Mas também de colaborar comescolas, núcleos de arquitectos e gabinetes, no sentido de os ouvir e transmitir o quehá de importante nas caixilharias e em especial nos sistemas Extrusal.

Neste ano, e como mais uma melhoria ambiental, mas garantindo a excelente qualidadedos nossos produtos lacados, substituímos uma das etapas do pré-tratamento dosperfis para uma tecnologia alternativa, recentemente aprovada pelos organismoscertificadores e mais amiga do ambiente.

Na caixilharia, lançámos o novo sistema de correr B.100, destinado à construção deportas de correr eleváveis, com ruptura de ponte térmica, adequadas a vãos de grandesdimensões, que impressionam pela suavidade e facilidade do movimento de manobra.

Reclassificámos também os sistemas mais antigos atendendo às novas regras deregulamento térmico de edifícios, sendo que se atingiram valores especialmente elevadosnos de ruptura térmica.

Criámos um sistema para revestimento de edifícios, o F.018, que possibilita, de umaforma esteticamente muito agradável, a ocultação de superfícies, espaços ou objectose a ventilação através da circulação natural de ar.

Continuámos a reestruturação das nossas Associadas, processo que dificilmente estaráconcluído mas se aproxima actualmente do modelo que definimos como adequado paraos próximos anos, e consolidámos a nossa presença em Angola, através da nossa maisrecente associada, a Aluexal. Fazemos um elogio especial à equipa da Aluexal, cujoquotidiano em Luanda é muito mais difícil do que em qualquer outro lugar, devido noessencial ao rápido crescimento do país e à falta de infra-estruturas adequadas, queestão no entanto em construção, mas cuja indisponibilidade imediata torna o dia a diaum desafio permanente, só ao alcance de gente de muita fibra.

Nesta edição mostramos mais algumas obras de excelência construídas com ossistemas Extrusal, projectadas por equipas de excelência e construídas por“Extrusalistas”...

NOTÍCIAS ONDE ESTIVEMOS

Page 3: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

Não é só na Arquitectura que os nossos perfis são usados. Temos focalizadogrande parte do nosso esforço comercial na indústria, seja ela automóvel,electrónica, de bicicletas ou outra.Sempre com elevados padrões de qualidade, aliado às novas tecnologiase à experiencia acumulada de mais de 35 anos a trabalhar em alumínio,temos procurado conquistar e fidelizar grandes ”players” da indústria.Estamos presentes em diversos mercados mundiais com os nossos perfis,trabalhando sempre com a intenção de satisfazer totalmente os nossosclientes.Hoje, e apesar de termos crescido na Arquitectura, os projectos industriaissão os que mais peso têm na Extrusal.Pretendemos mostrar nesta nova rubrica outras aplicações do AlumínioExtrusal para além da Arquitectura.Iniciamos esta rubrica neste boletim com o nosso produto aplicado numadas marcas mais exigentes na indústria automóvel.

’04 ’05PROJECTOS DE ALUMÍNIO QUALIDADE E AMBIENTE

MELHOR AMBIENTEMELHOR QUALIDADE

CONTINUAÇÃO DO DIREITO AO USODA MARCA QUALICOAT

NOVO pré-tratamento da lacagemNo primeiro semestre de 2007 a Extrusal deu mais um passo na melhoria contínua do seu sistema de

gestão ambiental certificado desde 2002.

Desta vez, alterou uma etapa dum dos seus processos industriais, no sentido de substituir um componente

por outro mais amigo do ambiente.

Como de costume, só o fez quando teve garantias das marcas internacionais de que a qualidade dos

produtos assim fabricados se manteria de acordo com as elevadas exigências de qualidade que a Extrusal

defende e pratica.

Trata-se duma alteração no pré-tratamento dos nossos produtos lacados.

De facto, uma etapa deste pré-tratamento era a cromatação, que usava um banho de crómio, tal como

descrito no nosso Boletim nº 2.

