(64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na comarca de ...online.folhadenoticias.com.br/6294.pdf ·...

4
Página 1 Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018 Itumbiara, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018 Ano XXVIII Nº 6294 (64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na Comarca de Itumbiara, afirma diretor do Fórum Atualmente tramitam cerca de 22 mil processos na Comarca de Itumbiara, conforme expôs o juiz José de Bessa Carvalho Filho, diretor do Foro, durante o 9ª edição do Projeto Regional da Corregedoria Geral de Justiça de Goiás, destacando o papel fundamental da Corregedoria no as- pecto orientador para auxiliar magis- trados e servidores na melhora da qua- lidade dos serviços judiciais. Outro ponto levantado pelo diretor do Foro foi a valorização dos servidores do Ju- diciário, especialmente no interior, onde o acesso é mais difícil e os pro- blemas estruturais latentes. “Trabalhamos hoje com uma de- manda descomunal, que só cresce a cada dia. Todos estamos sobrecarre- gados de trabalho e a Corregedoria atua como uma espécie de filtro dos problemas principalmente quando se propõe a dar esse suporte tão impor- tante para todos nós e estabelecer conosco uma comunicação direta e franca. Precisamos uniformizar os pen- samentos, trabalhar como um só or- ganismo. Acredito que a promoção de mais encontros seria interessante e de grande ajuda”, acentuou. À frente do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, o juiz Vinícius Caldas da Gama e Abreu co- mentou que o acervo normal do juizado seria de aproximadamente mil processos, no entanto, tem recebido cerca de 3 a 4 mil processos por anos, o que tem gerado uma grande sobre- carga de trabalho. Por essa razão, ele acredita na importância da iniciativa da Corregedoria e considera positivo o fato de que sejam colocadas mais al- ternativas para auxiliar na celeridade processual. O magistrado também acentuou o contato com os colegas e a troca de ideias, quase impossível no cotidiano normal de trabalho. Concordando com o colega, o juiz Roberto Neiva Borges, do 1º Juizado especial Cível e Criminal de Itumbiara, que também já foi diretor do Foro lo- cal, observou que a comarca é privi- legiada no que tange a gama de juízes, oito no total. Contudo, lembrou que o Juiz José de Bessa Carvalho, diretor do Fórum de Itumbiara| acréscimo na força de trabalho é ne- cessário, pois o volume processual da Justiça é hoje exorbitante. “Muitas vezes, as coisas chegam para nós na letra fria da lei e também ficamos com dúvidas que podem ser esclarecidas com os colegas nesses encontros. Isso é um fator muito positivo porque nos- so acervo só aumenta, não existe di- minuição de ações que ingressam na Justiça, muito pelo contrário”, desta- cou. Livro de Getúlio sobre Modesto será lançado na Câmara, dia 29 PÁGINA 3 REDE DE PROTEÇÃO À MULHER PÁGINA 4

Upload: trandiep

Post on 28-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: (64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na Comarca de ...online.folhadenoticias.com.br/6294.pdf · À frente do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, ... Telefone:

Página 1Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Itumbiara, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018 Ano XXVIII Nº 6294

(64) 3431-4894

22 mil processos tramitam na Comarcade Itumbiara, afirma diretor do Fórum

Atualmente tramitam cerca de 22mil processos na Comarca deItumbiara, conforme expôs o juiz Joséde Bessa Carvalho Filho, diretor doForo, durante o 9ª edição do ProjetoRegional da Corregedoria Geral deJustiça de Goiás, destacando o papelfundamental da Corregedoria no as-pecto orientador para auxiliar magis-trados e servidores na melhora da qua-lidade dos serviços judiciais. Outroponto levantado pelo diretor do Forofoi a valorização dos servidores do Ju-diciário, especialmente no interior,onde o acesso é mais difícil e os pro-blemas estruturais latentes.

“Trabalhamos hoje com uma de-manda descomunal, que só cresce acada dia. Todos estamos sobrecarre-gados de trabalho e a Corregedoriaatua como uma espécie de filtro dosproblemas principalmente quando sepropõe a dar esse suporte tão impor-tante para todos nós e estabelecerconosco uma comunicação direta efranca. Precisamos uniformizar os pen-samentos, trabalhar como um só or-

ganismo. Acredito que a promoção demais encontros seria interessante e degrande ajuda”, acentuou.

