newsletter n.º 10 janeiro 2010

4
Junta de Freguesia Newsletter | N.º 10 | Janeiro 2010 Ano Novo, vida nova! Mais ainda quando para nós por- tugueses 2010 é o ano do centenário da República. Saí- mos da monar- quia e entramos no regime republicano a 5 de Outubro de 1910. As mudanças acon- teceram e continuam a evoluir agora num contexto mais europeu e mais global. Es- tamos a entrar num novo ano e há razões para criarmos novas expectativas ante as nuvens de crise que se anunciam. O passado ajudou-nos a crescer para melhor interpretarmos o presente e lançar bases mais sólidas para o futuro. As nossas expectativas estão centradas na evolução da nossa freguesia em todas as áreas e no concretizar de projectos destinados a contribuir para o crescimento social e bem- estar de todos os cidadãos. Dentro das atribuições e competências, das disponibi- lidades orçamentais, a Junta de Freguesia estará, como sempre esteve, atenta e dis- ponível para corresponder às solicitações da sua população residente. Vamos ter esperança num amanhã melhor sem nunca perder de vista aquilo que mais deseja- mos e queremos alcançar. 2010 só agora começou! Votos de próspero Ano Novo. Editorial Alberto Casimiro Presidente da Junta de Freguesia Grupo Coral cativa os jovens e surpreende os adultos O Grupo Coral de Santa Maria Maior dirigido pela Prof.ª Vanessa Câmara, está a ter uma evolução bastante auspiciosa. Criado no decorrer do ano 2009, o Grupo Coral já actuou na Igreja do Socorro, aquando das comemorações alusivas aos 575 anos da fundação da freguesia de Santa Maria Maior, e mais recentemente no átrio do Centro Cívico, junto ao presépio, com cânticos natalícios. O Grupo Coral foi criado por iniciativa da Junta de Freguesia e está essencial- mente vocacionado para crianças/jovens entre os 4 e 14 anos. A Prof.ª Vanessa Câmara, com formação superior a nível de Conservatório, possui especialização na área do cântico lírico. Com poucos meses de existência, o Grupo Coral de Santa Maria Maior está a cativar os jovens e a surpreender os adultos com a quali- dade das suas actuações. As aulas têm lugar às quartas e sábados, no Centro Cívico de Santa Maria Maior. Para mais informações contactar a sede da Junta de Freguesia. ● Constituição da Assembleia de Freguesia (pág.3) ● Viagem a lugares sagrados (pág.3) ● Academia Sénior com mais disciplinas (pág.2)

Upload: santa-maria-maior

Post on 27-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter n.º 10 janeiro 2010

Junta de Freguesia Newsletter | N.º 10 | Janeiro 2010

Ano Novo, vida nova! Mais ainda quando para nós por-tugueses 2010 é o ano do centenário da República. Saí-mos da monar-

quia e entramos no regime republicano a 5 de Outubro de 1910. As mudanças acon-teceram e continuam a evoluir agora num contexto mais europeu e mais global. Es-tamos a entrar num novo ano e há razões para criarmos novas expectativas ante as nuvens de crise que se anunciam.

O passado ajudou-nos a crescer para melhor interpretarmos o presente e lançar bases mais sólidas para o futuro. As nossas expectativas estão centradas na evolução da nossa freguesia em todas as áreas e no concretizar de projectos destinados a contribuir para o crescimento social e bem-estar de todos os cidadãos. Dentro das atribuições e competências, das disponibi-lidades orçamentais, a Junta de Freguesia estará, como sempre esteve, atenta e dis-ponível para corresponder às solicitações da sua população residente. Vamos ter esperança num amanhã melhor sem nunca perder de vista aquilo que mais deseja-mos e queremos alcançar. 2010 só agora começou!

Votos de próspero Ano Novo. ■

Editorial

Alberto CasimiroPresidente da Junta de Freguesia

Grupo Coral cativa os jovens e surpreende os adultos

O Grupo Coral de Santa Maria Maior dirigido pela Prof.ª Vanessa Câmara, está a ter uma evolução bastante auspiciosa. Criado no decorrer do ano 2009, o Grupo Coral já actuou na Igreja do Socorro, aquando das comemorações alusivas aos 575 anos da fundação da freguesia de Santa Maria Maior, e mais recentemente no átrio do Centro Cívico, junto ao presépio, com cânticos natalícios.

