nota de agradecimento - oitava igreja presbiteriana · lídice veloso machado miriam soares de...

12
Informativo Oitava Igreja Presbiteriana | N o 2.355 | 20 de dezembro de 2015

Upload: duongtuong

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Informativo Oitava Igreja Presbiteriana | No 2.355 | 20 de dezembro de 2015

Page 2: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

2 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

FELICIDADES!!

RECEPÇÃO DE NOVOS MEMBROS

No dia 27/12, culto das 17h, receberemos os novos membros.Esperamos por você!Informações: (31) 3449-8635 - Falar com Karine.

Nota de AgradecimentoA família de D. Lola agradece a toda igreja pelas orações

e manifestações de apoio e carinho que receberam no período de sua enfermidade e falecimento ocorrido dia 11/12/2015.

Só podemos louvar a Deus pela vida que concedeu a ela e por ter sustentado a família em todos os momentos.

Aos pastores Jeremias, Luiz Fernando, Gidiel, Bruno, Adelchi e presbíteros presentes na cerimônia fúnebre a nossa eterna gratidão.

William, Dalila e José Victor, HIlton, Ana Cláudia e Anelise e demais familiares.

JANTAR DE PROFESSORES - M. INFANTIL E JUNIORESDia 21 de dezembro, às 19h30.Confirme sua presença no Ministério Infantil.

DOMINGO | 20/12Alfredo Levi José GuerraAtaídes Alexandrino de OliveiraCaio Vitor Malaeco de LimaIzabela Vieira FerreiraRaqueline Wandenkonken CarvalhoRoberto Brasil Mendes

SEGUNDA | 21/12Aciara Patricia Santana TessariAnna Luiza Figueiredo SoaresDébora Camelo de SouzaGrazielle Rodrigues de Souza BrederJoaquim Tomaz MalaquiasMarcelo Augusto Pires ParrelaMarco Aurélio dos Santos BernardesMarina Carvalho SouzaMarislei Silva DiasSamuel Gomes dos Santos Arruda

TERÇA | 22/12Alexandre Henrique Miranda RosasAlice Goulart Matias dos SantosAntoniela P. MarquesCibele Amorim SilvaCintia Amorim SilvaErika Alves OliveiraIsabella Berbes SilvaIury Guerhardt FerreiraLídice Veloso MachadoMiriam Soares de SouzaMísia Sudário SimãoTatiana Pinto Coelho Freitas

QUARTA | 23/12Cristiane RodriguesElias Moisés VillaverdeGuilherme Duque Sathler VasconcelosIsabela Salgado FélixMonique Achtschin Fraga AbreuNorley Alexandre Bellico Egg

QUINTA | 24/12Davi de Assis Lara NetoDila Alves de AbreuMaurício Rubens de Carvalho GuilhermeMichele Serrano do CarmoNatália de Alcântara CandidoThéo Coelho Vasconcelos

SEXTA | 25/12Adilson Geraldo CornélioMauriza Amâncio SousaNaiara Nascimento Teixeira

SÁBADO | 26/12Ana Carolina Oliveira Zica dos ReisAndreia Ferreira da SilvaDanilo Gonçalves da CostaMaria Rodrigues FerrariPatrícia Andrade AlmeidaRaquel Rocha Pinatti VieiraRenata Bonfim de OliveiraRonaldo Eugênio de Souza FilhoRosangela Aguiar TrottaSamuel Tavares de Souza

Page 3: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Ano do Encorajamento Oitava Igreja 3

Era noite de Natal.Família reunida, casa cheia, todos ocupados com

presentes e roupas, correria, muita “falazada”, muita comida, todos dando atenção a tudo e a ninguém ao mesmo tempo.

O menino viu seu avô sentado ao canto, sozinho em sua cadeira predileta e pediu: Vovô, me conta uma história de Natal? “Ah meu netinho” - disse o vovô – “você escolheu a melhor parte! Sente aqui à minha direita”.

