newsletter novembro 2014

17
Índice Nota CEO Ação Pólis Caros/as seguidores/as, O mês de Novembro é dedicado ao EMPODERAMENTO das nossas comunidades. Será, pois, marcado pelo Seminário "Empoderar comunidades, desenvolver regiões - Viseu Dão Lafões na Europa", por nós organi- zado, em parceria com o Município de Man- gualde e com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, que se realizará no próximo dia 15 de Novembro, e para o qual estão, desde já, todas/os convidadas/os. Uma vez que se trata de um evento com um impacto significativo na agenda da região e da Ação Pólis, não haverá a nossa sessão habi- tual do projeto "Noites na Pólis". Façamos des- te Seminário, pois, um dia na Pólis! Contamos consigo! 2014 foi, sem dúvida, o ano de afirmação da Ação Pólis como agente presente no desen- volvimento das comunidades. De entre mais de 300 eventos locais do Open Days por toda a Europa, a Ação Pólis é a única empresa a fazê- lo em Portugal. Estamos presentes, o que é a prova viva do nosso compromisso de interven- ção na região onde temos sede. O nosso obrigada por nos seguir e pela confiança no nosso trabalho, Silvia Vermelho Ação Pólis | Agimos na Comunidade NEWSLETTER Nº 6 NOVEMBRO 2014 O que fizemos A Ação Pólis na 12ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas Ação Pólis na Escola Superior de Comu- nicação Social de Lisboa (ESCS) Marketing Digital para Empresas P.2 + Pólis Consulta Pública da Comissão “Small Business Act” Abertura de Concurso: “Desenvolvimento de Instrumentos e Métodos Promotores da Igualdade de Género ao Nível Local” Kit “ Do it yourself” “Nova Narrativa para a Europa” PortugalDistinguido por promoção empresarial Especial—Em entrevista … Dr. Fernando P. 5 Em breve Concurso Jovem “Soluções Locais para Estratégias regionais”. Programa do Seminário “Empoderar Comunidades, Desenvolver Regiões”! Ciclo de Workshops Ação Pólis Formação e-learning “ Da ideia ao sucesso: construir um Plano de Negó- cios” P.8 CAIXA SURPRESA

Upload: acao-polis

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Índice

Nota CEO Ação Pólis

Caros/as seguidores/as,

O mês de Novembro é dedicado ao EMPODERAMENTO das nossas comunidades. Será, pois, marcado pelo Seminário "Empoderar comunidades, desenvolver regiões - Viseu Dão Lafões na Europa", por nós organi-zado, em parceria com o Município de Man-gualde e com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, que se realizará no próximo dia 15 de Novembro, e para o qual estão, desde já, todas/os convidadas/os.

Uma vez que se trata de um evento com um impacto significativo na agenda da região e da Ação Pólis, não haverá a nossa sessão habi-tual do projeto "Noites na Pólis". Façamos des-te Seminário, pois, um dia na Pólis! Contamos consigo!

2014 foi, sem dúvida, o ano de afirmação da Ação Pólis como agente presente no desen-volvimento das comunidades. De entre mais de 300 eventos locais do Open Days por toda a Europa, a Ação Pólis é a única empresa a fazê-lo em Portugal. Estamos presentes, o que é a prova viva do nosso compromisso de interven-ção na região onde temos sede.

O nosso obrigada por nos seguir e pela confiança no nosso trabalho,

Silvia Vermelho Ação Pólis | Agimos na Comunidade

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

O que fizemos

A Ação Pólis na 12ª Semana Europeia

das Regiões e Cidades, em Bruxelas

Ação Pólis na Escola Superior de Comu-

nicação Social de Lisboa (ESCS)

Marketing Digital para Empresas

P.2

+ Pólis

Consulta Pública da Comissão “Small Business Act”

Abertura de Concurso: “Desenvolvimento de Instrumentos e Métodos Promotores da Igualdade de Género ao Nível Local”

Kit “ Do it yourself”

“Nova Narrativa para a Europa”

Portugal—Distinguido por promoção empresarial

Especial—Em entrevista … Dr. Fernando

P. 5

Em breve

Concurso Jovem “Soluções Locais para

Estratégias regionais”.