O crómio é um metal tóxico, sobretudo quando sob a forma de crómio hexavalente; essa perigosidade

é substancialmente diminuída através da sua redução química a crómio trivalente, o que era feito na ETAR

da Extrusal. Tem vindo a ser recomendado pelos especialistas na área de avaliação de riscos ambientais

a substituição deste metal por outras substâncias, para evitar uma potencial reversão da valência química

após a descarga no ambiente. Além disso, o abate de perfis pré-tratados com crómio, por exemplo em

veículos automóveis em fim de vida, poderia também implicar riscos ambientais não totalmente controláveis.

Estas preocupações foram traduzidas na legislação europeia, e os técnicos dos sectores produtivos foram

desenvolvendo alternativas de pré-tratamento visando a substituição da cromatação pelos chamados

“isentos de crómio”.

Actualmente, a entidade responsável pela certificação dos processos e produtos lacados aprovou já

algumas técnicas que garantem a manutenção da qualidade da Lacagem.

A Extrusal considerou estarem reunidas as condições para esta alteração do processo e concretizou-a,

tendo vindo a desenvolver inúmeros testes aos nossos perfis e acessórios lacados (de acordo com as

normas aplicáveis), testes estes descritos no Boletim nº 2, que permitem garantir não só a manutenção

da qualidade da nossa lacagem, mas até a sua melhoria.

Esta alteração, aos olhos do cliente de serralharia, tem um “defeito”. De facto, a camada cromatada

apresentava uma coloração amarela, visível a olho nú sob a camada de tinta, enquanto que a camada

de conversão protectora do “isento de crómio” por que a Extrusal optou, por considerar ser o que melhor

garante a qualidade do produto lacado, produz uma camada incolor.

Este inconveniente não é, contudo, muito grave, porque existe um teste expedito de verificar a presença

do “isento de crómio”, que facilmente permite comprovar a presença (ou não) da camada protectora.

Mas a melhor garantia é a dada pela atribuição do “label” europeu de qualidade da EURAS, Qualicoat,

só atribuído após as inspecções periódicas independentes feitas pelos inspectores da marca, através dos

testes por eles realizados em amostras aleatórias recolhidas in loccu durante as visitas surpresa. Durante

estas visitas também verificam os registos dos ensaios obrigatórios realizados internamente, assim como

a sua autenticidade, mais uma vez através do seu próprio controlo a amostras escolhidas por eles ao

acaso, representativas da produção diária, testadas por nós e posteriormente guardadas e devidamente

identificadas.

A Extrusal deu assim mais um passo no sentido da defesa do ambiente, mantendo e até melhorando a

sua qualidade tradicional, o que continua a ser reconhecido pelos organismos independentes de certificação.

Exemplo de perfisusados na industria automóvel

Assegurando os mais altos padrões de qualidade exigidos pelaPorsche a Extrusal tem vindo a equipar ao longo de vários anos aprestigiada empresa Alemã.Foi a paixão pelo alumínio e o facto de acreditarmos honestamenteque vale a pena apostar na qualidade que nos permitiu conquistare fidelizar este cliente tão exigente e em constante evoluçãoO nosso perfil é extrudido sob apertados critérios de qualidade eé usado no modelo Cayenne como longarinas. Um modelo que,segundo a Porsche, pensa diferente, torna os caminhos distintos,desafia-se a si mesmo e concilia opostos num só denominadordesportivo. O Cayenne encarna os valores Porsche.É caso para dizer que as nossas longarinas andam a mais de200km/h.

PORSCHE�Paixão pelo alumínio

EM ALUMÍNIOPROJECTOS

Page 4: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

RRCRS ARQUITECTOS

’06QUALIDADE E AMBIENTE PERFIL DE QUEM SABE

’07

ENTREVISTAArquitecto: Rui Rosa

Arquitecto: Carlos Rui Sousa

Na EXTRUSAL, a RSE não é uma moda, faz parte da cultura da empresadesde a sua fundação em 1972. Nada melhor do que enunciar algunsexemplos.

