nova ordem ambiental

31
A Nova Ordem Ambiental Internacional A economia e a sustentabilidade. Políticas internacionais ambientais: As conferências Internacionais. As organizações não governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação.

Upload: marcelo-dores

Post on 04-Jun-2015

414 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Apresentação usada ao longo das aulas que abordaram o desenvolvimento do atual pensamento ambiental globalizado

TRANSCRIPT

Page 1: NOVA ORDEM AMBIENTAL

A Nova Ordem Ambiental Internacional

A economia e a sustentabilidade. Políticas internacionais ambientais: As conferências Internacionais. As organizações não governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação.

Page 2: NOVA ORDEM AMBIENTAL

PSC/SIS – Etapa IAs Questões ambientais contemporâneas:

As políticas ambientais mundiais e nacionais. Mudança climática: ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da

camada de ozônio. Políticas territoriais ambientais: uso e conservação dos recursos naturais, unidades

de conservação e preservação. Políticas territoriais e ambientais brasileira: corredores ecológicos, zoneamento

ecológico e econômico.

PSC/SIS – Etapa IIA produção da energia e os impactos ambientais:

As principais fontes de energia: carvão mineral, petróleo, usina hidroelétrica, termoelétrica e nuclear.

As fontes alternativas de energia. A produção de energia e os impactos ambientais. As fontes de energia no Brasil: hidrelétricas, petróleo, carvão mineral e usina

nuclear. As energias alternativas no Brasil. Os problemas ambientais e a produção de energia.

Conteúdo Programático

Page 3: NOVA ORDEM AMBIENTAL

Conteúdo ProgramáticoPSC/SIS – Etapa III

A nova ordem ambiental internacional: A economia e a sustentabilidade. Políticas internacionais ambientais: As conferências Internacionais. As organizações não governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação.

As políticas ambientais no Brasil: O controle do uso e de conservação dos recursos naturais. A Legislação Ambiental. O Zoneamento Econômico Ecológico, as unidades de conservação e os corredores ecológicos no

Brasil. A Amazônia e as políticas ambientais internacionais e nacionais.

As cidades e os impactos ambientais: O lixo nas cidades: Impacto ambiental e social. Os catadores de lixo e a vida na cidade. Ocupação urbana e as áreas de preservação. Poluição: no ar, na água e no solo

ENEMOs domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo.

A nova ordem ambiental internacional. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva

ácida, a destruição da camada de ozônio. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.

Page 4: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 5: NOVA ORDEM AMBIENTAL

ESPAÇO GEOGRÁFICO

ESPAÇO SOCIAL

Socioeconômico

Relações Capitalistas

ESPAÇO NATURAL

Natureza

Meio Ambiente

Page 6: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 7: NOVA ORDEM AMBIENTAL

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente.

Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais.

O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta; grande extensão de terras cultiváveis.  De acordo com esta definição, o desenvolvimento sustentável pressupõe:a) traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para nossa

sociedade com o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.

b) a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico;

c) a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade;

d) a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.

e) definir os critérios e instrumentos de avaliação do custo-benefício e os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.

Page 8: NOVA ORDEM AMBIENTAL

(UFES) Em junho de 2012, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20. A ilustração abaixo chama a atenção para os principais problemas abordados no evento.

(Fonte: INPE ‘Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O futuro que queremos. Cartilha ilustrada sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. 2012. Disponível em: <http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2012. Adaptado).

Elabore um texto em que você explique as diferenças apresentadas na ilustração, comparando a América do Norte e a América Latina.

Page 9: NOVA ORDEM AMBIENTAL

RESOLUÇÃOOs países desenvolvidos e industrializados produzem artigos

com tecnologias mais avançadas e aplicam estratégias comerciais para renovação rápida desses artigos. A economia se mantém aquecida, mas as consequências ambientais são negativas, seja pela superexploração dos recursos naturais, pela matriz energética adotada (baseada no petróleo), seja pela produção de lixo e pela poluição atmosférica.

Os países latino-americanos são, em geral, industrializados e em desenvolvimento, sendo, ao mesmo tempo, fornecedores de bens primários (commodities) e consumidores dos produtos e das tecnologias dos países industrializados desenvolvidos. Entre todas as regiões apontadas na figura, os níveis de consumo dos países da América Latina seriam relativamente próximos ao que o planeta Terra poderia suportar; contudo, os níveis de consumo nesses países são muito desiguais, havendo áreas de consumo equivalente ao dos países desenvolvidos e áreas de extrema pobreza.

Page 10: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 11: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 12: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 13: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 14: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 15: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 16: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 17: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 18: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 19: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 20: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 21: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 22: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 23: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 24: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 25: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 26: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 27: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 28: NOVA ORDEM AMBIENTAL

O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

“É aquele que harmoniza o imperativo comum com a promoção da eqüidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo assim que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”

(Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comum)

Meio ambiente + desenvolvimento econômico + social

Envolve questões tais como:

Crescimento Populacional;

Crise Urbana;

Pobreza;

Níveis de Consumo de recursos;

Disponibilidade de Água;

Suprimento de produtos às populações.

Page 29: NOVA ORDEM AMBIENTAL

A Carta da TerraEstamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a

humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (...)

Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org.

Page 30: NOVA ORDEM AMBIENTAL
Page 31: NOVA ORDEM AMBIENTAL