A história começa assim: Em um reino muito, muito distante, as pessoas viviam muito, muito ocupadas. Ocupadas com suas vidas, correndo o tempo todo, falando aos quatro ventos. Uns tinham muita comida, outros, apenas migalhas. Uns tinham toda a atenção, outros eram deixados de lado.

Todos davam atenção a tudo, mas ao mesmo tempo não davam atenção a ninguém.

Foi assim desde que o Príncipe se foi. O Príncipe havia ido para outro lugar, preparar uma nova morada, um novo lugar, uma vez que este reino teria de ser julgado e destruído. As pessoas não mais obedeciam o Rei. Cada um fazia o que queria e, mesmo com os ensinamentos do Rei em seu grande Livro de ouro, ninguém queria ouvir.

Eram egoístas, desobedientes, arrogantes, gananciosos. Eram homens maus no Reino de um Rei bom, e isso não poderia acontecer. Não era pra ser assim. Por causa da desobediência e maldade no coração das pessoas, o Rei mandou a Lei para que cumprissem, mas só o Filho obedecia ao Rei. Então, por misericórdia, o Rei disse que quem seguisse o Príncipe seria salvo e poderia morar nesse novo lugar que seu filho estava preparando. Somente alguns poucos acreditavam que o Príncipe iria voltar. E como esse povo era perseguido! Zombavam deles, os chamavam de tolos por acreditar nessa promessa! “Grande bobagem”, diziam eles, “o Príncipe não tem poder”!

- E agora, vovô? O que vai acontecer com os súditos do Príncipe? E com esses homens maus?

- Em um belo dia, avistou-se o Príncipe correndo em um cavalo branco. Ninguém esperava por isso,

foi uma surpresa – boa para uns, terrível para outros. Sua espada dourada brilhava de longe e sua capa vermelha voava como uma bandeira enorme. Sua coroa mostrava que Ele, agora, não estava voltando apenas para levar seus escolhidos, mas também para julgar todos os homens maus. Tocavam trombetas, gritavam de alegria!

Agora não mais haveria choro, guerras, fome nem miséria. Seria um reino de paz, amor e muita alegria!

- Vovô!!! Como era o nome deste Príncipe?- Meu netinho amado, o nome desse Príncipe é

Jesus, o Príncipe da paz!Foi quando o menino saiu correndo. Seu avô, rindo

de sua atitude, via de longe o neto correr, não sabia ele para quê.

O menino pegou seu pequeno lençol, amarrou sobre os ombros, pegou a Bíblia que ficava exposta na sala – mas ninguém lia, tanto que já estava a amarelar – subiu numa cadeira e começou a gritar em pé com uma grande colher numa mão e a Bíblia na outra! Bíblia aberta em Isaías 9 e peito estufado, gritou o menino aos berros:

- O Príncipe está voltando! Ouçam todos! O Príncipe está voltando! Arrependam-se!

Todos pararam um pouco. Pararam de falar, de andar pra lá e pra cá, pararam e soltaram seus presentes, embrulhos cheios de nada.

Deram as mãos uns aos outros. Entenderam a mensagem. Começaram uma oração que há muito não se fazia, todos juntos em família.

A oração era assim: “Pai, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino (...) em nome de Jesus”.

Amém! Gritou o menino.

O PRÍNCIPE DA PAZ

MENSAGEM DE CAPA

Pr. Bruno Barroso Pastor auxiliar

Page 4: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

4 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

4 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Da Conferência Missionária

ao Uruguai

A “Missão no Uruguai” surgiu a partir da Conferência Missionária de 2013, ocasião em que a Oitava Igreja decidiu adotar doze países por um ano, entre eles, o Uruguai.

O despertamento missionário entre a juventude veio, também, com a visita e recepção em BH de equipes de curto prazo da Alemanha, Finlândia e Croácia. Após os cultos da mocidade, vários jovens foram ao púlpito atendendo ao apelo de dedicar suas vidas ao trabalho missionário.

Em abril de 2015, foi firmada parceria entre o Conselho Missionário e a Mocidade com o objetivo de desenvolver o impacto evangelístico que ocorrerá na segunda quinzena de janeiro de 2016, em Montevidéu e Mercedes.