Programa do Seminário “Empoderar

Comunidades, Desenvolver Regiões”!

Ciclo de Workshops Ação Pólis

Formação e-learning “ Da ideia ao

sucesso: construir um Plano de Negó-

cios”

P.8

CAIXA SURPRESA

Decorreu, entre os dias 6 e 9 de Outu-bro a 12ª Semana Europeia de Regiões e Cidades, cuja organização esteve a cabo do Comité das Regiões.

A Ação Pólis esteve presente neste Evento de Escala Europeia.

Participámos enquanto formandas em workshops de temas subordinados a esta edição do Open Days—”Growing Together, Smart Investment for Peo-ple”. As centenas de Workshops que estavam ao dispor de todos os que

neste evento participaram e se inscreve-ram, fomentaram uma semana de aprendi-zagem, pensamento crítico e criativo e tro-ca de conhecimentos e experiências con-tantes com os demais participantes.

O enriquecimento de conhecimentos não se limitou à troca do debitar de conceitos por parte dos oradores de cada Workshop em que participámos. A experiência que connosco trazemos é a de sentir, viver e conhecer uma Europa real e de perto. Com-preender as problemáticas similares às das nossas regiões, tornou-se útil para em con-junto, procurarmos definir semelhanças sempre no anseio e busca de novas respos-tas e soluções.

A Ação Pólis na 12ª Semana Europeia das Regiões e

Cidades, em Bruxelas

Página 2 O que fizemos ...

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

A troca de experiências com participantes oriundos dos mais diversos pontos da Europa, e dos mais distintos estratos sociais (Quer sejam representantes de empresas, associações, organizações não governamentais, autarcas, estudantes etc), contribuiu para o alargamento da nossa visão sobre o espectro de realidades que embora conheci-das, não estariam tão transp arentes e fixas nas nossas mentalidades.

Porém, esta experiência teve o seu “amargo” especial-mente quando víamos exemplos de boas práticas e resolu-ções que tinham sido implementadas e conseguidos nou-tros extremos Europeus mas que sabíamos que atenden-do ao contexto socio-económico em que estamos inseri-dos, essas mesmas práticas não resultariam (não pelo menos com a mesma elevada taxa de eficácia e sucesso) no nosso país e sobretudo, na nossa Região.

Ainda assim, o balanço é mais do que positivo e encoraja-mos desde já todos os cidadãos que o desejem a partici-par na próxima edição, agendada já para os dias 12, 13, 14 e 15 de Outubro do ano de 2015.

Vale a pena conhecer a nossa Europa, de perto!

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Página 3 O que fizemos ...

Texto de:

Patrícia Morais

Ação Pólis na Escola Superior de Comunicação Social

de Lisboa (ESCS)

O que é que a Ação Pólis

pode fazer pelo seu negócio:

- Gerimos os seus sites de redes sociais—se não tem tempo para atualizar a página do seu negócio no Facebook conte com a nossa equipa especializada em Marketing Digital! Selecionamos os sites de Redes sociais mais vantajosos para o seu negócio e, dinamizamos a sua pre-sença na Internet;

- Boletim informativo online—informe as/os suas/seus clientes acerca dos novos produtos, das cam-panhas promocionais ou dos/as novos/as colaboradores/as! A proxi-midade do seu negócio contribui par a fidelização e satisfação dos/as clientes;

- Dinamização da economia local—segmentação de mercado: o marketing dirigido para a realida-de da economia local em que o seu negócio se insere, para que o pron-to a vestir da esquina continue a sê-lo na internet.

