destaques · nossos leitores votos de boas festas. que 2011 seja um ano de muito sucesso e...

4
Destaques Boletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria n o 16, 17 dez. 2010 Decisões de peso Universidade iniciará 2011 com duas novas Unidades de Ensino e Pesquisa, dois novos cursos de graduação e orçamento estimado em R$ 3,6 bilhões. Leia nas páginas 2, 3 e 4. O Conselho Universitário, órgão decisório máximo da Universidade, em suas duas últimas sessões realizadas neste ano, a primeira deliberativa e, a segunda, temática, no dia 14 de dezembro, deu importantes passos que irão guiar a Instituição em 2011. O orçamento da Universidade, alterações estatutárias e regimentais, reestruturações departamentais e criação de novas Unidades de Ensino e Pesquisa e novos cursos de graduação fizeram parte da pauta das discussões da reunião deliberativa. Neste boletim, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas decisões e o que elas representam para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Na sessão temática, o plano de carreira dos funcionários técnico-administrativos esteve em debate, como parte da série que já discutiu, no Conselho, a estrutura de poder na USP e a questão da inclusão social, realizada no início de novembro. Chegamos à última edição do boletim USP Destaques antes do recesso de final de ano. Esta publicação estará de volta no dia 4 de fevereiro, ou em caráter excepcio- nal, se necessário, a qualquer momento, mas sempre com a proposta de se consoli- dar como importante elo de comunicação entre a Reitoria, alunos, funcionários e professores de nossa Universidade. Como não poderia deixar de ser, queremos aproveitar esta edição para desejar a nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós! Editorial Resoluções de ano novo Reitoria aprova plano de saúde A Reitoria aprovou, no dia 17 de dezem- bro, um Plano de Saúde que será ofere- cido gratuitamente a todos os docentes, funcionários, aposentados e respectivos dependentes (cônjuges e filhos e ou ente- ados até 21 anos de idade) vinculados ao campus da Capital. O Plano de Saúde, que será implantado no segundo trimestre do próximo ano, se constituirá na modalidade autogestão, com rede própria (Hospital Universitário, Complexo Hospital das Clínicas da Facul- dade de Medicina da USP e as UBAS) e rede contratada complementar para atendi- mento ambulatorial em determinadas es- pecialidades e serviços de pronto socorro. O Plano de Saúde abrangerá, em uma pri- meira etapa, a Região Metropolitana da Capital e a cobertura assistencial terá como referência a cobertura básica prevista pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. A Coordenadoria de Saúde será a responsá- vel pela operação do Plano de Saúde. No momento, as instâncias da USP ultimam as providências jurídicas, administrativas e orçamentárias para cumprir o cronograma de ativação previsto para o próximo ano.

Upload: others

Post on 13-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destaques · nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós! Editorial Resoluções de ano novo Reitoria aprova plano

DestaquesBoletim editado pela Assessoria de Imprensa da Reitoria no 16, 17 dez. 2010

Decisões de peso

Universidade iniciará 2011 com

duas novas Unidades de Ensino

e Pesquisa, dois novos cursos

de graduação e orçamento

estimado em R$ 3,6 bilhões.

Leia nas páginas 2, 3 e 4.

O Conselho Universitário, órgão decisório máximo da Universidade, em suas duas últimas sessões realizadas neste ano, a primeira deliberativa e, a segunda, temática, no dia 14 de dezembro, deu importantes passos que irão guiar a Instituição em 2011. O orçamento da Universidade, alterações estatutárias e regimentais, reestruturações departamentais e criação de novas Unidades de Ensino e Pesquisa e novos cursos de graduação fizeram parte da pauta das discussões da reunião deliberativa. Neste boletim, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre essas decisões e o que elas representam para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Na sessão temática, o plano de carreira dos funcionários técnico-administrativos esteve em debate, como parte da série que já discutiu, no Conselho, a estrutura depoder na USP e a questão da inclusãosocial, realizada no início de novembro. Chegamos à última edição do boletimUSP Destaques antes do recesso de final de ano. Esta publicação estará de volta no dia 4 de fevereiro, ou em caráter excepcio-nal, se necessário, a qualquer momento, mas sempre com a proposta de se consoli-dar como importante elo de comunicação entre a Reitoria, alunos, funcionários eprofessores de nossa Universidade. Como não poderia deixar de ser, queremos aproveitar esta edição para desejar a nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós!

