no abrigo lar sol nascente em itumbiara, crianÇas …online.folhadenoticias.com.br/6211.pdf ·...

4
Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Página 1 Itumbiara, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Ano XXVIII Nº 6211 Crianças e adolescentes sonham com acolhimento de uma família O número de histórias de vida de crianças e jovens que cres- cem em abrigos é cada vez maior. Em 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção, as atenções estão voltadas para os jovens que ainda vivem em abrigos e não conseguiram uma família. De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção, mais de 45 mil crianças e adolescentes estão acolhidos no Brasil, 7 mil estão cadastrados. Porém, a maioria é formada por crianças com mais de cinco anos de idade. Os números refletem um cená- rio em que jovens crescem dentro dos abrigos e não têm para onde ir quando completam 18 anos. Segundo o cadastro de adoção, existem hoje 5 vezes mais pre- tendentes do que crianças disponíveis para adoção. Mas se o nú- mero de pessoas querendo adotar é maior do que o de crianças cadastradas por que muitas delas completam 18 anos ainda em instituição de acolhimento? A resposta vem do juiz da 1ª Vara Cível e da Infância e da Juventude de Itumbiara, Sílvio Jacinto Pereira, ao destacar que muitas vezes o que dificulta o processo de adoção é o perfil escolhido pelas famílias. De acordo com ele, a maioria dos pretendentes busca por recém-nascidos, de cor branca, sexo feminino e sem irmãos, e essa não é a realidade encontrada nos abrigos, como o Lar Sol Nascente de Itumbiara. Veja reportagem que mostra a rotina de várias crianças e adolescentes que moram na unidade de acolhimento. (64) 3431-9192 NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE VÁRIAS IDADES, MORAM HÁ VÁRIOS ANOS ENQUANTO AGUARDAM SEREM ADOTADAS POR FAMÍLIAS Enquanto aguarda o acolhimento de uma família, criança mora no Abrigo, onde recebe todo apoio e carinho. Lar Sol Nascente tem várias crianças na faixa de “adoção tardia” PÁGINA 4 Primeira-dama Fernanda Nassar, prefeito Zé Antônio e bispo dom Fernando Brochini durante missa no Capim de Ouro que reuniu milhares de fiéis de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de maio, encerramento da Festa em louvor à Padroeira do Município de Itumbiara Seminário contra dengue em agosto A Superintendência Municipal de Endemias, em parceria com a Secreta- ria de Saúde e Prefeitura de Itumbiara, promove no mês de agosto o 3º Semi- nário de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e suas Epidemias e 2º Seminá- rio de Controle Vetorial. O evento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Saú- de e Ministério da Saúde, acontecerá durante três dias, entre 14 a 16 de agos- to. Cunha (Porteirão), Zé Willian (Panamá) e André Chaves (Buriti Alegre) na Marcha em Brasília PÁGINA 3

Upload: trankhanh

Post on 09-Dec-2018

255 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS …online.folhadenoticias.com.br/6211.pdf · Seminário contra dengue em agosto A Superintendência Municipal de Endemias, em parceria

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Página 1

Itumbiara, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Ano XXVIII Nº 6211

Crianças e adolescentes sonhamcom acolhimento de uma família

O número de histórias de vida de crianças e jovens que cres-cem em abrigos é cada vez maior. Em 25 de maio, data em que secomemora o Dia Nacional da Adoção, as atenções estão voltadaspara os jovens que ainda vivem em abrigos e não conseguiram umafamília. De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção,mais de 45 mil crianças e adolescentes estão acolhidos no Brasil,7 mil estão cadastrados. Porém, a maioria é formada por criançascom mais de cinco anos de idade. Os números refletem um cená-rio em que jovens crescem dentro dos abrigos e não têm para ondeir quando completam 18 anos.

