nº 21 - ano iii - jun/2013 ubs integral vera...

8
Nº 21 - Ano III - Jun/2013 NESTA EDIÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL Visão Ter sob a mesma ótica e coordenação a assistência, a educação e a responsabilidade social, a fim de promover o completo bem estar do cidadão. Missão Proporcionar às pessoas o acesso ao ensino, à informação e à comunicação, visando promoção da saúde, a prevenção e a detecção precoce de doenças. Além de contribuir para a garantia da responsabilidade social, a construção da cidadania e a redução dos índices de exclusão da Comunidade. Valores Conhecimento Ética e Transparência Qualidade na Gestão Compromisso Social Respeito às pessoas Sustentabilidade Lema Prevenir é viver com qualidade Prefeito Fernando Haddad elogia a nova UBS Integral Prefeito de Arujá fala sobre a parceria do município com o CEJAM pág 05 SADS Embu das Artes conquista reconhecimento nacional PAISM Ambulatorial comemora um ano de atividade pág 07 pág 08 pág 04 UBS INTEGRAL VERA CRUZ: UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE

Upload: lecong

Post on 28-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

Nº 21 - Ano III - Jun/2013

NESTA EDIÇÃOCULTURA ORGANIZACIONAL

VisãoTer sob a mesma ótica e coordenação a

assistência, a educação e a responsabilidade social, a fim de promover o completo bem

estar do cidadão.

MissãoProporcionar às pessoas o acesso ao

ensino, à informação e à comunicação, visando promoção da saúde, a prevenção

e a detecção precoce de doenças. Além de contribuir para a garantia da responsabilidade social, a construção

da cidadania e a redução dos índices de exclusão da Comunidade.

ValoresConhecimento

Ética e TransparênciaQualidade na GestãoCompromisso SocialRespeito às pessoas

Sustentabilidade

LemaPrevenir é viver com qualidade

Prefeito Fernando Haddad elogia a nova UBS Integral

Prefeito de Arujá fala sobre a parceria do município com o CEJAM pág 05

SADS Embu das Artes conquista reconhecimento nacional

PAISM Ambulatorial comemora um ano de atividadepág 07 pág 08

pág 04

UBS INTEGRAL VERA CRUZ: UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE

Page 2: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

EDITORIAL

O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

ACONTECE EM SÃO PAULO

2

Desde julho, a UBS Cidade Ipava é a primeira unidade no Brasil a sediar o Oncoguia na Comu-

nidade - Programa que objetiva mo-bilizar e conscientizar a população para a importância da saúde da mu-lher e ser um facilitador do acesso rápido e de qualidade ao diagnósti-co e tratamento do câncer. Na prática, a Unidade oferecerá à população do M’ Boi Mirim, todas as quartas e sextas-feiras, uma profis-sional especializada no acolhimen-to, na orientação sobre hábitos para uma vida saudável e na informação sobre os recursos disponíveis nesta comunidade, explicando a pacientes com câncer e seus familiares sobre seus direitos e objetivos legais. “Desde que iniciamos este traba-lho já percebemos, por exemplo, uma diminuição do índice de ab-senteísmo. A parceria com a Onco-guia tem sido gratificante”, desta-ca Sidney Balada Galarce, gerente da UBS Cidade Ipava.

O Centro de Estudos e Pesquisas “Dr João Amorim”-CEJAM foi fundado em 20 de Maio de 1991 para ser uma entidade de apoio ao Programa

de Atenção à Saúde da Mulher implantado através da Secretaria de Estado da Saúde pelo Profº. Dr José Aristodemo Pinotti.

Liderados por ele, seus 19 fundadores e milhares de colaboradores, vindos da USP, da UNICAMP, da UNIFESP ou da Faculdade de Ciências Médicas foram contratados pelo CEJAM ou arregimentados dos quadros da Secretaria de Estado da Saúde, para desenvolverem o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e com a liderança do Prof º Dr.º Fernando Nóbrega, o NUNADI - Núcleo de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil, construindo um modelo assistencial reconhecido pela sua qualidade e eficiência por todo o mundo cientifico e governamental da época.

