novembro - 2017 a morte não espera por ninguém · novena e missa ‘‘maria passa na...

4
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO R. Senador Pinheiro Machado, 51 - Fone: (42) 3224-2562 Cep. 84010-310 - Ponta Grossa - Paraná E-mail: [email protected] NOVEMBRO - 2017 Participe! Dia 07/11 (terça-feira) às 19h. A morte não espera por ninguém Antes de sua morte, Marcelo Rezende escreveu: O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida… porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor. Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que estão em sua volta. Em pouco tempo, descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos. Jamais adie uma boa ação que possa fazer agora, porque a morte não escolhe segundo o que você fez ou deixou de fazer. A morte não espera por ninguém e nem por nada. Ela não tem inimigos e nem amigos. Continuem acreditando em Deus, pois ele é o único e verdadeiro caminho. Marcelo Rezende *1951 / +2017 Nada disso! Ser santo é saber viver com equilíbrio, escutar a voz de Deus e fazer integralmente sua vontade. Em outras palavras: é comprometer-se radicalmente com o projeto de Jesus - amar como ele amou, a ponto de dar sua vida; anunciar a Boa Nova aos pobres, libertar os cativos e proclamar o ano da graça do Senhor. Ao longo do ano, lemos o evangelho de Mateus, que nos mostrou Jesus como o novo Moisés, o Mestre da Justiça. Fomos convidados a trabalhar na vinha do Senhor, como discípulos missionários, sendo uma "Igreja em Saída", na expressão forte do Papa Francisco. Chegou, portanto, a hora de fazermos um bom exame de consciência para vermos qual a resposta que cada um de nós está dando ao convite de Jesus. ‘‘Porque Deus é santo’’ O ano litúrgico da Igreja conclui-se neste mês de novembro no qual também celebramos a festa de todos os santos e recordamos nossos entes queridos que nos deixaram e vivem agora na casa do Pai. Se lermos com atenção a Palavra de Deus, perceberemos que somos convidados a sermos santos "porque Deus é santo". O que significaria ser santo em pleno século XXI? Talvez você esteja pensando que precisaria acontecer um fato extraordinário no dia de seu nascimento, ou que deveria ter um poder paranormal ou ser super-homem ou super-mulher! Novena e missa ‘‘Maria passa na frente’’ Haverá venda de rosas. Teremos missa somente às 10h. As intenções pelos nossos falecidos serão por meio de envelopes. Se quiser oferecer a missa pelos seus entes queridos, retire o envelope na secretaria. Agradecemos a generosidade de nossos paroquianos na Coleta Missionária realizada nos dias 21 e 22 de outubro, que rendeu R$ 3.611,00. Esse dinheiro vai ajudar nos projetos em favor das missões. Que Deus abençoe e recompense a todos. Dia 11/11 (sábado), a partir das 9h.

Upload: lenhu

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIOR. Senador Pinheiro Machado, 51 - Fone: (42) 3224-2562

Cep. 84010-310 - Ponta Grossa - ParanáE-mail: [email protected]

NOVEMBRO - 2017

Participe!

Dia 07/11 (terça-feira)

às 19h.

A morte não espera por ninguémAntes de sua morte, Marcelo Rezende escreveu:O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a

alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis em sua vida… porque o amor torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser acender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor.

Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que estão em sua volta. Em pouco tempo, descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos.

Jamais adie uma boa ação que possa fazer agora, porque a morte não escolhe segundo o que você fez ou deixou de fazer. A morte não espera por ninguém e nem por nada. Ela não tem inimigos e nem amigos.

Continuem acreditando em Deus, pois ele é o único e verdadeiro caminho.Marcelo Rezende *1951 / +2017

Nada disso! Ser santo é saber viver com equilíbrio, escutar a voz de Deus e fazer integralmente sua vontade. Em outras palavras: é comprometer-se radicalmente com o projeto de Jesus - amar como ele amou, a ponto de dar sua vida; anunciar a Boa Nova aos pobres, libertar os cativos e proclamar o ano da graça do Senhor.

Ao longo do ano, lemos o evangelho de Mateus, que nos mostrou Jesus como o novo Moisés, o Mestre da Justiça. Fomos convidados a trabalhar na vinha do Senhor, como discípulos missionários, sendo uma "Igreja em Saída", na expressão forte do Papa Francisco.

Chegou, portanto, a hora de fazermos um bom exame de consciência para vermos qual a resposta que cada um de nós está dando ao convite de Jesus.

‘‘Porque Deus é santo’’O ano litúrgico da Igreja conclui-se neste mês de novembro no qual também

celebramos a festa de todos os santos e recordamos nossos entes queridos que nos deixaram e vivem agora na casa do Pai. Se lermos com atenção a Palavra de Deus, perceberemos que somos convidados a sermos santos "porque Deus é santo". O que significaria ser santo em pleno século XXI? Talvez você esteja pensando que precisaria acontecer um fato extraordinário no dia de seu nascimento, ou que deveria ter um poder paranormal ou ser super-homem ou super-mulher!