Segundo o cadastro de adoção, existem hoje 5 vezes mais pre-tendentes do que crianças disponíveis para adoção. Mas se o nú-mero de pessoas querendo adotar é maior do que o de criançascadastradas por que muitas delas completam 18 anos ainda eminstituição de acolhimento? A resposta vem do juiz da 1ª Vara Cívele da Infância e da Juventude de Itumbiara, Sílvio Jacinto Pereira,ao destacar que muitas vezes o que dificulta o processo de adoçãoé o perfil escolhido pelas famílias. De acordo com ele, a maioriados pretendentes busca por recém-nascidos, de cor branca, sexofeminino e sem irmãos, e essa não é a realidade encontrada nosabrigos, como o Lar Sol Nascente de Itumbiara. Veja reportagemque mostra a rotina de várias crianças e adolescentes que moramna unidade de acolhimento.

(64) 3431-9192

NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE VÁRIAS IDADES,MORAM HÁ VÁRIOS ANOS ENQUANTO AGUARDAM SEREM ADOTADAS POR FAMÍLIAS

Enquanto aguarda o acolhimento de uma família, criança mora no Abrigo, onde recebe

todo apoio e carinho. Lar Sol Nascente tem várias crianças na faixa de “adoção tardia”PÁGINA 4

Primeira-dama Fernanda Nassar, prefeito Zé Antônio e bispo dom Fernando Brochini durante missa no Capim de Ouro que reuniu milhares de fiéis de

Santa Rita de Cássia, no dia 22 de maio, encerramento da Festa em louvor à Padroeira do Município de Itumbiara

Seminário contradengue em agosto

A Superintendência Municipal deEndemias, em parceria com a Secreta-ria de Saúde e Prefeitura de Itumbiara,promove no mês de agosto o 3º Semi-nário de Enfrentamento ao AedesAegypti e suas Epidemias e 2º Seminá-rio de Controle Vetorial. O evento, quetem apoio da Secretaria Estadual de Saú-de e Ministério da Saúde, acontecerádurante três dias, entre 14 a 16 de agos-to.

Cunha (Porteirão), Zé Willian (Panamá) e André

Chaves (Buriti Alegre) na Marcha em Brasília

PÁGINA 3

Page 2: NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS …online.folhadenoticias.com.br/6211.pdf · Seminário contra dengue em agosto A Superintendência Municipal de Endemias, em parceria

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018Página 2

Imóvel à vendaVILA DE FURNASCasa com 03 dormitórios,sala, cozinha, área deserviços, banheiro social,garagem. Área total doterreno: 1.320m² . RuaAngra dos Reis, n.°14, Vilade Furnas - Itumbiara/GO.Contato: 62 9 9965-1741(Waldemir)

Salas ComerciaisAluga-se SalasComerciais. Excelenteespaço físico, na ViaExpressa Múcio de SouzaRezende n.º 4.155 -Itumbiara/GO. Contato: 649245-2536

Leia,assine

anuncieno maiorJornal do

Sul deGoiás

Telefone: (64)

3431-8037

Page 3: NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS …online.folhadenoticias.com.br/6211.pdf · Seminário contra dengue em agosto A Superintendência Municipal de Endemias, em parceria

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Página 3

TRILHA SOLIDÁRIA- Dia 08 de julho acontece o 2º

Encontro MTB, com 45 quilômetros de trilha e almoço no

Pesque Pague Recanto do Engenho, na saída para Cachoei-

ra Dourada. A renda do evento será revertida à APAE Itumbiara.

TJGOA juíza substituta em segundo grau Lilia Mô-nica Escher está respondendo pelo gabinetedo desembargador itumbiarense NicomedesDomingos Borges, na 1ª Câmara Criminal doTJGO. Ele fica no posto até o dia 27, quandoNicomedes retoma as atividades após licen-ça para tratamento de saúde.

CODEGOQuem também deu uma pausa no trabalhopara cuidar da saúde é o diretor Financeiro daCompanhia de Desenvovimento Econômico deGoiás (CODEGO), Raul Jota Santos, que acu-mula a função de presidente do Itumbiara Es-porte Clube.

TREEm decisão monocrática do desembargadorZacarias Coêlho, indeferiu prosseguimento emAção de Investigação Judicial proposta pelosenador Ronaldo Caiado (DEM) contra o go-vernador Zé Eliton (PSDB) e o prefeito deItumbiara, Zé Antônio (PTB) por evento festivona entrega de cartões do Renda Cidadã, nomês de abril.