No domínio económico/social:

· Aposta na qualidade de produtos e serviços e no comércio ético;

· Constante remodelação/modernização de instalações, equipamentose postos de trabalho;

· Os meios tecnológicos adquiridos são os mais evoluídos e adequadospara o seu fim;

· Formação e fidelização dos colaboradores;

· Apoio a colectividades, associações e desporto local;

· Recepção frequente de visitas de estudo de escolas e universidades;

· Actividades de convívio com os Colaboradores (Torneio de Futebol,Festa da Nª Srª da Esperança, Passeio Ciclo Turístico, etc.)

No domínio ambiental:

· Instalação de uma ETARI própria, em 1982, para tratamento dosefluentes líquidos produzidos pela Anodização;

A NOSSA responsabilidade social

· Em 1983, instalação de um forno de vácuo computorizado paratratamento térmico das matrizes sem emissão de efluentes tóxicos (1ºforno deste tipo instalado na Península Ibérica);

· Início de estudos de valorização material das lamas produzidas pelaETARI em 1995. Estudos estes que culminaram com a valorizaçãoactual das mesmas através da sua incorporação em cimento numacimenteira;

· Em 1997, início da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental(de acordo com a ISO 14001) que viria a ser certificado pela SGS em2002 e que implica a garantia de melhoria contínua do desempenhoambiental;

No domínio da Higiene e Segurança no Trabalho:

· Melhoria das condições de segurança através da eliminação de riscose disponibilização de Equipamento de Protecção Individual adequado;

· Formação nas áreas de segurança a grupos alvo de Colaboradores(ex: condução de empilhadores, movimentação manual e mecânica decargas, socorrismo, actuação em caso de incêndio);

· Disponibilização de médico 2x/semana para além das consultas noâmbito da medicina do trabalho;

EXTRUSAL: Como surgiu o nome do vosso gabinete RRCRS arquitectos e em que ano?RRCRS: O gabinete surgiu no ano de 1992; na altura queríamos um nome que reflectisse uma arquitecturapessoal e intransmissível, concordámos que nada melhor que as iniciais dos nossos nomes para o demonstrar,Rui Rosa e Carlos Rui Sousa. Optamos por um nome pessoal em troca de algo mais comercial. Somos umgabinete com 15 anos de existência, mas com todas as horas contabilizadas, isto é, vividas intensamente.Inicialmente começámos a desenvolver o nosso trabalho num gabinete no Martins Moniz em Lisboa e maisrecentemente é que nos mudamos para o Parque das Nações.

EXTRUSAL: Para que tipo de projectos o RRCRS arquitectos está mais vocacionado?

RRCRS: Basicamente qualquer tipo de projectos de arquitectura quotidiana. Depois de percebermos os objectivosde cada cliente tentamos adaptamo-nos a cada caso, a cada cliente.

EXTRUSAL: Se tivessem que definir um estilo no vosso trabalho como o fariam?RRCRS: Acho que podemos definir o nosso trabalho como sóbrio, tentando conferir-lhe uma linguagemcontemporânea adequada a cada projecto individualmente, e tendo em consideração uma série de factorescomo a localização, o programa, o cliente, o orçamento disponível. No fundo a matéria com que todos osarquitectos trabalham.

EXTRUSAL: Podem fazer uma breve apresentação do espaço Cine LeiriaRRCRS: É um projecto que foi lançado pela SIMO, sociedade imobiliária de cinemas, que possui já várias salastemáticas de cinema no país nomeadamente no Beloura Shopping e na Praça de Touros do Campo Pequeno.Este espaço pretende ser mais um espaço de cinemas temático com uma forte componente comercial.