À frente do 2º Juizado EspecialCível e Criminal de Itumbiara, o juizVinícius Caldas da Gama e Abreu co-mentou que o acervo normal dojuizado seria de aproximadamente milprocessos, no entanto, tem recebidocerca de 3 a 4 mil processos por anos,o que tem gerado uma grande sobre-carga de trabalho. Por essa razão, eleacredita na importância da iniciativa daCorregedoria e considera positivo ofato de que sejam colocadas mais al-ternativas para auxiliar na celeridadeprocessual. O magistrado tambémacentuou o contato com os colegas ea troca de ideias, quase impossível nocotidiano normal de trabalho.

Concordando com o colega, o juizRoberto Neiva Borges, do 1º Juizadoespecial Cível e Criminal de Itumbiara,que também já foi diretor do Foro lo-cal, observou que a comarca é privi-legiada no que tange a gama de juízes,oito no total. Contudo, lembrou que o

Juiz José de Bessa Carvalho, diretor do Fórum de Itumbiara|

acréscimo na força de trabalho é ne-cessário, pois o volume processual daJustiça é hoje exorbitante. “Muitasvezes, as coisas chegam para nós naletra fria da lei e também ficamos comdúvidas que podem ser esclarecidas

com os colegas nesses encontros. Issoé um fator muito positivo porque nos-so acervo só aumenta, não existe di-minuição de ações que ingressam naJustiça, muito pelo contrário”, desta-cou.

Livro de Getúliosobre Modestoserá lançado naCâmara, dia 29

PÁGINA 3REDE DE PROTEÇÃO À MULHER

PÁGINA 4

Page 2: (64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na Comarca de ...online.folhadenoticias.com.br/6294.pdf · À frente do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, ... Telefone:

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018Página 2

Avenida Modesto de Carvalho, 13 Setor Santos Dumont

Telefone: (64)

3404-2004

A sua casa de amigos está em novo endereço!

Venha conferir as novidades e promoções que preparamos

para você cliente amigo!

COMUNICADOA empresa UNIMED REGIONAL SUL GOIÁS COOPE-RATIVA DE TRABALHO MÉDICO inscrita no CNPJ:33.546.979/0003-19, situada à Avenida Dr. Celso Maeda,655, Bairro Jardim Liberdade, CEP 75.513-175, Municí-pio de Itumbiara-Goiás, torna-se público que requereuda AMMAI – Agência Municipal do Meio Ambiente deItumbiara, a emissão da Licença Ambiental de Instala-ção. Atividade Licenciada: Hospital. Atividade Principal– CNAE: 86.10-1-01 – Atividades de atendimento hos-pitalar, exceto pronto socorro e unidade para atendi-mento a urgência. Atividade Secundária: 86.10-1-02 –Atividades de atendimento em pronto-socorro e unida-des hospitalares para atendimento a urgências.

\EDITAIS/ANÚNCIOS/\CLASSIFICADOS/\ASSINATURAS/\PUBLICAÇÕES/:

Tel.: (64)3431-8037

Page 3: (64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na Comarca de ...online.folhadenoticias.com.br/6294.pdf · À frente do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, ... Telefone:

Página 3Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

MODELO- Foi lançado em Jataí, no Sudoeste

Goiano, o projeto do cartório eleitoral modelo, que con-

siste na adequação para atendimento ao eleitor,

mapeamento dos processos e outras mudanças.

MINI-TRIO- A justiça eleitoral determinou que um

mini-trio elétrico de um candidato a deputado estadual

deixe de circular nas ruas de Itumbiara. Seu uso é per-

mitido apenas em caminhadas, carreatas e reuniões.

UPA do Juca Arantes realiza quase 4mil atendimentos por mês, diz SMS

AtacadãoA unidade da Assaí Atacadistaem Itumbiara pode ser inaugu-rada nos próximos meses. OAtacadão, como é denominado,está sendo construído na conflu-ência da marginal da BR-153com a Av. Walter Barra e vai ocu-par uma área de aproximada-mente meio alqueire, entre lojae estacionamento.

