noticias da sexta

12
Edição 83 Informativo da Igreja Metodista na 6ª Região Eclesiástica - Abril - Maio - Junho de 2009 Nesta Edição : Pág. 03 Mensagem do Bispo: O Serviço como resposta à Graça Página 12 Elias Colpini Um Dia para Jesus Página 05 Av. Sete de Setembro, 3235 - 4o. Andar CEP 80.230-010 – Curitiba – PR. Divulgação Capacitação para Discipulado Página 06 Mais de 200 pastores, pastoras, missionários e cônjuges das igrejas do Paraná e Santa Catarina participaram do encontro em Foz do Iguaçú nos dias 26 a 28 de junho, sob a presidência do bispo João Carlos Lopes. Pág. 04 Concílio Geral Escolhido Secretário Executivo Pág. 05 Cemetre: Aula Inaugural em Curitiba Pág. 07 Escola Dominical e Trabalho com Crianças Pág. 10 Decisões da COREAM Pág. 11 Evangelização Lançamento da Campanha Nacional Inclua a Criança na Vida da Igreja Marisol Nieves Elias Colpini

Upload: igreja-metodista-sexta-regiao

Post on 22-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da Igreja Metodista Sexta Região Eclesiastica

TRANSCRIPT

Edição 83 Informativo da Igreja Metodista na 6ª Região Eclesiástica - Abril - Maio - Junho de 2009

Nesta Edição :

Pág. 03 Mensagem do Bispo: O Serviço como resposta à Graça

Página 12

Elia

s Col

pini

Um DiaparaJesus

Página 05

Av. Sete de Setembro, 3235 - 4o. Andar CEP 80.230-010 – Curitiba – PR.

Divulgação

Capacitaçãopara

Discipulado

Página 06

Mais de 200 pastores, pastoras, missionários e cônjuges das igrejas do Paraná e Santa Catarinaparticiparam do encontro em Foz do Iguaçú nos dias 26 a 28 de junho, sob a presidência do bispo João Carlos Lopes.

Pág. 04 Concílio GeralEscolhido Secretário Executivo

Pág. 05 Cemetre:Aula Inaugural em Curitiba

Pág. 07 Escola Dominical eTrabalho com Crianças

Pág. 10 Decisões da COREAM

Pág. 11 EvangelizaçãoLançamento da Campanha Nacional

Inclua a Criança na Vida da Igreja

Marisol Nieves

Elia

s Col

pini

Evangelização e CidadaniaNOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 832

Informativo da Igreja Metodista na

Sexta Região Eclesiástica,

editado pelo Ministério de

Comunicação

Bispo: Revmo. João Carlos Lopes E-mail: [email protected]

Editor: Rev. Elias ColpiniFone/fax: (49) 3563-4517 - Cel. (049) 9981-0892

Rua Campos Novos, 33 – CentroCEP 89500-000 - CAÇADOR - Santa Catarina

E-mail: [email protected]

Associação da Igreja Metodista - Sede Regional:Avenida Sete de Setembro, 3235 - Fone: (41) 3323-1675

Edifício João Wesley – 4o. Andar 80.230-010 – Curitiba – PR. CNPJ: 03.530.820/0001-83 www. metodista.com

Diagramação e Projeto Gráfico:Gerson Witte (49) 3567-2361 - [email protected]

Impressão: Gráfica Blumen

Tiragem desta edição: 6.000 exemplares.

Ano XVII - nº 83

Fechamento da próxima edição: 20/08/2009

Editorial

E sta edição do Notícias da Sexta começa a circular quando as atenções estão voltadas para o início do 12º Julho para Jesus, nas cidades de Mafra

e Itaiópolis. É a segunda vez que acontece em Santa Catarina. A nossa próxima edição, programada para o mês de agosto, vai contar os destaques e os resul-tados deste importante Projeto Missionário da Sexta Região.

Cada vez ficamos mais entusiasmados e louva-mos a Deus pela dinâmica de crescimento da Igreja Metodista na Sexta Região. Você pode conferir isto pelas notícias e testemunhos das igrejas divulgados nesta edição.

Os destaques desta edição são os encontros de capacitação: juvenis, jovens, trabalho com crianças e escola dominical, ação social e, ainda, o ministerial de pastores e pastoras e da Associação Grace Smith. Além disso, a Sexta Região tem sido valorizada com lançamentos importantes: CDs de louvor, livros e revistas, entre outros.

Informamos aos pastores/as, lideranças e igrejas, que notícias, fotos e materiais de divulgação para publicação no Notícias da Sexta devem ser enviadas diretamente para o editor, de preferência por e-mail, com as identificações necessárias. As solicitações de remessas de jornais devem ser acertadas na secretaria da sede, que é responsável pela circulação.

Ficamos aguardando seus contatos para a pró-xima edição.

Na graça, na paz de Jesus e na esperança solidária,Fraternalmente

Elias Colpini - Editor

Remodelação do Recanto Prezado Editor, dirijo-me a este órgão de comunicação, que contribui e nos aben-çoa muito com seus artigos, reflexões e informações, para solicitar a divulgação do projeto “O Recanto é nosso encanto”, que visa à reformulação e remodelação do Recanto Metodista Bispo Dawsey. Desafio: Para agilizarmos ainda mais os planos e projetos, acatamos a idéia de lançar um desafio para irmãos/ãs que se proponham a dar uma contribuição de 1(um) real por mês! É isto mesmo, 1 (um) real por mês durante doze meses. Com isso creio, para honra e glória do Senhor, imergiremos em profunda agilização da reforma, remode-lação e paisagismo do nosso Recanto. Lembramos também que precisamos, e aceitamos, para o primeiro momento, doações como: Forro PVC (360m2) Piso

Correio

A partir do domingo, dia 12 de julho, as cidades de Mafra e Itaiópolis, em

Santa Catarina, serão se-des da 12ª edição do Pro-jeto da Igreja Metodista na Sexta Região Eclesi-ástica. Estão envolvidos mais de 300 participantes - entre voluntários, coor-denadores, profissionais liberais, pastores e pasto-ras - que ficarão alojados no Centro de Educação Beija Flor – CAIC – Ave-nida das Rosas, na Vila Flores – Mafra – SC, onde funcionará também a coordenação geral.

A solenidade de acolhimento e envio mis-sionário acontece com culto solene, às 10h30 do domingo, com a presença de autoridades locais e do bispo João Carlos Lo-pes, no CAIC. O encerramento será na manhã do sábado, dia 18, com culto de despedida.