Somos quase 30 jovens recebendo treinamento teórico e prático sobre a missão da igreja e que, por meio do evangelismo, serviço diaconal e justiça, pretendemos levar as boas novas ao povo uruguaio.

CONTEXTO HISTÓRICO DO URUGUAI O Uruguai é o segundo menor país da América

do Sul e possui cerca de 3,5 milhões de habitantes; é também o menos corrupto da América. Mesmo sendo um pequeno país, possui características singulares em comparação ao restante da América Latina.

Suas principais características são de um país com uma influência europeia muito forte por sua história de colonização, portanto, atualmente é também um país muito secularizado, com um grande número de ateus e seguidores de outros pensamentos filosóficos. Suas leis impedem qualquer expressão religiosa em repartições governamentais. Há um número muito baixo de cristãos no país e a maioria das igrejas evangélicas são pequenas.

Por influência desses fatores, a população passou a ter um pensamento liberal. Atualmente, foram permitidos o casamento homossexual, o aborto e a maconha.

PARCEIROSIgreja Presbiteriana do Uruguai - IPUY,Pr. Maurício Rolim e Sandra – APMT;Comunidad Cristiana de La Ciudad (Pr. Roberto

Almeida e Cristiane);Iglesia Evangelica Viño Nuevo (Miss. Juan e Cintia).

AGRADECIMENTOSAo Conselho da Oitava Igreja, ao Conselho

Missionário, à administração e demais setores da igreja. Somos gratos aos vários irmãos que estão doando seu tempo para nos auxiliar com o planejamento do Flashmob, Acampadentro, Escola Bíblica de Férias, Teatro, Aulas de Espanhol e outras estratégias missionárias.

Registramos, especialmente, o apoio do Pr. Eduardo Carpenter e sua esposa Rita de Cássia. Esse casal de missionários iniciou o “Madres de Oración” (similar ao “Desperta Débora”) e atualmente o movimento já alcançou quase todo o Uruguai.

MOTIVOS DE ORAÇÃO- Interceda pelos integrantes da equipe, por

unidade, ousadia e intrepidez no anúncio do evangelho.- Ore para que mais Igrejas adotem o povo

uruguaio e enviem missionários. - Ore para que o Senhor Jesus derrame um

avivamento em sua Igreja no Uruguai.- Clame para que haja temor a Deus por parte

dos líderes do governo para que editem leis que não conflitem com os valores da Bíblia.

MISSÕES EM FOCO

Page 5: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Ano do Encorajamento Oitava Igreja 5Ano do Encorajamento Oitava Igreja 5

Da Conferência Missionária

ao UruguaiCélia Laranjo

Presidente do Conselho MissionárioInformações: [email protected]

“!Que toda la tierra cante al Señor!¡Proclamen su salvación cada día!

Anuncien su gloria entre las naciones,y sus maravillas a todos los pueblos.

Porque el Señor es grande, y digno de toda la alabanza;

¡Más temibles que todos los dioses!”1Crónicas 16:23-25

A EQUIPE:Aline Fontes Amaynara SousaAna Júlia BorgesBrena ReisBrenda Susie Célia LaranjoCíntia VieiraDanielle FrossardDébora BorgesDenise CruzEduardo BorgesEduardo CarpenterEduardo Matheus Glenda Laranjo

Jader Viana Jennifer Kramer Jéssica Fraga Juliana CandidoJuliana FonsecaLuisa FonsecaLuisa MirandaMarcelo CruzMateus MeloPedro TaiarPriscila AguiarRenato Barba Sarah VerçosaSuamir Chamone

Page 6: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

6 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

Datas EspeciaisDia da Esposa do Pastor Presbiteriano

(2ºdomingo de dezembro)

Em nossa denominação, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no calendário de comemorações celebra-se o dia da esposa do pastor, no segundo domingo do mês – mesmo dia em que é comemorado o dia da Bíblia (há controvérsias sobre o assunto dentro da própria denominação). Celebramos, com muita alegria, a vida e o ministério de cada esposa de pastor.