Infelizmente, por divergências meramente políticas, o convênio do CEJAM com a Secretaria de Estado da Saúde foi encerrado, levando nossa Instituição a assumir outros importantes desafios tais como o PSF - Programa de Saúde da Família em diversas Prefeituras, dentre outros, mantendo apenas a semente original num atendimento móvel à saúde da mulher, com equipes multiprofissionais

preparadas para prevenção e detecção precoce de doenças na mulher, contribuindo com a rede pública para a redução das áreas descobertas ou participar de eventos de órgãos sindicais, ou de escolas interessadas no problema.

Paralelamente, promovemos através do Portal CEJAM o programa PAISM VIRTUAL abrindo um importante canal de comunicação com a comunidade para que a mulher avaliasse seus riscos para as 10 principais patologias e buscasse medidas de prevenção e detecção precoce das mesmas.

Em Agosto de 2012, nas suas novas instalações do Bairro da Liberdade em São Paulo, voltamos, ainda que timidamente, a implantar um ambulatório do PAISM-CEJAM, o qual completou no mês de agosto, seu 1º ano de funcionamento.

De certa forma voltamos , com muito orgulho, apoiados pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, à s nossas origens, com um serviço próprio para atender à mulher carente, moradora na Liberdade e na Bela Vista. Sendo assim, além dos desafios atuais, temos mais este pela frente e contamos com o apoio da sociedade para mais esse sucesso.

Dr. Fernando Proença de GouvêaSuperintendente do CEJAM

UBS Cidade Ipava recebe Programa Pioneiro de Prevenção ao Câncer

Vilmena Cruz, profissional da Oncoguia que ficará na UBS Cidade Ipava, Sidney Galarce, gerente da Unidade, Dr. Fernando Proença, Superintendente do CEJAM, Luciana Holtz, presidente da Oncoguia, Dr. Tiago Farina, Coordenador do Núcleo de Defesa e Cidadania Ativa do Instituto Oncoguia, Lígia Cunha e Maria José Picolo da Supervisão Técnica de Saúde M’ Boi Mirim.

Page 3: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

ACONTECE EM SÃO PAULO

Maternidade “Drº João Amorim” do Hospital Municipal do M’ Boi Mirim Dr. Moysés Deustch chega aos 20 mil partos.

No ano em que o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim completa cinco anos de existência e trabalho dedicado à população, a Maternidade do hospital também celebra uma marca importante. Em 2013, mais precisamente no dia 31 de maio, foi realizado o parto de número 20 mil. É isso mesmo.

Desde o dia 21 de julho de 2008, foram mais de 20 mil novas vidas aqui no Hospital Municipal do M’ Boi Mirim.“Os números acima, ratificados pelos dados do SINASC, colocam o Hospital Dr. Moysés Deutsch entre as 5 maiores Maternidades Públicas do Estado de São Paulo. Trata-se da maior Maternidade quando consideramos Hospitais Gerais do Município de São Paulo. Portanto, esse feito deve ser motivo de orgulho para os colaboradores,

Equipe Maternidade Dr. João Amorim: Enfª Juliana Rodrigues Gregório; Enfª Liliane Parussolo Nogueira Fernandes; Dr. Rodrigo Borsari; Dra Silvia H. K. Pantaleão e Enfª Tatiana Guimarães Mesquita

3

AMA Especialidades gerenciadas pelo CEJAM estão entre as que mais realizam consultas médicas em São Paulo

D e acordo com o Boletim CEInfo, publicação oficial da Prefeitura de São Paulo que apresenta dados e indicadores do Município, duas AMA Especialidades, gerenciadas

pelo CEJAM, estão entre as que mais realizaram consultas médicas durante o ano de 2012: a AMA Especialidades Vila Bertioga e a AMA Especialidades Vila das Mercês.