Experimente os nossos serviços durante uma semana GRÁTIS, e subscreva um Plano de Comunica-ção Digital para o seu negócio sem pesar nas despesas do mês. Para mais informações contacte-nos:

[email protected] | 232611170

Plano de Marketing Digital para Empresas

A Ação Pólis tem desde Setembro disponível um Plano de Marketing Digital, destinado a micro e pequenas empresas.

O conceito passa por empresas que não disponham de qualquer tipo de Estratégia Digital, ou fraca, que pretendam ver o seu negócio progredir no espaço online.

Desde 10€/mês!

Micro e Pequenas Empresas que

pretendam possuir uma Estratégia de

Marketing Digital e promover o seu

negócio de forma rentável.

Foi no passado dia 21 de Outubro que a Ação Pólis marcou presença na Esco-la Superior de Comunica-ção Social. A convite do Professor Nuno Silva Jor-ge, Silvia Vermelho, em contexto de aula, falou de empreendedorismo, comunicação e resiliência na gestão de uma empre-sa. O 2º ano do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial

pôde assim conhecer melhor a Ação Pólis, o que fazemos, em que áreas atuamos e em que território desenvolve-mos projetos e, a partir daí, trocar impressões sobre a comunicação enquanto pilar do suces-so da estratégia da Empresa.

Uma experiência enri-quecedora bidirecional, onde para além de uma

apresentação da Empresa, ouvimos, registámos e trocámos impressões e ideias de futu-ras/os técni-cas/os das Relações e Comunicação Empresarial.

Página 4 O que fizemos ...

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Consulta pública da Comissão Europeia sobre o

Tema “Small Business Act”

Até ao próximo dia 1 de dezembro, encontra-se aberto o concurso

para a apresentação de candidaturas no âmbito da 2ª Open- Call.

O concurso conta com o montante total disponível de 390.233 € e

tem como objetivo financiar a criação de instrumentos e métodos

que promovam a igualdade de género e a redução da desigualdade

salarial nos quadros das entidades públicas e privadas locais, assim

como o apoio à cooperação e fortalecimento das relações bilaterais

entre as instituições dos Estados Doadores (Islândia, Liechtenstein

e Noruega) e Portugal.

Os/as interessados/as deverão fazer chegar as suas candidaturas à

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Operador do

Programa responsável pela sua implementação.

Saiba mais aqui.

práticas, no apoio à internacionali-

zação e ao empreendedorismo e

empenhado em facilitar o acesso ao

financiamento (através dos instru-

mentos financeiros do PCI e do Pro-

grama COSME), o SBA incentiva os

países da UE a adotar soluções efica-

zes já comprovadas e a apresentar,

eles próprios, novas ideias. Combi-

nado com iniciativas emblemáticas

para uma regulamentação inteligen-

te, o SBA tem ajudado as PME a

fazer face à crise económica.

O que esperam as pequenas e

médias empresas da futura

política da UE? Esta é questão

central de uma consulta que a

Comissão lançou com o intuito

de ajudar a melhorar o «Small

Business Act».

Construído em torno de um

amplo conjunto de medidas

concebidas para facilitar a vida

às pequenas empresas, o SBA já

provou ser uma boa base para

a política de apoio às PME.

Assente no intercâmbio de boa

Como é que a Ação Pólis a/o pode ajudar? A Ação Pólis tem técnicas/os capa-zes de o ajudar a desenvolver can-didaturas a financiamentos e/ou projetos financiados. Contacte-nos: [email protected] | 232 611 170

Página 5 + Pólis

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Com esta consulta pública procu-

ram-se novos contributos de

todas as partes interessadas,

incluindo empresários e organiza-

ções empresariais, para ajudar a

Comissão Europeia a garantir que

o SBA está pronto para enfrentar

os desafios do futuro.

À semelhança das outras consul-

tas públicas lançadas pela Comis-

são, esta permanecerá aberta

durante 12 semanas e terminará

a 15 de Dezembro.

Saiba mais aqui.

