nexos oracionais

3
Introduzir ideias: inicialmente, primeiramente, uma delas, em primeiro lugar, em segundo lugar... Finalizar, fechar a análise: logo, portanto, demais conjunções conclusivas, dessa maneira, desse modo, enfim, em vista disso, finalmente, por último... Mostrar paralelos: já, paralelamente, ao mesmo tempo, concomitantemente... Fazer referência a algo ou alguém: de acordo com, no que se refere ao, quanto ao, no que diz respeito a, conjunções conformativas... Comparar fatos, ações: como, parecer, semelhante, diferente, do mesmo modo, menos que, tão quanto, asssim como, igualmente... Mostrar causa de relação e consequência: conjunções causais, por isso, por causa de, devido a, em decorrência... Apresentar um exemplo: como, por exemplo (entre vírgulas) para exemplificar... Indicar a finalidade, o objetivo de uma ideia: conjunções finais, com objetivo de, com o propósito de, com a finalidade de... Apresentar oposição de ideias: mas, porém, todavia, no entanto, contudo, entretanto... Para afirmar algo com veemência: é verdade que, é certo que, de fato, efetivamente, certamente, é inegável, é inquestionável, indubitavelmente, sem dúvida, irrefutavelmente, inquestionavelmente... 1

Upload: danielifrn

Post on 05-Jul-2015

952 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: nexos oracionais

Introduzir ideias:inicialmente, primeiramente, uma delas, em primeiro lugar, em segundo lugar...

Finalizar, fechar a análise:logo, portanto, demais conjunções conclusivas, dessa maneira, desse modo, enfim, em vista disso, finalmente, por último...

Mostrar paralelos:já, paralelamente, ao mesmo tempo, concomitantemente...

Fazer referência a algo ou alguém:de acordo com, no que se refere ao, quanto ao, no que diz respeito a, conjunções conformativas...

Comparar fatos, ações:como, parecer, semelhante, diferente, do mesmo modo, menos que, tão quanto, asssim como, igualmente...

Mostrar causa de relação e consequência:conjunções causais, por isso, por causa de, devido a, em decorrência...

Apresentar um exemplo:como, por exemplo (entre vírgulas) para exemplificar...

Indicar a finalidade, o objetivo de uma ideia:conjunções finais, com objetivo de, com o propósito de, com a finalidade de...

Apresentar oposição de ideias:mas, porém, todavia, no entanto, contudo, entretanto...

Para afirmar algo com veemência:é verdade que, é certo que, de fato, efetivamente, certamente, é inegável, é inquestionável, indubitavelmente, sem dúvida, irrefutavelmente, inquestionavelmente...

Nexos oracionais são bem vindos quando escrevemos , pois, na função direta ou indireta, precisamos saber como pontuá-los e primordiais à coesão do texto.

1

Page 2: nexos oracionais

CONDICIONAIS: a básica é o se, já os sinônimos: caso, a menos, que, contanto que, salvo se, desde que. Caracterização: apresentam a circunstância de que depende a realização do fato expresso na oração principal. VEJA - Se queres paz, prepara-te para a guerra. Como a primeira oração - "Se queres paz" tem a conjunção ela é a subordinada condicional - já a que não possui conjunção "prepara-te para a guerra" é a principal. Gurizada, deu para entender? Percebam que há uma condição implícita na subordinada ... SE queres paz...Caso queira ser um bom engenheiro.....condição.... estude muito... principal.

CAUSAIS: a básica é porque; já os sinônimos : já que, porquanto, uma vez que, visto que; a caracterização é a de indicar o motivo da realização ou não realização do que se declara na oração principal. Gurizada, lembram ...principal sem conjunção. Vejam - Faremos tua vontade visto que assim queres.

CONCESSIVAS: a básica é embora; já os sinônimos ainda que, apesar de que, posto que, mesmo que, se bem que - a característica é de que indicam um fato que poderia opor-se à realização do que se declara na oração principal - gurizada, se não lembrarem voltem e revejam oração principal, ok. Vejam - Não respeitamos a decisão do grupo ainda que ela parecesse justa.

TEMPORAIS : o nexo oracional básico é o quando; sinônimos; logo que, assim que, mal, apenas, antes que, depois que, sempre que - exprimem um acontecimento acorrido antes, depois ou ao mesmo tempo na oração principal. Vejam - Voltarei assim que puder.

FINAIS: a conjunção básica é a fim de que, já os sinônimos para que, para - a característica é a de indicar a finalidade o objetivo da ação expressa na oração principal. Vejam - Fiz tudo para que desistisse da luta.

CONFORMATIVAS: o nexo oracional básico é conforme ; são sinônimos - segundo, consoante, como. A característica é a de expressar conformidade de um pensamento com o pensamento contido na oração principal. Vejam - A pesca de bagre está proibida segundo nos informaram.

PROPORCIONAIS: o nexo oracional básico é a proporção que - são sinônimos à medida que, quanto mais...(tanto) mais, quanto menos(tanto) menos. Vejam - Uns entram `a medida que outros saem. Expressam a intensidade de um fato, da qual depende a intensidade do fato expresso na oração principal.

COMPARATIVAS: nexo básico como (semelhança) e mais(do) que (quantidade; são sinônimos, assim como, tal como ( mais, menos, maior, menor, pior, melhor) que ; do que. Servem para esclarecer um pensamento contido na oração principal, mostrando algo semelhante. Estabelecem relações da igualdade, superioridade. Vejam - Portou-se heroicamente no comando assim como teria feito seu pai.

CONSECUTIVAS: é nexo oracional básico tão...que, são sinônimos; tão, tal, tamanho, tanto - que. Estabelecem uma ideia de inferioridade com a principal. Indicam a conse quência do fato enunciado na oração principal. Vejam - Tal era a sua coragem que todos o respeitavam.Esse conteúdo foi postado a pedido...se não houve entendimento ...mande ver que repito reexplicando...ok.

2