no ano passado, a rezar a deus seu pai - farol >> páscoa  · web viewa ovelha perdida -...

4
Isso mesmo: chama-se Bíblia. Estão lá escritas as palavras que Jesus disse e muitas outras que nos falam d’Ele. E outras ainda que nos falam de Deus e em que Deus nos fala. E já sabiam que umas partes da Bíblia já estavam escritas, quando Jesus nasceu e viveu? É verdade: esta parte já estava escrita. Mostrar o Antigo Testamento. De maneira que também Jesus lia muito essa parte. Lia tanto, tanto, que até sabia muita coisa de cor. E também Ele punha em prática o que Deus diz nessa parte. Portanto, também Jesus amava muito a Bíblia. Estás a ver como este livro grande é tão importante: estão aqui as palavras de Deus. 7. Durante esta semana, vais pegar na Bíblia todos os dias e vais ler algumas histórias de Jesus. Antes de começares a ler dizes «Fala Senhor” e depois lês e fazes a actividade correspondente. De acordo? Parábolas: O Bom Samaritano - Lucas (10, 25-37) A ovelha perdida - Mateus18.12-14 NOTA: No encontro com a catequista (30 de Outubro) a criança deve: Levar o catecismo com as frases da página 20 completas. Levar e mostrar a folha com as actividades feitas sobre as parábolas O próximo encontro com a catequista é no dia 30 de Outubro, às 17:30 EM PONTO! DATAS DOS ENCONTROS: Outubro – 16, 30 Novembro – 13, 27 Dezembro – 11 Janeiro – 8, 22 Fevereiro – 5, 19 Março – 5, 19 Abril – 2, 16, 30 Maio – 14, 28 Junho – 11, 25 CATEQUESE FAMILIAR TEMA 3 ESCUTAR JESUS CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS

Upload: truongdien

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: no ano passado, a rezar a Deus seu Pai - FAROL >> Páscoa  · Web viewA ovelha perdida - Mateus18.12-14. NOTA: No encontro com a catequista (30 de Outubro) a criança deve: Levar

Isso mesmo: chama-se Bíblia. Estão lá escritas as palavras que Jesus disse e muitas outras que nos falam d’Ele. E outras ainda que nos falam de Deus e em que Deus nos fala.

E já sabiam que umas partes da Bíblia já estavam escritas, quando Jesus nasceu e viveu? É verdade: esta parte já estava escrita.

Mostrar o Antigo Testamento.

De maneira que também Jesus lia muito essa parte. Lia tanto, tanto, que até sabia muita coisa de cor. E também Ele punha em prática o que Deus diz nessa parte. Portanto, também Jesus amava muito a Bíblia. Estás a ver como este livro grande é tão importante: estão aqui as palavras de Deus.

7. Durante esta semana, vais pegar na Bíblia todos os dias e vais ler algumas histórias de Jesus. Antes de começares a ler dizes «Fala Senhor” e depois lês e fazes a actividade correspondente. De acordo?

Parábolas: O Bom Samaritano - Lucas (10, 25-37) A ovelha perdida - Mateus18.12-14

NOTA:No encontro com a catequista (30 de Outubro) a criança deve:

Levar o catecismo com as frases da página 20 completas.

Levar e mostrar a folha com as actividades feitas sobre as parábolas

O próximo encontro com a catequista é no dia 30 de

Outubro,às 17:30 EM PONTO!

DATAS DOS ENCONTROS:

Outubro – 16, 30 Novembro – 13, 27 Dezembro – 11Janeiro – 8, 22 Fevereiro – 5, 19 Março – 5, 19Abril – 2, 16, 30 Maio – 14, 28 Junho – 11, 25

CATEQUESE FAMILIAR

TEMA 3ESCUTAR JESUS

CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS

1. As crianças escutam e seguem com interesse aquilo que as satisfaz, que corresponde às suas necessidades e seu bem momentâneo ou permanente. Talvez mais do que os adultos, devido à fase de crescimento e aprendizagem em que se encontram. E, na medida em que são conquistadas para Jesus, ouvem-No e seguem-No com um interesse tantas vezes exemplar. É na base disso que elas são convidadas a terem um respeito especial pela Palavra de Deus, contida na Bíblia, respondendo assim ao convite de Deus no monte da transfiguração: “Escutai-O!”

2. Dada a importância da Bíblia na vida da Igreja, particularmente nas suas celebrações, a parte da catequese referente à Palavra é decalcada na leitura do Evangelho da missa. É uma ocasião para as crianças serem iniciadas nessa celebração e assim participarem nela de um modo mais atento.3. A importância da Bíblia nesta catequese confirma o lugar central que ela vem ocupando em toda a catequese e prepara para acolher os ensinamentos que Jesus vai transmitir nas próximas.

DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE

1 Ainda te lembras da história que ouviste nas duas catequeses anteriores? Pensa um bocadinho e, depois, vais tentar contá-la.

Então vamos lá à história com Jesus, que ouviram aqui. O pai/mãe vai alinhavando, com a criança, o relato a transfiguração de Jesus. Quando chegar às palavras de Pedro e de Deus, tenta que as

Page 2: no ano passado, a rezar a Deus seu Pai - FAROL >> Páscoa  · Web viewA ovelha perdida - Mateus18.12-14. NOTA: No encontro com a catequista (30 de Outubro) a criança deve: Levar

crianças as digam no seu teor exacto: “Mestre, como é bom estarmos aqui”; “Este é o Meu Filho muito amado”; “Escutai-O”.