Abertura de Concurso: “Desenvolvimento de

Instrumentos e Métodos Promotores da

Igualdade de Género ao Nível Local”

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) dispo-nibiliza o kit “Do It Yourself” a empresá-rios e empreendedo-res, no âmbito do pro-jeto “PI – Proteger Ino-vação”.

No kit "Do It Yourself" explica-se, de forma acessível, o que são marcas, patentes, modelos de utilidade, desenhos e modelos industriais, a sua interação com o universo e-commerce, para que

servem e como se registam.

Consoante as modalidades de propriedade industrial em foco, é apresentado um caso de insu-cesso e um caso de sucesso, visando auxiliar a entender a importância de bem protegerem o que é seu.

Descubra tudo acerca deste kit aqui.

Kit “Do it Yourself” AIP

Página 6

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

+ Pólis

Os novos fundos Comunitários esto aí e com eles, mui-tas oportunidades de candidaturas a projectos bem delineados, objectivados e conseguidos. Agora apre-sentamos-lhe o mais recente documento que lhe per-mite conhecer melhor o programa-quadro de Investi-gação e Inovação da União Europeia .

Consulte-o e fique a par de tudo de forma fácil, eficaz e sistematizada.

Saiba mais aqui.

Saiba também que … A Ação Pólis tem técni-cas/os capazes de o ajudar a desenvolver can-didaturas a financiamentos e/ou projetos que pretende desenvolver no âmbito deste novo quadro. Com uma forte vertente estratégica aliada à melhor gestão de projetos, a sua ideia de negócio só poderá resultar em sucesso.

Jornadas Europeias—Fundos Europeus, Quadro

2020

A ideia de uma Europa

unida nasceu de uma

Europa pós-guerra, que

gradualmente se foi

construindo a partir de

valores como a paz, a segurança, a estabilida-

de, a prosperidade, a

cooperação económica

entre Estados e uma

progressiva integração

europeia.

Estes valores permane-

cem, ainda hoje, como

os pilares fundamentais

da União Europeia, mas

a era da globalização

que atravessamos exige

que se interprete e que

se concilie esta visão com os novos desafios

que a Europa hoje

enfrenta.

Foi neste sentido que

a UE criou a iniciativa

“Uma nova narrativa

para a Europa” onde

pede aos seus cidadãos,

e especialmen-

te a artistas,

intelectuais,

cientistas, pro-

fessores e

outros que refli-tam em conjun-

to sobre a his-

tória, os valo-

res, os símbo-

los e os aspetos

culturais que

unem os euro-

peus e a contri-

buírem para a construção de uma nova

visão da Europa.

Participe e contribua com a sua visão para

uma Europa renovada.

Para mais informações,,, consulte aqui.

“Nova Narrativa para a Europa”

Portugal—Distinguido por promoção

empresarial

king Ahead’, uma par-

ceria da empresa AMS-

BR Star Paper com a

AICEP Portugal Global,

foi o vencedor na cate-

goria ‘apoio ao desen-volvimento de merca-

dos ecológicos e à efi-

ciência de recursos’, e o

concurso ‘FAZ – Ideias

de Origem Portuguesa’,

desenvolvido pela Fun-

dação Calouste Gulben-

kian, numa parceria

com o Ministério dos

Negócios Estrangeiros,

obteve uma menção

honrosa na categoria

‘empr eendedorismo

responsável e inclusi-

vo’.

Com esta distinção, Por-

tugal surge, pelo tercei-

ro ano consecutivo, entre os vencedores

desta iniciativa da

Comissão Europeia,

lançada em 2006 com o

objetivo distinguir boas

práticas de promoção

do empreendedorismo

na Europa.

Portugal viu, no passa-

do dia 2 de Outubro, em

Nápoles, França, os dois

projetos propostos pelo

IAPMEI distinguidos na

final europeia dos Pré-mios Europeus de Pro-

moção Empresarial

2014, numa cerimónia

promovida pela Comis-

s ã o E u r o p e i a .