LegendasDecisão do juiz eleitoral Roberto Neiva Borges(16ª Zona) desaprovou as contas do PTC eSolidariedade de Itumbiara, referentes ao exer-cício financeiro de 2016. Em relação ao PDT,as contas foram aprovadas com ressalvas.

PP/MDBUma aliança entre PP e MDB na eleição emGoiás pode favorecer o ex-prefeito Chico Balla,pré-candidato a deputado estadual pelos Pro-gressistas. Daniel Vilela teve encontro comBaldy e Ciro Nogueira na quarta à noite.

NOVA AGENDA- A visita do deputado federal e presiden-

te regional do MDB Daniel Vilela a Itumbiara, foi adiada para

a primeira semana de junho. Daniel destinou emenda de R$

1,5 milhão para obras de pavimentação na cidade.

Prefeitos na marcha em defesados municípios, em BrasíliaPrefeitos da Região Sul estãoparticipando da XXI Marcha em Defesados Municípios, na capital federal,buscando soluções para os problemasenfrentados em suas Prefeituras. Oencontro deste ano tem uma pautaextensa, com destaque para asreformas Trabalhista, Previdenciária eTributária, reivindicações e projetos queterão forte impacto nas administraçõesmunicipais, como os resíduos sólidos,repatriação de recursos, derrubada do

Giro no SulDeputado estadual Álvaro Guimarães (DEM)percorreu na última semana as cidades deÁgua Limpa, Panamá, Marcianópolis(Goiatuba), Anhanguera, Corumbaíba e BomJesus, participando de eventos e atividadesdo mandato.

Se deu malUm advogado -cujo nome não foi revelado- foidetido na última quarta-feira, 23, com umagrande quantidade de equipamentos eletrôni-cos ao tentar entrar no presídio de Formosa.10 celulares, carregadores e fones de ouvidoforam encontrados dentro de rodas, vassou-ras e material de limpeza. O advogado foi de-tido e autuado em flagrante.

IFGA árvore solar instalada no Câmpus Itumbiarado Instituto Federal Goiás será inaugurada napróxima segunda-feira, dia 28, às 19h. A inau-guração ocorrerá dentro da cerimônia de aber-tura do II Workshop de Fontes Renováveis deEnergia.

Energia solarChamada de “palmeira solar”, o equipamentomede 11 metros de altura e ocupa uma áreaaproximada de 20 m². Nas dez “folhas” da pal-meira estão instalados painéis fotovoltaicosque irão captar a luz do sol e transformá-laem energia elétrica para o Câmpus.

DecisãoJuiz da 6ª Vara Cível de Goiânia, Ronnie Paesdeterminou a desobstrução das rodovias BR-153 e BR-060, que passam por Goiânia. Casohaja descumprimento, o magistrado impôsmulta diária de R$ 50 mil contra a AssociaçãoBrasileira de Caminhoneiros e Sindicato dosTransportadores de Cargas.

ApoioEm Itumbiara, proprietários de vans escolaresmanifestaram apoio aos caminhoneiros na BR-153. A categoria também protesta contra o altovalor do óleo diesel, que achata os rendimen-tos de quem trabalha com transporte escolar.

Chica DoidaComeça hoje e segue até domingo a quartaedição do Festival Chica Doida, no Parque deExposições em Quirinópolis. Entrada gratuita.

