nosso corpo é uma grande coleção de células. porém, …º período faciplac... · sistemas...

29
1

Upload: buithu

Post on 29-Sep-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, doátomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essaorganização na figura abaixo.- Átomos formam moléculas, que por sua vez, constituem moléculas maiores, asmacromoléculas.- Essas moléculas estão organizadas em células, a unidade básica da vida.- Grupos especializados de células formam os tecidos.- Os tecidos então se arranjam em órgãos como o coração, o estômago e o rim.- Grupos de órgãos formam os sistemas orgânicos.-Todos esses sistemas se unem para formar o corpo ou o organismo humano.Assim, as células são as menores unidades da hierarquia biológica, semi-autônomas nasua habilidade de conduzir funções básicas, inclusive a reprodução. A replicação demoléculas e componentes subcelulares não ocorre de forma independente, massomente no contexto celular. As células são, portanto, vistas como as unidades básicasdos sistemas vivos. Somente em presença de nutrientes podemos isolar células de umorganismo e induzir seu crescimento e multiplicação em condições de laboratório. Estareplicação semi-autônoma não é possível para quaisquer moléculas individuais oucomponentes subcelulares, que exigem constituintes celulares adicionais para suareprodução. Cada nível sucessivo mais elevado da hierarquia biológica é composto deunidades do nível inferior precedente na hierarquia. Uma característica importantedesta hierarquia reside na impossibilidade de compreensão das propriedades de umdado nível, mesmo a partir do mais completo conhecimento das propriedades de suaspartes componentes.

2

Nosso corpo é uma grande coleção de células. Porém, para que todas estas célulaspossam sobreviver, é necessário que estejam em um ambiente adequado, cujoequilíbrio dinâmico chamamos de homeostase. O temo homeostasia é usado pelosfisiologistas para definir a manutenção de condições quase constantes no meio interno.

3

4

5

6

7

8

9

Este ambiente é vedado de maneira especial pelos epitélios de revestimento.Epitélio simples pavimentoso: ocorre em locais do corpo onde aproteção mecânica é pouco necessária; permite difusão de substâncias.Ex.: endotélio (revestimento dos vasos sanguíneos e linfáticos), alvéolospulmonares.Epitélio simples cúbico: túbulos renais, ovários. Absorção desubstâncias.Epitélio simples prismático ou colunar: revestimento do estômago eintestinos.Epitélio estratificado pavimentoso: pele, boca e esôfago. Proteção.Epitélio pseudoestratificado prismático: fossas nasais, traqueia, brônquios.Epitélio de transição: tecido estratificado cujo número de camadas e formacelulares variam de acordo com a distensão do órgão. Aparecemestratificados planos quando a lâmina epitelial está tensa (distendida) e comoestratificados cúbicos quando o epitélio está contraído. Ex.: bexiga urinária.

10

Nesta explicação não está sendo mencionado o líquido transcelular, como por exemploo humor aquoso, dentro do olho.

11

12

13

O ambiente interno, de dimensões limitadas, depende de uma permanente renovação,pois depois de algum tempo, os nutrientes poderiam se esgotar e os resíduos celularesse acumular no meio interno. Então, como o meio interno (LEC) se mantém constante eadequado para as células?A resposta está no trabalho dos órgãos e sistemas fisiológicos que se desenvolveram emforma de tubos que perpassam diferentes regiões do corpo, como se fossem extensõesdo ambiente externo. Eles são especializados em captar e eliminar substâncias,permitindo sua passagem entre os meios externo e interno. Graças a eles, água, gases,nutrientes e eletrólitos necessários às células se mantém em níveis adequados. Os 3sistemas fisiológicos com estas características são: digestório, respiratório e excretor(renal). Cada um deles tem a responsabilidade de renovar diferentes elementos. Parafins didáticos, poderiam ser chamados de sistemas de tubulações de trocas ou sistemasde trocas.

14

15

16

17

Assim nossa urina tem uma composição que reflete aquilo que o meio internonão necessita mais ou não pode mais acumular.

18

19

É através das artérias e veias que ocorre o transporte dos elementos do meio internopara as diferentes regiões do corpo. Já os vasos que permitem a passagem para dentro efora da circulação quando em contato com os sistemas de troca ou com as células são oscapilares. Sua permeabilidade é garantida em função de suas paredes seremextremamente finas e muitas vezes fenestradas.

20

21

Sem ele, o corpo não poderia se mover para o local adequado no devido tempo paraobter os alimentos necessários para a nutrição. Também proporciona mobilidade paraproteção contra ambientes adversos, sem a qual todo o organismo, com seusmecanismos homeostáticos, poderia ser destruído instantaneamente.

22

Como a reprodução poderia contribuir para a homeostasia?- Em termos celulares, através da divisão contínua de células para reposição daquelas

que morrem.- Em termos de organismo, através da geração de novos seres em substituição aos que

estão morrendo.

23

A maioria dos nossos tecidos é controlada pelos sistemas nervosos e endócrino.Resumidamente, o sistema nervoso regula principalmente as atividades musculares esecretórias do organismo, enquanto o sistema hormonal regula muitas funçõesmetabólicas.Um grande segmento do sistema nervoso é chamado de sistema autônomo. Ele operaem um nível subconsciente e controla as funções dos órgãos internos, incluindo o nívelde atividade de bombeamento pelo coração, movimentos do trato gastrointestinal esecreção de muitas glândulas do corpo.Há no corpo oito principais glândulas endócrinas que secretam substâncias químicaschamadas hormônios. Os hormônios são transportados no fluido extracelular para todasas partes do corpo para participar da regulação da função celular. Assim, os hormôniossão um sistema de regulação que complementa o sistema nervoso.Figura: Regulador parácrino: sinais químicos que atuam nas proximidades do local ondeforam secretados. Molécula secretada por um tipo celular vai atuar sobre células deoutro tipo (sobre células vizinhas a ela).

24

25

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Osreceptores sensoriais são estruturas especializadas na percepção de estímulos doambiente e do interior do corpo (geralmente são neurônios ou células epiteliaismodificadas). Através de impulso nervoso, eles transmitem os estímulos ao sistemanervoso central (SNC), que interpreta e gera respostas adaptativas.

26

27

28

29