Equipe AMA Especialidades Vila Bertioga Equipe AMA Especialidades Vila das Mercês

mas principalmente para a população do M’ Boi Mirim. Atingir essa produtividade em apenas 5 anos só foi possível pela dedicação dos colaboradores, pela implantação de processos de gerenciamento e controle de qualidade rigorosos, além do respaldo da comunidade local. Apesar da grande demanda, a percepção de qualidade do atendimento também é satisfatória, sendo considerada como ótima ou boa por 98% (média de 2009 a 2013) dos usuários, segundo boletim mensal do Programa Mãe Paulistana (atual Rede Cegonha)”, diz o Dr. Rodrigo Borsari, Coordenador da Maternidade Dr. João Amorim. Atualmente, o HMMD é o hospital geral de atendimento público do Estado de São Paulo que mais realiza partos ficando atrás apenas das unidades de saúde que trabalham exclusivamente com maternidades.

Assessoria de Comunicação e ImprensaHospital Municipal Dr. Moysés Deutsch

A AMA Especialidades Vila Bertioga, localizada no bairro da Mooca, foi a primeira colocada com 60.929 consultas médicas, no formato de sete especialidades. Já a AMA Vila das Mercês, que também pertence a Coordenadoria Regional Sudeste, realizou 59.557 consultas.

Fonte: Boletim CEInfo Ano XII, nº 12, Junho/2013.

Page 4: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

4

Academia ao Ar Livre com atividades orientadas por educador físico

Agente comunitária Vardelice da Cruz Souza e auxiliar administrativa Jussara Borges recebem tablet com sistema SIAB Fácil Móvel

Sala de raio-x Modernas instalações da Unidade Totens de pesquisa eletrônica para avaliação do atendimento

CEJAM inaugura um novo modelo de atenção à saúdeACONTECE EM SÃO PAULO

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CEJAM, entregou à população da mi-

crorregião do M’ Boi Mirim, a UBS Integral Vera Cruz, um novo modelo de atenção a saúde, que oferecerá diferentes tipos de acolhimento à comunidade. Além do atendimento agendado, também receberá deman-da espontânea.

Na UBS Integral Vera Cruz serão realizadas pequenas cirurgias, di-versos exames e também procedi-mentos como vacinação, curativos, medicação local e grupos educati-vos, entre outros.

Serão 196 profissionais, entre médicos de atenção básica ( médicos de ESF, pediatras, clínicos, psiquiatra e ginecologista) e de especialidades como: dermatologia, oftalmologia, cirurgia geral e cardiologia. Outros profissionais também farão parte da Unidade: psicólogos, dentistas, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, equipe de enfermagem, agente comunitários de saúde, orientadores de público, entre outros.

Outra grande inovação é o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) e Academia ao Ar Livre.

A Unidade é fruto de uma longa luta da comunidade, que idealizou o aproveitamento do espaço abandonado, uma antiga fábrica. Momento relembrado pelo Dr. Fernando Proença de Gouvêa, durante a inauguração do serviço. “O 24 de agosto é um dia que nunca vou esquecer. Esta é a concretização de uma luta que acompanho há 10 anos. É o sonho da comunidade, dos lutadores do Vera Cruz. Mérito de todos nós, das Organizações Sociais que lutam pelo SUS, respeitando sempre as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. Um sonho construído a quatro mãos”.

Page 5: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

ACONTECE EM ARUJÁ

ENTREVISTA

5

Nesta edição, Drº Abel Larini, Prefeito de Arujá, falou sobre o êxito da parceria com o CEJAM,

responsável pelo gerenciamento da Maternidade Municipal Dalila Ferrei-ra Barbosa e os Pronto-Atendimentos Central e do Parque Rodrigo Barreto.

Como aconteceu a chegada do CEJAM à saúde do município? Prefeito: Estou aqui como prefei-to de Arujá pela quarta vez e tive a oportunidade de contar com alguns parceiros. No dia 18 de maio, após um processo licitatório, o CEJAM tor-nou-se um parceiro, com o contrato assinado. Posso dizer com muita pre-cisão e com muita rapidez: logo nos

Prefeito Drº Abel Larini: “ O CEJAM mudou a cara da saúde de Arujá”

primeiros meses, a diferença foi bru-tal. Posso falar isso pois era período eleitoral, onde nosso problema esta-va na saúde. Deu para ver claramen-te que o trabalho do CEJAM foi pon-tual em nosso município. O CEJAM mudou a cara da saúde de Arujá.