Julho para Jesus, projeto da Igreja Metodista da Sexta Região Eclesiástica é desen-volvido praticamente por

voluntários e a cada ano - des-de sua criação - acontece em localidades do Paraná e Santa

Catarina, com atendimento à população, nas áreas de saú-de (procedimentos médicos, odontológicos e de enferma-gem), profissional e técnica (treinamentos de artesanatos, cursos profissionalizantes),

social (bazar de usados, bele-za e higiene pessoal, corte de cabelo, manicura e pintura),

escola bíblica de férias (para crianças), visitação domiciliar (orientação, aconselhamento e dis-tribuição de literatura), evangelização (cultos, louvor e impacto com coreografias especiais) e atendimento a adolescen-tes (meninos e meninas: palestras e projeções e atividades educativas), entre outras atividades.

A próxima edição do Notícias da Sexta será especial do Projeto Julho para Jesus, na duas cida-des catarinenses.

Contatos:Pastor local:Gilson Michelatto R. Nicolau Brey Neto, 188

Fone 3643-6409Celular 9606-6841

Coordenadora Geral: Esther Lopes Fone/Fax (43) 3523-3741 [email protected]

Pastor Gilson Michelatto : " As igrejas estão entusiasmadas e as expectativas

são grandes em Mafra e Itaiópolis".

(360m2); três milheiros de mudas de “Pingo de Ouro”; 330 cadeiras PVC resistente; 30 mesas PVC (para quatro lugares); 70 sacos de cimento; 80 sacos de cal, além de areia, pedra e ferro. Assim sendo, pedimos e agradecemos aos pastores e pastoras que incentivarem suas respectivas igrejas neste nosso desafio.

Contato: Cel (42) 91218900 ou (42) 3.272-2440 [email protected] Rua Des. Edmundo Mercer Junior, 455 - Caixa Postal: 83 - CEP 84.261-010 Telêmaco Borba - PR.

Fraternalmente em Cristo Jesus!José Renato Bueno Diretor executivo.

Elias Colpini

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83 3

Mensagem Episcopal

O Serviço como resposta à GraçaMateus 8.14 – 15 e Efésios 2.10

Bispo João Carlos Lopes

A verdade é que

Deus, em Cristo, nos alcançou,

nos recriou e nos curou

para que pudéssemos

servir.

Em Mateus 8 vemos Je-sus voltando da montanha onde havia pronunciado o “sermão da montanha”. Muitas pessoas o estão seguindo.

Um homem leproso vai ao seu encontro. Pede que Jesus o cure e Jesus atende o pedido. Depois um soldado romano – um centurião vai ao seu encontro. Seu servo está muito doente. Ele pede a Jesus que cure o seu servo. Jesus manda que o centurião volte para casa dizendo que seu servo já está curado.

Agora, no versículo 14, Jesus está parando na casa de Pedro. Vamos nos lem-brar que Jesus conheceu Pedro quatro capítulos atrás quando, no capítulo 4, ele convidou Pedro e seu irmão André a se unir ao grupo. Então Jesus agora vai co-nhecer a família de Pedro. E os versos 14 e 15 dizem que: “tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre, mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou”.

Não parece um milagre digno de muita ênfase não é? Aparentemente no con-texto desse capítulo, esse foi um milagre até insignifican-te para Jesus. No primeiro o homem tinha lepra – uma doença que poderia matá-lo. O segundo milagre Jesus fez à distância. Foi sensacio-nal. O homem veio a Jesus, pediu para ele curar seu servo e Jesus apenas falou de longe e o milagre aconte-ceu. Agora essa mulher tem apenas uma febre.

Bem, algumas coisas que eu não sabia a respeito de febres no Novo Testamento,

e que agora eu sei é que:

1º. Febre não era consi-derada como um sintoma de doença. Era considerada como uma doença mesmo. Em outras palavras, al-guém podia sofrer malária, câncer, enfisema ou febre.

2º. Febre tinha um for-te significado teológico. De acordo com Levítico 26 e Deuteronômio 28 febre era uma punição enviada por Deus para aqueles e aquelas que tivessem vio-lado a aliança com Deus. Na tradição rabínica era considerada como “fogo celestial”. Então, quando alguém agia contrariamen-te à aliança, podia contrair uma febre alta.

3º. Pela tradição ra-bínica era proibido tocar alguém com febre.

O fato é que o texto é bem simples e direto: “Je-sus tomou-a pela mão (Jesus a tocou) e a febre a deixou”.

Se fosse uma simples febre consequente de al-gum outro problema no seu corpo, já seria um gran-de milagre. Mas se alguma questão de desobediência em sua vida tivesse cau-sado aquela febre, então pense comigo: Apenas um toque de Jesus e liberta do resultado de seus pecados. Mas é sempre assim mes-mo. É graça! Pura graça! Eu posso me identificar com isso. Você também pode.

Você consegue perce-ber a importância desse mi-lagre para aquela mulher? Se a febre era causada por seus pecados, ou mesmo

que não fosse. Ela não tem mais que lidar com aquela situação.

Como é que podemos saber que aquele milagre foi importante na vida dela?

Veja o final do versí-culo 15: Ela se levantou e passou a servi-lo. Isso é o que a gente pode chamar de resposta à graça.

Quando somos tocados por Deus, verdadeiramente curados por Jesus, a reposta mais legítima e completa é nosso levantarmos para servi-lo.

Algumas traduções desse texto e as outras nar-rativas encontradas em Marcos 1.29-31 e Lucas 4.38-39 dizem que ela se levantou e passou a servi-los no plural. Em outras palavras, ela não apenas passou a servir a Jesus, mas aqueles que estavam com ele e trabalhavam com ele.

Alguns estudiosos pen-sam que essa parte foi in-cluída nessa história como uma prova de que ela foi realmente curada. Eu creio que seja mais do que isso. Mas mesmo que esses estu-diosos tenham razão, ainda faz sentido. Ou seja, a prova da cura é demonstrada pe-lo serviço.

Eu fui tocado por Je-sus. Eu fui perdoado dos meus pecados. Eu não te-nho mais que conviver com a culpa. Deus me adotou como seu filho. Eu recebi um chamado específico. Eu tenho todas as razões do mundo para me levantar a cada manhã e re-dedicar

minha vida ao serviço do meu Deus.

Efésios 2.10: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras”.

A verdade é que Deus, em Cristo, nos alcançou, nos recriou e nos curou pa-ra que pudéssemos servir. Fomos criados à imagem de Deus no nascimento, mas, pela graça, fomos recriados à imagem de seu filho – aquele que veio para servir. Fomos redimidos para servir. Ponto Final.