O projeto ‘AMS – Thin-

Página 7

NEWSLETTER Nº 6

+ Pólis

A Ação Pólis desafiou alguns dos nossos parceiros, directos ou não mas que, de algu-ma forma contribuí-ram para que o Semi-nário do dia 15 de Novembro seja possí-vel de se realizar. O desafio foi lançado e aceite. Uma mini –entrevista desenhada pela Ação Pólis foi o que propusemos no âmbito deste Evento e das temáticas de relevo e interesse para a nossa região.

Conheçamos agora as respostas do Eurodeputado Dr. Fernando Ruas:.

Pela primeira vez eleito como Deputado ao Parlamento Europeu, como pensa que a sua presença em Bruxelas poderá reforçar o interesse dos cidadãos relativo à Políti-ca Europeia?

Em entrevista ...

Página 8

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

+ Pólis

Nos últimos 24 anos, exerci a nobre função de eleito local, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Viseu. No âmbito destas funções, exerci igualmente a Presidência da Associação Nacional de Municípios e fui Membro Fundador do Comité das Regiões (da União Europeia).

Enquanto português e des-de cedo, me apercebi da

importância da dimensão europeia do nosso pais- que a par da promoção e da defesa da lusofo-nia, representam a efectiva vocação de Portugal como um País atlântico, euro-peu, aberto ao mundo e que é hoje em grande medida o principal deposi-tário de uma cultura

e de um património que se estenderam ao longo dos últimos séculos aos quatro cantos do mundo.

Considero por isso que o conhecimento da União Europeia e do papel de Portu-gal nesta União de Povos e de Estados tem que ser aumentado junto dos nos-sos concidadãos.

E é exactamente por isso que um dos objectivos do meu mandato é reforçar o conhecimento da actual realidade euro-peia (que é igualmente a portuguesa...)

Dr. Fernando Ruas—Deputado ao Parlamento Europeu

+ Pólis

NEWSLETTER Nº

5

Página 9

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014 NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

nas suas diversas vertentes, tornando-me enquanto representante de Portugal em Bruxelas e Estrasburgo, num eleito de proximidade, como o são os autarcas: é esta postura distintiva dos autarcas enquanto agentes políticos que pretendo levar para o Parlamento Euro-peu: o exercício do poder de proximidade.

Uma proximidade que pretendo se materialize em

todo o território nacional, mas principalmente junto

dos territórios de baixa densidade demográfica, que

terão da minha parte uma atenção e um acompanha-

mento especiais.

De que modo pensa que os cidadãos podem contribuir para o desenvolvimento da Região Viseu Dão Lafões no quadro da Política de Coesão Regional da União Europeia?

Julgo que o caminho do desenvolvimento e do sucesso, ao contrário do que foi efectuado no passa-do, terá de passar cada vez mais pela diferenciação e pela complementaridade.

Nos próximos anos, serão valorizadas a criatividade e a originalidade, mas tam-bém o trabalho em rede, o aproveitamento de siner-gias e a partilha de expe-riências (públicas e priva-das).

Acredito que o aumento da competitividade e da capa-

cidade de inovação da nossa região pas-sa indubitavelmente pelo aproveitamen-to dos seus activos endógenos, pelo que se devem con-centrar as energias e os recursos exis-tentes (escassos por definição…) na jun-ção de massa crítica relevante, de forma a alavancar o cresci-mento e o desen-volvimento econó-mico, factores críti-cos de sucesso em

qualquer estratégia de desenvolvimento territorial que se pretenda implementar.

E é por isso que não nos devemos esque-

cer que tão importante como o nosso

capital humano, económico ou social é o

nosso capital territorial! E é dele que se

deverão centrar todas as estratégias de

desenvolvimento regional- pelo menos

aquelas que pretendam ter êxito e ser

eficazes!

Como espera que esta Região (Viseu Dão Lafões) se posicione num contexto Europeu?

Em entrevista ...