Editorial

Resoluções de ano novo

Reitoria aprova planode saúde

A Reitoria aprovou, no dia 17 de dezem-bro, um Plano de Saúde que será ofere-cido gratuitamente a todos os docentes, funcionários, aposentados e respectivos dependentes (cônjuges e filhos e ou ente-ados até 21 anos de idade) vinculados ao campus da Capital. O Plano de Saúde, que será implantado no segundo trimestre do próximo ano, se constituirá na modalidade autogestão, com rede própria (Hospital Universitário, Complexo Hospital das Clínicas da Facul-dade de Medicina da USP e as UBAS) e rede contratada complementar para atendi-mento ambulatorial em determinadas es-pecialidades e serviços de pronto socorro. O Plano de Saúde abrangerá, em uma pri-meira etapa, a Região Metropolitana da Capital e a cobertura assistencial terá como referência a cobertura básica prevista pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. A Coordenadoria de Saúde será a responsá-vel pela operação do Plano de Saúde. No momento, as instâncias da USP ultimam as providências jurídicas, administrativas e orçamentárias para cumprir o cronograma de ativação previsto para o próximo ano.

Page 2: Destaques · nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós! Editorial Resoluções de ano novo Reitoria aprova plano

ExpedienteJoão Grandino Rodas – ReitorHélio Nogueira da Cruz – Vice-reitorAntonio Roque Dechen – Vice-reitor Executivo de AdministraçãoAdnei Melges de Andrade – Vice-reitor Executivo de Rel. InternacionaisTelma Maria Tenório Zorn – Pró-reitora de GraduaçãoVahan Agopyan – Pró-reitor de Pós-GraduaçãoMarco Antônio Zago – Pró-reitor de PesquisaMaria Arminda do N. Arruda – Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária

Este boletim é uma publicação semanal da Assessoria de Imprensa da ReitoriaRua da Praça do Relógio, 109 - Cidade Universitária, São PauloTelefones: 11 3091-3300 / 3091-3220 - e-mail: [email protected]: ArquivoApoio: CCS

Acesse também pelo site - www.imprensa.usp.br

Debate

Odia 14 de dezembro foi marcado pelas duas últimas sessões do Conselho Universitário

neste ano. Na sessão deliberativa, decisões impor-tantes fizeram parte da pauta, como orçamento de 2011, alterações estatutárias e regimentais, re-estruturações departamentais e criação de novas Unidades de Ensino e Pesquisa e de dois novos cursos de graduação. Na sessão temática, o plano de carreira dos funcionários técnico-administrati-vos entrou em discussão.

As sessões temáticas foram instituídas pelo reitor João Grandino Rodas, como ele mesmo ex-plica, “para iniciar discussões sobre os grandes te-mas da Universidade. Essas discussões procuram, dentro do Conselho e fora dele, não só as soluções objetivas para as questões, mas também os cami-nhos procedimentais para se poder chegar a elas”. Segundo ele, esses temas terão continuidade de discussão e voltarão a ser objeto de análises fu-turas do Conselho Universitário. Para o próximo ano, o reitor adianta que novos temas também poderão entrar na programação das reuniões te-máticas.

Na primeira sessão extraordinária realizada com esse intuito, no dia 9 de novembro, dois temas foram discutidos: Estrutura do Poder na USP/Eleições, apresentado pelo professor da Fa-culdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Renato Janine Ribeiro, e Vestibular: In-clusão/Cotas, com a explanação da pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn. Após as apresentações, os temas foram debatidos entre os conselheiros.

Plano de carreiraNa sessão do dia 14, a assistente administra-

tiva do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Nivaldete Aparecida Facco Magordo, que representou o diretor do Departamento, Joel

Souza Dutra, apresentou, aos conselheiros, o resultado da reunião do DRH com representan-tes do Sindicato, realizada na mesma data. Esse novo encontro havia sido acertado entre os dois segmentos na reunião de intenções promovida no início de novembro, com o objetivo de discu-tir a proposta do plano de carreira.