EXTRUSAL: Características arquitectónicas do espaço?RRCRS: O terreno de implantação era bastante inclinado. Decidimos por isso criar dois níveis. Em baixo estãoimplantados os cinemas e no piso térreo está ancorada a área comercial.O centro foi projectado como sendo um prolongamento da cidade; o centro deve estar perfeitamente integradona cidade. Criámos duas praças totalmente envidraçadas com duas clarabóias com 60m x 30m e uma semicircular com 30m x 30m; o objectivo primeiro foi que quem passe pela IC9 possa ver todo o movimento dentrodo centro e também que as pessoas, quando se deslocam no centro, não percam a noção do tempo.Conseguimos assim conferir ao centro uma integração perfeita no contexto urbano da cidade. Tivemos apreocupação de recriar praças, ruas e elementos urbanos dentro de um espaço comercial.O pé direito de cerca de 20 metros reforça esta ideia de urbanidade no espaço público do centro.

EXTRUSAL: Qual o critério na escolha dos materiais?RRCRS: Os materiais são escolhidos de forma a responderem às intenções do projecto e a conferir-lhe ascaracterísticas pretendidas, naturalmente tendo sempre em consideração a inevitável relação preço/qualidade.

Page 5: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

Sistemas: F.016; A.080; A.040Tratamento de Superfície: AC15NA/M 9006

Projecto: Arqº. Francisco Vieira de CamposEmpreiteiro: Bosogol

Serralharia: MOM / Fonseca e Silva

’08 ’09PORTFÓLIO EXTRUSALPERFIL DE QUEM SABE

RRCRS ARQUITECTOS

EXTRUSAL: Porquê alumínio Extrusal e que sistema escolheram?RRCRS: Optamos pela solução A.080, sistema de clarabóias.A parceria com a EXTRUSAL é antiga, sempre fomos bem apoiados pelo Gabinetede Estudos e Projectos (G.E.P.). Ao longo dos anos temos trabalhado em parceria comvista a encontrar soluções que satisfaçam o cliente. Mais concretamente nesta obrao acompanhamento feito pelo G.E.P. ajudou a concretizar a obra ultrapassando osobstáculos que foram surgindo. Trabalhámos em parceria apurando a solução final.

EXTRUSAL: A Extrusal correspondeu?RRCRS: É sempre recompensador verificar que se concretizou o que foi planeado,no caso da Extrusal era uma opção decisiva na caracterização do espaço, tendo-se atingido o que era pretendido.

EXTRUSAL: Os objectivos que se propuseram para este projecto foram alcançados?RRCRS: Ficamos satisfeitos com o resultado final e podemos considerar queglobalmente os objectivos foram atingidos. No entanto em qualquer obra ficasempre a sensação que se podia ter ido mais além, mas é provavelmente essapequena insatisfação que nos faz tentarmos melhorar em cada novo Projecto.

EXTRUSAL: E novos projectos?RRCRS: Estamos a reformular o antigo edifício Alvalade na Avenida de Roma. Aquitambém tivemos apoio do GEP Extrusal. É um projecto de usos mistos cinema/comércio/habitação em que se procuraram soluções de integração na envolvente,nomeadamente tendo em consideração o antigo edifício e a proximidade à Praçade Alvalade que tem uma arquitectura muito característica.”

EXTRUSAL: Como vêm o futuro da caixilharia e quais os desafios que se avizinham?RRCRS: A indústria da caixilharia tende a evoluir para soluções mais “limpas”, ouseja, com pouco material; normalmente pensamos no vidro e depois queremosuma solução que o suporte mas que tenha pouco impacto visual. Visão demodernidade acompanhada da redução da expressão da caixilharia, aumentar aárea do vidro. Arquitectura da luz.O desafio da caixilharia deverá ser melhorar a relação interior/exterior dos espaços.Hoje em dia a questão da poupança de energia é fundamental. A questão que secoloca é conseguir um controlo térmico mais eficaz.

EXTRUSAL: Alguma ideia?RRCRS: Por exemplo uma vez que o Alumínio é bom condutor térmico porquenão criar um sistema onde possa armazenar energia para futuras aplicações?