E quando ficamos feri-dos, enfermos na alma, com magoas, desencorajados, cansados, a graça de Deus se renova em nós para que possamos servir melhor e com mais alegria.

Mas voltemos à his-tória da sogra de Pedro. Depois que foi curada, se ela ficasse na cama mais uns dois ou três dias seria completamente normal. Afinal, todos nós que já tivemos febre sabemos que é desgastante para o físico. Mesmo depois que a febre passa precisamos de um pequeno descanso.

Não no caso dela. Ela se levantou imediatamen-te, querendo servir.

Que seja assim conosco também. Que estejamos sempre dispostos a servir, testemunhando a graça e fazendo discípulos.

“Aproximemo-nos, con-fiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça em tempos de necessidade”.

Elia

s C

olpi

ni

4

F oi realizado nos dias 03 a 05 de abril, no Recanto Metodista Bispo Dawsey (Telêmaco Borba) o Trei-

namento de Ação Social, com ênfase no Projeto Sombra e Água Fresca. O evento contou com a participação de 75 pessoas (leigos/as, pastores/as e o bispo), representando 22 igrejas locais, Campos Missionários e Instituições/Projetos Sociais da Sexta Região.

As ministrações dos cultos e de-vocionais foram do bispo João Carlos, pastor Paulo Cunha, com ênfase nos fundamentos bíblicos que nos impul-sionam à Ação Social; Palestra. A Capa-citação para o Projeto Sombra e Água Fresa foi feita pela equipe da Fundação e membros da Equipe da Sede Regio-nal: Rosicler, Keila, pastora Renilda, Davidson e Ana Clara. O Ministério de

Louvor de Têlemaco Borba participou do Culto de Abertura.

No sábado foi realizada reunião de planejamento para a 12ª edição Pro-jeto Missionário Regional Julho para Jesus, que acontecerá no período de 12 a 18 de julho, nas igrejas de Mafra e Itaiópolis. A reunião envolveu a Co-ordenação, pastor e representantes de Mafra/ Itaiópolis); este grupo partici-

Ana FloresDivulgação

Treinamento de Ação Social

Escolhido o Secretário Executivo

do Próximo Concílio Geral

A conteceu em Florianópolis, no domingo, 14 de junho uma escola dominical dife-

rente, com a participação de 85 pessoas de todas as idades. Através de um vôo com o moderníssimo 14BIS os “passageiros” puderam visitar alguns países de diferentes continentes, e conhecer um pouco de suas culturas, com as salas de aula caracterizadas e seus povos representados; foi uma viagem gratificante, onde pudemos vi-venciar um pouco da importância

de nossas igrejas investirem em Missões no Brasil e no Mundo. Aguardamos ansiosamente pela próxima viagem!

O encerramento aconteceu no culto da noite, onde representantes caracterizados de alguns povos es-tiveram participando do culto e o grupo de dança RUAH trouxe uma coreografia da musica “Eu vou” da Fernanda Brum, que enfatiza a im-portância do IDE a outros povos.

Andresa Del Colle

O Colégio Episcopal e a Co-geam - Coordenação Geral de Ação Missionária - já

tem o nome do secretário execu-tivo do 19º Concílio Geral, que ocorrerá em 2011: é o Reverendo Jonadab Domingues de Almeida, pastor responsável pelo Programa de Vida Comunitária da Faculda-de de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, cedido pela 6ª Região Eclesiástica.

Ele trabalhará subordi-nado à Revda. Joana D'Arc Meireles, Secretária para Vida e Missão da Igreja Metodista, e ao bispo Stanley da Silva Moraes, Secretário Executivo do Colégio Episcopal.

O reverendo Jonadab irá se unir ao Grupo de Trabalho que já está assessorando Co-légio Episcopal e Cogeam no preparo do próximo Concílio Geral, e que é composto por dr. Marcio de Moraes, Rev. Oto-niel Luciano Ribeiro, Marcela Petronillo Altemari, Revda. Margarida de Souza Ribeiro, Luiz Carlos Escobar, Revda. Joana D'Arc Meireles e Bispo Stanley da Silva Moraes.

Pedimos as bênçãos de Deus a este servo que assume im-portante função para a Igreja Metodista.

Fonte: Site Nacional da Igreja Me-todista www.metodista.org.br

Uma Escola de Missão

Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83

pou também dos momentos coletivos da Capacitação e das Ministrações do encontro.

“Todos os participantes se senti-ram muito bem recebidos no Recanto. Agradecemos ao pastor José Renato, a Igreja de Telêmaco Borba pela acolhida e a equipe que preparou a alimen-tação”, manifestou a coordenadora Esther Lopes.

Jantar dos Namorados em Guaíra

F oi realizado no dia 11 de junho nas dependências do Restauran-te Gullas, o já tradicional jantar

em comemoração ao dia dos namo-rados da Igreja Metodista em Guaira, promovido pelas Sociedades Metodis-tas de Homens e Mulheres. O evento contou com a participação de 30 casais, sendo 15 casais convidados.

Além de participar de delicioso jantar, os casais foram ministrados com uma palavra abençoada através do Superintendente Distrital, pastor Cláudio Freire.

Os casais participaram de várias dinâmicas; tivemos sorteios de brin-des e cada casal levou para sua casa uma linda lembrança confeccionada pelas Sociedades de Homens e Mu-lheres, informa o pastor Paulo Sergio Zuccoli.

Divulgação

Reverendo Jonadab Domingues de Almeida

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83 5

Projeto do Templo de Londrina

O arquiteto Pedro Palma, mem-bro da Igreja Metodista Cen-tral em Londrina, realizou

trabalho de extensão na Universi-dade Estadual de Londrina, come-çado em 2007, com título: ‘Projeto de Levantamento Arquitetônico e Histórico do Templo da Igreja Me-todista Central de Londrina’.

O arquiteto informa que seu objetivo principal foi de criar um inventário arquitetônico sobre informações do templo da IMCL. “Através de pesquisas junto à prefeitura, constatei que o projeto original não reproduz o que foi executado e os desenhos que ainda existem estão nos arquivos micro filmados, de difícil acesso”, explica. “Assim, a parte principal do projeto foi a de medir o templo em detalhes e desenvolver peças gráficas digi-talizadas em AutoCAD (plantas,

cortes, fachadas), de tal maneira que esses desenhos possam subsistir à ação do tempo e compor um arquivo do templo atual”, salienta Pedro.