O Grupo Coral foi criado por iniciativa da Junta de Freguesia e está essencial-mente vocacionado para crianças/jovens entre os 4 e 14 anos. A Prof.ª Vanessa Câmara, com formação superior a nível de Conservatório, possui especialização na área do cântico lírico. Com poucos meses de existência, o Grupo Coral de Santa Maria Maior está a cativar os jovens e a surpreender os adultos com a quali-dade das suas actuações. As aulas têm lugar às quartas e sábados, no Centro Cívico de Santa Maria Maior. Para mais informações contactar a sede da Junta de Freguesia. ■

● Constituição da Assembleia de Freguesia (pág.3)

● Viagem a lugares sagrados (pág.3)

● Academia Sénior com mais disciplinas (pág.2)

Page 2: Newsletter n.º 10 janeiro 2010

Cabazes de Natal com bens essenciais foram distribuídos a 158 residentes em Santa Maria Maior. Um aconchego voluntário da Junta de Freguesia com-posto por géneros alimentares de primeira necessidade não perecíveis e que, em acto de solidariedade, visa contribuir, por estes e outros gestos humanos, para que haja uma mais equitativa justiça social.

O Cabaz de Natal não é a solução para uma qualidade de vida melhor pro-longada no tempo, como todos os humanos são dignos de merecer, mas é um sinal de que podemos sempre fazer algo mais, dentro das nossas possibili-dades, para que o bem estar, o primado da pessoa humana, nunca deixe de ser um direito com todas as letras.

Um Bom Ano 2010 para todos vós. ■

As aulas do segundo trimestre na Academia Sénior de Santa Maria Maior (ASSMM), começam a 11 de Janeiro, de segunda a sexta-feira, a partir das 14.30 horas. Pela primeira vez será dada a disciplina de Cidadania como parte integrante do calendário escolar. As visitas de estudo, conferências, palestras, cinema e de outras actividades suplementares estão integradas na disci-plina de Cultura Geral.

Disciplinas Português Prof.ª Sofia AveiroInglês Prof. Micael BarradasCidadania Prof. João Bento BejaCultura Geral (a) Pintura Prof. Gualter RodriguesInformática Prof. Tiago AndradeArtes e Decoração Prof.ª Cristina SantosPontos Abertos Prof.ª Olga OrnelasTapeçaria Prof.ª Joaquina CorreiaYoga Prof.ª Dília AfonsecaDanças de Salão Prof. Pedro RomanoHidroginástica Prof.ª Carina Fernandes(a) Os conferencistas serão em função das temáticas abordadas.

- As aulas de Português, Inglês (dois níveis), Cidadania e Cultura Geral, são dadas no anfiteatro do Centro Cívico (CC), gerido pela Junta de Freguesia (JF).

- As aulas de Pintura decorrem no atelier, criado para o efeito, no CC. - As aulas de Informática, têm lugar na sala de novas tecnologias, no CC.- As aulas de Artes e Decoração, Pontos Abertos e Tapeçaria, são dadas no espaço histórico-tradicionais, no CC.- As aulas de Yoga, Danças de Salão e Danças Rítmicas, decorrem no Ginásio do CC.- As aulas de Hidroginástica, têm lugar na piscina da Escola Salesiana. * Para mais informações contactar a sede da Junta de Freguesia (Dr.ª Sónia Vieira, responsável pela coordenação da Aca-

demia Sénior). As inscrições podem ser efectuadas durante todo o ano. ■

Academia Sénior – 2010

Cabaz de Natal Licenças para cãescom nova legislação

O Governo prevê aprovar uma nova lei, a entrar em vigor este mês, sobre as licenças para cães e gatos, os animais de companhia mais comuns para os portugueses. Como é do domínio público, as emissões de licenças para estes animais são da competência das Jun-tas de Freguesia. Os proprietários dos cães que não estiverem licenciados incorrem em penalizações pecuniárias que são agravadas no caso de reincidência. Para além da certifi-cação emitida pela Junta de Freguesia, o cão tem de usar coleira ou peitoral, assim como açaimo ou trela, sempre que circule em locais públicos.

Para os cães considerados de raças peri-gosas, mantém-se em vigor a lei que limita a importação, reprodução e mesmo a criação de cães de raças ou mesmo de animais destas raças que resultem do cruzamento com out-ras. ■

Page 3: Newsletter n.º 10 janeiro 2010

Na Assembleia de Freguesia, realizada a 16 de Dezembro de 2009, sob a presidência de Maria Antonina Mourato Talhinhas Teixeira, com a presença de 13 membros, esteve em apreciação, entre outros pontos constantes na ordem de trabalhos, o seguinte: Tomada de posse de membro de Assembleia de Freguesia que havia justificadamente estado ausente na instalação da Assembleia realizada a 2 de Novembro de 2009; Apreciação e votação do regimento; Apreciação do orçamento e dos planos de actividades e mapa de pessoal para o ano 2010.

Tratando-se da primeira reunião ordinária da assembleia, após instalação decorrente das eleições autárquicas, realizadas em Outubro de 2009, o PSD foi o único partido a apresentar uma lista para a mesa da assembleia, a qual, colocada à votação, foi aprovada por maioria de sete votos a favor do PSD, com abstenção dos demais partidos. Face à votação, a composição da mesa ficou assim ordenada: Presidente, Maria Antonina Mourato Talhinhas Teixeira; 1.º Secretário, António Miguel Nunes de Freitas; 3.º Secretário, Kátia Filomena Caldeira Vasconcelos.