Novena e missa ‘‘Maria passa na frente’’

Haverá venda de rosas.

Teremos missa somente às 10h.As intenções pelos nossos

falecidos serão por meio de envelopes. Se quiser oferecer a missa pelos seus entes queridos, retire o envelope na secretaria.

Agradecemos a generosidade de nossos paroquianos na Coleta Missionária realizada nos dias 21 e 22 de outubro, que rendeu R$ 3.611,00. Esse dinheiro vai ajudar nos projetos em favor das missões. Que Deus abençoe e recompense a todos.

Dia 11/11 (sábado), a partir das 9h.

Objetivo geral: COMO IGREJA, POVO DE DEUS: celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Objetivos específicos: comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e os 30 anos da Exortação Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988) ;dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e demais documentos do Magistério sobre o laicato, em especial do Papa Francisco; estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘‘verdadeiros sujeitos eclesiais’’ (Dap, n. 497a), como ‘‘sal, luz e fermento’’ na Igreja e na sociedade.

Legados do ‘‘Ano Nacional do Laicato’’ Seus legados serão os frutos da mobilização das ações dos cristãos leigos e

leigas, e de toda Igreja, para que permaneçam na Igreja e na sociedade após a realização do ‘‘Ano Nacional do Laicato’’.

Os homens podem esquecer nossas palavras, mas Deus grava a nossa fé, o nosso amor em seu coração de pai. As obras de amor, de esperança que praticamos jamais se desgastarão, pois se assemelham a Deus eterno e infinito.

Que os outros vejam em você a presença daquele que esculpiu em nós a sua imagem: Deus. Seja a imagem e a semelhança daquele que esculpiu no mundo o amor através da criação. Purifique-se, aperfeiçoe-se o mais possível.Senhor, sois o maior de todos os escultores. Do nada, fizeste-nos vossas imagens no mundo. Muito obrigado. Amém

(texto adaptado do livro “É tão fácil ser feliz” CANSI. Bernardo. Ed. Paulinas)

Quero passar por este mundo semeando amor

Os que passaram pela vida de braços cruzados, morrem depressa, e sua vida não pode ser recordada, pois nada deixaram. Guardaram tudo para si mesmos e levaram tudo. Não deixaram para as gerações futuras suas idéias, seus ideais, seus planos.

Se não puder deixar para as gerações futuras nenhum sinal, que no mínimo eu seja colocado na galeria dos desconhecidos, mas que deram seu sangue, seu suor, sua vida pelo bem.

Quantos homens de séculos passados, cujos corpos já não existem, mas sua vida, seus trabalhos, seu amor permanecem por todos os séculos.

Quem faz o bem jamais permanece na solidão do silêncio da humanidade.

No dia 15 de outubro, na Praça de S. Pedro, em Roma, o Papa Francisco canonizou os Protomártires do Rio Grande do Norte. São os nossos novos santos brasileiros.

Os Beatos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 leigos foram assassinados, em 1645, em defesa da fé católica, em Cunhaú e Uruaçu (RN).

Em 1645, os soldados holandeses, de religião Calvinista, ocuparam o nordeste brasileiro, levando consigo um pastor protestante para convencer os residentes a renunciarem à sua fé católica.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Ao chegarem a Cunhaú (RN), onde residiam vários colonos, que trabalhavam nos canaviais, soldados e índios tapuias invadiram a Capela do Engenho de Cunhaú, durante a Missa dominical, celebrada pelo Padre André de Soveral, e assassinaram-nos em 16 de julho.

Aterrorizados com o episódio de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos; outros se refugiaram em lugares improvisados. Mas, no dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde foram massacrados por cerca de 80 índios e soldados holandeses armados. Segundo cronistas da época, o leigo Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas.

Agonizante, Mateus repetia a frase “louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

Não estamos ficando doidos, não. Trata-se do fim do ano litúrgico, que o, não segue o calendário civil. O 34 Domingo - Festa de Cristo Rei - dia 26 de

novembro, marca o encerramento do Ano A (2017). No primeiro domingo de dezembro, iniciaremos um novo ano, denominado Ano B, porque será lido o Evangelho de S. Marcos nos domingos do tempo comum.

Para este tempo forte da liturgia, que é o Advento, estamos sugerindo que cada família faça um momento de oração em sua casa, como o fizemos em anos anteriores. Colocamos à disposição de todos, um conjunto de velas, acompanhado de uma oração para cada domingo. Pode ser adquirido na secretaria da paróquia ou no plantão do dízimo nos fins de semana.

Adeus Ano Velho!