Palma informou que além dos desenhos “foi feita uma pesquisa bibliográfica no intuito de contextu-alizar a construção do templo dentro da Memória de Londrina. O produto desta pesquisa foi um texto com algu-mas imagens, contando um pouco da história da igreja na nossa cidade. Por se tratar de um projeto de extensão à comunidade, o resultado do trabalho precisa ser disseminado”, completa.

Esse trabalho foi apresentado no ‘Terceiro Salão de Extensão da UEL’ - dia 08 de junho deste ano - perante autoridades e extensionistas da universidade e também deverá ser exposto no próximo Concílio Local, na Igreja Metodista Central de Londrina.

Culto e aula inaugural em Curitiba

O Cemetre - no compromisso com o avanço da Igreja e por decisão do Conselho Diretor – abre

extensão do Curso de Formação Te-ológico Pastoral (CFTP), em Curitiba, com o objetivo de aproximar o ensino teológico para Santa Catarina e região metropolitana. O curso foi acolhido pela Igreja Metodista no Bacacheri. A turma inicial conta com 42 alunos; o culto inaugural foi realizado no dia 28 de março. Estavam presentes: o presidente do Conselho Diretor,

Cláudio Freire

Elias Colpini

Falecimento

F oi sepultado na manhã de 11 de maio, em Londrina, o corpo do pastor Rogério

Barros Pereira Barbosa (42 anos). Ele faleceu na manhã do domingo, depois de uma intensa luta contra um câncer no pulmão. A cerimônia fúnebre aconteceu, no templo da Igreja Metodista Londrina Sul -Jar-dim Califórnia - com um culto de muitos cânticos de louvor e ação de graças, como foi o desejo do próprio pastor Rogério.

O bispo João Carlos Lopes - que dirigiu a celebração - lembrou em sua mensagem sobre a rapidez da nossa vida aqui neste mundo e da necessidade da segurança e certeza na vida eterna. Estavam presentes, além do bispo João Carlos, o supe-rintendente do distrito Norte Novo,

pastor José A. Martins, o conselheiro, pastor Cláudio Nascimento, o diretor Cláudio Freire e o pastor local, Eduardo Vila Nova. O bispo João Carlos - que compartilhou a mensagem – afirmou em sua reflexão (Atos 6 - escolha dos diáconos): “Você é uma pessoa específi-ca, tem um chamado para serviço e fim específicos”. Neste sentido anunciou que “o CEMETRE é ponta de lança na vida da Igreja, pois está formando homens e mulheres para serem usados por Deus”, concluiu.

Nery Medeiros Joaquim, pastores e pastoras da região e membros de comunidades metodistas e outras igrejas.

O pastor Rogério deixa a esposa Lílian e a filha Cristina. Oremos ao SENHOR para que conforte e console todos os fami-liares, neste momento de separa-ção e dor.

AA Igreja Metodista no Jardim do Sol, em Londrina, promoveu em 11 de junho “Um dia Para Jesus”,

com programação nos moldes do Julho para Jesus. Foram oferecidas várias formas de atendimentos às pessoas do bairro como: psicóloga, advogados, enfermeiros, relojoeiro, cabeleireiros, manicuras, cursos de pintura, bordado em chinelo, reciclagem, entre outros. Também foi realizado evangelismo e visitação, trabalho com as crianças, teatro, intercessão, atendimento e acon-selhamento familiar.

“Cada membro da igreja colabo-rou com suas habilidades; tivemos um

Um dia para Jesus

grande número de obreiros trabalhan-do e muitas pessoas participando. Da-mos graças a Deus por este dia que foi uma bnção e que com certeza marcou a vida dos membros da comunidade local e dos moradores do Jardim do Sol”, informa Marisol Nieves.

Visite o site da Sexta Região

www.metodista.comMensagens e Informações atualizadas

Marisol NievesMarina Rodrigues Palma

nis repassou R$ 587,56 (quinhentos e oitenta e sete reais e cinquenta e seis centavos), referentes ao resultado da Ação Missionária Juvenil. Por ini-ciativa e incentivo da Federação, os juvenis se mobilizam nas igrejas locais para levantar recursos para a missão. As igrejas que participaram neste ano: Curitiba (Central), Curitiba (?), Jacarezinho, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal, Santo Antonio da Platina (Recanto Feliz) e São Miguel do Igua-çu. É o terceiro ano que os juvenis se empenham nesta tarefa, conforme informa o pastor Ivan Silveira Filho, Conselheiro Regional de Juvenis

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 836

CALIJU 2009

Capacitação para Discipulado

aliado ao crescimento da igreja, torna-se uma necessidade emergente o surgi-mento de novos lideres”, reconhece.

O encerramento aconteceu de-pois de uma vigília de oração, com testemunhos edificantes e muito en-tusiasmo. Maria Fernanda (Nanda), Santo Antonio da Platina, fala sobre a responsabilidade de cada líder ao retornar para sua igreja local: “Pre-cisamos ter cuidado para não perder a benção no caminho do altar para a porta”, recomenda.

Juvenil na MissãoA Federação Metodista de Juve-

O tema geral - “Sou discípulo, faço discípulos” - motivou a reunião de lideranças juvenis da Sexta

Região no Cemetre em Maringá, dias 01 a 03 de maio. Sob a coordenação do Conselheiro Regional, pastor Ivan Sil-veira Filho e esposa Sandra, com a par-ticipação do conselheiro preposto de Santa Catarina, pastor Péricles Souza e esposa Andrelise, foi ministrado sobre: Equilíbrio, Discípulo que Jesus quer, Perfil do líder, entre outros temas.

No culto de abertura, o bispo João Carlos enfatizou: ”Muitos pensam que vida cristã é ir à igreja, mas na realidade é ser e fazer discípulos”. Compartilhou sobre três elementos do discípulo de Jesus: compromisso com o aprendizado, compromisso com o crescimento e compromisso em relacionar-se como outro.

O conselheiro regional, pastor Ivan, enalteceu a importância do even-to: “O propósito maior deste encontro é a formação de uma nova geração de lí-deres comprometidos com Jesus. A fase de juvenil passa muito rapidamente e,

Ivan S. Filho

Divulgação

Divulgação

Divulgação

A pastora Rosangela Modos enviou e-mail para o Notícias da Sexta contando do crescimento da igreja

em Blumenau. "Deus seja louvado! Nes-te ano a Igreja Metodista em Blumenau recebeu 28 novos membros. Em feverei-ro foram batizados 14 novos irmãos/ãs e recebidos 03 por assunção de votos; e no dia 19 de abril foram batizados mais 7 e recebidos 04 por assunção de votos, agradecemos a Deus pela sua fidelida-de”, comemora a pastora.