CalculadoraCandidatos a deputado estadualjá estão refazendo as contassobre o quantitativo necessáriopara se eleger. Avaliação geral éque o número de votos tende acair, diante de uma grande abs-tenção e votos nulos e brancos.

Nas ruasA menos de duas semanas paraas eleições, as atividades de ruaem Itumbiara estão aumentando.Os candidatos apostam mais nocorpo-a-corpo e em cabos eleito-rais, na tentativa de convencer oeleitor a ir votar.

CavalgadaCandidato a deputado estadual,Thiago Maggioni (PSDB) partici-pou da cavalgada de abertura da47ª Expoagro de Itumbiara, aolado do avô, Silviano Campos(PTB), que é vereador emItumbiara e do padastro, o médi-co José Orestes, presidente dodiretório do PSDB itumbiarense.

OrigemCom raízes em Itumbiara, ondetem família e amigos e em Jataí,onde é vereador, Thiago pode seruma das surpresas no PSDB.

7/12Dos 12 vereadores da atuallegislatura, pelo menos sete es-tão pedindo votos para os candi-datos do prefeito Zé Antônio(PTB): Noêmia, Formigão, Sar-gento Azevedo e Dr. Marcello(PTB); Daniel Borges (PTC), ZezéPreto (PCdoB) e Ednon Fio(PPS).

FederaisNo caso de Daniel, ele pede vo-tos para Fábio Sousa (PSDB)para deputado federal. Já EdnonFio deve apoiar Marcos Abrão(PPS).

Noutro sentidoSilviano Campos (PTB),Flausininho (MDB), ProfessorAmauri (PROS), Neto Karfan (PR)e Dr. Rogério Rezende (DEM) se-guem projetos diferentes, algunstotalmente, outros parcialmente.

Ana PaulaEsposa do prefeito deUberlândia, Odelmo Leão, a pri-meira-dama Ana Paula (PP) écandidata a deputada federal porUberlândia e região.

Prestação...Prefeitura de Itumbiara irá reali-zar audiência pública no dia 1ºde outubro para demonstração eavaliação das metas fiscais dosegundo quadrimestre de 2018(janeiro a agosto).

...de Cont asA população terá acesso às in-formações sobre receita e des-pesa do município, gastos compessoal, dívida, operação de cré-ditos, recursos em caixa, execu-ção orçamentária e aplicaçãoem saúde e educação.

Magda MofattoPrefeito de Panamá Zé Willian(PR) está apoiando a reeleiçãoda deputada federal MagdaMofatto (PR). Para estadual,apoia Álvaro Guimarães (DEM).

InscriçõesComeçaram na semana passa-da as inscrições do processo se-letivo para o ingresso de novosalunos nas unidades dos Colé-gios Estaduais da Polícia Militarde Goiás (CEPMGs), para o anode 2019.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mantida pela Prefeitura de Itumbiarano bairro Juca Arantes, atendendo toda a região Oeste da cidade, já contabilizaquase 4 mil atendimentos por mês, segundo dados da Secretaria Municipal deSaúde (SMS). A unidade, que começou a funcionar no início do governo ZéAntônio (PTB), atende 24 horas por dia, sete dias por semana, com serviçohospitalar para pequenas e médias urgências, com completa e confortável es-trutura física, com clínico geral, pediatria, nove leitos de observação e realizaexames de raio X e eletrocardiograma, entre outros. De acordo com a secretá-ria de Saúde Dra. Maricel Abdala, a unidade contribui de forma significativa pararedução de filas no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC) e garantemais qualidade de vida para os pacientes. A UPA leva o nome do ex-secretáriode Saúde Dr. Ciro Garcia.

Livro sobre Modesto será lançadosábado, na Câmara Municipal

Modesto: o político - o homem, livroque conta a história do ex-prefeitode Itumbiara Modesto de Carvalho(1933/1978), que entrou para a his-tória pelas grandes realizações emsua administração na Prefeitura(1973/1976) e a fama como um po-lítico honesto, que sempre pensa-va no crescimento e desenvolvimen-to de Itumbiara, será lançado nopróximo sábado, dia 29 de setem-bro, a partir das 20h, na CâmaraMunicipal de Itumbiara. Escrito peloescritor Getúlio Lima, membro daAcademia Itumbiarense de Letras eArtes (AILA), a obra retrata Modes-to em suas facetas como político,homem de família, empresário eamigo.O lançamento está sendo organiza-do pela AILA, em parceria com a Câ-mara Municipal. Modesto morreu há40 anos e de acordo com GetúlioLima, que foi amigo de Modesto, ten-do convivido com ele na Câmaraquando os dois foram vereadoresjuntos e depois na Prefeitura, comoauxiliar do governo, o livro aborda