Mais uma vez, queremos avisar que as intenções de missa devem ser marcadas na secretaria durante a semana. Por favor, não venham pedir para marcar missa no sábado e domingo. A razão é que já tivemos problema com a pronúncia dos nomes. Para as missas, as secretárias já digitam tudo com antecedência. Quanto à questão de espórtulas, lembramos que as pessoas de dão como “dizimo” R$ 10,00 ou R$ 15,00 e ainda pedem missa, na verdade não estão devolvendo dízimo. Isso seria apenas uma contribuição para as missas.

No mês de novembro, efetuaremos a inscrição para a catequese da Primeira Eucaristia e Crisma. Somente neste mês. Pais que não participam das missas, nem levam o boletim paroquial, não venham reclamar depois, pois terão um mês para efetuar a matrícula. Findo este prazo, podem vir buscar a transferência! A taxa será a mesma do ano passado: R$ 40,00 com livro incluso.

Para catequizandos que vão iniciar a catequese, deverão apresentar os documentos: cópia da certidão de nascimento e de batismo do(a) catequizando(a) e o comprovante de endereço. Se ainda não é dizimista, a família deverá se inscrever e começar a contribuir com a comunidade.

Catequese

Vamos iniciar mais um grupo de adultos que nunca tiveram crisma, primeira eucaristia ou que não foram batizados. Se você não teve a oportunidade de receber estes sacramentos na infância, não se envergonhe! É até preferível que os receba agora, na juventude ou na idade adulta. Você está mais consciente para assumir seus compromissos cristãos. Inscreva-se na secretaria da paróquia e, em breve, comunicar-lhe-emos a data do início.

O próximo passo será um encontro, em 25/11/2017, para repasse do Regimento Interno das Paróquias e Orientações aos Conselhos, para as paróquias do SETOR 1. Devem comparecer de 15 a 20 pessoas representando as diversas Pastorais e Movimentos da Paróquia.

Nos próximos dias haverá a definição do LOCAL do encontro. Então informaremos aos coordenadores – portanto, reservem esta data!

Lembramos a orientação, dada no boletim do mês passado, para que os Coordenadores das Pastorais e Movimentos estudem o livro do Regimento Interno e o Decreto nº 137 junto aos demais membros, livro este já distribuído.

Regimento Interno das Paróquias e Orientações aos Conselhos CPP e CAEPNo Boletim de Outubro passado, foi noticiada a Remodelação dos Conselhos CPP e

CAEP, com base no Decreto nº 137, da Diocese de Ponta Grossa, inclusive com a informação nos nomes dos Conselheiros (faltou incluir, no CPP, Haroldo Luiz Rauch Júnior, coordenador da Pastoral Familiar), conforme decisão tomada em reunião realizada em 05/09/2017 e presidida pelo Coordenador do CPP, Pe. Edvino.

Dia 2 - Finados: teremos missa somente às 10h. Dia 3 - 14h30: adoração e missa do Apostolado da

Oração.Dia 6 - 14h: reunião da Oficina de Santa Rita de Cássia.Dia 7 - 19h: novena e missa ‘‘Maria passa na frente’’. Dia 11 - a partir das 9h: dia do pastel.Dia 15 - Feriado: não haverá missas nem expediente na

secretaria.Dia 17 - 14h: confissões dos catequizandos do 4º

tempo.Dia 18 - 9h: confissões dos catequizandos do 4º tempo.Dia 18 - 14h: curso de batismo.Dia 22 - 17h: missa com as operárias da Ofic. de S. Rita.Dia 24 - 14h30: reunião da Pastoral da Pessoa Idosa.Dia 24 - 19h: reunião dos ministros.Dia 25 - 9h: confraternização da catequese.Dia 26 - 10h: missa de encerramento da catequese.Dia 26 - 10h: batizados.

Nosso agradecimento especial aos nossos colaboradores deste boletim, também à Rede de Farmácias Fleming, que patrocina o Jornal Diocesano ‘‘A Boa Nova’’ e à Postal que distribui nossas correspondências. Que Deus os abençoe pela generosidade!

Agenda de novembro

Av. Monteiro Lobato, 2500

Jardim Carvalho, Ponta Grossa

Esmolas na frente da Igreja

mara Municipal que proíbe a presença deles nas ruas.

Estamos tendo que pagar segurança para impedir a entrada de uns malandros no templo, pois tivemos problemas com eles.

Na medida em que eles recebem moedas, não sairão daqui e é o dinheiro dos contribuintes que precisa ser gasto com segurança, ao invés de aplicar nas obras da paróquia.

Nossa ajuda deve ser encaminhada para a Comunidade “Deus Pai”, que tem como carisma acolher o pessoal de rua.

Insistimos, mais uma vez, para que os participantes de nossa comunidade não deem esmolas na frente da Igreja ou aos flanelinhas que se dizem “guardadores” de carros. Existe uma lei da Câ-