Nivaldete destacou que, para 2011, como pri-meira etapa do projeto, ficou definida a realiza-ção de seis workshops, tendo início na segunda quinzena de janeiro e se estendendo até o mês de março. Esses workshops terão como objetivo a modelagem do sistema integrado de gestão de pessoas por competência. A segunda etapa está prevista para os meses de abril e maio, quando serão realizados workshops de capacitação e acompanhamento da implantação.

“A carreira dos funcionários é uma das prin-cipais preocupações da Administração Central. Queremos que o plano de carreira seja implanta-do o mais rápido possível e, até o final do primeiro semestre do próximo ano, os funcionários técni-co-administrativos possam ter a primeira progres-são dentro do novo plano”, afirmou o reitor.

Discutindo os grandes temasEm sessões extraordinárias, Conselho Universitário debate questões como

plano de carreira, inclusão social e eleições para reitor

Page 3: Destaques · nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós! Editorial Resoluções de ano novo Reitoria aprova plano

Deliberação

Na sessão do dia 14, o Conselho Universitário aprovou a criação de dois novos cursos de

graduação, o Bacharelado em Ciências Biomédi-cas e o Bacharelado em Saúde Pública. Na mes-ma sessão, foi aprovada a criação de uma nova Unidade de Ensino e Pesquisa, o Instituto de Ar-quitetura e Urbanismo de São Carlos, e a trans-formação do Instituto de Relações Internacionais em uma Unidade de Ensino e Pesquisa.

O Bacharelado em Ciências Biomédicas ofere-cerá 40 vagas, será ministrado em período inte-gral e terá duração de oito semestres. O objeti-vo do curso, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), é o de preparar profis-sionais para atuar nas áreas de biofísica, imunolo-gia, microbiologia, parasitologia, fisiologia, bio-logia molecular, histologia humana, bioquímica e embriologia.

O Bacharelado em Saúde Pública, com 40 vagas, em período vespertino, será oferecido pela Faculdade de Saúde Pública. Com duração de oito semestres, o profissional formado neste curso poderá atuar no âmbito da atenção à saú-de, na gestão de sistemas e serviços de saúde, gestão ambiental e desenvolvimento sustentá-vel.

Os dois cursos serão oferecidos no Vestibular FUVEST 2012.

Unidade de Ensino e PesquisaNa mesma sessão, o Conselho Universitário

aprovou a criação de uma nova Unidade de Ensi-no e Pesquisa, o Instituto de Arquitetura e Urba-

nismo de São Carlos (IAUSC). O Instituto irá abri-gar o curso de Arquitetura e Urbanismo, criado em 1985 e até então vinculado à Escola de Enge-nharia de São Carlos (EESC).

Também foi aprovada a transformação do Ins-tituto de Relações Internacionais (IRI), criado em 2004 como instituto especializado, em uma Uni-dade de Ensino e Pesquisa, o que lhe garantirá maior autonomia e flexibilidade em suas ativida-des de ensino, pesquisa e extensão.

Outra importante deliberação do Conselho Universitário foi a emancipação do Departa-mento de Música de Ribeirão Preto, antes vin-culado à Escola de Comunicações e Artes (ECA), e sua incorporação à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), localizada naquele campus. O curso de Música foi implantado no campus de Ribeirão Preto a partir de 2002 como extensão do Departamento da ECA.

MuseusOutra importante decisão do Conselho foi a

aprovação da alteração do Estatuto e Regimento Geral relativo aos Museus, extinguindo a Coorde-nação dos Museus, ligada à Pró-Reitoria de Cultu-ra e Extensão Universitária.

Na prática, essa alteração significa que os qua-tro Museus da Universidade – Museu de Arqueo-logia e Etnologia (MAE), Museu de Arte Contem-porânea (MAC), Museu Paulista (MP) e Museu de Zoologia (MZ) – deixam de ser órgãos de integra-ção e adquirem status similar aos das Unidades de Ensino e Pesquisa.