A pastora Rosangela informou também que, dos batizados, 08 são os primeiros frutos do Ponto Missionário em Indaial. Este avanço missionário conta com apoio dos irmãos Nelson e Marili, que cederam a sua casa para iniciarmos o trabalho, fazendo evange-lização e ajudando na ministração da Palavra de Deus.

S ob o tema: Discipulados pa-ra Frutificas, 150 jovens da Sexta Região participaram de

encontro, dias 01 a 03 de maio, na Chácara da Igreja Metodista Central de Londrina, “com o objetivo de treinamento”, conforme informou Renato de Oliveira, presidente da Federação de Jovens. Os participan-tes foram treinados sobre Ganhar, Consolidar e Discipular e Enviar, em oficinas conduzidas pelos pas-tores Cesar Augusto Sitta (Cornélio Procópio), Fernando César Mon-teiro (Santo Antônio da Platina) e Emanuel Adriano Siqueira da Silva (Mandaguari).

O bispo João Carlos esteve pre-

Avanço Missionário em Blumenau

sente e ministrou sobre Discipulado e Serviço, enfatizando que o disci-pulado é sinônimo de aprendizado, crescimento e relacionamento. “Um verdadeiro discípulo tem coração ensinável. A Igreja Metodista é uma comunidade missionária a serviço do povo e a Federação de Jovens é um exemplo desse serviço, pois estes jovens servem, não querem status pela posição que ocupam e são ensináveis”, reconhece.

Também estavam presentes os pastores: Hugo Leandro Campos (Bacacheri), Hermon Nascimento (São Sebastião da Amoreira), Cléber Vilela (Jardim Paranaense - Curiti-ba), Diego Ramires (Umuarama), Márcia Loureiro (Jardim Cafezal – Londrina), Paulo Cruz (Central – Londrina), Reinaldo Asth (Central – Londrina) e Gladiston Ferreira (Assaí). O encontro foi encerrado com a ministração Ceia do Senhor.

por Kalinka Amorim

Novos membros em Sta. Mariana

N o último dia 7 de junho a Igreja Metodista em Santa Mariana, Paraná

, recebeu por batismo e profis-são de fé cinco novos membro. A pastora Edna Regina Ruiz testemunhou que a comu-nidade “está entusiasmada no serviço do Senhor, e este momento foi de grande alegria para todos nós”, declarou.

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83 7

Capacitação:

Escola Dominical e Trabalho com Crianças

trinas bíblicas, ministrada pelo pastor Cláudio Luiz Freire dos Santos (diretor do Cemetre).

O segundo Encontro de Escola Do-minical e Trabalho com Crianças acon-teceu no dia 30 de maio em Maringá, no Cemetre - Centro Metodista de Ensino e Treinamento.. Superando as expecta-tivas, estiveram presentes mais de 100 pessoas envolvidas com a área docente

A Igreja Metodista Central em Curi-tiba acolheu, dia 23 de maio, o primeiro encontro de uma série de

três (Curitiba, Maringá e Cascavel) dos encontros de capacitação para a Escola Dominical e Trabalho com Crianças. Com a presença de mais de sessenta pessoas envolvidas com a área docente da Igreja, foi apresentado o novo mate-rial para estudo: Ênfases Metodistas – A Redenção e novos materiais da região.

Na abertura o bispo João Carlos que compartilhou (Tito 2.1 e 7) sobre cinco características para aqueles que foram chamados ao ministério de ensino: Paixão, Praticidade, Humor, Envolvimento e Preparação. Citando o exemplo de Apolo, registrado em Atos 18.24-25 e 28, concluiu que “este deve ser o paradigma para todos que ensinam: além de possuir os atributos naturais - como a instrução e o conhe-cimento - deve ministrar com fervor de espírito e ensino com grande poder”.

As ministrações sobre o trabalho com crianças ficaram a cargo de: Silvia Helena (Coordenadora Regional do Trabalho com Crianças), Leda Cascione (Florianópolis) e Joseli Marciano (Lon-drina). Para os professores de Escola Dominical foi apresentado um intensivo sobre as ênfases metodistas das dou-

N os dias 01 a 03 de maio aconteceu no Campo Missionário de Santa

Cruz do Monte Castelo a 2ª Conferencia Missionária com o tema: Cada Cristão, Um Missionário – O Desafio do Século XXI. O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas. O evento contou também com a presença do Prefeito Municipal, Jose Maria Fernandes e de secretários Municipais. O Distrito Noro-este esteve representado pelas igrejas de Maringá, Terra Rica, Loanda, Iporã e Paranavaí. Também estiveram presentes representantes das igrejas de Santo Antonio da Platina, Foz do Iguaçu e Londrina.

O missionário Marcio T. Castellar (Foz do Iguaçu) con-tou sua experiência entre o po-vo muçulmano. O Louvor este-ve a cargo da Igreja Metodista de Paranavaí. O missionário Célio Legrand (Sto. A. Platina) ministrou na segunda noite, acompanhado do Ministério Sonho de Deus e do Grupo Ramanáh ficou responsável pelo louvor.

Na última noite estive-ram presentes: o bispo Rosa-lino Domingos (preletor), o Superintendente Distrital, rev Cláudio Freire e o Presidente da Federação de Homens, Dr. Narciso Ferreira. Houve Santa Ceia e a apresentação da Igreja Metodista de Ma-ringá. Em todas as noites da Conferência houve partici-pação do Grupo de Dança e Coreografia “Shekinná” da igreja local.

Cláudio Freire

Cláudio Freire

Divulgação

Cláudio Freire

N os dias 9 a 11 de outubro deste ano acontecerá o En-contro Regional de Crianças.

A coordenação informou que o tema será ‘Cristão de Verdade’. A novi-dade anunciada é que o encontro será realizado em três localidades, simultaneamente, para facilitar a locomoção das crianças. Os locais escolhidos foram: Curitiba, Bandei-rantes e Guarapuava.

Silvia Helena e Mônica Rúbio,

Regional das Crianças

Conferência em Santa Cruz do Monte Castelo

Segundo encontro, em Maringá.

Primeiro encontro, em Curitiba

da Igreja Metodista na Sexta Região. Na abertura do encontro, o pastor Cláudio Freire saudou os participantes e compar-tilhou sobre Apolo (At 18.24-28) como paradigma do ensino.