Regra geral, a esposa do pastor é conhecida como a “mulher sem nome”. Todos nós, contudo, gostamos de ser tratados pelo nome, com carinho, dignidade e respeito, tanto pela frente quanto pelas costas. A esposa do pastor deve ser honrada e admirada por quem ela é.

Há algumas igrejas locais que devem abandonar o estereótipo antigo de pensar que a esposa do pastor tem que saber tocar piano, dirigir o coral, ensinar as crianças, liderar as mulheres, cozinhar em acampamento, etc.

Compreendemos que ela, a irmã “fulana”, esposa do “pê erre”, deve servir a Cristo de todo seu coração e de conformidade com os dons e talentos que o Eterno lhe concedeu, que inclusive pode até incluir algumas daquelas coisas. Ela é agente poderosa no Reino de Deus e, junto com a família pastoral, coopera para que o nome de Jesus seja glorificado.

Toda esposa de pastor deve primeiro ser, como toda mulher casada, esposa e cuidar bem do seu marido e lar. E se o Senhor lhe tiver concedido o privilégio e desafio de ser mãe, deve lembrar que sua família vem antes do seu trabalho e de seu ministério.

Temos visto, a começar da nossa própria igreja que o ministério pastoral vai muito melhor por causa do apoio, cooperação, do ministério, da boa influência e das ajudas incalculáveis da esposa de cada um de nós.

Louvo ao Senhor pela vida de cada mulher que o Senhor deu, que passam pelo desafio, entusiasmo,lágrimas, dores e grandes alegrias de se casar com um pastor.

Registro de modo especial uma palavra de profunda gratidão pela vida e ministério de nossas preciosas e abençoadoras irmãs: Cláudia Maria (Pr. Jeremias), Shirley (Pr. Roberto), Ana Paula Rocha (Pr. Luís Fernando), Ana Paula Câmara (Pr.Gidiel), Débora (Pr. Eduardo), Ana Ester (Pr.Iury), Flávia (Pr. Bruno) e Marlene (Pr. Eloízio).

Nosso carinho e orações.

Pastor Jeremias Pereira

Page 7: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Ano do Encorajamento Oitava Igreja 7

Datas EspeciaisDia do Pastor Presbiteriano

(17 de dezembro)

O Dia do Pastor Presbiteriano foi instituído em homenagem ao Rev. José Manoel da Conceição, o primeiro pastor presbiteriano, brasileiro, a ser ordenado em nossa pátria. José Manoel foi ordenado padre católico em 1844, foi pároco em vários lugares. Foi apelidado de “padre protestante”, pois gastava horas lendo e estudando a Bíblia. Nesse labor, acabou encontrando contradições sérias entre o ensino católico e as Sagradas Escrituras e ensinava aos seus paroquianos suas descobertas bíblicas. À medida que estudava a Bíblia, discordava dos seus superiores. Resolveu, então, deixar a batina e dedicar-se à lavoura no interior de São Paulo. Em 1863, recebeu a visita do missionário Presbiteriano, Blackford. Essa visita fez Conceição firmar suas convicções evangélicas. Depois de várias conversas e tempos de oração, ele decidiu deixar o sacerdócio romano. Em 23 de outubro de 1864 foi batizado, no Rio de Janeiro, pelo fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Ashbel Green Simonton. A partir daí, o irmão Conceição passou a ajudar na evangelização do pais, visitando as cidades onde tinha sido pároco. Em 17 de dezembro de 1865 foi ordenado pastor Presbiteriano, razão pela qual se comemora nessa data o Dia do Pastor Presbiteriano.

Sabemos que todo pastor tem limitações e que nenhum pastor conseguirá corresponder às expectativas de cada membro de sua igreja local

e, muito menos, a expectativa da igreja como um todo e dos irmãos de outras igrejas.

Nenhum pastor realiza seu ministério sem o apoio de sua família e sem o apoio e o auxílio de muitos, muitos, muitos mesmo. Cada pastor deve se esforçar para ser fiel a Cristo e Sua Palavra; orar e amar a igreja e se dedicar fervorosamente à obra de evangelização e missões.