Campanha do Agasalho Pegue e Leve naBanca Sant a Rita, na Praça da RepúblicaO superintendente de Endemias, Tom de Oliveira, iniciou nesta semana uma Campanha doAgasalho, em formato diferente das campanhas anteriores. Foi instalada uma girafa comcabides ao lado da Banca Santa Rita, na Praça da República e as pessoas que tiveremalgum agasalho usado podem passar no local e pendurá-lo. Lado outro, quem necessita davestimenta passa e retira o agasalho. Não é necessário consultar ninguém ou fazer cadas-tro. A simplicididade da campanha impressiona, pois é muito fácil doar e ao mesmo temporetirar um agasalho. Tom lembra que a temperatura está muito baixa em Itumbiara e hámuitos moradores de rua e necessitados que precisam ser amparados neste frio.

veto às mudanças no Imposto SobreServiços (ISS) e mudanças no PisoNacional do Magistério.Os prefeitos André Chaves (MDB), deBuriti Alegre, Zé Willian (PR), dePanamá e José Cunha (PSDB), dePorteirão, participaram da abertura daMarcha e estão acompanhando junto àbancada goiana de deputados federaise senadores as decisões do governofederal e do Congresso sobre a pautamunicipalista.

Cunha (Porteirão), Zé Willian (Panamá), André Chaves (Buriti Alegre) e colegas

Tel.: (64) 3404-2004

Av. Modesto de Carvalho, 13

Setor Santos Dumont

Page 4: NO ABRIGO LAR SOL NASCENTE EM ITUMBIARA, CRIANÇAS …online.folhadenoticias.com.br/6211.pdf · Seminário contra dengue em agosto A Superintendência Municipal de Endemias, em parceria

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018Página 4

Adoção tardia: crianças e jovens àespera de uma família em Itumbiara

O número de histórias devida de crianças e jovens quecrescem em abrigos é cadavez maior. Em 25 de maio, dataem que se comemora o DiaNacional da Adoção, as aten-ções estão voltadas para osjovens que ainda vivem emabrigos e não conseguiramuma família. De acordo comdados do Cadastro Nacional deAdoção, mais de 45 mil crian-ças e adolescentes estão aco-lhidos no Brasil, 7 mil estãocadastrados. Porém, a maio-ria é formada por crianças commais de cinco anos de idade.Os números refletem um ce-nário em que jovens crescemdentro dos abrigos e não têmpara onde ir quando comple-tam 18 anos.

Com 14 anos, a J.P.A morano Lar Abrigo Sol Nascente,em Itumbiara. No local há trêsanos, a jovem ainda sonha emencontrar uma adocao-julianafamília para seguir emfrente. “Eu tenho vontade desair daqui porque eu acho quetodo mundo tem que ter umafamília. Acho que tudo mundo

tem que ter um pai, uma mãe,alguém por perto para ter ca-rinho e amor. Não é que aquinão tenha, aqui tem até demais,mas ter uma mãe e um pai porperto é bom”, desabafou.

A adolescente lembracomo foi parar no local, há trêsanos. “Morava com a mãe bi-ológica, ai o Conselho Tutelarme pegou porque eu fui abu-sada pelo meu pai adotivo epela minha mãe”. A jovem fazcursos durante alguns dias dasemana para tentar amenizaro tempo longe da família.“Faço informática, administra-ção, inglês, dança e estudo.Agradeço muito a Deus por-que se eu tivesse na minha fa-mília biológica eu não faria essetanto que eu tenho aqui”, afir-mou.

Segundo o cadastro deadoção, existem hoje 5 vezesmais pretendentes do que cri-anças disponíveis para ado-ção. Mas se o número de pes-soas querendo adotar é maiordo que o de crianças cadas-tradas por que muitas delascompletam 18 anos ainda em

instituição de acolhimento? Aresposta vem do juiz da 1ª VaraCível e da Infância e da Ju-ventude de Itumbiara, SílvioJacinto Pereira, ao destacarque muitas vezes o que dificultao processo de adoção é o per-fil escolhido pelas famílias. Deacordo com ele, a maioria dospretendentes busca por re-cém-nascidos, de cor branca,sexo feminino e sem irmãos, eessa não é a realidade encon-trada nos abrigos.

