nos slides a seguir, observe: a distribuição radial de massa na nebulosa do esquimó; os campos de...

57

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

104 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”
Page 2: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Nos slides a seguir, observe:

• A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó;

• Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho” e no Agulheiro Negro;

• A galáxia em espiral na Protoestrela e na NGC4414.

Page 3: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

HubblHubblee

Page 4: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

O telescópio espacial Hubble está colocado nas O telescópio espacial Hubble está colocado nas bordas externas da atmosfera, a 593 km de bordas externas da atmosfera, a 593 km de

altura.Gira ao redor da Terra à velocidade de 28.000 altura.Gira ao redor da Terra à velocidade de 28.000 km por hora e completa a órbita em 97 minutos. Seu km por hora e completa a órbita em 97 minutos. Seu

nome é uma homenagem ao astrônomo Edwin nome é uma homenagem ao astrônomo Edwin Hubble. Lançado em1990, o telescópio é um projeto Hubble. Lançado em1990, o telescópio é um projeto

da NASA e da ESA, inaugurando o programa de da NASA e da ESA, inaugurando o programa de Grandes Observatórios. Pesa cerca de 11.000 quilos Grandes Observatórios. Pesa cerca de 11.000 quilos e sua forma cilíndrica tem o comprimento de13,2 e sua forma cilíndrica tem o comprimento de13,2

metros e um diâmetro máximo de 4,2 metros. São do metros e um diâmetro máximo de 4,2 metros. São do Hubble as melhores imagens já obtidas do Universo. Hubble as melhores imagens já obtidas do Universo.

Referências : a) galáxia/nebulosa – conjunto de milhares de estrelas.Haverá no Cosmo mais de 100 bilhões de galáxias; b) ano-luz: distância percorrida pela luz

durante um ano: 9,5 trilhões de quilômetros. ClicarClicar lentolento

Page 5: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Estação Espacial Internacional

Page 6: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Vista do interior da naveVista do interior da nave

Page 7: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

O melhor de HubbleO melhor de Hubble

Vistas fantásticas do Universo, com seus Vistas fantásticas do Universo, com seus bilhões de galáxias, estrelas e corpos celestes, bilhões de galáxias, estrelas e corpos celestes,

a distâncias que é impossível imaginar. a distâncias que é impossível imaginar.

Page 8: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Primeiro, a Galaxia do Chapeu, ou a M 104. Fica à distância de uns 28 Primeiro, a Galaxia do Chapeu, ou a M 104. Fica à distância de uns 28 milhões de anos-luz. Considerada a melhor foto feita por Hubble.milhões de anos-luz. Considerada a melhor foto feita por Hubble.

(

Page 9: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Depois, a fabulosa Nébula Mz3, chamada Nebulosa da Formiga, pela Depois, a fabulosa Nébula Mz3, chamada Nebulosa da Formiga, pela sua aparência. Está situada entre 3000 e 6000 anos-luz.sua aparência. Está situada entre 3000 e 6000 anos-luz.

Page 10: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

A terceira é a Nebulosa do Esquimó, NGC 2392, situada a 5000 A terceira é a Nebulosa do Esquimó, NGC 2392, situada a 5000 anos-luz.anos-luz.

Page 11: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Segue a impressionante Nebulosa do Olho de Gato.Segue a impressionante Nebulosa do Olho de Gato.

Page 12: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Quinto lugar: Nebulosa Hourglass e seu misterioso Quinto lugar: Nebulosa Hourglass e seu misterioso estreitamento central, situada a 8000 anos-luzestreitamento central, situada a 8000 anos-luz.

Page 13: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Agora, a Nebulosa do Cone, a 2.5 anos-luz.Agora, a Nebulosa do Cone, a 2.5 anos-luz.

Page 14: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Sétimo lugar: fragmento da Nebulosa do Cisne, situada a 5500 anos-luz de Sétimo lugar: fragmento da Nebulosa do Cisne, situada a 5500 anos-luz de distancia.Descrita como " borbulhante oceano de hidrogenio com porções distancia.Descrita como " borbulhante oceano de hidrogenio com porções

de oxigênio, enxofre e outros elementos"de oxigênio, enxofre e outros elementos"

Page 15: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Em oitavo lugar, a preciosa imagem da chamada "Noite de Estrelas"Em oitavo lugar, a preciosa imagem da chamada "Noite de Estrelas"

Page 16: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

9º lugar: duas galáxias em redemoinho: a NGC 2207 e a IC 2163, situadas a 9º lugar: duas galáxias em redemoinho: a NGC 2207 e a IC 2163, situadas a 114 milhões de anos-luz.114 milhões de anos-luz.