Sobre a votação na generalidade do regimento da Assembleia de Freguesia este foi aprovado por nove votos, sendo sete a favor do PSD e dois a favor do PP, registando-se a abstenção do PS (2), PP (1) e BE (1). Em relação à aprovação do orçamento e dos planos de actividades e mapa de pessoal para 2010, o tesoureiro, Paulo Freitas, apresentou um documento sucinto sobre as diferentes rubricas. Todas as questões colocadas foram detalhadamente esclarecidas. Os membros Guido Gomes (PS) e Carlos Ferreira (CDU), interpelaram o tesoureiro da Junta sobre os conteúdos dos referidos documentos. Colocada votação, os documentos foram aprovados por maioria com sete votos a favor do PSD e a abstenção dos demais partidos.

Encerrada a reunião, a presidente da Assembleia da Freguesia desejou a todos um Santo Natal e Feliz Ano 2010.

Assembleia de FreguesiaQuadriénio 2009 - 2013

Composição da Assembleia de Freguesia para o quadriénio 2009-2013:Antonina Talhinhas Teixeira (PSD) - Presidente; Guido Marcelino Gomes (PS) - Vogal;Eleutério Gomes Quintal (PP) - Vogal;

Eng. Sérgio Rodrigues (PS) - Vogal; José Carlos Ferreira (CDU) - Vogal; Dr. António Miguel Freitas (PSD) - 1.º Secretário; Carlos Alberto Gonçalves (BE) - Vogal; José António Rodrigues (PP) - Vogal; Dr.ª Kátia Vasconcelos (PSD) - 2.ª Secretária; Dr.ª Maria Fátima Ascensão (PSD) - Vogal; Dr.ª Maria Figueira Nunes (PSD) - Vogal; Filipa Paula Afonso (PSD) - Vogal; Luís Moniz Lucas (PSD - Vogal. ■

A Junta de Freguesia promove uma via-

gem aos lugares sagrados de Fátima, San-

tiago de Compostela e Lourdes, passando

por Madrid, Minho, Douro e Leon, de 5 a 12

de Julho, cujas inscrições já estão abertas

e o pagamento pode ser fraseado.

O programa inclui viagem Funchal-Por-

to-Lisboa-Funchal, circuito terrestre em

confortável autocarro de turismo, estada

em hotéis de 3 estrelas, pensão completa,

passeio em carrinhas no Parque do Gerês,

Cruzeiro de um dia no Douro, com almoço a

bordo, acompanhamento por guia durante

todo o percurso, seguro de assistência em

viagem e taxas.

Para mais informações na sede da Junta

de Freguesia (Dr.ª Sónia Vieira) ■

Viagem a lugares sagrados

Catedral de Santiago de Compostela.

Page 4: Newsletter n.º 10 janeiro 2010

Actividades desportivas/recreativas

A Feira de Arte Popular Madeirense 2010, vai decorrer, nos últimos sábados de cada mês, no Larguinho da Feira, a sul do Mercado dos Lavradores. Um evento promovido em conjunto pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Santa Maria Maior.

Uma Feira que se distingue pela originalidade da arte genuinamente regional e pelos vários produtos criados e moldados como peças únicas. Nesta Feira de Arte Popular os visitantes podem comprar as peças expostas por valores pecuniários rela-tivamente acessíveis. Nas edições anteriores, os que mais investiram na aquisição desta arte artesanal madeirense foram os estrangeiros e continentais, de férias na Região. Muitos deles coleccionadores de peças artesanais inéditas. ■

Feira de Arte Popular no Larguinho da Feira

Dança RítmicaTerças e quintas-feirasdas 18.30 às 19.30 horasProf. Francisco LoureiroLocal: Ginásio do Centro Cívico

Danças de SalãoSegundas e quintas-feirasdas 19.30 às 20.30 horasProf. Pedro RomanoLocal: Ginásio do Centro Cívico

YogaQuartas e sextas-feirasdas 19.30 – 20.30 horasProf.ª Dília AfonsecaLocal: Ginásio do Centro Cívico

HidroginásticaGrupo A – Terças e quintas-feiras,das 20.15 às 21.00 horas; Grupo B – Segundas e quartasfeiras,das 20.15 às 21.00 horas; Prof.ªCarina Fernandes; Local – Piscina da Escola Salesiana.Ballet

Terças e quintas-feirasdas 17.30 às 18.30 horasProf. Francisco LoureiroLocal: Ginásio do Centro Cívico

Para informações contacte a Junta de Freguesia.