Durante esta mudança, o que a Prefeitura percebeu como grande diferencial em relação aos outros parceiros?Prefeito: Posso responder na pri-meira: foi a gestão. O CEJAM faz exatamente aquilo que foi contrata-do, ser um parceiro, um gestor. Ou você é um bom prefeito, ou não é. Ou você é um bom administrador,

ou não é. O que faz diferença em uma empresa é a equipe e esta equi-pe é feita pela gestão. Gosto muito do trabalho do CEJAM e acredito que os gestores do CEJAM também gostam da minha conduta.

Como o senhor imagina o futuro dos serviços de saúde do município? Prefeito: A saúde de um modo geral, no Brasil, não está boa. Fui a um encontro que reuniu mais de 400 prefeitos do Estado de São Paulo e qual a maior dificuldade de todos? A receita é pouca e as despesas são muitas. O município acaba ficando com uma parte muito pequena da receita. Mas, apesar disso, Arujá acaba investindo na saúde, mais do que os 15% que são obrigatórios pela lei da responsabilidade fiscal. Alguns me perguntam: “Prefeito, por que uma maternidade aqui em Arujá? E eu digo, pergunte isso à população. Hoje as nossas crianças são arujaenses e não precisam nascer em outros municípios.

Qual a mensagem deixaria para os colaboradores do CEJAM que atuam em Arujá?Prefeito: O CEJAM foi uma das me-lhores escolhas aqui para Arujá e sem dúvida, os colaboradores tem muita participação nisso. Sem os colaboradores que tem, o CEJAM não chegaria aonde chegou. Dou os parabéns a todos. Uma coisa impor-tante foi a mudança do quadro de médicos, o que foi importantíssimo. Meu telefone parou de tocar, princi-palmente de madrugada. Aí é sinal que as coisas vão bem.

Page 6: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

6OPINIÃO

Voluntariado: expressão das relações humanas

Em 28 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. Voluntário é a pessoa que doa tempo, talento e trabalho. A profissionalização de suas ações hoje é um grande desafio para qualificar sua gestão e dar continuidade ao trabalho realizado.

Uma passagem retirada da pesquisa State of World’s Volunteerism Report - Universal Values For Global Well-bei, publicada pela organização das Nações Unidas(ONU) em 2011, define o trabalho voluntariado: “O voluntariado é a expressão básica das relações humanas. Trata-se da necessidade que as pessoas têm de participar da sociedade e sentir que importam para os outros. Acreditamos que as relações sociais intrínsecas ao voluntariado sejam importantes para o bem-estar individual e comunitário.”

No CEJAM o trabalho voluntário sempre foi uma importante ação desenvolvida, desde o ano 2.000. O grupo de Voluntariado “Dr. Conforto” coordena ações, oferece apoio e orientação para pacientes e familiares. Hoje com o crescimento e engajamento de seus colaboradores com a comunidade uma nova formatação está sendo desenvolvida.

Para os próximos anos o Instituto está formando pólos regionais, com atividades estruturadas, afim de qualificar, estabelecer diretrizes, padronizar atividades e espandir as ações em todos os municípios de atuação. Sabemos do desafio de tornar o Programa de Voluntariado “Dr. Conforto” em um grande trabalho social, mas contamos hoje com pessoas que acreditam, realizam e que abraçam estas ações.

Tatiane GomesSupervisora do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM

ACONTECE NO RIO DE JANEIRO

CER Centro conta com o colaborador Diogo Nascimento para organizar os cerca de

100 mil prontuários da Unidade.