Celebro e celebramos, como pastores, o dia do pastor. Agradecemos às nossas famílias, que têm sido fonte de conforto e abrigo. Louvamos a Cristo pelo apoio do Conselho da Igreja, diáconos, de cada um dos líderes, dos funcionários da igreja e a CADA UMA das amadas ovelhas que oram, encorajam, apoiam, dão dicas, servem, abençoam e tem sido, para cada um de nós, pastores desta amada igreja, uma fonte de consolo, conforto, sustentação e abrigo.

Recebemos tudo isso de vocês de uma maneira tão amorosa e exponencial. Aqui podemos experimentar a realidade: O pastor de uma igreja também é gente.

E, finalmente, nosso louvor e gratidão àquele que nos chamou e nos deu a honra de ser seu pastor auxiliar: o verdadeiro, único, suficiente e pleno Pastor: Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem seja a honra na igreja e a Glória para todo o Sempre. Amém!

Pastor Jeremias Pereira

Page 8: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

8 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

A Infecção por ZIKA vírus é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a Dengue e a Chikungunya. Ele já havia sido isolado em vários países do mundo, mas, desde abril de 2015, tem causado muitas preocupações aos profissionais de saúde brasileiros, sendo já considerado por alguns como uma provável epidemia. Isso porque o Brasil enfrenta grandes dificuldades para conter a reprodução do mosquito transmissor da doença, que segue disseminando vários tipos de vírus, causando milhões de casos de Dengue e outras doenças em todo o país.

A maior preocupação do Ministério da Saúde é com a incidência do vírus em GESTANTES que foram infectadas pelo ZIKA vírus e das quais nasceram bebês com MICROCEFALIA, que significa uma medida da cabeça menor que o padrão esperado para determinado sexo, peso e idade da gestação. A microcefalia pode causar retardo no desenvolvimento motor, cognitivo e fala, problemas na visão, audição, dentre outros.

Os sintomas mais frequentes causados pelo ZIKA vírus são: exantema maculopapular, uma lesão da pele onde se encontra múltiplas e pequenas pápulas avermelhadas, muito próximas umas das outras, deixando a pele com uma aparência “áspera”, podendo coçar bastante, acompanhado de febre, olhos com conjuntiva muito avermelhada, mas sem secreção(50-90% dos casos) e dores leves em várias articulações do corpo que podem ficar inchadas.

CUIDADO COM OZIKA VÍRUS

DICA DE SAÚDEMINISTÉRIO

Monte SinaiOITAVA IGREJA PRESBITERIANA DE BELO HORIZONTE

Qualquer pessoa com suspeita de ZIKA vírus, principalmente se for gestante com a presença das manchas avermelhadas no corpo, deve procurar um médico imediatamente, ter seu caso notificado em impresso próprio, não usar medicamentos sem prescrição, manter repouso, tomar água e líquidos em abundância e fazer todos os exames que forem solicitados. A UNIDADE SENTINELA, em Belo Horizonte, está funcionando na UPA PAMPULHA, que está aparelhada para realizar os exames diagnósticos já prescritos pelos médicos, que notificaram à Secretaria de Saúde os casos suspeitos do ZIKA vírus.

Registramos aqui alguns cuidados específicos e muito importantes para todos, especialmente as gestantes, além daqueles coletivos, já conhecidos, que impedem a proliferação de criadouros do mosquito Aedes:

- Evite locais onde haja grande concentração do mosquito;- Sempre que possível, utilize roupas que protejam partes

expostas do corpo, como braços e pernas;- Consulte o médico sobre o uso de repelentes e verifique

atentamente no rótulo as orientações quanto à concentração e frequência de uso recomendada para gestantes;

- Permanecer, principalmente no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos, como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis.