Aprovados com louvorConselho Universitário autoriza criação de novos cursos e novas Unidades,

além de alterações regimentais e estatutárias

Novo curso da Faculdade de Saúde Pública terá início em 2012. No destaque, o prédio que abriga a Unidade

Page 4: Destaques · nossos leitores votos de boas festas. Que 2011 seja um ano de muito sucesso e prosperidade. Para todos nós! Editorial Resoluções de ano novo Reitoria aprova plano

Orçamento

Há quase três décadas à frente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), o professor

titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) e diretor administrativo da Funda-ção de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Joaquim José de Camargo Engler (foto), concedeu entrevista ao boletim USP Destaques, para falar sobre o orçamento da Universidade para 2011. Acompanhe, a seguir, os principais pontos.

USP Destaques – Professor, gostaria que o senhor explicasse como se define a dota-ção orçamentária para as despesas com a folha de pagamento dos servidores, que re-presenta a principal alínea do orçamento.Engler – O primeiro passo para a definição orça-mentária é com o cálculo com a despesa de pes-soal. Para esse cálculo, a Vice-Reitoria Executiva de Administração leva em consideração a folha vigen-te e a atualiza para o ano seguinte, incluindo previ-são de contratações, acréscimo de benefícios, alte-rações da carreira, entre outros itens, chegando-se ao valor necessário para essas despesas. Em 2010, esse valor foi de R$ 2,6 bilhões, que correspondia à porcentagem de 85% de um orçamento total de R$ 2,9 bilhões. Para 2011, o orçamento total da USP será de R$ 3,6 bilhões, o que faz com que a dotação básica de pessoal de R$ 2,8 bilhões seja 11% maior do que a de 2010 e corresponda, em 2011, a 77,5% do total. Além disso, são colocados recursos para ajustes eventuais, o que leva a dotação para essa alínea ao patamar de R$ 2,9 bilhões, o que corres-ponde, então, a 80% do orçamento total.

UD – Então, não é correto dizer que houve redução dos recursos destinados à folha de pagamento e que isso afetaria futuros rea-justes salariais.Engler – Não, isso não é correto, porque não se co-meça definindo o percentual, mas o valor necessá-rio para as despesas com pessoal, isto é, os 80% são consequência dos cálculos orçamentários. Quanto maior o orçamento, isso fará com que o percentual seja menor. Como já disse, para 2011, as despesas com pessoal terão dotação 11% maior do que a de 2010, passando de R$ 2,6 bilhões para R$ 2,9 bilhões. Em relação à política salarial, essa é uma decisão do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades

A receita da Universidade

Estaduais Paulistas), que envolve a participação das três universidades, de seus reitores e de seus repre-sentantes docentes e dos técnico-administrativos. Para fixar o reajuste, o CRUESP não leva em conta apenas a disponibilidade orçamentária, mas outros parâmetros ligados à área de recursos humanos. O CRUESP implementa a política salarial que julgar correta, sendo que a disponibilidade orçamentária não será entrave para aumentos salariais em 2011, em função das reservas disponíveis.

UD – O senhor poderia apresentar um breve panorama de como se dará a distribuição dos investimentos no item custeios e inves-timentos para 2011?Engler – Foram destinados R$ 122 milhões como dotação básica para as Unidades de Ensino e Pes-quisa, Institutos Especializados, Museus, Hospitais, Órgãos de Apoio e de Serviço e Coordenadorias. Para a Política de Apoio à Permanência e Forma-ção Estudantil, houve um acréscimo de 40,3% nos investimentos. Para o item material bibliográfico, atendendo integralmente à proposta do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), serão destinados R$ 40,8 milhões. Para o Plano Plurianual de Obras, que atenderá às necessidades encaminhadas por todas as Unidades, serão destinados R$ 36,1 mi-lhões. Os projetos especiais das Pró-Reitorias fo-ram ampliados, com destinação total de R$ 37,7 milhões, valores que correspondem às solicitações encaminhadas e integralmente atendidas.

Em entrevista, presidente da COP fala sobre a proposta orçamentária para o próximo ano