Para alcançar a máxima eficiência nos atendimentos, a CER Centro conta com um colaborador exclusivo em seu Serviço de Arquivo Médico (SAME) para cuidar de um

acervo de mais de 100 mil prontuários que serão guardados, de acordo com o comitê de ética institucional. “A minha função é auditoria e guarda dos prontuários, assim como a conscientização das equipes sobre a importância da segurança da informação contidas naquele documento”, explica o colaborador Diego Nascimento, responsável pelo SAME.Além disso, os gestores da Unidade promovem uma constante reavaliação do fluxo de gestão administrativa do Same. Para isso, criamos a política do prontuário do paciente; a comissão de revisão dos prontuários, fluxo de solicitação de copia de prontuários, fluxo e guarda do prontuário e auditoria. “O registro em prontuário representa um indicador de qualidade da atenção ofertada, assim como uma ferramenta para avaliar a necessidade de educação permanente, além de ser um instrumento para respaldo ético e legal aos profissionais responsáveis pelo cuidado, assim como ao paciente.”, destaca Elaine Almeida, coordenadora administrativa da CER Centro.

O cuidado com o arquivo médico no CER Centro

Page 7: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde: reconhecimen-to nacional

ACONTECE EM EMBU DAS ARTES

ACONTECE EM MOGI DAS CRUZES

O SADS-Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde, parceria entre a Secretaria de Saúde de

Embu das Artes e o CEJAM, realiza o acompanhamento de pacientes aca-mados, com necessidades especiais ou restrições de mobilidade. Atualmen-te, suas duas equipes, formadas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem atendem 152 pacientes em todo município.Em 2013, o trabalho conquistou reco-nhecimento nacional. O SADS partici-pou do 1º Laboratório de Inovações, evento que reuniu diversas experi-ências exitosas, ficando entre as dez melhores do Brasil.“Para nós, esta participação foi mui-to importante. Pois este serviço é considerado uma inovação para o Ministério da Saúde. Por isso, eles querem nos conhecer, nos auxiliar e até investir nos municípios que reali-zam o atendimento domiciliar”, des-taca o gerente Jânio Inoue.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, a UBS Chácara Guanabara detém um dos índices mais importantes do município. A Uni-

dade, que atende 120 famílias, apresenta a menor porcentagem de absenteísmo entre os serviços de Es-tratégia Saúde da Família, apenas 2% , número muito abaixo da média, que gira em torno de 10% a 15%.“Claro que a questão da distância dos serviços – a UBS Chácara Guanabara fica a aproximadamente 25 km da Unidade mais próxima - é importante, mas a empatia dos colaboradores com a comunidade é fundamental. Respeitamos muito os pacientes e eles nos respeitam. Destaco também a manutenção da equipe, sempre 100%”, elogia Dr. Tetsuro Honda, médico da UBS há quatro anos. “Tentamos cada vez mais ‘movimentar’ a Unidade para trazer a comunidade o mais perto possível de nós. Com isso, percebemos o aumento dos atendimentos e a sa-tisfação da população”, ressalta a Enfª Vivian Regina Silva, responsável pela Unidade.

UBS Chácara Guanabara alcança menor índice de absenteísmo do município

Equipe multidisciplinar do SADS Embu das Artes.

O SADS realiza o atendimento domiciliar de 152 pacientes no município.

Equipe da UBS Chácara Guanabara em Mogi das Cruzes

7

Três trabalhos foram inscritos no evento. Entre eles, Cuidados palia-tivos e óbito no lar, pactuação de fluxos das equipes de atenção do-miciliar com os pontos de atenção e importância do transporte, logística e infraestrutura no desenvolvimen-to e organização da AD. “Temos um prontuário que fica no serviço e ou-tro que fica na residência. Isso garan-te muito conforto para a família e profissionais nos casos de internação e principalmente na necessidade de atestar um óbito na residência”, ex-plica Jânio. “No início do nosso trabalho, tive-mos que fazer a triagem de todos os pacientes sem qualquer critério de ser ou não acompanhado pelo serviço. Chegávamos nas Unidades e os profissionais perguntavam ‘quem são vocês?’. Hoje temos acesso livre a todos os serviços. A porta está sem-pre aberta”, relembra Ricardo Mar-tins, fisioterapeuta do SADS.