Page 9: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Ano do Encorajamento Oitava Igreja 9

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno está no Controle de Tudo. Jesus Cristo não foi um plano alternativo do Criador. A vinda de Jesus foi predita desde Gênesis 3.15. O soberano Deus governa a história. Podemos confiar em seu plano para as nossas vidas. Mesmo nos dias mais difíceis, Ele está no controle.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno Deus cumpre suas promessas. A vinda de Jesus Cristo Nosso Senhor, seu nascimento de uma virgem, sua cidade – a vila de Belém de Judá, seu ministério de milagres, consolação, conforto e pregação. No seu berço, já podemos ver a sombra de uma cruz, pois é por meio dela que somos perdoados dos pecados e salvos. As promessas de sua ressureição: todas elas se cumpriram. Podemos confiar que o Senhor manterá sua palavra sobre nossas vidas e sobre a igreja.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno Deus realiza tudo a seu tempo. O relógio de Deus não atrasa nem adianta. Jesus, nosso Senhor, razão do Natal, veio na plenitude dos tempos (Gl. 4.4). Isso nos encoraja a ser pacientes e perseverantes em oração, pois, a seu tempo, o Senhor responderá nossas orações. A seu tempo, Jesus virá outra vez e buscará sua igreja.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno Deus, muitas vezes, opera no “silêncio”. Da visita dos magos, quando Jesus tinha apenas cerca de 2 anos, até seus 12 anos, nada sabemos sobre sua vida e ministério. Isso, é claro, não quer dizer que o Eterno Deus não estava trabalhando. Acalmemos os nossos corações quando temos que passar os “silêncios de Deus “. Louvemos o seu nome. Ele segue trabalhando em favor dos que nEle esperam.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que Ele, o Eterno Deus e verdadeiramente homem, é um presente de amor. O eterno Deus nos amou e nos enviou Cristo, seu filho amado. Jesus, nosso Senhor, entrou na história para que

tivéssemos viva esperança. Ele veio trazer salvação, cura e restauração. Independente de quão tenso e caótico seja o tempo de hoje, Jesus Cristo está vivo e ressuscitou dentre os mortos. “Nele, você e eu podemos confiar”.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno trabalha por intermédio dos seus anjos, políticos, religiosos, homens e mulheres piedosos e os chamados “joões-ninguém”. A história do Natal tem a participação do Anjo Gabriel, Miríades de anjos, José e Maria e pastores anônimos que anunciaram seu nascimento. O Natal nos recorda que o Senhor pode usar poderosamente qualquer pessoa, inclusive eu e você. Aleluia!

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que o Eterno Deus trabalha de formas surpreendes e inovadoras. Quem imaginaria que o Rei dos reis e o Senhor dos senhores nasceria em uma manjedoura? O modo como ele nasceu, desenvolveu seu ministério, morreu e ressuscitou surpreendeu a todos. Podemos esperar confiadamente coisas inéditas do Senhor em nossas vidas, famílias e igrejas. Podemos trabalhar com novos métodos e com criatividade para que o nome de Cristo seja glorificado.

O Natal de Jesus Cristo nos lembra que podemos enfrentar a vida com coragem e esperança. O primeiro natal não foi o fim da história, mas o aviso que tudo mudou. O natal é a encarnação de Cristo e tem que estar ligado à sua morte na cruz, sua ressurreição dentre os mortos, sua ascensão ao trono de glória e sua segunda vinda gloriosa. Portanto, não importa as dificuldades que passamos e enfrentamos, o melhor ainda está por vir. Levemos a vida com fé, coragem, esperança e animados para cumprir a Missão.

MENSAGEM PASTORAL

Pr. Jeremias PereiraPastor titular

FELIZ NATAL Com Cristo

Page 10: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

10 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

1) Por que nossa igreja é chamada de “Presbiteriana”?a) Porque ela é uma igreja histórica.b) Por causa do seu modelo de governo.c) Porque ela foi fundada por João Calvino.

2) Qual ensinamento falso João combatia quando escreveu em sua primeira carta: “Provai os espíritos?” a) Gnosticismo.b) Agnosticismo.c) Unicismo.

3) Qual foi o grande acontecimento no período dos juízes que ficou marcado pela palavra “Ebenézer”?a) Vitória de Samuel sobre os filisteus.b) Vitória de Davi sobre os amalequitas.c) Vitória de Judá sob o comando de Débora.