Agora toda a equipe de trabalho (Silvia, Leda, Joseli, Mônica e pastor Cláudio) está se preparando para o en-contro em Cascavel, que deverá aconte-cer no próximo dia 29 de agosto.

junto com equipe, estão bastante en-volvidas com os preparativos desse encontro que deverá tratar sobre “as primeiras coisas, frutos da carne, frutos do Espírito e oração”, tendo como base o texto de Oséias 4.6, que mostra que

“o povo está perecendo porque não quer saber de Deus...”. A coordena-ção está preparando o material de divulgação que brevemente estará chegando nas igrejas. Desde já, vá se preparando para participar.

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 838

Encontro de Mulheres do Litorâneo

Projeto Estação

Manancial Recebe Novos Membros

Mulheres em Toledo

da Sra.Therezinha Lopes, presidente da Federação explicando às mulheres presentes a finalidade e importância da Federação de Mulheres. Palavras aben-çoadas e edificantes trazidas pelo pastor Vladimir Cascione e da pastora Rosange-la Modos além da presença do Superin-tendente Distrital, rev Renato Benvenutti e do Pastor Loimar Porcides. Foi um dia de crescimento espiritual e confraterni-zação onde todas as participantes foram grandemente abençoadas.

A conteceu no Itacorubi em Floria-nópolis no sábado, 16 de maio, o 1º Encontro de Mulheres do Dis-

trito Litorâneo, organizado pela SD de Mulheres do distrito, Maria de Lourdes Queluz e equipe. Com a participação de aproximadamente 70 mulheres das igrejas do Itacorubi, Estreito, Itapoá, Blumenau e Balneário Camboriú.

O encontro contou com a presença

N o dia 25 de abril de 2009, em Castro - PR, aconteceu o ‘sábado para a família’. Das

9h30 às 17h, foi oferecido gratuita-mente cortes de cabelo e manicura. Também foram oferecidos lanches e almoço. Para as crianças, foi um sábado inteiro de atividades: his-tórias, brincadeiras, danças, teatro e artísticas. Aproximadamente sessenta crianças participaram. Outras igrejas metodistas da re-gião estiveram em Castro para dar apoio, como foi o caso de Joinville, Itapoá, Ponta Grossa e Curitiba - Jardim Gabineto.

O ‘sábado para a família’ é fruto do Projeto Estação, iniciativa missionária de trabalho com crian-ças carentes. Todos os sábados, das 9h30 às 11h30, crianças participam das atividades oferecidas pelo Cam-po Missionário Metodista em Cas-tro. Aprendem histórias da bíblia através de atividades pedagógicas. A pastora Flávia Helbing da Rosa, responsável pelo projeto em Castro explicou que “essa é uma nova ma-neira de falar do amor de Deus”. O Projeto Estação também acontece em Curitiba e em Itapoá, informou Fernanda Helbing da Rosa.

N a noite do dia 6 de abril a Igreja Metodista Manan-cial, do bairro Boqueirão,

em Curitiba, celebrou o batismo e recepção de 12 novos membros. Pela primeira vez na história a ce-lebração aconteceu à noite, numa chácara localizada em Piraquara, na região metropolitana. Dos novos membros, alguns foram recebidos por profissão de fé e outros fizeram renovação de votos.

Foi um momento abençoado e mais de 100 pessoas acom-panharam. Após a celebração, todos participaram de delicioso churrasco e tiveram a oportuni-dade de confraternizar com os irmãos da Manancial e membros da Igreja Metodista do Bacacheri, informa Jorge Soares Pedroso, do ministério local de comuni-cação.

A conteceu na Igreja Metodista em Toledo, Paraná, no dia 10 de abril de 2009 às 19h30 o culto do ministério de mulheres com o tema Amizade. Reuniram-se aproximadamente 40 mulheres para des-

frutar de amizade e confraternização. Michele Leite (líder do ministério) ministrou em Provérbio 27.9: "Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo pra viver", informa Thaísy Deolindo.

Divulgação

Ana Eliza FloresThaísy Deolindo

OO pastor Jorge Pitarelo, ao enviar notícias do Campo Missionário de Santa Cruz do Monte Caste-

lo, Paraná, que já tem 11 anos, informa que “o dia 07 de Junho de 2009 ficará registrada na história como o dia em que tradições bíblicas metodistas foram resgatadas na vida da Igreja”. O pastor informou que, além de batismo infantil, “foram recebidos mais quatro irmãos, por batismo e profissão de fé, dois deles por aspersão e mais um membro por assunção de votos, perfazendo um total de 41 membros batizados e recebidos em dois anos e meio de ministério”, celebra.

O pastor Pitarelo testemunhou que: “seguindo as orientações episcopais de que não devemos nos esquecer de que fomos chamados ao ministério pastoral por Deus, para servir ao Seu Reino den-tro da Igreja Metodista na Sexta Região, tenho tentado exercer meu ministério neste contexto, resgatando nossas tra-dições que são marcas profundas de nossa identidade no meio do povo de Deus. E Deus tem nos honrado, em nome de Jesus”.

Dia Histórico em Monte Castelo

por Andresa Del Colle

Fernanda H. da Rosa

Divulgação

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83 9

Construção e Páscoa em Ribeirão Claro

O pastor Armando Junior da igre-ja em Ribeirão Claro, Paraná, informou que “já foi iniciada a

construção do novo templo da igreja e as obras estão adiantadas. A estrutura foi colocada e a capacidade de lugares no templo será dobrada. Faremos tam-bém um segundo piso que funcionará com sala e salão de festas”, relata.

A Páscoa em Ribeirão Claro teve intensa programação “e a participa-

APOSTILACDV Curso de Desenvolvimento Vocacional

E ncontra-se a disposição das igrejas a apostila CDV, preparada pelo pastor Josadak Lima. O bispo João Carlos Lopes apresenta a edi-ção metodista do Curso de Desenvolvimento Vocacional: “Somos

gratos a Deus, ao CEMETRE e ao pastor Josadak pela possibilidade da utilização desse material que já tem abençoado e por certo continuará abençoando os membros da Igreja Metodista na Sexta Região”. As igrejas podem solicitar exemplares na Sede Regional.

"No domingo dia 21 de junho recebemos como membros mais 10 pessoas, 9 batizados e recebidos na congregação, 3 por aspersão e 6 por imersão, e uma irmã de 85 anos por assunção de votos, o que foi motivo de muita alegria. Hoje somos em 27 membros arrolados, com uma média de freqüência de 70 pessoas na escola dominical e nos cultos dominicais, com a perspectiva de aumento muito rápido... esta foi a primeira turma; e já temos novos matriculados para discipulado que inicia no começo de julho”. Estas informações foram

Campo Missionário Gileade

enviadas pelo missionário designado no Campo Missionário Gileade, em Jacarezinho, Darci dos Santos Mora-es. “Este ponto missionário nasceu da vontade que Deus colocou no coração da nossa família ao ver as ne-cessidades que haviam neste bairro... Assim, em 8 de agosto de 2004 às 9.30 horas iniciamos este trabalho com 8 pessoas, 5 da família, 2 crianças e um adulto, com o privilegio da visita do bispo João Carlos Lopes e da pastora local, Glaci Cacione, onde recebemos a benção do servo de Deus”, lembra entusiasmado o missionário Darci.