Página 10

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

+ Pólis

Em primeiro lugar, julgo que a nossa Região se deve-rá continuar a afirmar na região Centro, no todo nacional e europeu como uma das melhores regiões para nascer, viver, estudar, trabalhar ou simplesmente visitar- esta deverá ser a nossa Missão.

Para isso, considero que o modelo de desenvolvimen-to seguido nos últimos anos em que a Cidade de Viseu assumiu um papel relevante

no âmbito do pla-neamento e do crescimento da nos-sa Região, continua certamente a ser o mais adequado para a continuada melhoria da quali-dade de vida e dos índices de bem-estar das nossas populações.

O Quadro Comuni-tário de Apoio 'Portugal 2020' e muito concreta-mente o Programa Operacional Regio-nal do Centro ofere-cem instrumentos e possibilidades de investimento públi-co e em parceria, inteligentes, inova-

dores e ambiciosos.

Confio plenamente na capacidade, na mestria e na perspicácia dos nossos actores regionais em implementarem as medidas certas para que a nossa Região continue na linha da frente dos elevados níveis de satisfação, bem-estar e de qua-lidade vida para todos aqueles que aqui residem, trabalham, estudam ou sim-plesmente nos visitam.

Apesar dos sucessos obtidos nos últimos anos (comprovados por diversas avalia-ções externas) sei que ainda há um lon-go caminho a percorrer, em especial no que diz respeito à concretização de uma maior coesão territorial, social e econó-mica intra-regional.

Mas porque conheço bem a tenacidade, a criatividade e o empenho das nossas gentes, sei que conseguiremos suplantar estas carências: cooperando e partilhan-do experiências, usando abordagens integradas, maximizando as sinergias e promovendo o trabalho em rede.

Em breve na Ação Pólis ...

Soluções locais para Estratégias regio-nais” é um Concurso Jovem que acon-tece em paralelo com o Seminário pela Ação Pólis organizado, e intitula-do “Empoderar Comunidades, Dese-volver Regiões—Viseu Dão Lafões na Europa” que tomará lugar no dia 15 de Novembro em Mangualde.

A participação neste concurso consis-te na apresentação de um trabalho que responda a uma das problemáti-cas regionais que foram selecionadas pela Organização através das identifi-cadas pelos Municípios e pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito dos seus diagnósticos sociais e territoriais. O envelhecimento populacional, a desertificação, a dificuldade da fixa-ção das/os jovens na região, a degra-dação do património arquitectónico e arqueológico da região e o desempre-go feminino são algumas das ques-tões abordadas.

O grupo vencedor ganha uma viagem às Instituições Europeias em Bruxelas (inclui viagem de ida e vol-ta, transfers e estada com pequeno

almoço), disponibilizada pelo Dr. Fernando Ruas, Deputado ao Parlamento Europeu.

NEWSLETTER Nº

5

Página 11

Concurso Jovem “Soluções Locais

para Estratégias Regionais”

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014 NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Destinatários:

Finalista do ensino Secundário ou Profissional

Estudante do 1º ciclo do Ensino Superior

Até 23 anos

Estudante ou és natural/residente num dos 14 Municípios da Região de Viseu Dão Lafões

Consulte o regulamento do Concurso aqui, saiba mais informa-ção aqui e siga-nos no facebook aqui e aqui.

LAST CALL!

Programa do Seminário “Empoderar Comunidades, Desenvolver Regiões” - 15 de

Novembro

PROGRAMA | SEMINÁRIO 15/11 /2014 | AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

9h00 | Receção e acreditação das/os participantes

9h30 – 10h30 | Sessão de Abertura

João Azevedo – Membro do Comité das Regiões e Presidente da CMunicipal de Mangualde José Morgado Ribeiro – Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões Fernando Ruas – Deputado ao Parlamento Europeu Ana Abrunhosa – Presidente da CCDR Centro Silvia Vermelho – CEO Ação Pólis