Depois de chamar a atenção para a figura da página 17, conclui: Estás de parabéns. Estiveste muito atento às catequeses anteriores: ouviram e escutaram o que eu te disse aqui. Não fizeste como fazem algumas pessoas: entram-lhes as coisas por um ouvido e saem-lhes por outro. E, às vezes, talvez aconteça o mesmo contigo.Diz-me: quando é que isso não acontece? Quando é que tu estás mesmo atento àquilo que te dizem? Sem perder uma palavra?

(Deixar que se exprima e concluir):Nós ouvimos com atenção, quando nos interessa aquilo que nos é dito: quando é para nosso bem e também quando gostamos muito das pessoas que nos falam.

(As palavras seguintes podem ser ditas numa intensidade de voz mais baixa):

Mesmo quando essas pessoas falam assim baixinho... mesmo nessa altura nós somos todos ouvidos. Não queremos perder nenhuma palavra, porque sabemos que o que nos dizem é para nosso bem e, sobretudo, se gostamos muito da pessoa que nos fala...Parabéns! Mesmo a falar baixinho, estás a ouvir-me, como me ouviste quando te falei de Jesus.

2. Vamos, portanto, escutar Jesus. Ele fala-nos aqui na catequese. E mais onde? (Deixar que se exprima e orientar sobretudo para a Eucaristia):Na Missa. E sabes dizer como é que nós fazemos, quando Jesus, nos fala na Missa? Por exemplo: estamos sentados ou de pé? Quando são palavras de Jesus ou dos livros que falam mais de Jesus estamos de pé.Habitualmente, quem lê essas palavras é o senhor Padre. Às vezes, ele até vai acompanhado de dois acólitos, cada um com uma vela acesa. É sinal de que é muito importante o que vai ler. É como uma luz que nos ilumina e nosguia. E sabes dizer o que é que nós, antes e depois da leitura do Evangelho, dizemos? Chama-se Evangelho, porque as palavras de Jesus estão escritas nuns livros chamados Evangelhos. Então o que é que nós dizemos antes e depois da leitura? Quando o senhor Padre diz: “Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus”, o que é que nós respondemos?...Exacto: “Glória a vós, Senhor!”Estamos a louvar, a dar glória a Deus pelas palavras de Jesus e sobre Jesus, por serem tão importantes... e por estarmos atentos a elas.Diz outra vez, para não te esqueceres... “Glória a vós, Senhor!”

O pai/mãe pode repetir, até se certificar de que a criança fixou bem.

3. Eu hoje vou ler a palavra de Jesus, como na Missa. Estás de acordo?Não está cá o senhor Padre, mas eu faço as vezes dele.

Então vamos fazer assim: eu irei pegar na Bíblia, o livro da Palavra de Deus, e tu pegas numa VELA acesa.Já estamos preparados para ouvir a palavra de Jesus. E vamos estar com muita atenção.

4. O pai/mãe pega na Bíblia (que está pousada por cima de uma pedra), levanta-a aberta em Mateus 7, 24-27Pai/mãe: “Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S.

Mateus”:Criança: “Glória a vós, Senhor!”(…)Pai/mãe: “Palavra da Salvação.”Criança: “Glória a vós, Senhor!”

5. Então, vamos lá ver se ouviste mesmo bem o que Jesus nos acaba de dizer. Do que falava Ele?Falava exactamente das suas palavras, dos seus ensinamentos. Já vimos que são muito importantes. Mas basta ouvi-las? É preciso pô-las em prática. Assim é que se vê como não entram por um ouvido e saem pelo outro.E as pessoas que as põem em prática, espero que sejamos nós. Pelo menos se for como até agora... e a que é que Ele compara as pessoas que põem em prática as suas palavras? Que fazem o que Ele diz?

Deixar que se exprima e sem comentar para já, levante a Bíblia, e descubra a pedra que lhe serve de suporte.

É uma pedra. Neste caso não é uma pedra para fazer uma casa, mas, segundo nos disse Jesus, é a pedra ou rocha sobre a qual um homem, que seja esperto e inteligente, constrói a sua casa (chamar a atenção para as figuras da página 18 que ilustram o evangelho). E não sobre a areia. Se for sobre a areia, com o vento e a chuva a casa cai logo. Mas se estiver construída sobre uma rocha não cai, é segura.Pois bem, são assim também as pessoas que ouvem as palavras de Jesus e fazem como Ele nos diz: ouvem as suas palavras e põem-nas em prática. Essas pessoas não se deixam abater, desanimar, desistir por qualquer coisita. São pessoas fortes, seguras, porque estão unidas a Jesus e podem contar com a sua ajuda e protecção.Nem é preciso dizer que nós queremos ser dessas pessoas. É verdade ou não?... Então iremos não apenas ouvir as palavras de Jesus, mas seguir, fazer o que Ele nos diz. Ele pode contar contigo?Vamos agora completar as frases da página 20.

6. Muito bem. Tenho uma ideia, para mostrarmos ainda mais que apreciamos e amamos muito as palavras de Jesus. Queres ouvir?Estão todos a ver o livro onde estão escritas as palavras de Jesus? Apontar para Bíblia. Alguém se lembra de como se chama este livro?

Page 3: no ano passado, a rezar a Deus seu Pai - FAROL >> Páscoa  · Web viewA ovelha perdida - Mateus18.12-14. NOTA: No encontro com a catequista (30 de Outubro) a criança deve: Levar