Distrital litorâneo de Jovens e Juvenis

R ealizado nos dias 19 a 21 de junho de 2009, na cidade de Indaial, Santa Catarina, o um

Encontro Distrital de Jovens e Juvenis. O tema foi: ‘Voltando à essência da adoração’, com preleções da pastora Márcia (Jardim Cafezal – Londrina) e pastor Loimar (Itapoá).

O encontro contou também com a presença das pastoras Elizabel (Bal-neário Camboriú), Silvia (Piçarras) e Rosangela (Blumenau), além do presidente da Federação de jovens, Renato (Curitiba) e os SDs Litorâneos de Jovens (Anderson) e dos Juvenis (Dário), ambos de Florianópolis. Os 80 jovens e juvenis do distrito, que participaram, receberam o apoio do Superintendente Distrital, rev. Renato

Benvenutti. “Agradecemos as doações das igrejas do distrito para a realização deste evento e dos irmãos (as) da igreja de Blumenau que estiveram dispostos e disponíveis ao Serviço para a realização do encontro”, reconhece Andresa Suely Del Cole.

“Foram momentos de louvor, adoração, ministração, brincadeiras, confraternização, de busca de Deus e de rever os amigos. Tenho certeza que todos saíram renovados e cheios da presença de Deus. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo pela sua fidelidade e amor pelas nossas vidas. Que Deus continue abençoando os nossos jovens e Juvenis, fazendo-nos florescer a cada dia onde Ele nos plantou.”, declara a pastora Rosangela Modos.

Ana Flores

Divulgação

Divulgação

ção da igreja foi muito boa”, conta o pastor Armando. A celebração de encerramento contou com o coral da igreja que foi criado para a ocasião e que já era um sonho acalentado por muitos irmãos irmãs. A irmã Nininha e o pastor Rubens (Santo Antônio da Platina) se dispuseram para or-ganizar o grupo coral e com apoio de entusiasmados irmãos e irmãs da igreja local.

assumiu com um desafio de reformu-lação e remodelação do Recanto para receber melhor os eventos que serão desenvolvidos naquele lugar. Para isso já lançou o projeto ‘O Recanto é nosso encanto’ para o qual deverá desenvol-ver uma campanha solicitando apoio, através de um boletim periódico.

O Recanto Metodista Bispo Daw-sey é uma propriedade da Associação da Igreja Metodista na Sexta Região e destina-se a retiros espirituais, reu-niões e eventos e lazer dos membros das igrejas metodista ou de outras denominações religiosas, por meio de reserva antecipada.

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 8310

Atos Episcopais

O bispo João Carlos Lopes, pre-sidente da Igreja Metodista na Sexta Região, anuncia os

seguintes Atos de Governo:Ato de Governo IDe acordo com minhas atribui-

ções canônicas, concedi ao pastor João Victor Custodio Nery, licença para tratar de interesses pessoais pelo período de 02 meses (31 de maio a 31 de julho de 2009).

Novo Diretor no Recanto Bispo Dawsey

T endo recebido solicitação do Conselho Diretor, o bispo João Carlos Lopes nomeou o pastor

José Renato Bueno como Diretor Exe-cutivo do Recanto Metodista Bispo Dawsey, em Telêmaco Borba, a partir de 12 de março de 2009. O novo diretor

A COREAM reunida nos dias 06 e 07 de junho de 2009 na cidade de Morretes, tomou as decisões e fez os encaminhamentos abaixo relacio-nados:

1. Acolheu relatório do Ministério Regional Caminhando Juntos, louvando a Deus pela dedicação, integridade e amor com o que o pastor Cidade e sua esposa Ilce realizam aquele ministério;

2. Acolheu relatório do Treinamento Regional de Ação Social e Sombra e Água Fresca, louvando a Deus pelos resultados apresentados naquele treinamento;

3. Recomendou as seguintes pessoas para Treinamento Missionário em Te-resópolis no mês de Julho (Treinamento dirigido pela Mission Society):Pr. Eliel Cordeiro (Maringá);Pr. Ronival Amaro (Joaquim Távora);;Cristiano Kreucher (Londrina – Central);Luiz Fernando Cardoso (Curitiba – Bacacheri);Keren Caccione (Florianópolis – Itacorubí).

4. Aprovou o repasse de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais, por um ano, para avanço missionário através da Igreja em Londrina – Setor Norte;

5. Aprovou o repasse de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) para ajuda na reforma do teto do Campo Missionário em Cambe;

6. Aprovou o repasse de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para construção de congregação não cidade de Joinville;

7. Aprovou o repasse de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para construção do templo em Ribeirão Claro;

8. Aprovou o repasse de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para ampliação do templo em Itapoá;

9. Aprovou o repasse de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para construção de residência pastoral na Colônia Vitória (Guarapuava);

10. Aprovou o repasse de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para ampliação de salas de educação em Congonhinhas;

11. Aprovou o repasse de R$ 5.440,00 (cinco mil, quatrocentos e qua-renta reais) para construção do templo em Santa Cecília do Pavão;

12. Aprovou o repasse de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para construção do piso no templo de Matinhos;

13. Aprovou o repasse de R$ 3.000,00 (três mil reais) para compra de cadeiras para o trabalho missionário em Porto de Cima (Morretes);

14. Aprovou que o fundo de reserva da Sede Regional será no valor equivalente à 02 (dois) meses de cota orçada;

15. Decidiu que os/as pastores/as que se aposentarem a partir do mês de junho de 2009 continuarão no Seguro de Vida contratado pela Região;

16. Nomeou o irmão Eric Santos, o Rev. Acidy Castro e a irmã Rosangela Rocha para compor a equipe de logística na preparação do Concílio Regio-nal, juntamente com as pessoas que serão indicadas pelo Superintendente Distrital do Distrito Litorâneo.

Decisões da COREAM

Ato de Governo IIDurante esse período de li-

cença do pastor titular João Victor Custodio Nery, os pastores coadju-tores responderão pela presidência da Igreja em Londrina – Central - da seguinte forma: 31 de maio até 30 de junho – pastor Paulo Rogério de Oliveira Cruz; 1º de julho a 31 de julho – pastor Reinaldo Asth de Oliveira.