“Devido a questão do per-fil, os casais que pretendemadotar fazem uma escolha e já

FOTOS: Aline Caetano

Crianças e adolescentes que moram no Abrigo Lar Sol Nascente em Itumbiara: à espera de um lar e da acolhida de uma família

Juiz Sílvio Jacinto, da Infância e Juventude

definem o perfil que via de re-gra é a preferência por crian-ças de até 3 anos e no máximo5 anos de idade, saudáveis e quenão sejam grupos de irmãos.Por outro lado, há o que cha-mamos de pirâmide invertida, ouseja, a maioria das crianças eadolescentes que está nos abri-gos esperando encontrar o paie a mãe tem mais do que 5 anos,boa parte tem irmãos porqueadvém de um contextosociofamiliar disfuncional”, ex-plicou o magistrado.

Se as opções são poucaspara jovens que vão comple-

tar 18 anos, o que dizer dos quetêm alguma deficiência físicaou mental? Dentro do perfil dejovens que ficam em abrigos eque não conseguem uma fa-mília estão os gêmeos M.J.S eL.J.S, de 6 anos. Os meninosforam acolhidos com 40 diasde vida e até hoje estão dispo-níveis para adoção. No casodeles, além da idade, apresen-tam problema de saúde o quetorna a adoção ainda maiscomplicada. Os dois têmencefalopatia crônica, ou seja,uma doença que é caracteri-zada pelo mal funcionamentodo cérebro. Um é portador doestágio mais avançado da do-ença e isso faz com que elenão ande e nem fale. Já nooutro, a doença não é progres-siva e ele evolui a cada dia.

De acordo com a coorde-nadora administrativa do abri-go em que os meninos vivem,Lusia Ferreira Dantas, a saú-de dos dois foiadocao-diretoracomprometida pelo uso de dro-gas pela mãe durante a gesta-ção. “Há uma dificuldade mui-to grande na adoção deles por-

que já passaram da idade e porcausa da deficiência. Há vári-as pessoas que chegam a ligaraqui, mas quando falamos dosproblemas de saúde que elespossuem, elas não se interes-sam mais e voltam atrás”, re-latou.Adoção Tardia

O caso da adolescente de14 anos e dos meninos de 6anos caracterizam a chamadaadoção tardia, de quem estáacima dos três anos de idade.Os números de demanda e pro-cura ainda são bem distantes.Enquanto 75% dos disponíveispara adoção têm mais de 10anos, por exemplo, apenas 2%dos que querem adotar se pro-põem a cuidar de alguém nes-sa faixa etária, de acordo comdados do Cadastro Nacional deAdoção. Ainda segundo os da-dos, a maior parte das criançasdisponíveis para adoção no País– cerca de 60,89% - tem maisde 10 anos de idade, mas82,20% das pessoas que que-rem adotar aceitam apenas cri-anças menores de cinco anos.Texto: Arianne Lopes

Crianças com deficiência física ou mental, moradoras do Lar Sol Nascente, fazem atividades de equoteria e hidroginástica na AMA e APAE de Itumbiara

Receptador preso pelo GepatriA Polícia Civil, por meio

do Gepatri Itumbiara, coor-denado pelo delegado LucasFinholdt, prendeu Tunes deOliveira Pires Filho, 18, porreceptação de veículo furta-do, clonado e com documen-tação falsa. O roubo aconte-ceu no dia 04 de maio de2018, no Centro da cidade.

Após suspeitas de que oinvestigado estaria em possede um veículo roubado, poli-ciais civis do Gepatri aborda-ram Tunes com um veículoChevrolet Prisma, cor prata.Imediatamente foi possívelperceber que o carro estavacom os sinais de identificaçãoadulterados. Após minucioso

Tunes foi preso com veículo roubado e

apresentou documentação falsa

exame, verificou-se que o ve-ículo em questão foi exata-mente o Prisma roubado noinício do mês.

Não obstante, o investiga-do apresentou documentosfalsificados para tentar justifi-car a licitude do veículo ob-jeto de crime. Assim, o mes-mo recolhido e lavrado autode prisão em flagrante delito

em virtude dois delitos de re-ceptação (pena de até 04anos de reclusão), adultera-ção de sinal de veículoautomotor (pena de até 06anos de reclusão) e uso dedocumento público falso(pena de até seis anos de re-clusão), sendo o autuado en-carcerado no Presídio Regi-onal de Sarandi.

Assine o mais lido!

(64) [email protected]