Sistema: A.040; A.080Tratamento de Superfície: MAT 9006

Projecto: Arqº. António Rocha LeiteEmpreiteiro: Francisco Coelho & Filhos, Lda.

Serralharia: Jorge Ribeiro, Lda.

INAPAL PARQUE AUTO-EUROPA

FICHA TÉCNICA DA OBRA

STAND DA AUDI

FICHA TÉCNICA DA OBRA

CINE

LEI

RIA

| Fot

o: A

rq. L

uís

Oliv

eira

CINE LEIRIA | Foto: Arq. Luís Oliveira

Obras comercializadas pelas nossas associadas: Alusilva, A.M.S, Exalsul/Central, Exalest, Conde, Fatimex, M.S., Norexal, Hexalco/Hexalis/Hexaltec, Visahexal , Tupacil, Facondex, Aluexal e Hexalmar.O serviço de consultoria e assistência técnica as obras foi realizado pelo Gabinete de Estudos e Projecto de Lisboa e do Porto.

Page 6: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

’10 ’11PORTFÓLIO EXTRUSAL

Sistema: A.040 e B.003HTratamento de Superfície: R7016 e R9006

Projecto: RVAM ArquitectosEmpreiteiro: CivilriaSerralharia: Asanfer

Sistema: A.045; A.080Tratamento de Superfície: AC15SV e AC20PRProjecto: Capinha Lopes e AssociadosEmpreiteiro: Teixeira DuarteSerralharia: Edimetal

Sistema: A.040; B.003HTratamento de Superficie: AC15NAProjecto: Apel, Aquitectura,Planeamento Engenharia

Colaboração Arqt.º Miguel Ferro, SimogaEmpreiteiro: Cociga - / Arqt.º Filipe Ferro- SimogaSerralharia: Serralharia Luís Marques & Irmão, Lda. - V. N. Gaia

Sistema: A.040 e A.080Tratamento de Superficie: AC20NAProjecto: Eduardo Gil & C. L. - Porto

Empreiteiro: J. GOMES, S.A. - BragaSerralharia: O Setenta, S.A. - Braga

SANTA MARIA PARK HOTEL

FICHA TÉCNICA DA OBRA

EDIFÍCIO LIVE IN, STORE AND HOUSING

FICHA TÉCNICA DA OBRA

SIMOGA BOAVISTA

FICHA TÉCNICA DA OBRA

SHOWROOM RECER

FICHA TÉCNICA DA OBRA

PORTFÓLIO EXTRUSAL

Obras comercializadas pelas nossas associadas: Alusilva, A.M.S, Exalsul/Central, Exalest, Conde, Fatimex, M.S., Norexal, Hexalco/Hexalis/Hexaltec, Visahexal , Tupacil, Facondex, Aluexal e Hexalmar.O serviço de consultoria e assistência técnica as obras foi realizado pelo Gabinete de Estudos e Projecto de Lisboa e do Porto.

Page 7: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

NOVIDADES

’13NOTÍCIAS DO GRUPO

’12

GeneralidadesComo resultado da atenção que dedica às necessidades dos seusClientes, a EXTRUSAL desenvolveu um sistema de lâminas em perfilde alumínio extrudido para revestimentos de edifícios, com o objectivode criar uma solução técnica e esteticamente eficaz – em material100% reciclável.Este sistema, de designação F.018 EXTRUSAL, possibilita a ocultaçãode superfícies, espaços ou objectos, permitindo ventilação pelacirculação natural do ar.De grande facilidade e rapidez na montagem, as lâminas em perfis dealumínio extrudido são fixas às peças de suporte por “clipagem”permitindo, quando necessário, a aplicação de parafusos paraconsolidação da fixação.Essas lâminas são fornecidas em perfis de 6000 mm e os suportesdas lâminas (realizadas igualmente a partir de perfis em alumínioextrudido) são comercializados prontos a montar.