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 83 11

Jesus, Nossa Maior Segurança!

Ministério de Ação Episcopal

Gente Nossa no CONSAD

A Campanha de Evan-gelização 2009 da Igreja Metodista - Je-

sus, nossa maior segurança - está fortemente baseada na herança deixada pelo fundador do movimento metodista, John Wesley.

A ênfase na formação de grupos de discipulado nas casas, para levar a Pala-vra de Deus a vizinhos(as) e amigos(as) que ainda não a conhecem, é o destaque da cam-panha que foi lançada numa data significativa: o 31 de maio, Dia de Pentecostes.

A prática de atos de piedade e atos de misericórdia dando o su-porte à Campanha de Evangeliza-ção é outra característica marcante da campanha. Assim, após o lan-çamento oficial, o povo metodista será chamado a jejuar e orar pela evangelização do país e, também, a realizar atos de solidariedade ao próximo, como a Festa da Família Metodista para angariar fundos aos trabalhos sociais metodistas, e a Campanha de Doação de Sangue.

Neste ano, a Igreja Metodista também utilizará recursos au-diovisuais em sua campanha de evangelização, a exemplo do que se fez em 2008. A diferença é que não haverá um único filme sendo veiculado no país.

Sede Nacional da Igreja Meto-

O Ministério de Ação Episcopal esteve reunido no dia 02 de abril, na Sede Regional. Duran-

te a reunião, entre outros assuntos de interesse da Região, foram feitos os reajustes dos grupos de “Pastores de Cinco”, diante dos/as novos pastores/

O irmão Eric Santos, mem-bro da Igreja Metodista do Bacacheri em Curitiba

e da Coordenação Regional de Ação Missionária (Coream), foi eleito para o CONSAD (Conse-lho Superior Administrativo), como membro titular.

O CONSAD – é o órgão responsável pela macro-ad-ministração de todas as Ins-tituições de Ensino da Igreja Metodista no Brasil (Univer-sidades, Faculdades e alguns Colégios); é composto de doze pessoas e responde à COGE-AM (que funciona também como Assembléia daquelas instituições).dista publicou na Internet (também

podem ser vistos no site da sexta região: www.metodista.com) dois vídeos evangelísticos para serem assistidos em computadores pesso-ais: uma mensagem evangelística do bispo João Carlos Lopes e um testemunho do pastor José Fabrício Bahls, pastor da Igreja Metodista em Bandeirantes, Paraná. Primeiro será apresentando um vídeo com o bispo, convidando a “contar as bên-çãos” e, na seqüência, transmite-se o vídeo do testemunho do pastor José Fabrício, que conta as bênçãos de sua conversão (transformando uma realidade de violência na segurança em Cristo que hoje ele compartilha como pastor).

Informe-se com o seu pastor, pastora ou liderança da igreja local de como você pode participar da Campanha Nacional de Evangeli-zação deste ano.

Fonte: Site Nacional da Igreja Metodista: www.metodista.org.br

as e missionários designados que en-traram no pastoreio neste ano. O bispo João Carlos enalteceu essa dinâmica regional ressaltando sua importância “para que continuemos desenvolven-do a comunhão entre pastores e pasto-ras nos grupos pequenos de pastoreiro mútuo”.

O encontro do Bispo com os Supe-rintendentes Distritais serviu também para acertos na programação do En-contro Ministerial Regional, nos dias 26 a 28 de junho, em Foz do Iguaçu.

Elias Colpini

NOTÍCIAS DA SEXTA - Edição 8312

Ministerial Regional em Foz do Iguaçú

O tema central – “Deus chama,

capacita e envia” – motivou o encontro

ministerial regional que reuniu - nos

dias 26 a 28 de junho - mais de 200

participantes (pastores/as, esposas/os

e filhos/as menores) das diversas

igrejas do Paraná e Santa Catarina,

abrangência da Sexta Região

Eclesiástica da Igreja Metodista. O

culto de abertura aconteceu na tarde

de sexta-feira, sob a presidência do

bispo João Carlos Lopes que saudou e

acolheu os participantes com

motivadora mensagem pastoral. As

ministrações do encontro estiveram a

cargo de Asaph Borba e da esposa

Ligia Rosana Borba, além das

abençoadoras devocionais do pastor

Tadeu Sakiyama e da pastora Gláucia

Passeri. Também aconteceram

apresentações da Associação Grace

Smith (esposas de pastores), teatro e

coreografias locais.

O ministerial contou

também com a participação

d o s b i s p o s R o s a l i n o

Domingos e Josué Adam

Lazier. Um dos destaques do encontro

em Foz do Iguaçu foi o lançamento do

livro do bispo João Carlos – Promessa

de Fé. O encontro foi, também, uma

oportunidade para confraternização

entrosamentos entre as famílias

pastorais da região.

No culto de encerramento, após

a ministração da Ceia do Senhor, junto

com os superintendentes distritais, o

bispo João Carlos Lopes disse: “Tudo o

que foi ministrado aqui – mesmo que

isso não tenha sido mencionado –

tratou de cura: cura de Deus sobre nós,

sobre nossas famílias e sobre nossos

ministérios”, proclamou. Agradeceu à

igreja local: “Somos tão agradecidos à

igreja em Foz do Iguaçu que nos tratou

LançamentosPor ocasião do Encontro Ministerial

Regional, realizado no final do mês de

junho em Foz do Iguaçú, aconteceram

dois importantes lançamentos da Sexta

Região Eclesiástica da Igreja Metodista.

Os dois lançamentos podem ser

adquiridos na Sede Regional pelo fone

(41) 3323-1675. Mais informações:

[email protected]

O livro do bispo João Carlos – Promessa de Fé – que se propõe “explicar o como e o por que do princípio... que talvez seja desconhecido por muitos, mas existe a muito tempo”, como anuncia o autor.

A revista Ênfases Metodistas:

escrita pelo professor Dr. Duncan A. Reily, relançada através do CEMETRE, com autorização da Sede Nacional da Igreja Metodista.

de modo tão especial. Não sabemos o

que fazer para agradecer. Deus lhes

pague... também Asaph e Rosana; a

geração passada ama vocês, presente

também e a futura, com certeza,

também...”. E concluiu: “Que Deus

continue abençoando a todos... que

voltem sob o fogo do Espírito”,

abençoa o bispo, e completou:

“Encontro com as esposas é muito

bom, mas esperamos fazer ainda um

com os filhos e filhas de pastores e

pastoras”, completou o bispo João

Carlos.

por Elias Colpini - fotos e texto