4) Qual era a mensagem que os amigos de Jó lhe passaram nos momentos de grande angústia enfrentado por ele?a) A angústia é forte, mas é passageira.b) Você vencerá se tiver fé no Senhor.c) Seu sofrimento é fruto do seu pecado.

5) A missão da igreja é...a) Fazer discípulos, competir com o mundo, ensinar teologia.b) Crescer, dominar os principados e potestades, prosperar financeiramente.c) Evangelizar o mundo, glorificar a Deus, servir.

6) Como descobrir a vontade de Deus para minha vida? a) Entrega integral, humildade, mutualidade, serviço, amor. b) Oração, jejum, frequentar a igreja, dar dízimo.c) Ler a Bíblia, guardar os mandamentos, ser batizado.

7) Que “livrinho” era aquele na mão de Jesus em Apocalipse?a) o livro da vida.b) o livro da salvação.c) o livro que continha as revelações sobre o tempo do fim.

8) Como deve ser um discípulo de Cristo, segundo a Bíblia? a) profeta, mestre, andar longe de todos que não são cristãos.b) servo, santo, discipulador, mordomo, seguidor de Cristo.c) estudioso da Bíblia, seguidor de uma religião, cooperador na Igreja.

QUIZ - ESCOLA BÍBLICA DE TREINAMENTOPreparamos um jogo de perguntas e respostas para testar seus conhecimentos sobre a bíblia e a visão da nossa igreja.

É uma forma divertida de avaliar e relembrar tudo o que você já estudou na Escola Bíblica.

De 6 a 8 pontos: Parabéns! Você foi muito bem. Agora que sabemos que você gosta de estudar a bíblia, te convidamos para participar da EBT. Aqui tem um pessoal dedicado em aprender mais de Deus. Só falta você.

De 4 a 6 pontos:Parabéns! Você conseguiu lembrar de muitas coisas, mas se esqueceu de outras, não é? Isso significa que está na hora de renovar seus conhecimentos sobre a palavra de Deus. Venha estudar na EBT.

Menos de 4 pontos:Parabéns por tentar! Mas você está precisando renovar seus conhecimentos e nós estamos aqui para te ajudar. Faça agora sua inscrição para a EBT de 2016. Vamos juntos aprender mais sobre Deus e seus mistérios.

Respostas: 1) b; 2) a; 3) a; 4) c; 5) c

Escola Bíblica de treinamento 2016: Inscrições abertas

Informações: [email protected](31) 3449-8602 - Falar com Daisy.

Responda a mais perguntas e faça sua inscrição no site da Oitava Igreja.

Page 11: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

Ano do Encorajamento Oitava Igreja 11

Foto

: inte

rnet

Cultos de fim de anoDia 25 de dezembroCulto de Natal, às 20h.

Dia 31 de dezembroCulto da virada, às 19h e 22h.

Page 12: Nota de Agradecimento - Oitava Igreja Presbiteriana · Lídice Veloso Machado Miriam Soares de Souza ... Davi de Assis Lara Neto Dila Alves de Abreu ... os chamavam de tolos por acreditar

12 Oitava Igreja Ano do Encorajamento

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 20 de dezembro de 2015 | Edição 2.355

Rua Nestor Soares de Melo, 15, Palmares, CEP 31160-540, Belo Horizonte-MG | ( 31) 3449-8600 | Fax (31) 3449-8630 | www.oitavaigreja.org.br | [email protected]

Deseja se tornar membro daOitava Igreja?