F.018 sistema de REVESTIMENTOSpara edifícios e espaços

TRÊS PALAVRAS FORMAM O TRIÂNGULO QUE DEFINE AAPLICAÇÃO DO SISTEMA DE REVESTIMENTO DE EDIFÍCIOSF018 EXTRUSAL: PROTECÇÃO, VENTILAÇÃO E ESTÉTICA.

ESTÉTICAEste é o grande alvo deste novo produto EXTRUSAL.Quer se trate de revestimento para edifícios ou de divisão de espaços,este sistema oferece uma estética agradável e distinta.

VENTILAÇÃOA ventilação natural é mais uma grande aposta do sistema F018 EXTRUSAL.Permite controlar a passagem do fluxo de ar calculado em zonas ondehaja necessidade efectiva e legal de ventilação natural por razões desegurança.

PROTECÇÃOProtecção visual de espaços e decoração exterior de edifícios são assoluções técnicas que o sistema F. 018 EXTRUSAL oferece. O controloda direcção da chuva é outra das características essenciais deste sistema.O sistema F.018 EXTRUSAL é a melhor resposta em projectos novos e derecuperação onde estas necessidades imperem.

AS SOLUÇÕESAssim, poder-se-á escolher cada uma das soluções mais adequadas emcada caso através da selecção de uma das seguintes lâminas em perfisde alumínio extrudido:

Referência Solução Altura Superfície Superfícieda lâmina F018 da lâmina frontal visível física livreF.018.004 LR 25-20 49 mm 20 mm 40%F.018.006 LR 25-60 90 mm 61 mm 20%F.018.003 LR 50-20 65 mm 21 mm 68%F.018.005 LR 50-80 125 mm 79 mm 34%

AS APLICAÇÕES· Revestimentos de fachadas cegas ou translúcidas.· Ocultação visual de espaços e equipamentos.· Ventilação de espaços técnicos ou sociais.· Integração no sistema A.040 EXTRUSAL, com possibilidade de aberturas.· Utilização do sistema F.013 EXTRUSAL como estrutura autoportante ouem alternativa, uma completa gama de tubos de alumínio adequados acada situação.

· Fixação à estrutura existente, ex.: aço, alvenaria e betão.

F.018sistema de REVESTIMENTOSpara edifícios e espaços

NOVIDADES

Sistema: F.018EXTRUSAL

Page 8: NOVEMBRO DE 2007 Apartado 171 Companhia Portuguesa de ...img.pai.pt/mysite/rendermedia/50/42/8/482f0076-2e73-4787-b83d-49fb... · de diferentes profissionais, ... o que era feito

CAMPANHAS

’14 ’15

EXTRUSALISTAS

Lançámos em 2006 o programa Extrusalistas. A campanha estáem movimento e conta já com quase 200 serralheiros espalhadospor todo o país. O objectivo é promover a qualidade na aplicaçãode sistemas de caixilharia através de clientes do Grupo Extrusal.Oferecemos ao interessado um rápido acesso a um especialistaque o possa esclarecer, para dessa forma poder optar pelo sistemaque considerar mais adequado à sua obra, quer do ponto de vistatécnico quer económico.

Criámos uma linha telefónica gratuita 800 20 30 20, para osinteressados que pretendam informações, orçamentos ou dadossobre os sistemas de caixilharia Extrusal nos possam contactar.

Conjunto de acabamentos para perfis e peçasem alumínio, que usa tintas em pó concebidospara fins arquitecturais.Garantem uma excelente durabilidade e reten-ção de cor em exteriores e cumprem com osrequisitos das principais normas Europeias paraarquitectura: EN12206, Qualicoat Classe 1 eGSB.

Recentemente surgiu a gama dos pós ultraduráveis que assegura novos níveis deresistência ao tempo, proporcionando umaumento significativo de retenção de brilho eda cor, combinado com uma melhor integridadedo filme de tinta, assegurando assim um longoperíodo em óptimas condições tanto estéticascomo de protecção funcional. Está de acordocom a Qualicoat classe 2.

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE

especiais texturadosACABAMENTOS