10h15 -11h00 | Oportunidades de Financiamento no Centro de Portugal 2014-2020

Ana Abrunhosa – Presidente da CCDRC

Moderação: Silvia Vermelho (Ação Pólis)

11h00 – 11h30 | O Comité das Regiões e o seu papel na União Europeia

Liliana Fragoso Ruivo – FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Moderação: Ekaterina Malginova (estudante FLUC-UC)

11h30-11h45 | Pausa saudável

11h45-12h30 | Pensar a Europa - Portugal e a Unidade Europeia

Professor Doutor António Martins da Silva – Universidade de Coimbra

Moderação: Ekaterina Malginova (estudante FLUC-UC)

ALMOÇO LIVRE

14h30 – 15h00 | ERASMUS + - qualificação e ação para a inclusão

Dr. Gonçalo Alva-rosa – Agência Nacional ERAMUS+ Educação e formação

Dr. Pedro Couto Soares - Agência Nacional Juventude em Ação

Moderação: Patrícia Morais (Ação Pólis)

15h00 - 15h45 | Apresentação dos Trabalhos do Concurso para Jovens “Soluções locais, estratégias

regionais”

Moderação: Patrícia Morais (Ação Pólis)

15h45-16h45 | Autarcas de Viseu Dão-Lafões – a Europa e o Poder Local

Presidentes de Câmara de Concelhos da Região de Viseu Dão Lafões

Moderação: Silvia Vermelho (Ação Pólis)

16h45-17h15 | Declaração de Compromisso pela Mobilização Cidadã

17h15 – 17h30 | Anúncio da Solução vencedora do Concurso para Jovens - Entrega do Prémio

17h30-18h00 | Encerramento e Dão de Honra

Página 12

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Página 13

O primeiro Workshop de Artes Decorativas da Ação Pólis “O Sonho e a Arte em Porcelana Fria”

facilitado por Isaura Figueiredo, irá contar com uma 2ª Edição.

A nova data será dia 22 de Novembro, sábado, no horário acima mencionado.

Inscreva-se já através do email formaçã[email protected] ou ligue-nos para o 232611170.

Poderá ainda fazer reservar o seu lugar diretamente no nosso espaço no Largo Dr. Couto nº 33.

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Em breve na Ação Pólis ...

Workshops no mês de Novembro

Página 14

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Em breve na Ação Pólis ...

Em breve na Ação Pólis ...

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Página 15

O que é necessário: - Ter acesso a um computador e à Internet; - Criar uma conta no Google (se não a tiver);

Ferramentas a utilizar: - Google +; Google Drive; Google-Talk;

Mínimo de Formandos/as— 8

Máximo de Formandos/as– 12

Inscrições e Pagamento até 22 de Novembro

Contacte-nos: forma-çã[email protected]

Objetivos:

- Elaborar um plano de negócio; - Preparar um plano de contingência; - Estimular a resiliência da/o empresária/o.

Formação e-learning online—2ª EDIÇÃO "Da ideia ao sucesso: construir um plano

de negócios"

Módulos:

01/12/2014 - Apresentação da formação e conceitos iniciais - pla-neamento, organização e negócio; 09/12/2014 - Conhecer o negócio e o mercado - análise SWOT e segmentação;

15/12/2014 - Estratégia empresarial e plano de marketing; 22/12/2014 - Financiamento e elaboração do plano individual de negócio; 29/12/2014 - Apresentação e discussão dos planos de negócio;

Nota: Não é necessário ter trabalhado antes com qualquer uma destas ferramentas. Estas são de fácil aprendizagem para a utilização, e a equipa disponibilizará um tutorial e estará igualmente disponível para tirar dúvidas e resolver outras dificuldades.

1 de Dezembro a 5 de Janeiro 5 Semanas, 5 Módulos 30h—27h de trabalho autónomo + 3h de trabalho com equipa de formação à distância Preço: 50€/pessoa

Página 16

NEWSLETTER Nº 6

NOVEMBRO 2014

Em breve na Ação Pólis ...