Page 8: Nº 21 - Ano III - Jun/2013 UBS INTEGRAL VERA CRUZcejam.com.br/gerencial/documentos/inforjam/2013-jun.pdf · UM NOVO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE. EDITORIAL O CEJAM RETORNA ÀS ORIGENS!

Melhores momentos da formatura da Escola de Saúde CEJAM

PAISM Ambulatorial comemora seu 1º ano de atividade

7

No mês de julho, a Escola de Saúde CEJAM celebrou a formatura das 24ª, 25ª e 29ª turmas dos cursos

de Auxiliar e Técnico em Enfermagem. O evento aconteceu no auditório do Hospital Municipal Dr. Moysés Deustch M’ Boi Mirim e contou com representantes do CEJAM, alunos e professores da Escola de Saúde CEJAM, além dos formandos e seus familiares.“Queremos estimular ainda mais quem trabalha conosco. Alguns formados eram agentes comunitários de saúde e agora já são auxiliares de enfermagem, são pessoas que crescem dentro da instituição e nosso trabalho possibilita o crescimento de vocês. Todos juntos, todos somados, companheiros de luta em beneficio das pessoas que precisam de nós. Parabéns e muito sucesso”, destacou o Superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença de Gouvêa”, durante a cerimônia.

O PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher é um serviço gratuito, desenvolvido e

coordenado pelo Instituto de Responsa-bilidade Social CEJAM, e tem como prin-cipal objetivo ampliar o acesso à pre-venção e detecção precoce de doenças, realizando um atendimento a mulheres. Em agosto, o PAISM Ambulatorial, loca-lizado no andar térreo da sede adminis-trativa do CEJAM completou um ano de funcionamento. Para celebrar a data, o Instituto reuniu representantes do CEJAM, gerentes de Unidades de Saúde, institui-ções e empresas parceiras, pacientes da comunidade e convidados, para apresen-tar seus resultados, avanços e desafios. “Promovemos este evento como forma de agradecer o envolvimento de todos

INFORJAM - Jornal Informativo do Centro de Estudos e Pesquisas ‘‘Dr. João Amorim’’Conselho Editorial: Dr. Fernando Proença de Gouvêa, Ademir Medina Osório,

João Francisco Romano e Marcelo NevesJornalista Responsável: Luciana Zambuzi (Mtb 51.210/SP)

Fotos: Luciana Zambuzi • Arte: Renato GramcianinovEmail: [email protected] • Tiragem: 20.000 exemplares

ESCOLA DE SAÚDE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

na implantação e desenvolvimento des-te projeto e mostrar a importância desta ação para a comunidade beneficiaria”, conta Tatiane Gomes, supervisora do Ins-tituto de Responsabilidade Social. Desde sua implantação, o PAISM reali-zou 848 atendimentos, sendo 505 mé-dicos e 305 de enfermagem. A equipe,

Colaboradores CEJAM, usuárias e convidados comemoram 1º aniversário do PAISM Ambulatorial

Drª Denise Azevedo, Enfª Luciana Carvalho, a Assistente Social Maria do Carmo e Joyce dos Santos. Equipe PAISM é homenageada.

Formandos 2013 da Escola de Saúde CEJAM

8

“Passamos por apertos, pensamos em desistir várias vezes, mas acabei continuando e vencendo mais um degrau e não para por ai. O CEJAM é uma lição de vida para nos desde a administração, secretaria e o corpo

alcançou ainda o número de 2452 aten-dimentos realizados. “Isso é comprome-timento. Por mais que a caminhada seja longa, o importante é começar”, desta-cou Dra. Denise de Azevedo , médica ginecologista do serviço.

docente que com sua estrutura nos apoiaram motivaram indico o CEJAM para qualquer um”, declarou o formando Daniel Alves, que já conseguiu seu primeiro trabalho na área da saúde.