Page 17: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Agora, fragmento da Nebulosa Trífida, um berço de estrelas a 9000 Agora, fragmento da Nebulosa Trífida, um berço de estrelas a 9000 anos-luz.anos-luz.

Page 18: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Outras imagens de HubbleOutras imagens de Hubble

Page 19: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Sonda Voyager 1

Page 20: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Situação atual - Voyager 1 (102 AU)

Page 21: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Planeta no ano 2003 UB 313 (Eris)

Page 22: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Cometa Halley Cometa Halley

Page 23: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

M16: Nebulosa da Águia

Page 24: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

M57: Nebulosa do Anel

Page 25: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Nebulosa RCW 79

Page 26: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

NGC 2237: Nebulosa da Roseta

Page 27: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

M42: Nebulosa de Orión

Page 28: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Protoestrela

Page 29: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Via Láctea (assinalado o nosso Sol , nosso bairro cósmico)

Page 30: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Agulheiro negro

Page 31: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

NGC 4414

Page 32: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

A Terra com nuvens

Page 33: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

A Terra sem nuvens

Page 34: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Terra com Lua Crescente

Page 35: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Terra com Lua Nova

Page 36: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Terra com Lua Cheia

Page 37: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

O sol com atmosfera

Page 38: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

O sol sem atmosfera

Page 39: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Venus sem nuvens

Page 40: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Venus com nuvens

Page 41: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Mercurio

Page 42: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Marte

Page 43: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas Marte, Phobos e Deimos

Page 44: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Júpiter

Page 45: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas satélites Júpiter (os 8 primeiros, os mais próximos)

Page 46: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Saturno

Page 47: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas Saturno e Satélites

Page 48: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Urano

Page 49: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas de Urano e Satélites

Page 50: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Netuno

Page 51: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas de Netuno (exceto Nereida)

Page 52: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbitas de Netuno (Nereida e Tritão)

Page 53: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Plutão

Page 54: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Órbita de Plutão e Caronte

Page 55: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

A Vía Láctea

Page 56: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Não há palavras.diante destes monumentos de luzes e cores.Não há palavras.diante destes monumentos de luzes e cores.A Nebulosa da Aguia fica na constelação da Serpente, e é uma janela A Nebulosa da Aguia fica na constelação da Serpente, e é uma janela aberta no meio da noite estrelada.Em seu interior, jovens estrelas em aberta no meio da noite estrelada.Em seu interior, jovens estrelas em

formação, criando um formidavel espetáculo de emissões gasosas.formação, criando um formidavel espetáculo de emissões gasosas.

Page 57: Nos slides a seguir, observe: A distribuição radial de massa na Nebulosa do Esquimó; Os campos de spin presentes na 9ª foto “duas galáxias em redemoinho”

Tema musical: BSO “Blade Runner” LMG Diciembre 2008

O Universo tem limites ? Vai ser eterno ? Viajaremos por ele O Universo tem limites ? Vai ser eterno ? Viajaremos por ele ? ?

A isso o Hubble não pode responder. Os bilhões de galáxias, A isso o Hubble não pode responder. Os bilhões de galáxias, estrelas, planetas e outros corpos celestes, as distâncias estrelas, planetas e outros corpos celestes, as distâncias

infinitas, as dimensões fantásticas e a dinâmica das infinitas, as dimensões fantásticas e a dinâmica das transformações situam o Universo muito além da transformações situam o Universo muito além da

imaginação e das indagações humanas. Nosso planetinha imaginação e das indagações humanas. Nosso planetinha está dentro dele. É uma jóia minúscula, mas berço de está dentro dele. É uma jóia minúscula, mas berço de

nossas vidas e repositório de outras tantas maravilhas. nossas vidas e repositório de outras tantas maravilhas.

Em tudo, o Universo assombra, espanta e encanta. Para que Em tudo, o Universo assombra, espanta e encanta. Para que ele exista é necessário que haja um Criador. Com Poder, ele exista é necessário que haja um Criador. Com Poder,

Inteligência, Criatividade, gosto pela Beleza e pela Vida, em Inteligência, Criatividade, gosto pela Beleza e pela Vida, em grau máximo. grau máximo.

É um privilégio de nossa geração poder conhecer melhor e É um privilégio de nossa geração poder conhecer melhor e ser participante desta obra incomparável de Deus.ser participante desta obra incomparável de Deus.