Entre em contato com o Ministério de Integração:

[email protected]

AGENDA SEMANAL

Domingo: 7h - Culto de Celebração | 9h - Culto Infantil | 9h - E.B.T. Adultos, Mocidade e UPA | 9h - E.B.T. Infantil | 10h30 - E.B.T. Juniores | 9h - Culto de Celebração | 11h - Culto de Celebração | 17h - Culto de Celebração | 19h30 - Culto de Celebração | 17h - 1º Domingo do mês | Culto Juniores | 17h - Último domingo do mês | Culto Inglês Segunda: 7h - Reunião de Oração | 19h30 - CETRO | 20h - GCOIs nas casas | 22h30 - Reunião de oração (Mocidade) Terça: 7h - Reunião de Oração | 14h - Tarde da Esperança | 20h - GCOIs nas casas Quarta: 7h - Reunião de Oração | 20h - Culto da família Quinta: 7h - Reunião de Oração | 19h30 - CETRO | 20h - EBT | 20h - GCOIs nas casas | 20h - Culto de Libertação Sexta: 7h - Reunião de Oração | 20h - GCOIs nas casas Sábado: 5h - Reunião de Oração dos Homens (quinzenal) | 18h30 - GCOIs nas casas | 19h30 - Atitude.com (Culto Adolescentes) | 19h30 - Culto Mocidade | 19h30 - Culto Jovens Adultos (quinzenal).

_Textos_Pr. Jeremias Pereira | Pr. Bruno Barroso

_Pastor Responsável_Pr. Luís Fernando Nacif Rocha

_Fotos_Arquivo | Shutterstock | Freeimages

_Impressão e tiragem_Gráfica Del Rey | 1.400

_Gerência de Comunicação_Sara Vasconcelos

_Criação, Diagramação e Capa_Larissa Lopes e Priscila Paly

_Revisão_Talitha Lacerda

Expediente Informativo Oitava IPBH

DÍZIMOS E OFERTAS | No gazofilácio, em espécie, cheque ou comprovante de depósito/transferência. Favorecido Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (CNPJ: 21.854.112/0001-80), nas contas:

BRADESCOAg.: 1850C/C.: 66-3

BANCO DO BRASILAg.: 3857-1C/C.: 89846-5

CAIXA ECONÔMICAAg.: 0815 | OP.: 003C/C.: 2557-2

ITAÚAg.: 6633C/C.: 18997-9

Gálatas 5.25 | “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Hebreus 10.38 | “Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”. Hebreus 11.1 | “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Hebreus 11.6 | “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Marcos 9.23 | “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. João 11.40 | “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”.

Marcos 11.23 | “Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.

Lucas 17.6 | “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

CONTATOS PASTORAISPr. Jeremias Pereira da Silva99179-6968 | [email protected]. Bruno de Pinho T. Barroso 98885-8668 | [email protected]. Eduardo Ribeiro Borges98430-8095 | [email protected]. Eloízio Coelho Alves99437-4896 | [email protected]. Gidiel Câmara Júnior98766-7555 | [email protected]. Iury Guerhardt Ferreira99925-6079 | [email protected]. Luís Fernando Nacif Rocha 98887-2131 | [email protected]. Roberto Teixeira Santos99205-8915 | [email protected]

Sugestões, dúvidas e mais informações | [email protected]

Tendo Deus, unicamente por sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um a de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e os levar a um esta do de salvação, por meio de um Redentor.Referências Bíblicas: Ef 1.4 - Tt 1.2 - Tt 3.4-7 - Jo 17.6.

Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?

DOUTRINAPergunta 19

Seja um voluntário desse ministério que abençoa tantas pessoas por meio da oração e

de palavras que revelam o amor de Cristo.

ENVIE UM EMAIL PARA [email protected]

SEMANA 52

A PALAVRA NOS LÁBIOS E NO CORAÇÃO.

MINISTÉRIOSDA OITAVA

Indicado para os casais grávidos, o curso “Preparação para a Chegada do Bebê” tem por objetivo preparar a mente dos pais para a incrível tarefa de criar uma criança, auxiliá-la na busca pelo crescimento e desenvolvimento saudável e ainda dar direção no desenvolvimento de um plano que satisfaça as necessidades do bebê e do restante da família. Os participantes podem ser casais ou individuais.

O curso contém 5 lições, ministradas em 5 reuniões semanais que acontecem na Oitava Igreja aos domingos de 11h às 11h40 ou 17h às 18h40.

PREPARAÇÃO PARA A CHEGADA DO BEBÊ

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Fabrício 98423-8790 | Simony 98452-2790 3426-4093 (coordenadores do curso).