fatos interessantes da vida de Modesto, como sua origem, a família, o trabalho, aatuação política e suas grandes obras, como o Estádio JK, a Avenida Beira Rio ecolégios.Modesto de Carvalho morreu no dia 04 de junho de 1978, pouco tempo depoisapós deixar a Prefeitura e quando seu nome era cogitado para concorrer a vice-governador de Goiás.

LANÇAMENTO DO LIVRODia 29/09 (sábado), às 20h, no Plenário

da Câmara Municipal de Itumbiara

Page 4: (64) 3431-4894 22 mil processos tramitam na Comarca de ...online.folhadenoticias.com.br/6294.pdf · À frente do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Itumbiara, ... Telefone:

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018Página 4

Foi realizada, na última semana,em Itumbiara, a quinta reunião de tra-balho dos integrantes da rede de pro-teção à mulher no município, aprovan-do a padronização e modelos de do-cumentos, e também a logomarca darede. As ações de estruturação e for-talecimento para atuação conjunta dasentidades têm sido coordenadas nacomarca pelo promotor de JustiçaJosé César Naves de Lima Júnior,numa iniciativa fomentada pelo Cen-tro de Apoio Operacional (CAO) dosDireitos Humanos e o Núcleo Esta-dual de Gênero.

Nesse encontro, foi deliberadatambém a criação de uma comissãopermanente da rede, com represen-tantes da Coordenação Regional deEducação, Cultura e Esporte de

Itumbiara, Legislativo municipal, Cen-tro de Referência de Assistência So-cial (Cras), Centro de Referência Es-pecializado de Assistência Social(Creas), Conselho Tutelar, SecretariaMunicipal de Saúde, Polícias Civil eMilitar, além de integrantes do Proje-to Criança Feliz, e Programa deErradicação do Trabalho Infantil(Peti).

Em relação aos modelos a seremutilizados pela rede, foi aprovada alogomarca sugerida pela titular da De-legacia da Mulher, Yve Rocha; e apro-vação dos modelos de certidões usa-das pela Patrulha Maria da Penha, exi-bidos pelo sargento Rolissadro San-tos e ainda o modelo do termo de en-caminhamento padronizado, apresen-tado pelo promotor de Justiça.

Modelos de documentos para rede de proteçãoà mulher articulada pelo MP são aprovados

Reunião no Ministério Público de Itumbiara

Os integrantes da rede voltarão ase encontrar em 19 de outubro paradeliberar sobre a forma de funciona-mento da rede e eleição do coorde-

nador da comissão, e também paraentrega dos termos de encaminha-mento para início dos trabalhos coor-denados.

Começa hoje a 29ª Olimpíada Estudantil em ItumbiaraA Prefeitura de Itumbiara, através da Secreta-

ria Municipal de Educação (SME), promoverá nes-ta segunda-feira, 24, às 18h, no Ginásio ProfessorLuís Miranda, na Escola Municipal de Tempo Inte-gral José Gomes Pereira, a solenidade de aberturaoficial da XXIX Olimpíada Estudantil. O evento, queterá entre a programação o desfile das delegaçõese apresentações artístico-culturais das instituiçõesde ensino, contará com a presença de autoridadesmunicipais, comunidades escolares e convidados.

A iniciativa visa mobilizar crianças e jovens

estudantes de Itumbiara, vinculando-os ao espor-te, contribuindo para a formação integral do alu-no/atleta nos aspectos disciplinares, éticos e mo-rais.

A Olimpíada Estudantil de Itumbiara é o mai-or evento esportivo da Cidade, tendo se tornadotradição. As disputas serão entre 37 instituiçõesde ensino, sendo: escolas municipais, estaduais,particulares, instituições governamentais e de ci-dades convidadas. Aproximadamente 3.000 alu-nos participarão do evento.